Вы находитесь на странице: 1из 9

POLTICA NACIONAL DE CONSUMO Antes de iniciar nossos apontamentos alguns questionamentos se fazem necessrios: O advento da Lei n 8.078, de 11.09.

90 (Cdigo de Defesa do Consumidor) ter representado o integral cumprimento da proteo constitucionalmente estabelecida em favor desse mesmo consumidor?1 Ser possvel afirmar que a proteo ao consumidor deve subordinar-se ao princpio da liberdade empresarial?2 Faz sentido defender-se, ainda hoje, que a livre concorrncia garantida pelo Estado em benefcio dos prprios concorrentes e no do mercado como um todo e do consumidor em especial, como razo de ser o objetivo dessa liberdade empresarial?3

LUCCA, Newton De. Direito do Consumidor: perguntas e respostas. 2 ed. Bauru: EDIPRO, 2000, p.35. COMPARATO, Fbio Konder. Apud. LUCCA, Newton De. Direito do Consumidor: perguntas e respostas. 2 ed. Bauru: EDIPRO, 2000, p.36. 3 Idem ibidem.
1 2

Contra o que deve o consumidor ser protegido, seno contra os interesses prprios dos produtores e distribuidores de bens, ou prestadores de servios?4 De que maneira se pode dar algum sentido concreto e coerente ao mandamento constitucional de defesa do consumidor, se este h de se submeter ao interesse dos empresrios?5 A defesa do consumidor previsto na Constituio Federal de 1988: Art. 5, inciso XXXII; Art. 129, inciso III; Art. 170, inciso V; Art. 48 (Ato das Disposies Constitucionais Transitrias); Art. 220, 4 e Art. 221, IV. O CDC instrumento de ordem pblica e de interesse social (art. 1 do CDC) e no um diploma para regular meramente os mecanismos de direito privado. Tal defesa tem por objeto a instituio de uma ampla poltica pblica. Entretanto, a expresso Poltica Nacional de Consumo significa um programa de interesse pblico.
Idem ibidem. COMPARATO, Fbio Konder. Apud. LUCCA, Newton De. Direito do Consumidor: perguntas e respostas. 2 ed. Bauru: EDIPRO, 2000, p.36.
4 5

Nos dizeres de Newton De Lucca, isso significa que os poderes pblicos tm um certo grau de liberdade para montar os meios adequados para a realizao desse objetivo obrigatrio. Desta forma, a efetiva implementao da j denominada poltica s se realizar mediante a organizao de recursos materiais e humanos, que devem ser previstos no oramento. Outro grande problema, que tambm fora levantado pelo doutrinador suso citado, diz respeito ao possvel conflito de normas entre a livre iniciativa e a proteo do consumidor. Ora! A livre iniciativa, alm de ser um dos fundamentos da ordem econmica, assim como tambm o a proteo do consumidor, tambm um dos fundamentos da prpria Repblica (art. 1, inciso IV da CF/88). Desta maneira, parece-nos que a Constituio Federal de 1988 concede maior importncia ao princpio da livre iniciativa em detrimento proteo do consumidor, uma vez que coloca

aquele primeiro tambm como sendo um dos fundamentos da prpria Repblica. Dai o motivo dos questionamentos iniciais. Para tentar combater tal celeuma, trazemos Ementa do STF in verbis: Em face da atual Constituio, para conciliar o fundamento da livre iniciativa e do princpio da livre concorrncia com os da defesa do consumidor e da reduo das desigualdades sociais, pode o Estado, por via legislativa, regular a poltica de preos de bens e de servios, abusivo que o poder econmico que visa ao aumento arbitrrios dos lucros. (Ementa do acrdo do Supremo Tribunal Federal, de 30.3.93) O Cdigo de Defesa do Consumidor concebeu em seu art. 4 os princpios da Poltica Nacional das Relaes de Consumo.

Na busca do bem comum nas relaes de consumo esto inseridas de um lado as diretrizes da Defesa do Consumidor propriamente dita e de outro lado as diretrizes dos fornecedores e dos organismos do Poder Pblico, voltadas para as medidas de proteo e defesa.

Os objetivos da Poltica Nacional de Relaes de Consumo esto proclamados no art. 4 do Codex consumerista a saber: a) o atendimento das necessidades dos consumidores no mercado de consumo; b) o respeito da dignidade, da sade e da segurana dos destinatrios dos bens e dos servios; c) a proteo dos interesses econmicos destes destinatrios; d) a melhoria da qualidade de vida destes destinatrios; e e) a transparncia e a harmonia das relaes de consumo. Para a consecuo de tais objetivos vide art. 7 do CDC. Em si o CDC no esgota os direitos dos consumidores e nem exclui as demais normas em defesa dos interesses destes. O sistema, entendido como a combinao das aes das partes e dos diversos organismos privados e pblicos para se atingir um resultado, tem como objetivo as implementaes efetivas da Poltica concebida pelo CDC.

Tais aes devem se basear nos seguintes princpios, conforme dispe o mesmo art. 4 do CDC in verbis: (...) I reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo; II ao governamental no sentido de proteger o consumidor: por iniciativa direta; por incentivos criao e desenvolvimento de associaes representativas; pela presena do Estado no mercado de consumo; pela garantia dos produtos e servios com padres adequados de qualidade, segurana, durabilidade e desempenho; III harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compatibilizao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico, de modo a viabilizar os princpios nos quais se funda a ordem econmica (art. 170, da Constituio Federal), sempre com base

na boa-f e equilbrio nas relaes entre consumidores e fornecedores; IV educao e informao de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas melhoria do mercado de consumo; V incentivo criao pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurana de produtos e servios, assim como de mecanismos alternativos de soluo de conflitos de consumo; VI coibio e represso eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorrncia desleal e utilizao indevida de inventos e criaes industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos, que possam causar prejuzos aos consumidores; VII racionalizao e melhoria dos servios pblicos; VIII estudo constante das modificaes de mercado de consumo.

Pela exposio dos princpios acima descritos, verifica-se que o Estado brasileiro se posiciona tal qual concebido pelos dispositivos que regem a Ordem Econmica na CF/88. O Estado passou a mero controlador das atividades sociais, deixando de ser um Estado patrimonialista ou EstadoEmpresrio. Nesse sentido, prevalece o caput do art. 174 da CF/88 que dita: Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. Na qualidade de agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado deve respeitar a liberdade do exerccio de qualquer atividade independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei (pargrafo nico do art. 170 da CF/88).

Nessa mesma diretriz esto os princpios constitucionais que devem ser respeitados pelas autoridades na administrao de um Sistema de Proteo (incisos do art. 170 da CF/88). O respeito a tais princpios da Ordem Econmica so antecedidos pelo respeito aos direitos fundamentais elencados no art. 5 CF/88, nos quais se insere o dever do Estado de proteger o consumidor. Nesse sentido sobressaem os direitos individuais e coletivos, nos termos do citado artigo.

Вам также может понравиться