Вы находитесь на странице: 1из 10

EMEF Benedito Adherbal Farbo

Conhecendo e cuidando do corpo

Nome : Joyce de Oliveira Costa 8D

Cincias 2012

A menstruao
Menstruao a causa fisiolgica do perodo frtil da mulher, que se d caso no haja a fecundao do ovcito, permitindo a eliminao peridica, atravs da vagina, do endomtrio uterino (ou mucosa uterina).O folculo ovariano em desenvolvimento, comandado pela glndula hipfise, produz os hormnios ovarianos estrognio e progesterona, que promovem o desenvolvimento endometrial prprio para gestao. Porm, o ovcito no sendo fecundado, ocorre a involuo do corpo lteo, e, consequentemente, queda brusca dos hormnios ovarianos produzidos por ele. Esta queda da concentrao hormonal causa a degenerao e necrose do tecido endometrial, que era estimulado pela ao destes hormnios. O ovcito no fecundado se degenera, e sai com muco uterino (ou endomtrio), sangue e hormnios. Em condies normais, e no havendo nada que impea os ciclos femininos, este fenmeno ocorre, em mdia, de 28 em 28 dias, e tem uma durao de 3 a 7 dias. A menarca (primeira menstruao)no tem uma idade certa para aparecer. Depende muito de mulher para mulher. Aparecer a menarca entre os 9 anos e 18 anos normal (a partir dos 18 anos pode ser indcio de doena).

A fecundao
Em biologia, chama-se fertilizao ou fecundao ao processo em que um espermatozoide penetra, no ovcito II (ou ovcito), como no caso dos seres humanos e da maioria dos mamferos, e noutras o vulo (nos restantes animais)[1], ou em que o tubo polnico penetra no vulo das plantas durante o processo de reproduo[2]. Confrontar com singamia e conjugao. Em geral, a fecundao intraespecfica, isto , processa-se apenas entre indivduos da mesma espcie. Mas h casos de fecundao interespecfica, entre indivduos de duas espcies evolucionariamente prximas. Os indivduos que nascem destas fecundaes designam-se por hbridos (exemplos: os cavalos e os burros podem cruzar-se, dando a origem a um hbrido: o macho ou mula, que neste caso so estreis; o jaguar e o leopardo podem cruzar, dando origem a um hbrido, que neste caso frtil, etc.). A clula reprodutora feminina (vulo numas espcies ovcito II noutras) possui barreiras para a penetrao dos espermatozoides: a corona radiata

(mais externa, composta de clulas foliculares) e a zona pelcida (camada glicoprotica situada aps a corona radiata). Os espermatozoides, gametas masculinos, possuem na cabea o acrossomo, que comea a liberar enzimas hidrolticas ao entrar em contato com tais barreiras. Aps venc-las, ocorre a fuso entre as membranas dos dois gametas. Imediatamente aps a fecundao, as clulas foliculares glandulares que envolvem a clula reprodutora feminina retraem-se, liberta-se o contedo dos grnulos corticais formando a membrana de fecundao que no vai permitir a entrada de mais espermatozoides .

A gravidez
A idade embriolgica da gestao contada a partir da fecundao do vulo. No entanto, praticamente impossvel a identificao do momento em que ocorreu a fecundao ou a data correta do coito ou da ovulao. Por isso, convencionou-se contar a idade da gravidez a partir de um marco mais fcil de identificar: o primeiro dia do ltimo perodo menstrual da mulher. Trata-se da idade obsttrica da gravidez. Quando o clnico ou o ultrassonografista se refere a qualquer idade gestacional, est usando como marco esta data. evidente que no perodo entre o incio do ciclo menstrual e a fecundao (supostamente ocorrida 14 dias depois do incio do ciclo menstrual) ou a nidao (considerando-se o incio fisiolgico da gravidez na mulher) no h ainda a gravidez. Trata-se de marcador impreciso, mas o nico disponvel. A idade gestacional (IG) definida como o tempo transcorrido entre o primeiro dia da ltima menstruao (DUM) e a data atual, medido em semanas e dias. A durao da gravidez tendo-se como base a DUM , em mdia, de 280 dias ou 40 semanas, 10 meses lunares (de 4 semanas). Devemos nos lembrar que a durao da gestao varia segundo as caractersticas da me e do concepto. Tambm pode haver impreciso na caracterizao do ltimo perodo menstrual .

A formao dos gmeos


Gmeos univitelinos ou monozigticos, tambm so conhecidos como gmeos verdadeiros. Nesse caso do incio do desenvolvimento embrionrio ocorre a separao de clulas em dois ou mais grupos; cada grupo poder se desenvolver e formar um novo indivduo. Como todos os indivduos assim formados so provenientes de um mesmo zigoto, conclui-se que todos eles tero a mesma constituio gentica; logo necessariamente sero do mesmo sexo. Mas a poliembrionia nem sempre responsvel pela formao de gmeos. Como o caso de: Gmeos bivitelinos ou dizigticos, tambm conhecido como gmeos falsos ou gmeos fraternos. Nesse caso a mulher libera dois ou mais vulos durante uma nica ovulao. Assim vulos distintos so fecundados por espermatozides tambm distintos, originando zigotos igualmente distintos. Por essa razo, esses gmeos diferem geneticamente um do outro, da mesma maneira que quaisquer irmos nascidos em partos diferentes. Logo, no precisam ser do mesmo sexo, j que so portadores de patrimnios genticos diferentes .

A determinao do sexo
O cromossomo sexual um tipo de cromossomo, encontrado em suas clulas, na maioria dos organismos determina o sexo dos indivduos. A maioria das plantas e animais so organismos diplides (2n): possuem duas cpias de cada cromossomo. Nos ncleos das clulas, os cromossomos so encontrados em conjuntos de pares idnticos, excetuando-se um par de cromossomos. Os cromossomos pareados so chamados de autossomos. Os cromossomos no-pareados so chamados de cromossomos sexuais. No caso da espcie humana, o total de cromossomos de 23 pares, sendo 22 pares de autossomos e um par de cromossomos sexuais (XX ou XY).

Os mtodos contraceptivos
Controle de natalidade ou controlo de natalidade ou ainda contracepo ou contraceo o regime de uma ou mais aes, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propenso de uma mulher se tornar grvida ou dar luz. Estas aes, tambm conhecidas como mtodos anticoncepcionais, so fundamentais hoje em dia para o planejamento familiar. O controle de natalidade um assunto politicamente e eticamente controverso em muitas culturas e religies, e embora seja menos controverso que o aborto especificamente, ainda enfrenta a oposio de muitas pessoas. Existem vrios graus de oposio, incluindo aqueles que so contra todas as formas de controle de nascimento que no usam a abstinncia sexual; aqueles que so contra todas as formas de controle de nascimento que eles consideram "no-naturais", enquanto permitem o controle de natalidade natural; e aqueles que apoiam a maioria das formas de controle de natalidade que previnem a fertilizao, mas so contrrios a qualquer mtodo de controle de natalidade que previna que um embrio fertilizado se fixe no tero e inicie a gravidez.

Concluso
O trabalho tem como objetivo nos ajudar a conhecer e cuidar bem do nosso corpo. Tirando duvidas sobre menstruao ensinando sobre a fecundao, nos mostrando alguns riscos de uma gravidez ensinando como que se forma os gemeos e nos mostrando como se previnir de doenas e da gravidez .

Bibliografia
www.osabetudo.com pt.wikipedia.org/wiki

Вам также может понравиться