Вы находитесь на странице: 1из 3

A Converso Verdadeira e a Falsa Isaas 50:11 Introduo 1.

O profeta Isaias se dirige queles que professam ser religiosos, que se dizem salvos, mas que, na realidade, sua esperana era um fogo que eles mesmos tinham acendido, e as fascas, criadas por esse fogo. Estavam enganados com relao sua prpria espiritualidade. 2. A questo para nossa considerao como podemos fazer um autoexame e identificar se nossa converso verdadeira ou falsa. I. 1. O estado do homem antes da converso de egosmo Egosmo considerar a felicidade prpria como objetivo supremo, e buscar o bem prprio pelo fato de ser seu. O que egosta coloca os interesses pessoais acima de tudo. Sempre est competindo para ser o melhor, sem levar em conta os valores morais e espirituais que deixa de lado para alcanar seus objetivos. evidente que a humanidade se encontra nesse estado.

II. O estado do homem convertido de benevolncia 1. Um indivduo convertido benevolente, e no egosta. Benevolente significa desejar o bem, ou seja, escolher a felicidade dos outros. -nos dito que Deus amor; isto , que benevolente. Um indivduo convertido se assemelha a Deus nesse aspecto.

III. A verdadeira converso 1. uma mudana no objetivo da atividade, no uma mera mudana como meio de alcanar o fim. O verdadeiro convertido e o falso diferem nisso. O verdadeiro convertido escolhe a glria de Deus e o bem de Seu reino como o objetivo de seus esforos, como um bem maior que sua prpria felicidade. IV. 1. O verdadeiro convertido e o falso Ambos se esforam por uma conduta aprovada pela Bblia. A diferena est nos motivos. O verdadeiro santo leva uma vida tica e moral por respeito ao Criador e vida criada por Ele; o falso convertido, se coloca ao lado da moral por consideraes egostas.

2.

Os dois podem orar igualmente, pelo menos quanto forma. A diferena est nos motivos. O verdadeiro convertido ama a orao, ou seja, sente prazer na comunho com Deus; o outro, ora porque espera conseguir prosperidade material. Os dois podem ser conscientes no cumprimento do dever. O verdadeiro convertido, porque quer e ama praticar esse dever; o outro, porque no se atreve a descuidar das obrigaes. Os dois esto preocupados em fazer o que certo. O verdadeiro convertido, porque ama fazer o que certo; o outro, porque pensa que no pode ser salvo a menos que faa o que certo. Ambos podem ter o desejo de servir a Deus. O verdadeiro convertido, porque ama o servio de Deus; e o falso, pela recompensa, como o servo assalariado serve ao seu senhor.

3.

4.

5.

6.

Ambos podem se esforar pela salvao de pessoas. O verdadeiro convertido, porque quer glorificar a Deus; o falso, para ganhar o favor de Deus. Com respeito ao arrependimento. O verdadeiro convertido aborrece o pecado por sua natureza odiosa, porque desonra a Deus. O outro, porque sabe que sem o arrependimento vai ser condenado. Os dois podem amar a Bblia. O verdadeiro convertido, porque a verdade de Deus, se deleita nela e a leitura da Bblia um banquete para sua alma; o outro, porque cr que a leitura da Bblia traz a ele alguma recompensa e fomenta suas esperanas. Os dois odeiam o pecado. O verdadeiro convertido porque o pecado odioso a Deus; o falso convertido porque o pecado prejudica sua reputao.

7.

8.

9.

10. Os dois podem ser generosos em suas contribuies para a causa dos pobres. O verdadeiro convertido, porque ama fazer o bem; o outro, para conseguir um mrito diante das pessoas e diante de Deus. 11. Em todos esses casos, os motivos de uma classe de pessoas esto em direta oposio aos da outra. A diferena est nos objetivos. O primeiro faz de seu objetivo supremo o interesse de Deus; o outro d prioridade ao interesse pessoal. V. 1. Avaliando minha converso A verdadeira converso se manifesta no relacionamento dirio com as pessoas. A vida do cristo um reflexo da vida do prprio Jesus, e as pessoas percebem a diferena. O estudo da Bblia deixa de ser uma obrigao e passa a ser uma necessidade (ler I Ped. 2:2). Como uma pessoa faminta deseja o alimento, o verdadeiro cristo deseja a Palavra de Deus.

2.

3.

A orao deixa de ser uma formalidade para se transformar no momento mais importante do dia. Encontrar-se com Deus a experincia mais maravilhosa que o cristo pode ter. E a outra grande evidncia da converso o intenso desejo de compartilhar Jesus com outras pessoas. To depressa uma pessoa se chegue para Cristo, nasce-lhe no corao o desejo de revelar aos outros que precioso amigo encontrou em Jesus. ... Se nos achamos revestidos da justia de Cristo, no nos ser possvel calar-nos. Caminho a Cristo, pg. 78.

4.

Concluso 1. Precisamos ter cuidado para que nossa religio no seja apenas uma formalidade. 2. a) b) c) d) Procuremos desenvolver em nossa vida estas caractersticas da verdadeira converso: Bom testemunho no relacionamento com as pessoas; Estudo dirio da Bblia com uma fonte de alimento espiritual; A orao como um encontro com o Rei do Universo; Falar de Jesus e da Palavra de Deus s pessoas com quem temos entrado em contato.

Вам также может понравиться