Вы находитесь на странице: 1из 7

Direito Civil II Resumo prova institucional

DO DIREITO DAS OBRIGAES


1) INTRODUO: *) O direito pode ser dividido em dois grandes ramos: a) Direitos no patrimoniais = refere-se pessoa humana direito vida, liberdade, honra...-. b) Direitos patrimoniais OBRIGACIONAIS/PESSOAIS. = valores econmicos. Dividem-se em REAIS e

I- reais = o poder direto e imediato do titular sobre a coisa, com exclusividade e contra todos, vinculo entre a pessoa e a coisa (propriedade). II- pessoais = direito do credor contra o devedor, tendo por objeto uma prestao. Forma-se uma relao de dbito e crdito entre as pessoas. *) DIREITOS REAIS x DIREITOS PESSOAIS a) Quanto a formao: - D. real = s podem ser regulados pela lei, sendo seu nmero limitado e regulado por esta (numerus clausus) art. 1.225 do CC. - D. pessoal = podem resultar da vontade das partes, sendo ilimitado o nmero de contratos inominados (numerus apertus) art. 186 do CC. b) Quanto ao objeto: - D. real = incide sobre um coisa. - D. pessoal = exige o cumprimento de determinada prestao. c) Quanto aos sujeitos: - D. real = sujeito passivo indeterminado. - D. pessoal = sujeito passivo determinado ou determinvel. d) Quanto a prescrio: - D. real = 10 anos. - D. pessoal = 10 anos. EXCEO: aes pessoais contra a fazenda pblica que prescrevem em 5 anos art. 205 do CC. e) Quanto a durao:

- D. real = so perptuos, no se extinguindo pelo no-uso, mas somente nos casos expressos em lei (desapropriao, usucapio em favor de terceiro e etc.) - D. pessoal = so transitrios e se extinguem pelo cumprimento ou por outros meios. e) Quanto ao exerccio: - D. real = so exercidos diretamente sobre a coisa, sem necessidade da existncia de um sujeito passivo. - D. pessoal = exige uma figura intermediria (devedor). f) Quanto ao: - D. real = pode ser exercido contra quem quer que tenha a coisa. - D. pessoal = dirigida somente contra quem figura na relao jurdica como sujeito passivo. g) Quanto ao limite: - D. real = limitado. - D. pessoal = ilimitado. 2) CONCEITO DE OBRIGAO = o vnculo jurdico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestao. 3) OBRIGAO x RESPONSABILIDADE = no se confundem. A obrigao nasce de diversas fontes. Cumprida, extingue-se. Se o devedor no a cumpre espontaneamente, surge a responsabilidade pelo inadimplemento. Esta , pois, a consequncia patrimonial do descumprimento da relao obrigacional. 4) ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA OBRIGAO: a) Elemento subjetivo = os sujeitos da obrigao natural podem ser pessoal natural ou jurdica, bem como sociedade de fato. Ho de ser determinados e determinveis. b) Elemento objetivo = o objeto imediato da obrigao sempre uma prestao de dar, fazer ou no fazer. O objeto mediato o que se descobre indagando: dar, fazer ou no fazer?. H de ser lcito, possvel, determinado ou determinvel. art. 104, II, do CC. c) Vnculo jurdico = sujeita o devedor a determinada prestao em favor do credor. Dividese em dbito e responsabilidade (schuld e haftung direito alemo). O primeiro une o devedor ao credor e exige que aquele cumpra pontualmente a obrigao. O segundo o vnculo material, ou seja, confere ao credor no satisfeito o direito de exigir judicialmente o cumprimento da obrigao, submetendo quele os bens do devedor. 5) FONTES DAS OBRIGAES: a) Da vontade do Estado, por intermdio da lei. b) Da vontade humana, manifestada no contrato, da declarao unilateral ou na prtica de um ato ilcito.

DAS MODALIDADES DAS OBRIGAES


1) CLASSIFICAO QUANTO AO OBJETO: a) Obrigao de dar (positiva): - dar coisa certa; - dar coisa incerta; b) Obrigao de fazer (positiva): - infungvel, personalssima ou intuitu personae; - fungvel ou impessoal; - obrigao consistente em emitir declarao de vontade (art. 639, CPC); c) Obrigao de no fazer (negativa). 2) CLASSIFICAO QUANTO AOS SEUS ELEMENTOS: a) Simples = apresentam-se com um sujeito ativo, um sujeito passivo e um nico objeto. b) Compostas: *) pela multiplicidade de objetos: - cumulativas ou conjuntivas (objetos ligados pela conjuno e); EX.: obrigao de entregar um veculo e um animal. - alternativas (objetos ligados pela conjuno ou); EX.: obrigao de entregar um veculo ou um animal. - facultativas (com faculdade de substituio do objeto, conferida ao devedor). *) pela multiplicidade de sujeitos: - divisveis = so aquelas cujo objeto pode ser dividido entre os sujeitos; - indivisveis = como o objeto no divisvel, como por exemplo, um cavalo, um s credor poder exigir a entrega do animal, devendo prestar conta ao outro art. 259 e 261 do CC; - solidrias = independe da divisibilidade ou indivisibilidade do objeto. Resulta da vontade das partes ou da lei. O credor pode exigir o adimplemento de qualquer dos devedores, sendo que este devedor que fora acionado e cumprira sozinho a obrigao, poder cobrar, regressivamente, a quota a parte de cada um dos co-devedores art. 283, CC. 3) QUANTO AO CONTEDO: a) Obrigao de meio = o devedor promete empregar todos os meios ao seu alcance para a obteno de determinado resultado, sem no entanto responsabilizar-se por ele. EX.: advogados, mdicos, etc. b) Obrigao de resultado = o devedor dela se exonera somente quando o fim prometido alcanado. EX.: obrigao do transportador e do cirurgio plstico que realiza trabalho de natureza esttica. 4) QUANTO A EXIGIBILIDADE:

a) Civis = as que encontram respaldo no direito positivo, podendo seu cumprimento ser exigido pelo credor, por meio de ao. b) Naturais = as inexigveis judicialmente. O credor no tem o direito de exigir prestao, e o devedor no est obrigado a pagar. Em compensao, se este, voluntariamente, efetua o pagamento, no tem direito de repeti-lo. EX.: dvidas prescritas (art. 882 do CC) e dvidas de jogo (art. 814 do CC). 5) QUANTO AOS ELEMENTOS ACIDENTAIS: a) Puras e simples = no sujeitas a condio, termo ou encargo. b) Condicionais = aquelas cujo efeito est subordinado a um evento futuro e incerto art. 121 do CC. c) A termo = a eficcia est subordinada a um evento futuro e certo, a determinada data. O termo pode ser inicial (dies a quo) ou final (dies ad quem). d) Modais, onerosas ou com encargo = aquelas sobre as quais pesa um determinado encargo. EX.: doaes, testamento. 6) QUANTO AO MOMENTO EM QUE DEVEM SER CUMPRIDAS: a) Obrigaes de execuo espontnea = so as que se consumam imediatamente, num s ato. EX.: compra e venda vista. b) Obrigaes de execuo diferida = so as que se consumam num s ato, mas em momento futuro. EX.: entrega em determinada data, do objeto alienado. c) Obrigaes de execuo continuada ou de trato sucessivo = so as que se cumpre por meio de atos reiterados. EX.: prestao de servios, na compra e venda a prazo ou em prestaes peridicas. 7) QUANTO LIQUIDEZ: a) Lquida = certa quanto a sua existncia e determinada quanto ao seu objeto. expressa por uma cifra, por um algarismo. b) Ilquida = a que depende de prvia apurao, pois o seu valor, o montante da prestao, apresenta-se incerto. 8) RECIPROCAMENTE CONSIDERADAS: a) Principais = subsistem por si, sem depender de qualquer outra. EX.: entregar coisa, no contrato de compra e venda. b) Acessrias = tm sua existncia subordinada a outra relao jurdica, ou seja, dependem da obrigao principal. EX.: fiana, clusula penal, juros, etc. 9) OBRIGAES COM CLSULA PENAL = so aquelas em que h a cominao de uma multa ou pena para o caso de inadimplemento ou retardamento do cumprimento da avena. Podem ser: - compensatria = quando estipulado para o caso de total inadimplemento da obrigao. - moratria = se destinada a garantir o cumprimento de alguma clusula especial ou simplesmente evitar a mora.

10) OBRIGAES propter rem = pertencem categoria das obrigaes hbridas (misto de direito real e direito pessoal). Incluem-se nessa categoria: a) Obrigao propter rem = a que recai sobre um pessoa, por fora de determinado direito real. EX.: obrigao imposta aos proprietrios e inquilinos de um prdio de no prejudicarem a segurana, o sossego e a sade dos vizinhos (art. 1.277 do CC). b) nus real = obrigao que limita o uso e gozo da propriedade, constituindo direito real sobre coisa alheia. EX.: a renda constituda sobre imvel. c) Eficcia real = a que, sem perder seu carter de direito a uma prestao, transmite-se e oponvel a terceiro que adquira direito sobre determinado bem. EX.: art. 576 do CC, pela qual a locao pode ser oposta ao adquirente da coisa locada.

DAS OBRIGAES DE DAR


1) OBRIGAO DE DAR COISA CERTA: a) Contedo = aquela em que o devedor se obriga a dar coisa individualizada, que se distingue por caractersticas prprias, mvel ou imvel. Confere ao credor simples direito pessoal. Abrange os acessrios da coisa, salvo conveno em contrrio (art. 233, do CC). EX.: o devedor que se obriga a entregar o Iate Cristina, ou o cavalo de corridas Relmpago. b) Obrigao de entregar ou restituir = cumpre-se a obrigao de dar coisa certa mediante entrega (compra e venda) ou restituio (comodato). Esses dois atos podem ser resumidos na palavra tradio. Enquanto esta no ocorrer, a coisa continuar pertencendo ao devedor, com os seus melhoramentos e acrescidos art. 237 do CC. c) Consequncias da perda ou deteriorao da coisa (arts. 234 a 236 do CC). - perecimento = significa a perda total da coisa. - deteriorao = significa a perda parcial da coisa. 2) OBRIGAO DE DAR COISA INCERTA: a) Conceito = aquela cujo objeto indicado pelo gnero e pela quantidade, faltando apenas determinar a qualidade (art. 243 do CC). No haver obrigao se faltar tambm qualquer daquelas especificaes. EX.: obrigao de dar 30 quilos de caf; 50 sacas de feijo. b) Regulamentao = arts. 243 a 246 do CC e arts. 629 a 630 do CPC. OBS.: a concentrao (ato de escolha) estabelecida pelas partes, podendo ser o credor, o devedor ou at mesmo um terceiro. Se no houver estipulao nesse sentido a concentrao caber ao devedor (art. 244 do CC), que dever entregar coisa de mdia qualidade. 3) OBRIGAO DE FAZER: a) Espcies: - infungvel, personalssima ou intuitu personae = quando convencionado que o devedor cumpra pessoalmente a prestao, ou a prpria natureza desta impedir a sua substituio. - fungvel ou impessoal = aquela em que a prestao pode ser cumprida por terceiro, uma vez que sua execuo no depende de qualidades pessoais do devedor.

- consistente em emitir declarao de vontade (pacto de contrahendo). EX.: endossar certificado de propriedade do veculo alienado (art. 639 do CPC). b) Consequncias do inadimplemento: IDevido impossibilidade da prestao: - sem culpa do devedor = resolve-se a obrigao (art. 248, 1 parte do CC). - com culpa do devedor = resolver este por perdas e danos (art. 248, 2 parte do CC). IIDevido recusa do devedor:

- se a obrigao infungvel, o obrigado indenizar perdas e danos (art. 247 do CC). - se fungvel, ser livre ao credor mandar executar o fato por terceiro, custa do devedor, sem prejuzo da indenizao cabvel (art. 249 do CC). 4) Obrigao de no fazer: a) Conceito = uma obrigao negativa. Impe ao devedor um dever de absteno, qual seja, o de no praticar o ato que poderia livremente fazer, se houvesse se obrigado. b) Consequncias do inadimplemento = se o devedor praticar o ato que se obrigara a no praticar, pode o credor exigir o desfazimento do que foi realizado, sob pena de se desfazer sua custa, ressarcindo o culpado perdas e danos (art. 251 do CC). Em caso de urgncia, poder o credor mandar desfazer o ato, independentemente de autorizao judicial, sem prejuzo do ressarcimento devido (art. 251, pargrafo nico, do CC). 5) OBRIGAES ALTERNATIVAS: a) Conceito = A obrigao alternativa composta pela multiplicidade de objetos. Tem por contedo duas ou mais prestaes, das quais somente uma ser escolhida (concentrao) para pagamento ao credor e liberao do devedor. Os objetos so ligados pela disjuntiva ou. OBS.:Difere da cumulativa, em que tambm h pluralidade de prestaes, mas todas devem ser solvidas. b) Caracteres = *) dualidade ou multiplicidade de prestaes heterogneas; *) exonerao do devedor pela satisfao de uma s prestao; c) Direito de escolha = O direito de escolha caber ao devedor, se outra coisa no se estipulou (art. 252 do CC). Pode ainda a opo ser deferida a terceiro, de comum acordo. Se este no aceira a incumbncia, caber ao juiz a escolha se no houver acordo entre as partes (art. 252, 4, do CC).) d) Consequncia do inadimplemento = arts. 253, 254, 255 e 256 do CC. 6) OBRIGAES DIVISVEIS E INDIVISVEIS: a) Conceito = obrigaes divisveis so aquelas cujo objeto pode ser dividido entre os sujeitos, o que no ocorre com as indivisveis (art. 258 do CC). A indivisibilidade decorre da natureza das coisas, de determinao judicial ou por vontade das partes (art. 88 do CC).

b) Efeitos: IIIIIIH presuno, no caso da obrigao divisvel, de que est repartida em tantas obrigaes, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores (art. 257 do CC). Cada devedor se libera pagando sua quota, e cada credor nada mais poder exigir, recebida a sua parte da prestao. Quando a obrigao indivisvel, e h pluralidade de devedores, cada um ser obrigado pela dvida toda (art. 259 do CC), somente porque o objeto no pode ser dividido. Se a pluralidade for de credores, poder cada um destes exigir a dvida inteira; mas o devedor ou devedores se desobrigaro pagando: 1) a todos conjuntamente; 2) a um, dando este cauo de ratificao dos outros credores (art. 260 do CC). Se um dos credores remitir (perdoar) a dvida, no ocorrer a extino da obrigao com relao aos demais credores. Perde a qualidade de indivisvel a obrigao que se solver em perdas e danos, em caso de perecimento com culpa do devedor (art. 263 do CC).

IV-

VVI-

Вам также может понравиться