Вы находитесь на странице: 1из 4

Com rentabilidades muito baixas e/ou taxas de administrao muito altas, poucos produtos oferecidos pelos grandes bancos

compensam o investimento.

Entretanto o objetivo deste artigo no discutir a qualidade dos produtos bancrios, at porque j tratei desse tema no artigo Por que tantos investidores gostam de perder dinheiro?.

Dois produtos que fogem um pouco a essa regra so o CDB e a poupana. No que a rentabilidade seja l essas coisas, mas o primeiro no tem taxa de administrao e a segunda isenta do imposto de renda.

Da fica a pergunta sobre qual a melhor opo de investimento: CDB ou poupana?

Caderneta de poupana Caso voc queira saber um pouco mais sobre essa modalidade de investimento, antes de entrar nos clculos sobre qual a melhor opo, recomendo a leitura dessa pgina: Poupana.

Para quem no sabe, a rentabilidade da poupana igual em todos os bancos. E essa rentabilidade tambm de conhecimento geral: 6,17% a.a. + TR. Atualmente a rentabilidade fica em torno de 6,70% a.a.

Apesar da baixa rentabilidade, a poupana conta com duas vantagens: iseno do imposto de renda e liquidez imediata. Alm de no haver incidncia do IR sobre o rendimento, o investidor pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento.

CDB Tambm no vou explicar neste artigo o que CDB, pois j o fiz em outro artigo. Entretanto, caso voc queira saber muito mais sobre esse investimento, visite esse link: CDB.

Em relao rentabilidade, esta depende de alguns fatores. Apesar de existirem CDBs com rentabilidade prefixada (definida no momento da compra), os CDBs mais procurados pelos investidores possuem rentabilidade ps-fixada (ex: 95% do CDI).

Para entender a rentabilidade do CDB, recomendo a leitura do artigo O que CDI?.

Uma grande vantagem do CDB, em relao a fundos de investimento, que no h cobrana de taxa de administrao. Entretanto o CDB sobre incidncia do imposto de renda.

Quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado no CDB, menor a incidncia do imposto de renda e maior o percentual do CDI oferecido pelo banco.

CDB ou Poupana: Qual devo escolher? A resposta depende. Isso porque a rentabilidade do CDB depende de vrios fatores, tais como o percentual do CDI, a variao do CDI e a alquota do imposto de renda.

Considerando que a variao do CDI muito prxima variao mdia da Selic, espera-se portanto que o CDI em 2012 fique em 9,28%, de acordo com o relatrio Focus publicado em 05/04/2012.

Se o valor da aplicao for muito baixo (at R$ 1.000), provvel que seu banco no oferea mais que 90% do CDI. Sendo assim, a rentabilidade em 12 meses seria: 9,28 x 90% = 8,35% a.a.

Exemplo 1: Resgate anterior a 180 dias Caso voc aplicasse o dinheiro no CDB, mas precisasse resgat-lo em menos

de 6 meses (180 dias), a rentabilidade sofreria incidncia da maior alquota do IR: 22,5%. Aps descontar o imposto de renda, a rentabilidade lquida seria: 8,35 * (1 0,225) = 6,47% a.a.

Resumindo: Entre investir num CDB que rende 90% do CDI e tenha que resgatar o dinheiro em menos de 6 meses, ou investir na poupana, melhor a segunda opo, pois 6,70% a.a. maior que 6,47% a.a.

Exemplo 2: Resgate aps 360 dias No caso do resgate aps um ano (mas antes de completar 2 anos), a alquota do IR seria de 17,5%. Nesse caso, a rentabilidade lquida do CDB seria: 8,35 * (1 0,175) = 6,89% a.a.

Resumindo: Entre investir num CDB que rende 90% do CDI e s precise resgatar o dinheiro aps 12 meses, ou investir na poupana, melhor a primeira opo, pois 6,70% a.a. menor que 6,89% a.a.

Concluso O ideal sempre comparar a rentabilidade lquida antes de tomar qualquer deciso de investimento. Entretanto quanto maior o prazo que o dinheiro permanecer investido, maior a chance do CDB ser a melhor opo, por conta do menor imposto de renda.

Alm disso, alguns bancos de grande porte j oferecem uma espcie de CDB progressivo: quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado (sem resgates), maior ser o percentual do CDI. Dou vrios exemplos no artigo Melhores CDBs dos grandes bancos.

Dessa forma, mesmo com uma aplicao inicial razoavelmente baixa (a partir de R$ 1.000,00), ainda assim possvel conseguir uma boa rentabilidade, bastando deixar o montante investido por mais de 2 anos.

Poderia dar outros exemplos ou fazer novas simulaes, mas no quero

alongar demais o texto. At porque acredito os casos citados, aliado concluso, j sejam suficientes para ajud-lo(a) a tomar uma deciso.

Вам также может понравиться