Вы находитесь на странице: 1из 7

Guimares, C.F Meneghel, S.N.; Zwetsch, B.E.; Silva, L.B.; Grano, M.S.; Siqueira, T.P Oliveira, C.S.

Homens apenados... .; .;

HOMENS APENADOS E MULHERES PRESAS: ESTUDO SOBRE MULHERES DE PRESOS


Cristian Fabiano Guimares Stela Nazareth Meneghel Brbara Elisa Zwetsch Luciano Bairros da Silva Michelle da Silva Grano Thas Pereira Siqueira Carmen Silveira de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (So Leopoldo, RS) RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo conhecer as mulheres de um grupo de apenados e identificar as discriminaes que elas sofrem, incluindo as de gnero. Buscamos identificar os possveis estigmas relacionados situao de aprisionamento e as estratgias de resistncia utilizadas por estas mulheres no cotidiano. A metodologia da pesquisa qualitativa e as informaes foram obtidas por meio de observao participante e de grupos focais com mulheres de presos albergados em um presdio de uma cidade da Regio Metropolitana de Porto Alegre-RS, em regime semi-aberto. As mulheres dos apenados se submetem a situaes de controle, baseadas nos sistemas de dominao de classe e de gnero. O estigma em relao a este grupo social apareceu nas entrelinhas dos depoimentos, porm as mulheres resistem ativamente s violncias, apoiando-se em redes de parentesco e de vizinhana. A precariedade de redes de apoio social e a falta de informao e acesso ao mercado de trabalho contribuem para a marginalizao do apenado e de sua famlia, deixando clara a importncia de estudos que busquem a incluso deste grupo social. PALAVRAS-CHAVE: violncias; criminalidade; gnero. CONVICTED MEN AND IMPRISONED WOMEN: A STUDY ON THE WIVES OF PRISONERS ABSTRACT: The objective of this research was to know the wives of a group of convicted men, serving their time partially at home, and to identify the discriminations they had to go through, including those of gender. We searched to identify the possible labeling for having a convicted relative and the strategies of resistance that these women use in everyday life. The research method is qualitative and information was obtained by means of participation-observation and focal groups with the wives of convicts in a prison facility in the metropolitan region of Porto Alegre, RS, in a semiopen regime. The wives of convicts submit themselves to situations of control, based on the systems of class and gender domination. From our analysis, the labeling in relation to this social group was found in-between the lines, in other words, implied meanings appeared in their statements. However, the women actively resist to violence, seeking support in family and neighborhood networks. The precariousness of social supporting networks and the lack of information and access to the job market contribute to the marginalizing of the convict and his family, clearly denoting the importance of studies that seek to integrate this social group. KEYWORDS: violence; crime; gender.

Contextualizando o tema: violncias, criminalidade e gnero A violncia um fenmeno que aparece em todas as sociedades e grupos sociais, estudado pelas cincias polticas e outras disciplinas pertencentes ao campo das cincias sociais e da sade. Indiscutivelmente um fenmeno biopsicossocial, pois na vida social que se deve buscar entender sua complexidade e especificidade histrica. A determinao das violncias diz respeito a um imbricamento de fatores histricos, contextuais, estruturais, culturais e interpessoais, configurando um fenmeno de natureza complexa, propcio a uma abordagem metodolgica interdisciplinar.
48

Nos ltimos anos, mudou o perfil epidemiolgico de sade/doena, ocorrendo o aumento das causas externas de mortalidade no Brasil e inmeros outros pases (Minayo & Souza, 1999). Agudelo (1995) afirma que a violncia representa um risco para a realizao do processo vital humano, ameaa a vida, altera a sade, produz enfermidade e provoca a morte como realidade ou possibilidade prxima. O tema criminalidade, enquanto objeto de pesquisas e estudos dentro do campo da sade, tem sido pouco estudado. Nos anos que seguiram a ditadura militar, caracterizou-se um novo perfil do inimigo pblico, no mais o cidado que questionava a ordem estabelecida, mas o tra-

Psicologia & Sociedade; 18 (3): 48-54; set/dez. 2006

ficante, o ladro, o assaltante. Os espaos definidos para este tipo de criminalidade passaram a ser a favela, o gueto e posteriormente a priso, representando ao mesmo tempo, espaos de confinamento, de rejeio e de excluso (Wolff, 2002). A rejeio e excluso se estendem s famlias dos presos, fazendo com que o rejeitado/excludo aceite sua imperfeio e inferioridade social. Para efetivar este mecanismo, utilizam-se as noes de desvio e patologizao, estigmatizando ainda mais estes grupos. Alm disso, no contexto de fragilizao do Estado e interrupo das polticas pblicas, de precarizao do trabalho e excluso cada vez maior de grandes contingentes do proletariado urbano, entra em cena o modelo de risco como legitimador do controle social. Neste artigo buscamos entender os efeitos da priso sobre as mulheres dos apenados. Em pesquisa bibliogrfica realizada junto aos indexadores cientficos (BIREME, SCIELO, PsycINFO) encontramos apenas estudos sobre mulheres presas (Paiva, 1998) ou pesquisas que tratam do trabalho de tcnicos e agentes no sistema penitencirio (Bento, 1985; Campos & Dias, 1998; Fernandes, 1998; Menandro, 1984). Nestes estudos, observamos o aumento da vulnerabilidade de gnero, constatando que a mulher apenada geralmente abandonada pelo companheiro, situao que raramente ocorre quando o homem o apenado. Alm disso, existe consenso entre os estudiosos sobre a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre essa temtica. Compreendemos as prises como instituies totais organizadas com o objetivo de proteger a sociedade contra os perigos de ruptura do tecido social pelo crime e que, na maioria das vezes, no possibilitam a incluso social das pessoas encarceradas. As instituies totais so aquelas em que um grande nmero de indivduos em situao semelhante leva uma vida fechada e formalmente administrada, onde todos os aspectos da vida diria so racionalizados, realizados no mesmo local e sob uma nica autoridade (Goffman, 1961/1990). Apesar de termos trabalhado num presdio de caracterstica semi-aberta, no qual os albergados saem para trabalhar, observamos que a lgica que rege o sistema prisional a de instituio total, principalmente no que se refere ao processo disciplinar e de assujeitamento do preso. Portanto, as questes que Goffman (1961/1990) elabora sobre as instituies totais contribuem para a compreenso das subjetividades que circulam em torno do preso, porque tanto ele quanto sua famlia esto em constante relao com as normas e procedimentos do estabelecimento prisional, e produzindo sentidos a partir desta interao. Escolhemos gnero como um dos referenciais transversalizadores do estudo. A discusso sobre gnero emergiu de pesquisas sobre a mulher e da contribuio do movimento feminista, que introduziu na discusso o conceito de patriarcado, contrapondo-se abordagem funcionalista que, embora enxergasse as discriminaes perpetradas con-

tra as mulheres, situava seus papis domsticos e pblicos no mesmo nvel, atribuindo-lhes igual potencial explicativo. Patriarcado foi considerado o suporte ideolgico que permite a ocorrncia das iniqidades ligadas a gnero. o conjunto de relaes sociais que tem uma base material e no qual h relaes hierrquicas entre homens, e solidariedade entre eles, que os habilitam a controlar as mulheres. Patriarcado , pois, o sistema masculino de opresso das mulheres (Saffioti, 1999). As feministas construram a categoria gnero, entendida como um conjunto de arranjos pelos quais a sociedade transforma a sexualidade biolgica em produtos da atividade humana e no qual estas necessidades sexuais so satisfeitas. Gnero um modo primordial de significar relaes de poder e representa uma recusa ao essencialismo biolgico (Saffioti, 1999). O conceito de gnero envolve quatro dimenses: o aspecto relacional, as representaes sociais do que ser homem e ser mulher, a dimenso normativa que estabelece interpretaes dos significados dos smbolos e, em ltimo lugar, a identidade subjetiva (Scott, 1990). A dimenso relacional do conceito de gnero auxiliou a descartar a noo de vitimizao que impregnava os primeiros estudos sobre a violncia contra a mulher. Cada sociedade constri normas sobre o que considera adequado para homens e mulheres. Na sociedade patriarcal espera-se que as mulheres sejam submissas, dceis e passivas, enquanto que dos homens esperado um comportamento agressivo, impositivo e autoritrio. Os papis diferenciados de gnero tranversalizam a sociedade, porm so invisibilizados dentro da cultura (Bourdieu, 2002). Para as mulheres das classes populares incluindo-se aqui as mulheres dos presos acrescenta-se ao nus da ideologia patriarcal, a baixa escolaridade e as escassas oportunidades de trabalho, o que torna difcil para elas perceberem as relaes desiguais baseadas no gnero e buscarem sua prpria autonomia. Sabemos que a famlia, ao longo da histria, passou por um processo de transformao em conseqncia das mudanas econmicas e culturais da sociedade. Aproximadamente 25% das famlias brasileiras so atualmente chefiadas por mulheres (IBGE, 2004), a maioria de baixa renda, configurando uma categoria sociolgica emergente: os novos pobres. A feminizao da pobreza resulta da entrada das mulheres na fora de trabalho e da permanncia na execuo da maior parcela do trabalho domstico, assim como mudanas na estrutura e composio das famlias. Entre os fatores que atuam para vulnerabilizar as mulheres citam-se: a sobrecarga de trabalho, a falta de tempo para se cuidar, a definio de mulher como cuidadora de outros, os efeitos da discriminao sobre a sexualidade feminina aumentando as chances de contrair doenas sexualmente transmissveis, a dificuldade de acesso a servios de sade e o exagerado controle e medicalizao do corpo feminino (Giffin, 2002).
49

Guimares, C.F Meneghel, S.N.; Zwetsch, B.E.; Silva, L.B.; Grano, M.S.; Siqueira, T.P Oliveira, C.S. Homens apenados... .; .;

A violncia institucional, mesmo difusa, minimizada ou mascarada, faz-se sentir nos pequenos signos, nos rituais de sujeio e nas hierarquias (Foucault, 1975/2000). Neste cenrio, a famlia passa a ser presena no espetculo construdo pela instituio total para sua auto-sustentao. As relaes dos presos com os familiares se estabelecem em um ambiente onde no existem fronteiras entre o eu, o outro e a instituio, em total ausncia de privacidade. Essa exposio devassa a intimidade e gera estigmas. Consideramos estigma o atributo depreciativo que torna uma pessoa diferente de outras que se encontram numa categoria includa. Esta pessoa deixa de ser considerada uma criatura comum e colocada numa posio de diferente, desacreditada, portadora de uma anomalia (Goffman, 1988). A idia inicial deste trabalho a de que as mulheres dos presos so duplamente penalizadas pelo acmulo de responsabilidades: as funes domsticas, o cuidado dos filhos, a proviso econmica da famlia, o acompanhamento do processo penal do companheiro e a baixa renda. Assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer as mulheres de um grupo de apenados identificando as discriminaes, incluindo as de gnero. Alm disso, buscamos identificar as estratgias de resistncia utilizadas frente s dificuldades e aos possveis estigmas que sofrem em funo de possurem um familiar aprisionado. Buscamos entender os efeitos da instituio priso sobre a subjetividade, atravs da concepo de instituio total, e como estes efeitos prolongam-se sobre as mulheres.

Contextualizando o local e a populao trajetria metodolgica Este estudo faz parte de uma pesquisa maior sobre criminalidade junto aos presdios pblicos de regime fechado e semi-aberto nos municpios da Regio Metropolitana de Porto Alegre-RS (Henn, Wolff, Oliveira, Meneghel & Comte, 2003). Estes municpios compem a regio denominada Vale dos Sinos e apresentam ndices de violncia e taxas de criminalidade consideradas entre as maiores do Estado. So cidades de imigrao alem e plo industrial coureiro-caladista afetadas pela crise que ocorreu no setor na ltima dcada levando ao fechamento de inmeras fbricas na regio, precarizao do trabalho e ao desemprego. Estes fatos acarretaram uma situao de extrema desigualdade e a ecloso de altos ndices de violncia e criminalidade na regio (Soethe et al., 2001). Esta pesquisa foi realizada junto a um presdio pblico com as mulheres de um grupo de apenados. Neste estabelecimento, os presos cumprem a pena em regime semiaberto, ou seja, possuem permisso judicial para sair do local mediante comprovao de trabalho, voltando ao albergue apenas para dormir. O presdio abriga uma mdia de 150 homens e caracteriza-se pela alta circulao de presos encaminhados para outras penitencirias de regime fechado ou aguardando o trmino da pena. O local apre50

senta condies estruturais precrias: superlotao, ausncia de equipamentos, espao exguo e pequeno nmero de funcionrios. O primeiro contato da equipe de pesquisa foi com os gestores do presdio. Na entrevista inicial definiu-se que a pesquisa seria apresentada para os albergados e solicitada a permisso dos mesmos para o contato com seus familiares, que posteriormente assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi realizada observao participante no horrio das visitas; entrevistas no estruturadas com os funcionrios e dois grupos focais de aproximadamente duas horas com as mulheres dos apenados. Na ocasio do contato inicial com o presdio, havia 10 homens que preenchiam os critrios de incluso para participar da pesquisa: estar albergado no presdio, encontrar-se sem trabalho e estar recebendo visita da famlia. Realizou-se um encontro com os presos para explicar-lhes os objetivos da pesquisa e solicitar permisso para convidar as mulheres a participar do estudo. Utilizou-se a tcnica de grupo focal, entendido como um tipo especial de grupo, em termos de objetivos, tamanho, composio e procedimentos. No grupo focal proposta uma discusso cujo objetivo obter percepes sobre uma rea de interesse definida, que ocorre em um ambiente permissivo e no direcionado. A observao nos grupos focais permite conhecer os processos dinmicos de interao entre os participantes, procedimento especialmente adequado quando o objetivo do pesquisador verificar de que modo pessoas avaliam uma experincia, idia ou evento, como definem um problema e como suas opinies esto associadas a determinados fenmenos (Krueger, 1998). Os temas dos grupos focais versavam sobre: vivncias das mulheres a partir do aprisionamento dos maridos, relao com a instituio, estigmas e discriminaes, estratgias de resistncias e perspectivas para o futuro. Nos grupos focais a discusso foi dirigida por dois pesquisadores e participaram quatro bolsistas de Iniciao Cientfica, alunos do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). As entrevistas foram filmadas e as fitas transcritas para a anlise do material (Bardin, 1979; Minayo, 1992). Fizeram parte da pesquisa dois gestores do Presdio, dois agentes penitencirios, dez apenados e trs mulheres que participaram dos grupos focais, perfazendo um total de 17 pessoas. As vozes das mulheres que participaram desta pesquisa aparecem ao longo dos resultados. Seus nomes foram trocados, para garantir o anonimato das participantes. So elas: Jlia, 27 anos, casou com seu companheiro na priso, no tem filhos e no trabalha atualmente; Laura, 36 anos, conheceu seu companheiro na priso, no tem filhos e trabalha para sustentar a casa do casal; e Maria,

Psicologia & Sociedade; 18 (3): 48-54; set/dez. 2006

22 anos, conheceu seu companheiro antes dele ser preso, possui dois filhos e no trabalha. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica da UNISINOS. A anlise foi realizada a partir dos temas abordados nos grupos, confrontando as falas das mulheres e de outros atores com os fundamentos tericos. No processo de anlise todos os elementos que emergiram no trajeto da pesquisa foram considerados: os discursos (das mulheres, dos presos, dos funcionrios); os contextos onde se deram as interaes, os sentimentos que apareceram nos grupos; as anotaes dos dirios de campo, o dilogo com os referenciais tericos.

Mltiplas vozes A anlise dos discursos das mulheres e dos funcionrios do presdio possibilitou verificar os sentidos produzidos pela experincia da priso nestas mulheres que acompanham seus companheiros apenados. Nas comunidades em que vivem e nas relaes que estabelecem extra-priso, elas observam que no enfrentam estigma com relao ao fato de possurem um familiar preso. O estigma seria uma construo de classe que incidiria com maior peso em relao aos pobres, associando pobreza com criminalidade. Porm, uma contradio no discurso destes atores a manuteno do segredo da condio penal pelas mulheres e a declarao do determinismo geracional da criminalidade pelos gestores: o familiar do preso como que uma extenso deste (...). As famlias destes presos nascem e se criam na priso, eles j esperam a pena. Parece que existe um carter geracional e familiar na criminalidade, porque fonte de renda para a famlia, negcio familiar (Gestor presdio). Para Santos (1999), a criminalidade como fonte de renda reproduz a estreita relao entre misria e violncia, que fomenta a emergncia do crime organizado como empregador, afiliando e cooptando principalmente os jovens de baixa renda, onde representa status e proporciona ganhos elevados. Outra noo estigmatizante presente nas falas dos funcionrios a de desestruturao familiar como causa dos comportamentos delitivos, somada concepo essencialista de personalidade criminosa, cujo indicador o desvio (Wolff, 2002). Estes enunciados implicam na responsabilizao das famlias pelos comportamentos infratores e desviantes dos apenados. Wolff (2002) assinala o reducionismo destas premissas e mostra a inexistncia de associao entre crime e transmisso geracional no sistema penitencirio riograndense. As mulheres dos apenados esto sujeitas a vrios mecanismos de controle/sujeio, incluindo o de classe e o de gnero. Assim, muitas delas so controladas fora pelos parceiros dentro, que mantm o poder disciplinar da sociedade patriarcal, sujeitando-as atravs do controle exercido por outros homens ou pela interiorizao das

normas pelas prprias mulheres. Uma delas, nos contou como vigiada pelo companheiro: Cheg sexta feira de manh cedo e o rapaz foi l em casa de novo entreg uma carta dele. Da eu disse: meu Deus, outra carta, mais amanh eu j vou v ele. Da ele disse: , mas ele mand outra carta. Da , ele olh assim, bem assim, viu eu esqueci que pr mim pass aqui pra pr medo nesses guri que ficam jogando pedra a na casa(...) olha, perdi a conta de quantas vezes ele fez aquela volta de bicicleta, de l pra c. [Ns: Te cuidando] , me cuidando, pra ver se eu t em casa, pra depois fal l (Maria grupo focal). Embora tenha denunciado a vigilncia que sofre e o medo decorrente desta conduta, o controle tambm a faz sentir-se lisonjeada com a ateno recebida, j que as constantes mensagens vindas da priso reafirmam a posio de objeto de desejo do homem. Este fato ocorre freqentemente com mulheres de apenados, que so vigiadas e mesmo ameaadas pelos amigos ou familiares do preso, na inteno de mant-las submissas. Essas mulheres mostram-se envelhecidas para a idade, apresentam baixa escolaridade, precria qualificao profissional e so moradoras de regies mais pobres da cidade. Embora a relao entre e pobreza e criminalidade seja controversa, Minayo, e Souza (1999) confirmam a assero de que preso, no Brasil, pobre. Uma anlise das prises mostra que estes estabelecimentos atualmente cumprem o objetivo de adequar os desviantes ao mercado neoliberal desregulamentado e com poucas oportunidades para os membros das classes populares, os mais atingidos pelas mudanas econmicas (Wacquant, 2001). As mulheres estabelecem um jogo fetichizado e mesmo erotizado com a instituio priso. Erotizado, na medida em que a instituio permite um lugar de poder para a mulher sobre o homem preso, seja pela fantasia de posse e fidelidade que o aprisionamento favorece, pois a priso garante que o homem est preso/seguro l dentro, ou pela ativao do desejo sexual do parceiro. No se pode esquecer o reconhecimento social possibilitado pela criminalidade e o poder que alguns homens possuem na hierarquia do crime estendido s suas companheiras. Muitas mulheres procuram os parceiros dentro da priso, como duas das participantes do grupo focal que conheceram, namoraram e casaram com os companheiros atuais, durante a estada destes homens no presdio. A condio fetichizada permite a conexo simblica com objetos sexuais dentro da priso: a cela, a subverso do ato criminoso, o proibido, a transgresso s normas como sentido de potncia, o ato sexual publicizado. Ocorre um investimento libidinal no objeto priso, do qual fazem parte as fantasias agenciadas pelo mito do amor romntico e a idealizao da figura masculina. Os esteretipos de gnero esto presentes nas falas e nas atitudes destas mulheres, calcados na noo de dever
51

Guimares, C.F Meneghel, S.N.; Zwetsch, B.E.; Silva, L.B.; Grano, M.S.; Siqueira, T.P Oliveira, C.S. Homens apenados... .; .;

e de submisso seja levando coisas para o companheiro, seja atravs do sexo, ou do acompanhamento do processo criminal. Semanal e pontualmente elas cumprem o horrio de visita no presdio, onde se posicionam de acordo com o lugar que ocupam na sociedade patriarcal, como mulheres a servio dos homens. Os esteretipos de gnero, considerados a partir da diviso sexual de papis, ocupam lugar de destaque no discurso das mulheres e sua inscrio comea no entendimento que elas possuem do ser mulher e dos mitos do amor romntico, como o que aparece no enunciado: meio difcil assim de encarar, mas a gente entr, tamo no barco, temo que permanecer, o amor vence tudo (Jlia grupo focal). As mulheres acreditam na inocncia e na vitimizao dos companheiros, sustentada por mecanismos de subjetivao veiculados pela ideologia patriarcal que cimentam estas relaes de dominao. Outro aspecto diz respeito compreenso que possuem do delito cometido pelo companheiro. Elas mostraram dificuldade em referir a situao que levou os homens ao encarceramento, assim como para assumir a concretude do delito. Pensamos que mais fcil para elas deixar esta questo de lado para no gerar desentendimentos com o parceiro. Acreditar nas verses formuladas pelos homens, corresponde a uma posio de gnero, uma aceitao tcita do discurso masculino, somado aos cdigos de lealdade que implicam na manuteno do segredo em relao ao delito e s informaes que possam incriminar o apenado. Eu no tenho bem assim, sabe... ele disse que tava envolvido com amigos numa hora errada, que aconteceu o caso assim, que mataram. Os caras mataram o cara e botaram a culpa nele. Da saiu preso, ele era tipo um mendigo de rua n, bebia, da ele acabou se envolvendo com amigos, amigos que na hora s prestaram para botar a culpa nele. Assim foi o que ele fal (Laura). Nesse depoimento, o preso foi inocentado e a culpa atribuda a eles, ao outro, aos amigos: Ele foi num baile, foi ele e mais uns amigos dele, da ele tava armado e os amigos no tavam, da eles arrumaram briga dentro do baile e pediram o revlver dele e ele emprestou, e da os caras foram l e mataram ele e a o que pediu o revlver emprestado entregou ele. Da como o juiz pergunt, pergunt, pergunt, ele acabou confessando que tinha feito (...) (Julia Grupo Focal). Os enunciados das mulheres mostram-se atravessados por contradies: elas dizem acreditar na inocncia dos companheiros e creditam a culpa dos atos delitivos a pessoas da rede social do apenado, por outro lado, elas relatam situaes em que est implcita a incriminao do preso. A construo titubeante e reticente, as hesitaes e as dubiedades sinalizam uma elaborao destinada a convencer a elas mesmas, como se sentissem obrigadas a acreditar nessas explicaes pouco plausveis, ainda em decorrncia da submisso de gnero: eu no tenho bem assim (...) assim, foi o que ele fal ou ento: pediram o revlver
52

dele e ele emprest(...) o juiz pergunt, pergunt, pergunt e ele acab confessando que tinha feito ou ainda: at acharam estranho que ele tava a parado. Elas denunciaram a instituio policial e a prtica da confisso fora, provocada por agresses fsicas: (...) da ele teve que assumi, porque apertavam, apertavam ele, bateram nele, da ele foi obrigado, depois ele disse que era mentira que tinham batido, que tinham batido nele demais, mas mesmo assim no adiant, da ele ficou ele culpado tambm (Maria grupo focal). Denunciaram as injustias que acontecem no presdio, os processos que no so revisados, o tratamento que difere de acordo com a classe social, a presso para o sujeito confessar, confirmando que o destino dos sobrantes s pode ser a excluso e a eliminao (Arendt, 1994). A famlia costuma estar presente durante a execuo penal e exerce um papel importante na construo de estratgias de sobrevivncia e exerccio da cidadania, denunciando abusos, punies ilegais e/ou perseguies dentro do presdio, ou mesmo transferncias para lugares distantes. As mulheres mostraram a dificuldades na relao com a burocracia estatal que envolve o processo penal e manifestaram descrdito na justia: Por exemplo, que nem meu marido, ele j cumpriu dois teros da pena dele, eu acho que ele j teria direito de ir. E o comportamento dele sempre foi certinho e tudo, eu acho que eles j poderiam dar um empurrozinho e liberar ele dali, eu acho que j ta na hora. No sei se por causa que o advogado do Estado, ou se eles mesmo que tem que cumprir essa lei, essa pena toda mesmo. Da eu no sei, ta s com a juza pra ver se esse, isso mesmo que ele vai ter que cumprir ou por causa que o advogado do Estado. Porque teve muita gente que j entrou ali e j saiu e tinha mais anos que ele e j saiu, s ele que t ali. ruim, fazer o qu, se essa a pena mesmo que tem que cumprir, tem (Laura grupo focal). A idealizao da liberdade do companheiro, na maioria dos relatos, est desconectada de uma vida amorosa satisfatria e vincula-se necessidade econmica, embora, na maioria das situaes, as mulheres constituam o suporte econmico da famlia. Nas palavras do administrador da priso: tudo com elas: sustentar a famlia, os filhos, o acompanhamento do processo e no sbado esto a. Nunca faltam. E trazem sempre a sacolinha: o dinheiro pr cigarro, aparelho de barbear, uma comida, uma roupa limpa (Gestor presdio ). No podemos desconsiderar as dificuldades laborais das mulheres, sabendo que na diviso sexual do trabalho a elas cabem as tarefas mais fatigantes, desvalorizadas socialmente e os menores salrios. Atualmente, 70% dos 1,3 bilho de pessoas que vivem em condio de pobreza no mundo so mulheres (Giffin, 2002). Essas mulheres provedoras afirmaram a importncia do homem como suporte econmico, embora se saiba que este homem sub-

Psicologia & Sociedade; 18 (3): 48-54; set/dez. 2006

empregado na priso quando egresso possui uma chance elevada de permanecer desempregado ou com trabalho precrio. Se ele tivesse na rua n, nossa situao seria bem melhor. Por causa que ele ganha muito pouco l na prefeitura, ele no chega a ganhar o salrio porque vai um tanto depositado l no banco (...). Tudo o que eu queria era ele na rua, porque eu t precisando dele na rua, porque na rua a gente tem muitos meios, que nem ele pode continuar trabalhando na prefeitura, pode de tarde ir no centro, lavar carro, sei l, eu sei que um dinheiro a mais que entra dentro de casa (Laura grupo focal). O trabalho para o apenado e suas famlias constitui referncia econmica, simblica e cultural. O trabalho permite a insero na vida social e prova do valor humano para a nossa sociedade. Neste sentido a importncia da sada do presdio para ajudar na economia domstica, est para alm de uma simples melhora econmica, pois reflete uma outra condio para os sujeitos, aceita socialmente e menos estigmatizada pela sociedade, talvez levando at a uma outra posio afetiva, menos resistente e embotada. Enquanto isso no acontece, restam algumas estratgias para resistir. As mulheres dos presos estabelecem relaes e formam redes informais, a partir dos encontros em horrios de visita. Elas partilham das mesmas frustraes e dificuldades e idealizam a liberdade do companheiro. Assim, a priso tambm lugar de encontro e troca de experincias entre elas, incluindo o compartilhar de angstias e de ansiedades. Outro suporte a religio que serve, muitas vezes, para evidenciar a possvel transformao ocorrida com o preso, podendo servir como redutor da penalidade e obteno de benefcios jurdicos para o apenado, embora possa significar a passagem de um tipo de controle social para outro (Wolff, 2002). A narrativa que segue mostra, na voz de uma das mulheres, o entendimento deste tipo de soluo para o enfrentamento do problema: A maioria ali em roda so da igreja, sabe, de igrejas sabe, inclusive at um vizinho mais prximo que ns temos l, uma vizinha, faz oraes por ele [o preso], me convidou para ir na igreja, nis fomos. (...) [Na igreja] eles so bem liberal, s a nica coisa que no pode ir em bailo, essas coisas assim. Essa igreja aqui que a mulher freqenta, at a irm dele t batizada nessa igreja ali, s que ns dois somos catlicos n, l de vez em quando um vai junto com eles pra... claro que pedir ajuda de deus nunca demais n... s deus pode fazer alguma coisa por ns, se no for ele, ningum mais pode fazer (Laura grupo focal). A igreja representa um lugar de socializao que produz sentimentos de pertencimento a um grupo onde os indivduos no precisam ocultar suas identidades. Os sistemas religiosos interpretam as dificuldades apresentadas pelos sujeitos em um contexto mais amplo de relaes entre o sagrado e o humano, produzindo uma resignificao dos comportamentos e transformando a experincia de

aflio destes sujeitos (Rabelo & Alves, 2000). Porm, avanar nesta discusso implicaria em um esforo analtico que foge ao escopo deste trabalho. Por ora, basta-nos entender que a religio tem o poder de transformar a experincia e imprimir novos sentidos, por meio dos processos imaginrios, redefinindo o lugar dos sujeitos e do crime.

Reflexes finais Neste estudo ouvimos os depoimentos de diversos atores: gestores, os presos e, em especial, as mulheres dos apenados. Uma das limitaes da pesquisa foi o nmero reduzido de mulheres que participaram dos grupos focais. Este fato se deu, em primeiro lugar, devido ao pequeno nmero de familiares que visitam os apenados, em segundo, ao dia e horrio estipulados para os grupos embora tenhamos consultado as pessoas e optado pelo horrio mais sugerido. Em ltimo lugar, trabalhar com este tema envolve temores e fantasias, como a de que os depoimentos poderiam incriminar os apenados, em vez de ajud-los. Portanto, a principal dificuldade do estudo foi a de adeso das mulheres pesquisa, fato a ser considerado no planejamento de novos estudos e intervenes com esta populao. Ressaltamos a importncia dos contatos institucionais para esclarecer as questes ticas da pesquisa e deixar claro que estudos deste tipo no se propem a culpabilizar o apenado, mas buscar possibilidades de atuao com este segmento social e auxiliar na construo de polticas pblicas para os presos. Na priso, historicamente, o foco de interveno da equipe tcnica psi o apenado, priorizando o levantamento de subsdios para avaliao judicial e culpabilizao do sujeito. Ou seja, os operadores psi contribuem com a segregao do apenado e de suas famlias, fazendo uso de procedimentos tcnicos que no contribuem com a escuta do sofrimento psquico. A escuta do sofrimento psquico, por sua vez, tem pouca viabilidade de acontecer, seja porque o nmero de profissionais insuficiente para a populao carcerria, ou porque no desejo da instituio priso que este tipo de trabalho se efetive. Ao buscar entender as mulheres dos presos em So Leopoldo, percebemos o quanto elas se mostram dependentes dos maridos e se submetem a situaes de controle explcitas ou implcitas, calcadas nos sistemas de dominao/explorao de classe e de gnero. Essas mulheres encontram-se sobrecarregadas pelas mltiplas tarefas que desempenham, incluindo o suporte econmico da famlia. A precariedade socioeconmica deste grupo social e as dificuldades de insero no mercado de trabalho nos permitem sugerir que oficinas de gerao de renda seriam oportunas como poltica pblica para produzir outros sentidos na vida destas famlias. A presena do estigma, negada pelos nossos interlocutores, mostrou-se presente nas entrelinhas dos discursos, na estrutura fsica pauperizada da instituio, no silncio das mulheres sobre o local onde os companheiros esto, nos discursos dos gestores responsabilizando as famlias pela
53

Guimares, C.F Meneghel, S.N.; Zwetsch, B.E.; Silva, L.B.; Grano, M.S.; Siqueira, T.P Oliveira, C.S. Homens apenados... .; .;

criminalidade. Est presente nas condies econmicas precrias destes apenados e de suas famlias que os condenam a serem sobrantes. A religiosidade apareceu como recurso que mantm alguma vitalidade num contexto em que o pobre no garantido, levando estas mulheres a creditarem a Deus a soluo para suas dificuldades. Diante do pecado do crime, estes indivduos ao freqentarem um estabelecimento religioso, passam a contar com mais uma rede de apoio social. Se o apenado pouco escutado, sua mulher o menos ainda, embora esta mulher se faa presente no decorrer da execuo penal e seja fundamental na re-incluso social do companheiro. Ressaltamos a inexistncia de aes de promoo sade e cidadania para a as mulheres dos presos, invisveis frente ao sistema de justia, onde a visita ntima, assim como a droga funcionam para acalmar os nimos e fazer funcionar a priso. Mesmo assim, as mulheres resistem. Elas conversam entre si, nos corredores do presdio, nos horrios de visita, nas filas de espera, apoiando-se em redes de parentesco e de vizinhana. Frisamos, mais uma vez, o poder de presso destas mulheres, a fim de fazer valer seus direitos e os direitos de seus companheiros, criando com isso um espao de denncia e de busca de igualdade de direitos.

Referncias
Agudelo, S. F. (1995). Violncia, cidadania y salud publica. In Congresso Iberoamericano, I Latinoamericano e III Brasileiro de Epidemiologia, pp. 1-24, Salvador. Arendt, H. (1994). Sobre a violncia. Rio de Janeiro: Relum-dumar. Bardin, L. (1979). Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70. Bento, V. E. S. (1985). Implantando a poltica de respeito aos direitos humanos dos presos no departamento do sistema penitencirio (DESIPE) do Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 37(3), 84-96. Bourdieu, P. (2002). A dominao masculina (2. ed.). Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil. Campos, L. F. L. & Dias, L. A. (1998). Psicologia em instituies penais: opinies e expectativas de psiclogos forenses. PsicoUSF, 3(1), 61-76. Fernandes, M. A. (1998). O trabalho do psiclogo no sistema penitencirio do rio grande do sul. Alethia,7, 41-49. Foucault, M. (1975/2000). Vigiar e punir: histria da violncia nas prises. Petrpolis, RJ: Vozes. Giffin, K. (2002). Pobreza, desigualdade e equidade em sade: consideraes a partir de uma perspectiva de gnero transversal. Cadernos de Sade Pblica, 18 (Supl.), 103-112. Goffman, E. (1961/1990). Manicmios, prises e conventos. So Paulo: Perspectiva. Goffman, E. (1988). Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Henn, R., Wolff, M. P., Oliveira, C., Meneghel, S. N. & Comte, M. (2003). Criminalidade e espao urbano. Projeto de pesquisa no-publicado, Programa de Ps-graduao em Comunicao, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. So Leopoldo, RS.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (2000). Censo 2000. Retrieved on 03/05/2004 from www.ibge.gov.br Krueger. R. (1998). Focus group: a practical guide for applied research. California: Sage. Menandro, P. R. (1984). A questo carcerria: um problema tcnico? Arquivos Brasileiros de Psicologia, 36(3), 62-89. Minayo, M. C. (1992). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. Rio de Janeiro: HUCITEC: ABRASCO. Minayo, C. & Souza, E. (1999). possvel prevenir a violncia? Reflexes a partir do campo da sade pblica. Cincia & Sade Coletiva, 4(1), 7-32. Paiva, A. D. (1998). A mulher presa e a mulher do preso: o resgate da identidade dentro de uma nova estrutura social. Psikh, 3(1), 19-22. Rabelo, M. & Alves, P. C. (2000). Experiencias de afliccin: y tratamiento en el mbito religioso. M. C. Minayo (Ed.), Salud y equidad: una mirada desde las ciencias sociales. (pp. 189-210). Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Safiotti, H. (1999). Gnero e patriarcado. So Paulo: PUC-SP. Santos, J. V. (Ed.) (1999). Violncias no tempo da globalizao. So Paulo: HUCITEC. Scott, J. (1990). Gnero: uma categoria til nas anlises. Histria, Educao e Realidade, 16(2), 5-22. Soethe, J. R.; Dias, R.; Bomfim, E.; Fortes, A.; Icaza, A. M.; Arnhold, A. & Monteblanco, D. (2001). Vale dos Sinos: resgate histrico e viso popular do desenvolvimento. Cadernos CEDOPE, 12(2), 1-34. Wacquant, L. (2001). As prises da misria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Wolff, M. P. (2002). Antologias de vidas e histrias na priso: emergncia e injuno de controle social. Tese de Doutorado nopublicada, Programa de Doctorado em Derechos Humanos e Liberdades Fundamentales. Zaragoza, Espanha.

Cristian Fabiano Guimares. Psiclogo, Mestre em Sade Coletiva UNISINOS. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Programa de Especializao em Sade da Famlia e da Comunidade. Av. Unisinos, 950 Cristo Rei So Leopoldo-RS, CEP: 93022-000. cfguima@uol.com.br Stela Nazareth Meneghel. Mdica, Doutora em Medicina Clnica UFRGS, Professora do PPG Sade Coletiva UNISINOS. Brbara Elisa Zwetsch, Luciano Bairros da Silva, Michelle da Silva Grano, Thas Pereira Siqueira. Bolsistas de Iniciao Cientfica. Carmen Silveira de Oliveira. Psicloga, Doutora em Psicologia Social PUC-SP, Professora da Unisinos.

Homens apenados e mulheres presas: estudo sobre mulheres de presos


Cristian Fabiano Guimares, Stela Nazareth Meneghel, Brbara Elisa Zwetsch, Luciano Bairros da Silva, Michelle da Silva Grano, Thas Pereira Siqueira, Carmen Silveira de Oliveira Recebido: 06/10/2005 1 reviso: 15/03/2006 2 reviso: 05/06/2006 Aceite final: 05/07/2006

54

Вам также может понравиться