Вы находитесь на странице: 1из 15

Balanceamento de equaes pelo mtodo de Redox ( Oxirreduo )

Em uma reaco se um elemento se oxida, tambm deve existir um elemento que se reduz. Recordar que uma reaco de Oxirreduo no mais do que uma perca e gasto de electres, quer dizer, despreendimento ou absoro de energa (presena de luz, calor, electricidade, etc.) Para balanar uma reaco por este mtodo , devem-se considerar os seguintes passos 1)Determinar os nmeros de oxidao dos diferentes compostos que existem na equao. Para determinar os nmeros de oxidao de uma substncia, dever-se- ter em conta o seguinte: Em uma frmula sempre existem na mesma quantidade os nmeros de oxidao positivos e negativos O Hidrognio quase sempre trabalha com +1, a excepo dos hidretos onde trabalha com 1 O Oxignio quase sempre trabalha con 2 Todo elemento que se encontre s, isto no unido a outro, tem um nmero de oxidao 0 2) Uma vez determinados os nmeros de oxidao, se analiza elemento por elemento, comparando o primeiro membro da equao com o segundo, para ver que elemento qumico troca seus nmeros de oxidao 0 0 +3 2 Fe + O2 Fe 2 O 3 Os elementos que trocam seu numero de oxidao so o Ferro e o Oxignio, j que o Oxignio passa de 0 a 2 e o Ferro de 0 a +3 3) se comparam os nmeros dos elementos que variaram, na escala de Oxirreduco 0 0 +3 2 Fe + O2 Fe 2 O 3 O ferro oxida em 3 e o Oxignio reduz em 2

4) Se o elemento que se oxida ou se reduz tem numero de oxidao 0 , se multiplicam os nmeros oxidados ou reduzidos pelo sub-ndice do elemento que tenha nmero de oxidao 0 Ferro se oxida em 3 x 1 = 3 Oxigenio se reduz em 2 x 2 = 4 5) Os nmeros que resultaro se cruzam, quer dizer o nmero do elemento que se oxidou sobrepemse ao que foi reduzido e vice-versa. 4Fe + 3O2 2Fe2O3 Os nmeros obtidos finalmente se colocam como coeficientes do membro da equao que tenha mais trminos e da se continua balanceando a equao pelo mtodo de tentativa e erro Otros ejemplos K Cl O 3 KCl + O2 +1 +5 2 +1 1 0 K Cl O 3 KCl + O2 Cl reduz em 6 x 1 = 6 O Oxida em 2 x 1 = 2 2KClO3 2KCl + 6O2 Cu + HNO3 NO2 + H2O + Cu(NO3)2 0 +1 +5 2 +4 2 +2 2 +2 +5 2 Cu + HNO3 NO2 + H2O + Cu(NO3)2 Cu oxida em 2 x 1 = 2 N reduz em 1 x 1 = 1 Cu + HNO3 2NO2 + H2O + Cu(NO3)2

Cu + 4HNO3 2NO2 + 2H2O + Cu(NO3)2

xido-reduo ( REDOX)

Significa transferncia de eltrons e conseqentemente variao do n. de oxidao (nox).

Conceitos 1. Oxidao: oxidar significa perder eltrons e conseqentemente aumentar o nox. 2. Reduo: reduzir significa ganhar eltrons e conseqentemente diminuir o nox.

3. Agente oxidante: a espcie qumica que contm o elemento que sofre reduo. O oxidante provoca a oxidao de outra espcie qumica na reao. 4. Agente redutor: a espcie qumica que contm o elemento que sofre oxidao. O redutor provoca a reduo de outra espcie qumica na reao. Observaes: 1) Quem oxida ou quem reduz sempre elemento qumico. 2) O agente oxidante e o agente redutor sempre esto do lado dos reagentes da reao. 5. Nmero de oxidao: a carga que o elemento tem ou adquire durante a reao. Tipos de nox: a) Nox real: a carga que o elemento j possui. caracterstica de compostos inicos. b) Nox aparente: a carga que o elemento adquire quando suas ligaes forem rompidas durante a reao. caracterstica de compostos covalentes. Obs.: Nox na ligao covalente dativa ou coordenada. Situao A

Situao B

Regras para o clculo de nox. 1.a O nox de uma substncia simples ou de um elemento qumico vale sempre zero.

Conceito As transformaes qumicas podem ser divididas em dois grandes grupos: - reaes nas quais os elementos participantes no tm alterados seus nmeros de oxidao; so reaes semoxirreduo. - reaes nas quais um ou mais elementos tm alterados seus nmeros de oxidao; so reaes com oxirreduo. Exemplo:

Na primeira reao, o nmero de oxidao do Zn alterado de zero (Zn) para +2 (Zn(OH)2), e o tomo de mercriopassa de +2 (HgO) para zero (Hg). Na segunda reao, todos os elementos conservam seus nmeros de oxidao. Oxidantes e Redutores Oxidao o aumento do nmero de oxidao, e reduo a diminuio do nmero de oxidao. Vejamos uma reao bem simples, que ocorre em meio aquoso:

uma reao de oxirreduo, pois os elementos tiveram seus nmeros de oxidao alterados. O Zn, ao passar para Zn2+, perdeu dois eltrons, sofrendo oxidao: Zn 2e- Zn2+ O Cu2+, ao passar para Cu, ganhou dois eltrons, sofrendo reduo: Cu2+ + 2e- Cu Os fenmenos de oxidao e reduo so concomitantes: se existe substncias que ganham eltrons, deve haver substncias que perdem eltrons; as primeiras provocam oxidao, e as outras, reduo. D-se o nome de oxidante ao elemento ou substncia que provoca oxidao, e de redutor, ao elemento ou substncia que provoca reduo.

Resumindo: O oxidante ganha eltrons e se reduz, e o redutor perde eltrons e se oxida. A oxidao, portanto, corresponde perda de eltrons, e a reduo, ao ganho de eltrons. Essas concluses so vlidas quando esto envolvidos apenas ons simples. o caso do nosso exemplo. Na maior parte das vezes, a modificao do nmero de oxidao no se deve a uma transferncia de eltrons, mas sim a uma modificao na estrutura das substncias. Veja, por exemplo, o caso da reao:

Cada mangans, ao ter alterado seu nmero de oxidao +7 para +2, abandona a estrutura MnO4-, passando a Mn2+. Cada carbono, ao passar de +3 para +4, deixa a estrutura C2O42-, passando estrutura CO2. Nesse caso, apesar de a variao do nmero de oxidao ocorrer como conseqncia de modificaes estruturais, prtico considerar que houve ganho e perda de eltrons. O mangans, ao passar de +7 para +2, comportou-se como se tivesse ganho cinco eltrons, fato altamente improvvel, j que a transferncia de mais de trs eltrons muito difcil. O carbono, por sua vez, ao passar de +3 para +4, comportou-se como se tivesse perdido um eltron. Ao adotar a transferncia de eltrons, admitindo ganho ou perda, estamos fazendo uma simplificao til e prtica.

ANLISE GRAVIMTRICA
A anlise gravimtrica de fcil utilizao, suas principais vantagens so o fato de ser simples tanto em questo de aparelhagem quanto em clculos finais e extremamente precisa quando realizada com cuidado, mais porem sua realizao demorada e com possveis erros acumulativos (um erro vai acumulando juntamente com outro, formandouma cadeia de erros). A anlise gravimtrica tem por finalidade a obteno de substncias mais puras possveis de uma mistura, atravs de vrios processos de transformao da mistura, assim podendo separar os constituintes da mistura, e deixar qualquer um deles o mais puro possvel, utilizando-se a massa da substancia pura para determinar quanto desta tinha na amostra. Pode-se descobrir a quantidade de determinada amostra em uma mistura de forma indireta pela massa, separando e purificando a substncia qumica, e usando de clculos estequiomtricos para calcular a sua massa ou sua quantidade real na determinada mistura. Seus clculos so baseados nos peso atmicos e peso molecular. A anlise gravimtrica um nome geral para esse tipo de separao de misturas, podendo ser usadas varias tcnicas para realizao desta anlise. EX: precipitao qumica, eletrodeposio, volatilizao ou Extrao.

Precipitao Qumica

Precipitao

adicionada a amostra uma substncia a qual reage com a amostra, com a finalidade de formar um precipitado que separe da amostra a substancia a qual se que purificar. Para uma maior purificao os precipitados devem ser insolveis na grande maioria dos solventes, no reagir com o ar ou gua e ser fcil de filtrar.

Volatilizao
S pode ser feito na amostra se a substancia a qual se quer purificar for nica voltil. Pode ser de maneira direta ou indireta. Direta quando evaporamos a substancia em questo e usamos outra para absorv-la previamente pesada, aps a evaporao e absoro da substancia em questo pesa-se a substncia absorvedora e o seu ganho de peso indica o volume da substncia em questo, e de maneira indireta quando evaporamos a substancia em questo e a massa que sobra pesada, notando assim que o desfalque de massa a substancia em questo que evaporou.

Sumrio 1 Introduo --------------------------------------------------------------- 32 Objetivos --------------------------------------------------------------- 73 Procedimentos Experimentais 3.1 Materiais e Reagentes ---------------------------------------------- 7 3.2 Procedimento -------------------------------------------------------- 8 4 Resultados e Discusso ------------------------------------------------------ 95 Concluso --------------------------------------------------------------- 116 Bibliografia ------------------------------------------------------------- 11 1. INTRODUO Dificilmente, de forma natural, encontra-se uma substncia em sua forma pura. Mesmo em laboratrio, a maior parte dos compostos no possui pureza maior que 99%. Nestes casos, no h grande necessidade de se realizar a purificao do composto. Porm, quando o composto est contaminado com uma porcentagem maior de impurezas, pode-se purific-lo atravs de um processo chamado gravimetria. A gravimetria um mtodo analtico quantitativo, que consiste na separao e pesagem de um elemento ou composto na sua forma mais pura possvel. Existem vrios tipos de anlises gravimtricas: a gravimetria por precipitao, na qual o composto analisado separado de uma soluo da amostra como um precipitado e convertido a uma espcie de composio conhecida e que pode ser pesada; a gravimetria de volatilizao, na qual o composto analisado isolado dos outros constituintes da amostra pela converso a um gs de composio qumica conhecida. O peso desse gs serve ento como uma medida da concentrao do composto. A eletrogravimetria, na qual o composto analisado separado pela deposio em um eletrodo por meio do uso de uma corrente eltrica, e a massa desse produto fornece ento uma medida da concentrao do composto; e a titulao gravimtrica, na qual a massa do reagente, com concentrao conhecida, requerida para reagir completamente com o composto analisado fornece a informao necessria para determinar a sua concentrao. (1) Neste caso, o mtodo gravimtrico estudado ser a gravimetria por precipitao. Para ser analisado por este mtodo, o composto ideal deve ser insolvel, facilmente filtrvel, com alto grau de pureza e deve ter sua composio conhecida. Como dificilmente um composto rene todos estes requisitos, algumas tcnicas podem aperfeioar as propriedades dos precipitados na gravimetria, como por exemplo, o resfriamento da

soluo, que, em geral, diminui a solubilidade do composto slido. (2) Neste mtodo, o analito (composto que est sendo analisado) transformado em um precipitado pouco solvel. Ento, esse precipitado filtrado, lavado para a remoo de impurezas, convertido a um produto de composio conhecida por meio de um tratamento trmico adequado e pesado. Este mtodo utilizado, por exemplo, para determinao de clcio em guas naturais, e recomendado pela Association of Official Analytical Chemists. Para esta anlise, se adiciona cido oxlico em excesso soluo aquosa contendo a amostra. Aps, se adiciona amnia, que neutraliza o cido e faz com que o clcio precipite na forma de oxalato de clcio. Em seguida, o oxalato de clcio filtrado, pesado e calcinado, convertendo o oxalato de clcio a xido de clcio. Aps o resfriamento, o xido de clcio pesado e a massa de clcio determinada a partir da massa do xido. Em casos em que h a necessidade de reagir o analito para que este precipite, importante que se utilize um reagente especfico, que s reaja com o analito desejado, ou ento, como estes reagentes so muito raros, que se utilize um reagente seletivo. Os reagentes seletivos reagem apenas com alguns tipos especficos de substncias ou ons. O tamanho dos cristais do precipitado tambm importante para a anlise gravimtrica: no podem ser pequenos a ponto de passar atravs do filtro ou de entupi-lo. Isto porque o precipitado deve ser facilmente filtrado e, alm disso, cristais menores tm maiores reas superficiais, o que facilitaria a agregao de substncias contaminantes ao precipitado (2). Pode-se observar, ento, que a anlise gravimtrica por precipitao se utiliza, quase que basicamente, de conceitos de solubilidade de compostos e de estequiometria, em termos de massas. Para se utilizar dos conceitos de solubilidade, deve-se conhecer a polaridade dos compostos formados por reao em meio aquoso, para que estes possam precipitar naturalmente, ou ento, os fatores que alteram a solubilidade de compostos solveis, para que se possa favorecer a precipitao destes compostos. Os compostos apolares precipitveis geralmente so sais que possuem momento dipolar baixo ou que tendem a ser nulos. Um exemplo o iodeto de chumbo, PbI2. Pela eletronegatividade da estrutura, sua interao em meio aquoso dificultada devido sua polaridade. J os compostos solveis em gua possuem diferentes coeficientes de solubilidade a diferentes temperaturas e presses. Sendo o composto solvel alta temperatura ou mesmo temperatura ambiente, necessrio baixar a temperatura at que a solubilidade seja mnima. O mesmo vale para a presso, pois, geralmente, a solubilidade de um composto slido diretamente proporcional presso. Na tabela a

seguir, so apresentados os coeficientes de solubilidade de alguns sais, em diferentes temperaturas: Sal 0C KClO3 Temperatura 10C 2 20C30C40C50C60C70C80C90C100C 4 7 30 35 20 46 63 80 8 11 32 36 30 55 77 88 10 16 36 13 22 39 19 30 42 23 38 45 30 47 48 37 57 51 45 68 54 39,5 58 80 57 40 -

K2Cr2O7 5 KCl NaCl KNO3 26 34 13

36,5 37 44 66 96 62 76 -

37,5 38 89 85 96 -

38,5 39 -

Pb(NO3)237 CaCl2 NaNO3 59 73

Tabela A - Coeficientes de solubilidade (em g/100ml de gua) de alguns sais em diferentes temperaturas (em valores aproximados). Pelas informaes contidas na tabela, pode-se observar que alguns sais so mais solveis que outros, e que a temperatura tambm influencia na solubilidade dos sais de forma diferente. Para alguns, o aumento da temperatura aumenta significativamente a solubilidade, como por exemplo, o KNO3, enquanto que para outros sais, o aumento da temperatura aumenta ligeiramente a solubilidade, como o caso do NaCl. Para fazer com que um sal solvel precipite, basta resfriar a soluo at uma temperatura em que o coeficiente de solubilidade seja menor do que a massa do analito dissolvida previamente. Quanto estequiometria, utilizada para o conhecimento do rendimento da purificao e/ou a porcentagem de pureza da substncia, pela proporcionalidade da massa inicial da substncia impura. 2 OBJETIVOS

Aprender as tcnicas de decantao, filtrao, lavagem e secagem de precipitados; Determinar o rendimento de uma reao de precipitao.

3 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 3.1 Materiais e reagentes


Papel de filtro; Balana eletrnica semi-analtica. Fabricante: BEL ENGINEERING; Becker de 250 mL ( 5%). Fabricante: SATELIT; Becker de 400 mL ( 5%). Fabricante: SATELIT; Pra; Pipeta de 10 mL (1/10). Fabricante: RONI-ALZI; Pisseta de 250 mL. Fabricante: J.PROLAB. Proveta de 100 mL (1/1). Fabricante: RONI-ALZI; Suporte Universal; Anel; Funil de haste longa; Vidro de relgio; Dessecador; Nitrato de Chumbo (II) (Pb(NO3)2) a 0,1 mol/L; Iodeto de Potssio (KI) a 0,1 mol/L.

3.2 Procedimento

Inicialmente, o papel de filtro a ser utilizado foi pesado utilizando uma balana eletrnica semi-analtica. Com uma pipeta de 10 mL, foram adicionados 5,00 mL de nitrato de chumbo (II) (Pb(NO3)2) a 0,1 mol/Lem um Becker de 250 mL. Posteriormente, utilizando uma pisseta, foram adicionados 50 mL de gua destilada no Becker em questo. Em seguida, foram adicionados 15,00 mL de iodeto de potssio (KI) a 0,1 mol/L lentamente a esse mesmo Becker. Feito o procedimento, 5 minutos foram aguardados. A cada 1 minuto uma agitao era feita no Becker. Utilizando o suporte universal, anel, funil de haste longa, papel de filtro e um Becker de 400 mL, o processo de filtrao foi iniciado. Todo contedo presente no Becker de 250 mL foi adicionado lentamente ao funil de haste longa (onde o papel de filtro estava localizado). O processo de filtrao do precipitado ocorria medida que todo o lquido estava sendo armazenado em um Becker de 400 mL que se encontrava devidamente localizado. Assim que ocorreu toda a filtrao do precipitado, uma lavagem do mesmo foi feita por trs vezes utilizando gua destilada. Aps o processo de filtrao ser realizado novamente, o papel de filtro foi aberto em um vidro de relgio e colocado em um dessecador. Aps o perodo de uma semana, o papel de filtro foi novamente pesado utilizando uma balana eletrnica semi-analtica. 4 RESULTADOS E DISCUSSO Ao ser pesado o papel de filtro, antes da filtrao, este apresentou massa igual a 1,09g. Aps a adio do precipitado, e este ter ficado uma semana no dessecador, o papel de filtro apresentou a massa de 1,19g. Podemos concluir assim que a massa do precipitado foi de 0,10g. O precipitado formado foi decorrente da seguinte reao: Pb(NO3)2(aq) + 2KI
(aq)

PbI2(s) + 2KNO3(aq)

Precipitado Insolvel Aps a reao acima, verificou-se que o Iodeto de Chumbo apresentou uma colorao amarelo brilhante, enquanto o Nitrato de Potssio apresentou-se incolor.

O Iodeto de Potssio se precipita quando a concentrao dos seus ons na soluo tiverem em quantidade suficiente para ultrapassar o produto de solubilidade do mesmo. O rendimento do precipitado obtido pode ser calculado da seguinte forma: 1 mol de Pb(NO3)2 ------ 1 mol de PbI2 m Pb(NO3)2 ----- m PbI2 m utilizada ----- x 331,2g ---- 461g 0,16 ---- x x = 0,22g 0,22g ---- 100% 0,10g ---- y y = 45,4 % Sabendo-se que: Peso Molecular (PbI2) = 207,2 + 126,9 x 2 = 461,0 g/mol Peso Molecular (Pb(NO3)2) = 207,2 + 14 x 2 + 16 x 6 = 331,2 g/mol E, massa de 5 mL Pb(NO3)2 0,1 mol.L-1 aps a adio de 100 mL de gua destilada: M1 x V1 = M2 x V2 0,1 x 5 = M2 x 105 M2 = 4,76x10-3 mol.L-1

M= __m___ m = 4,76x10-3 x 331,2 x 0,105 = 0,16 g PM X V(L) Atravs dos clculos foi observado o baixo rendimento obtido. Esse resultado pode ser atribudo a alguns fatores dentre os quais destacamos:

A perda de amostra durante o procedimento: a amostra retida no Bcker aps a transferncia da soluo para o funil e a no utilizao do basto de vidro pra direcionar o fluxo da soluo; Erros de paralaxe; Erros de pesagem decorrentes tanto da impreciso da balana quanto possveis erros de manipulao da mesma; A no lavagem correta da substncia;

5- CONCLUSO Pode-se concluir que a gravimetria por precipitao um processo relativamente simples. Entretanto, para se obter um resultado satisfatrio necessrio ateno e cuidado a todas as etapas do processo, para que no ocorram erros como os que foram citados nos Resultados e Discusso, pois o objetivo a obteno do precipitado puro e com alta eficincia. 6- BIBLIOGRAFIA
1

SKOOG; Fundamentos de Qumica Analtica.

HARRIS, Daniel C. Anlise Qumica Quantitativa. Traduo de Jairo Bordinho. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Вам также может понравиться