Вы находитесь на странице: 1из 2

Anna Szatyowicz

O ecletismo e a monarquia constitucional no Brasil no sculo XIX


O ecletismo filosfico significa uma conciliao de teorias provenientes de diferentes sistemas filosficos ou uma reunio de ideias que no formam nenhuma unidade. No Brasil era difundido, entre outros similares, o pensamento de Victor Cousin (1792-1867), para quem o ecletismo ou espiritualismo era um intento de reunir os elementos de varias doutrinas, ou seja, integrar diversas perspectivas para construir uma doutrina nova e melhor1. Outra personagem importante para os brasileiros era Silvestre Pinheiro Ferreira (1793-1867). O Brasil adaptou as ideias do ecletismo no seu pensamento poltico especialmente durante o primeiro reinado, nos anos 1840-18892. A monarquia constitucional comeou j no ano 1824 com a promulgao da Constituio liberal, baseada nas ideias da Constituio francesa. No Brasil a monarquia garantia a estabilidade poltica, e a constituio dava os direitos liberais ao povo. Parece que o papel do ecletismo nessa forma do governo foi bastante importante. Tentarei de provar essa tese. Em primeiro lugar, o ecletismo justificava a forma de governar, ou seja, a monarquia constitucional. A parte importante desse sistema poltico era o poder moderador representado pelo imperador. Era ele quem equilibrava as ideias opostas dos polticos de acordo com o ecletismo. Em segundo lugar, a filosofia espiritualista justificava tambm o liberalismo implicado na forma de governar. Era uma escola de livre escolha de ideias, que valorizava o ser humano e a sua espiritualidade. E claro que o homem tem de conhecer muitas teorias para poder analis-las e valoriza-las, aplicando qual quiser a sua realidade. Por isso o ecletismo garantia a unidade da nao apesar da unanimidade da elite brasileira. Em terceiro lugar, a ideia do bem superior era do que precisava o povo novo no seu caminho para a construo da identidade. O pas dominado desde o seu inicio pelos grandes proprietrios de terras procurava superar os interesses individuais. Era notvel a diversificao dos habitantes que formavam desde o 1822 um pais independente e era preciso a sua incluso na nao nova.
1 2

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecletismo Ubiratan Borges de Macedo, A liberdade no Imprio o pensamento sobre a liberdade no imprio brasileiro, 1977, p. 64

Alm disso, o ecletismo proponha a defesa das ideias cristas ao mesmo tempo cortando os laos com o poder da Igreja. Dessa ideia gostaram os brasileiros recm-emancipados. O espiritualismo justificava uma moral secular, baseada na razo e no no catolicismo. Resumindo, o ecletismo era uma filosofia da dignidade do homem e da liberdade da conscincia. Proponha ideias que tinham o poder de unificar a coletividade brasileira e garantir a tranquilidade do estado. Dava fim s disputas entre os liberais e conservadores conciliando as ideias polticas e reforando o nacionalismo do pas novo.

Escrito a base do material da aula 3 da apostila.

Вам также может понравиться