Вы находитесь на странице: 1из 10

Republica de Angola Universidade Independente de Angola Unia

Trabalho Extra-Classe de Computaao Numerica


Tema:Teoria dos Erros

Nome:Joseph Constantino Rodrigues Nsongo N110710 Periodo:Vespertino Curso:E.E.T

Luanda aos 30 de 03 de 2012

O docente ____________________

Indice
Introduao..................................................................pg.03 Erro absoluto e relativo..............................................pg.04 Propagaao de Erros.................................................pg.05 Fontes de Erros.........................................................pg.07 Erros de arredondamento e trucamentos..................pg.08 Conclusao..................................................................pg.09 Referencias Bibliograficas..........................................pg.10

10

Introduao
Defini-se Erro como sendo a diferena entre o valor medido e o verdadeiro valor da grandeza O ato de medir , em essncia, um ato de comparar, e essa comparao envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.) Se tomarmos o real sentido da palavra, s cometeramos erro quando efetuamos amedio de uma grandeza cuja medida j perfeitamente conhecida. Assim, se efetuarmos a medio do metro padro internacional, e o resultado der 1,08m, teremos cometido um erro na medio. Esse erro chamado Erro verdadeiro ( ) e vale : , onde x a medida obtida da mediao e X o verdadeiro valor da grandeza.

10

Tipos de Erros
Os erros possveis de serem cometidos, quando efetuamos medies de uma grandeza fisica qualquer,sao de tres tipos: Grosseiros; sistematicos e acidentais. GROSSEIROS so aquele cuja diferena do valor esperado to grande que salta aos olhos.Esse tipo de erro ns simplesmente desprezamos e refazemos aquela medio.Normalmente so fruto da falta de cuidado ou da impercia do operador. ERROS SISTEMTICOS so os que ocorrem sempre no mesmo sentido, isto ,todas as vezes que efetuamos a medio, cometemos erro para mais ou para menos; elesso detectveis pela ateno de algum que descobre a existncia de uma causa. ERRO ACIDENTAL independe de qualquer dos fatores acima descritos; eles ocorrem, para mais ou para menos, independentemente do zelo e percia do operador.

Erro Absoluto e Relactivo


Erro Absoluto :Seja X o valor exacto de uma quantidade e x o valor aproximado dessa mesma quantidade. Chama-se erro absoluto ao mdulo da diferena entre o valor exacto e o valor aproximado, ou seja: X - Valor exacto x - Valor aproximado =|X-x| Erro Relativo : Chama-se erro relativo de um nmero aproximado x razo entre o erro absoluto desse nmero e o mdulo do nmero exacto correspondente, ou seja:

No entanto, na prtica no temos acesso ao erro relativo e temos que usar o majorante deste. Se muito menor que ento,

10

Propagaao de Erros
A propagaao de erros diz basicamente respeito funao .

Adiao
1) 2) 3) 4)

Substituindo na equaao 4) os valores de X e Y pelos das equaoes 1) e 2) temos que:


5)

Como
6) 7)

, podemos substituir aqui os valores das 4) e 5), ficando: , entao

Tendo o valor de

,podemos calcular o erro relativo,

Aplicando mdulos a ambos os lados para obter o erro relativo.

Entao o erro relativo de propagaao na adiao dado por:

Subtraao

Entao o erro relativo de propagaao na substituiao dado por:

10

Multiplicaao
1) 2) 3) 4)

Substituindo na equaao 4) os valores de X e Y pelos das equaoes 1) e 2),temos que:


5)

Dado que o valor de tende para para zerto,nao o vamos considerar daqui para o futuro,podendo entao apresentar a equaao 5) na seguinte forma:
6)

Comparando esta equaao com a equaao 3) podemos concluir que o erro absoluto dado por:
7)

Com o valor dado em 7), e dividindo tudo por z,temos:


8)

Aplicando mdulos a ambos os lados,obtemos o erro relativo, que dado por:

Divisao A demonstraao para o caso da divisao um tudo semelhante a anteriormente vista para a multiplicaao.

Potencia Se ,entao temos:

Raiz
Se , entao temos:

10

Fontes de erros
Os erros associados a todas medies podem ter suas origens em vrias fontes ou fatores inerente a: Os dados de entrada do problema; A formulao do problema a solucionar; Os mtodos empregados para solucionar o problema. No caso dos erros pelos dados de entrada do problema so devido a que as magnitudes se obtm experimentalmente, com influncia de erros instrumentais, as condies do experimento e os mtodos de medio adotados. Tambm pode dever-se a que o dado de entrada do problema, resultado de outro processo prvio. Na formulao do problema identificamos outro tipo de fonte de erro, que pode no estar relacionado com a funo do modelo matemtico, mas se com a forma em que o clculo efetuado, atravs de algoritmos. Pode ser que dois algoritmos diferentes, equivalentes do ponto de vista algbrico, no sejam semelhantes do ponto de vista numrico, devido forma em que os erros se propagam atravs de ambos os algoritmos. Sob este ponto de vista, deve-se definir a estabilidade ou condicionamento do problema: Todo problema requer de dados de entrada e origina, ao menos, uma sada ou resultado [LEYVA&SILVA, 2002] Se mudanas pequenas nos dados de entrada produzem mudanas pequenas na sada, diz-se que o algoritmo estvel (ou problema bem condicionado) e, em caso contrrio, indica-se como algoritmo instvel ou problema mau condicionado. Alm disso, importante a velocidade de convergncia do algoritmo, quer dizer, a quantidade de repeties ou reiteraes necessrias para obter uma soluo com certo nvel de aproximao. Para encontrar a soluo do problema, tm-se vrias fontes de erros: Equvocos na realizao das operaes, por causa de clculos manuais, ou por problemas na programao de clculos automatizados Esta fonte de erro controlvel e pode finalmente ser ignorada (erro de vulto). Por aproximar a soluo a soluo analtica de um problema por meio de um mtodo numrico; em geral som causado pela substituio de um infinito (somatria ou integral) ou um infinitesimal (diferenciao) por uma aproximao finita (erro de truncamento): nmero finito de termos em uma srie de infinitos termos. Aquela que provm da impossibilidade de realizar os clculos aritmticos com preciso ilimitada; por exemplo, nmeros irracionais que devem ser manipulados com uma quantidade

10

Erro de Arredondamento e Trucamento


Erros de arredondamento - So erros causados pela necessidade de representar os nmeros com um nmero finito de dgitos durante a execuo de uma operao. Erros de truncatura - So erros causados pela truncatura de um processo matemtico infinito. Ex: na pratica temos que despresar termos a partir de uma certa ordem. Os erros de truncatura e de arredondamento so por conseguinte introduzidos durante o processo computacional.

10

Conclusao
As grandezas fsicas so determinadas experimentalmente por medidas ou combinaes de medidas. Essas medidas tem uma incerteza intrnseca que advm das caractersticas dos equipamentos utilizados na sua determinao e tambm do operador. Assim, a experincia mostra que, sendo uma medida repetida vrias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador ou por vrios operadores, os resultados obtidos no so, em geral, idnticos. A maneira de se obter e manipular os dados experimentais, com a finalidade de conseguir estimar com a maior preciso possvel o valor da grandeza medida e o seu erro, exige um tratamento adequado que o objetivo da chamada Teoria dos Erros, e que ser abordada aqui na sua forma mais simples e suscinta.

10

Referencias Bibliograficas
Apostila do curso de Matematica Computacional vol. I e II Manual de Introduao a teoria de erros Manual de teoria dos Erros e medidas graficas www.colegioweb.com www.google.com.br www.wikipedia.com

10

Вам также может понравиться