Вы находитесь на странице: 1из 2

JORNADAS TECNOLGICAS MOTIVANDO O PROFESSOR DE ENSINO MDIO PARA O PROJETO JOVEM

No dia 21 de agosto de 2007 teve incio na FEl a primeira etapa do Projeto JOVEM (Jornadas de Valorizao das Engenharias no Ensino Mdio). Esta etapa, chamada de Jornadas Tecnolgicas e coordenada pelo Prof. Roberto Baginski, reuniu no campus de So Bernardo do Campo, durante 4 dias, 12 professores das 4 escolas de ensino mdio que esto participando com a FEl deste projeto que conta com apoio financeiro do governo federal, dentro do programa PROMOVE. O PROMOVE, lanado atravs de edital em julho de 2006 voltado ao apoio a projetos inovadores que visem interao das escolas de engenharia com as atividades de ensino de cincias exatas e naturais de nvel mdio. Dentre os objetivos do edital buscava-se a divulgao das reas de engenharia entre alunos e professores de nvel mdio, atravs de atividades didticas, eventos cientficos, culturais e tecnolgicos, incluindo laboratrios, oficinas, ncleos de experimentao cientfica e feiras de cincias, entre outros. A proposta deveria tambm enfatizar a insero econmica e social das engenharias na sociedade contempornea e finalmente fomentar atividades de motivao, aprimoramento contnuo e atualizao de professores de cincias exatas e naturais.

No Estado de So Paulo tivemos cinco propostas aprovadas (FEl, ITA, UFABC, ESALQ e UNESP), entre elas a que foi submetida pelo Centro Universitrio da FEI. Vale destacar que o Centro Universitrio da FEl foi a nica instituio no pblica do Estado de So Paulo, que teve a sua proposta aprovada. Para participar do edital, a instituio proponente deveria ser pblica ou privada sem fins lucrativos, voltada ao ensino de engenharia. Todas as propostas passaram inicialmente por uma avaliao de elegibilidade e a seguir por uma avaliao de mrito. Nesta segunda etapa, de carter competitivo e classificatrio, um Comit de Avaliao analisou o mrito das propostas pr-qualificadas de acordo com critrios definidos no edital. O projeto da FEl foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de docentes, e tem como objetivo divulgar junto populao escolar de nvel mdio a contribuio das cincias exatas e naturais para a prtica das engenharias, ressaltando a importncia desta rea profissional no desenvolvimento das sociedades modernas, centradas na tecnologia, inovao e sustentabilidade, assim como as oportunidades que o mercado de trabalho oferece aos profissionais qualificados e envolvidos com cincia e tecnologia. Como objetivo especfico, pretende-se criar um canal permanente de comunicao entre os nveis de ensino mdio e superior, aproximando as expectativas e otimizando os resultados dos dois nveis de ensino atravs da disponibilidade dos recursos tcnicos, humanos e laboratoriais da FEI. Considera-se esta estratgia uma das muitas maneiras de exerccio da responsabilidade social na medida em que compartilha com a sociedade os processos e resultados obtidos pela FEl, historicamente voltada ao desenvolvimento tecnolgico com forte embasamento humanstico. Reafirma-se assim a vocao histrica dos jesutas comprometidos com uma educao que leva ao no nvel pessoal, relacionada ao crescimento interno do aluno, e no nvel social, na medida em que o aluno assume seu compromisso com a sociedade e se transforma em agente de mudana. As atividades do projeto esto divididas em cinco grandes fases: Jornadas Tecnolgicas, na qual os professores das escolas de ensino mdio participam de ativi-

PRMIOS E PROJETOS BEM SUCEDIDOS

Vagner Bernal Barbeta1

1 Professor Doutor do Depto. de Fsica do Centro Universitrio da FEI.

43

PRMIOS E PROJETOS BEM SUCEDIDOS

dades na FEl envolvendo as vrias reas da engenharia; Engenharia nas Escolas, desenvolvida nas escolas de ensino mdio; Escolas na Engenharia, onde os alunos do ensino mdio participam de atividades na FEl; Desenvolvimento de Projetos, fase em que os alunos so orientados por professores de suas escolas e da FEl na construo de prottipos nas reas de engenharia, e a ltima fase, a Competio, evento em que os alunos apresentam suas criaes. Nossos parceiros nesta empreitada so duas escolas pblicas (E.E. Benedito Tolosa e E.E. Rui Bloem) e duas escolas privadas (Colgio So Luis e Colgio Vera Cruz). So escolas diferenciadas no apenas pela sua localizao geogrfica, mas principalmente por atenderem uma clientela

escolar com perfis socioeconmicos bastante distintos. A avaliao preliminar da primeira etapa, que contou com a colaborao de professores de todas as reas de engenharia oferecidas pela FEl, superou as expectativas de todos. Os participantes das escolas de nvel mdio foram unnimes em afirmar que j nesta primeira fase visualizaram novas perspectivas de atuao, possibilitando contextualizar alguns dos conceitos que desenvolvem normalmente em sala de aula. Afirmaram que uma iniciativa desta natureza deveria ser muito mais abrangente e contnua, sugerindo que deveriam ser feitas sistematicamente parcerias entre a FEl e outras escolas de nvel mdio, para que a experincia vivenciada por eles pudesse ser estendida para um pblico docente maior.

PRECISA-SE DE ENGENHEIROS1

O esforo de modernizao tecnolgica das empresas pode esbarrar na falta de profissionais qualificados para o desenvolvimento de novos produtos e processos e tornar incuas as polticas oficiais de incentivo inovao. A atividade econmica comea a dar sinais de crescimento e alguns setores tm encontrado dificuldades para contratar engenheiros. A Ford, por exemplo, quer ampliar a sua equipe de 800 engenheiros e busca especialistas nas reas de Mecnica, Eltrica, e Produo. Mas o mercado, que h cinco anos estava saturado, no consegue atender demanda, reconheceu recentemente Jos Carlos Esquaiela, supervisor de Recursos Humanos da empresa. O Pas forma algo em torno de 15 mil engenheiros por ano, seis para cada mil pessoas economicamente ativas. Nos Estados Unidos e Japo, a proporo de 25 para cada mil trabalhadores e na Frana, de 15 por mil. Quase a metade dos engenheiros brasileiros opta pela Engenharia Civil; 20% escolhem a Eltrica ou Eletrnica; outros 20% se especializam em Mecnica; e apenas 2,7% formam-se engenheiros metalrgicos.

O baixo nmero de engenheiros est diretamente relacionado demanda do mercado no passado e decorre do baixo investimento empresarial em inovao,explica Mikhal Gartenkraut, reitor do Instituto Tecnolgico da Aeronutica (ITA), uma das melhores escolas de engenharia do Pas. Com o mercado desaquecido, as universidades reduziram os investimentos na ampliao de cursos e vagas nestas reas e os jovens perderam o interesse, preferindo optar por outras carreiras, explica Carlos Roberto Rocha Cavalcante, superintendente nacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado CNI. O resultado que apenas 10% dos alunos de graduao esto matriculados em cursos de engenharia, contra 25% nos Estados Unidos. Para Gartenkraut, do ITA, o atual quadro de baixo investimento em inovao ter de mudar. No temos alternativas. O Pas no vai acabar. Em 20 anos, vamos nos aproximar desse perfil, afirma. No podemos esquecer que inovao um trabalho intensivo de engenharia.

BAIXO INVESTIMENTO1

1 Fonte: Revista da CNI (Confederao Nacional da Indstria), Indstria Brasileira, julho de 2005, p.28-32.

A Pesquisa Industrial Anual 2003 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), divulgada no final de junho, classificou apenas 9,9% das indstrias brasileiras como de alta intensidade tecnolgica. Elas investem entre 0,96% e 2,72% de sua receita lquida em pesquisa e desenvolvimento. Desse grupo fazem parte as indstrias de bens de capital (mquinas e equipamentos) e de bens de consumo durveis (automveis e eletrodomsticos) que, em 2003, investiram 1,47 milho de reais em inovao tecnolgica, trs vezes mais que a mdia nacional. As empresas de alta densidade tecnolgica empregam 14,78% dos trabalhadores ocupados na indstria. Detm, no entanto, os maiores valores em receita e investimento por empresa, salrio mdio e produtividade do trabalho. A pesquisa demonstrou que a maior parte das empresas tm atividades de mdia tecnologia e baixa tecnologia. Representam 29,48% e 53,55% do total das 139 mil empresas industriais consultadas, respectivamente.

44

Вам также может понравиться