Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE DE BRASILIA GRUPO DE ESTUDOS EM PROJETOS DE CIRCUITOS INTEGRADOS

TUTORIAL
Esquemtico com simulao de uma porta inversora utilizando dois transistores CMOS do tipo P e N no Electric

Braslia, novembro de 2011

SUMRIO

INCIO CRIAO DA REA DE TRABALHO ............................................ 3 1.1. Criao de uma clula................................................................................. 3

DESENHO DO ESQUEMTICO ....................................................................... 5 2.1. Componentes necessrios e esquemtico do inversor ................................... 5 2.2. Colocando os componentes na janela de edio ............................................ 6 REFERNCIAS ................................................................................................. 10

Esse tutorial foi feito com objetivo de mostrar ao usurio os passos necessrios para a montagem de uma porta inversora utilizando dois transistores CMOS do tipo P e N no software, gratuito e de cdigo aberto, Electric 9.01 utilizando a extenso Java. INCIO RODANDO O ELECTRIC

Antes de dar inicio ao procedimento para a criao da porta inversora necessrio que o usurio possua em seu computador os programas, base para o Java e o Electric, caso j possua o Java v para o passo 2, esse tutorial foi feito utilizando o Windows 7. 1. Instalar o Java - Para a instalao do Java acesse o endereo; http://java.com/pt_BR/download/index.jsp e siga as instrues no endereo. 2. Fazer o Download do Electric verso Java Para rodar o Electric necessrio fazer o download do mesmo dessa forma, no endereo abaixo voc encontra grande parte das verses disponveis na internet; http://ftp.gnu.org/pub/gnu/electric/ para o download direto do Electric 9.01; http://ftp.gnu.org/pub/gnu/electric/electric-9.01.jar 3. Instalar o Java e o Electric Instale o Java dando um duplo clique no aplicativo e seguindo as orientaes. Aps rode o Electric, de duplo clique no aplicativo, com isso ele j vai rodar na maquina.

INCIO DIZENDO HELLO WORLD PARA O ELECTRIC 1.1. Criao de uma clula Para dar incio a construo de um esquemtico, um cell clula dever ser criada. Para isso, v em: >>Menu Cell > New Cell... (ou aperte diretamente Ctrl + N, pulando os passos at aqui desenvolvidos)

Figura 1 Tela inicial do Electric

>>Na nova janela que vai abrir v em View: (aqui, escolha a opo schematic) > Name: (d um nome ao seu circuito, neste tutorial, o nome dado ser Inversor). Aps estes passos, obtm-se uma tela semelhante figura 1 abaixo:

Figura 2 Tela da janela New Cell

Ao apertar OK na tela representada pela figura 1, note que a mensagem No cell at this window que aparecia na janela de edio sumiu assim como alguns componentes aparecerem no lado esquerdo da tela. Assim sendo, o projetista poder comear a esquematizar seu circuito.

DESENHO DO ESQUEMTICO 2.1. Componentes necessrios e esquemtico do inversor Como este tutorial ensina a criar um inversor no Electric, os componentes que interessam para o desenho do esquemtico so: transistores CMOS do tipo N e P, uma tenso de alimentao dos transistores, chamada de Power, um GND, 3 ns que sero colocados para a junes, um capacitor, utilizando para a simulao, que pode ser trocado por outro componente. Abaixo, segue uma pequena figura que contm a representao no Eletric desses componentes:

Figura 3 Representao dos componentes necessrios para a criao do Inversor

Na figura 4, representa-se o esquemtico de um inversor, que ser base para a criao do esquemtico no Eletric.

Figura 4 Esquemtico de um inversor. Fonte: WOODBANK COMMUNICATIONS LTD

2.2. Colocando os componentes na janela de edio Primeiramente, para efeito de organizao, recomendvel colocar um grid(grade) na janela de edio. Para isso, v em: Menu Window > Toggle Grid (ou caso prefira pular os passos anteriores, aperte Ctrl + G) Feito isso, para colocar os componentes na janela de edio muito simples, siga os passos abaixo: 1 D um clique com o boto esquerdo nos componentes situados ao lado esquerdo da tela, e leve-os janela de edio aparecer nesse momento um pequeno retngulo branco, aps isso, para fix-los na janela, d um clique com o boto esquerdo do mouse. 2 Faa isso para todos os demais componentes. Ser colocado tambm um gerador de pulso para a simulao, esse se encontra na parte de abaixo dos componentes em Spice>>Pulse

Figura 5 Representao dos componentes no Electric

3 Para conect-los entre si com os fios, proceda da seguinte maneira: posicione os ns escolha um deles para comear. Passe o mouse por cima dele, d um clique com o boto esquerdo para o retngulo branco aparecer.

Figura 6 Representao dos componentes no Electric

4 D um clique com o boto direito do mouse perto da regio onde se deseja que o fio fique nesse momento o retngulo deve se tornar azul. Depois escolha o outro componente que se deseja ligar e a regio onde deseja que o fio se localize e d outro clique com o boto direito do mouse. O programa far a ligao entre os componentes.

Figura 7 Representao dos componentes conectados

5 Faa a ligao como no esquemtico abaixo(Figura 7);

Figura 8 Representao dos componentes conectados

Agora se torna necessrio nomear os ns, para que esses depois sejam utilizados para outras aplicaes como o uso em VHDL. Para fazer isso, clique no n que deseja primeiro nomear e, em seguida faa: Menu Export > Create Export... (ou se preferir, clique no componente e aperte Ctrl + E para pular os passos at aqui mencionados) > Na caixa Export Name, coloque o nome que deseja no caso deste tutorial, o input foi denominado de a e o output de a.

Figura 9 Renomeando os ns

Terminado esses passos, a janela de edio dever ser semelhante figura 10:

Figura 10 Ns renomeados

7 Para a realiza a simulao necessrio ir em Tool>>Simulation, desse ponto depende do tipo de Simulao que o usurio deseja

Figura 11 Tela para Simulao

recomendvel salvar o trabalho indo em: Menu File > Save Library 9

REFERNCIAS WOODBANK COMMUNICATIONS LTD. Semiconductors Without the Quantum Physics. Disponvel em: < http://www.mpoweruk.com/semiconductors.htm>. Acesso em: 22 nov. 2011

RUBIN, Steven M. Using the ELECTRIC VLSI Design System Version 9.00. R.L.
Ranch Press, 2010.

10

Вам также может понравиться