Вы находитесь на странице: 1из 6

Fcil e comum se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informao com seus diversos pblicos, inclusive o interno.

. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor especfico, ao qual, normalmente, chamamos de Comunicao Interna. Boletins, jornais murais, newsletter, e tantos outros canais so disponibilizados para promover o dilogo entre o topo da empresa e seus funcionrios. Mas o mundo mudou. A tecnologia avanou, coloriu a nossa TV, criou computadores cada vez mais potentes e em tamanhos cada vez menores. Hoje, as informaes esto ao alcance de um clique e as conversas j no carecem ser presenciais. Diante dessa realidade to mais gil e de recursos tecnolgicos cada vez mais acessveis, supe-se que tambm exista pr-disposio para se expandir no que se refere ao uso de novas ferramentas que promovam um maior dilogo no universo corporativo entre empresa e servidores.

O relaes pblicas Aislan Ribeiro Greca d a definio mais usual a estas ferramentas que podem facilitar esta relao. Comunicao 2.0 um nome moderninho para uma coisa que conhecemos h muito tempo como dilogo. No campo das organizaes, o dilogo e a preocupao com a motivao de seu pessoal j podem ser considerados uma realidade. Contudo, novos dilemas aparecem no cenrio das relaes. O mais recente o uso da tal Comunicao 2.0. Facebook, twitter e tantas outras redes sociais, j disseminadas entre a sociedade, trazem novas impresses, consequncias da evoluo do comportamento humano, que acompanhou os avanos tecnolgicos. Essa nova realidade leva para dentro das empresas discusses sobre o uso desses novos instrumentos: permitir, racionar, proibir? Qual o segredo para utiliz-los de modo que se tornem colaborativos, tornando as duas pontas em emissoras e receptoras?

Segundo Alejandro Formanchuk, autor do livro Comunicao interna 2.0 um desafio cultural, essa resposta ainda no existe. O mundo 2.0 muito novo, todos estamos aprendendo, no temos uma receita. Encontramo-nos em um paradigma que est em verso beta permanente, define. Porm, Formanchuk indica qual a base para se construir essa relao entre empresa e funcionrios. As redes sociais podem ser mal utilizadas e a gente pode perder muito com elas. Mas, se pensarmos verdadeiramente, veremos que tambm se pode mal empregar o tempo em reunies improdutivas, tomando caf durante horas, falando ao telefone ou o que for. Assim, considero ser til educar as pessoas para o uso responsvel das redes sociais para que no seja necessrio disciplin-lo, acredita. Como Formanchuk, Greca tambm concorda que a base para a gesto de uma comunicao interna 2.0 eficiente est na educao. O mundo mudou e as empresas devem se adaptar a esta nova realidade, novos canais devem ser abertos e estimulados. No entanto, esse processo tem de estar atrelado a um programa de educao, pontua o especialista.

Greca ressalta que as tecnologias so novas, o que propicia organizao como um todo uma fase de aprendizado. Estamos aprendendo a viver em um mundo onde todos somos produtores de contedo e cabe a ns, profissionais de comunicao das empresas, orientar a todos sobre como viver neste novo mundo, recomenda. As redes sociais sempre existiram. do ser humano a necessidade de se comunicar. Desde o homem da pedra, os meios de comunicao se faziam presente. Cada um a seu tempo. Hoje, com as mdias sociais, esta necessidade ainda mais evidente no comportamento individual. Mas comunicar numa empresa s receber informao? Greca est convicto de que a resposta no. Atualmente, as pessoas no querem mais somente receber informaes, querem tambm expor ideias, opinies Hoje, vivemos numa sociedade em que a resposta imediata e constante, tanto nas relaes pessoais, como nas relaes de consumo e, assim, as pessoas querem isso tambm no ambiente laboral. Foi o tempo em que um funcionrio via uma notcia ou informao da empresa, no concordava e aceitava. Hoje, o indivduo quer ter um canal, quer compartilhar, quer discutir, quer propor. Se fao isto com meus amigos, familiares e com as empresas de que compro produtos, por que no posso fazer isto com o diretor ou presidente da empresa em que trabalho?, argumenta. Ainda que os tempos permitam essa liberdade dentro das empresas, o entrave sempre est no o que falar. A est a razo de grandes equvocos e das assduas proibies, que, para Alejandro, no so o caminho. O bloqueio a certas pginas pode ser facilmente superado, uma vez que o acesso possvel por um simples smartphone. A questo est na gesto, desde a responsabilidade at os objetivos, promovendo uma relao aberta, participativa, indica. O comportamento do indivduo um s, no havendo separao no aspecto pessoal ou digital. Comportar-se na rede como se comportar na vida. Tudo que voc diz, voc tem de responder. A nica diferena a proporo que isto pode tomar, e nesse ponto que surgem as polmicas. Frases que morreriam numa mesa de bar, hoje tomam propores mundiais e esta conscincia que devemos ter para no nos prejudicarmos, diz Greca. Ele ainda mais contundente na defesa das relaes interativas nas organizaes. Vejo que o mundo empresarial realmente est preparado para a interatividade, tanto que as empresas vendem seus produtos e servios de maneira bem interessante, apenas acredito que isso tem de ser implantado no mbito interno. Se pararmos de

dividir as organizaes de maneira interna e externa, os resultados no ambiente de trabalho sero excepcionais. Trate a opinio de seu empregado como a de um cliente e voc ver os ganhos, refora. Os segredos para essa nova realidade ainda no existem. Mas h caminhos que podem nortear mais facilmente uma empresa rumo ao seu destino: comunicar entre os seus e associar uma boa comunicao interna motivao da equipe. E isso, sob vrios os aspectos. Equipe motivada cliente satisfeito. Nessa linha, Formanchuk considera que funcionrios podem ser transformados em embaixadores de suas empresas. O que se fala nas redes sobre nossas empresas sempre tem um impacto muito forte. Pesquisas demonstram que h muito mais credibilidade no que um empregado diz sobre sua prpria empresa. Isso um capital maravilhoso, mas, se no houver uma boa gesto, pode ter um efeito boomerang destrutivo, alerta. Na teoria, parece simples. Mas, na prtica, a coisa funciona de forma mais complexa. No d para obrigar um empregado a falar bem de sua empresa. O esforo deve estar em criar razes para que ele fale bem. No devem preocupar-se, devem ocupar-se. Um empregado reproduz todas as suas impresses ao ambiente externo. Numa mdia social, esse mesmo empregado pode expor suas mesmas impresses ao mesmo nmero de indivduos aos quais falaria pessoalmente. A diferena que o efeito nas redes sociais abrangeria milhes de pessoas, rompendo fronteiras, ganhando o mundo, em poucos segundos. Constatao: um empregado pode se tornar lder de opinio informal, tanto para o bem, como para o mal. A propagao de determinados comentrios pode ainda chegar ao conhecimento de pessoas influentes, dando ainda maior repercusso quanto imagem de uma empresa. A verdade que, seja numa praa, ou em sua empresa, do sinal de fumaa dos tempos jurssicos ao curtir do Facebook, todo ser humano tem o desejo de se relacionar e de ter a oportunidade de ouvir e ser ouvido. O ambiente fsico ou virtual j no faz diferena quando o que deve ser levado em conta a mensagem e os resultados alcanados.

Link: http://www.revistalettering.com.br/comunicacao-interna/internet-x-trabalho-limitese-possibilidades/ Alejandro Formanchuk Alejandro@formanchuk.com.ar

Вам также может понравиться