Вы находитесь на странице: 1из 18

FACULDADE DE EDUCAO DE BACABAL - FEBAC CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM AGEU BARBOSA GOMES

RISCO: CONCEITO FUNDAMENTAL EM PERMANENTE DISCUSSO.

Bacabal MA 2011

AGEU BARBOSA GOMES

RISCO: CONCEITO FUNDAMENTAL EM PERMANENTE DISCUSSO.

Trabalho apresentada Faculdade de Educao de Bacabal-FEBAC, referente ao Curso de graduao de Enfermagem. Sob a orientao da Prof Iramar Borba; Disciplina de Epidemiologia, 4 perodo.

Bacabal MA 2011

SUMRIO

APRESENTAO 1- INTRODUO 2- LITERATURA HISTRIA SOBRE O RISCO 2.1 Conceitos e critrios diagnsticos de risco 2.2 Modos de transmisso dos microrganismos 2.2.1 Transmisso por contato 2.2.2 Transmisso por via area ou respiratria 2.2.3. Transmisso por exposio a sangue e outros lquidos corpreos 2.3. Mtodos de controle e preveno dos riscos 2.3.1 Equipamentos de proteo individual (EPIs) 2.4. A importncia da atuao do enfermeiro no controle dos riscos exposto 3. OBJETIVOS E HIPTESE 4. MATERIAL E MTODO 4.1 Tipo de pesquisa 4.2 Locais da investigao 6. CONCLUSO 7- REFERNCIAS BIBIBLIOGRFICAS 8- BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIAS

5 6 7 9 10 10 11 12 12 12 13 14 14 14 15 15 16 17

RADIS - COMUNICAO EM SADE-FIOCRUZ: Risco: Conceito Fundamental em Permanente Discusso. Rio de Janeiro, junho/ 2011, 12;13;16 p. RESUMO O conhecimento sobre as medidas de precaues e preveno no deve ser privativo somente do enfermeiro e outros profissionais de sade, uma vez que esses conhecimentos so fundamentais para qualquer rea de atuao do profissional da sade.

Caracterizada como critica descritiva com abordagem bibliogrfica, este trabalho foi desenvolvido pelo aluno atravs de leitura e analise do contedo. No geral, o texto analisados atravs da leitura, demonstram grande dficit de conhecimento dos conceitos de risco pelos profissionais de sade. Visto que os estudiosos do tema e de toda formalizao matemtica que aparenta objetivo, o conceito de risco uma construo social da atualidade e seu uso acrtico e excessivo pode originar distores, equvocos e sofrimento.

APRESENTAO

Considero que o conhecimento sobre as medidas de precaues e preveno sobre o risco no deve ser privativo somente ao enfermeiro e demais profissionais

de sade, pois acho essas medidas fundamentais para qualquer rea de atuao profissional. Para mim, toda a equipe que presta assistncia ao paciente, como mdico, fisioterapeuta, fonoaudilogo, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem e principalmente o enfermeiro, deve conhecer e aderir s medidas preventivas e de controle dos mais diversos tipos de riscos existentes.

1. INTRODUO O despreparo do enfermeiro recm-formado em relao s medidas preventivas de controle sobre o risco no exerccio da profisso leva toda a equipe por ele subordinada omisso de prticas, podendo ocasionar riscos e complicaes patolgicas a equipe e aos pacientes, bem como gerar maiores gastos com medicaes, materiais diversos e prolongamento do tempo de internao dos pacientes, alm do eminente risco de sade ocupacional. Questiona-se ento: qual o conhecimento dos graduandos de enfermagem, sobre as prticas, pesquisas e politicas publicas sobre o Risco? Considerando-se que o ensino em qualquer temtica necessita de feedback, este resumo subsidiar reformulaes no contedo das disciplinas que abordam o controle de riscos epidemiolgico que contribuem para prevenir doenas e proteger vidas pelos futuros graduandos em enfermagem.

2. LITERATURA: HISTRICO SOBRE O RISCO Segundo CAVALCANTI (2002), aproximadamente em 330 d.C. foi construdo o primeiro hospital urbano do Imprio Romano, no entanto, as condies de higiene no eram as mais apropriadas e as cirurgias, na grande maioria eram letais graas a infeces hospitalares. No sc XIX, grandes acontecimentos estavam reservados para a rea mdica, que caminhava para a medicina hospitalar; as cidades inchavam pela migrao procura de trabalho nas grandes indstrias; ao mesmo tempo, as medidas para adequar as condies sanitrias e de higiene dessa crescente populao, no conseguiam vir em tempo hbil para acompanhar as mudanas. Junto ao trabalho escravo, inclusive de crianas, s condies insalubres e aos salrios baixos vieram as grandes epidemias de clera (1832, 1849, 1886) e tuberculose, tambm chamada de Peste Branca. Calcula-se que 1/3 dos pacientes internados nos hospitais em Paris eram tuberculosos (RODRIGUES, 1997). Em maio de 1847, Ignaz Semmelweis tornou compulsria a lavagem das mos com gua clorada, sendo esta tcnica obrigatria a todos que entrassem na sala de parto. Com essa medida, observou-se que em apenas 7 meses diminuiu de (18% para 3%) o ndice de infeco puerperal, preconizou-se tambm que entre os cuidados prestados entre uma parturiente e outra, as mos deveriam ser lavadas obrigatoriamente, desta forma, a incidncia de complicaes infecciosas reduziu ainda mais (FERNANDES, 2000). Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira, considerada uma pessoa que no foi da sua poca, mas sim um daqueles raros e talentosos seres que transcendem o perodo de sua prpria existncia. Em 1854 foi atuar no Hospital de

base de Scutari, durante a Guerra da Crimia 1854. Florence e mais 38 enfermeiras eram responsveis por 1500 pacientes. A taxa de mortalidade era de 42%. Florence comeou abrindo cinco cozinhas com dietas, instalou lavanderia, melhorou as condies sanitrias, instituiu a limpeza e desinfeco e a separao dos doentes. Durante a noite, costumava fazer suas rondas, com um lampio, levando assistncia e conforto aos doentes, tendo sido imortalizada com o ttulo de A Dama do Lampio. Segundo FERNANDES (2000), Florence no conhecia o conceito de contato por microorganismos, uma vez que este ainda no tinha sido descoberto, porm j acreditava em um meticuloso cuidado quanto limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminao, calor adequado, boa nutrio e repouso, com manuteno do vigor do paciente para a cura. Aps a implantao das medidas descritas mais acima, a taxa de mortalidade que era de 42%, em fevereiro de 1855, foi reduzida a 2,2%, em junho de 1855 (RODRIGUES, 1997). Segundo RADIS (2011), desde a primeira metade do sculo XX em varias cincias como a Economia, a Engenharia e a Epidemiologia, risco um conceito complexo, com mltiplos desdobramentos e na sade uma ferramenta valiosa em pesquisas praticas e politicas publicas, produzindo conhecimentos a partir de analise e clculos de risco epidemiolgico, que existem e convive no meio ambiente muito antes do surgimento do ser humano. Desde que existem os hospitais, existem risco as infeces hospitalares, ou seja, as infeces adquiridas no hospital (MARTINS, 2001). Justificativas apresentam-se como defesa, reduzindo o problema a um fenmeno universal, uma vez que existe em todos os hospitais do mundo ou

colocando os riscos de adoecimento como uma consequncia indesejvel da evoluo do modelo clnico adotado; alguns reconhecem a prevalncia da infeco hospitalar relacionada pssima qualidade de assistncia prestada pelos hospitais. MARTINS (2001) relata que em 1985, com o impacto da morte do recmeleito Presidente da Repblica Tancredo Neves morte essa provavelmente associada a uma infeco hospitalar o MS inicia o programa de treinamento de recursos humanos com a criao dos Centros de Treinamento. Tais centros, geralmente ligados s universidades, deveriam capacitar profissionais da rea da sade com a finalidade de atuarem no controle dos riscos de infeco hospitalar. Para RODRIGUES (1997), o grande desenvolvimento no conhecimento dos riscos patolgicos obtido com a vigilncia, preveno, controle, formao de uma nova especialidade e mesmo constituio de um novo mercado de trabalho, culminou com a realizao do 1 Congresso Brasileiro sobre IH, realizado em 1989, em So Paulo, pela Associao Paulista de Estudo e Controle de Infeco Hospitalar (APECIH), contando com aproximadamente 1000 participantes e vrios convidados estrangeiros de renome internacional.

2.1 Conceitos e critrios diagnsticos de risco RADIS (2011) Para os dicionrios, a palavra risco traduz-se como possibilidade de perigo capaz de ameaar algum ou alguma coisa. CASTIEL (1990) O conceito de risco carrega excessos e pretenses nada modestas associadas cincia, principalmente, a de tornar possvel prever e controlar todas ou quase todas as situaes que ameaam nossas vidas e nossa sade.

MACHADO (2001), a infeco o resultado da interao entre o agente infeccioso e o hospedeiro, formando a cadeia de infeco: agente-transmissohospedeiro. Os agentes infecciosos mais prevalentes so as bactrias seguidas pelos fungos, os vrus e parasitas, sendo o paciente visitante e o profissional de sade, os representantes do hospedeiro.

2.2. Modos de transmisso dos microrganismos


Segundo COUTO e GOMES (1999), os microrganismos existentes no meio hospitalar pode ser transmitidos por alguns meios ou modos. Para ANDRIOLLI et al (1999), os microrganismos so transmitidos tanto diretamente pela exposio ao sangue e outros lquidos corpreos, por contato ou por via area, quanto indiretamente, atravs de um vetor ou veculo inanimado como roupas e utenslios. No ambiente hospitalar, os principais modos de transmisso so: por contato, por via area ou respiratria e transmisso por exposio a sangue e outros lquidos corpreos.

2.2.1 Transmisso por contato quando um microrganismo pode ser transmitido de uma pessoa para outra atravs de mucosa ou mesmo da pele. A transmisso por contato dividida em duas categorias, transmisso por contato direto e transmisso por contato indireto: - contato direto: quando um microrganismo transmitido de uma pessoa para outra atravs do contato direto da pele, sem a participao de um veculo inanimado. Herpes Simples, Herpes Zoster, feridas com secreo abundante no protegida pelo curativo, diarria infecciosa de pacientes com higiene precria, so exemplos dessa

forma de transmisso, que no meio intra-hospitalar so evitadas atravs da lavagem das mos e o uso de barreiras, como avental e luvas. -contato indireto: envolve contato de um hospedeiro suscetvel com objetos contaminados, tais como: instrumentos, roupas ou luvas contaminadas (ANDRIOLLI et al ,1999).

2.2.2 Transmisso por via area ou respiratria Esse tipo de transmisso divido em transmisso por gotculas e transmisso por aerossis, devido ao tamanho da partcula expelida pelo paciente. - transmisso por gotculas: ocorre atravs do contato prximo ao paciente, gotculas eliminadas na fala, tosse, espirros ou at mesmo em procedimentos como aspirao, so lanadas ao meio ambiente. As gotculas tm um tamanho considerado grande (maior que 5), atingem at um metro de distncia e rapidamente se depositam no cho. Coqueluche, caxumba, rubola, doena meningoccica so exemplos de doenas transmitidas por gotculas (BATISTA et al,2003). -transmisso por aerossis: difere-se da transmisso por gotculas pelo tamanho de suas partculas. Os aerossis so partculas menores que 5 eliminadas durante a respirao ou at mesmo durante a fala, tosse ou espirros. Devido ao seu tamanho, os aerossis podem permanecer suspensos no ar por horas e atingir ambientes diferentes como quartos adjacentes, sendo carreados pelo ar. Micobacterium tuberculosis, vrus do Sarampo e vrus da Varicela Zoster so exemplos de microrganismos transmitidos por aerossis (ANDRIOLLI et al ,1999).

2.2.3 Transmisso por exposio a sangue e outros lquidos corpreos A transmisso atravs do sangue e de outros lquidos corpreos contendo agentes infectantes ocorre pela exposio da pele no ntegra ou de mucosa a essas substncias. Podemos citar o vrus da imunodeficincia humana (HIV) e os vrus das hepatites B e C como exemplos de microrganismos transmitidos atravs da exposio a sangue e lquidos corpreos (ANDRIOLLI et al ,1999).

2.3. Mtodos de controle e preveno dos riscos ANDRIOLLI et al (1999) relatam que durante a dcada de 80 vrios modelos foram lanados para prevenir ou minimizar o risco da infeco hospitalar. Em 1996, o CDC e o HICPAC (Hospital Infection Control Practices Advisory Committee) propuseram um novo sistema de precaues e isolamento que o mais adotado nos hospitais brasileiros. Este sistema tem como objetivo bsico, a preveno da transmisso de um microrganismo de um paciente portador, so ou doente, para outro, tanto de forma direta como indireta. Esta preveno abrange no somente pacientes, mas tambm profissionais da sade e visitantes, que podem servir como veculos de transmisso.

2.3.1 Equipamentos de proteo individual (EPIs) Segundo CARMAGNINI (2002), para aplicar o sistema de precaues e isolamento necessrio a utilizao dos EPIs. Entende-se por Equipamento de Proteo Individual, um conjunto de dispositivos associados, utilizados contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e ameaam a segurana e a sade no ambiente de trabalho.

CASTIEL (1990) o risco tambm uma mercadoria. Vendem-se e consomem-se objetos e servios para nos proteger do risco. Tendo o cuidado de resvalar para o exagero das teorias da conspirao, podemos dizer que o risco de grande interesse para a indstria, e que a populao mundial no tem escolha.

2.4. A importncia da atuao do enfermeiro no controle dos riscos exposto


FERNANDES, (2000: pg 1667) Relatam que O hospital que tem filosofia voltada para a valorizao dos Recursos Humanos buscando introduzir, alterar e aprimorar comportamentos e atitudes est mais prximo de atingir o grau de excelncia de seu atendimento. Um dos pilares do controle de risco hospitalar o aprimoramento contnuo de todos os profissionais de uma instituio. A importncia da atuao do Enfermeiro no controle dos risco foi mostrada pelo estudo americano feito em 1974, com a finalidade de avaliar a efetividade dos programas efetivos de controle de infeco, O SENIC Study on the Efficacy of Nosocomial Infection Control (Estudo da Eficcia do Controle de Infeco) (GARNER, 1986). PEREIRA (1993) fala da importncia da atuao do Enfermeiro que alm de coletar dados e tabul-los, muitas vezes manualmente, o Enfermeiro precisa dedicar seu tempo na implantao de medidas de controle e treinamento de pessoas em vrios nveis. Relata ainda que o xito das medidas preventivas e de controle vai depender da assimilao e aplicao dos seus princpios e normas por todos os profissionais no exerccio de suas atividades.

Esses resultados demonstraram a necessidade de se repensar o currculo de enfermagem, pois as disciplinas que ensinam a assistncia de enfermagem aos pacientes com risco de adquirir ou desenvolver patologias, no esto abordando o tema de forma que prepare o aluno para atuar na preveno dos riscos existentes. Os resultados mostram tambm a necessidade de aprimorar os programas de educao continuada, bem como a introduo de uma poltica institucional voltada para a preveno e controle dos riscos hospitalar (SANTOS, 1997).

3. OBJETIVOS E HIPTESE: O objetivo deste trabalho , identificar e analisar o grau de conhecimento em relao s medidas de precauo dos riscos, frente a doenas de alta transmissibilidade por contato, gotculas ou aerossis. O grau de conhecimento adquirido pelos graduandos do Curso de enfermagem insuficiente para que os mesmos possam iniciar sua vida profissional sabendo identificar riscos para infeces hospitalares e assim preveni-las de maneira adequada.

4. MATERIAL E MTODO 4.1 Tipo de pesquisa Esta pesquisa caracterizou-se com leitura e resumo critica descritiva com abordagem ao contedo do tema RISCO da revista mencionada anteriormente e posteriormente.

4.2 Pesquisa Leitura desenvolvida na Revista RADIS (Reunio, Analise e Difuso de Informaes sobre Sade) da Escola Nacional de Sade Pblica do ms de junho de 2011.

5. CONCLUSO O controle do risco em geral requer conhecimento e atuao no s do Enfermeiro do setor do Controle de Infeces Hospitalares. imprescindvel que todo Enfermeiro, de qualquer setor hospitalar, tenha a capacidade de saber como agir frente uma doena de alta transmissibilidade para que possa no somente isolar um patgeno, como tambm prevenir os possveis riscos. Por meio da leitura do contedo da revista, pude confirmar que o graduando est terminando sua Faculdade de Enfermagem com um dficit de conhecimento muito grande em relao s medidas de precaues de risco, frente as doenas de alta transmissibilidade por contato, gotculas ou aerossis. Essa falta de conhecimento pe em risco todos os pacientes e profissionais da rea de sade, sem falar no aumento dos gastos dos recursos financeiros para remediar o mal-feito. Sabemos que o Enfermeiro recm-formado apresenta uma imaturidade inerente sua condio de recm-formado. No se pode afirmar que o contedo terico em relao s medidas de precaues e isolamento no foi passado para este futuro profissional. O que se pode afirmar que a maioria no consegue identificar os riscos de uma infeco hospitalar e o que fazer para prevenir sua disseminao.

Sugere-se que as Faculdades de Enfermagem implantem contedos tericos e prticos sobre risco e suas medidas de preveno ou re-avaliem estes contedos, se eles j existirem, com a finalidade de melhorar a assimilao do futuro profissional de Enfermagem, ampliando sua capacidade de identificao e atuao frente ao potencial risco.

6- REFERNCIAS BIBIBLIOGRFICAS ANDRIOLLI, Edivete Regina et al. Histrico e Evoluo dos Mtodos de Isolamento. In:_______ Precaues e Isolamento. SP: APECIH, 1999. Cap.1,2,3,7 pg.4-5; 58; 8-18; 40-8. BATISTA, Rodrigo Siqueira et al. Manual de Infectologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2003. Cap 16. p. 228-236. CAVALCANTI, Newton Jose. Infeco Hospitalar Da Pr-Histria ao Sculo XXI. Infecto Atual, v. 6, p.10-22, dez. 2002 jan. 2001. COUTO, Renato Camargo; GOMES, Daniela Lopes de Castro. Isolamento e Precaues. In: COUTO, Renato Camargo, PEDROSA, Tnia Moreira Grill. Guia Prtico de Infeco Hospitalar. Rio de Janeiro: Medsi, 1999. Cap. 4, p.69-78. FERNANDES, Antonio Tadeu. O Desafio das Infeces Hospitalares. Viso Histrica, Atualidade e Perspectiva. In:_____.Infeco Hospitalar e suas Interfaces na rea da Sade. So Paulo: Atheneu, 2000. v1, Cap 8, p.01-156. MACHADO, Gustavo Pinto da Matta. Aspectos Epidemiolgicos das Infeces Hospitalares. In: MARTINS, Maria Aparecida. Manual de Infeco Hospitalar: Epidemiologia Preveno. 2.ed. Rio de Janeiro: Medsi Ltda, 2001. Cap 3, p.27-31. MARTINS, Maria Aparecida. Aspectos Histricos Gerais. In:_____. Manual de Infeco Hospitalar: Epidemiologia Preveno. 2.ed. Rio de Janeiro: Medsi Ltda, 2001. Cap 1,2,4,42 p.03-08. 16-26. 32-5. 587-615. MEDEIROS, Eduardo Alexandrino Servolo de. Precaues e Isolamento de Pacientes com Tuberculose e outras doenas de Transmisso Area no Ambiente Hospitalar. Prtica Hospitalar. V17, p.07-13, set.out. 2001. RODRIGUES, Edwal Aparecido Campos. Histrico das Infeces Hospitalares. In:_____. Infeces Hospitalares Preveno e Controle. So Paulo: Sarvier, 1997. Cap 1, p.03-27. RADIS - COMUNICAO EM SADE-FIOCRUZ: Risco: Conceito Fundamental em Permanente Discusso. Rio de Janeiro, junho/ 2011, 12;13;16 p.

8- BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIAS INDICADAS Anthony, GIDDENS, As consequncias da modernidade, 1990. E Modernidade e Identidade, 1991. Ultrich BECK, Sociedade de risco, 1991. (Referncias Bibliogrficas)

Вам также может понравиться