Вы находитесь на странице: 1из 3

Vetores A representao matemtica de uma grandeza vetorial o vetor representado graficamente pelo segmento de reta orientado (Fig.

. 1), que apresenta as seguintes caractersticas: Mdulo do vetor - dado pelo comprimento do segmento em uma escala adequada (d = 5 cm). Direo do vetor - dada pela reta suporte do segmento (30o com a horizontal). Sentido do vetor - dado pela seta colocada na extremidade do segmento. Notao: ou d: vetor deslocamento a: vetor acelerao V: vetor velocidade Exemplo de vetores: a fig. 2 representa um cruzamento de ruas, tal que voc, situado em O, pode realizar os deslocamentos indicados pelos vetores d1, d2, d3, e d4. Diferenciando estes vetores segundo suas caractersticas, tem-se que: Os vetores d1 e d3 tm a mesma direo, mesmo mdulo, e sentidos opostos. Os vetores d2 e d4 tm a mesma direo, mdulos diferentes e sentidos opostos. Os vetores d1 e d2 tm o mesmo mdulo, direes e sentidos diferentes. Os vetores d3 e d4 tm mdulos, direes e sentidos diferentes.

Figura 2 - Vetores deslocamento.

Adio de dois vetores Considere que o PUCK realizou os seguintes deslocamentos: 3,0 cm na direo vertical, no sentido de baixo para cima (d1), e 4,0 cm na direo horizontal (d2), no sentido da esquerda para a direita (fig. 5). O deslocamento resultante no simplesmente uma soma algbrica (3 + 4), porque os dois vetores d1 e d2 tm direes e sentidos diferentes. H dois mtodos, geomtricos, para realizar a adio dos dois vetores, dr = d1 + d2, que so:
Mtodo da triangulao: consiste em colocar a origem do segundo vetor coincidente com a extremidade do primeiro vetor, e o vetor soma (ou vetor resultante) o que fecha o tringulo (origem coincidente com a origem do primeiro e Figura 3 - Adio de dois vetores: extremidade coincidente com a extremidade do segundo) (Fig. 3). Mtodo da triangulao Mtodo do paralelogramo: consiste em colocar as origens dos dois vetores coincidentes e construir um paralelogramo; o vetor soma (ou vetor resultante) ser dado pela diagonal do paralelogramo cuja origem coincide com a dos dois Figura 4 - Adio de dois vetores: vetores (Fig. 4). A outra diagonal ser o vetor Mtodo do paralelogramo diferena.

Adio de dois vetores perpendiculares entre si Geometricamente, aplica-se o mtodo da triangulao ou do paralelogramo (fig. 5) para determinar o vetor resultante dr.

Figura 5 - Adio de dois vetores perpendiculares entre si Determina-se o mdulo do vetor resultante aplicando-se o teorema de Pitgoras para o tringulo ABC da fig. 5.
dr2 = d12 + d22 (1)

Aplicao numrica Sendo d1 = 3 cm e d2 = 4 cm, o mdulo do vetor resultante dr calculado substituindo estes valores em (1): dr2 = 32 + 42 = 25 dr = 5 cm Observao: O vetor diferena obtido de modo anlogo ao vetor soma; basta fazer a soma do primeiro vetor com o oposto do segundo vetor. d = d1 + ( -d2)

Componentes de um vetor Considere o vetor deslocamento d como sendo o da fig. 6a. Para determinar as componentes do vetor, adota-se um sistema de eixos cartesianos. As componentes do vetor d, segundo as direes x e y, so as projees ortogonais do vetor nas duas direes. Notao: dx: componente do vetor d na direo x dy: componente do vetor d na direo y Vamos entender o que seriam estas projees. Para projetar o vetor na direo x basta traar uma perpendicular da extremidade do vetor at o eixo x e na direo y traa-se outra perpendicular da extremidade do vetor at o eixo y; estas projees so as componentes retangulares dx e dy do vetor d (fig. 6a). Figura 6a - Os vetores dx e dy so as componentes retangulares do vetor d. Qual o significado das componentes do vetor? Significa que os dois vetores componentes atuando nas direes x e y podem substituir o vetor d, produzindo o mesmo efeito.

Вам также может понравиться