Вы находитесь на странице: 1из 5

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA

: Acadmica: JosianeZarnott Crizel

Pelotas, 14 de Janeiro de 2012.

Relatrio

Ingressei no PIBID em agosto de 2011, mas j era monitora na Escola Getlio Vargas. Com a monitoria aumentou meu interesse de estar na escola e fazer parte do PIBID, pois pude conhecer o trabalho realizado pelas bolsistas e tambm percebi a importncia de estar na escola e participar das atividades, dos planejamentos, de estar com os alunos, pois fundamental para minha formao como futura educadora estar na escola. Estar no ambiente escolar muito importante, pois enriquece nossa formao, nos da oportunidade de poder ajudar a escola e as crianas, e tambm nos da oportunidade de aprender muito com a prtica que tanto solicitamos ao longo do curso. Ao entrar para o PIBID fui muito bem recebida por todos, professores, supervisores, coordenadores, alunos, funcionrios e as bolsistas do PIBID. Comecei a ir escola duas vezes na semana e participar das reunies quartas feiras na FAE, onde tnhamos a possibilidade de realizar estudos e conversar sobre tudo que estava ocorrendo na escola, e tambm conversar com as PIBIDIANAS, coordenadoras e supervisoras expondo nossas dvidas e dividindo nossas experincias. Nas segundas feiras na escola tambm ocorriam reunies aps o recreio, onde tnhamos a oportunidade de realizar o planejamento de todas as atividades que eram realizadas ao longo da semana junto com as professoras. Esta era uma oportunidade de trocar experincias com elas e tambm de poder por em prtica tudo aquilo, o qual estudamos. Tambm podamos conversar sobre os alunos e sobre as dificuldades que a escola enfrenta, desde a estrutura, falta de material e de problemas que ocorriam com os alunos. Conversvamos sobre como poderamos resolver estes problemas, sempre visando o melhor para a escola e para os alunos. Estas reunies so fundamentais, pois realizar o planejamento facilitava a preparao das aulas, separando o material em tempo hbil, nos dava a segurana de replanejar o trabalho frente a novas situaes que poderiam acontecer no decorrer das aulas.

Quando planejamos, temos a possibilidade de fazer uma reflexo e avaliao de nossas prticas, sempre criando e recriando o planejamento atualizando as atividades de acordo com os progressos dos alunos. Assim que ingressei no PIBID comeamos o planejamento das atividades a partir do Livro O Carteiro Chegou (JANETE & ALLAN AHLBERG). Para mim era o primeiro planejamento que estava realizando, este foi dividido em grupos e cada um ficou responsvel por uma histria do livro. Eu e meu grupo nos reunimos diversas vezes para conversar e debater quais atividades selecionar, visando o melhor para o aprendizado dos alunos. Confesso que no incio estava muito insegura, mas temos todo o apoio das coordenadoras, supervisoras, as quais nos orientam e nos ajudam muito. Tambm podamos contar com a professora titular, trocar experincia, expor nossas dvidas, pois era essencial para um bom planejamento. Fui direcionada para uma turma de primeiro ano, pois estava nesta turma, desde que era monitora, portanto j conhecia os alunos e a professora titular. Ela sempre foi muito aberta a sugestes, compartilhvamos o planejamento, mas fui percebendo que ela tinha certo receio de avanar com os alunos, tinha medo talvez que eles no conseguissem atingir o objetivo esperado. Neste caso senti muita dificuldade, pois apesar da professora titular ser bem receptiva em alguns momentos ela no concordava com algumas atividades, nos solicitando para deixar para mais adiante. A soluo que encontramos era sempre adaptar a atividade, no deixando de realiza-la. Quando era monitora em um primeiro momento eu ficava em sala de aula com outra PIBIDIANA e a professora, aps o recreio ficava sozinha com os alunos aplicando as atividades que me eram deixadas. Tnhamos a oportunidade de ficar sozinhos com as crianas de poder por em prtica as atividades, de poder por algumas horas ser a titular desta turma, sentir a responsabilidade de uma professora. Foi isso que senti falta como PIBIDIANA, pois no conseguimos ficar com os alunos sem a interferncia da professora, pois tnhamos vontade e determinao para realizar as atividades que por medo ou insegurana da professora no pudemos realizar. Sentimos que os alunos eram capazes sim de realizar as atividades, claro que alguns precisavam de mais ajuda e explicao em vista de outros, mas com certeza poderiam avanar e realizar as atividades propostas.

Antes das reunies realizadas nas segundas feiras na escola realizamos o recreio orientado, incentivando as crianas a participarem das brincadeiras que era proposto por ns, o aluno no era obrigado a participar, mas sempre procuramos incentivar e trazer novas brincadeiras para que todos tivessem interesse em participar. Percebemos que ao passar das semanas a procura aumentava gradativamente e com isso, as crianas tinham a possibilidade de interagir de brincar de propor uma nova brincadeira. E assim observamos quais os alunos no brigavam mais na hora do recreio, no ficavam correndo sem nenhum propsito. Quando era chegada a hora do recreio eles j se direcionavam para a quadra a esperar por ns e quando por algum motivo no acontecia s atividades eles nos cobravam. Tentamos resgatar algumas brincadeiras como cantigas de rodas que os alunos adoravam, eles tambm traziam outras cantigas das quais

desconhecamos e com esta interao havia uma troca de experincias com os alunos, tambm nos davam a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre eles. O recreio orientado era aberto do primeiro ano ao quarto ano, portanto havia uma interao com todas as turmas. Neste dia tambm era realizada a hora do conto, organizado por bolsistas da Pedagogia Juntamente com o Teatro. Eles preparavam a leitura do livro e o cenrio, e em algumas histrias os alunos participavam, interagindo com a histria. Quando retornavam para a sala de aula estavam eufricos entusiasmados com a leitura e com a encenao, portanto deixvamos por algum tempo eles conversarem sobre a hora do conto. Nos outros dias que estvamos em sala de aula, tambm era realizado leituras, escolhidas por ns ou tambm por eles. Realizamos tambm com esta turma de primeiro ano o livro da vida, cada dia era escolhido um aluno, e era entregue o livro a ele para que ele pudesse expor em palavras ou desenhos o que estava sentindo ou colocar o que aprendeu em sala de aula. Lembrando que esta atividade ocorria sem a interferncia de ns bolsistas e nem da professora titular. A maioria acabou desenhando, alguns escreveram o nome ou outra palavra, mas o desenho

predominou, nunca dissemos qual seria o certo se desenhar ou escrever, os deixamos decidirem o que queriam colocar. Nas datas comemorativas nos reunamos e planejvamos com antecedncia o que poderamos fazer nestas datas, pois a escola no tinha possibilidades de realizar festividades e nem to pouco solicitar aos pais alguma colaborao, visto que se trata de uma escola com poucos recursos e a comunidade carente, dispondo de poucos recursos. Ento resolvemos realizar as festividades, nos reunimos e cada uma colaborou com o que pode. Tambm procuramos fazer diversas atividades nestes dias, como brincadeiras, danas etc. Para os alunos foi muito importante, pois vimos felicidade nos rostos de cada criana. Conseguimos comprar doces e houve doaes de brinquedos no dia da criana e no Natal, uma de nossas colegas conseguiu que um grupo realizasse estas doaes. Deixando-nos muito felizes vendo a felicidade destas crianas e podendo de alguma forma trazer outras atividades para a escola, j que a mesma no disponibiliza muitos recursos. Todas as atividades realizadas na escola s me deu a certeza que no posso mais ficar longe dela. No posso pensar em uma formao sem estar ativamente na escola. Pois o PIBID nos da esta oportunidade de por em prtica todo o estudo realizado, de aprender na prtica, de trocar e viver novas experincias. Todos ns sempre desejamos estar na escola, portanto s tenho a agradecer a oportunidade de fazer parte do PIBID e agradecer a todos da escola, professores, funcionrios, alunos, coordenadores e supervisores por esta oportunidade. gratificante de ver o quanto ajudamos na melhoria da escola e na aprendizagem dos alunos, de ter a certeza que de alguma forma fomos importante na vida escolar destas crianas. De ver o quanto eles avanaram, de ver suas conquistas e perceber que a escola mudou com nossa chegada. Acredito que cresci como pessoa e como profissional, percebi e confirmei mais uma vez o fato de que realmente desejo ser professora, quero muito estar na sala de aula, pois timo poder ensinar e ajudar as crianas.

Вам также может понравиться