Вы находитесь на странице: 1из 8

Hermeneutica Particular http://www.hermeneuticaparticular.

com

Pgina 1

Sustentados pela graa soberana


Para sempre sustentados
Baseado em sermo do pastor batista John Piper, do ministrio Desiring God (http://www.desiringgod.com); Revisado e editado por Beatriz Rustiguel da Silva. * Capa: Beatriz Rustiguel da Silva Diagramao: Beatriz Rustiguel da Silva * TODOS os direitos reservados. Permitida a reproduo deste material de forma gratuita, sem modificaes e citando o blog Hermeneutica Particular (http://www.hermeneuticaparticular.com) e a fonte original, o ministrio Desiring God (http://www.desiringgod.com). * Contatos: http://www.hermeneuticaparticular.com contato@hermeneuticaparticular.com @Hermeneutica_P

Hermeneutica Particular http://www.hermeneuticaparticular.com

Pgina 2

Sustentados pela graa soberana

E por isso agora assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca desta cidade, da qual vs dizeis: J est dada na mo do rei de babilnia, pela espada, pela fome, e pela pestilncia: Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os tenho lanado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignao; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente. E eles sero o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; E lhes darei um mesmo corao, e um s caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliana eterna de no me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus coraes, para que nunca se apartem de mim. E alegrarme-ei deles, fazendo-lhes bem; e plant-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu corao e com toda a minha alma. Porque assim diz o Senhor: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho declarado. (Jeremias 32:3642)

O que graa sustentadora?


Estamos celebrando 125 anos da graa sustentadora de Deus. O que isso? O que graa sustentadora? Deixe-me colocar em uma rima de quatro linhas: No que a graa impea o que no for bem-aventurana, Nem que afaste toda a angstia, mas isto: A graa regula as nossas preocupaes e dores, E ento, na escurido, est l para nos sustentar. Eu insisto nisto porque celebrar uma graa que impea o que no for felicidade, que afaste toda angstia e que no regule nossas dores seria falso biblicamente e no realista na prtica.

Hermeneutica Particular http://www.hermeneuticaparticular.com

Pgina 3

. . . Uma batida quase fatal


Nossas experincias e a Bblia nos ensinam que a graa no impede a dor, mas regula, organiza e mede nossas dores, e ento, na escurido est l para nos sustentar. Por exemplo, ontem Bob Ricker, presidente da Associao Batista Geral, falou sobre as preciosas lembranas da graa sustentadora de Deus. H cerca de dez anos a filha de Bob e Dee sofreu um grave acidente de automvel. Ela est viva hoje por uma nica razo. No carro atrs dela estava um mdico que, por acaso, tinha uma cnula de ar em seu bolso. Quando ele se aproximou ela j estava ficando azul. Ele forou a cnula em sua garganta e salvou sua vida. Em seu casamento, alguns anos depois, Bob a disse: essas cicatrizes em seu rosto com as quais voc tem que conviverso um memorial da graa sustentadora. Bem, Bob Ricker no ingnuo. Ele sabe que se Deus pode ordenar que no carro de traz haja um mdico, e que este mdico tenha um aparelho respiratrio no bolso, e que ele tenha habilidade para us-lo adequadamente, ento esse Deus plenamente capaz de evitar o acidente. De fato, anteriormente Bob tinha citado Efsios 1:11, "Nele, digo, em quem tambm fomos feitos herana, havendo sido predestinados, conforme o propsito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade." E ele insistiu: "Todas as coisas significa todas as coisas"incluindo, eu presumo, os caminhos de carros e avies e flechas e balas. Essa foi a inspirao para meu pequeno poema, "O que graa sustentadora?" No que a graa impea o que no for bem-aventurana, Nem que afaste toda a angstia, mas isto: A graa regula as nossas preocupaes e dores, E ento, na escurido, est l para nos sustentar.

. . . Quando o carro enguia


Sbado, h duas semanas, Nol, Abraham, Barnabas e Talitha estavam viajando para a Gergia quando o carro enguiou em um trecho isolado cerca de uma hora ao sul de Indianpolis. O radiador havia furado. Um fazendeiro por volta de sessenta anos parou e ofereceu ajuda. Nol disse que talvez eles precisassem de um hotel e esperava que na segunda-feira de manh houvesse uma oficina aberta para concertar o carro. O fazendeiro disse, "Vocs gostariam de ficar comigo e com minha esposa?" Nol hesitou, pois no queira incomod-lo. Ele disse, "O Senhor disse que servir aos outros, como servir a Ele." Ela disse, "Bem, podermos ir com voc na igreja pela manh?" Ele disse, "Se puder ser uma igreja Batista. Ento eles ficaram com o fazendeiro que tambm era mecnico de aviao. Ele identificou o problema, dirigiu at a cidade na segunda-feira de manh, comprou um novo radiador, voltou, concertou o carro, no cobrou nada e deixou a famlia em seu caminho de volta. Nesse meio tempo Barnabas retirou sua vara de pesca do carro e pegou um peixe-gato de dezenove polegadascomo uma cereja no topo do bolo. O Deus que pde fazer um fazendeiro parar e ajudar Nol, sendo um cristo (e Batista!), que ele e sua esposa tivessem um quarto para a famlia ficar, que fosse mecnico, que comprasse um radiador logo cedo na segunda-feira, que estivesse disposto a gastar seu tempo e que tivesse um lago com peixeseste Deus perfeitamente capaz de evitar que um radiador fure no meio de Indiana.

Hermeneutica Particular http://www.hermeneuticaparticular.com

Pgina 4

. . . Quando a Cura no acontece


Mas no apenas neste mundo cado de futilidades que a graa sustentadora opera. No que a graa impea o que no for bem-aventurana, Nem que afaste toda a angstia, mas isto: A graa regula as nossas preocupaes e dores, E ento, na escurido, est l para nos sustentar. Um jovem rapaz de nossa igreja est passando agora mesmo pelo vale que est testando a sua f quase ao limite. Recentemente ele me disse: Seria mais fcil se Jesus no tivesse curado, mas sim dado graa para suportar a ausncia de cura. Uma das coisas que eu disse a ele foi: exatamente isso que Jesus feze por essa mesma razoem 2 Corntios 12:910 a graa de Deus permitiu que Paulo tivesse um espinho na carne por causa de sua humildade e no iria remov-lo em resposta orao. Mas Ele disse, Minha [sustentadora] graa suficiente para voc, porque o poder se aperfeioa na fraqueza. A isso Paulo respondeu: Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injrias, nas necessidades, nas perseguies, nas angstias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco ento sou forte. No que a graa impea o que no for bem-aventurana, Nem que afaste toda a angstia, mas isto: A graa regula as nossas preocupaes e dores, E ento, na escurido, est l para nos sustentar.

. . . Quando a Igreja incendiou


Na segunda-feira, 16 de maro de 1885, quando a Igreja Batista Bethlehem tinha 14 anos e ficava na esquina da 12 Avenida com a 6 Rua (onde hoje fica a Companhia Douglas) o templo pegou fogo. Ele sofreu danos irreparveis. Mas naquela escurido estava a maravilhosa graa de Deus. A parte do telhado onde os bombeiros ficaram foi a nica que no desabou. E, em sete semanas a igreja havia comprado o templo da Segunda Igreja Congregacional onde os cultos foram realizados por 106 anos at que este templo ficou pronto em 1991. Agora o Deus que pde poupar os bombeiros mantendo em p parte de um telhado enfraquecido, e que pde providenciar um edifcio novo e melhor em sete semanas, poderia ter evitado o fogo em primeiro lugar. Espero que o ponto esteja claro: estamos celebrando a graa sustentadora. A graa regula as nossas preocupaes e dores, E ento, na escurido, est l para nos sustentar.

Deus nem sempre livra da calamidade


Nosso texto em Jeremias 32 sobre este tipo de graa sustentadora, e a chave para a razo da Igreja Batista Bethlehem est viva na cidade aps 125 anos de desafios. Jerusalm e o povo escolhido de Deus vivem em trevas e aflio. E foi Deus mesmo quem ordenou isso. Olhem o verso 36: E por isso agora assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca desta cidade,

Hermeneutica Particular http://www.hermeneuticaparticular.com

Pgina 5

da qual vs dizeis: J est dada na mo do rei de babilnia, pela espada, pela fome, e pela pestilncia." isso o que eles dizem, e verdade. A graa no os tm poupado da calamidade. Nem voc ser poupado pela graa de Deus da calamidade eminente. Mas o que eles dizem sobre os escolhidos no a ltima palavra. Deus tem a ltima palavra. E uma palavra de graa. Versculo 37: "Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os tenho lanado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignao; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente." Assim Deus declara que foi Ele quem ordenou os problemas e a dor. "Eu os dirigi" a essas terras estrangeiras. E declara que Ele mesmo os livrar e os levar de volta a Ele mesmo e sua terra. Em outras palavras, a graa soberana finalmente triunfar sobre a calamidade.

Como poderemos ter certeza do triunfo da graa?


Como podemos ter certeza desse triunfo da graa? Se Deus um Deus de justia que pde enviar Israel para o exlio devastador onde muitos esto perdidos por causa de seus pecados e desobedincia, ento como poderemos ter confiana que isso no acontecer com o povo escolhido de Deus hoje - a igreja, a Noiva de Cristo, o verdadeiro Israel, voc e eu, que fomos chamados comunho de seu Filho? H uma pergunta a fazer: Por que Bethlehem durou 125 anos? Mas h uma pergunta mais urgente: como teremos certeza que a graa ir triunfar para a Bethlehem e em nossas vidas no futuro? Como voc poder ter certeza que a graa te sustentar at o final na f e santidade que te leva seguro ao cu? O resto deste texto sobre isso. A resposta : a graa sustentadora para o povo de Deus a graa soberana. Isto , graa sustentadora graa onipotente. a graa que supera todos os obstculos e preserva a f e a santidade que nos levar de volta ao cu. Essa a nossa nica certeza para o futuro. Voc e eu, em ns mesmos, somos totalmente volveis e no confiveis. Se o perseverar fosse deixado em nosso poder, faramos de nossa f um navio naufragado, isso certo. por isso que os santos tm orado h sculos: Oh, para a graa como um grande devedor Diariamente eu estou constrangido a ser! Que a Tua bondade como um grilho Prenda o meu corao errante a Ti; Propenso a vagar, Senhor, eu sinto isso, Propenso a deixar o Deus que eu amo; Aqui est meu corao, , tome-o e guarde-o; Sele-o para o Teu juzo. assim que os santos devem orar? essa a forma de orar por seu futuro e pelo futuro da Igreja Bethlehem? Essa a forma bblica de orar? Faa a sua bondade como um grilho que une o meu corao errante a Ti. Sela meu corao com um elo inquebrvel para os juzos do cu. Em outras palavras: Guarde-me! Preserve-me! Derrote toda rebelio que se levante! Supere todas as dvidas mesquinhas! Livra de qualquer tentao destrutiva! Anule toda seduo fatal! Exponha todo engano demonaco! Derrube todos os argumentos arrogantes! Molde-me! Incline-me! Segure-me! Domine-me! Faa o que for preciso para me manter confiante e temente a Ti at que Jesus venha ou me chame. Podemosdevemosorar e cantar assim? A resposta segundo o texto sim. Esse tipo de cntico e orao est enraizado na promessa da nova aliana da soberana e sustentadora graa. Vamos l-lo. Tenha em mente: esta uma das muitas promessas do Antigo Testamento da nova aliana que Jesus disse que selaria com seu prprio sangue para todos os que estiverem nele. No apenas para os judeus, mas para

Hermeneutica Particular http://www.hermeneuticaparticular.com

Pgina 6

aqueles que so verdadeiros judeus em virtude da unio com Jesus, a semente de Abrao (Glatas 3:7, 16). Jeremias 32:3841diz, E eles sero o Meu povo e eu lhes serei o seu Deus; 39 E lhes darei um mesmo corao, e um s caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. 40 E farei com eles uma aliana eterna de no me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus coraes, para que nunca se apartem de mim. 41 E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plant-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu corao e com toda a minha alma.

Quatro promessas da soberana graa sustentadora


Note quatro promessas da soberana graa sustentadora. 1. Deus ser o nosso Deus Deus promete ser o nosso Deus. Verso 38: "Eles sero o meu povo e Eu lhes serei o seu Deus. Todas as promessas ao seu povo so resumidas nesta: "Eu serei o seu Deus." Ou seja, Eu usarei tudo o que Sou como Deustoda minha sabedoria, todo meu poder, e todo meu amorpara fazer com que vocs sejam meu povo. Tudo o que eu Sou como Deus, Eu usarei para o seu bem. 2. Deus promete mudar nossos coraes Deus promete mudar os nossos coraes e fazer com que amemos e temamos a Ele. Verso 39: E lhes darei um mesmo corao, e um s caminho, para que me temam todos os dias. . . . (v. 40b) e porei o meu temor nos seus coraes. Em outras palavras, Deus no ficar apenas observando se ns, por nossos prprios poderes, iremos tem-Lo; Ele ir soberanamente, supremamente, misericordiosamente nos conceder o corao que precisamos ter, e nos dar a f e o temor a Deus que nos conduziro ao cu. Essa a soberana, sustentadora graa. (Veja Deuteronmio 30:6; Ezequiel 11:1920; 36:27.) 3. Deus promete que no nos desviaremos para longe dele Deus promete que no se afastar de ns e ns no nos desviaremos dele. Verso 40: "E farei com eles uma aliana eterna de no me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus coraes, para que nunca se apartem de mim." Em outras palavras, o trabalho dele em seu corao to poderoso que Ele garante que no se desviar dEle. isso que h de novo na nova aliana: Deus promete cumprir pelo seu poder as condies que temos que alcanar. Devemos tem-Lo e am-Lo e crer nele. E Ele diz, Eu velo sobre isso. Eu porei o meu temor nos seus coraesno para ver o que eles faro com ele, mas de tal forma que nunca se apartem de mim. Essa a soberana graa sustentadora. 4. Deus promete fazer isso com intensidade infinita Finalmente, Deus promete fazer isso com a maior intensidade imaginvel. Ele expressa isso de duas maneiras, uma no comeo e outra no final do verso 41: E alegrar-me-ei deles, fazendolhes bem; e plant-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu corao e com toda a minha alma." Primeiro Ele diz que exercer sua soberana graa sustentadora com alegria: E alegrar-

Hermeneutica Particular http://www.hermeneuticaparticular.com

Pgina 7

me-ei deles, fazendo-lhes bem. Ento Ele diz (no fim do verso 41) que exercer sua soberana, graa sustentadora com todo [o seu] corao e com toda [a sua] alma..

Quo grande o desejo de Deus de vos fazer o bem?


Ele se alegra em sustentar voc e Ele se alegra com todo o seu corao e com toda sua alma. Agora eu pergunto, no como um exagero no sermo: voc pode imaginar uma intensidade de desejo maior do que um desejo com o poder de todo corao de Deus de toda alma de Deus? Suponha que voc pegue todo desejo por comida e sexo e dinheiro e fama e poder e amigos e segurana do corao de todos os seres humanos da terracerca de seis bilhese coloque todos esses desejos, multiplicados por todos os seis bilhes de coraes e almas em um container. Como se compararia ao desejo de Deus por te fazer o bem implcito nas palavras, com todo seu corao e toda sua alma? Seria como comparar um dedal ao Oceano Pacfico. Porque o corao e a alma de Deus so infinitos. E os coraes e almas dos homens so finitos. No h intensidade maior do que a intensidade "todo corao de Deus e toda alma de Deus". E essa intensidade da alegria que Ele tem em sustentar voc com graa soberana: E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem . . . com todo o meu corao e com toda a minha alma. Alguns de vocs podem estar provando a doura desta graa pela primeira vez esta manh. este o trabalho do Esprito Santo em sua vida, e eu os exorto a se renderem a ela e serem dominados pela soberana graa sustentadora. Outros tm vivido nesta doce segurana h dcadas e simplesmente se unem a mim nesta manh na exultao desta gloriosa realidade em nossas vidas. Eu convido todos vocs a cantarem comigo, bendizendo o Pai e o Filho e o Esprito Santo pela soberana graa sustentadora que nos tm mantido como igreja h 125 anos e manter os eleitos de Deus na f at Jesus voltar ou nos chamar. No que a graa impea o que no for bem-aventurana, Nem que afaste toda a angstia, mas isto: A graa regula as nossas preocupaes e dores, E ento, na escurido, est l para nos sustentar.

Hermeneutica Particular http://www.hermeneuticaparticular.com

Pgina 8

Вам также может понравиться