Вы находитесь на странице: 1из 3

CESPE/UnB ECT

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca da cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
51

A respeito de reengenharia, qualidade e produtividade nas organizaes, julgue os itens que se seguem.

A anlise de cultura organizacional divide-se em nveis. O primeiro desses nveis composto por suposies comuns, histrias, rituais e verdades implcitas.
61

A mudana de uma estrutura vertical para uma estrutura horizontal embasada em equipes, que visa aperfeioar o desempenho dos processos e minimizar a centralizao de decises, exemplo de reengenharia organizacional.

52

A cultura organizacional ou corporativa envolve o compartilhamento de valores entre colaboradores de uma mesma organizao, podendo orientar suas condutas.
62

O processo de reengenharia organizacional resulta em mudanas internas, de baixo para cima, nas estruturas organizacionais.

53

Devido a caractersticas muito peculiares, empresas do mesmo ramo de atuao costumam ter culturas idnticas.
63

As aes de qualidade desenvolvidas com o intuito de assegurar a satisfao dos clientes devem-se limitar aos processos problemticos das organizaes.

Julgue os itens seguintes, referentes a motivao e liderana nas organizaes.


54 55

Quanto maior a satisfao, maior a motivao. Necessidades so razes para que o ser humano se ponha em movimento para buscar determinados fins.

64

O PDCA uma ferramenta de qualidade que representa um conjunto de aes de melhoria contnua nos processos organizacionais.

65

Reengenharia refere-se reformulao que visa incrementar os processos comerciais de uma organizao, de forma a agregar valor ao cliente.

Com referncia comunicao nas organizaes, julgue os itens subsequentes.


56

Consolidar e ampliar a imagem da organizao perante os pblicos de interesse consiste no principal objetivo da comunicao interna. A comunicao de marketing demanda a execuo de uma estratgia de comunicao empresarial completa e integrada. A teoria da deciso o conjunto de procedimentos e

66

Entre os objetivos da reengenharia organizacional, destacam-se as melhorias em qualidade, custo, servio e velocidade dos processos organizacionais.

57

No que concerne s noes de administrao de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.
67

A avaliao dos procedimentos instrucionais de um planejamento de treinamento exemplo de aplicao da avaliao de reao antes da execuo de um programa de treinamento e desenvolvimento nas organizaes.

mtodos de anlise que procuram assegurar a coerncia, a eficcia e a eficincia das decises tomadas em funo das informaes disponveis, antevendo cenrios possveis.
68
L.F.A. M. Gomes et al. Tomada de deciso gerencial: enfoque multicritrio. 3.a ed. So Paulo: Atlas, 2009 (com adaptaes).

A avaliao de resultados de programas de treinamento tende a mensurar, no mnimo, as variveis relativas a aprendizagem, impacto, mudana e valor final.

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens, relativos ao processo decisrio.
58

69

A seleo de pessoas um processo de atrao, dentro e fora das organizaes, de candidatos que tenham grandes possibilidades de apresentar bons resultados no trabalho.

A transferncia de poder decorrente da descentralizao e da delegao proporciona autonomia nos nveis hierrquicos mais baixos e confere maior agilidade ao processo de tomada de deciso.

70

Nas organizaes, a avaliao por pontos exemplo da aplicao de mtodo qualitativo de avaliao de cargos.

71

Para se garantir a fidedignidade da avaliao, necessrio que a administrao de desempenho no trabalho especifique critrios qualitativos e quantitativos de mensurao do desempenho.

59

Ausncia de reao, regra da autoridade, regra da minoria, regra da maioria, consenso ou unanimidade esto entre os mtodos de tomada de deciso em grupos e equipes de trabalho.
72

Na avaliao de desempenho, os erros esto associados geralmente falta de habilidades e de treinamento dos avaliadores chefes, gerentes, diretores etc. nas organizaes.
5

60

Os aspectos emocionais e afetivos influenciam o processo decisrio e restringem a capacidade racional dos indivduos.

CESPE/UnB ECT

Com relao ao planejamento organizacional, julgue os seguintes itens.


73

Acerca de administrao pblica, julgue os itens a seguir.


86

Considera-se um exemplo de estratgia a busca por estabilidade tambm denominada estratgia de pausa , adequada s organizaes que desejem manter suas caractersticas ou crescer de forma paulatina e controlada. O planejamento estratgico define metas e planos de trabalho tanto para a alta gerncia quanto para a gerncia mdia das organizaes. H relao de encadeamento entre o planejamento estratgico, o ttico e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de aes para se alcanarem as metas operacionais, as quais sustentam as atividades do planejamento estratgico. A misso de uma organizao a sua razo de existir, motivo pelo qual a declarao de misso apresenta definio ampla do escopo de negcios e operaes bsicas da organizao, aspectos que a diferenciam dos tipos similares de organizaes. As metas definidas no planejamento devem ser diretamente ligadas a recompensas e devem especificar o desempenho global que se espera de pessoas, departamentos e organizaes. As estratgias funcionais esto relacionadas questo como ns competimos? e referem-se a cada tipo de produto de uma organizao. Apesar de a administrao por objetivos ser um mtodo de definio de metas muito utilizado em processos de planejamento nas organizaes, ele dificulta a realizao da estratgia da organizao, por sofrer grande influncia das mudanas ambientais, que podem tornar as metas obsoletas.
92 87

De acordo com o princpio da moralidade administrativa, o agente pblico deve atuar cumprindo estritamente a lei, e o julgamento sobre oportunidade e convenincia, que no deve ser considerado pelo agente pblico, deve ser feito somente quando reclamado no devido foro. A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT), instituda pelo poder pblico mediante autorizao de lei especfica, vinculada ao Ministrio das Comunicaes e, portanto, integrada administrao direta. A criao de empresa pblica depende de autorizao de lei especfica. Caso seu capital seja exclusivamente pblico, esse tipo de empresa poder ser constitudo sob qualquer forma jurdica, exceto na forma de sociedade annima. O regime jurdico dos funcionrios da ECT, estabelecido pelo Decreto-lei n. 538/1969, o da Consolidao das Leis do Trabalho. O modelo racional-legal de administrao pblica confere eficincia, qualidade e baixo custo aos servios prestados pelo Estado aos cidados. A clssica teoria da tripartio dos Poderes do Estado, concebida por Montesquieu e adotada no Brasil, no absoluta, visto que a prpria Constituio Federal de 1988 autoriza o desempenho, por Poder diverso, de funes que originalmente pertencem a determinado Poder. O fenmeno da desconcentrao, que ocorre tanto na administrao direta como na indireta, equivale tcnica administrativa conhecida como departamentalizao, cujo objetivo central tornar mais gil, especializada e eficiente a prestao de servios. Entre as acepes do princpio da impessoalidade, inclui-se aquela que probe a vinculao de atividade da administrao pessoa do gestor pblico, evitando-se, dessa forma, a realizao de propaganda oficial para a promoo pessoal.

74

75

88

76

89

90

77

91

78

79

No que se refere ao impacto do ambiente e viso sistmica nas organizaes, julgue os itens subsequentes.
80

93

Nas organizaes vistas como sistemas fechados, h constante relao de mltiplos impactos ou interferncias entre os subsistemas que constituem as estruturas organizacionais. Os mltiplos elos entre as organizaes e o ambiente tornam intangvel a clara definio das fronteiras que marcam os limites organizacionais. As organizaes podem ser consideradas sistemas abertos, j que esto em constante interao com o ambiente por meio da transformao de insumos em produtos e servios. A viso sistmica das organizaes considera que h um ciclo de vida organizacional definido para que no haja desvios nas normas sociais de sua estrutura. Em uma organizao, a homeostase ocorre quando h relao de equilbrio entre a eficincia e a eficcia organizacional. A entropia positiva ocorre quando uma organizao busca insumos ou matrias-primas para convert-los em produtos que atendam s necessidades de clientes.

81

Julgue os prximos itens, referentes aos poderes e deveres do administrador pblico.


94

82

A dispensa indevida de processo licitatrio por agente pblico, alm de causar prejuzo ao errio, constitui ato de improbidade administrativa que importa no enriquecimento ilcito daquele que o pratica. A prestao de contas dever do administrador pblico e de qualquer pessoa que seja responsvel por bens e valores pblicos, a fim de que se atenda o interesse da coletividade e, consequentemente, o bem comum.

95

83

84

No que se refere aos mecanismos de controle da administrao pblica, julgue o item abaixo.
96

85

O Tribunal de Contas da Unio, rgo de controle externo, auxilia tecnicamente o Poder Legislativo em suas atividades fiscalizadoras.
6

CESPE/UnB ECT

Julgue os itens que se seguem, acerca de oramento pblico.


97

Em relao aos contratos administrativos, julgue os prximos itens.


108

A vedao da realizao de operaes de crdito superiores s despesas de capital fundamenta-se na austeridade econmico-financeira do Estado, que busca no transgredir o princpio do equilbrio. A Lei de Responsabilidade Fiscal atribui lei de diretrizes oramentrias a avaliao financeira do Fundo de Amparo ao Trabalhador. A garantia de equilbrio nas contas mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas, com limites e condies para a renncia de receita e para a gerao de despesas, um dos principais objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal. O principal agente de articulao entre as unidades gestoras e as secretarias do tesouro e oramento federal so as unidades oramentrias. O plano plurianual um modelo de planejamento estratgico utilizado pelo governo federal. Sua durao, por este motivo, coincide com o mandato do presidente da Repblica. Apesar de a nota de empenho no representar uma efetiva sada de recursos financeiros, a sua emisso reduz a dotao existente.

No caso particular de reforma de edifcio pblico, no constitui motivo para resciso de contrato administrativo a supresso de at 50% do valor atualizado do contrato. Caso a substituio da garantia ofertada pelo contratado seja conveniente para a administrao, o contrato administrativo poder ser alterado unilateralmente pelo rgo contratante, com as devidas justificativas. Segundo o grau de reprovabilidade da conduta do contratado, sero aplicadas as penalidades de advertncia, multa e suspenso temporria de participao em licitao, previstas para o inadimplemento de contratos administrativos.

109

98

110

99

No que tange ao processo administrativo federal, julgue os itens a seguir.


111

100

As intimaes dos atos administrativos devem obedecer s prescries legais, contudo, ainda que apresentem algum vcio que as tornem nulas, o comparecimento espontneo do administrado suprir a irregularidade. O processo administrativo pode ser instaurado exclusivamente a requerimento do interessado; no entanto, caso se caracterize flagrante conduta ilegal do servidor, o processo administrativo pode ser instaurado de ofcio. Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, embora no estejam mencionados no texto constitucional, esto previstos, de forma expressa, na lei que rege o processo administrativo federal. Consoante o princpio da autotutela, consagrado na Lei n. 9.784/1999, a administrao deve anular seus prprios atos de contedo decisrio, quando eivados de vcio de legalidade. Assim como as decises judiciais, os atos administrativos devem ser motivados, com indicao de fatos e fundamentos jurdicos, mesmo quando decorrerem do exame de ofcio feito por autoridade superior.

101

112

102

113

Com base na Lei n. 8.666/1993, denominada Lei de Licitaes, a qual institui normas para licitaes na administrao pblica, julgue os itens subsequentes.
103

114

Embora o princpio do formalismo no esteja expresso na Lei de Licitaes, todo procedimento licitatrio se caracteriza pela formalidade e solenidade; por essa razo, o desrespeito a esse princpio acarreta a nulidade do certame devido a vcio de forma. No procedimento licitatrio, antes de ser declarado o vencedor, irrecorrvel a deciso que revoga o certame por motivo de convenincia e oportunidade administrativa, uma vez que apenas o vencedor detm legitimidade para contestar a deciso revogatria.

115

104

Com relao aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.


116

A revogao de ato administrativo privativa da administrao que o praticou e somente produz efeitos prospectivos, visto ser o ato revogado vlido. Em uma situao de deciso, a possibilidade de o agente pblico adotar mais de um comportamento, de acordo com a tica da convenincia e da oportunidade, caracteriza a discricionariedade administrativa. A motivao do ato administrativo, isto , a declarao por escrito dos motivos que determinaram a prtica do ato, constitui, em qualquer situao, elemento obrigatrio para a prtica do ato, sob pena de nulidade, que, se declarada, ter efeitos ex tunc. Em regra, o ato administrativo goza da presuno de legitimidade, mas, caso esteja inquinado com mcula insanvel e dele tiverem decorrido efeitos favorveis a seus destinatrios, a administrao ter o direito de anul-lo no prazo decadencial de cinco anos. Considerando-se a possibilidade de convalidao do ato administrativo eventualmente viciado, correto afirmar que os efeitos da convalidao retroagem data do ato convalidado.
7

117

Acerca da modalidade de licitao denominada prego, julgue os itens subsecutivos.


105

lcito ao administrador determinar, no edital, prazo superior a sessenta dias para validade das propostas apresentadas pelos participantes, diferentemente da concorrncia, caso em que fluncia dos sessenta dias importa automtica liberao dos compromissos assumidos pelos licitantes. O prego pressupe a inverso das fases de habilitao e classificao de propostas como forma de conferir celeridade ao procedimento licitatrio. No prego, os licitantes podem manifestar inteno de recurso contra o resultado do certame somente depois de adjudicado o objeto.

118

119

106

107

120

Вам также может понравиться