Вы находитесь на странице: 1из 19

Instituto superior de engenharia de Lisboa

2010-2011 Semestre Inverno

AUTOMAO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

Trabalhos Laboratoriais Relatrio da visita de estudo


Trabalho realizado por: - Pedro Rosa N 31922 (LM61D)

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

ndice
- Introduopg. 2 - Fundamento Terico.pg. 2 - 1 Trabalho Laboratorial.pg. 4 - 2 Trabalho Laboratorial.pg. 8 - 3 Trabalho Laboratorial.pg. 12 - Conclusespg. 16 - Bibliografiapg. 16 - Relatrio da visita de estudopg. 17

Trabalho Laboratorial de A.P.I.

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Introduo
Este relatrio tem por base a anlise e conhecimento do mtodo sequencial para a automao de processos industriais. Este mtodo permite projectar e construir dispositivos automticos atravs da electricidade e do ar comprimido, utilizando para isso representaes esquemticas atravs de um diagrama de movimentos, tabela de possibilidades, diagrama de sensores e diagrama de impulsos. Estas representaes permitem-nos escrever um conjunto de equaes que, uma vez executadas na prtica, realizam a sequncia de operaes que entretanto imaginmos para um dado ciclo.

Fundamento Terico
Para a execuo de um projecto e das operaes sequenciais pretendidas os equipamentos necessrios na montagem de um circuito so os seguintes:

Actuadores
Os actuadores so cilindros pneumticos que so impulsionados por ar comprimido. Estes elementos so classificados como de duplo efeito porque podem realizar trabalho, com um conjunto haste-mbolo, no avano como no recuo, atravs de vlvulas. Quando a haste do cilindro est recolhida admite-se que se encontra no estado 0 e quando est extrada admite-se que se encontra no estado 1, como podemos verificar no exemplo seguinte.

Trabalho Laboratorial de A.P.I.

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Sensores
Os sensores transmitem a informao da posio da haste do cilindro no seu avano ou no seu recuo, por alterao da posio da gaveta interna, quando actuado pelo mbolo. Quando no est a ser actuado, o seu retorno feito por mola.

Vlvulas
No circuito os cilindros pneumticos de duplo efeito so alimentados por vlvulas 5/2 e podem ser de dois tipos: Biestveis - estas vlvulas de comando duplo so utilizadas para controlar o avano e recuo dos actuadores e das memrias.

Monoestveis estas vlvulas logo que cessem o impulso retornam posio inicial por aco duma mola ou do ar interno.

Interruptor Start/Stop
Sendo um componente passivo, este equipamento d indicao do accionamento ou paragem do circuito.

Portas lgicas
OR - elemento com duas entradas e uma sada embora quando entra o ar comprimido por um dos lados a outra entrada fecha automaticamente, atravs de uma esfera no seu interior, e vice-versa. AND - elemento com duas entradas e uma sada em que o sinal que chega primeiro no passa mas permite a passagem do segundo, sendo que so necessrios dois sinais de entrada para emitir sinal sada. Trabalho Laboratorial de A.P.I. 3

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

1 Trabalho Laboratorial
Para este primeiro trabalho simulmos uma aplicao real existente na indstria corticeira. Trata-se de elevar e empurrar automaticamente um bloco de cortia com 30 Kg para cima de um tapete transportador, que dirige o bloco a um laminador.

Figura 1 Esquema representativo do projecto Para este caso o ciclo o seguinte: A + / B + / A - / C + / B - / C - sendo que: A + : aproxima o sistema mecnico-pneumtico (B) que h-de agarrar o bloco; B + : articula o referido sistema de tal modo a prender o bloco; A - : faz elevar o bloco para vencer o desnvel de 1280 mm; C + : empurra o conjunto (A e B) e o bloco de cortia para o tapete transportador; B - : liberta o bloco de cortia sobre o tapete para ser arrastado at ao laminador; C - : puxa o conjunto (A e B) para a posio inicial do ciclo. Temos na figura seguinte a representao grfica do ciclo constituda pelo diagrama de movimentos, tabela de possibilidades, diagrama de sensores e diagrama de impulsos, assim como as equaes do sistema, sendo que os actuadores A, B e C so de duplo efeito. Os sensores, assinalados pelas letras a1, b0, b1, e c1 so sensores activos e os sensores a0, c0, interruptor start/stop so passivos. Para este circuito usaram-se trs vlvulas biestveis A, B e C.

Trabalho Laboratorial de A.P.I.

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Figura 2 - Representao grfica do ciclo

Montagem do circuito de comando (Figura 3): Para a montagem deste circuito, como vemos na figura a seguir, utilizou-se tubos vermelhos para se melhor destacar este circuito. Pelas equaes obtidas anteriormente comemos por utilizar uma ligao em T, para unir C - sada do sensor b0, e entrada do sensor c0. De seguida unimos a sada do sensor c0 com a entrada do interruptor start/stop, ligando posteriormente a sada a A +. Conectmos A- sada do sensor b1 e entrada do sensor a0, recorrendo a uma ligao em T e fez-se a unio da sada do sensor a0 com C+. Fezse uma ligao simples para unir B- sada de c1 e finalizamos o circuito de comando unindo B+ sada de a1. Trabalho Laboratorial de A.P.I. 5

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Figura 3 Circuito de comando a vermelho Montagem do circuito de potncia (Figura 4): A montagem deste circuito consistiu em ligar, com tubos verdes, a sada das vlvulas aos respectivos cilindros que controlam, como mostra a figura a seguir.

Figura 4 Circuito de potncia a verde Trabalho Laboratorial de A.P.I. 6

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011 Montagem do circuito de distribuio (Figura 5): Na montagem deste circuito utilizmos tubos azuis para ligarmos a distribuio de ar comprimido entrada de todas as vlvulas e entrada dos sensores activos.

Figura 5 Circuito de distribuio a azul

Figura 6 Esquema de montagem final pretendido Trabalho Laboratorial de A.P.I. 7

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

2 Trabalho Laboratorial
Para este segundo trabalho Laboratorial simulmos um sistema de cravao do anel de abertura fcil para latas de bebidas e enlatados.

Figura 7 Esquema representativo do sistema Para este sistema o ciclo o seguinte: A + / A - / B + / C + / C - / B - sendo que: A + : retirada de um dos tampos do contentor e colocao no local da cravao; A - : permite que um novo tampo fique disponvel para o ciclo seguinte; B + : retira um anel do respectivo contentor e posiciona-o debaixo do tampo; C + : executa a cravao do anel no tampo; C - : retirada do puno que executa a cravao do anel; B - : recolhe e inicia-se um novo ciclo de cravao. Temos na figura seguinte uma representao grfica do ciclo, constitudo pelo diagrama de movimentos, tabela de possibilidades, diagrama de sensores e diagrama de impulsos, assim como as equaes do sistema. Com as incompatibilidades existentes nas linhas 1-3 e 4-6 conseguimos recorrer utilizao de apenas uma memria para solucionar esta situao. Os actuadores A, B e C, usados neste circuito so de duplo efeito, e os sensores, assinalados pelas letras a1 e c1 so sensores activos e os sensores b1, c0, a0, b0 e o interruptor start/stop so passivos, sendo que as memrias so sempre activas. Para este sistema utilizmos uma vlvula biestvel B e duas monoestveis, A e C. Trabalho Laboratorial de A.P.I. 8

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Figura 8 - Representao grfica do ciclo Montagem do circuito de comando (Figura 9): Para a montagem deste circuito, como vemos na figura a seguir, utilizou-se tubos vermelhos para melhor se destacar o circuito. Pelas equaes obtidas comemos por ligar a sada do sensor c1 a M1-. Depois ligmos a sada do sensor a1 a M1+ e ligou-se m11 s entradas dos sensores b1 e a0, utilizando uma ligao em T. De seguida conectmos, atravs de tubos simples, a sada de b0 a C+, e a sada de a0 a B+. Com uma ligao em T, unimos m10 s entradas dos sensores c0 e b0 e completamos atravs da ligao da sada do sensor c0 a B-. Para finalizar, ligmos a sada de b0 entrada do interruptor start/stop, e a sada do interruptor ligmos a A+. Trabalho Laboratorial de A.P.I. 9

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Figura 9 Circuito de comando a vermelho Montagem do circuito de potncia (Figura 10): A montagem deste circuito consistiu em ligar, com tubos verdes, a sada das vlvulas aos respectivos cilindros que controlam, como demonstrado na figura a seguir.

Figura 10 Circuito de potncia a verde Trabalho Laboratorial de A.P.I. 10

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011 Montagem do circuito de distribuio (Figura 11): Na montagem deste circuito utilizmos tubos azuis para ligarmos a distribuio de ar comprimido entrada de todas as vlvulas e entrada dos sensores activos.

Figura 11 Circuito de distribuio a azul

Figura 12 Esquema de montagem final pretendido Trabalho Laboratorial de A.P.I. 11

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

3 Trabalho Laboratorial
Para este terceiro trabalho laboratorial, simulmos um equipamento projectado para fazer dois furos numa pea, cruzados no mesmo plano vertical. A ordem de funcionamento deste equipamento ter como base tambm trs actuadores, em que o primeiro avana e fixa a pea, o segundo avana com a broca, efectua o furo e recua imediatamente para o terceiro efectuar o segundo furo.

Figura 13 Esquema representativo do equipamento Para este sistema o ciclo o seguinte: A + / B + / B - / C + / C - / A sendo que: A + : responsvel pelo avano de A e fixao da pea; B + : avano da primeira broca para efectuar o furo; B - : recuo da primeira broca para a sua posio inicial; C + : avano da segunda broca para efectuar o furo; C - : recuo da segunda broca para a sua posio inicial; A - : responsvel pelo recuo de A e solta a pea; Na figura seguinte temos a representao grfica do ciclo constituda pelo diagrama de movimentos, tabela de possibilidades, diagrama de sensores e diagrama de impulsos, assim como as equaes do sistema. Os actuadores A, B e C, usados neste circuito so de duplo efeito e os sensores, assinalados pelas letras a0, c1, b1, c0, so activos e os sensores a1, b0 e o interruptor start/stop so sensores passivos, sendo que as memrias so sempre activas. Para a montagem deste sistema usou-se uma vlvula biestvel A e duas monoestveis, B e C, e foram tambm utilizadas trs portas AND devido ao facto da equao de B + ter trs elementos activos.

Trabalho Laboratorial de A.P.I.

12

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Figura 14 - Representao grfica do ciclo Nesta representao grfica visvel que h incompatibilidades, mas que surge em trs linhas, a 2, 4 e 6. Portanto, a forma de solucionar este problema, ser utilizar duas memrias. Usamos ento duas memrias, pois usando nas linhas independentes numa memria vai haver novamente uma repetio entre as linhas 2 e 6, logo teremos de utilizar uma segunda memria de forma a eliminar a segunda incompatibilidade. No circuito s esto disponveis as linhas independentes 3, 5 e 7 para fazer comutar as memrias. Assim, a memria 1 sobe na linha 3, e desce na linha 5. Simultaneamente na linha 5 sobe a segunda memria que ir descer na linha 7. Desta maneira solucionamos as incompatibilidades existentes. Trabalho Laboratorial de A.P.I. 13

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011 Montagem do circuito de comando (Figura 15): Para a montagem deste circuito, como vemos na figura a seguir, utilizou-se tubos vermelhos para melhor se destacar o circuito. Pelas equaes obtidas comemos por ligar a sada de a0 entrada do interruptor start/stop e a M2- utilizando uma ligao em T. Ligmos a sada de c1 a M2+ e a M1-, recorrendo novamente a uma ligao em T. De seguida ligou-se a sada de b1 a M1+ e m11 entrada do sensor b0, e a sada deste ltimo a C+. Depois ligou-se m10 a uma entrada da porta E1 (porta AND) e a sada desta entrada de a1 e ligou-se c0 s entradas das portas E2 e E3 com recurso a uma ligao em T. Unimos m20 outra entrada de E2 por tubo, e a sada desta porta a outra entrada de E1 e ligmos a sada de a1 a B+ e m21 entrada disponvel de E3 e a sada desta a A-. Finalmente para completar o circuito ligmos a sada do interruptor start/stop a A+.

Figura 15 Circuito de comando a vermelho Montagem do circuito de potncia (Figura 16): A montagem deste circuito consistiu em ligar, com tubos verdes simples, a sada das vlvulas aos respectivos cilindros que controlam, como podemos verificar na figura a seguir.

Trabalho Laboratorial de A.P.I.

14

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Figura 16 Circuito de potncia a verde Montagem do circuito de distribuio (Figura 17): A montagem deste circuito consistiu em ligar, com tubos azuis, a distribuio de ar comprimido entrada de todas as vlvulas e entrada dos sensores activos.

Figura 17 Circuito de distribuio a azul Trabalho Laboratorial de A.P.I. 15

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Figura 18 Esquema de montagem final pretendido

Concluso
Com a realizao deste relatrio conseguimos por em prtica alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas e obtivemos um melhor contacto com as tarefas que um projectista de Automao Industrial tem de por em prtica para a execuo dos sistemas requeridos por uma dada empresa.

Bibliografia
- Mtodo Sequencial para Automao Electropneumtica, Jos Maria de Almeida Novais, Fundao Calouste Gulbenkian, 5 Edio, 2007 - Internet:
http://projectotecnologico.do.sapo.pt/documentacaocont/505Sebentaautomacontrolo.pdf

Trabalho Laboratorial de A.P.I.

16

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011

Relatrio da visita de estudo


No dia 18 de Novembro de 2010, realizou-se uma visita de estudo s instalaes da Atlas Copco em Carnaxide, no mbito da unidade curricular Automao de Processos Industriais. Cerca das 15 horas da tarde a nossa visita iniciou-se com a apresentao de dois nomes importantes da empresa, o Engenheiro Jos Salvador e o Engenheiro Joo Carvalho. Assistimos a uma palestra onde foi feita uma breve apresentao da empresa pelo Engenheiro Jos Salvador, e onde nos foi dado a conhecer os objectivos e os valores por que se rege este grande grupo de renome internacional. A Atlas Copco um grupo industrial fundado na Sucia em 1873 e representada em Portugal desde 1958, lder mundial em compressores, equipamento de construo e explorao mineira, ferramentas elctricas e sistemas de montagem. Atravs de produtos e servios inovadores. Aps a apresentao da empresa, o Engenheiro Joo Carvalho abordou o tema de Produo e Tratamento de Ar Comprimido, comeando pelo ponto de reduo de custos, optimizao, utilizao de sistemas de tratamento de ar comprimido e sistemas de controlo. Foi-nos explicado que as trs variveis fundamentais na seleco de um sistema de ar comprimido so, o caudal, a presso e a qualidade do ar. No que diz respeito ao caudal temos que ter em conta os consumos individuais e margens de reserva. Na presso deve-se analisar a utilizao pretendida, sendo que 90% da indstria utiliza a presso normal, de 7 a 10 bar. No que refere qualidade do ar comprimido, que ter em conta quando se trata por exemplo de contacto com produtos alimentares e perda de produo por existncia de leo e poeiras no caso de pinturas industriais. O ar comprimido a segunda forma de energia mais utilizada na indstria logo a seguir electricidade. Analismos que os tipos de compressores esto divididos em dois grandes grupos, os volumtricos e os dinmicos. A compresso volumtrica consiste na reduo do volume do gs que provoca um aumento da presso. Na compresso dinmica o ar ao entrar no compressor sofre uma reduo brusca de velocidade que causa um aumento de presso. O engenheiro explicou-nos como adaptar o dbito de ar de um compressor ao consumo da instalao, funcionamento em carga e em vazio. Deve-se ter sempre em conta um ponto, o rendimento elctrico e mecnico do equipamento para efeitos de clculos energticos. Quanto ao tratamento de ar foram descritos vrios sistemas de secagem de ar, secadores de refrigerao e de adsoro, ambos com o objectivo de baixar o ponto de orvalho.

Trabalho Laboratorial de A.P.I.

17

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa 2010-2011 Por ltimo foi abordado o tema da telemonitorizao. Com as empresas a internacionalizar cada vez mais, enviar tcnicos para o exterior, ou montar inmeras redes de assistncia tcnica local, para cobrir as falhas dos equipamentos, iria tornar-se invivel a nvel econmico. Os sistemas de monitorizao da Atlas Copco estabelecem um compromisso entre as tecnologias subjacentes aos reguladores Elektronikon e o mundo da Internet atravs de softwares especficos desenvolvidos para cada rea, sendo a monitorizao de dados feita por envio de pr-avisos via correio electrnico ou mensagens de texto. Este tipo de monitorizao permite ao cliente a reduo de custos associados a um operador e reduz os custos e os tempos de reparao e de avaria, pois o sistema envia instantaneamente os eventos de avaria e manuteno. Terminada a apresentao, visitmos as oficinas de reparao. Conseguimos vrios equipamentos de ar comprimido, geradores e mquinas da indstria mineira. Foi possvel ver alguns equipamentos em manuteno, nomeadamente uma grande mquina de perfurao mineira. Penso que a realizao desta visita foi extremamente benfica a nvel acadmico, pois foi-nos possvel ter um contacto directo com equipamentos e tecnologias usadas numa empresa lder mundial em ar comprimido.

Trabalho Laboratorial de A.P.I.

18

Вам также может понравиться