Вы находитесь на странице: 1из 3

18/04/12

Planeta Educao

De Olho na Histria

Joo Lus de Almeida Machado Doutor e m Educao pe la PUC -SP; Me stre e m Educao, Arte e
Histria da C ultura pe la Unive rsidade Pre sbite riana Mack e nzie (SP); Profe ssor Unive rsitrio e Pe squisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a S tim a Arte Apre nde ndo com o C ine m a" (Editora Inte rsubje tiva).

De Herbvoros a Carnvoros
A A limentao nos Primrdios da Pr-Histria

A imagem acima faz parte da seqncia inicial do filme "2001, Uma Odissia no Espao", do cineasta Stanley Kubrick.

As imagens iniciais do filme "2001, Uma Odissia no Espao", de Stanley Kubrick nos colocam diante de animais com os quais dificilmente nos identificaramos. Se parecem muito mais com os gorilas atuais do que com os seres humanos. Provavelmente a inteno do cineasta fosse causar um certo desgosto, um desconforto e uma sensao de estranheza nos espectadores. Em determinados casos inclusive, gerar uma dvida to grande que levasse um grande nmero de pessoas a ignorar o fato de que aqueles animais pudessem ser verdadeiramente identificados como parentes do Homo Sapiens. O que podemos observar, a princpio, que esses homindeos caminhavam apoiando-se sobre os quatro membros (braos e pernas), tinham o corpo coberto por uma pelugem considervel, possuam um maxilar protuberante, tinham braos alongados e, aparentemente, eram herbvoros (se alimentavam de vegetais). Se nos detivermos mais atentamente s imagens apresentadas e aos hbitos auferidos entre os homindeos que desfilam pela tela, perceberemos que, pelo fato de se locomoverem apoiados nos membros dianteiros e traseiros, passavam a ter uma viso de mundo reduzida e limitada, concentrando sua ateno aos caminhos por onde circulavam e, especificamente, ao solo e ao que estava no cho ou prximo a ele. A dieta de base herbvora passa ento a ser entendida como uma repercusso das limitaes impostas pela locomoo desses homindeos; junte-se a isso o fato desses seres viverem num perodo onde os outros animais eram consideravelmente mais fortes e robustos que eles e, passamos a compreender a predileo de nossos antepassados, nos primrdios de sua existncia pela alimentao herbvora.

www.planetaeducacao.com.br/portal/impressao.asp?artigo=179

1/3

18/04/12

Planeta Educao

O quadro da evoluo humana apresentado acima faz parte do acervo do Smithsonian Museum of Natural History.

H registros escritos por estudiosos (antroplogos, paleontlogos) que adicionam animais rasteiros (pequenos roedores), insetos e moluscos a dieta humana nessa fase inicial de nossa existncia. Vale ressaltar, que no se tratavam, esses alimentos (roedores, insetos, moluscos), de recursos consumidos com regularidade, diferentemente das diversas espcies de razes, folhas, gramneas, frutas e leguminosas coletadas regularmente. H, no entanto, um momento especfico do filme, onde surge um totem (na forma de uma pedra escura, totalmente lisa, projetando-se do solo em direo ao cu), metaforicamente utilizado para representar a transio dos homindeos de seu estado animalesco para uma situao na qual podemos distinguir o uso de ferramentas (ossos, paus, pedras). A modificao mais expressiva a alterao na locomoo dos homindeos, que deixam de ser quadrpedes e se tornam bpedes, passando a andar apoiados apenas nas pernas. Essa alterao libera as mos permitindo que elas possam manusear os elementos disponibilizados pela natureza com maior regularidade, apropriando-se de noes a respeito do mesmo (peso, tamanho, resistncia), verificando utilizaes possveis, adaptando a suas necessidades e constituindo, dessa maneira, suas primeiras ferramentas. A alterao na locomoo promove, tambm, uma alterao sensvel quanto ao alcance da viso desses homindeos. Os horizontes da humanidade se expandem consideravelmente. Os olhos dos homens, antes voltados para o restrito espao do solo que os circundavam, desloca-se para reas amplas, abertas, por onde trafegam outros seres, semelhantes ou diferenciados em relao a ele. Sua compreenso de mundo se amplia, lenta e gradualmente, em passos constantes e seguros.

O processo evolutivo promoveu alteraes significativas no cotidiano dos homindeos. Um exemplo tpico refere-se as alteraes dos hbitos alimentares, com a superao de uma dieta de base herbvora para uma outra, de base carnvora.

Essas alteraes implicam novidades no cotidiano e nas relaes entre os homindeos e o mundo que os cerca. Os ciclos de fome no desaparecem por completo, o que obriga os
www.planetaeducacao.com.br/portal/impressao.asp?artigo=179 2/3

18/04/12

Planeta Educao

homens pr-histricos a continuar procurando alimentos em todos os espaos pelos quais circula, inclusive no cho. No h o abandono do rastreamento no solo, por razes, animais rasteiros, insetos ou folhas e frutos. O que ocorre um remanejamento de funes, sendo que o trabalho de coleta passa a ser atribuio das mulheres, cabendo aos homens a caa e a pesca. fundamental que possamos perceber que esses acontecimentos se desenvolveram ao longo de milhares de anos e que, cada nova alterao nos hbitos dos homens prhistricos se consolidam apenas depois da repetio dessas prticas ao longo de algumas geraes. Igualmente importante torna-se a percepo de que os acontecimentos, conjuntamente, forjaram o surgimento de comunidades cada vez mais organizadas e desenvolvidas. A carne, por exemplo, a princpio era consumida crua. Era natural que, com o passar do tempo, tendo o homem descoberto as alteraes promovidas pelo fogo nas carnes (ficavam mais macias, apresentavam um sabor mais agradvel, tornavam-se mais fceis de serem rasgadas pela dentio durante a mastigao) e, tendo se apropriado das tcnicas que permitiam a produo do fogo, se regularizassem aes de cozimento. Mas os homens pr-histricos descobriram as propriedades do fogo sobre os alimentos (mais especificamente as carnes), antes de propriamente dominarem o fogo? Sim, de acordo com pesquisas divulgadas nos mais recentes trabalhos de Histria da Alimentao, os homindeos daquele perodo teriam descoberto essas reaes promovidas pelo fogo em relao aos alimentos ao encontrarem carcaas de animais mortos durante incndios nas florestas e terem se alimentado desses restos. Outra explicao relacionada ao fato apresenta os alimentos sendo cozidos em regies que apresentavam guas quentes (fontes termais ou giseres). Outras incorporaes importantes que acompanharam a transio de uma alimentao herbvora para uma carnvora referem-se a revoluo agrcola (que acabou com o nomadismo), a domesticao de animais, a produo e utilizao de utenslios cermicos, de pedras lapidveis ou mesmo de madeira para realizar o cozimento, o surgimento dos fornos para a produo de pes e assados e o surgimento de vilas, aldeias e cidades. Estvamos cruzando os limites entre a Pr-Histria e a Histria...
Avaliao deste Artigo:

C opyright 2006 Plane ta Educao Todos os dire itos re se rvados

www.planetaeducacao.com.br/portal/impressao.asp?artigo=179

3/3

Вам также может понравиться