Вы находитесь на странице: 1из 14

www.quimica10.com.

br AULA 33 RADIOATIVIDADE - I I - Introduo a Radioatividade A radioatividade, embora choque pelo desastre ocorrido no passado (Hiroshima e Nagasaki), no apenas estudada como arma de destruio em massa. As suas aplicaes se estendem a medicina, a agricultura, a arqueologia, a produo de energia eltrica, entre outras.

Para compreender suas aplicaes devemos conhecer a natureza desse fenmeno, sendo assim se faz necessrio conhecermos os eventos que

www.quimica10.com.br desencadearam as descobertas nesse ramo fsico-qumico atravs de um breve histrico. Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potssio e uranila: K2(UO2)(SO4)2 , conseguia impressionar chapas fotogrficas. Em 1898, Pierre e Marie Curie identificaram o urnio, o polnio (400 vezes mais radioativo que o urnio) e depois, o rdio (900 vezes mais radioativo que o urnio). Em 1903 Ernest Rutherford idealizou um experimento para separar e determinar a natureza das radiaes emitidas. As radiaes eram emitidas pelo material radioativo, contido no interior de um bloco de chumbo e submetidas a um campo eltrico ou magntico. O aparato era envolvido por material fluorescente ou filme fotogrfico.

. Analisando as cintilaes, so observadas trs marcas diferentes, as quais caracterizam trs tipos de radiaes: Radiaes (alfa), que se desviam no sentido da placa negativa. Radiaes (beta), que se desviam no sentido da placa positiva; esse desvio mais acentuado que o das partculas . Radiaes (gama), que no sofrem desvio; so ondas eletromagnticas.

www.quimica10.com.br As principais caractersticas dessas radiaes so descritas a segui:

Outras radiaes: Radiao prton nutron psitron Grau de penetrao Moderada/baixa Muito penetrante Moderado Velocidade 10% de c < que 10% de c < que 90% de c Partcula 1 1+ 1 1 H , 1p 1 0n 0 + +1e ,

Por meio dessas constataes experimentais desses cientistas, foi criado um importante conceito para tal fenmeno. Radioatividade a capacidade que certos tomos possuem de emitir radiaes eletromagnticas e partculas de seus ncleos instveis com o objetivo de adquirir estabilidade nuclear .

A emisso de partculas faz com que o tomo radioativo de determinado elemento qumico se transforme num tomo de outro elemento qumico diferente, esse fenmeno chamado de decaimento radioativo. Mas afinal, quando um tomo instvel? Um dos fatores que tm relao com a estabilidade nuclear a relao nmero de nutrons/nmero de prtons. Se a relao nmero de nutrons/nmero de prtons

www.quimica10.com.br exceder a 1,5 observa-se a presena de ncleos instveis que emitem espontaneamente radioatividade. Observe a figura a seguir:

II - Leis da Radioatividade As leis da radioatividade esto ligadas as emisses radioativas com a decorrente converso de um radionucldeo (ncleo radioativo) em outro elemento qumico. Essa converso tem por objetivo transformar um tomo instvel em outro mais estvel. 1 Lei da Radioatividade (lei de Soddy) : "Quando um ncleo emite uma partcula alfa () , seu nmero atmico diminui de duas unidades e seu nmero de massa diminui de quatro unidades."

X A = 2 4 + Z - 2YA -4

Ex: 92U235 24 + 90Th231

www.quimica10.com.br 2 Lei da Radioatividade (lei de Soddy-Fajans-Russel) : "Quando um ncleo emite uma partcula beta () , seu nmero atmico aumenta de uma unidade e seu nmero de massa permanece constante."

X A -10 + Z + 1Y A

Ex: 83Bi210 -10 + 84Po210 Importante. Ser atingido por radiao algo sutil e impossvel de ser percebido imediatamente, j que no momento do impacto no ocorre dor ou leso visvel. A radiao ataca as clulas do corpo individualmente, fazendo com que os tomos que compem as clulas sofram alteraes em sua estrutura. As ligaes qumicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das clulas. Isso, por sua vez, provoca com o tempo conseqncias biolgicas no funcionamento do organismo como um todo; algumas conseqncias podem ser percebidas em curto prazo, outras em longo prazo. Por vezes, as conseqncias da radiao absorvida detectada somente nos descendentes (filhos, netos) da pessoa que sofreu alguma alterao gentica induzida pela radioatividade. III Transmutao Radioativa As reaes nucleares consistem no bombardeamento de elementos estveis com radiaes, convertendo-os a outros elementos qumicos. Tal fenmeno chamado de transmutao. Rutherford, em 1919 conseguiu observar a obteno de O 17 e prton a partir do bombardeamento de nitrognio por radiaes , observe a equao.
7

N14 + 24 8O17 + 1p1

www.quimica10.com.br

A partir dessa, muitas outras transmutaes foram conseguidas.

PROPOSIO DE ATIVIDADES. 01. Um elemento radioativo M emite, sucessivamente, sete partculas alfa () e 4 partculas beta (), transformando-se no elemento 83Bi209. Pergunta-se: a) Quais so os nmeros atmicos e de massa do elemento M? b) Qual o nome desse elemento? (Consulte a tabela peridica). Resposta:

www.quimica10.com.br a) 7 partculas = 7 x 2 = 14 4 partculas = 4 x (-1) = - 4 Z = 14 - 4 + 83 Z = 93 A = 7 x 4 + 4 x 0 + 209 A = 237 b) Consultando a tabela peridica: Neptnio (Np) 2. Escrever as equaes das reaes nucleares: a) rdio (Ra, Z=88, A=223) transmutando-se em radnio (Rn), pela emisso de uma partcula alfa. b) chumbo (Pb, Z=82, A=212) transmutando-se em bismuto (Bi) pela emisso de uma partcula beta. Resposta: a) 88Ra223 86Rn219 + 24 b) 82Pb212 83Bi212 + -10 3. Analise os itens a seguir que fornecem informaes a respeito das radiaes nucleares. I - As radiaes gama so ondas eletromagnticas de elevado poder de penetrao. II - O nmero atmico de um radionucldeo que emite radiaes alfa aumenta em duas unidades. III - As radiaes beta so idnticas aos eltrons e possuem carga eltrica negativa. IV - O nmero de massa de um radionucldeo que emite radiaes beta no se altera. V - As radiaes gama possuem carga nuclear +2 e nmero de massa 4.

www.quimica10.com.br Esto corretas as afirmativas: a) I, II, e III, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) I, III e V, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) II, IV e V, apenas. Resposta: B 04. Relacione as radiaes naturais (1 coluna) com suas respectivas caractersticas (2 coluna). 1 Coluna 1. alfa () 2. beta () 3. gama () 2 Coluna ( ( ( ( ) possuem alto poder de penetrao, podendo causar danos irreparveis ao ) so partculas leves com carga eltrica negativa e massa desprezvel. ) so radiaes eletromagnticas semelhantes aos raios X, no possuem ) so partculas pesadas de carga eltrica positiva que, ao incidirem sobre o ser humano.

carga eltrica nem massa. corpo humano, causam apenas queimaduras leves. Resposta: A seqncia correta : 3 - 2 - 3 - 1. 05. Na srie radioativa natural, que comea no 92U238 e termina no 82Pb206, estvel, so emitidas partculas alfa () e beta (). As quantidades de partculas emitidas na srie so: a) 6 e 6 . b) 8 e 6 .

www.quimica10.com.br c) 8 e 8 . d) 9 e 8 . e) 9 e 9 . Resposta: B

06. O processo de irradiao pode ser utilizado para aumentar o tempo de conservao dos alimentos, por meio da eliminao de microrganismos patognicos e de insetos. A irradiao geralmente feita com raios gama originados do cobalto-60. A cerca da radiao, julgue os itens abaixo. (1) A radiao gama originada de uma transformao qumica. (2) Se um tomo de cobalto-60 emite apenas radiao gama, isso significa que ele no sofre uma transmutao. (3) Um alimento irradiado contm tomos de cobalto-60 que foram adicionados ao mesmo no processo de tratamento. (4) No processo de irradiao, o feixe de raios gama pode ser direcionado aos alimentos por meio de placas eltricas devidamente polarizadas que desviam tais raios. Resposta: E C E E 07. Ao acessar a rede Internet, procurando algum texto a respeito do tema radioatividade no "Cade?"(http://www.cade.com.br), um jovem deparou-se com a seguinte figura, representativa do poder de penetrao de diferentes tipos de

radiao.

www.quimica10.com.br

Com o auxlio da figura, julgue os itens que se seguem. (0) A radiao esquematizada em II representa o poder de penetrao das partculas beta. (1) A radiao esquematizada em III representa o poder de penetrao das partculas alfa. (2) As partculas alfa e beta so neutras. (3) Quando um ncleo radioativo emite uma radiao do tipo I, o numero atmico fica inalterado. Resposta: Item correto: 0 Itens errados: 1, 2 e 3

08. Faz parte da srie de desintegrao do U-238 a seguinte seqncia:

A passagem de um istopo para o adjacente se d por emisso de partculas -1, nas desintegraes a) 1 e 5 b) 1 e 6 c) 2 e 3

www.quimica10.com.br d) 3 e 4 e) 5 e 6 Resposta: B

09. Um dos istopos do Amercio equao:

95

Am241, quando bombardeado com partculas

(2He4), formam um elemento novo e dois nutrons 0n1, como indicado pela

95

Am241 + 2He4 elemento novo + 20n1

Os nmeros atmicos e de massa do novo elemento sero respectivamente: a) 95 e 245 b) 96 e 244 c) 96 e 243 d) 97 e 243 e) 97 e 245 Resposta: D 10. (Uel-PR) Marie Sklodowka Curie, por seus trabalhos com a radioatividade e pelas descobertas de novos elementos qumicos como o polnio e o rdio, foi a primeira mulher a ganhar dois prmios Nobel: um de fsica, em 1903, e um de qumica, em 1911. Suas descobertas possibilitaram a utilizao de radioistopos na medicina nuclear. O elemento sdio no possui um istopo radioativo na natureza, porm o sdio-24 pode ser produzido por bombardeamento em um reator nuclear. As equaees nucleares so as seguintes:
12 11

Mg24 + "X" 11Na24 + 1H1 Na13 12Mg24 + "Y"

www.quimica10.com.br O sdio-24 e utilizado para monitorar a circulao sangunea, com o objetivo de detectar obstrues no sistema circulatrio. "X" e "Y" so, respectivamente: a) Raios X e partcula beta. b) Raios X e partcula alfa. c) Partcula alfa e raios gama. d) Nutron e raios gama. e) Nutron e partcula beta. Resposta: D 11. (Unifesp-SP) 60 anos aps as exploses das bombas atmicas em Hiroshima e Nagasaki, oito naes, pelo menos, possuem armas nucleares. Esse fato, associado a aes terroristas, representa uma ameaa ao mundo. Na cidade de Hiroshima foi lanada uma bomba de urnio-235 e em Nagasaki uma de plutnio-239, resultando em mais de cem mil mortes imediatas e outras milhares como conseqncia da radioatividade. As possveis reaes nucleares que ocorreram nas exploses de cada bomba so representadas nas equaes:
92 94

U235 + n BX142 + 36Kr91 + 3n Pu239 + n 39Y97 + 55CsA + 5n

Nas equaes, B, X, A e o tipo de reao nuclear so, respectivamente, a) 52, Te, 140 e fisso nuclear. b) 54, Xe, 140 e fisso nuclear. c) 56, Ba, 140 e fuso nuclear. d) 56, Ba, 138 e fisso nuclear. e) 56, Ba, 138 e fuso nuclear. Resposta: D 12. (UFSCar-SP) O aumento no volume das exportaes no Brasil, em 2004, tem sido apontado como um dos responsveis pela retomada do crescimento econmico do pas. O Brasil exporta muitos tipos de minrios, sendo que alguns

www.quimica10.com.br apresentam radioatividade natural. Certos pases compradores exigem um certificado apresentando os valores de atividade de tomos que emitem radiao gama. O potssio-40, radioistopo natural, um dos emissores dessa radiao. No decaimento radiativo do potssio-40, em geral, h a emisso de uma partcula beta negativa. Neste caso, resulta um elemento com nmero atmico igual a a) 40. b) 39. c) 21. d) 20. e) 19. Resposta: D 13. (FGV) Os irradiadores de alimentos representam hoje uma opo interessante na sua preservao. O alimento irradiado, ao contrrio do que se imagina, no se torna radioativo, uma vez que a radiao que recebe do tipo gama. A radiao produzida pelo cobalto-60 (Z = 27), cujo ncleo decai emitindo uma partcula beta, de carga negativa, resultando no ncleo de certo elemento X. O elemento X a) Mn (Z = 25). b) Fe (Z = 26). c) Co (Z = 27). d) Ni (Z = 28). e) Cu (Z = 29). Resposta: D 14. (UFSCar-SP) Uma das aplicaes nobres da energia nuclear a sntese de radioistopos que so aplicados na medicina, no diagnstico e tratamento de doenas. O Brasil um pas que se destaca na pesquisa e fabricao de radioistopos. O fsforo-32 utilizado na medicina nuclear para tratamento de problemas vasculares. No decaimento deste radioistopo, formado enxofre-32, ocorrendo emisso de

www.quimica10.com.br a) partculas alfa. b) partculas beta. c) raios gama. d) nutrons. e) raios X. Resposta: B

Вам также может понравиться