Вы находитесь на странице: 1из 183

Tecnologia e gesto pblica municipal

mensurao da interao com a sociedade

Ricardo Csar Gonalves Santana

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros


SANTANA, RCG. Tecnologia e gesto pblica municipal: mensurao da interao com a sociedade [online]. So Paulo: Editora UNESP; So Paulo: Cultura Acadmica, 2009. 178 p. ISBN 978-85-7983-010-5. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported. Todo o contedo deste captulo, exceto quando houver ressalva, publicado sob a licena Creative Commons Atribuio Uso No Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No adaptada. Todo el contenido de este captulo, excepto donde se indique lo contrario, est bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

tecnologia e gesto pblica municipal


mensurao da interao com a sociedade
ricardo csar gonalves santana

TECNOLOGIA
E GESTO PBLICA MUNICIPAL

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

TECNOLOGIA
E GESTO PBLICA MUNICIPAL

MENSURAO DA INTERAO
COM A SOCIEDADE

2009 Editora UNESP Cultura Acadmica Praa da S, 108 01001-900 So Paulo SP Tel.: (0xx11) 3242-7171 Fax: (0xx11) 3242-7172 www.editoraunesp.com.br feu@editora.unesp.br

CIP Brasil. Catalogao na fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ S223t Santana, Ricardo Csar Gonalves Tecnologia e gesto pblica municipal : mensurao da interao com a sociedade / Ricardo Csar Gonalves Santana. So Paulo : Cultura Acadmica, 2009. Inclui bibliograa ISBN 978-85-7983-010-5 1. Administrao pblica Brasil. 2. Administrao municipal. 3. Servio pblico. 4. Cincia da informao. I. Ttulo. 09-6214. CDD: 354.81 CDU: 35(81)

Este livro publicado pelo Programa de Publicaes Digitais da Pr-Reitoria de Ps-Graduao da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (UNESP)

Editora aliada:

Editora aliada:

Para a minha famlia, que soube compreender os meus momentos de ausncia. Em especial para minha esposa, Maria Teresa, e meus lhos, Ricardo e Carolina, que tanto se preocuparam comigo.

Agradeo a duas professoras muito especiais que tive. Uma, ainda no primeiro ano do primrio, mostrou-me que a docncia um ato de amor e foi exemplo de disciplina. A segunda, j na ps-graduao, acreditou no meu potencial e foi exemplo de prossionalismo e dedicao. Meu muito obrigado s professoras Shisuka e Plcida. Aos colegas de departamento, pelo companheirismo. s professoras Maringela Fujita e Silvana Vidotti, pelas importantes contribuies no processo de desenvolvimento deste trabalho e, especialmente, pelo incentivo nos momentos difceis.

SUMRIO

Introduo 11 1 Analisando o uso de TICs pelas administraes pblicas municipais 35 2 Disponibilizao de informaes pblicas 57 3 Solicitando e acompanhando servios prestados ou sob responsabilidade das administraes municipais 93 4 Modelo de mensurao de uso das TICs na interao entre administraes municipais e a sociedade 103 Concluses 123 Referncias bibliogrcas 129 Apndices 135

INTRODUO

Com efeito, um dia de manh, estando a passear na chcara, pendurou-se-me uma ideia no trapzio que eu tinha no crebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que possvel crer. Eu deixei-me a contempl-la. Sbito, deu um grande salto, estendeu os braos e as pernas, at tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te. (Brs Cubas, Machado de Assis)

O entendimento de que o uso dos recursos das Tecnologias da Informao e Comunicao tem importncia vital para a economia atual permeia todas as reas do conhecimento e se tornou um dos focos de ateno de gestores pblicos e privados (Foray & Lundvall, 1996; Abramowitz & David, 1996). Tambm importante tem sido o destaque para a questo do valor do acesso informao como diferencial competitivo e como varivel fundamental para administrao, no s na dimenso privada como tambm na pblica (Santana, 2002). Vivemos um momento em que a nica constante a certeza da mudana, e as inovaes advindas com a Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC) tm papel preponderante neste cenrio. Mas as principais mudanas no tm ocorrido em funo de tecnologias

12

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

especcas, mas antes, da forma como estamos nos relacionando com elas, tanto como indivduos, como grupos ou organizaes (Evans & Wurster, 1999). O incremento constante da capacidade de comunicao, armazenamento e de processamento das TICs propiciou um aumento nas possibilidades de uso e o volume de usurios atingiu massa crtica tal que os custos desSas tecnologias puderam ser reduzidos retroalimentando o processo em um ciclo virtuoso que permite o surgimento de novos elementos como: redes sociais mediadas; incremento e viabilizao da interoperabilidade a nveis crescentes; novos patamares de funcionalidades, como a Web 2.0; a ubiquidade da computao; e alta conectividade.

Indivduo 3 2 4 7 6

8 Grupo 5 Organizao

Figura 1. Interaes incrementadas pelas TICs.

O incremento constante dos recursos de conectividade cria uma srie de novas possibilidades, conforme apresentado na Figura 1, quebrando barreiras de espao e de tempo, propiciando novas formas de interao entre indivduos (seta 1), entre grupos (seta 2), entre os grupos e os indivduos (seta 3) e at mesmo no fomento da interao dentro dos grupos (seta 4). J com relao s organizaes, a interao mediada por recursos oferecidos pelas TICs permite a ampliao entre os seus usurios internos (seta 5), entre os indivduos e as organizaes (seta 6), entre os grupos e as organizaes (seta 7) e entre organizaes (seta 8). Enquanto nas organizaes privadas esSe processo de interao permeado por interesses diretos (retorno sobre investimentos, legalidade de operaes, transparncia interna de processos, etc.)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

13

e por elementos envolvidos claramente denidos (gestores, investidores, controle scalizador do governo, etc.), na rea pblica o acompanhamento de como est ocorrendo a utilizao das TICs no que diz respeito ao seu uso externo diludo pelo grande volume de envolvidos e de interesses distintos. Este estudo teve como foco as interaes representadas pelas setas 6,7 e 8, mais especicamente tendo como ponto de concentrao a interao entre a Administrao Pblica Municipal e os indivduos, os grupos e at mesmo outras organizaes. Na seta 6, esto representados os relacionamentos e trocas de informaes entre as organizaes e os cidados, que de forma individual buscam por informaes e ou por interao com a administrao pblica municipal em busca de solicitao e acompanhamento de servios pblicos. Na seta 7, este mesmo relacionamento se estende a grupos da sociedade civil e portanto apresentam caractersticas diferenciadas, visto que os interesses e objetivos so, por denio, de carter coletivo. J na seta 8, temos a possibilidade de acompanhamento horizontal por outras instituies ou esferas da administrao pblica que recebem como resultado do esforo gerado para fortalecer as setas 6 e 7 resultados tambm para seu trabalho de controle e acompanhamento da administrao da coisa pblica. No contexto deste estudo, considerou-se informao como um conjunto nito de dados dotado de semntica e que tem sua signicao ligada ao contexto do agente que a interpreta ou recolhe e de fatores como tempo, contexto, forma de transmisso e suporte utilizado, e o valor deste conjunto poder diferir da soma dos valores dos dados que o compem, dependendo do processo de contextualizao no agente que o recebe. (Santana, 2002) O termo sociedade1 foi adotado, neste estudo, em seu conceito mais amplo, do ponto de vista sociolgico, representando o conjunto de organismos sociais compostos por relaes voluntrias entre os
1 Sociedade. 1. Agrupamento de seres que vivem em estado gregrio [...] 2. Conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espao, seguindo normas comuns, e que so unidas pelo sentimento de conscincia do grupo; corpo social [...] 4. Meio humano em que o indviduo se encontra integrado [...] (Ferreira, 1986, p.1602)

14

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

homens, em especial os grupos sociais de um municpio2,3,4, que engloba, assim, o mbito urbano e rural sob responsabilidade da administrao municipal. J com relao ao conceito de Estado5, considerou-se que para o Estado congurar-se e existi, precisa de elementos integrativos que possuem os aspectos materiais: populao6 e territrio; e o aspecto formal: governo7. Com relao ao m estatal:
2 Utilizou-se, neste estudo, o termo municpio em detrimento ao termo cidade em razo da necessidade de se relacionar este estudo diretamente com elementos e fatores da administrao municipal e tambm pela necessidade de se considerar o territrio e seus elementos sob responsabilidade de sua administrao, englobando rea urbana e rural como um todo. 3 Municpio. 1. Circunscrio administrativa autnoma do estado, governada por um prefeito e uma cmara de vereadores; municipalidade; conselho. 2. O conjunto dos habitantes do municpio. (Ferreira, 1986, p.1171). Cidade. 1. complexo demogrco formado, social e economicamente, por uma importante concentrao populacional no agrcola, i. e., dedicada a atividades de carter mercantil, industrial, nanceiro e cultural; urbe. 2. Os habitantes da cidade em conjunto. (Ferreira, 1986,p.403) 4 Etimologicamente, a palavra vem do latim municipium, formado pelos termos munus e capere, sendo o primeiro expressando tomar e o segundo exprimindo o trplice aspecto: ddiv, cargo e ofcio, sob o qual pode-se ligar ao signicado de funo. (Menezes, 2005) 5 A palavra Estado, no sentido hodierno, comeou a ter curso na Itlia, onde, ante o carter especial dos Estados existente, imprio ou regno era demais e citta ou terra era muito pouco, usando-se, pois, aquele termo, que se unia ao nome de uma cidade, por exemplo:statu de Firenze. provvel que, ainda a, esse vocbulo corresponde ao antigo signicado de status, isto , situao, ordem, condio, havendo algum informe, no entanto, de que no sculo XIV, j se encontra na Inglaterra a palavra status como equivalente de Estado. [...] do sculo XVI em diante, o termo italiano stato se incorpora linguagem correta, adquire toros de universalidade e se generaliza, para designar a todo Estado, na traduo correspondente s demais lnguas. (Menezes, 2005) 6 Utilizamos, neste trabalho, o vocbulo populao para indicar o nmero de habitantes do Estado, indicando por isso mesmo um conjunto de homens em sentido quantitativo. , portanto, um conceito aritmtico, de carter demogrco, de alcance estatstico, de expresso censitria. Quer dizer: massa de indivduos que, em dado momento, vivem dentro da jurisdio de certo Estado. (Menezes, 2005, p.136) 7 Cabe neste ponto destacar a distino entre governo e administrao. Neste trabalho, com base nos rgos que desempenham as funes pblicas, sistema formal, governo toda atividade exercida pelos representantes,

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

15

[...] traduzido pelo bem pblico, no h como inovar, pois essa nalidade coexiste no Estado, ao qual coessencial, identicando-se, inteira e justamente com os trs elementos constitutivos: populao, territrio e governo, que so indispensveis em conjunto, em virtude de a falta de um, qualquer que seja, acarretar a desgurao e consequente inexistncia da sociedade poltica8. (Menezes, 2005, p.132)

No mbito das empresas privadas percebeu-se que gerir e utilizar-se da melhor maneira possvel as TICs como agente de mediao de comunicao e interao um dos fatores chave de sucesso e tem-se buscado investir neste sentido, sob o olhar atento de gestores e investidores interessados em obter sucesso em seus empreendimentos. (Evans & Wurster, 1999) Na esfera pblica9, no entanto, a motivao nem sempre to clara, j que depende do envolvimento dos principais benecirios do uso destas tecnologias, o conjunto da sociedade, e ainda existem agentes pblicos que utilizam a Internet como quadro de aviso eletrnico, relegando a um segundo plano a busca por uma interao mais eciente. (Castells, 2003)

enquanto administrao toda atividade exercida pelos agentes. Com base nas funes que so desempenhadas pelos rgos pblicos, sistema material, governo toda ao ligada ao estabelecimento e conservao da ordem pblica, como quando se cria a norma, se assegura uma situao de direito e se decide conito de interesses, enquanto administrao tudo que se relaciona com a prestao de servios pblicos. Menezes (2005) destaca em seu texto que Quando arma e garante as normas de direito, quando estabelece e assegura as situaes de direito e quando decide os conitos de direitos e interesses, o Estado exerce a sua funo de GOVERNO. O Estado, quando se aplica prestao de servios pblicos, exerce sua funo de ADMINISTRADOR. 8 Sociedade poltica uma unidade de pessoas, em que entram fatores tnicos e psquicos e uma unidade de ao, conformada entre outros por contingentes histricos e econmicos. (Menezes, 2005, p.52) 9 [] esfera das pessoas privadas reunidas em um pblico; elas reivindicam esta esfera pblica regulamentada pela autoridade, mas diretamente contra a prpria autoridade, a m de discutir com elas as leis gerais de troca na esfera fundamentalmente privada, mas publicamente relevante, as leis do intercmbio de mercadorias e do trabalho social. (Habermas, 1984, apud Minghelli, 2005)

16

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Tambm interfere neste cenrio, conforme destaca Alves (2002), a ordem jurdica que herdamos, em que o Estado e o Governo esto no centro e a autoridade se exerce frequentemente em segredo, quase tudo nos governos secreto, com o maior volume possvel de barreiras para o acesso informao pblica10. Com relao ao uso das Tecnologias da Informao e Comunicao, destacamos, para efeito deste estudo, dois focos de utilizao: uso interno e uso externo. Como uso interno, estamos nos referindo utilizao dos recursos da Tecnologia da Informao e Comunicao nos processos internos de administrao e gesto da coisa pblica11, ou seja, na busca por ecincia e eccia nos processos internos de gesto e controle, bem como no contexto da comunicao interna entre os elementos envolvidos nestes processos. Ganha destaque nesta rea a adoo de sistemas integrados de gesto, desenvolvidos especicamente ou baseados em processos de verticalizao de solues mais genricas, geralmente oriundas de solues inicialmente desenvolvidas para organizaes privadas e com ns comerciais. Os recursos desta rea visam necessariamente a um pblico interno12; J como uso externo, estamos destacando a aplicao de TICs na relao das organizaes pblicas com entidades externas a elas, sejam elas empresas, o prprio cidado comum ou grupo destes, ou mesmo outras organizaes pblicas com a qual interagem.
10 Informao Pblica geralmente se refere a toda a documentao em poder de funcionrios pblicos relativa a atividades ociais: relatrios, regulamentos, gastos, processos decisrios e tudo mais que no esteja nas excees legais. (Alves, 2002) 11 Coisa pblica. Os negcios ou os interesses do Estado; o Estado. (Ferreira,1986, p.427) 12 [] os pblicos so classicados em: interno, misto e externo, que se originam, respectivamente, dos funcionrios e seus familiares, da clientela e espectadores, aps o estabelecimento de um dilogo planicado e permanente, entre a instituio e os grupos que estejam ligados a ela, direta ou indiretamente. (Andrade, 1989, p.78)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

17

A distino dos dois focos, de forma mais especca no setor pblico, se faz mais relevante em virtude do alto grau de importncia que a utilizao das TICs pode apresentar na relao entre o poder pblico e a sociedade como elemento-chave na aproximao destes dois contextos, como veremos mais detalhadamente no captulo 1, no tpico A relao da sociedade com as administraes municipais. As vantagens trazidas pelo uso interno das TICs so claras, bastante estudadas e discutidas por diversas reas, como a da administrao e mesmo a da cincia da computao, e caram fora do escopo deste estudo. No entanto, o uso externo das TICs representa um novo desao e pode apresentar um conjunto de caractersticas vantajosas no que diz respeito a interao entre a gesto pblica e a sociedade, tornando esta relao mais direta e eciente, permitindo um comprometimento de todas as partes envolvidas neste processo, com aumento de transparncia e responsabilidade ressonante em cada ao e cada deciso tomada na gesto pblica. Neste contexto, este estudo tratou da questo da disponibilizao de informaes sobre a Administrao Pblica Municipal e a necessidade de maior interatividade com a sociedade em geral nos processos de solicitao, obteno e acompanhamento de servios pblicos municipais, levando em conta a utilizao de recursos da Tecnologia da Informao e Comunicao e com foco na questo da necessidade de avaliao e acompanhamento do grau de utilizao destes recursos. Cabe Cincia da Informao contribuir nesta rea uma vez que, conforme arma Hawkins (2001), trata-se de um campo interdisciplinar baseado em conceitos tericos e prticos, bem como aspectos tecnolgicos, legais e sobre as trocas e fontes de conhecimento, gerao, organizao, representao, processamento, distribuio, comunicao e uso de informaes, bem como o processo de busca de informaes pelos usurios para satisfazer suas necessidades informacionais. Vale destacar tambm a questo da responsabilidade social ligada ao acompanhamento da forma com que se disponibilizam recursos informacionais, visto que o problema da transmisso do conheci-

18

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

mento para aqueles que dele precisam uma responsabilidade social, e esta responsabilidade social parece ser o real fundamento da cincia da informao. (Wersig & Neveling, 1975 apud Freire, 2004) Assim, ao prossional da informao cabe grande responsabilidade com relao a avaliao e acompanhamento destas questes ligadas disseminao de informao, inclusive no que diz respeito a identicao do nvel que este processo vem ocorrendo.
[...] os cientistas da informao devem acrescentar reconhecida funo de mediadores a de facilitadores da comunicao do conhecimento. Pois embora a informao sempre tenha sido uma poderosa fora de transformao, o capital, a tecnologia, a multiplicao dos meios de comunicao de massa e sua inuncia na socializao dos indivduos deram uma nova dimenso a esse potencial. (Freire, 2004)

Espera-se da esfera pblica um compromisso urgente na denio de polticas que possibilitem a adequao e modernizao do aparelho do Estado inclusive na adequao do uso das mediaes de comunicaes ao avano das novas tecnologias. Compromisso este que ganhou particular importncia no caso dos municpios, que a partir da Constituio de 1988 receberam maior grau de autonomia e emancipao, passando a desempenhar o papel de mais um ente da Federao, conforme destaca seu artigo 18: A organizao polticoadministrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. (Brasil, 1988). Ao mesmo tempo em que estabelece este processo de descentralizao, a Constituio de 88 fortalece a criao de ambientes participativos com destaque especial participao do usurio na Administrao Pblica, principalmente no que tange ao controle da qualidade dos servios pblicos13 prestados, bem como garantia de acesso dos usurios aos registros administrativos e a informaes sobre atos de governo. (Brasil, 1988, Art. 37., 3)
13 Os servios pblicos so o conjunto de atividades e obras pelas quais o Estado atende aos interesses gerais, satisfazendo s necessidades coletivas. (Menezes, 2005)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

19

A adoo de TICs torna vivel o processo de criao desses ambientes participativos, colocando frente a frente a administrao municipal e os usurios, intensicando a demanda por informaes e criando uma motivao extra por transparncia no fazer dos agentes14 pblicos e ainda uma busca por mecanismos de interao e de relao com os servios pblicos mais eciente e tambm transparente, j que a prestao de servios pblicos demanda forte interao nas questes de acesso ao servio, recepo e respostas a essas demandas.
Se quisermos entender a envergadura do tema do acesso informao para a transparncia administrativa e governamental e, consequentemente, para uma prtica poltico-administrativa menos suscetvel corrupo, no suciente termos em vista apenas o processo poltico-administrativo como tal e as condicionantes de seu controle. preciso levar em considerao a crescente importncia da questo informacional na sociedade contempornea, o papel do Estado como gestor das informaes pblicas, as exigncias de transparncia, assim como a fundamental importncia do acesso informao para o processo de participao democrtica. (Frey et al., 2002)

Espera-se que o incremento de recursos que propiciem a interao entre os usurios e a Administrao Pblica amplie as possibilidades de participao para que se estabelea um novo patamar de envolvimento dos indivduos e ou organizaes com o poder pblico fortalecendo um processo recursivo auto-organizador e produtor. (Morin, 1990)
14 Os agentes so colocados sob a autoridade e o controle dos rgos de representao, no tm nenhum carter de representao, isto no exprimem a vontade popular, mas s podem atuar nos limites xados pela vontade popular expressa pelos rgos de representao. J os representantes ou rgos de representao, por via do fenmeno de representao, atuam como se emanassem diretamente da vontade popular, podendo ainda a representao ser de carter legal e convencional como rgos estatais no escolhidos pela vontade popular, em eleio aberta, como se verica em governos republicanos com a autoridade de magistrados nomeados. (Menezes, 2005)

20

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Vale destacar ainda que a consolidao do processo democrtico15 e a descentralizao poltica tm consolidado uma maior participao dos cidados nos poderes estatais, principalmente no que diz respeito s funes polticas, em especial nas modalidades legislativa e executiva, mas ainda h muito o que fazer para que esta participao se efetive nas funes administrativas, visto que funes polticas so as funes capitais do Estado na linha vertical do governo, ao passo que as funes administrativas expressam as funes acessrias do Estado na linha horizontal, por meio de prestao de servios pblicos. (Menezes, 2005) Nesse contexto buscou-se identicar aspectos funcionais dessa interao, focando em dois grandes grupos: disponibilizao de informaes pblicas e interao com os servios pblicos. Estes grupos norteiam iniciativas nesta nova interface da Administrao Pblica e seus usurios16. O acesso s informaes diz respeito possibilidade de utilizao da informao pblica para acompanhar e at mesmo controlar as aes do poder pblico, e vale destacar o aspecto da disponibilidade voluntria da informao (aquela que est disponvel a todos, antecipando-se ou tornada disponvel independentemente de solicitaes), que diferente da simples possibilidade de acesso informao em resposta a eventuais solicitaes (que necessitam, portanto, de demanda especfica) e acesso fcil s informaes governamentais pr-condio para criar conana no governo, assim como no processo poltico. (Ecclestone, 1999) O fato de se necessitar de solicitaes para acesso a informaes sobre a administrao pblica pode gerar constrangimento nos cidados que passariam a se expondo e ainda a aumentar o custo (mesmo que s de tempo) para obteno de tais informaes.
15 A palavra democracia, procedente da lngua grega, origina-se dos termos demos e kratos, sendo o primeiro ligado a povo e o segundo a autoridade, signicando etimologicamente governo do povo. Sendo assim dene-se democracia como o ambiente em que um governo constitucional garante, com base na liberdade e na igualdade, o funcionamento ativo da vontade popular, atravs do domnio da maioria em favor do bem pblico, sob scalizao e crtica da minoria atuante. (Menezes, 2005) 16 Eleitores, contribuintes, fornecedores, comunidades, polticos e lideranas empresariais.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

21

Por outro lado, o prprio poder pblico passaria a ter conhecimento de que estaria sob anlise e em que ponto especco, propiciando ento aes que poderiam dicultar tal anlise (quando houvesse realmente um problema) ou mesmo obstruir acesso a informaes especcas, podendo chegar at mesmo a destruir elementos que poderiam ser utilizados na anlise. Pelo lado da interao do usurio com o poder pblico na solicitao ou acompanhamento de servios que so de responsabilidade da esfera pblica o uso de TICs pode aproximar e tornar transparente a relao usurio e poder pblico. O entendimento dessas duas variveis funcionais permite estabelecer uma viso do espao de comunicao, possibilitando analisar e acompanhar o uso e a evoluo das TICs nas relaes nos ambientes participativos. Vale realar ainda o crescente interesse das administraes pblicas municipais em viabilizar a implantao de seus portais na Internet, seja por fora da obrigatoriedade legal, seja por fora da necessidade de se utilizar dessa poderosa ferramenta de divulgao com ns polticos. Tambm corroboraram neste interesse iniciativas em outras esferas como, por exemplo, no mbito federal o Decreto n. 4.923 de 18 de dezembro de 2003 que criou e disps sobre a composio e funcionamento do Conselho de Transparncia Pblica e Combate Corrupo (Brasil, 2003) ou ainda o Decreto n. 5.482 de 30 de junho de 2005 que disps sobre a divulgao de dados e informaes pelos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal, por meio da Internet, e que criou o Portal da Transparncia do Poder Executivo Federal, stio eletrnico (site) na Internet, administrado pela Controladoria Geral da Unio (CGU), com a nalidade de veicular dados e informaes detalhados sobre a execuo oramentria e nanceira da Unio com destaque aos repasses de recursos federais aos Estados, Distrito Federal e Municpios. (Brasil, 2005) No entanto, surgem algumas questes neste processo de interao entre usurios e administrao municipal mediada pelas TICs, principalmente no que diz respeito ao controle e acompanhamento do nvel de ecincia e eccia com que essa interao tem sido propiciada pelos agentes pblicos:

22

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Qual o nvel de uso das TICs na disponibilizao de informaes pblicas de uma determinada administrao municipal? Como tem sido a evoluo do uso das TICs no oferecimento de servios sob responsabilidade ou controle da administrao municipal? As metas propostas pelos agentes pblicos para o uso das TICs esto sendo atingidas? Qual tem sido o nvel de resultados obtidos pela administrao municipal neste uso especco das TICs em comparao com outros municpios? Qual tem sido o nvel de resultados obtidos por projetos de implementao e melhoria do uso de TICs com este m especco em comparao a projetos do mesmo porte (nanceiro) implementados por outras administraes municipais? Responder a estas questes com base em anlises feitas pelas prprias administraes pblicas municipais incorpora o risco da parcialidade da necessidade poltica de apresentao de bons resultados. Empresas contratadas especicamente para tal m tambm correriam o risco de tendenciar resultados em funo do vnculo comercial. Anlises feitas, independentemente, por organizaes, mesmo que isentas, trariam a diculdade de traar paralelos com outros contextos, outros municpios, excluindo, assim, um dos fatores da anlise que a possibilidade de comparao entre municpios e principalmente entre resultados obtidos em funo de investimentos realizados com o mesmo m. Este estudo, contextualizado na Cincia da Informao, se diferencia de outras17 iniciativas por fatores como:

17 Podemos citar como exemplo de iniciativa neste contexto a pesquisa de campo sobre o estgio atual do uso de websites pelos Governos municipais do Estado de So Paulo que classica os municpios pelo nvel de maturidade de seus sites na Internet, com patrocnio da Software AG, empresa de TI que visa desenvolver o estudo de e-government e realizada por uma parceria entre a TecGov (EaespFGV) e Fundap, com a colaborao da Fundao Seade. (So Paulo, 2008).

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

23

sua caracterstica aberta, ou seja, no visa ao desenvolvimento de um produto comercial ou o estabelecimento de modelo proprietrio e fechado, que vise retorno comercial aos seus detentores, mas ao contrrio, busca uma viso compartilhada do modelo proposto, que possa ser analisado e gerido de forma democrtica, incentivando, assim, a ao cidad; apesar de ter como proposta a mensurao do uso de recursos de Tecnologias da Informao e Comunicao, tem seu foco nos resultados obtidos, ou seja, no considera a avaliao da tecnologia e suas peculiaridades, mas sim as resultantes do processo de disseminao da informao, ganhando independncia em relao caracterstica voltil do modelo tecnolgico adotado; a insero do prossional da informao neste contexto viabiliza valiosas contribuies daquele que tem como reconhecida funo a mediao da informao, e que por seu conjunto de conhecimentos e competncias pode, e deve, contribuir para o incremento da disseminao e acesso s informaes pblicas; a mensurao, aqui proposta, mantm como foco a avaliao dos indicadores, a autonomia do usurio no processo de interao com o recurso disponibilizado, mantendo, assim, a busca pela reduo de possibilidades de ingerncias por parte dos agentes pblicos no acesso s informaes, seja por meio de subterfgios baseados em diculdades tcnicas, seja por meio de presso poltica ou social sobre os que buscam as informaes; neste estudo, prope-se que a aplicao do modelo apresentado seja realizado por instncia independente, preferencialmente formada por organizaes no governamentais compondo um grupo gestor que, trabalhando em conjunto, possibilitem a obteno de resultados imparciais; a atualizao, ou seja, a identicao de novos possveis indicadores a serem includos ao modelo tambm deve car a cargo do grupo gestor mantendo, assim, a dinmica do modelo de tal forma que este atenda as novas demandas e at mesmo excluindo indicadores tornados obsoletos;

24

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

as prprias administraes municipais tambm devem ser capazes de se autoavaliar para ns, por exemplo, de acompanhamento de execuo de projetos de melhoria de seus stios, e, para tanto, junto com a apresentao deste estudo, j est sendo lanado na Internet um endereo18 contendo informaes sobre o modelo e o prprio arquivo da planilha que contm os indicadores identicados, seus respectivos critrios e grcos resultantes de anlises a serem digitadas. Uma resposta convel para as questes apresentadas pode tambm ser utilizada pelos prprios agentes pblicos como recurso de controle e acompanhamento de sua gesto, servindo como referncia e feedback sobre o desenvolvimento e execuo de projetos na rea. Pode ainda ser utilizada como resposta sociedade sobre a execuo e resultados das decises e aes da administrao municipal. Em funo da importncia e autonomia dada administrao municipal pela Carta de 88 no que tange transparncia da gesto e ainda levando em considerao a crescente viabilidade de acesso e uso de recursos de informtica e a necessidade de se obter parmetros sobre o nvel de uso das TICs na transparncia das administraes municipais, a partir dos fundamentos de Tecnologias em Informao no mbito da Cincia da Informao, considerou-se como primeira premissa a possibilidade de se medir o grau de utilizao das Novas Tecnologias da Informao e Comunicao no processo de disponibilizao da informao pblica pelas administraes municipais. Da mesma forma, e levando-se em conta a importncia dos ambientes participativos e da viabilidade de implementao de recursos tecnolgicos que facilitam a interao dos usurios de servios pblicos com as administraes municipais considerou-se como segunda premissa a viabilidade de se medir o grau de utilizao das Novas Tecnologias da Informao e Comunicao no processo de solicitao e acompanhamento de servios oferecidos e ou de responsabilidade das administraes municipais.

18 Endereo para divulgao do projeto: <www.freewebs.com/municipiointerativo>

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

25

Considerando-se, ainda, a importncia do acompanhamento e controle19 pela sociedade bem como por rgos pblicos como, por exemplo, os Tribunais de Contas, com relao contextualizao do nvel em que se encontra o uso estratgico das TICs pelas administraes municipais em relao aos demais municpios, mantendo-se, assim, o princpio da generalidade, considerou-se como terceira premissa a necessidade de um modelo20 a ser utilizado para se mensurar o uso das TICs, conforme previsto nas premissas anteriores, que seja unicado e elaborado de tal forma que possa ser aplicado a qualquer municpio. Para que seja possvel acompanhar a evoluo do nvel de utilizao das TICs, com este m especco, pelas administraes municipais ao longo do tempo, estabelecendo, assim, sries estatsticas, mantendo-se, ainda, o princpio da temporalidade, considerou-se a premissa de que necessrio que o conjunto de indicadores que compem o modelo de anlise tenha alto nvel de generalizao e de independncia da plataforma tecnolgica adotada, de tal forma que permita relativa estabilidade em funo de inovaes e surgimento de novos recursos tecnolgicos. O que no implica em congelamento de tais indicadores, mas antes, uma preocupao constante por parte dos responsveis por sua elaborao com a compatibilidade de resultados obtidos ao longo do tempo. Para que seja imparcial e agregue conabilidade aos resultados obtidos, considerou-se a premissa de que necessrio que o modelo de mensurao seja aplicado por instncia independente e sem a ne19 O controle da ao administrativa, na esfera pblica, quanto a legalidade e juridicidade, pode ocorrer internamente (autocontrole) ou externamente (heterocontrole) pelo Poder Legislativo (controle parlamentar direto ou via Tribunal de Contas) ou pelo Poder Judicirio. Neste estudo o termo controle quando aplicado como realizado pela sociedade em complemento ao de acompanhamento representa a possibilidade de utilizao de meios de interao da sociedade junto ao legislativo ou judicirio. 20 Na busca de novos esclarecimentos e conhecimentos, de novos fenmenos e eventos, o ser humano no os identica somente pelas sensaes ou pelas manifestaes imediatas, mas recorre reexo e ao conhecimento acumulado, atravs da formulao de hipteses e da estruturao de modelos. (Sayo, 2001)

26

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

cessidade de respostas ou interao direta da prpria administrao que est sendo analisada, para que seja mantida iseno com relao s partes interessadas, bem como de interpretaes distintas de conceitos utilizados na mensurao. Preferencialmente, a administrao municipal que estiver sendo analisada s deve tomar conhecimento que est sob anlise aps a concluso do processo. E nalmente, considera-se que todas as informaes sobre este modelo de mensurao deve ser tratado de forma aberta e transparente, no devendo, portanto, ser alvo de controle de propriedade ou registro. Esta premissa baseia-se no fato de que o objeto alvo da aplicao do modelo de carter pblico e os resultados dele obtidos tambm devem ser tratados de forma pblica e transparente. Este carter aberto e transparente pode agregar maior valor aos resultados obtidos e ainda abre a possibilidade para que as administraes municipais o apliquem, internamente, e sempre que necessrio, utilizando-o como um roteiro e como ferramenta de levantamento de dados para pontos de checagem em processos de melhoria no uso de TICs para interao com a sociedade. Assim, este estudo que se insere na linha de Informao e Tecnologia do Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao prope a possibilidade, e premente necessidade, de mensurar o uso das Tecnologias da Informao e Comunicao, pelo setor pblico, e mais especicamente pelas prefeituras municipais na interao com a sociedade em geral, seja na disponibilizao de informaes sobre a administrao pblica, seja na facilitao do processo de solicitao e acompanhamento de servios pblicos que esto sob a responsabilidade desta esfera da administrao pblica. Lana-se, assim, um olhar da Cincia da Informao sobre a questo da transparncia da administrao pblica municipal, em funo da aplicao das TICs no processo de interao entre o poder pblico municipal e a sociedade pela visibilidade do nvel de uso destas tecnologias para este m, permitindo que a sociedade acompanhe, cobre, compare e colabore com este importante aspecto do uso e acesso informao.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

27

Para tanto, este estudo teve como proposta a elaborao de um modelo de mensurao do nvel de utilizao de recursos das Novas Tecnologias da Informao e Comunicao para interao com usurios para solicitao e acompanhamento de servios oferecidos e ou de responsabilidade das administraes municipais e na disponibilizao de informao pblica das administraes municipais, que permita o acompanhamento e controle desta dimenso do servio pblico em funo do tempo, bem como em comparao com outras prefeituras. Em resposta proposta apresentada, formulou-se a hiptese de que possvel identicar um conjunto de indicadores que permitam mensurar o uso dos recursos oferecidos pelas Tecnologias da Informao e Comunicao para disponibilizao de informaes pblicas e para o incremento da interao entre os cidados e a administrao municipal na solicitao, obteno e acompanhamento dos servios pblicos e que a identicao destes indicadores pode ser baseada em uma anlise de funcionalidades j oferecidas por um conjunto de stios de administraes pblicas municipais. Para a viabilizao do modelo aqui proposto, buscou-se identicar indicadores concretos e empricos, que possam ser utilizados pelo cientista da informao para mensurar e entender na prtica os conceitos tericos e as variveis envolvidas na temtica em questo e espera-se que estes elementos possam ser utilizados como apoio na formulao de polticas pblicas para o aumento e melhoria do uso de TICs na interao entre a administrao municipal e a sociedade. Para identicar estes indicadores, realizou-se uma anlise de stios de prefeituras encontrados na Internet, conforme lista apresentada no Apndice B. Estes stios foram visitados pelo autor e buscou-se identicar prticas que pudessem agregar valor s duas dimenses de anlise propostas neste estudo e incorporadas ao conjunto de indicadores que compem o modelo. No foram consideradas, neste estudo, prefeituras de outros pases em funo da alta especicidade relacionada, principalmente, questo da legislao pertinente ao acesso s informaes bem como ao conjunto de documentos que permeiam as administraes municipais e os servios que prestam.

28

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Intencionalmente, no houve uma identificao direta entre os indicadores e o(s) stio(s) em que foram identicados para que no fosse gerada parcialidade em futuros processos de anlise ou mesmo uso poltico de tais contribuies. Contribuiu, ainda, para a no relao explcita entre os indicadores identicados e os stios o fato de no ser possvel, no mbito deste estudo, determinar se a iniciativa original dos referidos aspectos era realmente oriunda deste ou daquele stio. Portanto, a questo do ineditismo de funcionalidades especcas, disponibilizadas por parte das administraes municipais, no foi considerada como diferencial para efeito de elaborao modelo de mensurao proposto neste estudo. A escolha dos stios analisados nesta fase de identicao dos indicadores se deu por sorteio entre municpios de diversos tamanhos (em funo do nmero de habitantes obtidos em listagem disponibilizada pelo IBGE) e por referncias encontradas em notcias veiculadas na grande mdia que chamavam a ateno para municpios que se destacavam na busca por utilizao diferenciada de recursos de Tecnologia da Informao e Comunicao. Mais especicamente, na dimenso da questo da disponibilizao das informaes pblicas, buscou-se mapear os elementos relevantes no que se refere ao acompanhamento e transparncia de atividades ociais: relatrios, regulamentos, gastos, processos decisrios e tudo mais que no esteja nas excees legais. Quais so estas informaes, suas respectivas estruturas bsicas e possveis formas de recuperao foram alvo de estudo. J na dimenso da interao entre os usurios e a Administrao Pblica Municipal para efeito de acesso, solicitao e acompanhamento dos servios sob responsabilidade ou controle da administrao municipal, buscou-se mapear quais so estes servios, suas respectivas etapas e pontos de controle, identicando, assim, pontos de interface passveis de serem atendidos por recursos de TICs. Com base no mapeamento da dimenso de disponibilizao de informaes e da dimenso de interao para acesso aos servios prestados ou sob responsabilidade da Administrao Pblica Municipal,

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

29

identicou-se um conjunto de indicadores que permitem descrever ou avaliar, quantitativamente, particularidades dos elementos mapeados em cada uma das dimenses. E para cada indicador prope-se um conjunto de critrios de avaliao com o objetivo de tornar o mais uniforme possvel o processo de anlise e mensurao. O modelo de mensurao do uso externo das TICs pelas administraes municipais proposto por este estudo teve como objetivos principais: fornecer uma referncia quantitativa do nvel de utilizao da Tecnologia da Informao e Comunicao por parte das administraes municipais no oferecimento de servios e disponibilizao de informaes sobre a gesto de recursos pblicos e sobre projetos e planos de governo, propiciando, assim, maiores oportunidades de participao da sociedade na administrao municipal como essncia do dogma constitucional do princpio democrtico; permitir que o agente pblico tenha meios de acompanhar a efetividade de investimentos realizados em TICs nos ambientes informacionais digitais para interao com a sociedade; propiciar mecanismo de acompanhamento do nvel de aplicao das Tecnologias da Informao e Comunicao na prestao de servios aos cidados,21 bem como no acesso amplo e transparente s informaes pblicas pela sociedade, que pode passar a atuar como parceira no controle de gastos e combate corrupo, tendo, ainda, como subproduto, uma maior visibilidade de projetos pblicos e seus resultados. No foram parte do escopo deste estudo anlises sobre o funcionamento ou gesto interna do uso da Tecnologia da Informao e Comunicao, mas sim, conhecer seus resultados. Portanto, no se
21 Cidado. 1. Indivduo no gozo dos direitos civis e polticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade. (Ferreira, 1986), nesta pesquisa, aplicado como habitante do municpio.

30

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

aplicam a esta proposta elementos como a ISO 2000022 que promove a adoo de um processo integrado para interao eciente dos requisitos entre os clientes fornecedores de produtos de Tecnologias da Informao. (ISO, 2008) Tambm no coube analisar aqui os sistemas administrativos adotados pelas prefeituras e suas implicaes, j que estes aspectos estariam relacionados ao uso interno das TICs. Este estudo no discute diretamente a questo da incluso digital, mesmo entendendo sua importncia, busca focar esforos na questo da disponibilizao do recurso, que por si s pode ser uma fora motivadora do uso das tecnologias por aqueles que ainda permanecem excludos do acesso s Tecnologias da Informao e Comunicao, transformando-se, assim, em ponto de interesse para o prprio poder pblico que poder justicar investimentos em programas de incluso digital com argumentos mais prximos do dia a dia dos que ainda no se utilizam ou esto excludos do mundo da Tecnologia da Informao e Comunicao. Quanto disponibilizao de informaes pelos portais pblicos municipais, o foco deste estudo no abrange informaes que no aquelas ligadas diretamente ao funcionamento do poder pblico local, ou seja, sobre dados sobre as receitas e sobre a aplicao destes recursos, dados sobre contrataes e aquisies, bem como, sobre programas e projetos executados ou em execuo pela administrao municipal, vericando ainda a disponibilizao da legislao municipal. Com relao questo da identicao de investimentos pblicos na disponibilizao de infraestrutura em mbito municipal, como a instalao de infocentros ou de equipamentos em ambientes pblicos, que auxiliem nos processos de utilizao de recursos das TICs
22 Evoluo da antiga norma BS 15.000, a ISO/20.000 tem parte de sua origem na Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Em que pese existirem processos com a mesma terminologia, a ITIL voltada para um conjunto de melhores prticas em TI, j a ISO 20.000, como norma de qualidade, focada na anlise de evidncia dos controles de processos, sendo, tambm base para auditorias e certicao. (ISO, 2008)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

31

pela sociedade so de relevncia inquestionveis, mas cou fora do escopo deste estudo, pois pode ser analisada pelo acompanhamento de polticas pblicas voltadas para tal m e portanto passveis de vericao e cobrana pela sociedade, inclusive via disponibilizao de informaes pblicas, conforme discutido no captulo 2, tpico Divulgando planos, programas e aes. Coube Cincia da Informao (CI) a base para elaborao deste estudo j que esta cincia tem como seu objeto o estudo das propriedades gerais da informao, ou mais especicamente, a anlise dos processos de construo, comunicao e uso da informao alm da concepo dos produtos e sistemas que permitem sua construo, armazenamento e uso. (Le Coadic, 1996) Colaborou, ainda, a capacidade que a CI apresenta de receber fortes aportes de outras reas23, como no caso deste estudo que recebeu, da Administrao, conhecimento sobre o funcionamento e necessidades do processo de gesto pblica; da Cincia da Computao e da Cincia da Comunicao, conhecimento sobre os recursos que permeiam os processos de disponibilizao da informao e de interao, e da Matemtica, pela necessidade de utilizao e compreenso dos processos estatsticos envolvidos nos modelos de mensurao. Como resultado deste estudo, apresentou-se um modelo de avaliao do grau de utilizao de recursos da Tecnologia da Informao e Comunicao composto por um conjunto de indicadores identicados como relevantes para a disseminao de informao pblica e para maior interatividade no processo de solicitao, obteno e acompanhamento de servios pblicos. Complementando cada um dos indicadores, foi elaborado um conjunto de critrios de anlise que auxiliam no processo de avalia23 Quanto cincia da informao: inclui e com ela se identicam as neurocincias, as cincias cognitivas e psicossociais, as cincias sociais em geral, as cincias do documento no seu sentido mais amplo, as cincias da comunicao, a sociolingustica, a semntica e a semitica, a(s) lgica(s), a ciberntica e todas as cincias da computao e informtica, sem esquecer todos os recursos tecnolgicos em que se apoiam o seu desenvolvimento e as suas aplicaes. (Robredo, 2003)

32

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

o e ainda permitem uma reduo na variabilidade de diferentes anlises, tanto de diferentes municpios como de anlises realizadas em tempos diferentes. Ainda como resultado, foi elaborada uma planilha que contm todos os indicadores do modelo, de tal forma que o resultado nal da anlise pode ser acompanhado a cada indicador alterado. A planilha apresenta, tambm, a ttulo de auxlio no processo de avaliao, a apresentao dos critrios de cada indicador. Esta planilha dever estar disponvel para download em stio24 elaborado para o projeto, junto informaes sobre o modelo, garantindo, assim, transparncia total sobre o modelo de mensurao proposto. Este stio objetiva ainda auxiliar no processo de divulgao do modelo contribuindo na busca por instituies que possam colaborar na constituio do grupo gestor do modelo, ou mesmo na aplicao e divulgao dos resultados obtidos. Espera-se que com a disponibilizao deste modelo, e sua aplicao ampla e de forma transparente, contando com iniciativas no governamentais, incentive-se a participao dos cidados no acompanhamento do fazer dos governos municipais ampliando a sensao de efetividade desta iniciativas e colaborando, assim, com os prprios agentes pblicos na gesto de recursos e servios, dicultando a ao daqueles que usurpam do errio pblico, reduzindo o clientelismo e ampliando a visibilidade da capacidade ou no dos responsveis pela gesto dos nossos municpios. Obtm-se, ainda, como resultado do conjunto de indicadores, um caminho que pode ser utilizado como um roteiro de melhores prticas a serem implementadas pelas gestes municipais na busca por adequao do uso das Tecnologias da Informao e Comunicao na disponibilizao de informaes e na interao com os muncipes para o fornecimento de servios pblicos. Para efeito de continuidade deste estudo, prope-se a busca pela divulgao do modelo proposto, que j tem como ponto de partida o
24 Stio para disponibilizao inicial de informaes sobre o projeto: <http:// freewebs.com/municipiointerativo>

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

33

site, e a comunicao com organizaes no governamentais que tenham como foco de atuao a questo da transparncia e ou o acompanhamento de aes de gestes municipais, para que venham a colaborar na divulgao do modelo e at mesmo a fazer parte do grupo gestor a ser formado para aplicao e continuidade do modelo aqui proposto. E como sugesto de melhoria, prope-se a anlise de cada um dos indicadores em funo de sua importncia no contexto geral para que seja determinado um peso especco a cada um deles na obteno do resultado nal da dimenso e da anlise como um todo. As prprias dimenses podem vir a ter um peso que indique sua importncia no resultado nal. Este texto est estruturado de forma a apresentar, aps esta introduo, no captulo 1 a contextualizao da mensurao proposta: Analisando o Uso de TICs pelas Administraes Pblicas Municipais em que se discute a relao da sociedade com as administraes pblicas municipais e o papel do uso de recursos tecnolgicos nesta interao, colocando, ainda, a questo da mensurao deste uso e a forma como est proposta neste estudo. No captulo 2, discute-se a questo da Disponibilizao de Informaes Pblicas e a importncia de que este processo seja o mais amigvel possvel, destacando ainda a importncia da antecipao por parte do poder pblico a eventuais demandas disponibilizando informaes sobre a administrao pblica do municpio. No captulo 3, discute-se a interao com o poder pblico para solicitao e acompanhamento de servios pblicos, destacando a importncia de ferramentas de interao com o cidado e de transparncia nas las e atendimentos s solicitaes em andamento e as j atendidas. No captulo 4 apresentado o Modelo de Mensurao de uso das TICs na interao entre administraes municipais e a sociedade e ainda so discutidas caractersticas ligadas a cada um dos indicadores utilizados na mensurao. No captulo 5 so apresentadas as concluses resultantes deste estudo e ainda so propostas melhorias e possveis caminhos para a implantao e manuteno deste modelo de mensurao.

1 ANALISANDO O USO DE TICS PELAS


ADMINISTRAES PBLICAS MUNICIPAIS

O poder democrtico deve apoiar-se na busca de um governo baseado na soberania popular, que siga regras transparentes e vlidas para todos, viabilizando a participao, acompanhamento e controle das decises e aes do poder pblico1. Para tanto, necessrio que o cidado tenha condies de, no mnimo, acompanhar as aes e decises de seus governos, por meio de acesso amplo e transparente s informaes e servios pblicos, permitindo e incentivando, assim, ampla discusso sobre o dia a dia da gesto da coisa pblica. O uso das Tecnologias de Comunicao e Informao sempre esteve diretamente ligado s formas de organizao econmicas e polticas:
O nascimento da escrita est ligado aos primeiros Estados burocrticos de hierarquia piramidal e s primeiras formas de administrao econmica centralizadas (imposto, gesto de grandes domnios agrcolas etc.). O surgimento do alfabeto na Grcia antiga contem-

1 O pargrafo nico do Art. 1 da Constituio Federal de 88 expressa: Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

36

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

porneo ao aparecimento da moeda, da cidade antiga e, sobretudo, da inveno da democracia: tendo a prtica da leitura se difundido, todos podiam tomar conhecimento das leis e discuti-las. A imprensa tornou possvel uma ampla difuso de livros e a existncia de jornais, base da opinio pblica. Sem elas as democracias modernas no teriam nascido. [...] A mdia audiovisual do sculo XX [...] participou do surgimento de uma sociedade do espetculo, que transformou as regras do jogo tanto na cidade como no mercado. (Lvy, 1998)

A administrao da coisa pblica lida com grandes volumes2 de recursos e de objetivos (geralmente mais objetivos que recursos), o que gera uma srie de desaos no processo de gesto.
A sociedade e as formas de governo modernas tornaram-se to grandes e complexas que a cidadania isto , a participao responsvel no mais possvel. Tudo o que podemos fazer como cidados votar uma vez a cada tantos anos e pagar impostos o tempo todo. (Drucker, 1999)

So muitos interesses e elementos envolvidos neste processo. Acompanhar os nveis de ecincia e eccia da destinao e aplicao de recursos, bem como da execuo de servios pela administrao pblica ou sob sua responsabilidade, torna-se uma tarefa complexa.
[...] ganha corpo a ideia de que as instituies do Estado (o Executivo, o Legislativo e o Judicirio) podem no ser sucientes para garantir uma gesto justa e eciente dos assuntos pblicos. (Capobianco & Abramo, 2003)

Vale salientar ainda que, alm de implementar ferramentas para disponibilizao de informaes pblicas, preciso tambm um
2 O Estado tem a cuidar do bem pblico, em suas feies material e moral ou intelectual. E, quanto mais populoso, maior a quantidade de necessidades a atender. (Menezes, 2005, p.133)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

37

conjunto de polticas que incentive e facilite a participao e o uso de tais recursos pela sociedade como um todo, vencendo assim o distanciamento que tem se percebido entre os interesses do cidado e da sociedade em geral do poder pblico.
A crise da civilidade e a intensificao do narcisismo levam, assim, a uma emancipao do indivduo de todo enquadramento normativo, averso esfera pblica e sua consequente degradao. A liberdade passa a ser percebida como possvel unicamente na esfera privada e gera a progressiva privatizao da cidadania. (Dupas, 2005)

O uso apropriado dos recursos disponibilizados pelas TICs permite um processo de ampliao dos canais de interao entre o poder pblico e os cidados, gerando, assim, uma oportunidade de retomada do espao pblico.3
Na teoria poltica clssica, incorporada ao inconsciente coletivo das sociedades, o espao pblico era equivalente ao espao da liberdade dos cidados, no qual estes exerciam sua capacidade de participao crtica na gesto dos assuntos comuns, sob o princpio da deliberao; um espao que se opunha, portanto, ao espao privado regido pela dominao do poder. Hoje, as corporaes apropriaram-se do espao pblico e o transformaram em espao publicitrio; os cidados que o frequentam no o fazem mais na qualidade de cidados, mas como consumidores de informao. (Dupas, 2005)

3 Na sociedade contempornea, principalmente para os franceses, entre eles Bernard Mige, o espao pblico o que nasce das relaes entre o Estado (que no mais absoluto) e as outras formas de poder que se articulam nessa mesma sociedade. Ele um espao assimtrico (as novas tecnologias e os diferentes meios de comunicao ganham relevncia e passam a ser o seu canal mediador), e fragmentado (o crescente nmero de agentes sociais que participam e se apoderam das tcnicas da comunicao promovem o alargamento do espao), sendo, por conseguinte, o campo de atuao dos novos sujeitos-cidados. (Resende, 2005)

38

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Estamos, assim, diante de uma oportunidade de se propiciar o fomento da mobilizao para que os cidados, individualmente ou em grupo, atuem efetivamente em defesa de direitos, no s particulares como da comunidade4, parte importante da cidadania5 que tambm se compe do cumprimento de deveres. Segundo Drucker, para os governos, esta oportunidade deve ser encarada como uma necessidade: O governo ps-capitalista, para poder agir em um mundo de rpidas mudanas e perigoso, precisa recriar a cidadania. (1999a, p.162). Os cidados precisam conhecer seus deveres e direitos, participando intensamente, via acompanhamento, voto, crtica, sugesto e trabalho das atividades e processos da administrao pblica. (Andrade, 1982) Exercer plenamente a cidadania requer comprometimento do cidado no acompanhamento crtico dos rumos denidos pelo poder pblico e com a forma com que os recursos pblicos so utilizados.
Garantir que a cidadania seja plenamente exercida implica o comprometimento responsvel do cidado. Com a emergncia de uma sociedade avanada tecnologicamente, essa condio de comprometimento e pertencimento social deixa de ser uma utopia e se transforma em pr-requisito da modernidade, considerando que o conhecimento ser o maior capital do desenvolvimento humano. (Guerreiro, 2006)

A mobilizao do cidado tem mais chance de sucesso se os resultados de cada ao forem mais diretos e se a interao entre ele o poder pblico tiver relao com o seu dia a dia, criando uma

4 Comunidade considerada aqui como uma rea da vida comum, um foco de vida social, o viver em comum de seres sociais. (Menezes, 2005) 5 Como termo legal, cidadania indica mais uma identicao que uma ao. Como termo poltico, cidadania signica compromisso ativo. Signica responsabilidade. Signica fazer diferena na sua comunidade, na sua sociedade, no seu pas. (Drucker, 1999a, p.162)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

39

responsabilidade maior neste processo por parte da esfera pblica autnoma da federao mais prxima do cidado, que o municpio.
Os municpios tm o papel de agrupar num mesmo territrio cidados que mantenham relaes comuns de localidade, trabalho e tradies, sendo ainda submetidos ao domnio de um poder local, que tem por funo mais rudimentar tentar solucionar os problemas da comunidade e defender seus interesses comuns. (Gonzaga & Rangel, 1996)

Neste estudo, buscou-se identicar elementos que permitam analisar o uso de recursos da Tecnologia da Informao e Comunicao na esfera pblica municipal com foco no processo de aumento da transparncia, disponibilizao de informaes e incremento da interao com os cidados no processo de acesso aos servios pblicos, como parte da modernizao e adequao do aparelho do Estado na dimenso do desenvolvimento de ambientes que propiciem a ampliao da sua interao com os pblicos do cenrio municipal. Para tanto, fundamental que a sociedade participe e utilize das informaes disponibilizadas e tenha plena conscincia da possibilidade de acompanhamento dos servios que so de responsabilidade da administrao pblica municipal e este o foco do prximo tpico.

A relao da sociedade com as administraes municipais


Os entraves para uma participao mais efetiva do cidado junto ao poder pblico so muitos e entre eles podemos destacar: a) desconhecimento dos recursos que a Tecnologia da Informao e Comunicao pode oferecer; b) desconhecimento sobre seus direitos previstos na legislao; c) desconhecimento sobre quais so os deveres do poder pblico; d) falta de denio clara sobre a qual esfera da federao (federal, estadual ou municipal) cabe cada um dos deveres do Estado;

40

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

e) falta de informao sobre o funcionamento dos meandros internos da gesto pblica Em geral, ningum fora do governo compreende o funcionamento e a complexidade da gesto das informaes nos rgos pblicos. (Frey et al., 2002); f) barreiras impostas pelas prprias administraes pblicas com relao participao da sociedade em suas decises ou no acompanhamento da execuo de suas aes; g) averso por parte dos cidado aos assuntos ligados gesto pblica. Tais elementos contribuem para um isolamento do poder pblico no processo de tomada de deciso, o que se transforma em mais um fator que favorece setores da sociedade que apresentam-se mais articulados e ou com capacidade de organizar e manter instrumentos de presso, como a utilizao de lobistas6, para que as decises de governo atendam prioritariamente seus interesses. Fazendo parte, de forma mais direta do processo de gesto, os cidados e as organizaes no governamentais podem ter mais claramente delineada a possibilidade de denio de responsabilidades e responsabilizao de atos ilcitos ou irregularidades no uso de recursos pblicos, participando, assim, do controle e acompanhamento dos atos dos agentes pblicos, bem como, da scalizao realizada por outras esferas do poder pblico.
O fato de que os agentes pblicos devem ser responsabilizados por suas atividades, ser punveis por eventuais atos ilcitos e prestar contas de seus atos aos cidados e/ou a outras instituies constitui uma caracterstica fundamental dos sistemas democrticos, nos quais os mecanismos de controle se situam em duas esferas interdependen-

6 O tipo tradicional de lobista se comporta como um membro da equipe de um determinado parlamentar, sendo responsvel por conseguir levar uma questo ao conhecimento deste parlamentar ou ento agendar um encontro entre este e os interessados na questo, podem ainda auxiliar o parlamentar na tomada de posio nas discusses sobre o tema, na redao de um projeto de lei e at mesmo na elaborao de discursos e artigos (ghostwriter). (Cintra, 2005, p.25)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

41

tes de ao: os mecanismos de accountability verticais da sociedade em relao ao Estado e os de accountability horizontais, isto , de um setor a outro da esfera pblica. (Fonseca; Antunes; Sanches, 2002 in Speck, 2002. p.30)

Apresenta-se, assim, o desao de motivar esta participao de todos na administrao pblica, que pode ser auxiliada pela reduo da distncia a que se mantm a administrao pblica e fomentando sempre a percepo do cidado das possibilidades de participao e de responsabilidade com relao s decises e aes do poder pblico bem como do seu papel como cidado neste processo de causa e efeito.
[...] Georg Simmel mostrou que, nas grandes cidades, a saturao de estmulos sensoriais gera em ns uma espcie de carapaa protetora. Um mecanismo de defesa que se estabelece na forma de uma providencial indiferena a tudo que nos rodeia e parece nos ameaar e agredir. Porm, como consequncia inevitvel disso, decai igualmente o nvel de solidariedade que poderamos nutrir por nossos semelhantes. Por isso, saber equilibrar e dosar esses estmulos no ambiente urbano tarefa que se exige de todos os que desejam contribuir para uma melhor organizao das nossas cidades. (Malta,2003)

Faz-se necessrio que os agentes polticos7 atendam as demandas que a reforma do Estado impem no que diz respeito ao novo fazer
7 Para Hely Lopes Meirelles, agentes polticos so os componentes do Governo nos seus primeiros escales, investidos em cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeao, eleio, designao ou delegao para o exerccio de atribuies constitucionais (grifos nossos). Celso Antnio Bandeira de Mello adota conceito mais restrito: agentes polticos so os titulares dos cargos estruturais organizao poltica do pas, isto , so os ocupantes dos cargos que compem o arcabouo constitucional do Estado e, portanto, o esquema fundamental do Poder. Sua funo a de formadores da vontade superior do Estado (grifos nossos). Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a ideia de agente poltico ligase, indissociavelmente, de governo e de funo poltica, a primeira dando ideia de rgo e a segunda, de atividade. Boa parte da doutrina entende que os seguintes postos atendem a esses conceitos de agente poltico: Presidente da

42

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

e interagir da Administrao Pblica, processo este que tem nas Tecnologias da Informao e Comunicao ferramenta bsica de viabilidade.
[...] a partir da dcada passada, iniciou-se, no Brasil, a chamada reforma do Estado, dinmica que alcana a gesto responsvel no uso do dinheiro pblico, o novo modelo de nanciamento da previdncia, da sade e da educao, a agilizao eletrnica dos procedimentos licitatrios, as parcerias com segmentos privados da economia, entre outras signicativas modicaes no agir administrativo. (TCESP, 2007. p.6)

A relao mais direta de aes-resultados entre o cidado e as administraes no mbito dos municpios permite estabelecer neste ente da federao um ponto de partida para o acompanhamento de usos de recursos na interao com as informaes pblicas e com os servios pblicos, j que os governos locais so bons meios para prover servios pblicos que afetam diretamente os cidados e suas comunidades (Hambleton,2000). A legislao estabelece com relao Administrao Municipal importante papel nesta reforma, realizando as tarefas que lhe cabem e com a autonomia que lhe conferiu a Constituio de 1988, em seu artigo 18 que trata da questo da organizao poltico-administrativa, que compreende a Unio, Estados, o Distrito Federal e os Municpios, destacando a autonomia destas esferas entre si:
Art. 18. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. (Brasil,1988)
Repblica, Governadores, Prefeitos e Vices, Auxiliares imediatos dos chefes do Executivo (Ministros e Secretrios), Senadores, Deputados e Vereadores. Tais posies, demais disso, so tambm reconhecidas constitucionalmente (Art. 39, 4o). Este Manual alcana, exclusivamente, agentes polticos do Municpio, ou seja: Prefeito, Vice-Prefeito, Secretrios Municipais, Presidentes de Cmaras e Vereadores. (TCESP, 2007. p.9)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

43

A Carta de 1988 destaca ainda, em seu Art. 30, I, II e III, que a autonomia dos municpios apesar de relativa8, subordinada ao poder soberano da Federao, mantm a competncia de instituir e arrecadar seus tributos e obrigatoriedade de prestar contas:
Art. 30. Compete aos Municpios: I legislar sobre assuntos de interesse local; II suplementar a legislao federal e a estadual no que couber; III instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, bem como aplicar suas rendas, sem prejuzo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos xados em lei. (Brasil, 1988)

A autonomia dos municpios tambm um elemento motivador na adoo do modelo de mensurao proposto, j que permite que diferentes municpios mantenham culturas administrativas distintas e portanto exigindo muito do processo de accountability (prestao de contas) horizontal9, motivando, ainda mais, a participao da sociedade como um todo no processo de acompanhamento das aes dos agentes polticos municipais, reforando, portanto, a importncia do accountability vertical10. Trata-se, na verdade, de uma obrigao da administrao pblica este esforo na busca pela disponibilizao de recursos mais ecientes e ecazes para interao com a sociedade civil, como inclusive j
8 [...] a autonomia pode ser absoluta ou relativa. Absoluta, quando no h qualquer restrio a limitar a ao de quem a possui; eis aqui a soberania da Federao. J, a autonomia de Estados e dos Municpios relativa. (TCESP, 2007) 9 [...] accountability horizontal implica a existncia de agncias e instituies estatais possuidoras de poder legal e de fato para realizar aes que vo desde a superviso de rotina at sanses legais contra atos delituosos de seus congneres do Estado. (Fonseca; Antunes; Sanches, 2002 in Speck 2002) 10 A accountability vertical principalmente, embora de forma no exclusiva, a dimenso eleitoral, o que signica premiar ou punir um governante nas eleies. Essa dimenso requer a existncia de liberdade de opinio, de associao e de imprensa, assim como de diversos mecanismos que permitam tanto reivindicar diversas demandas diversas como denunciar certos atos das autoridades pblicas. (Fonseca; Antunes; Sanches, 2002 in Speck 2002)

44

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

preveem algumas leis, como a que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituio Federal, estabelecendo diretrizes gerais da poltica urbana, que determina:
Art. 45. Os organismos gestores das regies metropolitanas e aglomeraes urbanas incluiro obrigatria e signicativa participao da populao e de associaes representativas dos vrios segmentos da comunidade, de modo a garantir o controle direto de suas atividades e o pleno exerccio da cidadania. (Brasil, 2001)

A possibilidade de solicitao e acompanhamento de um determinado servio pblico, viabilizado, por exemplo, pelo stio de uma prefeitura, pode ser um elemento motivador e de aproximao, estreitando e reforando o vnculo e o relacionamento entre estes dois polos bsicos da poltica, os governados e os governantes, seja por ao de indivduos, seja por grupos organizados.
Nas democracias representativas, a identicao de problemas na prpria representatividade do voto e na resposta dos representantes eleitos abriu espao para uma atuao crescente, nos assuntos pblicos, de grupos organizados na sociedade em torno de interesses ou causas especcas. Organizaes de todo tipo tm ocupado esse espao, e aquelas dedicadas ao combate corrupo no so exceo. (Capobianco & Abramo, 2003)

Como parte da atuao da sociedade, merece destaque a conscientizao de que possvel agir e exigir aes de punio e ou reparao em funo de atos lesivos ao patrimnio pblico ou moralidade administrativa, sem que nem mesmo se corra o risco de se ter de arcar com os custos de processo em caso de no se vencer, conforme desta a CF de 88 em seu Art. 5 inciso LXXIII que se sobrepe ao Cdigo de Processo Civil, Art. 20 e seguintes.
Art. 5 LXXIII qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

45

de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, cando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. (Brasil, 1988)

Assim, conforme arma Daher (2000), qualquer cidado do povo pode se valer da ao popular11 para comparecer perante o estado juiz, relatando-lhe a existncia de ato lesivo ao patrimnio pblico, estendendo-se ao ataque imoralidade administrativa ou que ra qualquer outro bem entre os que pertencem ao grupo dos interesses sociais ou individuais indisponveis, tendo-se como pressuposto que seu autor tenha interesse e legitimidade para agir e exigindo-se apenas que seja comprovadamente eleitor, no sendo necessrio, nem mesmo, que tenha obrigatoriamente um representante legal. Portanto, uma vez havendo interesse legtimo de se defender a coisa pblica, constitucionalmente garantido o direito de se buscar aes concretas fazendo prevalecer a boa gesto da coisa pblica e o direito dos cidados de receberem a contrapartida do que arrecadado. Para que isso seja possvel, necessrio que exista vontade poltica e aes efetivas para que sejam desenvolvidos mecanismos, preferencialmente facilitados pelo uso das TICs, para que o cidado tenha acesso facilitado e at mesmo incentivado aos dados sobre a administrao pblica e sobre os servios prestados. Portanto, o primeiro passo deve ser acompanhar e cobrar por estas aes, mas para que esta cobrana possa ser embasada em elementos concretos de anlise, so necessrios dados, preferencialmente quan-

11 Para instruir o seu pedido, poder requerer as certides que precisar, no estando contudo, sujeito ao pagamento de nenhuma taxa alm de dever ser atendido no prazo da lei. A negativa administrativa no excluda se implicar em segurana nacional. Mas nem neste caso, se esgota o caminho do xito e obteno, pois, pode ser requerido ao Juiz que requisite tal prova e este reconhecendo a procedncia do motivo, far com que o processo tramite em segredo de justia, que s vai cessar com o trnsito em julgado da sentena que for condenatria. (Daher, 2000)

46

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

titativos que permitam a percepo da situao atual e sua evoluo ao longo do tempo, e este o foco do prximo tpico.

O que medir e por qu?


Para que se possa participar do fazer da gesto da coisa pblica de forma adequada, necessrio que se tenha acesso ao maior volume possvel de dados sobre o planejamento, decises e aes dos agentes pblicos de forma rpida, simples e sem intermediao de elementos envolvidos diretamente com a administrao pblica, tornando, assim, esta interao mais prxima e reduzindo para o cidado os custos desta interao. Custos estes que podem ser considerados em termos de tempo, necessidade de aprendizagem sobre utilizao de recursos tecnolgicos e desgaste poltico. Na questo tempo, o cidado ou organizao no governamental interessada em acompanhar o processo de gesto das contas pblicas dicilmente ter disponibilidade de tempo para investir em anlises que, a princpio, poderiam no levar a nenhum resultado, inibindo pesquisas mais amplas sobre os dados disponibilizados, portanto, este acesso deve ser rpido e preferencialmente com funcionalidades facilitadoras como drill down12, slice and dice13 ou mesmo consultas livres ad hoc pelos usurios sobre a base de dados disponibilizada.
12 Drill down, muito requisitado em sistemas de apoio a deciso, a possibilidade de se obter dados cada vez mais detalhados a partir de dados sumarizados em nveis superiores, podendo-se atingir, dependendo da granularidade dos dados disponveis, os dados mais bsicos que geraram o resultado apresentando inicialmente de forma totalizada. Por exemplo: sobre um dado que representa o total gasto por um departamento, poder-se-ia listar os totais gastos por projetos daquele departamento, selecionando-se um dos projetos poder-se-ia ter acesso aos valores pagos para cada fornecedor, escolhendo-se um dos fornecedores poderiam ser listadas as notas recebidas daquele fornecedor e escolhendo uma das notas, ter acesso aos itens daquela nota. 13 Slice and dice diz respeito a possibilidade de se combinar e ou separar dados resultantes de consultas, pela iniciativa do prprio usurio atravs da especicao de fatias e rotaes. (Kinball, 1996)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

47

Com relao aprendizagem sobre a utilizao dos recursos tecnolgicos, outro custo a ser minimizado, j que a prpria necessidade de interagir com o computador subentende um custo de aquisio ou de acesso a este dispositivo, se o processo de acesso aos dados exigir conhecimentos especcos sobre determinados aplicativos ou linguagens de consulta, estar sendo incorporado um custo adicional ao acesso s informaes que pode ser amenizado pela utilizao de elementos de usabilidade que facilitem a interao. Quanto ao desgaste poltico, torna-se relevante principalmente quando o processo de anlise e acompanhamento mais prximo, como no caso das administraes locais em que os cidados esto direta ou indiretamente ligados, por vnculos pessoais, familiares ou prossionais, gerando, assim, constrangimentos e podendo ser um fator inibidor do acesso. Para minimizar esta questo, a no exigncia de identicao no acesso a dados pblicos fundamental, acrescentando valor ainda questo da no necessidade de solicitao dos dados que se deseja analisar, exigindo uma postura proativa da administrao pblica na disponibilizao das informaes antecipando-se demanda. A disponibilizao de informaes em um suporte acessvel como as novas TICs oferecem no suciente para que se incremente a conscientizao da importncia da participao se no houver elementos mais prximos do cidado ou mesmo das empresas. Em funo deste argumento que foi includo o acesso aos servios por meio do uso das TICs como um dos elementos que devem ser mensurados. Portanto, a primeira cobrana a ser feita ao poder pblico exatamente com relao a que nvel encontra-se a utilizao dos recursos da TIC pela administrao pblica na disponibilizao de informaes pblicas e no acesso e acompanhamento de servios pblicos por ela prestados ou sob sua responsabilidade. O discurso poltico usado pelos responsveis pela gesto pblica ou mesmo a cobertura da imprensa no oferecem condies para que a sociedade possa acompanhar e ou controlar, como poderia ou deveria, o que ocorre com a execuo do Oramento, ou mesmo

48

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

tomar conhecimento sobre que nvel ou com que qualidade o poder pblico est oferecendo recursos tecnolgicos de interatividade ou de disponibilizao de informao pblica, recursos estes que podem j estar viveis em termos tecnolgicos e nanceiros, independentemente, muitas vezes, do porte do municpio ou de sua capacidade de investimento. Neste estudo, considerou-se como base o contexto das administraes municipais em funo de fatores como: a) menor ente da Federao, apresenta menor complexidade se comparado aos demais e pode ser importante ponto de partida para modelos mais complexos aplicados aos estados; b) a proximidade com os indivduos propicia uma interao mais perceptvel em que os agentes pblicos esto mais acessveis; c) a proximidade tambm pode reduzir o tempo de resposta de aes de ambos os lados, transmitindo maior efetividade a participao e seus resultados; d) os benefcios da interao so mais perceptveis com resultados podendo ser sentidos em eventos ligados a comunidades locais ou mesmo diretamente aos indivduos; e) divulgao, conscientizao e motivao para interao facilitada pelo tamanho do pblico alvo das campanhas de divulgao. A proximidade dos agentes polticos municipais em relao aos cidados e ao seu dia a dia, bem como a sensibilidade imediata dos resultados de polticas e aes destes agentes polticos, podem ser utilizadas como elementos facilitadores da conscientizao da importncia da participao de todos no processo da Administrao Pblica. Um morador de Braslia, apesar de estar prximo ao governo federal, no tem, necessariamente, a percepo direta de resultados de aes ou decises dos agentes polticos federais. Incrementar o uso de TICs no mbito dos municpios pode ser um ponto de partida de um movimento maior de mobilizao para

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

49

participao da sociedade como um todo no acompanhamento das aes dos agentes polticos em outras esferas, bem como das instituies14 pblicas em geral. O que se busca medir por meio do modelo proposto neste estudo , a partir de um conjunto de indicadores, o quanto cada administrao municipal tem utilizado de cada um deles e em que nvel, indicadores estes que foram obtidos pela anlise de funcionalidades oferecidas por outros stios de administraes pblicas municipais. Portanto, mensurar o quanto j foi feito e em que nvel a administrao pblica municipal promove o incremento de espaos pblicos15, com a utilizao de TICs, realmente democrticos, seja para acesso a informaes, seja para incremento no processo de acesso e acompanhamento dos servios pblicos disponibilizados, pode garantir mecanismos de acompanhamento e cobrana para que esta interao seja disponibilizada da melhor maneira possvel, j que a anlise de dados quantitativos reduz divergncias e desvincula os resultados de parcialidades oriundas de pontos de vista pessoais ou polticos de quem analisa. Reduz tambm a possibilidade de utilizao do discurso poltico do agente pblico como nico recurso para percepo da situao atual do uso das TICs. No entanto, fatores ligados a forma com que cada aspecto mensurvel realizado pode ser inuenciado por um conjunto grande de fatores, o que nos leva questo da denio de quem poderia realizar esta tarefa com maior imparcialidade, conforme discutido no prximo tpico.

14 O termo instituio adotado aqui como forma estabelecida de relao entre os seres sociais a respeito de si mesmo ou a respeito de um objeto exterior, isto , formas organizadas de atividade social, com aspecto exterior, no tempo e no espao. (Menezes, 2005) 15 Espao pblico o comum, o que compartilhado por todos, isto , aquele espao que teoricamente deve pertencer a todos os habitantes de um lugar. Dessa forma, tanto uma praa, quanto uma simples calada, ou uma igreja, ou ainda uma escola pblica, podem ser chamados de espao pblico. (Paiva,2001)

50

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

A quem deve caber a tarefa de medir?


Fundamentar uma anlise sobre uso de TICs em dados fornecidos pela prpria Administrao Pblica pode no ter a imparcialidade necessria para que se obtenham resultados teis, em funo de aspectos como o fato de que, assim como na pesquisa em geral, anlises realizadas pelos prprios responsveis pelo processo de gesto ou ligados diretamente a eles podem ser inuenciados pelo efeito Rosenthal16. Deve-se levar em conta tambm que o uso de parmetros prprios da administrao que est sendo analisada pode divergir dos objetivos de quem realiza a anlise e que a busca pela manuteno de ndices de popularidade, para efeitos eleitoreiros ou no, tambm podem interferir nos resultados obtidos. Assim, a tarefa de mensurar os diversos indicadores envolvidos no modelo aqui proposto deve ser realizado de forma totalmente independente de interaes com a prpria administrao pblica ou com qualquer dos agentes polticos direta ou indiretamente envolvidos na questo, e esta foi uma das preocupaes originrias da identicao de um dos pr-requisitos para o estabelecimento dos indicadores que seriam utilizados, ou seja, deveriam ser baseados em um processo que pudesse ser realizado de forma autnoma pelo pesquisador, e identicada no simples contato com os recursos disponibilizados na Internet pela administrao municipal. Dessa forma, para que um determinado recurso seja considerado disponvel para o cidado, dever estar de tal modo acessvel que o responsvel pela anlise tenha como identic-lo sem auxlio externo, j que, se o recurso est disponvel, mas a forma para que se obtenha tal recurso diculta o acesso de tal maneira que nem mesmo o pesquisador possa encontr-lo seguindo passos naturais de uma navegao pelo stio da prefeitura ou mesmo de terceiros, mas indicado em seu
16 Tambm conhecido como efeito Pigmalio descrito nos anos 60 por dois pesquisadores americanos, Robert Rosenthal e Lenore Jacobson que utilizaram este mito para identicar a inuncia das expectativas prvias de pessoas envolvidas em avaliaes nos resultados obtidos, com a tendncia de provar as hipteses iniciais dos avaliadores. (Draper, 2007)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

51

stio principal, ento o recurso no poder ser considerado como efetivamente disponibilizado para o cidado. Portanto, a aplicao dos critrios para anlise do uso das TICs, aqui proposto, pode ser realizado fora do mbito da administrao municipal, j que no estar baseado em respostas obtidas da prpria administrao ou de qualquer interao mais direta. Outra questo que surge diz respeito forma com que os diversos indicadores sero analisados, j que para que seja possvel utilizar os resultados para efeito de comparao entre diferentes municpios (contextos) deve-se evitar as discrepncias geradas pela interpretao de quem realiza a anlise. Para minimizar estas possveis divergncias, o modelo proposto apresenta um conjunto de critrios para embasar e nortear a anlise de cada indicador a ser analisado. Somente o uso dos critrios pode no ser suciente para eliminar totalmente eventuais interpretaes dos dados obtidos sendo, ento, sugerido que a anlise seja realizada por um grupo predenido que pela interao e troca de experincias mantenha coerncia nas anlises realizadas. A comparao entre diferentes municpios no o nico uso dos resultados obtidos, j que se pode realizar uma anlise ao longo do tempo gerando a possibilidade de vericao de evoluo ou retrocesso nos resultados obtidos em determinado municpio, bem como aferindo se promessas realizadas pelos agentes pblicos com relao busca de transparncia esto sendo realmente cumpridas. Refora-se, assim, a importncia do fato da aplicao do modelo de medio ser realizado por uma instncia independente, o que pode contribuir para a coerncia de resultados obtidos ao longo do tempo. Assim, em virtude destes aspectos e das discusses sobre a questo da necessidade de coerncia na aplicao do modelo em funo de diferentes contextos e ao longo do tempo, ca claro que deve ser realizado por instncia independente e sem a utilizao de respostas ou interao direta da prpria administrao que est sendo analisada. J com relao gesto dos indicadores que devem fazer parte do ndice, deve-se levar em conta que esta proposta apenas um

52

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

ponto de partida e que devem surgir novos indicadores, oriundos de necessidades reais identicadas por aqueles que j participam, acompanham e necessitam de acesso aos dados de contas pblicas e ou acompanham o oferecimento de servios pblicos e que devem ser incorporados ao modelo sempre que se mostrarem pertinentes e de caractersticas perenes. As inovaes tecnolgicas tambm devem trazer, ao longo do tempo, novas caractersticas e funcionalidades no previstas at ento e que devem, se relevantes aos objetivos deste ndice, ser incorporadas. As duas situaes citadas podem ainda levar a adaptao ou mesmo excluso de indicadores ou de critrios do modelo, sempre levando em conta a necessidade de se manter a isonomia de comparaes a serem realizadas ao longo do tempo. Portanto, alm do grupo responsvel pela aplicao do ndice, deve-se buscar a colaborao do maior nmero possvel de cidados e de entidades organizadas que atuem na busca por transparncia e participao da sociedade nas administraes municipais, bem como de grupos de pesquisa ou qualquer outra instncia que possa colaborar no acompanhamento das implicaes e dos impactos que as inovaes tecnolgicas podem trazer no acesso e trato das informaes. Neste ponto, mais uma vez se faz imprescindvel um olhar da Cincia da Informao que pode contribuir com seus estudos e pesquisas sobre os diversos aspectos envolvidos na interao das TICs nos processos de seleo, armazenamento, disponibilizao e recuperao de informao. No prximo tpico, discute-se como estruturar os elementos relevantes identicados neste estudo para que se obtenha um ndice de mensurao do nvel de uso das TICs pelas administraes municipais.

Dimenses, indicadores e critrios de avaliao


Como base para a identicao e anlise do nvel de utilizao da Tecnologia da Informao e Comunicao pelas administraes

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

53

municipais no oferecimento de servios e na disponibilizao de informaes pblicas, proposto um conjunto de indicadores17,18 e seus respectivos critrios de anlise.
Indicadores so aspectos (quantitativos e qualitativos) que possibilitam obter evidncias concretas que, de forma simples ou complexa, caracterizam a realidade dos mltiplos elementos institucionais que retratam. Critrios so os padres que servem de base para comparao, julgamento ou apreciao de um indicador. (Inep, 2006)

Estes indicadores tm como objetivo apresentar o grau de utilizao de recursos de Tecnologia da Informao e Comunicao como ferramenta na disponibilizao de informaes pblicas municipais e para interao da sociedade com a prefeitura na solicitao, obteno e acompanhamento de servios pblicos oferecidos, cobrindo aspectos diversos envolvidos no ser e no fazer dos cidados e organizaes, e respectivas necessidades e possibilidades de interao com a administrao municipal, englobando os principais espaos pblicos dos municpios conforme apresentado na Figura 2.
Os espaos das cidades podem ser entendidos como constituintes de seis mundos distintos e complementares, a saber: o mundo do trabalho, o da moradia, o do lazer, o da cultura laica e religiosa, o da sade e, por m, o do ir-e-voltar entre esses vrios mundos, por meio dos sistemas de circulao que so, em si prprios, um mundo tambm parte. (Malta, 2003)

17 1. Fenmeno ou grupo de fenmenos, suscetvel de observao e medio, que possa ser usado para indicar a presena de outro fenmeno que no pode ser medido de forma direta e conveniente. Notas: [...] 2. Os indicadores revelam aspectos de determinada realidade, podendo qualic-los. (Indicador, 2008) 18 Expresso (numrica, simblica ou verbal) empregada para caracterizar as atividades (eventos, objetos, pessoas), em termos quantitativos e qualitativos, com o objetivo de determinar o valor. (ISO, 1998)

54

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Trabalho

Moradia

Sistemas de Circulao Lazer Sade

Cultura Figura 2. Mundos constitudos pelos espaos das cidades. (Baseado em Malta, 2003)

A cada indicador proposto neste modelo de avaliao esto associados os critrios de avaliao que tem como objetivo uniformizar a interpretao de cada indicador e dos elementos utilizados para anlise, buscando-se, assim, uniformidade nos resultados obtidos. Os critrios de avaliao dos indicadores apresentam graus distintos de complexidade e aprofundamento nas questes de uso das TICs, de forma a retratar coerentemente as caractersticas de uso da Tecnologia da Informao e Comunicao em funo das situaes passveis de serem encontradas nos diferentes contextos. Buscou-se um nmero de opes para avaliar cada um dos indicadores que: no deve ser pequeno a ponto de no denotar diferenas relevantes entre contextos ou momentos de uma anlise; e nem grande o suciente para tornar a denio entre um nvel e outro sutil a ponto de exigir do responsvel pela anlise uma deciso subjetiva ou difcil por causa da pequena diferena entre eles. Os indicadores propostos esto divididos em duas dimenses, que permitem que a anlise e mensurao seja feita de forma parcial ou completa, em funo da necessidade ou mesmo da viabilidade, visto que cada dimenso representa um fator importante na questo do uso das TICs na interao da administrao municipal com a sociedade. Apresenta-se a seguir uma descrio de cada uma das dimenses propostas:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

55

Disponibilizao de informaes pblicas


Agrupa os indicadores responsveis pela mensurao do uso das TICs na disponibilizao de informaes pblicas da rea nanceira (receitas, Oramento, pagamentos, licitaes e contratos); sobre oportunidades de emprego na administrao pblica (concursos e contratao); sobre o prprio municpio (estrutura e calendrio); sobre a legislao municipal e pertinente, e ainda, sobre informaes geradas pelos usurios (reclamaes e sugestes). Detalhes sobre esta dimenso encontram-se na captulo 2 Disponibilizao de Informaes Pblicas.

Solicitao e acompanhamento de servios pblicos


Identica elementos relativos ao acesso, demanda e acompanhamento de servios pblicos realizados pelas prefeituras ou sob sua responsabilidade, tais como: a) solicitao e emisso de documentos cadastrais ou referentes aos processos de pagamento de tributos municipais; b) solicitao e acompanhamento de servios bsicos como gua, energia, coleta de lixo ou manutenes diversas em reas pblicas; c) interao para envio de reclamaes, denuncias ou sugestes. Nos servios, ser sempre esperado que tenha um conjunto de informaes acessveis sobre os servios oferecidos (cronogramas, itinerrios, formas, caractersticas e tempo estimado de execuo, capacidade atual de operao, etc.), possveis custos, departamentos ou empresas responsveis pela execuo, tempo estimado de resposta execuo. Importante tambm que haja transparncia no processo de acompanhamento dos servios em execuo, com suas respectivas fases e pontos de controle estabelecidos e situao atual de servios em execuo.

56

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Espera-se tambm transparncia nas las de solicitaes, tornando claro o processo de deciso por quais servios sero executados, em que ordem e respectivos motivos. Detalhes sobre esta dimenso encontram-se na captulo 3 Solicitando e acompanhando servios prestados ou sob responsabilidade das administraes municipais Tem-se como resultado da anlise, utilizando o modelo acima descrito, a possibilidade de identicar no s o resultado global da mensurao, mas tambm dois fatores principais que o compem, permitindo que se tenha a percepo de onde deve ser empregado maior esforo para obteno de melhores resultados ou mesmo utilizar esta anlise dimensional para estabelecer focos de atuao em funo de polticas prprias e adequadas a cada realidade, por exemplo, estabelecendo uma maior ateno no acesso informaes ou aos servios disponibilizados. Das duas dimenses do modelo aqui proposto, a primeira reete o uso das TICs na disponibilizao das informaes pblicas e este o foco da prximo captulo.

2 DISPONIBILIZAO
DE INFORMAES PBLICAS

A sociedade tem diculdade em relacionar o dever de pagar impostos e o direito a ter uma administrao eciente como contrapartida, ou mesmo de estabelecer uma correlao direta entre os valores que recolhe aos cofres pblicos e o direito de exigir prestao de contas dos agentes polticos sobre como estes recursos esto sendo utilizados. Percebe-se que h uma conana generalizada de que o aumento da transparncia pode aumentar de forma signicativa o controle social por parte da sociedade civil e de cidados, e de forma mais ecaz em termos de custo. (Eigen, 2002) No basta, no entanto, simplesmente criar mecanismos de resposta a questes e necessidades de informaes que venham a ser encaminhadas administrao pblica; deve-se buscar minimizar os custos de obteno destas informaes (ver captulo 1, no tpico O que medir e por qu?), gerando a necessidade de vontade poltica por parte dos agentes pblicos municipais na adoo de polticas e aes efetivas que antecipem a disponibilizao das informaes s eventuais solicitaes.
Tornou-se cada vez mais evidente que os rgos pblicos no podem mais se restringir a reagir de forma passiva s demandas de informao, mas precisam assumir uma postura proativa, consi-

58

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

derando a gerncia e a disponibilizao de informaes uma funo essencial do servio pblico. (Frey et al., 2002)

Quanto responsabilidade em relao gesto da informao pblica a Lei 8.159 de 1991 estabelece que, com relao aos conjuntos de documentos produzidos e recebidos por rgos pblicos, instituies de carter pblico e entidades privadas, em decorrncia do exerccio de atividades especcas, bem como por pessoa fsica, qualquer que seja o suporte da informao ou a natureza dos documentos, cabe ao Poder Pblico a responsabilidade pelo conjunto de procedimentos e operaes tcnicas sua produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento em fase corrente e intermediria, visando sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente com o objetivo, entre outros, como elementos de prova e informao:
Art. 1 dever do Poder Pblico a gesto documental e a de proteo especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio administrao, cultura, ao desenvolvimento cientco e como elementos de prova e informao. Art. 14. O acesso aos documentos de arquivos privados identicados como de interesse pblico e social poder ser franqueado mediante autorizao de seu proprietrio ou possuidor. Art. 17. A administrao da documentao pblica ou de carter pblico compete s instituies arquivsticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais. 4 So Arquivos Municipais o arquivo do Poder Executivo e o arquivo do Poder Legislativo. (Brasil, 1991)

Com relao aos arquivos, a autonomia tambm se faz presente na legislao conforme Lei 8.159 de 1991, em especial em seu Art. 21:
Art. 21. Legislao estadual, do Distrito Federal e municipal denir os critrios de organizao e vinculao dos arquivos estaduais e municipais, bem como a gesto e o acesso aos documentos, observado o disposto na Constituio Federal e nesta lei. (Brasil, 1991)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

59

Cabe, portanto, a cada municpio desenvolver esforos no sentido de gerir de forma adequada suas informaes, com especial ateno questo do acesso pblico, que deve ser o mais amplo possvel, ampliando a transparncia da administrao e ampliando as possibilidades de participao da sociedade no acompanhamento e controle da gesto da coisa pblica. A importncia da transparncia discutida no prximo tpico.

A questo da transparncia
Para que a interao entre sociedade e poder pblico ocorra de forma clara e transparente, os conceitos de publicidade e ecincia da Administrao Pblica devem ser tomados como elementos fundamentais pela administrao pblica e devem nortear as estratgias de adoo de TICs.
Um dos principais fundamentos da transparncia dos atos governamentais a garantia de acesso dos cidados s informaes coletadas, produzidas e armazenadas pelas diversas agncias estatais. Na relao com o poder pblico, o acesso livre e transparente protege o cidado de intromisses indevidas e atos arbitrrios por parte dos governos e, por outro lado, pr-condio para a participao do cidado e dos grupos organizados da sociedade nos processos polticos e na gesto da coisa pblica e, portanto, para uma democrtica mais efetiva. (Frey et al., 2002)

E a Constituio Federal de 88 torna isso bem claro em seu artigo 37:


Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ecincia e, tambm, ao seguinte: [...] 3 A lei disciplinar as formas de participao do usurio na administrao pblica direta e indireta, regulando especialmente; (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 19, de 1998)

60

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

I as reclamaes relativas prestao dos servios pblicos em geral, asseguradas a manuteno de servios de atendimento ao usurio e a avaliao peridica, externa e interna, da qualidade dos servios; (Includo pela Emenda Constitucional n. 19, de 1998) II o acesso dos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observado o disposto no Art. 5, X e XXXIII; (Includo pela Emenda Constitucional n. 19, de 1998) III a disciplina da representao contra o exerccio negligente ou abusivo de cargo, emprego ou funo na administrao pblica. (Includo pela Emenda Constitucional n. 19, de 1998) (Brasil, 1988)

Ainda na Carta Magna de 88, tem destaque a questo da divulgao das contas municipais para efeito de questionamentos com relao a sua legitimidade por qualquer contribuinte:
Art. 31. 3 As contas do Municpio caro, durante 60 dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

No basta, entretanto, simplesmente ofertar acesso a grandes massas de dados, sem um tratamento prvio, de tal forma que o caminho do usurio a informao desejada seja facilitado e vivel, seja por meio de recursos de busca diferenciados, seja por meio de informaes complementares que auxiliem no processo de recuperao.
Um aspecto importante refere-se opacidade informacional da selva burocrtica, que impossibilita ao cidado chegar sem maiores problemas s informaes requisitadas. (Frey et al., 2002)

Ou ainda conforme arma Peter Drucker:


Uma base de dados, por maior que seja, no informao. Ela minrio de informao. Para que a matria-prima se transforme em informao, ela precisa ser organizada para uma tarefa, dirigida para desempenho especco, aplicada a uma deciso. (Drucker, 1999)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

61

Para os casos de informaes que no foram previstas no processo de disponibilizao da informao pblica, o processo de solicitao e acesso tambm deve ser facilitado e devidamente registrado e passvel de acompanhamento do seu desenrolar, disponibilizando-se, ainda, mecanismos que propiciem a identicao dos responsveis e dos detentores de cada tipo de informao pblica.
[...] indispensvel que as administraes coloquem disposio do pblico os ndices internos e os catlogos que informam o cidado sobre qual departamento responsvel por o qu, qual departamento deve dispor de que tipo de informao referente a certo assunto, para que o cidado possa encaminhar seus pedidos de forma mais eciente. (Frey et al., 2002)

No deve ser esquecida a importncia dos conselhos municipais no processo de participao na administrao pblica municipal, porm, no podem ser considerados como nicos espaos de acesso e acompanhamento de informaes pblicas, j que, apesar de suas especicidades de ao, uma vez que so constitudos para atuar em focos denidos, o volume de informaes e a dependncia de interesses particulares de seus participantes no permitem que se abra mo da participao de todos os cidados. Deve-se ter em mente tambm questes ligadas questo do sigilo e da privacidade quando se discute o acesso s informaes, conforme ser discutido no prximo tpico.

O direito de acesso informao e o sigilo legal


A Lei 8.159/91, que dispe sobre a poltica nacional de arquivos pblicos e privados deixa em seu artigo 22 que assegurado o direito de acesso pleno aos documentos pblicos (Brasil,1991) e ainda dene arquivo em seu artigo segundo como sendo os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por rgos pblicos decorrentes do exerccio de atividades especcas, qualquer que seja o suporte da informao ou a natureza dos documentos.

62

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

E a Constituio Federal de 88 destaca em seu quinto artigo que todos tm direito ter acesso a informaes, de seu interesse particular ou coletivo conforme inciso transcrito a seguir:
Art. 5 XXXIII todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. (Brasil, 1988)

Sendo que a legislao especca, replica em seu quarto artigo, praticamente nos mesmos termos, destacando com mais detalhes a questo da ressalva em que detalha a restrio oriunda da preocupao com a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.
Art. 4. Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujos sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado, bem como inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. (Brasil,1991)

Assim, o direito de acesso no s garantido por lei como ainda pode acarretar identicao de ato de improbidade administrativa o fato de haver negativa de tal ao por parte do agente pblico, conforme destaca a Lei 8.429/92 que trata de atos de improbidade administrativa e que em seu dcimo primeiro artigo dene:
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: IV negar publicidade aos atos ociais;

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

63

VI deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo. (Brasil, 1992)

J no que diz respeito a questo do acesso a informaes pessoais e que constam de bases de dados da administrao pblica, assegurado ao cidado o direito de acesso seja para seu conhecimento, seja para eventuais reticaes que devam ser feitas com relao a estas informaes, no cabendo, inclusive, custos sobre este processo:
Art. 5 LXXII conceder-se- habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a reticao de dados, quando no se prera faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; LXXVII so gratuitas as aes de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. (Brasil, 1998)

Entretanto, aspectos ligados a estas questes de acesso a informaes pessoais e suas implicaes esto fora do escopo deste estudo por envolver aspectos legais mais detalhados, mas pode, no futuro, aps estudo mais detalhado sobre estes aspectos por prossionais da rea do direito, ser includo como parte dos servios a serem disponibilizados e devidamente mensurados na segunda dimenso deste ndice que trata dos servios disponibilizados pela administrao pblica. Mesmo buscando-se o maior nvel de transparncia possvel, nem toda informao pode ser disponibilizada e este o foco do prximo tpico.

O sigilo legal
A questo do sigilo informao levantada nos casos em que o acesso a estas informaes pode resultar em prejuzo para a coletivi-

64

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

dade ou para o Estado, ou dano indevido direta ou indiretamente a pessoas fsicas ou jurdicas conforme determina o Cdigo Penal em seu artigo 153 e 154:
Art. 153. Divulgar algum, sem justa causa, contedo de documento particular ou de correspondncia condencial, de que destinatrio ou detentor, e cuja divulgao possa produzir dano a outrem: 1 A. Divulgar, sem justa causa, informaes sigilosas ou reservadas, assim denidas em lei, contidas ou no nos sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; (Includo pela Lei n. 9.983, de 2000) Art. 154. Revelar algum, sem justa causa, segredo, de que tem cincia em razo de funo, ministrio, ofcio ou prosso, e cuja revelao possa produzir dano a outrem. (Brasil, 1940)

Enquanto que a Lei 11.111/05 que regulamenta o inciso XXXIII do quinto artigo da Constituio Federal de 88 que faz parte do captulo sobre direitos e deveres individuais e coletivos rearma:
Art. 2. O acesso aos documentos pblicos de interesse particular ou de interesse coletivo ou geral ser ressalvado exclusivamente nas hipteses em que o sigilo seja ou permanea imprescindvel segurana da sociedade e do Estado, nos termos do disposto na parte nal do inciso XXXIII do caput do Art. 5 da Constituio Federal. (Brasil, 2005a)

Abre-se ainda, na mesma lei, a possibilidade de classificao destas informaes como sendo de alto grau de sigilo conforme destacado em seu artigo terceiro:
Art. 3. Os documentos pblicos que contenham informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado podero ser classicados no mais alto grau de sigilo, conforme regulamento. (Brasil, 2005a)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

65

No, entanto, havendo a negativa administrativa por implicar em segurana nacional, pode ser requerido ao Juiz que requisite tal prova, e este reconhecendo a procedncia do motivo far com que o processo tramite em segredo de justia, que s vai cessar com o trnsito em julgado da sentena que for condenatria. (Daher, 2000) Com relao ao sigilo da fonte, a constituio destaca em seu Art. 5 inciso XIV:
Art. 5 XIV assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio prossional. (Brasil, 1988)

Portanto, deve-se levar em considerao as situaes em que a informao encontra-se protegida por sigilo, casos estes que podem acarretar pena para aquele ou aqueles que a revelaram, conforme destaca o Cdigo Penal em seu artigo 325:
Art. 325. Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: Pena deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. 1 Nas mesmas penas deste artigo incorre quem; (Includo pela Lei n. 9.983, de 2000) I permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; (Includo pela Lei n. 9.983, de 2000) II se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. (Includo pela Lei n. 9.983, de 2000) 2 Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem; (Includo pela Lei n. 9.983, de 2000) Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. (Includo pela Lei n. 9.983, de 2000) (Brasil, 1940)

66

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

E mais especicamente em relao aos servidores pblicos, a Lei 8.429/92 determina no inciso III de seu dcimo primeiro artigo:
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: III revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo. (Brasil, 1992)

Portanto, a preocupao com o que divulgar pertinente, j que existem informaes que por sua natureza so protegidas e este o assunto do prximo tpico.

Informaes protegidas
Cabe, discorrer, ainda que supercialmente, sobre as informaes que esto protegidas por lei e suas respectivas justicativas. Temos a violao intimidade, vida privada e imagens das pessoas, j destacados na constituio em seu quinto artigo 5, inciso X:
Art. 5 X so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. (Brasil, 1988)

O sigilo das correspondncias e comunicaes de dados e telefnicas, tambm no referenciado artigo quinto da constituio, agora destacando o inciso XII:
Art. 5 XII inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrcas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para ns de investigao criminal ou instruo processual penal. (Brasil, 1988)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

67

De informaes que possam interessar segurana da sociedade e do Estado:


Art. 5 XXXIII todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. (grifo do autor) (Brasil, 1988)

Da publicidade de atos processuais quando podem ferir a intimidade ou o interesse social:


Art. 5 LX a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. (Brasil, 1988)

E ainda destacado na Lei 8.159/91 que regulamenta a poltica nacional de arquivos pblicos e privados dene em seu vigsimo terceiro artigo:
Art. 23. Decreto xar as categorias de sigilo que devero ser obedecidas pelos rgos pblicos na classicao dos documentos por eles produzidos. 1 Os documentos cuja divulgao ponha em risco a segurana da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessrios ao resguardo da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas so originariamente sigilosos. 2 O acesso aos documentos sigilosos referentes segurana da sociedade e do Estado ser restrito por um prazo mximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produo, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma nica vez, por igual perodo. 3 O acesso aos documentos sigilosos referente honra e imagem das pessoas ser restrito por um prazo mximo de 100 (cem) anos, a contar da sua data de produo. (Brasil, 1991)

68

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Assim, entende-se que seja importante uma participao do setor jurdico da prefeitura durante o processo de preparao e levantamento de informaes que sero disponibilizadas para que se garanta que dados tidos como sigilosos no sejam divulgados, mas sempre buscando o objetivo de atingir o maior volume possvel de informaes disponibilizadas sociedade e esta questo aprofundada no prximo tpico.

Quebra do sigilo
Para a mensurao proposta, a questo do sigilo de informaes tem importncia na delimitao de atuao da medida que se far do uso das tecnologias da informao no uso da informao, no sendo, portanto, escopo deste texto a anlise ou mesmo o aprofundamento de mecanismos e implicaes de situaes em que se faz necessria a quebra do sigilo de informaes. O foco, assim, ca restrito ao acesso e uso de dados somente que devem ser pblicos, bem como no provimento de servios que devem ser prestados sociedade, cuja interao entre o poder pblico e a sociedade pode ser mediado pelas TICs, conforme descrito no captulo 4, no tpico A estrutura do modelo, mais especicamente na dimenso 1 que trata do acesso informao.

Divulgando planos, programas e aes


A importncia da divulgao de informaes oriundas da administrao pblica no ca restrita apenas ao controle de improbidades administrativas ou procedimentos de corrupo ou mesmo malversao do errio pblico, mas est tambm na possibilidade de trazer para o mesmo lado agentes pblicos e cidados pela possibilidade de discusso ampla e aberta de como se pretende que sejam os rumos a serem tomados pelo municpio em todos os seus aspectos.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

69

Tornar pblico os estudos e projetos que so desenvolvidos pela gesto pblica municipal pode ser um ponto de atrao para a participao popular, alm de levar a um incremento da colaborao dos cidados que em ltima instncia so os principais interessados no planejamento a longo prazo de seus municpios. Os projetos de planejamento, principalmente os de longo prazo, deveriam ser de origem popular, a partir de ampla discusso, e no de partidos ou grupos de interesse. A justicativa de que o custo de divulgao de tais informaes torna proibitiva a busca por uma ampla participao popular j no se aplica graas ao advento de novas TICs que viabilizam, a custos nmos, a construo de mecanismos tanto de divulgao como de obteno de colaboraes por parte da sociedade, viabilizando um amplo espao de debate e troca de ideias que s tende a enriquecer os processos de elaborao de planejamento estratgico para o futuro dos municpios. O Decreto 5.482/05 que dispe sobre a divulgao de dados e informaes pelos rgos e entidades da administrao pblica federal, por meio da Rede Mundial de Computadores Internet trata, entre outros assuntos, em seu artigo segundo, sobre a participao popular na elaborao da poltica urbana por meio, inclusive, do acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano:
Art. 2. A poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: II gesto democrtica por meio da participao da populao e de associaes representativas dos vrios segmentos da comunidade na formulao, execuo e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. (Brasil, 2001)

E ainda no mesmo decreto, em seu trigsimo stimo artigo, a determinao clara da necessidade de divulgao do Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana, que alis gura como um dos indicadores do modelo proposto neste estudo:

70

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Art. 37. Pargrafo nico. Dar-se- publicidade aos documentos integrantes do EIV1, que caro disponveis para consulta, no rgo competente do Poder Pblico municipal, por qualquer interessado. (Brasil, 2001)

J em seu quadragsimo artigo, destaca-se a denio e a necessidade de publicidade do plano diretor e dos documentos gerados durante sua elaborao, salientando, ainda, a fiscalizao de sua implementao.
Art. 40. O plano diretor, aprovado por lei municipal, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana. 4 No processo de elaborao do plano diretor e na scalizao de sua implementao, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantiro: II a publicidade quanto aos documentos e informaes produzidos; III o acesso de qualquer interessado aos documentos e informaes produzidos. (Brasil, 2001)

A participao ativa dos cidados e da sociedade civil nas decises estratgicas sobre o planejamento dos municpios pode levar a uma cooperao maior da prpria sociedade que passa a atuar como coautora dos projetos e pode ento atuar de forma efetiva na tarefa de controle social.
Uma poltica informacional ativa por parte dos governos essencial para uma prtica transparente e responsvel de planejamento, que por sua vez precondio para a sociedade civil e os cidados poderem exercer sua funo de controle social. (Fowler, 2000)

A divulgao de aes e demais informaes por parte da administrao pblica no pode estar ligada inteno de se destacar este

1 EIV estudo prvio de impacto de vizinhana.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

71

ou aquele agente pblico como ferramenta de divulgao pessoal, e uma forte preocupao que se deve manter com relao divulgao e publicidade dos atos e aes da administrao pblica est ligada a autopromoo dos agentes pblico, conforme a Constituio Federal de 88 prev:
Art. 37. [...] 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. (Brasil, 1988)

E como o legislador constituinte pela expresso que caracterizem promoo pessoal teve o cuidado de deixar o arbtrio dos administradores e das autoridades pblicas scalizadoras o julgamento dos fatos caracterizadores e, tambm, descaracterizadores da promoo pessoal, podem surgir problemas quando da apreciao pelos tribunais de contas e pelos tribunais eleitorais. Destaca-se desta forma a importncia da no utilizao de nomes, smbolos ou imagens que possam caracterizar promoo pessoal das autoridades ou servidores pblicos. Outro conjunto de informaes importantes est ligado ao oramento, que ser tratado no prximo tpico.

O oramento
O Oramento, documento que prev as receitas e despesas do governo no perodo de um ano, deveria ser elaborado por bairros, com base em prioridades, indicadores socioeconmicos, metas, transparncia de resultados obtidos2 e, de preferncia, com um gestor
2 Na esfera federal, uma reforma do Estado, realizada no segundo mandato do presidente Fernando Henrique, criou um oramento com metas e objetivos mensurveis, sistema este mantido pelo governo Lula.

72

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

que respondesse pelo cumprimento das aes e programas aprovados na lei oramentria, instrumentalizando, assim, a sociedade para controlar gesto da coisa pblica. Com a transparncia ocorrendo desde a elaborao do Oramento at sua execuo, cria-se um pacto entre o prefeito e a sociedade, que pode colaborar na erradicao de vcios e na melhor destinao dos recursos pblicos. Para o planejamento estratgico de aes de mdio prazo nos municpios tem-se o Plano Plurianual (PPA) do qual se derivam as Leis de Diretrizes Oramentrias e as Leis de Oramento Anuais. No PPA so denidas, contemplando um perodo de quatro anos, as diretrizes, os objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Um dos objetivos do PPA dar transparncia aplicao de recursos e aos resultados esperados, facilitando o gerenciamento das aes do governo e atribuindo responsabilidade pelo monitoramento destas aes. A transparncia e acesso s informaes do Plano Plurianual so avaliados pelo indicador 1.1.1.1. Plano Plurianual. Para cada exerccio nanceiro, dever ser elaborada a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) com as metas e prioridades servindo de base para a Lei Oramentria Anual (LOA) que prover os recursos necessrios para ao constante da LDO. A disponibilizao de informaes sobre a Lei de Diretrizes Oramentrias mensurada no modelo aqui proposto por meio do indicador 1.1.1.2. Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e a disponibilizao de informaes sobre a LOA, por meio do indicador 1.1.1.3. Lei Oramentria Anual LOA. Assim, esses trs documentos devem estar articulados de tal forma que a execuo das aes governamentais esteja vinculada demonstrao de sua compatibilidade com esses instrumentos de planejamento conforme demonstrado na Figura 3. Os projetos de Oramento tramitam nas Cmaras Municipais e tm de ser aprovados at o ms de dezembro anterior sua aplicao,

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

73

Plano Plurianual - PPA (2010-2013)

LDO 2010

LDO 2011

LDO 2012

LDO 2013

LOA 2010

LOA 2011

LDO 2012

LDO 2013

Figura 3. Integrao entre o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentria e a Lei de Oramento Anual.

e a sociedade em geral deve participar o mais ativamente possvel do acompanhamento deste processo, buscando minimizar o uso poltico de verbas e investimentos. O resultado da disponibilizao de informaes sobre o PPA, sobre a LDO e sobre a LOA se consolidam no indicador 1.1.1. Oramento. Sem dvida, uma das informaes mais sensveis aos cidados diz respeito ao volume de receitas arrecadadas pelo poder pblico e este o assunto do prximo tpico.

Informaes sobre a arrecadao e fontes de receita


Ponto de partida para o debate e denio de estratgias de ao a questo do montante que dispe o poder pblico municipal. com esses recursos que toda a mquina pblica ir funcionar e que sero viabilizados os investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social. As fontes de receita da Administrao Municipal so diversicadas e geralmente so motivo de disputas constantes entre as esferas que compem a federao. Existem as receitas provenientes de repasses do governo federal, do governo estadual e a arrecadao local proveniente de impostos e

74

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

tributos de mbito municipal, como os Impostos Predial e Territorial Urbano entre outros. Conhecer o montante e a origem desses recursos pode ser de grande importncia para os cidados para estes mesmos possam cobrar aes mais efetivas por parte dos agentes pblicos ou mesmo compreender quando no se consegue resolver determinadas necessidades por falta de verba. Um bom gestor deveria se esforar para demonstrar de quanto dispe para cobrir os custos da mquina administrativa e ainda investir em obras e projetos sociais, valorizando ainda mais sua capacidade de gerir e aplicar de forma eciente esses recursos que na verdade so da prpria comunidade e portanto no deveria haver motivos para omitir tais informaes. Dentre as receitas que devem ter suas informaes disponibilizadas, destacamos os repasses realizados pela esfera federal, que, por fora da Lei 9.452/97 j so informados s Cmaras Municipais que podem aferir com as informaes disponibilizadas pelas Prefeituras j que estas tambm devero informar a sociedade no prazo de dois dias a partir da liberao, conforme detalhado abaixo:
Art. 1. Os rgos e entidades da administrao federal direta e as autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista federais noticaro as respectivas Cmaras Municipais da liberao de recursos nanceiros que tenham efetuado, a qualquer ttulo, para os Municpios, no prazo de dois dias teis, contado da data da liberao. Art. 2. A Prefeitura do Municpio beneficirio da liberao de recursos, de que trata o Art. 1 desta Lei, noticar os partidos polticos, os sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais, com sede no Municpio, da respectiva liberao, no prazo de dois dias teis, contados da data de recebimento dos recursos. (Brasil, 1997)

Portanto j uma obrigao legal disponibilizar estas informaes, funcionalidade que est identicada no modelo aqui proposto como parte do indicador 1.1.2.2. Recursos Recebidos.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

75

Alm dos recursos repassados existem ainda as receitas obtidas por meio do recolhimento de impostos e tributos de responsabilidade da administrao municipal, como por exemplo o Imposto sobre a Propriedade predial e Territorial Urbana IPTU, e tantos outros, que compem o volume de verbas disponveis, receitas estas identicadas pelo indicador 1.1.2.1. Tributos arrecadados. com esses recursos que o gestor pblico ter de atender as demandas municipais, respeitando percentuais preestabelecidos de vinculaes com reas estratgicas como educao e sade, e decidindo entre as necessidades quais devem ser atendidas e de que forma. Os cidados conhecem as necessidades (sentem seus reexos diretos), e precisam participar de forma efetiva nestas decises, j que lhes diz respeito tanto os resultados como os recursos a serem utilizados. Assim, os cidados devem ter acesso amplo e irrestrito ao montante de receitas que a administrao pblica municipal dispe de tal forma que se possa consultar os dados por dimenses como departamento, tributo ou geral, gerando, assim, uma exibilidade de acesso que minimize o custo da interao na questo de tempo, facilitando o processo de anlise, e os resultados dos dois indicadores citados sobre recursos repassados e tributos arrecadados reetem no resultado nico no indicador 1.1.2. Receitas. Se conhecer o volume de receitas importante, no menos o o detalhamento da aplicao desses recursos, e este o foco do prximo tpico.

Destinao das verbas e divulgao da execuo oramentria


A destinao das verbas pblicas, se estiver sob os olhares cuidadosos e criteriosos daqueles que so seus verdadeiros donos, ou seja, os cidados, descrita de forma muito clara e esclarecedora por Peter Drucker:

76

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

O governo democrtico baseia-se na crena de que a primeira obrigao dos representantes eleitos defender seus eleitores contra a avidez do governo. Assim, o Estado de verbas polticas corri cada vez mais as fundaes de uma sociedade livre. Os representantes eleitos despojam seus eleitores para enriquecer grupos de interesses especiais e, com isso, comprar seus votos. Isso uma negao do conceito de cidadania e est comeando a ser visto como tal. O fato de esse comportamento estar corroendo as prprias fundaes do governo representativo demonstrado pelo nmero decrescente de eleitores que participam das votaes e tambm pelo declnio, em todos os pases, do interesse pela funo do governo, pela poltica. Em vez disso, os eleitores votam cada vez mais pensando: O que posso ganhar com isso. (Drucker, 1999a)

Cabendo, aos cidados, portanto, a tarefa de cuidar de seu patrimnio comum, mas no se trata de tarefa fcil. A burocracia impera e os processos tendem a ser complexos com o intuito de aumentar o controle e de se evitar desvios. Mas esta complexidade tende a manter o cidado comum distante deste processo, at pela diculdade de se entender o que realmente est sendo feito, como est sendo pago, a quem e de que forma. Os governos devem portanto buscar formas de simplificar a apresentao desses dados de tal forma a favorecer um entendimento o mais amplo possvel por parte da sociedade com relao forma com que os recursos esto sendo empregados.
A apresentao clara e transparente dos objetivos, dos recursos aplicados e de outras informaes necessrias para a compreenso dos processos decisrios fundamental para que a sociedade possa cobrar resultados e criticar omisses de seus governantes e representantes polticos. (Fowler, 2000)

O simples fato da possibilidade de acesso por parte dos cidados ou de entidades da sociedade civil a informaes detalhadas sobre as destinaes das verbas pblicas pode coibir improbidades admi-

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

77

nistrativas ou mesmo aplicao dos recursos de forma inadequada pelo receio de punies diretas ou por via das urnas, j que estas informaes poderiam ser utilizadas por foras opositoras. Outra informao importante diz respeito ao comprometimento com despesas correntes que so representadas pelo pagamento de salrios dos servidores, materiais de escritrio, contas de luz, gua, telefone e servios de manuteno. Inclui-se, neste estudo, no indicador 1.1.3. Despesas, a efetivao de pagamentos referentes contratao de obras (toda construo, reforma, fabricao, recuperao ou ampliao, realizada por execuo direta ou indireta) e de servios de terceiros com o m de atender a toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administrao, tais como: demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno, transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trabalhos tcnico-prossionais (Brasil, 1993) e ainda pagamentos efetuados a ttulo de repasse a instituies ou a pessoas fsicas ou jurdicas em funo de programas municipais. Acompanhar de forma direta detalhes sobre como esto se efetivando os pagamentos realizados pela prefeitura pode coibir ou minimizar o uso poltico na deciso de quem receber seus valores a receber da prefeitura e em que ordem, possibilidade esta que identicada pelo indicador 1.1.3.1. Pagamentos efetuados pela administrao pblica municipal. Tambm devem ser acompanhados os desembolsos realizados a ttulo de repasse de verbas a instituies do terceiro setor, para empresas como parte de projetos de incentivo pblico ou mesmo a pessoas fsicas como resultado de programas de apoio s classes mais necessitadas. Por se tratar de verbas pblicas, espera-se que por processo de disponibilizao adequado sejam apresentadas informaes detalhadas sobre estes repasses com maior nvel de importncia nos casos em que se tratam de empresas ou mesmo nos casos de instituies de cunho lantrpico.

78

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Mais uma vez a proximidade proporcionada pela esfera municipal facilita a vericao da existncia de tais instituies e os resultados de suas aes, podendo-se, assim, avaliar o quo vlidos so estes repasses, e por que no buscar por sua efetividade em processos de transparncia destas instituies. J nos casos de repasses a empresas privadas, como, por exemplo, em projetos de incentivo criao de empregos ou de manuteno as empresas que estejam passando por diculdades, em que, por exemplo, aluguis so pagos pela prefeitura at que as empresas tenham condies de se manter, cabendo nestes exemplos o acompanhamento dos muncipes, a validade de tais custos e ainda se os valores que esto sendo repassados so coerentes com o valor real necessrio. Esses tipos de repasse so apresentados e geridos, na maioria das vezes, por comisses municipais, que tm como nalidade raticar essas destinaes e congurar divulgao de tais gastos, porm, em se tratando se verbas pblicas, todos os cidado devem ter acesso s informaes sobre esses repasses. Para avaliar a disponibilidade desse tipo de desembolso da prefeitura, apresenta-se o indicador 1.1.3.2. Recursos Repassados, tratado de forma independente do indicador 1.1.3.1 em virtude do conjunto especco de informaes ligado a cada um deles. Assim o indicador 1.1.3. Despesas reete a resultante dos dois indicadores apresentados 1.1.3.1. e o 1.1.3.2. Uma vez identicadas as destinaes das verbas, se faz necessrio conhecer os detalhes de como ocorreram essas transaes e este o foco do prximo tpico.

Processos de aquisio e de contratao


Os processos pelos quais se realizam as compras e contrataes de servios tambm so de suma importncia j que podem, por incompetncia ou vcio, se transformar em fonte de custos adicionais e desnecessrios.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

79

Acompanhar e entender esses processos pode trazer sociedade civil a possibilidade de minimizar atos lesivos ao errio pblico e, para que isso seja possvel, uma soluo bastante vivel a busca por transparncia total nesses processos. Com relao s compras, a Lei 8.666/93 dene compras como toda aquisio remunerada de bens para fornecimento de uma s vez ou parceladamente e o acesso detalhado a informaes como descrio do produto (com respectivas caractersticas que possam interferir no preo), bem como sobre a quantidade adquirida e sobre o fornecedor, pode inibir eventuais superfaturamentos que de outra forma seriam de difcil anlise. Cabe ainda aos cidados, e esta ao facilitada pela proximidade propiciada pela esfera municipal, o acompanhamento da realidade factual das compras realizadas, ou seja, a vericao dentro de seus prprios contextos se as compras realizadas realmente conferem com o que se tem acesso. Assim, se encontramos, por exemplo, um processo de compra que indica a aquisio de n bancos de jardim com uma determinada caracterstica de qualidade e de preo e em um passeio pela cidade nos deparamos com tais bancos, em quantidade e ou qualidade inferior, cabe manifestar-se, preferencialmente por meio de funcionalidades disponibilizadas pela prpria prefeitura, cobrando maiores informaes sobre tais disparidades. Outra vantagem do acesso a estas informaes est na possibilidade de acompanhamento da destinao desses bens, colaborando para a sua utilizao em prol do bem pblico ou de acordo com o m a que foram destinados. Quantidades adquiridas em propores exageradas ou que indiquem possibilidade de desvio ou de desperdio passam a car aparentes. A possibilidade de acompanhamento de informaes sobre os processos de compra est identificada pelo indicador 1.2.1. Compras A Lei 8666/93 estabelece, ainda, os princpios gerais que disciplinam os contratos administrativos, e as licitaes em seu artigo

80

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

118 mandam que os Municpios adaptem suas normas ao disposto nesta Lei, em harmonia com o princpio da autonomia, inscrito na Constituio Federal (Szklarowsky, 2002). O principal processo utilizado pelas administraes municipais no processo de compra a licitao que ser foco da ateno do prximo tpico.

Licitaes
Nos processos de aquisio, venda ou prestao de servios, o procedimento da licitao tem como objetivo proporcionar administrao pblica uma forma mais vantajosa, respeitando-se os princpios constitucionais da legalidade, isonomia, impessoalidade, moralidade e publicidade, sendo regulamentado, atualmente, pela Lei 8.666/93 que regulamenta o Art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica. (Brasil, 1993) Portanto, a disponibilizao ampla de dados sobre os processos licitatrios torna-se de fundamental importncia para que seja garantida a lisura de atos do poder pblico, acesso este que garantido pela Lei 8.666/93 que estabelece claramente que a licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, at a respectiva abertura e ainda podendo qualquer cidado acompanhar o seu desenvolvimento, desde que no interra de modo a perturbar ou impedir a realizao dos trabalhos. A Lei 8.666/93 instituiu, ainda, a realizao de licitao por meio das modalidades de concorrncia, prego, tomada de preos, convite, concurso e leilo, denindo os princpios para contrataes por meio de dispensa e inexigibilidade de licitao e estabelece os valores-limite para as estimativas de cada modalidade. A licitao visa garantir a moralidade dos atos administrativos e dos procedimentos da administrao pblica e deve ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

81

legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. (Brasil, 1993) Baseado nesta importncia, um dos aspectos que constituem o ndice identica o nvel de utilizao das TICs para publicidade de processos licitatrios por meio do indicador 1.2.2. Licitaes. Vale aqui um destaque para a importncia do cruzamento de informaes, que devem estar, portanto, devidamente disponveis, j que a licitao de obras e servios s possvel quando existir previso de recursos oramentrios que assegurem o pagamento das obrigaes decorrentes da realizao das obras ou dos servios a serem executados no exerccio nanceiro e ainda estabelecidas no Plano Plurianual, conforme estabelece a Lei 8666/93 em seu artigo stimo:
2 As obras e os servios somente podero ser licitados quando: I houver projeto bsico aprovado pela autoridade competente e disponvel para exame dos interessados em participar do processo licitatrio; II existir oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os seus custos unitrios; III houver previso de recursos oramentrios que assegurem o pagamento das obrigaes decorrentes de obras ou servios a serem executadas no exerccio nanceiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma; IV o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o Art. 165 da Constituio Federal, quando for o caso. (Brasil, 1993)

Destaque-se, ainda, a meno divulgao dada no inciso I: disponvel para exame dos interessados [...] e no inciso II a preocupao com existncia de oramento detalhado, com as planilhas projetando a composio de todos os custos unitrios. Existem duas hipteses para que a administrao pblica no realize o processo licitatrio.

82

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Uma delas o caso de inexigibilidade, quando impossvel promover-se a competio, pois apenas um dos concorrentes rene qualidades que o tornam nico e exclusivo. Outra hiptese por meio da dispensa, quando os custos necessrios licitao ultrapassam benefcios que dela podero ser obtidos. Cabe, tambm nas licitaes, o cuidado com a divulgao prvia de determinadas informaes que podem prejudicar a lisura ou mesmo privilegiar elementos envolvidos em disputa, h de se ter o cuidado com a divulgao das informaes, conforme j destaca o Cdigo Penal, em seu Art. 326:
Art. 326. Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena Deteno, de trs meses a um ano, e multa. (Brasil, 1940)

Ou ainda conforme determina a Lei 8.429/92 que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito em seu dcimo primeiro artigo e mais especicamente em seu inciso VII:
Art. 11 Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: VII revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao ocial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. (Brasil, 1992)

Assim, a existncia do processo, bem como seu desenvolvimento, deve ser amplamente divulgado, tendo-se o cuidado de manter sob sigilo as informaes relativas prpria disputa entre os participantes, que antes do momento certo, poderiam prejudicar a prpria lisura do processo.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

83

Contratos e seus aditivos


Os contratos3 rmados entre a administrao pblica municipal e seus fornecedores norteiam as relaes, j que se trata de acordo de vontades para o m de adquirir, resguardar, modicar ou extinguir direitos, e merece especial ateno no que diz respeito sua publicidade quando se trata de contratos que envolvem a administrao pblica. Considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas, seja qual for a denominao utilizada. (Brasil, 1993) A Lei 8666/93 tambm disciplina todos os contratos, no importando o nome que se lhes d, j que a lei apenas exemplicativa, tais como as obras, servios, inclusive publicidade, alienaes, compras, locaes e quaisquer acordos, ajustes, convnios e outros instrumentos semelhantes.
Art. 1 Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (Brasil, 1993)

E inclui ainda os convnios, acordos e demais instrumentos celebrados pela Administrao, conforme determina em seu artigo 116:
Art. 116. Aplicam-se as disposies desta Lei, no que couber, aos convnios, acordos, ajustes e outros instrumentos congneres celebrados por rgos e entidades da Administrao.
3 Derivado do latim contractus, de contrahere, o termo contrato possui o sentido de ajuste, conveno, pacto, transao. Expressa, assim, a ideia do ajuste, da conveno, do pacto ou da transao rmada ou acordada entre duas partes ou mais para um fim qualquer, ou seja, adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. Traz o vocbulo, por vezes, o sentido de expressar o prprio instrumento em que se elabora o contrato, isto , o documento escrito em que o contrato se materializou e pelo qual se prova sua existncia. (Silva, 2001)

84

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

E, ainda, determina esta lei que a minuta do futuro contrato, o seu esboo, deve ser elaborada, na fase da licitao, acompanhando obrigatoriamente o instrumento convocatrio, dando-se-lhe a devida publicidade, conforme inciso III do segundo pargrafo do quadragsimo artigo:
Art. 40. O edital conter no prembulo o nmero de ordem em srie anual, o nome da repartio interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execuo e o tipo da licitao, a meno de que ser regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentao e proposta, bem como para incio da abertura dos envelopes, e indicar, obrigatoriamente, o seguinte: 2 Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante: III a minuta do contrato a ser rmado entre a Administrao e o licitante vencedor. (Brasil, 1993)

Esses documentos devero ser previamente examinados e aprovados pela assessoria jurdica da Administrao, o mesmo ocorrendo com as minutas de convnios, acordos ou ajustes de qualquer natureza conforme pargrafo nico do artigo 38 da Lei 8666/93:
Pargrafo nico. As minutas de editais de licitao, bem como as dos contratos, acordos, convnios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurdica da Administrao. (Redao dada pela Lei n. 8.883, de 1994)

Para eccia dos contratos administrativos, a lei determina como indispensvel a publicidade, ainda que resumida, e ainda estipula prazo para seja feita tal publicao, conforme pargrafo nico do artigo 61:
Art. 61. Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a nalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o nmero do processo da licitao, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeio dos contratantes s normas desta Lei e s clusulas contratuais.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

85

Pargrafo nico. A publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa ocial, que condio indispensvel para sua eccia, ser providenciada pela Administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem nus, ressalvado o disposto no Art. 26 desta Lei. (Redao dada pela Lei n. 8.883, de 1994) (Brasil, 1993)

Outro ponto de destaque na questo dos contratos a utilizao da possibilidade de se incluir aditamentos aos contratos, o que confere na prtica uma certa exibilidade ao processo e pode ser utilizada de m-f ou por incompetncia pelo agente pblico, cabendo portanto o acompanhamento detalhado tambm desse instrumento que pode modicar prazos e valores inicialmente estabelecidos. Portanto, ca demonstrada claramente a importncia da publicidade e de possibilidade de acompanhamento por parte dos cidados e da sociedade civil dos contratos e congneres rmados pela prefeitura, elemento este tambm elencado entre os indicadores para mensurar o uso das TICs para disponibilizao de informao pela administrao pblica municipal.

Sobre os funcionrios municipais


A participao igualitria de todos os cidados nas oportunidades de emprego no setor pblico direito inalienvel, e uma forma de se garantir esta caracterstica a transparncia total nos processos de seleo e contratao. E a importncia no para apenas na igualdade de condies para ingresso, mas tambm na questo de indicaes no baseadas na competncia do candidato (apadrinhamento), que pode ser utilizado como moeda poltica, no s nas contrataes sem concurso, mas em processos de seleo em que h a realizao de concurso com possibilidade de violao da imparcialidade no processo de avaliao dos candidatos, ato este previsto na Lei 8429/92: Art. 11. [...]

86

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

V frustrar a licitude de concurso pblico; (Brasil, 1992), como um ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. Uma gesto pblica municipal, baseando-se na necessidade de transparncia e licitude de seus processos de contratao de pessoal deve buscar, inicialmente, mecanismos de disponibilizao de informaes sobre as oportunidades que so abertas para seus quadros de colaboradores. Divulgar amplamente as oportunidades de trabalho no funcionalismo municipal, no se restringindo apenas divulgao estabelecida pela legislao, permite que se d oportunidade, ou ao menos a informao sobre ela, a todos os muncipes e ainda possibilita que se realize um processo de seleo com uma gama maior de opes podendo obter maior ecincia no processo de escolha, obtendo-se prossionais mais bem preparados. Para vericar o nvel de uso das TICs nesta questo, prope-se o indicador 1.3.1. Oportunidades de Emprego. Uma vez realizada a divulgao das oportunidades de emprego no servio pblico municipal, cabe estabelecer um conjunto de medidas para que o processo de realizao dos concursos transcorra da forma mais transparente possvel, com a divulgao ampla de informaes sobre concursos previstos, em andamento e concludos, e informaes complementares, como textos das provas, gabaritos e listas de aprovados. Deve-se buscar, ainda, a disponibilizao de opo para inscrio para participao nos concursos pela prpria Internet. Dessa forma os muncipes podem acompanhar todo o processo, sendo esta funcionalidade prevista pelo indicador: 1.3.2. Concursos (acompanhamento). Aps divulgao das oportunidades e do processo de seleo e concursos, cabe divulgar o processo de contratao e alocao de funcionrios pelas administraes pblicas, para que se minimize pela exposio o uso de processos de seleo para contratao de funcionrios que na verdade sero alocados em setores ou mesmo

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

87

funes diferentes, apenas para justicar e ou viabilizar sua entrada no servio pblico, vindo posteriormente a ocupar cargos superiores. A disponibilizao dessas informaes podem ajudar, tambm, na identicao do perl de contrataes que esto sendo realizadas para os cargos de conana, minimizando o uso poltico deste recurso ou mesmo expondo casos de nepotismo. Para avaliar o nvel de uso das TICs no processo de acompanhamento dessas informaes prope-se o indicador: 1.3.3. Contratao de Pessoal. O resultado desses trs indicadores se reete no indicador de nvel hierrquico superior: 1.3. Ofertas de Emprego.

Divulgando dados sobre o municpio


Divulgar a cidade no s para os muncipes, mas tambm no mbito da Internet tarefa a ser cumprida pela administrao pblica municipal. Internamente (aos prprios muncipes), com o intuito de garantirlhes possibilidade de participao nas questes locais e subsidiandoos com dados para que possam participar de forma mais ativa nas decises e ainda podendo atuar no controle e acompanhamento da desenvoltura da administrao municipal, ampliando ainda as possibilidades de os muncipes participarem dos eventos locais. Externamente, com o intuito de trazer visibilidade ao municpio que com isso pode ganhar interessados em investir ou mesmo em vir a morar nele, ampliando, ainda, principalmente nos casos de municpios com vocao turstica, sua atratividade. Destaca-se neste aspecto que, com relao s notcias do municpio, considerou-se esta uma tarefa que pode ser executada, de forma mais eciente, pela prpria imprensa local, e que realizada pela prpria prefeitura poderia consumir recursos e at mesmo ter uso poltico em seu processo editorial. Fundamental para o planejamento a longo prazo e tambm para nortear decises da gesto pblica municipal, o Plano Diretor, os documentos gerados durante sua elaborao e ainda o processo de

88

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

scalizao de sua execuo devem ser alvo de grande esforo de divulgao, conforme j destacado no captulo 2, tpico Divulgando planos, programas e aes. E para avaliar este quesito, prope-se o indicador 1.4.1. Plano Diretor. Na Lei 10.257/01, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituio Federal de 88 que tratam da poltica urbana, em seu artigo quarto, que trata dos instrumentos utilizados na poltica urbana, como os citados no indicador 1.4.2. Instrumentos relativos Poltica Urbana, determina a necessidade de publicidade de tais documentos em seu pargrafo terceiro:
Art. 4 [...] 3 Os instrumentos previstos neste artigo que demandam dispndio de recursos por parte do Poder Pblico municipal devem ser objeto de controle social, garantida a participao de comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil. (Brasil, 2001)

Na questo da denio da Poltica Urbana destacamos, ainda, os Instrumentos relativos Poltica Urbana (conforme Lei 10.257/01), que so alvo do indicador 1.4.2.: disciplina do parcelamento, do uso e da ocupao do solo; zoneamento ambiental; planos, programas e projetos setoriais; planos de desenvolvimento econmico e social; contribuio de melhoria; incentivos e benefcios scais e nanceiros; desapropriao; servido administrativa; limitaes administrativas; tombamento de imveis ou de mobilirio urbano; instituio de unidades de conservao; instituio de zonas especiais de interesse social; concesso de direito real de uso; concesso de uso especial para ns de moradia; parcelamento, edicao ou utilizao compulsrios;

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

89

usucapio especial de imvel urbano; direito de superfcie; direito de preempo; outorga onerosa do direito de construir e de alterao de uso; transferncia do direito de construir; operaes urbanas consorciadas; regularizao fundiria; assistncia tcnica e jurdica gratuita para as comunidades e grupos sociais menos favorecidos; referendo popular e plebiscito; estudo prvio de impacto ambiental (EIA) estudo prvio de impacto de vizinhana (EIV). (Brasil,2001) Tais instrumentos mereceriam por si s um indicador individual para cada um, o que acarretaria um aumento no nmero de indicadores e consequentemente de custo e complexidade para aplicao do modelo ora proposto (vide comentrio sobre este indicador no tpico Proposta de continuidade, no captulo 5). Decidiu-se agrupar esses elementos em um nico indicador 1.4.2. Instrumentos relativos Poltica Urbana que considera como parmetro a disponibilizao de pelo menos cinco itens dos 26 apresentados na lista acima, considerando que o Plano Diretor e o Oramento foram retirados dessa lista e identicados em itens especcos, considerou-se que aproximadamente um quinto dos elementos estando disponvel torna satisfatrio o esforo de divulgao da prefeitura. Para que os cidados possam acompanhar de forma adequada a performance dos servios prestados pela administrao municipal, ou ainda para que indivduos ou empresas de outros municpios tenham ideia do potencial de atendimento do municpio, necessrio que seja feita uma ampla divulgao dos recursos humanos, de equipamentos e mquinas disponveis para que o servio pblico seja realizado. Assim, prope-se que sejam disponibilizadas informaes sobre o total de funcionrios, onde esto alocados e sob que estrutura organizacional, permitindo uma viso do potencial de recursos humanos disponveis e de que forma.

90

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Espera-se ainda que sejam disponibilizados nomes dos funcionrios que ocupam cargos estratgicos e que sejam responsveis por interagir com elementos externos, sejam eles muncipes, visitantes ou mesmo empresas, incluindo, ainda, forma de contat-los, como ramais e ou endereos eletrnicos especcos. Para identicar a disponibilizao dessas informaes prope-se o indicador 1.4.3.1. Funcionrios, alocao e organograma. Com relao estrutura de mquinas e equipamentos disponveis, a disponibilizao de informaes pode agregar a possibilidade de acompanhamento, pelos muncipes, de sua utilizao, bem como de acompanhamento de processos de compras referentes aos mesmos e ainda a cruzamento com as informaes sobre as las de atendimentos de servios solicitados. Espera-se a disponibilizao de informaes sobre as mquinas e equipamentos que a prefeitura possui, sua situao atual e preferencialmente sua alocao em projetos ou obras especcas. E para avaliar a disponibilizao dessas informaes pode-se utilizar o indicador 1.4.3.2. Mquinas e Equipamentos disponveis. Alm de recursos humanos e de mquinas e equipamentos disponveis, prope-se a divulgao ampla dos imveis utilizados pela prefeitura, que pode ter sua disponibilidade de informaes mensurada pelo indicador 1.4.3.3. Imveis disposio, que em funo do conjunto de informaes especcas de cada um merece uma diviso entre prprios e alocados. Sobre os imveis prprios espera-se a divulgao de informaes sobre sua situao e utilizao atual, permitindo um acompanhamento do uso destes recursos pela sociedade, e ajudando na participao dos cidados em decises sobre a compra, construo ou mesmo alocao de outros imveis. Para a disponibilizao destas informaes prope-se o indicador 1.4.3.3.1. Imveis Prprios. J a disponibilizao de informaes sobre os imveis alocados pela prefeitura, sua situao atual, valor e prazo de locao e sua utilizao podem ajudar a sociedade a ter um acompanhamento mais prximo deste centro de custo que pode ser utilizado como forma de desviar recursos pela alocao de imveis a preos acima do mercado

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

91

ou mesmo desnecessariamente quando subutilizados ou para ns que podem ser atendidos por imveis que a prefeitura j possui ou tem disposio. E com a possibilidade de cruzamento com as informaes do item sobre imveis prprios, ganha ainda mais importncia. Estas informaes esto relacionadas ao indicador 1.4.3.3.2. Imveis Alocados. Temos, ento, como resultado destes trs indicadores: Funcionrios, alocao e organograma, Mquinas e Equipamentos disponveis e Imveis disposio uma viso geral da estrutura que a prefeitura possui para desempenhar suas tarefas e o resultado destas trs funcionalidades se reete no indicador 1.4.3. Estrutura, que sintetiza o esforo de disponibilizao de informaes sobre a estrutura operacional da prefeitura. Com relao aos eventos que ocorrem na cidade, de interesse de todos que o processo de divulgao desses eventos tenha no poder pblico local um canal de comunicao que d relevncia ao evento e que auxilie na divulgao do evento tanto de forma local como regional. Para o caso de municpios com vocao turstica, esse tipo de apoio tem uma importncia ainda maior, j que a divulgao do evento pode contribuir tambm para a divulgao do prprio municpio. Em virtude de suas informaes especcas, dividiu-se o processo avaliao desta funcionalidade de divulgao de eventos em dois indicadores: 1.4.4.1. Eventos Culturais e 1.4.4.2. Eventos Esportivos. Cabe, ainda, destacar a importncia da divulgao de campanhas e atividades especiais que mensurada por um indicador especco: 1.4.4. Calendrio Municipal. Esses trs indicadores podem servir de ponto central de referncia para as atividades e eventos programados para o municpio, permitindo que os responsveis pela organizao e denio de tais datas possam se planejar de forma mais adequada, evitando coincidncias de datas e ajudando no planejamento de uso de espaos pblicos. Esses trs indicadores tm seus resultados agrupados no indicador: 1.4. Dados sobre a cidade.

3 SOLICITANDO E ACOMPANHANDO
SERVIOS PRESTADOS OU SOB RESPONSABILIDADE DAS ADMINISTRAES MUNICIPAIS

A administrao pblica municipal, em sua busca pelo bem pblico1, no pode prescindir de uma interao mais direta com a sociedade, seja para permitir que as solicitaes e o acesso aos servios prestados pela prefeitura, ou sob responsabilidade dela, seja para contar com o poder scalizador do acompanhamento da prpria sociedade em relao ao atendimento que realizado em atendimento a esta interao. A prpria sociedade pode colaborar com os agentes pblicos, acompanhando os pedidos que so feitos, as respostas obtidas e os atendimentos realizados. A facilitao do acesso e do processo de solicitao de servios, com a devida transparncia, pode colaborar para uma reduo de
1 O bem comum, nalidade de toda a sociedade, ser particular ou pblico. O primeiro se reporta imediatamente a interesses particulares, enquanto o segundo se reporta ao interesse geral sem referncia a indivduos, a categorias sociais e a comunidades particulares, tendo ento em conta por sua vez as geraes atuais e as geraes futuras. Assim, tudo quanto interessar a uma vida melhor, ordem social e civilizao dos indivduos, implicando o seu aperfeioamento fsico, moral e intelectual, tudo isso constitui bem pblico, consubstanciando, em ltima palavra, o conjunto dos ns estatais. Em se tratando de Estado, a expresso bem pblico prefervel bem comum, porque ela precisa que o bem comum em jogo o bem comum pblico. (Menezes, 2005)

94

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

vcios nestes procedimentos, como a questo de tratamento diferenciado de amigos ou mesmo desestimulando a ocorrncia de eventuais tentativas de se corromper o processo. Os prprios envolvidos, interessados no acompanhamento por estarem aguardando determinado servio ou resposta, podem atuar, desde que viabilizado e devidamente divulgada esta possibilidade, como agentes scalizadores, colaborando com a administrao no acompanhamento destes processos. Esta interao transparente pode contribuir tambm para a visibilidade das aes realizadas pela administrao pblica municipal, colaborando como agente motivador de desempenho e resultados por parte dos servidores municipais e seus respectivos setores de atuao. A sociedade deve ter meios de: a) acompanhar quais so os servios disponveis, como solicitar detalhes sobre eles; b) visualizar eventuais custos para o usurio; c) vericar as listas de solicitaes em aberto, a ordem em que foram realizadas e se possvel prazos estimados para atendimento; d) listar quais as solicitaes j atendidas e em que prazo; e) conhecer o uxo de informaes envolvido no processo de solicitao de cada servio, com identicao dos responsveis pelo encaminhamento, documentos e informaes necessrios, pr-requisitos para atendimento e respostas esperadas em cada fase de execuo. A Constituio de 1988 em seu Art. 5 inciso XXXIV destaca:
Art. 5 XXXIV so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal. (Brasil, 1988)

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

95

Portanto, alm de servios pblicos, como a coleta de lixo ou a manuteno de uma via pblica, o cidado tem direito de buscar nas administraes pblicas outros servios, como obteno de certides e informaes para esclarecimento de situaes de interesse pessoal. E todo esse processo de interao entre a sociedade e o poder pblico municipal precisa se adequar a nova realidade, em que o uso de TICs, permeando setores dos mais diversos da nossa sociedade e de nossas atividades, facilita a interao e permite transparncia a um custo muito baixo, j que na maioria das vezes a gesto das informaes internas j se encontra registrada em um suporte digital e, portanto, prxima de um processo de adequao para que elas sejam utilizadas em uma plataforma que permita transparncia em todas as fases da interao entre a administrao pblica e aqueles que solicitam, e este o foco do prximo tpico.

Servios pblicos e suas fases passveis de acompanhamento


A gesto municipal, no cumprimento de suas funes administrativas, deve atender s demandas da sociedade de forma transparente e igualitria, buscando atender a todas as solicitaes por meio de las que no possam ser administradas com ns polticos ou mesmo por meio de pagamentos de propinas. Para administrar o atendimento s demandas e controlar todas as fases do processo de solicitao, pode-se contar com o apoio da prpria sociedade, desde que o maior nmero possvel de informaes esteja disponvel de forma interativa e clara. Assim, desde o incio do processo, em que algum realiza uma solicitao de um determinado servio, deve haver o registro desta solicitao; registro este feito de tal forma que possa ser recuperado posteriormente por meio, por exemplo, de um nmero nico de protocolo que garante ao solicitante que o registro foi realizado e ainda fornece uma chave simplicada para acess-lo.

96

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Em um segundo momento, espera-se que esta solicitao tenha uma resposta a ser obtida a partir de anlise de sua validade, indicando se a solicitao ser executada ou recusada. Esta resposta pode ser disponibilizada ao solicitante de forma ativa ou passiva, ou seja, por meio de envio de mensagem eletrnica para endereo do solicitante ou disponibilizando tal informao em extrato sobre a solicitao disponvel para consulta para o solicitante. Para o caso de ser considerada como vlida, espera-se que seja informada data prevista para sua execuo, preferencialmente data mxima para execuo, bem como informaes adicionais pertinentes. Para o caso de no ser considerada como vlida, o solicitante deve ser informado sobre o motivo de tal ltro com o maior nmero possvel de informaes, para que ele possa providenciar eventuais complementos solicitao ou ter pleno conhecimento do motivo da no possibilidade do atendimento. Para esta resposta, espera-se que exista informao clara, j no momento da solicitao, sobre o tempo previsto para que o solicitante tenha acesso a ela ou preferencialmente um prazo mximo para que a resposta seja dada. Uma vez feita a solicitao e informado o planejamento de sua execuo, cabe a disponibilizao de informaes sobre sua execuo, e agregar valor ao processo se for possvel ao solicitante registrar feedback sobre os resultados obtidos e se a solicitao j pode realmente ser considerada como atendida. Sugestes sobre possveis melhorias no processo de interao e mesmo sobre a execuo do servio podem ser obtidas ainda durante o processo de interao, criando, assim, um ciclo de melhoria contnua. A transparncia durante todo esse processo fundamental, desde o momento da solicitao em que havendo a possibilidade de visualizao, quando couber, da la de pendncias para aquele servio, a situao de demais pendncias e o tempo mdio que tais pendncias tm sido atendidas, permite ao solicitante uma viso antecipada de viabilidade de sua solicitao e ainda um planejamento baseado nesses dados.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

97

Essa visualizao da la permite que os prprios solicitantes passem a atuar de forma ativa no acompanhamento e cobrana por uma gesto igualitria desta la, minimizando o uso irregular destas las. A motivao ser o prprio interesse do solicitante que agora precisa do seu atendimento e, de posse destes dados, pode cobrar uma postura tica de quem os gerencia. O fato de estarem expostos os dados sobre a sequncia de atendimento, por si s, tambm pode coibir outras formas de uso inadequado de equipamentos em tarefas no agendadas ou mesmo no previstas nas las de pendncias, provocando um controle adicional de aes realizadas pela prefeitura. A disponibilizao dessas informaes pode ser um fator motivador ao prprio servidor pblico que ter o volume de tarefas realizadas apresentadas sociedade, bem como pode inibir aqueles que pouco fazem. Os bons gestores tambm ganharo com esta transparncia, uma vez que a boa administrao das pendncias e o volume de trabalhos realizados passar a estar disponvel dando visibilidade a esta ecincia. Identicar processos de solicitao de servios para que se possa avaliar o uso das TICs na interao o foco do prximo tpico.

Usando TICs na interao para obteno de documentos e servios


No s o deslocamento fsico at o local da prefeitura ou ponto de atendimento pode ser evitado, como tambm as idas e vindas dos que necessitam de determinados documentos e que em funo de informaes incompletas ou mesmo documentos necessrios que no foram entregues podem ser minimizados com um processo de interao para estas solicitaes. Espera-se que estejam disponveis todas as informaes sobre cada um dos documentos que podem ser solicitados e, para efeito de elaborao do modelo proposto, buscou-se identicar os documentos mais encontrados nos stios pesquisados (Apndice B).

98

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Assim, identicou-se uma srie de alvars dos quais os trs mais encontrados esto reetidos nos indicadores: 2.1.1.1. Alvar de Funcionamento, 2.1.1.2. Alvar de Construo e 2.1.1.3. Alvar de Publicidade, que possuem seus critrios de anlise e que tm como resultado comum o indicador: 2.1.1.Alvars. Da mesma forma foram criados dois indicadores para as certides de negativa de tributos e de valor venal de imveis que esto referenciados nos indicadores: 2.1.2.1. Negativa de Tributos e 2.1.2.2. Valor Venal, que possuem tambm seus critrios de anlise e que tm como resultado comum o indicador: 2.1.2. Certides. Estes dois indicadores, alvars e certides, tm seus resultados refletidos de forma nica no indicador 2.1. Solicitao de Documentos. Esses indicadores tm em comum a estrutura de seus critrios que estabelecem que no nvel 3 existam informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta e ainda propem que seja disponibilizada informao sobre o limite de tempo mximo para retorno ao solicitante. Para o nvel 4, esses indicadores denem que deve ser disponibilizado acompanhamento de solicitaes realizadas por outros usurios, com informaes como: data de entrada e de atendimento e situao da solicitao. J para o nvel 5, o conjunto de indicadores de solicitao de documentos tem como critrio a possibilidade de envio posterior de informaes atualizadas sobre a funcionalidade especca via mensagem eletrnica para o endereo a ser informado pelo cidado. Para a solicitao de servios, foram identicados cinco indicadores, por meio do mesmo procedimento utilizado para identicar os indicadores sobre obteno de documentos, sendo eles: 2.2.1. Solicitao de Servios de gua, 2.2.2. Solicitao de Servios de Luz e Energia Eltrica, 2.2.3. Solicitao de Servios de Esgoto, 2.2.4. Solicitao de Servios de Coleta de Lixo e 2.2.5. Solicitao de Servios de Manuteno.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

99

O resultado agrupado desses cinco indicadores origina o indicador 2.2. Solicitao de Servios que tem em seus critrios especicidades nos nveis de 3 a 5. Para o nvel 3, esses indicadores denem como necessria a disponibilizao de informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta e propem, ainda, que seja agregada informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. No nvel 4, a necessidade denida e a disponibilizao do conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma, ou seja, a la de pendncias de cada servio e as respectivas respostas geradas pela administrao para os solicitantes. J para que seja considerado como de nvel 5, a necessidade especicada foi a possibilidade de envio de informaes (dvidas, sugestes ou crticas) pelos solicitantes administrao sobre o atendimento recebido e ou sobre o servio prestado e obteno das respectivas respostas emitidas pela administrao para os solicitantes, tudo isso de forma aberta e transparente, permitindo que qualquer um possa acompanhar essas trocas de informaes de forma direta. Considera, ainda, necessria a opo de usurios cadastrarem endereos para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores via mensagem eletrnica. Pode-se, ainda, buscar outras respostas das administraes municipais por meio de interao via TICs, e este o foco do prximo tpico.

Usando TICs para obteno de outras solicitaes


A gama de possibilidades de interao com a administrao pblica municipal muito grande, e identicou se outras interaes que podem ser mensuradas, como, por exemplo, a solicitao de consultas ao Procon, que pode ser mediada pelo stio da prefeitura e colabora com o atendimento ao cidado na busca por seus direitos nas relaes com as empresas. Esta funcionalidade foi identicada pelo indicador 2.3. Consulta ao Procon.

100

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Outra funcionalidade de suma importncia para o cidado e sua relao com a administrao municipal a solicitao de registro de reclamaes ou de denncias sobre a administrao municipal, que foi identicada por meio de dois indicadores: 2.4.1. Registro de Reclamaes e 2.4.2. Registro de Denncias. O resultado desses dois indicadores se agrupam para formar o indicador: 2.4. Ouvidoria. Esses dois indicadores tm em seus critrios especificidades principalmente nos nveis 4 e 5, e para que seja considerada de nvel 4, a funcionalidade deve incluir a disponibilidade do conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma e os respectivos retornos (resultados ou aes). J para que seja considerado como de nvel 5, deniu-se a necessidade de que seja possvel troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre os resultados obtidos de forma compartilhada, e, ainda, a existncia da opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes via mensagem eletrnica sobre atualizaes posteriores. Existem, ainda, as situaes em que as informaes disponibilizadas pelo stio municipal, conforme denido na dimenso um, no atendem a necessidade do cidado e surge ento a necessidade de que seja realizada uma solicitao sobre informaes especcas, solicitao esta que est referenciada pelo indicador 2.5. Solicitao de informaes especcas. Melhorar um determinado processo ou utilizar de forma mais adequada um determinado recurso so apenas exemplos de ideias que podem surgir para qualquer cidado e, assim, como em muitas empresas, a preocupao com a obteno dessas ideias pode contribuir muito para a ecincia da administrao. Uma forma bsica de participao a caixa de sugestes que permite acesso direto e totalmente aberto aos responsveis pelas decises (Simes, 2001) e que com a utilizao dos recursos de TICs podem ser agora visualizadas horizontalmente e acompanhadas com relao resposta dada pelo poder pblico, dando visibilidade (se desejada) ao autor da sugesto e tambm e principalmente prpria sugesto

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

101

que pode servir de base para novas ideias e, assim, novas sugestes alimentando um crculo virtuoso de colaboraes. Para avaliar esta funcionalidade em que se registra e se possibilita o compartilhamento de sugestes enviadas foi proposto o indicador 2.6. Caixa de Sugestes. Todos esses indicadores descritos neste captulo so agrupados para resultar em um indicador sntese que o 2. Interao para obteno de Servios e que reete o resultado da dimenso dois do modelo proposto e que ser detalhado em suas duas dimenses no prximo captulo.

4 MODELO DE MENSURAO DE USO DAS TICS NA INTERAO ENTRE


ADMINISTRAES MUNICIPAIS E A SOCIEDADE

Em virtude da complexidade e amplitude dos aspectos ligados ao processo de interao entre a administrao pblica municipal e a sociedade, para atender ao objetivo proposto, fez-se necessrio um processo de abstrao para identicao dos aspectos relevantes para esta mensurao, resultando, assim, em um modelo especco, composto por indicadores identificados para duas dimenses de funcionalidades a serem vericadas.
[...] um modelo uma criao cultural, um mentefato, destinada a representar uma realidade, ou alguns dos seus aspectos, a m de torn-los descritveis qualitativamente e, [...] que permitem vislumbrar caractersticas essenciais de um domnio ou campo de estudo. (Sayo, 2001)

Conforme descrito nas sees 3 e 4, as funcionalidades identicadas e convertidas em indicadores, que formam o modelo proposto, so resultado de um processo de abstrao, comum na construo de modelos, em que caractersticas que no se referem diretamente aos objetivos buscados foram desprezadas ou abandonadas, em funo da maior inteligibilidade ou facilidade de compreenso (Sayo, 2001). Os indicadores propostos neste estudo buscam avaliar o nvel de disponibilizao de informaes pblicas por meio do uso de TICs

104

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

pelas administraes municipais e o nvel de interatividade destas administraes em relao sociedade nos processos de obteno de servios pblicos, permitindo assim a elaborao de um ndice de uso das TICs nestes objetivos e possibilitando o acompanhamento deste uso ao longo do tempo e em comparao a outros municpios. Para avaliao de cada indicador, foi elaborado uma descrio de critrios especcos, evitando-se a utilizao de elementos subjetivos que possam gerar ambiguidades nos resultados obtidos. Esses indicadores tratam de fatores que ocorrem na prtica, ao invs de perguntar sobre os requisitos que possam estar na lei. Foram formulados buscando-se capturar de forma fcil funcionalidades observveis e reproduzveis. Com relao ao local em que foram encontradas as funcionalidades, apresenta-se no Apndice B uma lista com os stios analisados e que foram fonte dos exemplos de funes identicadas. No entanto, decidiu-se que no seria registrada a ligao direta entre a funcionalidade encontrada e os respectivos stios. Esta deciso se baseou na premissa de que o modelo deve ser aberto e desconectado de qualquer relao de paternidade desta ou daquela funcionalidade por parte das prefeituras analisadas. Alm da possibilidade de uso poltico de tal relao direta, considerou-se o fato de que iniciativas na rea pblica devem ser compartilhadas de tal forma que se evite o retrabalho ou o uso de recursos, j to escassos, na elaborao de diferenciaes baseadas unicamente na busca de ineditismos a serem utilizados com nalidade poltica.
Complexidade

Relevncia

Aplicabilidade Quantidade de indicadores Grco 1. Relao entre complexidade de elementos utilizados na elaborao do ndice e sua aplicabilidade.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

105

esperado que surjam crticas com relao incompletude de resultados iniciais que iro advir do ndice resultante do modelo proposto em consequncia do nmero reduzido de indicadores utilizados. Porm, conforme Sayo (2001):
[...] os modelos tm graus variveis de probabilidade de aplicao e um alcance limitado de condies sobre as quais se aplicam. Os modelos de maior sucesso possuem alta probabilidade de aplicao e extensa gama de condies sob as quais aparecem apropriados. Com efeito, o valor de um modelo muitas vezes diretamente relacionado ao seu nvel de abstrao.

Portanto, preciso levar em considerao a necessidade de se estabelecer um conjunto inicial de indicadores para este modelo que tenha uma boa relao entre grau de aplicabilidade (vide Grco 1) e eventuais custos ligados complexidade que permita sua viabilidade em relao relevncia dos resultados obtidos. Ou ainda conforme Capra (1983):
O que torna a cincia to bem-sucedida a descoberta que podemos utilizar aproximaes. Se nos satiszermos com uma compreenso aproximada da natureza podemos descrever grupos selecionados de fenmenos, negligenciando outros que se mostrem menos relevantes. Assim podemos explicar muitos fenmenos em termos de poucos e, consequentemente, compreender diferentes aspectos da natureza de forma aproximada, sem precisar entender tudo ao mesmo tempo [...] o erro envolvido na aproximao , no raro, sucientemente para tornar signicativa essa aproximao. (Capra, 1983 apud Sayo, 2001)

Assim, para o modelo apresentado, buscou-se um ponto de partida que leve em considerao uma aproximao que seja suciente para manter a relevncia dos resultados sem tornar a aplicao do modelo invivel. Um requisito para a denio da estrutura do modelo foi a busca por um processo que exclusse a necessidade de participao

106

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

da administrao municipal durante o processo de anlise, de tal forma que seja considerado processo de apresentao temporria de determinada funcionalidade, somente para efeito de mensurao, ou mesmo a ocorrncia de presso sobre aquele que estiver incumbido da tarefa de analisar. Outra preocupao que norteou o processo de identicao dos indicadores foi a possibilidade de aplicao em municpios de qualquer tamanho (considerando para a questo do tamanho o volume de receitas disponveis), ltrando funcionalidades que tenham como pr-requisito o uso intenso de tecnologia em processos internos que pudessem vir a inviabilizar o atendimento do indicador em sua totalidade por municpios com pouca capacidade de investimento e portanto tirando a possibilidade de serem comparados aos demais municpios. Portanto, para o modelo aqui proposto foi considerada mais importante a vontade poltica e capacidade de realizao que a aplicao de tecnologia pela tecnologia. H de se considerar que o custo da implementao de novos recursos de TICs cai ao longo do tempo, e por isso a recomendao de que este modelo seja atualizado periodicamente pelo grupo gestor conforme descrito na introduo. Uma vez caracterizado o modelo cabe analisar quais sero os indicadores que iro comp-lo, e este o foco do prximo tpico.

Identicando os indicadores
O processo de identicar quais aspectos poderiam ser analisados com a denio de indicadores especcos se deu por meio de pesquisa bibliogrca, baseada principalmente na legislao pertinente e por meio de anlise de stios de prefeituras com base nos conceitos utilizados pela Cincia da Informao, aplicados sobre o conjunto de aspectos encontrados na pesquisa sobre os elementos que se fazem necessrios para a ampla transparncia na gesto da coisa pblica e levando-se em conta as funcionalidades proporcionadas pelos recursos tecnolgicos atualmente disponveis e de utilizao vivel.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

107

Estes stios, listados no Apndice B, representam prefeituras de diferentes tamanhos e caractersticas (populao e poder de investimento) e foram selecionados em parte por meio de referncias encontradas em notcias veiculadas na grande mdia, que destacavam iniciativas diferenciadas ou mesmo por gesto inadequada do errio pblico, e em parte por sorteio entre municpios, com base em listagem disponibilizada pelo IBGE, independentemente do tamanho (aqui considerado o nmero de habitantes). Para facilitar a anlise dos resultados obtidos pela mensurao, as funcionalidades foram classicadas em duas dimenses: a primeira com funcionalidades para a disponibilizao de informaes pblicas e uma segunda para identicar as funcionalidades para interao nos processos de solicitao e acompanhamento de servios pblicos. Esta diviso permite que sejam feitas anlises diferenciadas em funo de cada dimenso facilitando uma compreenso mais detalhada de pontos de maior necessidade ou mesmo de resultados mais positivos. Os prprios indicadores esto, quando necessrio, divididos em nveis hierrquicos mais detalhados, permitindo que aqueles que apresentam maior volume de aspectos a serem analisados sejam obtidos pelo resultado de conjuntos de indicadores de nvel mais detalhado, como, por exemplo, o caso do indicador 1.1. Informaes Financeiras, que formado pelos indicadores: 1.1.1. Oramento, 1.1.2. Receitas e 1.1.3. Despesas. Por sua vez, o indicador 1.1.1. Oramento composto pelos indicadores 1.1.1.1. Plano Plurianual PPA, 1.1.1.2. Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e 1.1.1.3. Lei Oramentria Anual LOA (vide Quadro 1), que so os indicadores de nvel mais detalhado e que tero portanto seus prprios critrios de anlise. Para identicar funcionalidades relacionadas disponibilizao de informaes pblicas, foi mantido o foco naquelas que permitiam o acompanhamento e transparncia das decises dos agentes pblicos por meio de mecanismos de recuperao e suas caractersticas. Uma caracterstica que mereceu destaque na anlise das funcionalidades analisadas foi a da autonomia dos cidados ou interessados durante o processo de interao com o recurso desejado.

108

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Foram desconsiderados processos em que se exigia a ao direta ou indireta da administrao pblica na obteno de informaes, como, por exemplo, a necessidade de preenchimento de requerimentos para obteno de determinados dados ou a exigibilidade de identicao direta do requerente para obteno de dados gerais e que no apresentavam requisitos de privacidade. Dessa forma buscou-se minimizar a possibilidade de interferncia de agentes pblicos no processo de acesso s informaes, reduzindo a gama de possibilidades de aes defensivas por parte dos envolvidos na gesto pblica, como a utilizao de justicativas de no apresentao de determinados dados por causa de diculdades de ordem tecnolgica ou mesmo a utilizao de aes de presso poltica ou social sobre aquele que busca por determinadas informaes. Com relao dimenso da disponibilizao de funcionalidades para interao com a administrao pblica, buscou-se identicar quais so os servios, eventuais etapas e pontos de controle com o intuito de identicar a possibilidade de utilizao de recursos da Tecnologia da Informao e Comunicao no processo de solicitao de tais servios. Essas funcionalidades podem evitar que aqueles que necessitam do servio tenham que se deslocar at os respectivos rgos responsveis pelos servios, e ainda facilitam o registro e transparncia de tais solicitaes. Outra contribuio esperada destas funcionalidades a possibilidade do interessado em acompanhar em que ponto do processo est sua solicitao e, ainda, espera-se a possibilidade de acompanhamento do andamento da sua solicitao em relao s demais, diminuindo a possibilidade do uso poltico da sequncia do atendimento ou mesmo da gesto ineciente das las de atendimento dos servios solicitados. Pode-se, ainda, realizar anlise de performance da gesto da estrutura disponvel na prefeitura na execuo dos servios, bastando para isso que se verique o conjunto de servios realizados tendo em vista equipamentos e funcionrios disponveis, informaes estas que podem ter sua disponibilizao mensurada por indicadores da dimenso apresentada no Quadro 1.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

109

Na localizao do endereo dos stios a serem analisados buscou-se, primeiramente, o endereo padro utilizado pelas administraes municipais que : www.municipio.uf.gov.br, sendo portanto identicado o nome do municpio e do estado a que pertence. Partiu-se deste formato padro como primeiro endereo para se localizar o stio da prefeitura e como padro que tende a ser utilizado pelos usurios pela simplicidade e por tornar desnecessria a memorizao de endereos mnemnicos. Em um segundo passo realizou-se uma busca por meio de ferramenta de busca, para identicar formatos secundrios como, por exemplo, o caso do stio, [http://www.pmnf.rj.gov.br] da Prefeitura de Nova Friburgo. Em um terceiro passo, buscou-se por stios alternativos mantidos por empresas ou entidades que oferecem esse tipo de servio s prefeituras, aspecto este que considerado nos critrios de avaliao dos indicadores do modelo aqui proposto. Cabe destacar situaes como a encontrada no caso do municpio de Santa Salete do estado de So Paulo, que mantm seu stio, enquanto da realizao deste estudo, em um stio terceirizado: www. portalpublico.com/pmsantasalete, porm, como o endereo normal: www.santasalete.sp.gov.br aponta para o segundo endereo foi considerado o caminho padro, j que este pde ser utilizado diretamente para acesso, no sendo, nestes casos, relevante o servidor em que est alocado, j que esta uma questo tecnolgica. Uma vez identicado o stio a ser analisado, buscou-se um mapeamento de funcionalidades presentes no stio e que fossem relevantes ao processo de mensurao proposto, identicando-se caractersticas da funcionalidade e a aplicabilidade dos critrios identicados at ento para aspectos similares. Para os casos de funcionalidades j mapeadas vericava-se a aplicabilidade dos critrios estabelecidos e eventuais ajustes ou melhorias. Para os casos de funcionalidades ainda no mapeadas e identicadas como relacionadas a uma das duas dimenses propostas (disponibilizao de informaes e interao para obteno de servios pblicos) adicionou-se esta funcionalidade lista de indicadores e

110

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

passou-se a avaliao da aplicabilidade dos critrios de avaliao e eventuais ajustes necessrios. A partir destas fases iniciais e com base na pesquisa bibliogrca, as funcionalidades encontradas e consideradas relevantes foram registradas como indicadores que compem o modelo.

A denio dos critrios


Uma vez identicados os indicadores, buscou-se uma forma de caracterizar, quantitativamente, para efeito de anlise qualitativa, em que nvel se encontram o uso e a utilizao das funcionalidades identicadas pelos indicadores. A adoo de critrios previamente denidos para os indicadores permite minimizar eventuais divergncias de resultados obtidos por diferentes avaliadores, minimizando inferncias na obteno de resultados, j que as regras denidas nos critrios podem reduzir diferentes interpretaes de conceitos expressos nos indicadores. Outra vantagem da adoo de critrios previamente estabelecidos que com a disponibilizao de todas as informaes sobre o modelo e sobre a forma de avaliao de cada indicador minimiza-se a necessidade de cursos ou treinamentos para aplicao do modelo proposto, reduzindo a curva de aprendizado sobre ele. Com relao mensurao de uso de cada funcionalidade identicada pelos identicadores, primeiramente, deve-se considerar que foram denidos identicadores que so resultantes da avaliao de outros indicadores, conforme descrito no tpico Identicando os indicadores, e que passam a ter como resultado o resultado mdio dos indicadores que o compem, lembrando que este processo pode se repetir em nveis hierrquicos inferiores de indicadores. Quanto aos indicadores que sero alvo de anlise direta, ou seja, no so compostos por outros indicadores, adotou-se 6 (seis) nveis possveis de serem identicados no momento de avaliao de cada indicador. Este nmero de opes foi obtido a partir de uma mdia de possibilidades encontradas nas diversas funcionalidades encontradas e

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

111

levando-se em conta que este leque de possibilidades no deveria ser pequeno a ponto de no diferenciar sucientemente nveis relevantes de aplicao de funcionalidades analisadas. Tambm no poderia ser grande a ponto de dicultar a identicao clara de diferenas entre um nvel e outro, que poderiam tender a ser sutis demais.

Incio

a funcionalidade foi encontrada? Sim possvel chegar a ela pelo stio ocial? Sim permite envio de informaes pelo usurio? Sim existe compromisso explcito de resposta ao usurio? Sim compartilha informaes enviadas pelos usurios e possui push? Sim Nvel = 5

No Nvel = 0

No

Nvel = 1

No

Nvel = 2

No

Nvel = 3

No

Nvel = 4

Fim Figura 4. Processo de avaliao do nvel de um indicador da dimenso 1:Disponibilizao de Informaes.

112

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Incio

a funcionalidade foi encontrada? Sim possvel chegar a ela pelo stio ocial? Sim existe compromisso explcito de resposta ao usurio? Sim compartilha dados sobre as solicitaes dos usurios e las? Sim compartilha interaes dos usurios no processo de solicitao e possui tecnologia push? Sim Nvel = 5

No

Nvel = 0

No

Nvel = 1

No

Nvel = 2

No

Nvel = 3

No

Nvel = 4

Fim Figura 5. Processo de avaliao do nvel de um indicador da dimenso 2:Interao para obteno de servios.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

113

Estes seis nveis possveis esto previamente denidos pelo intervalo de 0 (zero) a 5 (cinco) e buscou-se, para cada um destes nveis, manter-se uma certa homogeneidade entre os indicadores, visando manter a coerncia dos resultados obtidos e simplicando a obteno de resultados obtidos de valores agregados (mdia dos valores obtidos de diversos indicadores). Vale destacar que existem pequenas diferenas nas denies bsicas dos critrios entre os indicadores da dimenso 1 (Figura 4) e os indicadores da dimenso 2 (Figura 5). Assim, atrelado ao nvel 0 (zero) cou denido que no foi encontrada opo ou referncia para determinada funcionalidade no endereo ocial da prefeitura ou em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial ou como resultado de busca na Internet. Para ser considerado como de nvel 1 (um), a funcionalidade s est disponvel em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura, no sendo, nestes casos, considerados para anlise de nveis superiores de disponibilizao da funcionalidade (no se verica os nveis de 2 a 5) em decorrncia de questes como a diculdade de acesso (localizao) destes stios e ainda a preocupao extra que o cidado teria em funo da vericao da conabilidade de tal recurso disponibilizado. Se no est no endereo ocial (gov.br) e nem mesmo citado no stio ocial da prefeitura de forma clara, pode se tratar de iniciativas no autorizadas ou at mesmo como artifcio para aes criminosas (fraudes, obteno de dados sigilosos, difamao, etc.). J para ser considerado como de nvel 2 (dois), a funcionalidade deve estar disponvel no endereo ocial da prefeitura ou em endereo secundrio claramente referenciado no stio ocial da prefeitura, abrindo a possibilidade de que o nvel de disponibilizao da funcionalidade seja maior, ou seja, deve-se continuar com a vericao para analisar se o nvel trs atendido. Para que o nvel 3 (trs) seja analisado, signica que o indicador j est no mnimo avaliado como de nvel 2, atendendo, portanto, aos seus requisitos.

114

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Nos indicadores da dimenso 1, deve haver opo para envio de informaes (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes funcionalidade representada pelo indicador. Para os indicadores da dimenso 2, avalia-se se esta funcionalidade apresenta compromisso ou pelo menos informaes sobre uma resposta ao usurio sobre a solicitao feita, incluindo-se tempo estimado para este retorno. Se o indicador foi avaliado como de nvel 3, ento deve-se vericar se so atendidos os requisitos do nvel 4 (quatro), que, no caso dos indicadores da dimenso 1, devem estar disponveis informaes sobre a resposta s informaes enviadas pelos usurios, preferencialmente com a data ou tempo previsto para tal retorno. Para os indicadores da dimenso 2, os requisitos para obteno deste nvel indicam que existe possibilidade de acompanhamento de interaes realizadas por outros usurios, e principalmente nos casos de solicitao de servios, cam disponveis as las de pendncias e respectivas datas de entrada e situao atual (pendentes, recusadas, atendidas, etc.), espera-se, tambm, a informao sobre data possvel de atendimento ou similar. Avaliar se o indicador atende ao nvel 5 (cinco) signica que este indicador j atende aos requisitos do nvel 4, e para os indicadores da dimenso 1 deve ser possvel visualizar as informaes enviadas por outros usurios, eventuais respostas e ainda a possibilidade de recebimento, por e-mail, de informaes sobre atualizaes referentes ao contedo da funcionalidade referenciada por este indicador. Para os indicadores da dimenso 2, necessrio que exista possibilidade claramente denida de consulta realizada pelos usurios nas informaes sobre este indicador: solicitaes realizadas, reclamaes ou sugestes enviadas etc., e se possvel com possibilidade de consulta em base de dados histrica, com denio de perodos disponveis, bem como a exigncia de possibilidade de envio de informaes sobre a funcionalidade especicada pelos indicador via mensagem eletrnica para o endereo a ser informado pelo cidado. A funcionalidade de envio de atualizaes como ao da prpria prefeitura foi encontrada em somente alguns municpios e mesmo

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

115

assim utilizadas para envio de boletins com notcias ou sobre decises de governo, diferente portanto do que se prope neste estudo. Em busca de objetividade no processo de interao com a administrao pblica, propomos que o processo de envio de informaes deva ser desenvolvido por assunto especco para que no seja descartado pelo receptor que, hoje, no modelo atual de acesso informao, j recebe um volume de dados maior do que sua capacidade, principalmente em termos de tempo, pode tratar. Porm, cada indicador mantm seus critrios especcos, que so resultado da aplicao destes nveis bsicos de utilizao das funcionalidades aplicados s caractersticas especcas de cada indicador (vide Apndice A).

A estrutura do modelo
Os indicadores para mensurao do uso das TICs pelas Administraes Pblicas Municipais para interao com a sociedade esto divididos em duas dimenses: 1 Disponibilizao de Informaes e 2 Interao para obteno de Servios, que respondem conjuntamente pelo resultado nal, abrindo, porm, a possibilidade de anlises independentes em cada uma delas. A estrutura geral destes indicadores, apresentada nos Quadros 1 e 2, est detalhada em quadros individuais, que incluem seus respectivos critrios de avaliao no Apndice A.

Sobre a aplicao do modelo


A coleta de dados deve ser realizada de forma independente administrao municipal que est sendo analisada, partindo-se da localizao do stio principal da prefeitura, que pode ser feito seguindo os trs passos descritos no tpico Identicando os identicadores e analisando-se em seguida cada um dos indicadores que comporo o ndice resultado das duas dimenses propostas no modelo.

116

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Quadro 1. Estrutura dos indicadores para mensurao do uso de TICs por administraes pblicas municipais na disponibilizao da informao. Indicadores da Dimenso: Disponibilidade de Informaes Sociedade 1. Disponibilizao de Informaes 1.1. Informaes Financeiras 1.1.1. Oramento 1.1.1.1. Plano Plurianual PPA 1.1.1.2. Lei de Diretrizes Oramentrias LDO 1.1.1.3. Lei Oramentria Anual LOA 1.1.2. Receitas 1.1.2.1. Tributos Arrecadados 1.1.2.2. Recursos Recebidos 1.1.3. Despesas 1.1.3.1. Pagamentos efetuados pela administrao pblica municipal 1.1.3.2. Recursos Repassados 1.2. Aquisies 1.2.1. Compras 1.2.2. Licitaes 1.2.3. Contratos e seus aditivos 1.3. Ofertas de Emprego 1.3.1. Oportunidades de Emprego 1.3.2. Concursos (acompanhamento) 1.3.3. Contratao de Pessoal 1.4. Dados sobre o municpio 1.4.1. Plano Diretor 1.4.2. Instrumentos relativos Poltica Urbana 1.4.3. Estrutura 1.4.3.1. Funcionrios, alocao e organograma 1.4.3.2. Mquinas e Equipamentos disponveis 1.4.3.3. Imveis disposio 1.4.3.3.1. Imveis Prprios 1.4.3.3.2. Imveis Alocados 1.4.4. Calendrio Municipal 1.4.4.1. Eventos Culturais 1.4.4.2. Eventos Esportivos 1.4.4.3. Campanhas e atividades especiais 1.5. Legislao

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

117

Quadro 2. Estrutura dos indicadores para mensurao do uso de TICs por administraes pblicas municipais para interao dos cidados no acesso aos servios pblicos. Indicadores da Dimenso: Interao na obteno de servios 2. Interao para obteno de Servios 2.1. Solicitao de Documentos 2.1.1.Alvars 2.1.1.1. Alvar de Funcionamento 2.1.1.2. Alvar de Construo 2.1.1.3. Alvar de Publicidade 2.1.2. Certides 2.1.2.1. Negativa de Tributos 2.1.2.2. Valor Venal 2.2. Solicitao de Servios 2.2.1. Solicitao de Servios de gua 2.2.2. Solicitao de Servios de Luz e Energia Eltrica 2.2.3. Solicitao de Servios de Esgoto 2.2.4. Solicitao de Servios de Coleta de Lixo 2.2.5. Solicitao de Servios de Manuteno 2.3. Consulta ao Procon 2.4. Ouvidoria 2.4.1. Registro de Reclamaes 2.4.2. Registro de Denncias 2.5. Solicitao de informaes especcas 2.6. Caixa de Sugestes

Nesta anlise deve-se levar em conta os critrios propostos para que se mantenha a possibilidade de comparao entre contextos diferentes permitindo, assim, a comparao entre diferentes municpios e tambm entre anlises realizadas ao longo do tempo. Se determinado elemento no for encontrado no endereo da prpria prefeitura deve-se vericar se no h na pgina ligaes para endereos mantidos por terceiros e s depois, na ausncia das duas situaes anteriores, que se deve proceder uma busca por palavras-chave como o nome do municpio e o tipo de informao ou de servio que se busca. Estas diferenciaes de disposio da localizao est prevista nos critrios propostos para os links e altera a identicao do nvel do indicador. Para o registro dos resultados obtidos, foi elaborada uma planilha base (Apndice C) que apresenta todos os indicadores que compem o ndice e que j trazem o local para identicar o municpio, seu en-

118

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

dereo ocial, data da pesquisa e em seguida uma lista com todos os indicadores, ressaltando que os que apresentam a clula da coluna nvel destacada em amarelo no devem ser preenchidos j que so resultados de clculo de outros indicadores. Na coluna endereo deve ser includo o local (endereo da Internet) onde foi encontrado o aspecto analisado. H, ainda, uma coluna para observao em que se pode destacar informaes especcas sobre o indicador e ou descrever o motivo de enquadramento do indicador. Entre as facilidades que a planilha oferece, est a apresentao dos critrios de cada indicador que facilita no momento de realizar a anlise. Outra funcionalidade a apresentao, na clula nvel de cada indicador, de uma lista com os valores que podem ser atribudos quele critrio, minimizando possveis erros de digitao. Como resultado nal, apresentado na parte inferior da planilha as mdias nais de cada dimenso, bem como o ndice nal resultante. Ao lado desses dados apresentado um grco onde se pode ter uma visualizao da situao de cada uma das dimenses e o resultado nal. Uma contribuio importante que pode ser dada por cada avaliador sugerir melhorias nos critrios, tanto no que diz respeito forma com que esto descrito como denio dos nveis, j que os avaliadores estando em contato direto com nmeros stios sero receptores de inovaes que surjam nos diversos municpios, propondo estas atualizaes no s atualizando o modelo de mensurao como o prprio conjunto de boas prticas a qual o modelo pretende servir. Alm da atualizao dos critrios os avaliadores podero, neste processo de anlise, encontrar novas funcionalidades que podem vir a ser incorporadas ao conjunto de indicadores do modelo, assim, a participao do grupo gestor, citado na introduo, ter um trabalho constante de avaliar as propostas apresentada pelos avaliadores ou colaboradores diversos, na busca por um consenso sobre quais funcionalidades podem ser incorporadas ao modelo sem prejudicar

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

119

seus fundamentos bsicos, que so a possibilidade de aplicao a qualquer municpio, independente do tamanho e independncia do processo de avaliao com relao prpria administrao municipal. Durante a anlise dos stios disponibilizados ou ligados ao da prefeitura, pode-se, tambm, estar atento a projetos ou programas de divulgao sobre o uso e acesso s informaes e servios que compem este ndice. Esta informao pode ser utilizada para gerar um banco de sugestes de polticas de divulgao de funcionalidades disponibilizadas como mais um mecanismo de incentivo e pode e deve ser amplamente divulgada como sugesto para outras administraes municipais, seja no stio do projeto, seja pelas instituies que venham a colaborar na aplicao deste modelo.

Resultados obtidos
Administrar de forma eciente e ecaz o volume de recurso que se dispe na esfera pblica pode signicar a soluo de muitos dos problemas que enfrentamos hoje, porm, somente os mecanismos atuais de acompanhamento e controle que temos hoje, controle horizontal, composto, por exemplo, pelos tribunais de contas no so sucientes, j que existem tantas possibilidades de se usurpar o errio pblico. Entendemos que somente com o acompanhamento de toda a sociedade, fortalecendo o controle vertical, pode ajudar nesta tarefa, acompanhando de perto a aplicao dos recursos e uso da estrutura da mquina pblica. Porm, motivar a participao popular no tarefa fcil, exige convencimento de que so os seus interesses que esto em jogo e principalmente, e o mais importante, que seu esforo ser til. Quanto ao convencimento sobre a relevncia de sua participao para os seus prprios interesses, temos na disponibilizao de interao para obteno de servios pblicos1 um forte elemento motivador
1 Mensurado pela dimenso dois do modelo aqui proposto.

120

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

de participao popular, j que com a disponibilizao o cidado pode ter a sensao de que j no depende da boa vontade dos agentes pblicos, mas que seu atendimento ser regido por regras claras e previamente estabelecidas e que cabe a cada um o acompanhamento dos processos dos quais participa. O cidado pode passar a fazer parte do processo de gesto da coisa pblica de forma ativa. Motivado, o cidado pode comear a participar de outros processos de interao, buscando mais informaes sobre a gesto e planejamento do municpio2, inclusive para alimentar sua participao na solicitao de servios. J com relao aos resultados de sua participao, o compartilhamento das interaes pode criar sentimento de comunidade nos participantes, alimentado ainda pela visibilidade de suas participaes, que iro demonstrar o interesse pblico na forma com que est sendo gerida pela prefeitura. Esta divulgao, j por si s um resultado do esforo de acompanhamento do cidado. Resultado este que no depende de outras esferas e que ocorre em tempo real. Assim, este estudo, ao propor um modelo de mensurao do uso de TICs na interao com a sociedade, busca contribuir para o aumento da visibilidade do nvel de esforo que cada administrao municipal tem empenhado na busca do fortalecimento da participao da sociedade em sua gesto. Para os agentes pblicos, procurou-se contribuir com um ponto de partida para anlise de seus resultados na busca por um ambiente mais participativo e ainda oferecer um conjunto de elementos que pode ser utilizado como um roteiro de boas prticas, que pode contribuir na elaborao, no entendimento do modelo atual e no planejamento de futuras implementaes. Para a rea de cincia da informao, buscou-se contribuir para a conscientizao do prossional da informao de sua responsabilidade neste processo de busca pela transparncia e de interao das administraes municipais e do qual ele deve desenvolver papel,
2 Mensurado pela dimenso um do modelo aqui proposto.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

121

principalmente em funo do conjunto de conhecimentos e competncias que possui. Buscou-se, ainda, contribuir para que outros pesquisadores da Cincia da Informao possam desenvolver novas pesquisas na rea criando um referencial terico para futuras iniciativas de implementao de funcionalidades de interao entre a sociedade e os governos, independentemente da plataforma tecnolgica a ser utilizada. Para facilitar a aplicao do modelo aqui proposto, foi elaborada uma planilha de clculo que contm toda a estrutura dos indicadores (Apndice C). Entre os resultados obtidos, destaca-se no s a identicao de funcionalidades oferecidas aos cidados que foram convertidos em indicadores de mensurao, mas tambm exemplos de iniciativas de busca de melhorias no processo de acompanhamento e transparncia dos processos de gesto e que merecem destaque. Um desses casos o da prefeitura de Vitria3 (ES) onde a administrao municipal criou a Comisso de Avaliao de Despesas, que monitora, autoriza e recusa mudanas oramentrias, o que possibilitou um aumento na scalizao e discusso sobre possveis alteraes no Oramento. Na prefeitura do Rio de Janeiro4 (RJ) existe a distribuio de um boletim eletrnico com informaes sobre a administrao municipal. Na prefeitura de Petrpolis5 (RJ), o uso de recursos de usabilidade um destaque e ainda o esforo para criao de um ambiente interativo claro, alm de vrios stios sobre transparncia pblica desenvolvidos por iniciativa dos muncipes. No stio da prefeitura de Bertioga6 (SP) foi encontrada uma preocupao clara em apresentar dados sobre o oramento. Os casos citados acima no so nicos na disponibilizao das funcionalidades, mas foram destacados pelo fato das funcionalidades

3 4 5 6

www.vitoria.es.gov.br www.rio.rj.gov.br www.petropolis.rj.gov.br www.bertioga.sp.gov.br

122

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

terem sido encontradas nestes stios antes dos demais durante este estudo, no cabendo aqui, portanto, identicao de paternidade de tais funcionalidades aos municpios citados.

Disponibilizao do modelo
O resultado mais desejado pelo autor a aplicao prtica do modelo proposto e para que isso seja possvel necessrio que se tenha um grupo de instituies, preferencialmente do terceiro setor, e mesmo de cidados individualmente, que estejam dispostos a participar da aplicao, divulgao e continuidade deste modelo. Para tanto se prope que este modelo seja divulgado, j a partir de sua apresentao, de forma aberta e focada na busca de uma viso compartilhada do modelo proposto, que possa ser analisado e gerido de forma democrtica, incentivando, assim, a ao cidad e a participao do nmero possvel de interessados no tema. Para facilitar esta tarefa, foi elaborado um stio7 para servir de base inicial de divulgao, hospedado em um servidor gratuito, portanto, desvinculado de qualquer instituio ou empresa, para que durante a fase inicial de constituio de um grupo gestor conforme descrito na introduo deste texto. A planilha para aplicao do modelo tambm estar disponvel no stio, permitindo que seja analisada e utilizada pelos interessados. O stio contar ainda com uma rea para download de textos (artigos, notcias, atualizaes, manuais) sobre o modelo, resultados de avaliaes j realizadas e para envio e visualizao de dvidas, sugestes e crticas. Outra iniciativa a editorao deste texto para que, a partir do seu contedo, seja elaborado um e-book a ser disponibilizado para acesso livre8.
7 www.freewebs.com/municipiointerativo 8 Para as questes de direito autoral, pretende-se adotar regras propostas pelo Creative Commons.

CONCLUSES

Constatou-se, durante este estudo, que no por falta de legislao pertinente (ainda que carente de melhorias) ou de organismos de controle dentro da esfera pblica que se consegue uma reduo da corrupo ou da m gesto da coisa pblica. necessria uma valorizao do acompanhamento do procedimento poltico e das aes dos agentes pblicos. No h, portanto, como abrir mo da participao da sociedade nas decises tomadas pelas gestes pblicas em todas as esferas. E mais, alm de participar das decises fundamental uma participao cidad de todos na execuo das aes e do dia a dia dos agentes pblicos, cumprindo seus deveres e cobrando seus direitos, acompanhado, ainda, de forma efetiva a eccia e ecincia dos agentes pblicos. Vivemos um momento de grandes transformaes em que os recursos de Tecnologia da Informao e Comunicao tornam vivel a construo de um novo modelo de participao da sociedade na gesto da coisa pblica. A esfera pblica municipal pode congurar-se como ponto de partida importante para o desenvolvimento de uma cultura de participao e de transparncia na gesto pblica, em que todos passam a se beneciar da visibilidade e da possibilidade de acesso ao maior volume possvel de dados sobre a coisa pblica, trazendo a percepo ao cidado que a sua participao realmente pode fazer diferena

124

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

e que todos podem colaborar ampliando, assim, o sentimento de comunidade e de uso deste espao pblico. Os gestores da coisa pblica tendem a focar suas decises no retorno eleitoral que tero sobre elas e no sobre os reais resultados que podem obter, ou seja, concluir uma obra de tratamento de esgoto pode resultar em diminuio de impactos ambientais e melhoria da sade pblica, mas depois de enterrados os tubos dicilmente essas obras traro retorno eleitoral como um outro investimento qualquer que tenha maior apelo popular. Esta caracterstica no nica da rea pblica, consultores ou mesmo funcionrios de empresas tendem a equilibrar suas aes entre a soluo dos problemas e a ateno a questes que tenham repercusso nas polticas internas das organizaes. A possibilidade de se mensurar o quanto se tem utilizado dos recursos das TICs na construo deste novo ambiente pode incentivar os gestores a acelerarem o processo, j que estas iniciativas podem, assim, ser reconhecidas e valorizadas. A busca pela melhoria deste novo ambiente de interao baseado no uso de TICs deve ser constante, e pode-se utilizar modelos, como o aqui descrito, como mote para alimentao de um ciclo virtuoso de anlise e identicao de melhorias e inovaes que passam a ser identicadas nas avaliaes de stios pblicos e em seguida podem ser incorporadas ao modelo, criando um processo dinmico de implementao de funcionalidades para o ambiente interativo entre administrao pblica e sociedade. Tem-se, ento, um modelo que estar sempre sob a possibilidade de novos indicadores e de critrios atualizados de mensurao. Com relao ampliao do acesso aos dados referentes administrao pblica, as prprias foras polticas locais podem se utilizar, de forma positiva, deste recurso, para controlar e acompanhar os atos dos agentes pblicos, convertendo, assim, a disputa poltica em um fator positivo para a sociedade, ajudando a coibir a corrupo e mesmo a busca por melhores prticas na gesto pblica, j que a inecincia ou mesmo a identicao de atos ilcitos podero se congurar em fatores-chave de sucesso no processo que o pice do modelo poltico atual que o direito ao sufrgio representa.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

125

Ao disponibilizar funcionalidades, como a solicitao e acompanhamentos de servios sob a responsabilidade da administrao pblica, cria-se um ambiente em que o custo para o usurio para utilizar a tecnologia (equipamento prprio ou deslocamento at um infocentro; esforo para aprender a utilizar o computador e mesmo a interfacear com a ferramenta disponibilizada; e tempo empregado neste processo) passa a ser justicado pelo retorno obtido com a interao mais direta com a administrao pblica, facilitando e ampliando as possibilidades de garantir seus direitos e o atendimento de suas necessidades. Uma outra consequncia da busca por participao dos cidados por meio de ferramentas disponibilizadas por recursos tecnolgicos a conscientizao da sociedade da necessidade de participao do cidado neste novo contexto digital, em que no somente para diverso ou trabalho, mas tambm ser necessrio acesso tecnologia para se ter uma condio plena de cidadania, gerando demanda que pode reforar o prprio poder pblico a ampliar os esforos em programas de incluso digital e os prprios cidados a participar efetivamente deste esforo.

Sugestes
Entre as sugestes propostas neste estudo, cabe destaque a criao de conselhos de transparncia pblica e combate corrupo no mbito municipal com nalidade de sugerir e debater medidas de aperfeioamento dos mtodos e sistemas de controle e incremento da transparncia na gesto da administrao pblica, e estratgias de combate corrupo e impunidade, nos moldes do criado pela administrao federal (Brasil, 2003).

Proposta de Continuidade
Como parte da estratgia de continuidade deste estudo, pretende-se elaborar um plano de ao para divulgao junto a organizaes do terceiro setor, que tenham como foco a questo da transparncia e

126

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

a gesto da coisa pblica para que se estabelea um grupo de interessados na aplicao do modelo proposto para que se possa estabelecer o grupo gestor do modelo. Mesmo as organizaes que no participarem diretamente da gesto do modelo podero participar colaborando como avaliadores de stios ou mesmo na divulgao dos resultados obtidos nas avaliaes. Uma proposta de melhoria a ser analisada a anlise da possibilidade de incluso de um fator de peso para cada um dos indicadores, adequando sua importncia ao resultado nal obtido. Este quesito no foi includo no modelo inicial por entender o autor que, por suas especicidades, deveria ser denido pelo conjunto de participantes do grupo gestor com base em levantamentos sobre a identicao destes pesos, lembrando ainda que a aplicao dos pesos no modelo geral dever ser mantida idntica para todos os municpios analisados para que seja mantida a possibilidade de comparao e, portanto, s pode ser estabelecido como resultado de um consenso entre todo o grupo gestor. No captulo 2, tpico Divulgando dados sobre o municpio, mais especicamente no que diz respeito ao indicador 1.4.2 Instrumentos relativos Poltica Urbana, so apresentados 26 itens que podem ser alvo de disponibilizao de informaes e pede-se neste indicador que pelo menos 5 deles sejam tratados para que o indicador seja considerado como atendido. Prope-se uma discusso mais ampla sobre este indicador, com a participao de outros pesquisadores e instituies que se interessem pelo tema da transparncia pblica para que se possa estudar a viabilidade de novos indicadores especcos a partir de elementos contidos nessa lista de itens, como o caso do item Plano Diretor e do item Oramento. O simples uso das TICs nas duas dimenses propostas no modelo pode no ser suciente para proporcionar ao usurio resultados proporcionais ao que se espera se no houver uma preocupao clara com a ecincia e eccia das interfaces disponibilizadas nos portais pblicos municipais.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

127

Cria-se, assim, a necessidade de anlise da possibilidade de incluso de indicadores que avaliem o nvel de usabilidade das funcionalidades avaliadas ou como alternativa, analisar a incluso de um fator adicional a ser avaliado para cada um dos indicadores, da mesma forma que foi proposto o fator peso de relevncia, que poderia conferir um novo valor resultante para cada indicador analisado ponderado pela usabilidade da funcionalidade disponibilizada. Alm de disponibilizar as funcionalidades de interao, a administrao municipal deve adotar um conjunto de medidas de divulgao sobre tais funcionalidades, inclusive no prprio stio, medidas estas que poderiam ser analisadas e convertidas em um conjunto de melhores prticas a ser disponibilizado como parte do conjunto de informaes sobre o modelo de mensurao. Pode-se, ainda, avaliar a possibilidade de identicar elementos que possam ser mensurados neste conjunto de medidas adotado por cada administrao municipal para que se possa elaborar um fator resultante que poderia, inclusive, ser computado no ndice resultante do modelo aqui proposto. Este fator no foi analisado neste estudo por entender o autor que esta tarefa deve ser realizada por pesquisador que tenha conhecimentos especcos da rea de comunicao. A colaborao com o grupo gestor, por meio de sugestes, deve ser facilitado e incentivado, e a prpria utilizao das TICs pode permitir que isso seja facilitado desde o incio do processo de divulgao do modelo proposto, assim, ligado ao stio deste projeto, um stio utilizando o modelo Wiki ser criado com o intuito de se ter um centro de troca de informaes e de registro de conhecimento sobre o projeto. Talvez a mais ambiciosa das propostas de continuidade seja a adequao do modelo proposto a instncias ainda mais prximas do cidado, como escolas pblicas, por exemplo, que apresentam tambm seus problemas de transparncia, tornando-se o acesso a todos os dados sobre a gesto escolar, geralmente restrito a alguns funcionrios e associaes de pais e mestres, disponveis a toda a comunidade. Espera-se que, com a contribuio das Novas Tecnologias da Informao e Comunicao, tenhamos o alvorecer de um novo modelo de participao cidad, no qual, mais importante que a prpria

128

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

punio dos maus gestores, ser a construo de uma sociedade que acompanha e controla a forma com que seus recursos pblicos so aplicados, permitindo, assim, que possamos sonhar com menor desigualdade social, oportunidades iguais para todos e um servio pblico condizente com o nvel de desenvolvimento econmico que nossa nao atingiu.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABRAMOWITZ, M.; DAVID P. A. Measuring performance of knowledge-based economy. In: Employment and growth in the knowledge-based economy. Paris: OECD, 1996, pp.35-60 ALVES, R. C. Acesso informao pblica: tendncia mundial para aperfeioar a democracia. Seminrio Direito de acesso informaes pblicas. So Paulo, 8 jul. 2002. ANDRADE, C. T. de S. Administrao de relaes pblicas no governo. So Paulo: Loyola. 1982. . Psicossociologia das relaes pblicas. 2a. ed. So Paulo: Loyola, 1989. BRASIL. Cdigo Penal. Decreto-Lei n. 2.848 de 7 de dezembro de 1940. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/ Del2848.htm>. Acessado em: 6 jun. 2007. . Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alteraes adotadas com as emendas constitucionais n. 1/92 a 48/2005 e pelas emendas constitucionais de reviso n.1 a 6/94. Braslia: Senado Federal, Secretaria Especial de Editorao e Publicao, 2005. Disponvel em: <http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/70316>. Acessado em: 6 jun., 2007. . Lei N. 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Regulamento dispe sobre a poltica nacional de arquivos pblicos e privados e d outras providncias. Braslia, 1991. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ CCIVIL/leis/L8159.htm>. Acessada em: 10 dez. 2007.

130

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

. Lei N. 8.429, de 2 de junho de 1992. Dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias. Braslia, 1992. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L8429. htm>. Acessada em: 10 dez. 2007 . Lei N. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o Art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias. Braslia: 1993. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/ L8666cons.htm>. Acessada em: 10 dez. 2007. . Lei N. 9.452, de 20 de maro de 1997. Determina que as Cmaras Municipais sejam obrigatoriamente noticadas da liberao de recursos federais para os respectivos Municpios e d outras providncias. Braslia: 1997. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/ LEIS/L9452.htm >. Acessada em: 10 dez. 2007. . Lei No 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos. 182 e 183 da Constituio Federal, estabelece diretrizes gerais da poltica urbana e d outras providncias. Braslia: 2001. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10257. htm>. Acessado em: 10 dez. 2007. . Decreto N. 4.923, de 18 de dezembro de 2003. Dispe sobre o Conselho de Transparncia Pblica e Combate Corrupo, e d outras providncias. Braslia: 2003. Disponvel em: <http://legislacao. planalto.gov.br>. Acessada em: 10 dez. 2007. . Decreto N. 5.482, de 30 de junho de 2005. Dispe sobre a divulgao de dados e informaes pelos rgos e entidades da administrao pblica federal, por meio da Rede Mundial de Computadores - Internet. Braslia: 2005. Disponvel em: <http://legislacao.planalto.gov.br>. Acessada em: 10 dez. 2007. . Lei N. 11.111, de 5 de maio de 2005. Regulamenta a parte nal do disposto no inciso XXXIII do caput do Art. 5 da Constituio Federal e d outras providncias. Braslia: 2005a. Disponvel em: < http:// www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11111.htm>. Acessada em: 10 dez. 2007. CAPOBIANCO, E.; ABRAMO, C. W. O combate corrupo. In: PINSKY, J. (org.). Prticas de cidadania. So Paulo: Contexto, 2003. CAPRA, F. O tao da fsica. So Paulo: Cultrix, 1983. CASTELLS, M. A galxia Internet: reexes sobre a Internet, negcios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

131

CINTRA, R. O processo de tomada de decises em poltica externa: a importncia dos Lobbies. Cadernos CEDEC. n. 72. maio/2005. DAHER, M. P. Ao popular. Jus Navigandi, Teresina, ano 4, n. 41, maio 2000. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto. asp?id=352>. Acessado em: 10 jul. 2008. DRAPER, S. W. The hawthorne, Pygmalion, placebo and other effects of expectation. Department of Psychology. University of Glasgow. Disponvel em: <http://www.psy.gla.ac.uk/~steve/hawth.html>. Acessado em: 10 nov. 2007. DRUCKER, P. F. Administrando em tempos de grandes mudanas. So Paulo: Pioneira, Publifolha, 1999. . Sociedade ps-capitalista. So Paulo: Pioneira, Publifolha. 1999a. DUPAS, G. Tenses vontemporneas entre pblico e privado. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 124, p. 33-42, jan./abr. 2005. ECCLESTONE, A. Freedom of information: an electronic window onto government. In: LIBERTY (The National Council for Civil Liverties). Liberating cyberspace: civil liberties, human rights and the Internet. London: Pluto Press, 1999. EIGEN, P. Prefcio. In: SPECK, B. W. (org.). Caminhos da transparncia: anlise dos componentes de um sistema nacional de integridade. Campinas: Unicamp, 2002, p.11-13. EURO: European Commission Directorate General for Information Society and Media. The user challenge, benchmarking the supply of online public services. 7th measurement. [S.l.]: set. 2007. Preparado por: Capgemini EVANS, P.; WURSTER, T. S. Blown to bits: how the new economics of information transforms strategy. Boston: Harvard Business School Press, 1999. FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FONSECA, F.; ANTUNES, F.; SANCHES, O. Os controles internos. In: SPECK, B. W. (org.). Caminhos da transparncia: anlise dos componentes de um sistema nacional de integridade. Campinas: Unicamp, 2002, p. 29-50. FORAY, D., LUNDVALL B. A. The knowledge-based economy: from the economics of knowledge to the learning economy. In: Oecd documents: employment and growth in the knowledge-based economy. Paris: OECD. 1996, pp.11-32. FOWLER, M. B. Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais. Caderno do MPPR. Vol. 3,

132

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

n.8. Curitiba, out. 2000. Disponvel em <http://folio.mp.pr.gov.br/ CGI-BIN/om_isapi.dll?clientID=131371&hitsperheading=on&inf obase=mp_cad_mp.nfo&record={4766}&softpage=Document42> Acessado em: jan. de 2008 FREIRE, M. I. A responsabilidade social da Cincia da Informao na perspectiva da conscincia possvel. DataGramaZero Revista de Cincia da Informao, v.5, n. 1, fev.2004 FREY, K.; CEPIK, M.; VAZ, J. C.; EISENBERG, J.; FOWLER, M. B.; ASSUMPO, R. O. O acesso informao. In: SPECK, Bruno Wilhelm (org). Caminhos da transparncia: anlise dos componentes de um sistema nacional de integridade. Campinas: Unicamp, 2002. GONZAGA, A.; RANGEL, R. Cidadania, municpio e movimentos sociais: o caso do municpio de Vitria. Revista de Administrao Pblica. Rio de Janeiro, v. 30, n. 4, p. 5-21, jul./ago. 1996. GUERREIRO, E. P. Cidade digital: infoincluso social e tecnologia em rede. So Paulo: Senac, 2006. HABERMAS, J. Mudana estrutural da esfera pblica: investigao quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. MINGHELLI, M. Oramento participativo: uma leitura jurdico-poltica. Canoas: Editora da Ulbra, 2005. HAMBLETON, R. Modernising political management in local government. Urban Studies, vol. 37, n. 5-6, p.931-950, 2000. HAWKINS, D.T. Information science abstracts: tracking the literature of information science. Part 1: denition and map. Journal of the American Society for Information Science and Technology, vol. 52, pp. 44-54. 2001. INDICADOR. In: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO CARNEIRO INEP. Thesaurus Brasileiro da Educao. 2008. Disponvel em: <http://www.inep. gov.br/pesquisa/thesaurus/default.htm>. Acesso em: 19 fev. 2008. INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO CARNEIRO. Avaliao de cursos de graduao: instrumento. Braslia, maio 2006. Disponvel em: <http:// sesu.inep.gov.br/download/condicoes_ensino/2006/instrumento_25_ abril_2006.pdf>. Acessado em: 12 fev. 2008. ISO - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION - ISO 11620: 1998(F); Information et Documentation Indicateurs de performance des bibliothques. Genebra: ISO, 1998. Disponvel em: <www.iso.org> Acessado em: jun. 2005.

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

133

. ISO 20000: Information technology, service management. Disponvel em:<www.iso.org>. Acessado em: 15 dez. 2007. KINBALL, R. The data warehouse toolkit: practical techniques for building dimensional data warehouses. Nova York: John Wiley & Sons, 1996. LE COADIC, Y.-F. A cincia da informao. Braslia: Briquet de Lemos/ Livros, 1996. LVY, P. A inteligncia coletiva: por uma antropologia do ciberespao. Loyola: So Paulo. 1998. MALTA,C. Prticas cidads para uma nova cidade. In. PINSKY, J. (org.). Prticas de cidadania. So Paulo: Contexto, 2003. MENEZES, A. de. Teoria geral do Estado. Atualizao por Jos Lindoso. 8 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. MINGHELLI, M. Oramento participativo: uma leitura jurdico-poltica. Canoas: Editora da Ulbra, 2005. MORIN, E. Introduo ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. PAIVA, . R. O pblico, o privado e a cidadania possvel: a construo do espao pblico brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2001. PINSKY, J. (org.). Prticas de cidadania. So Paulo: Contexto, 2003. RESENDE, F. A comunicao social e o espao pblico contemporneo. ALCEU - Revista de Comunicao, Cultura e Poltica. Rio de Janeiro: PUC, v.5, n.10, p. 129- 145, jan./jun. 2005. ROBREDO, J. Da cincia da informao revisitada: aos sistemas humanos de informao. Braslia: Thesaurus Editora, 2003. SANTANA, R. C.G. Unidades de conhecimento: fatores e mtricas. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao), Faculdade de Filosoa e Cincias, campus de Marlia, Unesp, 2002. SO PAULO. Sesso de abertura da Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo, 2008. Disponvel em <http://www.al.sp.gov.br>. Acessado em: 01 nov. 2008. SAYO, L. F. Modelos tericos em cincia da informao abstrao e mtodo cientco. Cincia da informao, vol. 30, n. 1, Braslia, jan./ abr. 2001. SILVA, P. Vocabulrio jurdico. 2 ed. eletrnica (CD-ROM). Rio de Janeiro: Forense, 2001. SIMES, R. P. Relaes pblicas e micropolticas. So Paulo: Summus, 2001. SZKLAROWSKY, L. F. Licitaes e contratos pblicos. Braslia, 2002. Disponvel em <http://www.geocities.com/Athens/9100>. Acessado em: 10 dez. 2007.

TCESP TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO. Manual bsico: remunerao dos agentes polticos municipais. 3. ed. So Paulo: Imprensa Ocial do Estado de So Paulo, 2007. WERSIG, G.; NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist. v.9, n.4, 1975.

APNDICES

APNDICE A QUADROS DE INDICADORES


E SEUS CRITRIOS

1. Acesso a informao
1.1. Informaes Financeiras 1.1.1. Oramento
1.1.1.1. Plano Plurianual PPA Divulgao do PPA e possibilidade de envio e recebimento de informaes pelos usurios por meio da Internet. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso ao PPA no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso ao PPA foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso ao PPA foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso ao PPA atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes ao PPA. Nvel 4: O acesso ao PPA e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso ao PPA, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

138

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.1.1.2. Lei de Diretrizes Oramentrias LDO Divulgao da LDO e possibilidade de envio e recebimento de informaes pelos usurios por meio da Internet. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso LDO no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso LDO foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso LDO foi encontrado no endereo ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma clara no endereo ocial. Nvel 3: O acesso LDO atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes LDO. Nvel 4: O acesso LDO e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso LDO, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

139

1.1.1.3. Lei Oramentria Anual LOA Divulgao da LOA e possibilidade de envio e recebimento de informaes pelos usurios por meio da Internet. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso LOA no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso LOA foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso LOA foi encontrado no endereo ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma clara no endereo ocial. Nvel 3: O acesso LOA atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes a LOA. Nvel 4: O acesso LOA e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso LOA, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

140

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.1.2. Receitas
1.1.2.1. Tributos Arrecadados Informaes claras e acessveis sobre os recursos obtidos por meio da arrecadao de tributos e outras fontes de arrecadao sob responsabilidade da administrao municipal. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso s receitas provenientes de tributos e outras fontes sob responsabilidade de arrecadao direta pela administrao municipal no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: O acesso a dados sobre os Tributos Arrecadados foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: O acesso a dados sobre os Tributos Arrecadados foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a dados sobre os Tributos Arrecadados atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos tributos arrecadados. Nvel 4: O acesso a dados sobre os Tributos Arrecadados e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a dados sobre os Tributos Arrecadados, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

141

1.1.2.2. Recursos Recebidos Informaes claras e acessveis sobre os recursos obtidos por meio de repasses de outras esferas da administrao pblica (estadual ou federal). Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso s receitas provenientes de repasses de outras esferas da administrao pblica pela administrao municipal no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: O acesso a dados sobre Recursos Recebidos foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: O acesso a dados sobre Recursos Recebidos foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a dados sobre Recursos Recebidos atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos recursos recebidos. Nvel 4: O acesso a dados sobre os Recursos Recebidos e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a dados sobre os Recursos Recebidos, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

142

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.1.3. Despesas
1.1.3.1. Pagamentos efetivados pela administrao pblica municipal Disponibilizao de informaes sobre os pagamentos efetivados pela administrao pblica municipal, detalhadas por nveis que possam facilitar a anlise e acompanhamento dos pagamentos realizados (funo/subfuno, grupos de despesas, secretarias) Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso aos pagamentos efetuados no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso aos dados sobre pagamentos efetuados foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso aos dados sobre pagamentos efetuados foi encontrado pelo stio oficial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso aos dados sobre pagamentos efetuados atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos pagamentos efetuados. Nvel 4: O acesso aos dados sobre pagamentos efetuados e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso aos dados sobre pagamentos efetuados, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

143

1.1.3.2. Recursos Repassados Disponibilizao de informaes sobre operaes de descentralizao de recursos oramentrios em favor de pessoas naturais ou de organizaes no governamentais de qualquer natureza. Espera-se que estes dados estejam disponibilizados divididos por perodo e apresentem ainda informaes detalhadas sobre os benecirios destes recursos, com respectivos convnios e ou justicativas do repasse. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre recursos repassados no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio oficial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre recursos repassados foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre recursos repassados foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre recursos repassados atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes recursos repassados. Nvel 4: O acesso a informaes sobre recursos repassados e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre recursos repassados, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

144

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.2. Aquisies
1.2.1. Compras Disponibilizao de informaes sobre as compras realizadas, com o maior volume possvel de detalhes para que se possa acompanhar desde a questo dos itens e destinao das aquisies at sobre a questo do preo pago. Espera-se que os dados sejam disponibilizados divididos por perodo, em pelo menos dois nveis para anlise e com informaes sobre os respectivos fornecedores e informaes detalhadas sobre os produtos adquiridos de tal forma que seja possvel comparao de preos no mercado. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre as compras realizadas no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio oficial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre as compras realizadas foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre as compras realizadas foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre as compras realizadas atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes s compras. Nvel 4: O acesso a informaes sobre as compras realizadas e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre as compras realizadas, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

145

1.2.2. Licitaes Disponibilizao de informaes sobre as licitaes em andamento e sobre as j encerradas com informaes sobre participaes e respectivos resultados. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre as licitaes no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre as licitaes foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre as licitaes foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre as licitaes atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes s licitaes. Nvel 4: O acesso a informaes sobre as licitaes e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre as licitaes, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

146

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.2.3. Contratos e seus aditivos Informaes sobre os contratos firmados pela prefeitura, bem como seus respectivos aditivos (quando houver), com nvel de detalhes que permita o acompanhamento e controle desses contratos. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre os contratos rmados no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio oficial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre os contratos rmados foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre os contratos rmados foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre os contratos rmados atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos contratos. Nvel 4: O acesso a informaes sobre os contratos rmados e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre os contratos rmados, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

147

1.3. Ofertas de Emprego


1.3.1. Oportunidades de Emprego Acesso s oportunidades de empregos oferecidos pela administrao municipal, seja por concurso, seja por outro processo. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre oportunidades de emprego pblico na administrao municipal no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre oportunidades de emprego pblico na administrao municipal foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre oportunidades de emprego pblico na administrao municipal foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre oportunidades de empregos atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes s oportunidades de emprego. Nvel 4: O acesso a informaes sobre oportunidades de empregos e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre oportunidades de empregos, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes e principalmente sobre novas oportunidades. Endereo Data de Acesso:

148

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.3.2. Concursos Disponibilizao de informaes sobre concursos previstos, em andamento e concludos e informaes complementares como textos das provas, gabaritos e listas de aprovados. Espera-se, ainda, a disponibilizao de opo para inscrio para participao. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre concursos oferecidos pela administrao municipal no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre concursos oferecidos pela administrao municipal foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre concursos oferecidos pela administrao municipal foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre concursos oferecidos pela administrao municipal atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos concursos. Nvel 4: O acesso a informaes sobre concursos oferecidos pela administrao municipal e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre concursos oferecidos pela administrao municipal, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

149

1.3.3. Contratao de Pessoal Disponibilizao de informaes sobre processos de contratao de pessoal pela administrao pblica municipal, incluindo o processo de seleo, especicaes sobre o cargo preenchido e forma de contratao. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre a contratao de funcionrios pela administrao municipal no stio oficial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre a contratao de funcionrios pela administrao municipal foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre a contratao de funcionrios pela administrao municipal foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre contratao de pessoal pela administrao municipal atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes s contrataes. Nvel 4: O acesso a informaes sobre contratao de pessoal pela administrao pblica municipal e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre contratao de pessoal pela administrao pblica municipal, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

150

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.4. Dados sobre o municpio


1.4.1. Plano Diretor Aprovado por lei municipal, o Plano Diretor o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana, portanto deve ter garantido em seu processo de elaborao e na fiscalizao de sua implementao a publicidade quanto aos documentos e informaes produzidos, bem como o acesso de qualquer interessado aos documentos e informaes produzidos. (Brasil, 2001) Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso ao Plano Diretor no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: O acesso ao Plano Diretor foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso ao Plano Diretor foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso ao Plano Diretor atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes ao Plano Diretor. Nvel 4: O acesso ao Plano Diretor e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso ao Plano Diretor, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

151

1.4.2. Instrumentos relativos Poltica Urbana Publicidade quanto aos documentos e informaes produzidos, bem como o acesso de qualquer interessado aos documentos, visto que se considera razovel a disponibilizao de pelo menos 5 dos 26 itens identicados no captulo 2, no tpico Divulgando dados sobre o municpio do texto sobre este modelo. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso aos instrumentos relativos Poltica Urbana no stio oficial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: O acesso aos instrumentos relativos Poltica Urbana foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso aos instrumentos relativos Poltica Urbana foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso aos instrumentos relativos Poltica Urbana atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos instrumentos. Nvel 4: O acesso aos instrumentos relativos Poltica Urbana e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso ao instrumentos relativos Poltica Urbana, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

152

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.4.3. Estrutura
1.4.3.1. Funcionrios, alocao e organograma Disponibilizao de informaes sobre o organograma, sobre a fora de trabalho disponvel administrao pblica municipal, bem como a alocao dos funcionrios e cargos. Espera-se ainda que sejam disponibilizados nomes dos funcionrios que ocupam cargos estratgicos e que sejam responsveis por interagir com elementos externos, sejam eles muncipes, visitantes ou mesmo empresas, incluindo ainda forma de contat-los, como ramais e ou endereos eletrnicos especcos. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre os funcionrios da prefeitura no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre os funcionrios da prefeitura foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre os funcionrios da prefeitura foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre os funcionrios da prefeitura atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos funcionrios. Nvel 4: O acesso a informaes sobre os funcionrios da prefeitura e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre os funcionrios da prefeitura, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

153

1.4.3.2. Mquinas e Equipamentos disponveis Disponibilizao de informaes sobre as mquinas e equipamentos que a prefeitura possui, sua situao atual e preferencialmente sua alocao em projetos ou obras especcas. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre as mquinas e equipamentos da prefeitura no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre as mquinas e equipamentos da prefeitura foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre as mquinas e equipamentos da prefeitura foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre as mquinas e equipamentos da prefeitura atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos equipamentos disponveis. Nvel 4: O acesso a informaes sobre as mquinas e equipamentos da prefeitura e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre as mquinas e equipamentos da prefeitura, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

154

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.4.3.3. Imveis disposio


1.4.3.3.1. Imveis Prprios Disponibilizao de informaes sobre os imveis pertencentes prefeitura, sua situao atual e sua utilizao atual. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre os imveis que pertencem prefeitura no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre os imveis que pertencem prefeitura foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre os imveis que pertencem prefeitura foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre os imveis que pertencem prefeitura atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos imveis. Nvel 4: O acesso a informaes sobre os imveis que pertencem prefeitura e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre os imveis que pertencem prefeitura, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

155

1.4.3.3.2. Imveis Alocados Disponibilizao de informaes sobre os imveis alocados pela prefeitura, sua situao atual, valor e prazo de locao e sua utilizao. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre os imveis alocados pela prefeitura no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre os imveis alocados pela prefeitura foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre os imveis alocados pela prefeitura foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre os imveis alocados pela prefeitura atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos imveis alocados. Nvel 4: O acesso a informaes sobre os imveis alocados pela prefeitura e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre os imveis alocados pela prefeitura, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

156

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.4.4. Calendrio Municipal


1.4.4.1. Eventos Culturais Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre eventos culturais do municpio no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre eventos culturais do municpio foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre eventos culturais do municpio foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre eventos culturais do municpio atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos eventos. Nvel 4: O acesso a informaes sobre eventos culturais do municpio e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre eventos culturais do municpio, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

157

1.4.4.2. Eventos Esportivos Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre eventos esportivos do municpio no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre eventos esportivos do municpio foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre eventos esportivos do municpio foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre eventos esportivos do municpio atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes aos eventos esportivos. Nvel 4: O acesso a informaes sobre eventos esportivos do municpio e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre eventos esportivos do municpio, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

158

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

1.4.4.3. Campanhas e atividades especiais Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre campanhas e atividades especiais do municpio no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre campanhas e atividades especiais do municpio foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre campanhas e atividades especiais do municpio foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informaes sobre campanhas e atividades especiais do municpio atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes s campanhas. Nvel 4: O acesso a informaes sobre campanhas e atividades especiais do municpio e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre campanhas e atividades especiais do municpio, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

159

1.5. Legislao Disponibilizao de legislao municipal e de outras esferas, porm relevantes administrao municipal. Nvel 0: No foi encontrada referncia para acesso a informaes sobre legislao no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Um acesso a informaes sobre legislao foi encontrado somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Um acesso a informaes sobre legislao foi encontrado pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: O acesso a informao sobre legislao atende aos requisitos do nvel 2 e est disponvel opo para envio de informaes pelo usurio (dvidas, crticas, sugestes) pertinentes legislao. Nvel 4: O acesso a informaes sobre legislao e a possibilidade de envio de informaes atende ao nvel 3 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a informao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Nvel 5: O acesso a informaes sobre legislao, a possibilidade de envio de informaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 4 e est disponvel o conjunto de informaes enviadas pelos usurios, as respectivas respostas e existe a possibilidade do cidado cadastrar um e-mail para receber atualizaes sobre estas informaes. Endereo Data de Acesso:

160

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

2. Servios
2.1. Solicitao de Documentos 2.1.1.Alvars
2.1.1.1. Alvar de Funcionamento Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de alvar de funcionamento no stio oficial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de alvar de funcionamento foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de alvar de funcionamento foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de alvar de funcionamento atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de alvar de funcionamento atende ao nvel 3 e disponibiliza acompanhamento de solicitaes realizadas por outros usurios, com informaes como: data de entrada e de atendimento e situao da solicitao. Nvel 5: A opo de envio de solicitao de alvar de funcionamento atende ao nvel 4 e possibilita envio posterior de informaes atualizadas sobre esta funcionalidade especca via mensagem eletrnica para o endereo a ser informado pelo cidado. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

161

2.1.1.2. Alvar de Construo Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de alvar de construo no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de alvar de construo foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de alvar de construo foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de alvar de construo atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de alvar de construo atende ao nvel 3 e disponibiliza acompanhamento de solicitaes realizadas por outros usurios, com informaes como: data de entrada e de atendimento e situao da solicitao. Nvel 5: A opo de envio de solicitao de alvar de construo atende ao nvel 4 e possibilita envio posterior de informaes atualizadas sobre esta funcionalidade especca via mensagem eletrnica para o endereo a ser informado pelo cidado. Endereo Data de Acesso:

162

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

2.1.1.3. Alvar de Publicidade Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de alvar de publicidade no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de alvar de publicidade foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de alvar de publicidade foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de alvar de publicidade atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de alvar de publicidade atende ao nvel 3 e disponibiliza acompanhamento de solicitaes realizadas por outros usurios, com informaes como: data de entrada e de atendimento e situao da solicitao. Nvel 5: A opo de envio de solicitao de alvar de publicidade atende ao nvel 4 e possibilita envio posterior de informaes atualizadas sobre esta funcionalidade especca via mensagem eletrnica para o endereo a ser informado pelo cidado. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

163

2.1.2. Certides
2.1.2.1. Negativa de Tributos Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de certido negativa de tributos no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de certido negativa de tributos foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de certido negativa de tributos foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de certido negativa de tributos atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de certido negativa atende ao nvel 3 e disponibiliza acompanhamento de solicitaes realizadas por outros usurios, com informaes como: data de entrada e de atendimento e situao da solicitao. Nvel 5: A opo de envio de solicitao de certido negativa atende ao nvel 4 e possibilita envio posterior de informaes atualizadas sobre esta funcionalidade especca via mensagem eletrnica para o endereo a ser informado pelo cidado. Endereo Data de Acesso:

164

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

2.1.2.2. Valor Venal Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de certido de valor venal no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de certido de valor venal foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de certido de valor venal foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de certido de valor venal atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de certido de valor venal atende ao nvel 3 e disponibiliza acompanhamento de solicitaes realizadas por outros usurios, com informaes como: data de entrada e de atendimento e situao da solicitao. Nvel 5: A opo de envio de solicitao de certido de valor venal atende ao nvel 4 e possibilita envio posterior de informaes atualizadas sobre esta funcionalidade especca via mensagem eletrnica para o endereo a ser informado pelo cidado. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

165

2.2. Solicitao de Servios


2.2.1. Solicitao de Servios de gua Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de servios de gua no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de servios de gua foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de servios de gua foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de servios de gua atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de servios de gua e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma (la) e os respectivos retornos (respostas). Nvel 5: A opo de envio de solicitao de servios de gua atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre o atendimento e servio prestado de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

166

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

2.2.2. Solicitao de Servios de Luz e Energia Eltrica Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de servios de luz no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de servios de luz foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de servios de luz foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de servios de luz atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de servios de luz e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma (la) e os respectivos retornos (respostas). Nvel 5: A opo de envio de solicitao de servios de luz atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre o atendimento e servio prestado de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

167

2.2.3. Solicitao de Servios de Esgoto Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de servios de esgoto no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de servios de esgoto foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de servios de esgoto foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de servios de esgoto atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de servios de esgoto e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma (la) e os respectivos retornos (respostas). Nvel 5: A opo de envio de solicitao de servios de esgoto atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre o atendimento e servio prestado de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

168

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

2.2.4. Solicitao de Servios de Coleta de Lixo (domiciliar, industrial, hospitalar) Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de servios de coleta de lixo no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de servios de coleta de lixo foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de servios de coleta de lixo foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de servios de coleta de lixo atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de servios de coleta de lixo e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma (la) e os respectivos retornos (respostas). Nvel 5: A opo de envio de solicitao de servios de coleta de lixo atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre o atendimento e servio prestado de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

169

2.2.5. Solicitao de Servios de Manuteno (poda de rvores, tapa de buracos, etc.) Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de servios de manuteno no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio oficial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de servios de manuteno foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de servios de manuteno foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de servios de manuteno atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de servios de manuteno e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma (la) e os respectivos retornos (respostas). Nvel 5: A opo de envio de solicitao de servios de manuteno atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre o atendimento e servio prestado de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

170

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

2.3. Consulta ao Procon Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de consulta ao Procon no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de consulta ao Procon foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de consulta ao Procon foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de consulta ao Procon atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de consulta ao Procon e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma e os respectivos retornos (respostas). Nvel 5: A opo de envio de solicitao de consulta ao Procon atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre o atendimento prestado de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

171

2.4. Ouvidoria
2.4.1. Registro de Reclamaes Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de reclamaes no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de reclamaes foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de reclamaes foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de registro de reclamaes atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de registro de reclamaes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma e os respectivos retornos (resultados ou aes). Nvel 5: A opo de envio de solicitao de registro de reclamaes atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre os resultados obtidos de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

172

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

2.4.2. Registro de Denncias Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de denncias no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de denncias foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de denncias foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de registro de denncias atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de registro de denncias e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de solicitaes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma e os respectivos retornos (resultados ou aes). Nvel 5: A opo de envio de solicitao de registro de denncias atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre os resultados obtidos de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

TECNOLOGIA E GESTO PBLICA MUNICIPAL

173

2.5. Solicitao de informaes especcas Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de solicitao de informaes no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de solicitao de informaes foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de solicitao de informaes foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de solicitao de informaes atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de solicitao de informaes atende ao nvel 3 e disponibiliza acompanhamento de solicitaes realizadas por outros usurios, com informaes como: data de entrada e de atendimento e situao da solicitao. Nvel 5: A opo de envio de solicitao de informaes atende ao nvel 4 e possibilita envio posterior de informaes atualizadas sobre esta funcionalidade especca via mensagem eletrnica para o endereo a ser informado pelo cidado. Endereo Data de Acesso:

174

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

2.6. Caixa de Sugestes Nvel 0: No foi encontrada opo para envio de sugestes no stio ocial da prefeitura, em endereos secundrios referenciados pelo stio ocial e tambm no foram encontrados em processo de busca na Internet. Nvel 1: Uma opo para envio de sugestes foi encontrada somente em endereo secundrio, sem referncia explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 2: Uma opo para envio de sugestes foi encontrada pelo stio ocial da prefeitura ou em endereo secundrio referenciado de forma explcita no stio ocial da prefeitura. Nvel 3: A opo de envio de sugestes atende ao nvel 2 e existem informaes claras sobre o compromisso de retorno sobre a solicitao enviada com comprovao de recebimento e tempo previsto para resposta. Espera-se informao sobre o limite de tempo mximo para retorno. Nvel 4: A opo de envio de sugestes e o retorno por parte da administrao atendem aos requisitos do nvel 3 e est disponvel o conjunto de sugestes enviadas pelos usurios, a situao de cada uma e os respectivos retornos (resultados ou aes). Nvel 5: A opo de envio de sugestes atende aos requisitos do nvel 4, permite a troca de informaes entre os cidados e a administrao sobre os resultados obtidos de forma compartilhada, e existe a opo de cadastro de usurios para recebimento de informaes sobre atualizaes posteriores. Endereo Data de Acesso:

APNDICE B QUADRO DE STIOS MUNICIPAIS


ANALISADOS PARA IDENTIFICAO DE INDICADORES

Municpio Anpolis Andradina Aragaras

UF GO SP GO

Araguari Bertioga Bora Caapava Congonhas Cotia Cunha Dourados Indaiatuba Itajub Itu Marlia Mau Paraty

MG SP SP SP MG SP SP MS SP MG SP SP SP RJ

Paulnia

SP

Endereo do stio analisado www.anapolis.go.gov.br www.andradina.sp.gov.br www.portalpublico.com.br/pmaragarcas Obs.: o endereo www.aragarcas.go.gov.br no acessou durante a pesquisa. www.araguari.mg.gov.br www.bertioga.sp.gov.br www.bora.sp.gov.br www.cacapava.sp.gov.br www.congonhas.mg.gov.br www.cotia.sp.gov.br www.cunha.sp.gov.br www.dourados.ms.gov.br www.indaiatuba.sp.gov.br www.itajuba.mg.gov.br www.itu.sp.gov.br www.marilia.sp.gov.br www.maua.sp.gov.br www.pmparaty.rj.gov.br Obs.: o endereo www.paraty.rj.gov.br est sendo utilizado pela cmara municipal de Paraty www.paulinia.sp.gov.br Continua

176

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Continuao Municpio Penha Petrpolis Pompeia Rinpolis Rio de Janeiro Rio Verde UF SC RJ SP SP RJ GO Endereo do stio analisado www.penha.sc.gov.br www.petropolis.rj.gov.br www.pompeia.sp.gov.br www.rinopolis.sp.gov.br www.rio.rj.gov.br www.rioverdegoias.com.br Obs.: o endereo www.rioverdegoias.go.gov.br no acessou durante a pesquisa. www.saobentodosul.sc.gov.br www.serranegra.sp.gov.br www.taubate.sp.gov.br www.uberlandia.mg.gov.br www.vitoria.es.gov.br

So Bento do Sul Serra Negra Taubat Uberlndia Vitria

SC SP SP MG ES

APNDICE C PLANILHA BASE PARA LEVANTAMENTO DOS


DADOS

Continua

178

RICARDO CSAR GONALVES SANTANA

Continuao

SOBRE O LIVRO Formato: 14 x 21 cm Mancha: 23,7 x 42,5 paicas Tipologia: Horley Old Style 10,5/14 1 edio: 2009 EQUIPE DE REALIZAO Coordenao Geral Marcos Keith Takahashi

Вам также может понравиться