Вы находитесь на странице: 1из 3

1

STROBE Statement
STrengthening the Reporting of OBservational studies in Epidemiology

Item
Ttulo e Resumo 1

Coorte
Identifique o artigo como um estudo de coorte no ttulo ou no resumo

Caso-controle
Identifique o artigo como um estudo de caso-controle no ttulo ou no resumo

Transversal

Identifique o artigo como um estudo transversal no ttulo ou no resumo O Resumo deve ser a sntese informativa e estruturada do artigo, contemplando pontos fundamentais constantes deste checklist. Explique o fundamento cientfico e a razo para a investigao que est sendo relatada. Declare os objetivos especficos, incluindo qualquer hiptese que tenha sido anteriormente especificada. Apresente elementos fundamentais do desenho de estudo. Declare o propsito da pesquisa original, se o artigo um dentre vrios de um estudo em prosseguimento. Descreva contexto, locais e datas, definindo perodos de coleta de dados. a) Apresente critrios a) Apresente, para a) Apresente de incluso e de casos e controles critrios de excluso, fontes e separadamente, incluso e de mtodos de seleo critrios de incluso e excluso, fontes e de participantes. de excluso, fontes e mtodos de mtodos de seleo de seleo de participantes. participantes. b) Apresente perodos b) Apresente precisos e mtodos de critrios de acompnhamento. diagnstico para casos, e razo para escolha de controles. c) Para estudos emparelhados, apresente critrios de emparelhamento e nmero de controles para cada caso. Liste e defina claramente todas as variveis de interesse, indicando quais so vistas como dependentes (resultados, desfechos), ou independentes (variveis de exposio, explicativas, preditivas), bem como potenciais variveis de confuso e variveis modificadoras de efeito.

INTRODUO Fundamentao e marco lgico/terico Objetivos MTODO Desenho de estudo Contexto

2 3

4 5

Participantes

Variveis de interesse

Medidas

8*

Vieses Tamanho da amostra

9 10

Mtodos estatsticos

11

Variveis quantitativas

12

Financiamento RESULTADOS

13

a) Para cada varivel de interesse d detalhes de mtodos de avaliao (medida) b) Se aplicvel, descreva a comparabilidade de mtodos de avaliao entre grupos. Descreva todas as medidas tomadas para abordar potenciais fontes de vieses (bias). Descreva a razo para o tamanho da populao de estudo, incluindo consideraes prticas e estatsticas. a) Descreva todos os mtodos estatsticos utilizados, incluindo aqueles usados para controlar confundimento. b) Descreva o b) Descreva como foi b) Descreva tratamento adotado feito o como qualquer para perda de emparelhamento de efeito do desenho acompanhamento de casos e controles, e o de estudo e dados casos (follow-up) e tratamento adotado ausentes foram dados ausentes. para dados ausentes. tratados. c) Se aplicvel, descreva mtodos utilizados para anlises de subgrupos e anlises de sensibilidade. a) Explique como foram analisadas variveis quantitativas, por exemplo, quais agrupamentos (estratificaes) foram escolhidos e por que. b) Apresente resultados de anlises contnuas (variveis cruas), assim como de anlises agrupadas (variveis transformadas), se for apropriado. Apresente a fonte de financiamento e o papel do(s) financiador(es) para o presente estudo e, se aplicvel, para o estudo original no qual o presente artigo baseado. a) Informe o nmero de indivduos em cada fase do estudo, por exemplo: nmero de casos potencialmente elegveis, quantos foram trabalhados pelo critrio de elegibilidade, quantos foram efetivamente confirmados como elegveis, quantos foram includos no estudo, quantos completaram seguimento no tempo, e quantos foram finalmente analisados. b) Apresente as razes para no-participao em cada etapa. c) Um diagrama de fluxo recomendvel. d) Relate datas definindo perodos de recrutamento. e) Em estudos emparelhados, apresente a distribuio do nmero de controles para cada caso. a) D caractersticas dos participantes de estudo (por exemplo, demogrficas, clnicas, sociais) e informao sobre exposies e potenciais confundimentos. b) Indique para cada varivel de interesse a completude dos dados.

Participantes

14*

Dados descritivos

15*

D tal informao separadamente para casos e controles, e se aplicvel para expostos e no-

expostos em estudos de coorte e estudos transversais.

Dados de desfecho

16*

Resultados principais

17

Outras anlises DISCUSSO Achados centrais

18

c) Resuma a mdia e total de casos acompanhados, definindo datas de seguimento (followup). Relate o nmero de Relate nmeros em Relate o nmero eventos de desfecho cada categoria de de eventos de ou resuma as medidas exposio. desfecho ou com o passar do resuma as tempo. medidas. a) D medidas de associao no-ajustadas e ajustadas para confundimento, e a preciso das mesmas (por exemplo, intervalos de confiana de 95%). Torne claro quais variveis de confuso foram ajustados e em que base elas foram includos e outras no. b) Para comparaes que usam categorias derivadas de variveis quantitativas, informe a gama de valores ou valor mediano em cada grupo. c) Traduza medidas relativas em diferenas absolutas, para um perodo de risco significante que no v alm da gama de valores dos dados. d) Relate resultados padronizados para distribuies de variveis de confuso e modificadoras de efeito, para populaes realisticamente trabalhadas. Relate qualquer outra anlise executada, por exemplo anlises de subgrupos e anlises de sensibilidade. Resuma resultados fundamentais com referncia hiptese do estudo. a) Discuta limitaes do estudo, levando em considerao potenciais fontes de vieses ou imprecises, e problemas que poderiam surgir da multiplicidade de anlises, exposies e resultados. Discuta direo e magnitude de qualquer vis potencial. b) Considere que a discusso de limitaes no deve ser usada como um substituto para anlises quantitativas de sensibilidade. Discuta a generalizao (validade externa) dos achados do estudo. D uma cautelosa interpretao global dos resultados, no contexto da evidncia atual e limitaes do estudo, prestando ateno na possibilidade de interpretaes alternativas.

19

Limitaes

20

Generalizao Interpretao

21 22

Вам также может понравиться