Вы находитесь на странице: 1из 5

Direito Internacional Pblico Roteiro (Prof.

Gabriel Prado Leal)

b) Monismo nacionalista: prega a primazia do direito interno, com fundamento na soberania dos Estados. Considerando a insuficincia das teorias dualista e monista para explicar a complexa relao entre as normas de direito interno e internacional, a doutrina vem apresentando propostas alternativas. Com relao aos Direitos Humanos, por exemplo, vrios autores defendem que, diante de um conflito entre normas internacionais e internas, dever prevalecer aquela que seja mais favorvel vtima/indivduo ou que melhor promova o princpio da dignidade da pessoa humana. Fontes do DIP. O Estatuto da Corte Internacional de Justia (ECIJ, art. 38) estabelece as seguintes fontes de DIP: Fontes primrias: tratados, costumes e princpios gerais de direito. Fontes auxiliares: doutrina e jurisprudncia. O art. 38 ainda faz referncia equidade, dizendo que ela pode ser aplicada desde que as partes concordem. entendimento majoritrio na doutrina de que no h hierarquia entre as fontes de DIP (ao menos entre as constantes no art. 38 do ECIJ). Assim, por exemplo, um tratado pode revogar um costume e vice-versa. O ECIJ no esgota todas as fontes de DIP (o rol no taxativo). Na verdade, a dinmica das relaes internacionais demanda o recurso cada vez maior a outras fontes adicionais. Por isso, a doutrina mais atual vem apontando tambm, como fontes, a analogia, os atos unilaterais dos Estados, as decises das organizaes internacionais e o soft law. Tratados Internacionais. Formao dos tratados: a) Negociao e assinatura (fase externa): segundo a CF, a competncia para negociar e assinar tratados internacionais privativa do Presidente da Repblica (art. 84, VIII). Porm, um decreto atualmente autoriza o Ministro das Relaes Exteriores a exercer essa atribuio. b) Referendo do Congresso Nacional (fase interna): aps a assinatura perante a comunidade internacional, o texto do tratado encaminhado ao Congresso Nacional, onde dever ser aprovado por meio de decreto legislativo. c) Ratificao (fase externa): Aps a aprovao do Congresso, o Presidente da Repblica poder (ato discricionrio) ratificar o tratado, por meio de instrumento de ratificao dirigido aos demais signatrios do acordo ou ao seu depositrio. A partir da ratificao, o tratado passa a vigorar no mbito internacional. d) Promulgao e publicao (fase interna): realizadas pelo Presidente da Repblica, por meio de decreto, com o objetivo de determinar a executoriedade do tratado no mbito interno.

Ramos do Direito Internacional: Direito Internacional Pblico (DIP): tem por objeto as regras e princpios inerentes s relaes entre os sujeitos do DIP (regula a sociedade internacional). Vale lembrar que o entendimento clssico referente sociedade internacional (que englobava apenas os Estados e as organizaes internacionais) sofreu importantes mudanas ao longo do sculo XX. Hoje, boa parcela da doutrina considera relevante, para efeito do DIP, a atuao de outros atores, como os indivduos e empresas transnacionais. So caractersticas da sociedade internacional: (a) descentralizao, uma vez que no existe organizao institucional superior aos Estados; (b) coordenao, pois no h subordinao, mas sim uma coordenao de interesses entre os seus membros; e (c) igualdade jurdica, haja vista que a relao entre os Estados pautada pelo carter paritrio, ainda que se possa cogitar de uma desigualdade de fato (apesar de formalmente iguais, no h dvida que os Estados Unidos exercem um peso muito maior nas relaes internacionais do que o Haiti, por exemplo). Direito Internacional Privado: tem por objeto o conflito de leis no espao em relao ao direito privado. Direito Comunitrio: regula as relaes de integrao regional (blocos regionais como o Mercosul e a Unio Europia). Fundamento do DIP. Teoria voluntarista (ou subjetivista): as normas de DIP so obrigatrias porque os Estados expressaram livremente sua vontade em faz-lo, de forma expressa (por meio de tratados) ou tcita (pela aceitao dos costumes). Teoria objetivista: o DIP decorre da existncia de valores, princpios ou regras de importncia extrema para a existncia e desenvolvimento da sociedade internacional, de modo que a vontade dos Estados irrelevante. O Direito Internacional e o Direito Interno (relao). Teoria dualista: o direito interno e o direito internacional representam duas ordens jurdicas distintas e totalmente independentes. Teoria monista: parte da premissa que existe apenas uma ordem jurdica, com normas internacionais e internas, interdependentes entre si. Divide-se, basicamente, em duas correntes: a) Monismo internacionalista: o DIP prevalece sobre o direito interno. a teoria adotada pelo art. 27 da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969.

e) Depsito (ou registro) (fase externa): o tratado dever ser arquivado no Secretariado Geral da ONU, sob pena de ineficcia perante os rgos da ONU (contudo, ainda que ausente o registro, o tratado eficaz em relao aos signatrios). Hierarquia dos tratados:
Matria Tratado em matria comum Tratado sobre direitos humanos Forma do Referendo (Processo Legislativo) Decreto Legislativo Decreto Legislativo Emenda Constitucional (art. 5, 3, CF) Congresso Nacional (maioria simples) Congresso Nacional (maioria simples) Votao nas duas casas, em dois turnos, com aprovao por 3/5 dos votos Hierarquia do tratado Norma federal infraconstitucional Norma supralegal

a) Viso clssica: imunidade absoluta. b) Viso Moderna: diviso entre atos de imprio e atos de gesto. Os atos de imprio, que so aqueles praticados pelos Estados no exerccio tpico de sua soberania (ex.: concesso de visto) ainda possuem imunidade absoluta. J os atos de mera gesto (ex.: contratao de pessoal de limpeza) podem ser submetidos apreciao judicial. Note-se que mesmo para os atos de imprio, a imunidade pode ser, no caso concreto, renunciada pelo Estado que a possui. Segundo a posio predominante no Brasil, os atos de gesto no possuem imunidade em relao ao processo de conhecimento. No entanto, com relao execuo, a imunidade absoluta (STF ACO 543), s podendo ocorrer o processo executivo se o Estado renunci-la. Tal renncia precisa ser especfica para a execuo, no bastando eventual renncia realizada no mbito do processo de conhecimento. Organizaes Internacionais: o tema da imunidade das OIs bastante polmico e est sendo discutido pelo STF no RE 578.543, ainda pendente de julgamento. Por hora, a posio majoritria do TST no sentido da imunidade absoluta, a no ser que haja disposio contrria em tratado ou renncia expressa imunidade. Privilgios e Imunidades Diplomticas. Imunidade diplomtica: Trata-se de uma modalidade de imunidade de jurisdio relativa ao agente diplomtico. So extensivas famlia e aos dependentes do diplomata, mas podem ser objeto de renncia por parte do Estado acreditante (e no por parte do agente). A imunidade no exime o diplomata de observar as normas locais, e tambm no exclui a jurisdio do Estado de origem (ex.: o diplomata francs pode ser julgado na Frana por atos praticados no Brasil). O diplomata possui imunidade penal (absoluta) e ampla imunidade cvel e tributria (sujeitas a algumas excees). No tem obrigao de depor como testemunha e possui inviolabilidade pessoal, residencial, de bagagem, de comunicaes, de veculo e de documentos. Imunidade consular: a imunidade consular mais restrita que a diplomtica. Isso ocorre porque o consulado trata de interesses privados dos nacionais de seu pas, enquanto a misso diplomtica trata dos assuntos de Estado. A imunidade penal relativa (o cnsul pode ser preso preventivamente em caso de crime grave e de sentena transitada em julgado) e as imunidades cveis so restritas aos atos realizados no exerccio de sua funo. A imunidade tributria semelhante do diplomata. No pode ser obrigado a depor sobre atos vinculados a suas funes e possui outras inviolabilidades semelhantes s do diplomata.

Norma cional

constitu-

Sujeitos de DIP. Personalidade Internacional: no DIP, o exame da personalidade internacional refere-se, em regra, faculdade de atuar diretamente na sociedade internacional. Comporta, assim, o poder de criar normas internacionais, a aquisio e o exerccio de direitos e obrigaes fundamentadas nessas normas e a faculdade de recorrer a mecanismos internacionais de resoluo de conflitos. Sujeitos de DIP (doutrina tradicional): a) Estados: composto pela juno de povo + territrio + soberania. Os Estados possuem personalidade internacional originria. Parte minoritria da doutrina exige que haja tambm o reconhecimento da comunidade internacional (teoria constitutiva do Estado). A posio predominante, entretanto, adota a teoria declaratria, segundo a qual o reconhecimento no cria o Estado, mas apenas declara a sua existncia no mbito externo. b) Organizaes internacionais: so entidades compostas e criadas por Estados por meio de tratado. Por isso, possuem personalidade internacional derivada. Sujeitos de DIP (doutrina mais atual): Hoje, parte importante da doutrina vem admitindo a existncia de novos sujeitos de direito internacional, como os indivduos, as empresas transnacionais e as organizaes no-governamentais (ONGs), que podem invocar normas internacionais e j dispem da faculdade de recorrer a certos foros internacionais. Entretanto, como esses sujeitos no possuem todas as prerrogativas dos sujeitos de DIP tradicionais (como a capacidade de celebrar tratados), so chamados de sujeitos fragmentrios de DIP. Imunidades dos Estados e das Organizaes Internacionais jurisdio de outro Estado. Estado: tema regido por normas costumeiras de DIP.

Responsabilidade Internacional do Estado pelo descumprimento de normas de DIP. Teoria subjetiva: necessidade de apurar a existncia de culpa ou dolo por parte do Estado. Teoria objetiva: a responsabilidade independe de culpa ou dolo. Teoria mista: a responsabilidade depende de culpa (negligncia) na omisso e independe de culpa ou dolo nos atos comissivos. Boa parte da doutrina internacionalista defende hoje a teoria objetiva. Porm, em muitos julgados as cortes internacionais ainda vm aplicando a teoria subjetiva. Proteo Diplomtica: em regra, os indivduos no tm como pleitear, no mbito internacional, indenizao sofrida em razo de atos de Estados de que no so nacionais (ex.: brasileiro que tem seus bens confiscados na Argentina). Contudo, nada impede que o ente estatal de origem da pessoa formule a outro Estado pedido de reparao em favor de seu nacional (inclusive em cortes internacionais), configurando, assim, o instituto da proteo diplomtica.

6. Embora possua relevantes qualidades de flexibilidade e uma grande proximidade com os fenmenos e fatos que regula, o costume internacional apresenta grandes dificuldades quanto sua prova, o que lhe diminui o valor na hierarquia das fontes do direito internacional, mantendo, com isso, a supremacia dos tratados e convenes. 7. O art. 38 do estatuto da Corte Internacional de Haia enumera o rol taxativo e hierarquicamente organizado das fontes do direito internacional pblico. 8. As normas costumeiras de direito internacional so consideradas normas jus cogens. 9. Apesar de no ter ratificado a Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969, o Brasil observa seu contedo como costume internacional e, portanto, como fonte de direito internacional pblico. 10. O tratado ente o Brasil e a recm-criada Repblica de Berenguela, envolvendo exportao de produtos agrcolas e medicamentos, e ajuda financeira, aps devidamente assinado pelas partes, um tratado bilateral e de natureza contratual, que devera ser interpretado de boa-f, segundo o sentido comum atribuvel aos termos no contexto e luz de seu objeto e finalidade. Dever ser declarado nulo se, no momento de sua concluso, conflitar com alguma norma imperativa de direito internacional geral. 11. O tratado internacional um acordo formal celebrado por Estados soberanos, pelas organizaes internacionais, pelas empresas privadas, pelos beligerantes, pela Santa S, alm de outros entes internacionais. 12. Uma parte no pode invocar as disposies de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. 13. O Presidente da Repblica pode promulgar um tratado internacional sem que tenha havido apreciao do Congresso Nacional, caso se verifiquem os requisitos de relevncia e urgncia no referido tratado. 14. Os tratados e convenes internacionais que forem aprovados no Congresso Nacional por maioria absoluta tm status constitucional, sendo considerados, portanto, superiores s leis ordinrias e s leis complementares. 15. As normas de tratados internacionais incorporadas ao ordenamento brasileiro podem ser objeto dos controles de constitucionalidade difuso e concentrado. 16. Com licena da Unio, os estados-membros e o Distrito Federal podem firmar tratados. 17. A personalidade jurdica internacional de um Estado constituda a partir do seu reconhecimento pelos demais Estados da sociedade internacional. 18. Em 1970, o Estado A tornou-se independente, recebendo, em 1972, o reconhecimento do Estado B. Em 1980, esses dois

Exerccios JULGUE OS ITENS ABAIXO (C ou E): 1. O direito civil influenciou em grande medida a formao de institutos de direito internacional pblico. 2. Duas doutrinas principais fundamentam o direito internacional pblico: a voluntarista e a objetivista. A primeira sustenta que na vontade dos Estados que est o fundamento do direito das gentes; nela se inseriria a teoria dos direitos fundamentais. A segunda, por sua vez, sustenta o fundamento do direito internacional na pressuposta existncia de uma norma ou princpio acima dos Estados, como, por exemplo, a teoria do consentimento. 3. Somente a aquiescncia de um Estado soberano convalida a autoridade de um foro judicirio ou arbitral, j que o mesmo no originalmente jurisdicionvel perante nenhuma corte quanto a seus atos de imprio. 4. As relaes jurdicas entre os Estados, no contexto de uma sociedade jurdica internacional e descentralizada, desenvolvem-se de forma horizontal e coordenada. 5. No que tange s relaes entre o direito internacional e o direito interno, percebem-se duas orientaes divergentes quanto aos doutrinadores que defendem o dualismo: uma que sustenta a unicidade da ordem jurdica sob o primado do direito internacional e outra que prega o primado do direito nacional de cada Estado soberano que detm a faculdade discricionria de adotar ou no os preceitos do direito internacional.

estados romperam relaes diplomticas por defenderem interesses comerciais divergentes. Nessa situao, o Estado B, segundo o direito internacional, pode revogar o reconhecimento anteriormente declarado. 19. Os estados-membros de uma federao so considerados sujeitos de direito internacional. 20. considerado divisor de gua no direito internacional o parecer consultivo da Corte Internacional de Justia no caso Reparao de Danos a Servio das Naes Unidas acerca da morte de Folke de Bernadotte, mediador que, no exerccio de suas funes, foi assassinado por extremistas israelenses em Jerusalm, em 1948. Essa considerao justifica-se porque o parecer reconheceu a personalidade jurdica das organizaes internacionais. 21. O Estado Estrangeiro est sujeito jurisdio brasileira quando pratica ato jure gestiones, como, por exemplo, aquisio de bens mveis e imveis. 22. Os indivduos, perante tribunais internacionais de direitos humanos, so considerados sujeitos de direito internacional. 23. Desde o incio do sculo XX, consolidou-se na prtica internacional a aceitao de que todo indivduo tem personalidade jurdica de direito internacional, fato que corroborado por haver cortes internacionais que julgam indivduos que cometeram crimes de guerra e tambm por haver tribunais internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos do Homem, que admitem a possibilidade de indivduos atuarem como partes nos processos por elas julgados. 24. rgos internacionais, como a Anistia Internacional e o Greenpeace, so sujeitos de direito pblico externo, sem o que no poderiam exercer suas finalidades. 25. Cabe ao embaixador renunciar imunidade estatal em ao trabalhista movida por ex-empregado da embaixada, visto que ele o representante mais graduado do Estado acreditante no Estado acreditado. 26. Tanto o diplomata quanto o cnsul representam o Estado de origem para o trato bilateral dos assuntos de Estado. 27. Ao cometer um crime punido mais brandamente no Brasil que no seu Estado de origem, um agente diplomtico pode renunciar imunidade de jurisdio penal para que seja processado e julgado perante os tribunais brasileiros, desde que essa renncia seja expressamente comunicada pelo prprio agente diplomtico do Estado acreditado. 28. Embora um cnsul cometa crime comum ao fornecer informaes falsas justia brasileira para favorecer um compatriota seu, deve ser-lhe concedido habeas corpus para trancamento de ao penal contra si movida pelo Ministrio Pblico Federal, uma vez que, sendo funcionrio consular, goza de imunidade de jurisdio penal no Estado receptor.

29. A Constituio da Repblica estabelece que compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo. Disso decorre a concluso de que a imunidade do Estado estrangeiro no mais absoluta no Brasil para o processo de conhecimento em demanda trabalhista. 30. Desprovidas de base territorial, as organizaes internacionais pactuam acordos de sede com os Estados-membros, passando, automaticamente, a gozar de imunidades e privilgios semelhantes queles dispensados ao corpo diplomtico e s instalaes de um Estado soberano. 31. As imunidades de jurisdio e execuo das organizaes internacionais tm base no direito costumeiro. 32. Em razo de sua prpria natureza, as organizaes internacionais no esto sujeitas a ao de responsabilidade internacional. 33. Os Estados so representados junto a soberanias estrangeiras, para o trato de assuntos de Estado, pelos seus funcionrios consulares. 34. A responsabilidade internacional enseja a reparao de danos tanto da parte do agente causador quanto da parte do Estado do qual esse agente se origine. 35. O Estado cujo Poder Judicirio emita deciso contrria a norma incontrovertida do direito internacional estar violando referida norma internacional, ato pelo qual dever ser responsabilizado. 36. O Estado no pode, sob pena de responsabilizao, invocar contra outro Estado dispositivo da sua prpria Constituio para esquivar-se de obrigao que lhe incumbe em virtude de norma internacional. 37. Os Estados tm direito legtima defesa, quando vtimas de ataque injusto e atual.

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

1. Sobre as definies constantes da Conveno de Viena de 1969 (CVDT), pode-se afirmar que: a) a CVDT determina expressa distino entre tratado e acordo internacional. b) a definio de organizao internacional abrange organizaes no-governamentais, desde que tenham sua personalidade jurdica criada em um dos Estados Membros da CVDT. c) reserva uma declarao unilateral com o objetivo de excluir ou modificar o efeito jurdico de certas disposies dos tratados.

d) ratificao significa um documento expedido pela autoridade competente de um Estado e pelo qual so designadas uma ou vrias pessoas para representar o Estado na negociao. e) plenos poderes se refere capacidade de o Estado negociador impor uma proposta de texto aos demais Estados participantes. 2. Com relao aos tratados internacionais, assinale a opo correta luz da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969. a) Ainda que a existncia de relaes diplomticas ou consulares seja indispensvel aplicao de um tratado, o rompimento dessas relaes, em um mesmo tratado, no afetar as relaes jurdicas estabelecidas entre as partes. b) Uma parte no pode invocar as disposies de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. c) Reserva constitui uma declarao bilateral feita pelos Estados ao assinarem um tratado. d) Apenas o chefe de Estado pode celebrar tratado internacional. 3. Considera-se o tratado incorporado ao direito brasileiro: a) com o decreto legislativo que aprova sua ratificao. b) com a remessa ao pas contratante ou organizao do texto ratificado. c) com o decreto do Presidente da Repblica que promulga o tratado. d) com a assinatura do tratado. 4. Assinale a alternativa correta. a) Proposta ao por brasileiro em face de Estado Estrangeiro visando a receber indenizao por danos morais e materiais, decorrentes da proibio de entrada no pas, apesar de anterior concesso de visto de turismo, deve o magistrado extinguir o processo, por inpcia da inicial. b) Proposta ao por brasileiro em face de Estado Estrangeiro visando a receber indenizao por danos morais e materiais, decorrentes da proibio de entrada no pas, apesar de anterior concesso de visto de turismo, deve o magistrado determinar a citao do Estado Estrangeiro, j que a imunidade de jurisdio no representa regra que automaticamente deve ser aplicada aos processos judiciais movidos contra Estado Estrangeiro, e por, ou no, ser exercida por esse Estado. c) A questo relativa imunidade de jurisdio, atualmente, vista de forma absoluta, mesmo nas hipteses em que o objeto litigioso tenha como fundamento relao jurdica de natureza meramente civil, comercial ou trabalhista. d) Proposta ao por brasileiro em face de Estado Estrangeiro visando a receber indenizao por danos morais e materiais,

decorrentes da proibio de entrada no pas, apesar de anterior concesso de visto de turismo, deve o magistrado extinguir o processo, por se tratar de hiptese de imunidade absoluta de jurisdio, no sendo possvel sua relativizao, por vontade soberana do estado aliengena. 5. As misses diplomticas e as chancelarias so importantes rgos das relaes entre os Estados soberanos. Acerca dos agentes diplomticos, correto afirmar que: a) so designados pelo Estado de envio ou Estado acreditado. b) possuem imunidades perante a jurisdio local, j que podem ser retirados a qualquer tempo por ato unilateral do Estado acreditado. c) no podem figurar em processos criminais como rus nas jurisdies locais, embora sejam obrigados a faz-lo como testemunha. d) os Estados acreditados tm poder discricionrio quanto aceitao de chefes de misso diplomtica, podendo deixar de conceder o agreement. e) nncios apostlicos so agentes diplomticos atpicos, pois, como sacerdotes, no possuem imunidades previstas na Conveno de Viena de 1961 sobre relaes diplomticas.

Вам также может понравиться