Вы находитесь на странице: 1из 20

Center Fisio IMES

A primeira manifestao da vida no ser humano dada pelo Pulmo, quando o recm nascido respira, e comea assim a existncia.

Na primeira respirao, e ao contato com o meio externo o ser banhado pela energia csmica, sendo a respirao a principal ligao entre o ser humano e o universo.

"O primeiro rgo que tocado pela vida",

O Pulmo controla a pele e plos que recebe o choque trmico (frio e calor) que vo acordar o pulmo para iniciar um trabalho que s termina com a morte.

MERIDIANO DO PULMO

Elemento: Metal Horrio: 03: 00 s 05:00 hs. Estao: Outono Trajeto: Centrfugo O Meridiano do Pulmo apresenta 11 pontos bilaterais. A primeira manifestao da vida no ser humano dada pelo Pulmo quando o ser, recm nascido, respira e comea assim a existncia. A astrologia considera como momento do nascimento para feitura dos clculos do mapa astrolgico, o raro momento da primeira respirao, ou seja, quando o ser banhado interiormente pela energia csmica. A respirao a principal ligao entre o ser Humano e o Universo, ou seja, entre o Microcosmos e Macrocrosmos. Como j foi falado, o Pulmo responsvel pela ligao da vida, sendo o primeiro rgo que toca, e tocado pela vida. O Pulmo controla a pele e esta que recebe o choque trmico por onde penetram as energias frio/calor que vo at o Pulmo acord-lo: para iniciar um trabalho que s termina com a morte.

O Pulmo para a Medicina Oriental um rgo mpar e que tem como funo principal dirigir o Qi. Na respirao o Pulmo trs para o interior do Ser Humano o Qi Celeste e expira o Qi viciado " a emanao do Cu se comunica com o Pulmo ". Sun Wen. O Meridiano do Pulmo comea no aquecedor mdio do Estmago, segue para o Intestino Grosso, sobe at a regio da crdia do Estmago, cruzando o diafragma e penetrando nos Pulmes, da indo at a traquia e a garganta, desce para a fossa supra clavicular e superficializa-se na pele no ponto P 1, que situa na fossa infra clavcular, na altura da Segunda costela, desce pela face anterior do ombro, brao e na altura do cotovelo situase na parte antero-lateral, seguindo at a goteira radial e da para a borda externa do canto ungueal do polegar. O vaso secundrio parte do ponto 7, seguindo para a borda interna da iminncia tenar, indo at a borda ungueal do indicador. FUNES: GOVERBAR O QI E A REPAIRAO CONTROLAR OS MERIDIANOS E OS VASOS SANGNEOS CONTROLAR A DISPERSO E A DESCENDNCIA REGULAR A PASSAGEM DAS GUAS CONTROLAR A PELE E OS PLOS CORPREOS ABRIR-SE NO NARIZ

1.

PERTURBAES GERAIS DO MERIDIANO

Segundo o Prof. Van Nghi as perturbaes nesse meridiano podem ser:

Tosse, asma com sensao de mal estar estomacal, sensao de inchao no peito e respirao curta, dores na face anterior do brao e sensao de frio ou calor na palma das mos.

1.

PLENITUDE DO MERIDIANO

muito importante saber que as alteraes de plenitude desse meridiano levam ao aparecimento de dores no ombro e no dorso.

1. VAZIO DO MERIDIANO

O doente teme ao frio, pode ainda ter curta, parestesia ao longo do meridiano e urina clara.

4.

PONTOS DO MERIDIANO

P 1 (ZONGFU) Localizao: no lado antero lateral do peito, abaixo do ponto Yunmen (P 2) (fossa entre a clavcula e o ombro), no espao entre a primeira e a Segunda costela, 6 polegadas do lado da linha mdia do corpo. Indicao: tosse, falta de ar, dispnia, asma, bronquite, dor no ombro, tuberculose, nevralgia, nevralgia intercostal. P 2 (Yunmen) Localizao: no lado ntero lateral do peito, na fossa triangular abaixo do encontro da clavcula e do acrmio. Indicao: tosse, asma, dor no peito e no ombro. P 3 (TIANFU) Localizao: no lado medial do brao, 3 polegadas abaixo da linha axilar, no lado radial do msculo bceps do brao, 6 polegadas acima do cotovelo. Indicao: asma, epistaxe, dor no brao.

P 4 (XIAPI) Localizao: no lado medial do brao, no lado radial do msculo bceps do brao, 1 polegada abaixo do ponto Tianfu (P 3). Indicao: tosse, falta de ar, nevralgia intercostal, taquicardia, dor no brao.

P 5 (CHIEZE) Ponto Ho, pertence ao elemento gua* Localizao: na linha mdia do cbito do lado medial do cotovelo. No lado do tendo do msculo bceps branquial. Indicao: tosse, bronquite, amigdalite, pneumonia, tuberculose pulmonar, dor no ombro, brao e peito, dor no joelho.

P 6 (KONGZUI) Ponto Xi Localizao: no lado medial do antebrao, 7 polegadas acima do punho do lado radial do msculo branquirradial e acima do msculo pronador. Indicao: tosse, dor de garganta, amgdalite, dor de cabea frontal, dor no antebrao, voz rouca, tuberculose pulmonar, hemorridas.

P 7 (LIEQUE) Ponto LO (Passagem) Localizao: no lado medial do antebrao, 1,5 polegada acima da linha do punho entre os tendes do msculo adutor longo polegar e do msculo extensor longo carpo radial. Indicao: dor de cabea frontal, rigidez da nuca, tosse, asma, paralisia facial, dor no antebrao e mo, dor no peito. P 8 (JINGQU) Ponto King, pertence ao elemento Metal* Localizao: no lado medial, uma polegada acima da linha do punho, no lado medial do processo estilide-radial, no lado da artria. Indicao: tosse, dor no peito, dor de garganta, dor no punho.

P 9 (TAIYUAN) Ponto I, pertence ao elemento Terra*

Localizao: no lado medial e radial no fim da linha do punho entre os tendes do msculo extensor longo carpo radial. Indicao: asma, tosse, tuberculose pulmonar, dor no peito e mamas, amigdalite, dor no brao.

P 10 (YUJI) Ponto Iong pertence ao elemento Fogo*

Localizao: no lado palmar, acima da junta do primeiro metacarpo digital, entre as peles escuras e clara. Indicao: tosse, asma, hemoptise, amigdalite, faringite, voz rouca, dor no peito, dor no punho.

P 11 (SHAOSHANG) Ponto Tsing pertence ao elemento Madeira*

Localizao: no lado radial da unha do polegar, 0,1 polegada acima do leito ungueal. Indicao: amigdalite, coma epistaxe, parodite, diarria crnica infantil.

1.

PONTOS DE COMANDO SEGUNDO ESCOLA FRANCESA

P2 P1

Pontos mais importantes Tonificao Sedao Origem Alarme Associados LO Entrada Sada

P3 P4 P5 P6 P7 P9 P8

P 10 P 11

P5 P2 P1 P5 P6 P3 P4 P7 P9 P 11 P8 P 10

P5

MAR ENERGTICA Cabea

Trax IG BP P Mos E C B ID R VB TA F CS

Ps

O Pentagrama dos cinco Elementos


Fogo Vero

C/ID CS/TA
Madeira Primavera Terra 5 Estao

F/VB

BP/E

R/B
gua Inverno

P/IG

Metal Outono

CANAL DE ENERGIA PRINCIPAL DO PULMO

Trajeto Superficial e Profundo

P5

P2 P1

P3 P4

P5

P5 P6

P7 P9 P 11

P8 P 10

Trajeto superficial e profundo meridiano do pulmo

Вам также может понравиться