Вы находитесь на странице: 1из 4

Instalando o kernel 2.6.37 de maneira fcil no Ubuntu 10.

10
Autor: Perfil removido <fberbert at gmail.com> Data: 07/02/2011 Consideraes iniciais O texto pode ser usado para instalar em outras distros, mas eu no garanto nada, caso tenha dvidas, problemas, ou quer acrescentar algo poste um comentrio. Vale deixar claro que alguns programas param de funcionar e devem serem reinstalados, bons exemplos disso so os drivers da NVIDIA e o VMware, mas fique tranquilo a maioria dos problemas tem soluo.

Baixando o kernel
Aperte ALT + F2, em seguida digite o seguinte comando: gnome-terminal Quando o terminal aparecer digite o seguinte comando: $ wget http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.37.tar.bz2 E aguarde o download ser concludo. Isto vai demorar um pouco, dependendo da sua conexo com a internet.

Preparando a instalao
Aps ter acabado o download, digite o seguinte: $ sudo su Ser necessrio colocar sua senha, coloque-a. # cp linux-2.6.37.tar.bz2 /usr/src Depois disso entre na pasta onde foi copiado o pacote linux-2.6.37.tar.bz2: # cd /usr/src Descompacte o arquivo do kernel com o comando: # tar jxvf linux-2.6.37.tar.bz2

Aps ter descompactado entre na pasta do kernel: # cd linux-2.6.37 Feito isso rode o comando: # make xconfig Esse comando te dar a opo de alterar as configuraes do novo kernel, ele baseado em interface grfica e precisa do QT3 para rodar, a instalao do pacote qt3-dev-tools deve ser suficiente para o programa rodar. Ali carregado a estrutura do kernel atual, caso voc queira mudar mude, mas importante saber o que voc est mudando. Aqui no meu PC eu s coloquei o suporte ao PAE, caso voc queira ativlo, procure na coluna a esquerda "Processor types and features", depois na coluna da direita procure por "High Memory Support" e mude de 4GB, que o padro, para 64 GB. Clique no disquete e feche o programa.

Compilando, instalando e finalizando a instalao Essa parte vai fazer com que o kernel possa ser executado no seu computador. Crie o kernel com o comando: # make NOTA: Antes de iniciar a compilao certifique-se o PC estar conectado a uma fonte de energia, e que as configuraes de energia estejam definidas para que o computador no hiberne ou diminua a atividade do computador. Isso vai demorar muito tempo para ser concludo. Faa um cafezinho e v dar uma volta no parque, isso leva em mdia 1 hora para ser concludo dependendo do seu PC. Eu no recomendo rodar outras tarefas junto com a instalao pois s vai estender o tempo levado na compilao, mas se no se incomodar pode fazer normalmente suas tarefas. Aps ter compilado o kernel necessrio fazer a instalao do kernel compilado, entre com o comando:

# make modules_install Este comando copia os mdulos do kernel, nas devidas pastas. necessrio: # make install Esse comando vai copiar alguns arquivos na pasta /boot. necessrio criar um initrd para o sistema possa iniciar com o novo Kernel, para cri-lo basta rodar o comando: # update-initramfs -k 2.6.37 -u E agora para finalizar o grub deve ser atualizado: # update-grub Agora reinicie o seu computador e teste o novo kernel. Pronto! O kernel est instalado.

Limpando a sujeira Aps instalar o kernel a pasta que contm as fontes no so mais necessrias e elas ocupam cerca de 3 GB ou mais, o melhor a se fazer remov-las. Para apag-las abra o gnome-terminal novamente e digite: $ sudo su Ele vai pedir a sua senha. Coloque-a. # cd /usr/src

E depois: # rm -rf linux-2.6.37 # rm linux-2.6.37.tar.bz2 Pronto, agora se quiser voc pode remover as imagens anteriores do kernel, eu recomendo a dica do colega mazureki: Como apagar um kernel no Ubuntu [Dica] Pronto pessoal, isso a, qualquer coisa s escrever!

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-kernel-2.6.37-de-maneira-facil-no-Ubuntu10.10 Voltar para o site

Вам также может понравиться