Вы находитесь на странице: 1из 3

Universidade Luterana do Brasil Gravata Curso de Enfermagem Disciplina de Enfermagem nas Doenas Transmissveis Professor(a): Tas B.

. Moura Aula1 - 03/03/2008

DOENAS TRANSMISSVEIS A abordagem integral das doenas transmissveis na ateno primria sade de extrema importncia em nosso meio e depende de uma poltica de melhoria das condies de vida da populao, de educao em sade, da vacinao e de algumas medidas teraputicas em relao aos casos e seus contatos. Todas as doenas transmissveis devem ser notificadas aos rgos de vigilncia epidemiolgica e instituir medidas de controle, em relao ao caso e seus contatos. 1. Conceitos teis na prtica na prtica de doenas transmissveis Infeco: a penetrao, desenvolvimento ou multiplicao de um agente infeccioso no organismo de um indivduo. Agente Infeccioso: o patgeno especfico ou os patgenos que causam a doena. Portador: indivduo que abriga o agente infeccioso sem apresentar sinais da doena, podendo se constituir em fonte de infeco. Reservatrio: indica o ser humano, o animal, a planta, o solo, a substncia final e/ ou intermediria o qual o agente vive, se multiplica, se reproduz e pode ser fonte de transmisso a um indivduo suscetvel. Modo de transmisso: descreve o mecanismo pelos quais um agente infeccioso se dissemina aos seres humanos. Esses mecanismos incluem formas diretas, indiretas e pelo ar. Perodo de incubao: intervalo de tempo (em horas, dias ou semanas) entre a exposio inicial efetiva a um organismo infeccioso e o surgimento dos primeiros sintomas de infeco. Perodo de transmissibilidade: o tempo (em horas, dias ou semanas) durante o qual o agente pode ser transmitido, direta ou indiretamente, de um indivduo infectado para outro. Contgio direto: a transferncia direta e imediata de um agente infeccioso a uma porta de entrada passvel de efetuar a infeco, como por exemplo, o contato sexual. Contato indireto: a transferncia de um agente infeccioso mediante veculos de transmisso (vetores). Isolamento respiratrio: isolamento do paciente em quarto privado; uso de mscaras para quaisquer pessoas que entrem no quarto; desinfeco dos utenslios contaminados por secrees e lavagem das mos ao entrar e sair do quarto. Isolamento entrico: isolamento do paciente em quarto privado; uso de avental por todas as pessoas que tm contato com paciente ou material fecal; desinfeco dos utenslios contaminados por urina e fezes e lavagem das mos ao entrar e sair do quarto.

Suscetibilidade e a Resistncia: fornecem informaes sobre as populaes humanas ou animais que esto em risco de adquirir ou apresentam resistncia doena. As informaes sobre a imunidade subseqente tambm so fornecidas.

2. Mtodos de Controle das doenas transmissveis Divide-se em: a. Medidas preventivas: pode ser individual ou coletiva, so mtodos utilizados para evitar a doena ou a disseminao das mesmas. b. Controle do paciente, contatos e ambiente imediato: descreve aquelas medidas destinadas a prevenir a disseminao subseqente da doena pelos indivduos infectados e o tratamento especfico, ou o melhor tratamento para minimizar o perodo de contgio e reduzir morbidade e mortalidade, tais como: Isolamento do doente: a separao de pessoas e ou animais infectados, clnica ou subclnicamente, durante o perodo de transmissibilidade da doena. Isolamento do contato: a separao de qualquer pessoa que esteve em contato com a pessoa, animal ou ambiente. Quimioprofilaxia: a administrao de drogas especficas que tem por finalidade prevenir o desenvolvimento da doena. Vacinao de bloqueio: a vacinao macia dos contatos e vizinhos dos casos de doenas transmissveis na vigncia de casos ou surtos. 3. Vigilncia Epidemiolgica das doenas transmissveis. 3.1 Doenas de notificao compulsria: So doenas cuja gravidade, magnitude, transcendncia, capacidade de disseminao do agente causador e potencial de causar surtos e epidemias exigem medidas eficazes para a sua preveno e controle. Algumas tm perodo de incubao curto, e a adoo de medidas imediatas de controle, aps a deteco de um nico caso, fundamental para impedir a disseminao do agente e o aparecimento de casos secundrios no grupo populacional onde foi detectado o caso ndice. 3.2 Lista das doenas de notificao compulsrias: Botulismo; Carbnculo ou antraz; Clera; Coqueluche; Leishmaniose tegumentar americana; Leishmaniose visceral; Leptospirose; Malria; Dengue; Difteria; Doena de Chagas (casos agudos);
2

Doenas meningoccicas e outras meningites; Meningite por Haemophilus influenzae. Peste; Poliomielite; Paralisia flcida aguda; Esquistossomose (em rea no-endmica); Febre amarela; Febre do Nilo; Febre maculosa; Raiva humana; Rubola; Sndrome da rubola congnita; Sarampo; Febre tifide; Hansenase; Hantaviroses; Hepatites virais; Sfilis congnita; Sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS); Sndrome respiratria aguda grave; Ttano; Infeco pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV); Em gestantes e crianas expostas ao risco de transmisso vertical; Tularemia; Tuberculose; Varola;

Вам также может понравиться