Вы находитесь на странице: 1из 59

1

INTRODUO Os jovens da poca actual so muito diferentes entre si consoante as influncias que recebem e as opes que fazem na sua vida. A influncia do ambiente social e cultural hoje muito complexa e diversificada. No passado, a orientao educativa vinha predominantemente da famlia, da escola e da Igreja. Nos tempos que correm, a juventude adquiriu maior autonomia em relao a estas instituies e tornou-se mais dependente da moda, da televiso e do ambiente social. De muitos lados se faz ouvir o alerta sobre a crise de valores, muita gente se preocupa seriamente com o vazio de ideias e de projectos na vida das pessoas, designadamente dos jovens e as consequncias negativas que brotam deste vazio. Esta situao parece estar na origem de alguns problemas da nossa sociedade, tais como: a delinquncia juvenil, a violncia e a agressividade, o recurso droga. Existem tambm sinais de esperana. As pessoas em geral, e os jovens de forma especial, mostram-se sensveis solidariedade, preocupados com a paz e a justia; nota-se na gerao actual uma maior abertura ao Transcendente e o interesse pela dimenso espiritual; a questo ecolgica, a necessidade de um projecto de vida, so hoje preocupaes de muita gente; a prpria adeso ao movimento escutista manifesta a procura de valores e propostas educativas. Apresentam-se, portanto, possibilidades de educar para os valores humanos e de evangelizar a actual gerao. O presente trabalho est estruturado em quatro captulos: O primeiro captulo, referente ao problema cientfico, destaca a formulao do problema, a importncia do estudo, os objectivos que pretendemos com este estudo, as hipteses a serem submetidas a verificao e a delimitao e limitao do estudo. O segundo captulo aborda a fundamentao terica, onde so definidos os conceitos chaves do nosso trabalho, feita uma abordagem abrangente sobre a contribuio psico-social do movimento escutista na educao dos jovens, e por fim a reviso bibliogrfica, onde fazemos meno a algumas obras consultadas para a elaborao e materializao do trabalho.

2 O terceiro captulo faz referncia a metodologia cientfica, onde encontramos a populao e amostra, as variveis a considerar, os instrumentos e modelos de pesquisa e por ltimo, os procedimentos e dificuldades encontradas. O quarto captulo aborda a apresentao, anlise e interpretao dos resultados obtidos ao longo da investigao. Seguem-se posteriormente as concluses, recomendaes, bibliografias e os anexos.

3 CAPTULO I O PROBLEMA 1.1 Formulao do Problema A contribuio das associaes juvenis no processo da educao dos jovens, tem ajudado o governo no resgate de valores na nossa sociedade. Angola viveu, durante muitos anos, longos perodos de conflito armado. Aps a guerra colonial que culminou com a independncia Nacional, a 11 de Novembro de 1975, iniciou-se uma guerra civil, que se prolongou por cerca de trs dcadas e terminou com a Assinatura dos Acordos de Paz, a 4 de Abril de 2002. Todo este tempo de conflito ceifou grande parte do tecido juvenil do Pas, provocando a deslocao e desagregao familiar. Colocou muitas famlias numa situao de extrema pobreza, favorecendo, ao mesmo tempo, o surgimento de: crianas de e na rua; aumento de uma cultura de violncia; consumo de drogas e lcool; prostituio; acelerao da corrupo; desequilbrios psicosociais; agravamento do desemprego: elevado ndice de analfabetismo e a proliferao de doenas sexualmente transmissveis. Angola vive hoje, um novo tempo de esperana, com uma paz que tende para a sua consolidao, abrindo assim novos horizontes para os jovens de todo pas, tendo em conta que a populao de Angola maioritariamente jovem, sendo 50% menor de 24 anos de idade. Muita gente se preocupa seriamente com o vazio de ideais e de projectos na vida das pessoas, designadamente nos jovens, e as consequncias negativas que brotam deste vazio. Nessa fase de determinao do rumo da existncia, os jovens so influenciados pelos modelos apresentados pelos adultos, pelos valores veiculados pelo ambiente social e pela orientao das instituies educativas. H anos atrs, a orientao educativa vinha predominantemente da famlia, da escola e da igreja. Nos ltimos tempos, porm, a juventude adquiriu maior autonomia face a estas instituies e tornou-se muito mais dependente da moda, dos grupos, da televiso e do ambiente social. A famlia, ameaada pela disperso, nem sempre se apresenta capaz de transmitir valores e referncias ticas. A escola, que se prolonga por um leque etrio mais amplo, no resolve completamente a educao moral. A catequese crist, s por si, apesar do esforo de renovao, no alcana todos os frutos desejados. A televiso exerce uma influncia mais profunda, mas nem sempre positiva.

4 neste contexto que o escutismo, como proposta educativa, apresenta um inquestionvel programa educativo para os jovens em ordem promoo de valores que devem nortear a aco e o crescimento psico-social e no s da juventude actual. A escolha do tema Contribuio do Movimento Escutista na educao dos jovens, surgiu como uma necessidade de conhecer a contribuio deste movimento juvenil em Angola e um meio para o governo na soluo do resgate de valores. Perante esse quadro, colocamos as seguintes questes cientficas: O escutismo com as suas actividades contribui para educao dos Jovens? O programa educativo do escutismo tem uma aceitao positiva por parte da sociedade? Podemos encarar a Associao de Escuteiros de Angola, como parceiro do governo no resgate de valores? Essas e outras questes no colocadas nestas linhas sero respondidas ao longo da nossa pesquisa. 1.2 Importncia do Estudo A importncia deste estudo justifica-se pela situao exposta no ponto anterior, isto , variadas anlises psico-sociais chamam-nos a ateno sobre a destruio da juventude em vrias vertentes. Esta situao parece estar na origem de algumas preocupantes chagas da nossa sociedade: a delinquncia juvenil, a violncia, a agressividade e o recurso droga. Quando os jovens trilham esses passos necessrio que nos questionemos: Qual deve ser o nosso papel como adultos diante desta situao? Elementos novos determinam a problemtica dos jovens na nossa sociedade e neste tempo: a dificuldade crescente de programar o futuro e de organizar a famlia, por falta, em muitos casos, de emprego estvel, a diminuio de influncia das instituies religiosas nas suas vidas e comportamentos e a tentao de relegar, em consonncia com um clima que se difunde, para a conscincia individual as opes e as manifestaes neste campo; a organizao social que muitas vezes privilegia exageradamente uns e desconhece outros com iguais ou maiores capacidades. O escutismo como um dos grandes mtodos utilizados na educao dos jovens, oferece essa oportunidade de encaminhar os jovens nas mais distintas esferas da vida social. Nem o rapaz nem a menina so uma edio reduzida do homem ou da mulher. Cada criana tem as suas curiosidades

5 particulares a sua experincia prpria; a sua forma de esprito misteriosa que devemos auxiliar com o tacto, que devemos encorajar e formar ou at, em certos casos suprimir.1 O escutismo ajuda os jovens a crescer, a procurar a sua prpria felicidade e a contribuir decisivamente para a dos outros, a descobrir e viver segundo os valores de um verdadeiro homem novo. O escutismo ajuda jovens a crescer, para que com o ser, saber e agir se tornem homens e mulheres responsveis e membros activos da sociedade, na construo de um mundo melhor.

1.3 Objectivos do Estudo Nenhum pesquisador poder ter xitos no seu trabalho, se no traar as metas a atingir. Elas constituem um importante suporte da pesquisa. Assim sendo, para o estudo que pretendemos realizar, formulamos os seguintes objectivos: 1.3.1 Objectivos Gerais: Analisar a contribuio do Movimento Escutista na Educao dos Jovens, atravs de um sistema de valores e auto-educao; 1.3.2 Objectivos Especficos: Alertar a Sociedade sobre as influncias que o Escutismo incute nos Jovens de Angola; Descrever quais os mtodos que o movimento escutista aplica na educao dos jovens; Verificar a contribuio do escutismo na conduta dos Jovens Angolanos.

FORESTIER, M.D. pela Educao Liberdade. Um caminho o escutismo, pag. 18-20

6 1.4 Formulao das Hipteses Considerando o objectivo do nosso trabalho em estudo, eis as hipteses que sero submetidas a verificao, a fim de serem confirmadas ou infirmadas: As actividades desenvolvidas no escutismo contribui na formao da personalidade dos jovens. Os jovens escuteiros recebem as influncias positivas de actuar em grupos em favor da humanidade. A metodologia escutista contribui para o desenvolvimento fsico-motor dos jovens. Quanto maior a integrao no movimento escutista maior a auto educao dos jovens.

1.5 Limitao e Delimitao do Estudo A limitao do presente estudo est relacionada aos erros que podemos cometer involuntariamente, tendo em conta as tcnicas utilizadas na recolha de dados, aplicao, anlise e interpretao dos resultados. Por esse motivo, gostaramos antecipadamente de pedir aos nossos leitores que considerem os resultados com toda a cautela cientfica, na medida em que no se trata de um trabalho acabado, pelo que, agradecemos as crticas construtivas que possam melhorar os futuros trabalhos. Sendo o tema em estudo de amplitude abrangente, delimitamos o nosso estudo a Associao dos Escuteiros de Angola Regio de Luanda, no Agrupamento n 14 So Francisco Xavier, e trabalhamos com Caminheiros (jovens dos 18 aos 25 anos de idade), dirigentes (chefe de escuteiros) e a populao.

CAPITULO II FUNDAMENTAO TERICA

7 2.1. - Definio dos Termos e Conceitos Para a compreenso deste tema, sobre a contribuio do movimento na educao dos jovens, tentamos elucidar os seguintes termos e conceitos: MOVIMENTO ESCUTISTA um movimento cuja finalidade educar a prxima gerao como cidados teis. A sua inteno formar homens e mulheres que saibam decidir por si prprios, possuidores de trs dons fundamentais: Sade, Felicidade e Esprito de Servio". "O objectivo criar cidados saudveis, felizes, e teis, de ambos os sexos, para erradicar o egosmo pessoal, poltico, partidrio e nacional - e substitu-lo por um esprito mais aberto de sacrifcio e servio em prol do bem comum, e assim desenvolver a mtua compreenso e cooperao no s no prprio pas, como no estrangeiro, entre todas as naes". EDUCADOR ESCUTISTA: apoia directamente o processo de auto-educao e assegura que as experincias vividas tenham um impacto positivo no desenvolvimento dos conhecimentos, competncias ou atitudes dos jovens. Ou seja, enquanto educador, o dirigente adulto precisa de se relacionar com cada membro masculino ou feminino de forma a identificar as suas necessidades de desenvolvimento, para o ajudar a aceitar essas necessidades e assegurar que elas sejam adequadamente satisfeitas atravs do Programa Educativo. EDUCAO: 1-processo que visa o desenvolvimento harmnico do ser humano nos seus aspectos intelectual, moral e fsico e a sua insero na sociedade; 2- processo de aquisio de conhecimentos e aptides; 3- instruo; 4- adopo de comportamentos e atitudes correspondentes aos usos socialmente tidos como correctos e adequados;2 CONTRIBUIO: o "tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao que representa um benefcio especial auferido pelo contribuinte. Seu fim se destina s necessidades do servio ou actividade.

Dicionrio de Lngua Portuguesa

8 FAMLIA termo proveniente do vocbulo latino famliae que usado para definir um vnculo domstico, ntimo. 3 Segundo o Dicionrio da Lngua Portuguesa, a famlia o "conjunto de pessoas que vivem em comum sob o mesmo tecto, formado pelos progenitores e seus descendentes. " VALORES como a prpria palavra indica, um valor algo fundamental, vlido, duradouro. Os valores duma pessoa so aquelas coisas que lhe so caras, coisas em que acredita e que considera essenciais e, portanto, condicionam o seu comportamento e a sua vida. Para os jovens, os valores do escutismo esto expressos na promessa e na lei que, so um componente fundamental do mtodo escutista. Para o movimento como um todo, os valores esto expressos nos princpios do movimento; os princpios so as leis e crenas fundamentais que representam um ideal, uma viso da sociedade e um cdigo de conduta para todos os seus membros. Os princpios no so conceitos abstractos; permeiam todos os aspectos do Escutismo e orientam o estilo de vida dos seus membros.

2.2.1. Escutismo um movimento educativo


3

Dicionrio de Lngua Portuguesa, Pag. 33

A Constituio da Organizao Mundial do Movimento Escutista (OMME) afirma claramente que o Escutismo um movimento educativo. A educao, no seu sentido mais lato, um processo que dura toda a vida e permite o desenvolvimento global e contnuo das capacidades de uma pessoa, como indivduo e como membro de uma sociedade. Ao contrrio da viso mais comum, a educao vai muito para alm da educao formal (a educao escolar) tanto em alcance como em durao. O desenvolvimento de um indivduo no tem lugar apenas durante os anos de formao (infncia e adolescncia). Mas um processo contnuo. Como processo, tem altos e baixos perodos mais activos, intensivos, significativos que precisam de apoio.4 O objectivo da educao no movimento contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa como indivduo e como membro da sociedade, autnomo, solidrio, responsvel e empenhado. Autnomo, quer dizer ser capaz de tomar decises e de gerir a sua vida; Solidrio, aquele que se preocupa activamente com os outros e por eles; Responsvel, ser capaz de assumir as consequncias das decises tomadas, de manter compromissos e de cumprir aquilo a que se prope; Empenhado, que procura viver de acordo com os seus valores e apoia os ideais que julga importantes. Como indivduo desenvolve as capacidades em todas as reas de desenvolvimento fsico, intelectual, emocional, social e espiritual. Como membro de uma sociedade desenvolve uma conscincia m o r a l e preocupao com os outros, do sentido de pertena a uma comunidade e sua histria e evoluo. Estas duas dimenses no podem ser dissociadas, uma vez que no h educao sem uma procura do pleno desenvolvimento do potencial duma pessoa, e no h educao sem a aprendizagem da vida com outros, enquanto membro das comunidades local, nacional e internacional. Na sua definio mais abrangente, a educao ao longo da vida baseia-se em quatro pilares:5 Aprender para saber, combinando um conhecimento geral suficientemente lato com a oportunidade de trabalhar aprofundadamente alguns assuntos. Isto tambm significa aprender a aprender, a fim de beneficiar das oportunidades educativas ao longo da vida.
4
O.M.M.E, Ideias para Animadores Escutismo na Pratica, pag. 7-11

ibid Pag. 12

10 Aprender a fazer, tendo em vista a obteno no s de competncias ocupacionais mas tambm de uma vasta gama de competncias para a vida, incluindo relaes interpessoais e em equipa. Aprender a viver em conjunto, desenvolvendo a compreenso por outros povos, o gosto pela interdependncia, capacidades em equipa e resoluo de conflitos e um profundo respeito pelos valores do pluralismo, da compreenso mtua, da paz e da justia. Aprender a ser, para desenvolver melhor o carcter individual e agir com uma autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal ainda maiores. Uma variedade de tipos de educao contribui para o desenvolvimento global pessoal e social de um indivduo. A definio da UNESCO, geralmente aceite, mostra trs tipos distintos de educao:6 Educao formal o sistema estruturado, hierrquica e cronologicamente, faseado, decorrendo desde as instituies primrias at s tercirias. Educao informal o processo pelo qual cada pessoa adquire atitudes, valores, competncias e conhecimento, partindo da experincia diria, por exemplo, no seio da famlia, dos amigos, de grupos de pares, da comunicao social e de factores do ambiente da pessoa. Educao no-formal a actividade educativa organizada fora do sistema formal estabelecido, visando servir um pblico identificado que aprende, com objectivos educativos identificados. Desde o seu incio, o Escutismo est aberto a todos os rapazes independentemente da sua origem social, do seu local de nascimento ou da sua religio. Tanto assim que os participantes no acampamento experimental na ilha de Brownsea foram deliberadamente escolhidos de diversas provenincias sociais. Embora iniciado no Reino Unido, o Escutismo rapidamente se espalhou a muitos pases distantes com culturas, sociedades e condies econmicas diversas. Do mesmo modo, tendo comeado num ambiente cristo, no tem tido problemas em ambientes hindus, budistas, muulmanos ou outros. Hoje em dia, como movimento para os jovens, aberto a todos, rapazes e raparigas, homens e mulheres, sem distino de origem, raa, credo ou gnero. Estar aberto a todos tem algumas implicaes importantes: aberto a todos no significa que o Escutismo seja para todos. De facto, para todos os que estejam dispostos a aderir sua finalidade,
6
DE ANDRANDE, Rui Luis Falco Pinto, Escutismo um mtodo educativo no-formal, Pag. 14

11 princpios e mtodo. Esta escolha deixa a deciso ltima juntar-se ou no nas mos do jovem, que a nica pessoa que pode decidir se est ou no preparada para assumir tal compromisso. No compete aos dirigentes adultos decidir se aquele jovem ou no material adequado para o movimento Escutista, nem restringir o recrutamento a uma determinada classe social, como movimento tem a obrigao de aceitar todos os que esto dispostos a aprender atravs do Escutismo. Ao mesmo tempo, no devemos esperar que o resultado da educao seja conseguido antes mesmo que o processo educativo tenha comeado. Por outras palavras, e utilizando o desenvolvimento espiritual como exemplo, no devemos esperar que os Escuteiros sejam exemplos perfeitos de crentes devotos da sua F, mas devemos antes aceitar que eles faro o seu melhor para a compreender e desenvolver-se espiritualmente tanto a nvel individual quanto como membros de uma comunidade religiosa. Pela sua natureza de movimento voluntrio, o Escutismo deve estar acessvel a todos quantos esto interessados ao que oferece e preparados para se comprometerem a fazer o melhor possvel por aderir aos fundamentos. Como movimento educativo, o Escutismo no-poltico no sentido em que no se envolve na disputa pelo poder que o campo de actuao poltica. Ao explicar a natureza no-poltica do Escutismo, necessrio distinguir entre: o Movimento e a sua organizao, enquanto fora social; os indivduos que pertencem ao Movimento.

Como fora social, o Movimento Escutista e a sua organizao no devem ser identificados com partidos polticos, que so normalmente o reflexo da poltica numa sociedade democrtica. Nem a prpria Organizao nas suas declaraes, publicaes, etc., nem ningum que se apresente como seu representante devem ser identificados com um partido ou outro grupo poltico estruturado numa democracia, uma vez que isto comprometeria a independncia do Movimento. A razo pela qual o Escutismo deve permanecer um movimento independente, no-poltico, clara. Baden-Powell escreveu que o perigo reside no facto de as pessoas se habituarem a que as suas decises so feitas por si sem exerccio da sua prpria capacidade de julgar ou da sua conscincia e conclua que a capacidade de julgar por si mesmo essencial. por isso que o Escutismo um movimento educativo vocacionado para ajudar os jovens a desenvolverem-se, a partir das suas capacidades e autonomia. Esta perspectiva requer completa neutralidade no processo educativo, tendo como nicos limites os princpios, ou valores, em que se baseia o Escutismo. A identificao do

12 Movimento Escutista com algum partido poltico prejudica inevitavelmente a objectividade e a neutralidade que deve caracterizar sempre a abordagem educativa centrada no indivduo que o Escutismo defende.7 Isto no significa, no entanto, que o Escutismo est divorciado da realidade sociopoltica. O Movimento Escutista, em si, uma realidade social e o seu objectivo ajudar os jovens a desenvolverem-se como indivduos responsveis e membros da sociedade. Esta educao cvica no pode ter lugar num vcuo, e o Movimento deve ser capaz de defender os valores que prega e de criar as melhores condies possveis para o tipo de educao que advoga. Consequentemente, nada impede que o Movimento Escutista tome posio sobre alguns assuntos, como por exemplo, os direitos da criana, desde que estejam claramente relacionados com a sua misso educativa, sejam baseados na sua prpria Constituio e princpios e sejam apresentados como tal, e no como parte duma luta de poder ou disputa partidria, que o Escutismo deve transcender. No que diz respeito aos indivduos que pertencem ao Movimento, a situao algo diferente. O Fundador no desencorajou os membros do Movimento a pertencerem a partidos polticos, desde que numa capacidade pessoal, e no como representantes do Movimento. Consequentemente, alm do exerccio dos seus deveres cvicos, nada impede um membro do Movimento de ser tambm um membro activo dum partido poltico, mas enquanto indivduo, no enquanto Escuteiro. A adeso a um partido poltico no , contudo, algo incondicional. A razo que o Escutismo se baseia num conjunto de valores, ou princpios, que condicionam as opes polticas dos seus membros individuais que no podem ter um conjunto antagnico de valores. Assim, por exemplo, a crena numa fora espiritual que transcende a humanidade, ou o reconhecimento e respeito de que todos os seres humanos so iguais sem distino de origem, raa ou credo, ou ainda a importncia da integridade do mundo natural, tornam impossvel a adeso de um escuteiro, enquanto indivduo, a alguns partidos do espectro poltico. Se um membro decide aderir a um partido poltico numa capacidade individual, f-lo apenas se os valores de base desse partido forem compatveis com aqueles que possui enquanto escuteiro. Se um membro tem dvidas a este respeito, deve consultar outros para se assegurar que no h conflito de valores. Quando um indivduo adere a um partido poltico, no deve, sob hiptese alguma, usar o Escutismo como plataforma para a promoo do partido a que pertence.8 Deve ser lembrado que as observaes feitas acima se aplicam nas sociedades democrticas, que constituem o ambiente adequado para a aco do Escutismo e aquele em que o Movimento
7 8

DE ANDRANDE, Rui Luis Falco Pinto, Escutismo um mtodo educativo no-formal, Pag. 26 DE ANDRANDE, Rui Luis Falco Pinto, Escutismo um mtodo educativo no-formal, Pag. 28

13 Escutista, bem como os indivduos que o compem, tm escolha. Nas sociedades no-democrticas, tanto o Movimento como os seus membros precisaro de viver com a sua realidade poltica, mas devem assegurar, tanto quanto possvel, que o Movimento faz tudo o que pode para manter a sua independncia. O Escutismo s pode ter sucesso na realizao da sua finalidade educativa se a sua identidade especfica for mantida. Qualquer perda ou diminuio da sua identidade como, por exemplo, pela proximidade ou influncia excessiva de outra organizao ou autoridade ter inevitavelmente um impacto negativo no Movimento. O Movimento deve, portanto, permanecer independente, com as suas prprias autoridades soberanas para tomar decises, a todos os nveis. Isto no significa que o Escutismo trabalhe isoladamente; nem que deva recusar cooperar com outras organizaes ou autoridades. Alis, o Escutismo nunca se teria tornado o movimento mundial que , sem a aceitao popular e institucional que teve atravs da sua histria. O que implica que qualquer oferta ou aceitao de apoio, ou qualquer forma de parceria com outra organizao ou autoridade s pode ser justificada se servir para cumprir melhor o que o Escutismo se prope: a sua finalidade educativa. Isto significa que todos os nveis do Movimento devem estar atentos nas suas relaes com outras entidades patrocinadores, parceiros, organizaes congneres, autoridades, e afins para assegurar que a identidade especfica e a independncia do Movimento no sejam postas em causa em resultado dessas relaes. Por exemplo: a cooperao do Escutismo com outras organizaes educativas para jovens no deve levar ao risco de perda da sua independncia e papel especfico na educao dos jovens; o patrocnio do Movimento por organizaes comunitrias ou religiosas no deve dar origem ao controlo da associao por parte dessa organizao nem percepo da sua subordinao; as ligaes do Escutismo s autoridades locais ou nacionais no podem ser tais que coloquem em questo o papel voluntrio e de educao no-formal do Movimento; o apoio do Escutismo a agncias de desenvolvimento no pode levar a que o Movimento seja visto como uma agncia de desenvolvimento, em vez de um movimento a dar uma contribuio especfica para a educao dos jovens. natural e legtimo o desejo de consultar e cooperar com outras organizaes que tm as necessidades dos jovens em vista. Tambm poder haver vantagens no fomento e manuteno de

14 laos institucionais prximos com as autoridades governamentais que se ocupam da juventude ou da educao. Inevitavelmente, haver busca constante de oportunidades que salientem o papel do Escutismo na comunidade, ou de novas fontes de recursos materiais ou humanos. No entanto, deve haver muito cuidado, a todos os nveis do Movimento, para garantir que tais situaes no levem a uma perda de independncia e identidade especfica. importante salientar que o que protege o Movimento quando este ameaado por foras externas o facto da sua identidade e natureza especficas serem internacionalmente definidas e acordadas por todas as associaes Escutistas. Por exemplo, desafios aos princpios fundamentais do Movimento em algum pas em particular podem ser defendidos com base nas condies de filiao no Movimento Mundial.

2.2.1.1. O Processo Educativo no Escutismo O Escutismo baseia-se no conceito de auto-educao. Isto implica que cada jovem seja considerado como um indivduo nico que tem o potencial para se desenvolver em todas as dimenses e para assumir responsabilidade no seu prprio desenvolvimento. Na auto-educao est implcito o facto desta se basear no conceito de educao a partir do interior, enquanto oposio ao conceito de educao a partir de fora. O jovem o principal actor no processo educativo ou seja, o educador do jovem , em primeiro lugar, ele mesmo. O Mtodo Escutista o esquema estruturado pensado para guiar e encorajar cada jovem ao longo do seu percurso de crescimento pessoal. Com a auto-educao progressiva, o Mtodo Escutista pretende ajudar cada jovem a usar e desenvolver as suas competncias, interesses e experincia de vida; a estimular a descoberta e o desenvolvimento de novas competncias e interesses; a ajud-lo a encontrar vias construtivas de satisfazer necessidades em diferentes alturas do seu desenvolvimento e abrir novas possibilidades para novas etapas ao seu prprio passo. O Escutismo consiste num projecto pedaggico que visa a formao integral dos jovens. A sua insero na comunidade uma educao para a cidadania. Vimos j que tal projecto se caracteriza pela promoo de um conjunto de valores que se exprimem particularmente pela Lei do Escuta e se exercitam atravs do jogo escutista. De uma forma um pouco mais concreta apresentamos agora os

15 vectores por que se orienta a educao dos jovens e a estruturao dos diferentes valores que integram o projecto educativo escutista. A finalidade da formao escutista melhorar o nvel dos nossos futuros cidados, especialmente no que diz respeito ao carcter e sade; substituir o egosmo pelo servio, tornar os jovens individualmente capazes, moral e fisicamente, com o fim de aproveitar essa capacidade para servir os seus semelhantes.9 O projecto educativo de Baden-Powell, visando a educao integral e como resposta aos problemas que enfrentavam os jovens do seu tempo, orientava-se por um conjunto de actividades de realizao fcil e atraente, onde a intuio e a experincia se conjugavam para uma experincia cuja eficcia vem dando frutos ao longo de cem anos. Preconizando o desenvolvimento de capacidades e a interiorizao de valores por parte dos mais novos, o mtodo escutista orienta-se para a prossecuo de cinco objectivos ou finalidades educativas: o desenvolvimento do sentido do outro, o respeito pelo seu prprio corpo, o carcter, a criatividade ou habilidade manual e a dimenso espiritual. O desenvolvimento e expanso do movimento escutista depressa o levaram a propores que o transformaram numa organizao complexa e de difcil governabilidade. A expresso actual de mais de 28 milhes de escuteiros, espalhados por quase todas as naes do mundo, implica uma capacidade de organizao que possa concretizar o ideal do escutismo como movimento de dilogo de povos, geraes, raas e credos, e ainda superar divises e conflitos de toda a ordem tnicos, religiosos, laborais, sociais realizando a sua vocao original.

2.2.3. A Finalidade do Escutismo Como movimento educativo para os jovens, o Escutismo identifica-se completamente com os elementos de educao atrs referidos.10 A sua finalidade contribuir para o desenvolvimento do potencial dos jovens como indivduos e membros da sociedade autnomos, solidrios, responsveis e empenhados. Inclui os quatro pilares da educao: aprender para saber, aprender a fazer, aprender a viver em conjunto, aprender a ser, com nfase particular nos dois ltimos. Pertence categoria da
9

O.M.M.E, Ideias para Animadores Escutismo na Pratica, Pag. 19

10

O.M.M.E, Ideias para Animadores Escutismo na Pratica, Pag. 15

16 educao no-formal uma vez que, tendo lugar fora do sistema de educao formal, uma instituio com um objectivo educativo e que se dirige a um pblico especfico. Alm disto, a abordagem educativa do Escutismo caracteriza-se do seguinte modo: a. Adopta uma abordagem integral da educao dos jovens; b. Procura alcanar a sua finalidade educativa baseando-se numa proposta educativa; c. Como agente de educao no-formal, tem um papel complementar ao dos outros agentes educativos; d. Reconhece que apenas contribui para a educao dos jovens. O Escutismo considera cada jovem como um indivduo que :11 Um ser complexo, cuja identidade formada em parte atravs da interaco e das relaes entre as vrias dimenses do indivduo (fsica, intelectual, emocional, social e espiritual), entre o indivduo e o mundo que o rodeia, e, finalmente, entre o indivduo e uma Realidade Espiritual. Em resultado disto, o Escutismo promove o desenvolvimento da pessoa como um todo tentando estimular o desenvolvimento em todas as dimenses: a. Reconhece que as vrias dimenses da personalidade humana esto interligadas e influenciam-se mutuamente; b. Admite que o desenvolvimento de uma pessoa como um todo s pode ocorrer enquanto resultado de mltiplas experincias que necessariamente se estendem por um perodo de tempo. Um indivduo nico, cada um com a sua histria pessoal, conjunto de caractersticas, diferentes necessidades, competncias e ritmo de desenvolvimento. Em resultado disto, o Escutismo promove o desenvolvimento da pessoa como indivduo nico: a. Reconhece que o desenvolvimento das competncias de cada jovem tem lugar ao seu prprio ritmo, com surtos de crescimento em certas dimenses e perodos de latncia noutras. O Escutismo procura ir ao encontro das necessidades educativas de cada jovem medida que estas surgem, continuando a estimular o desenvolvimento de todas as dimenses; b. Admite que o potencial de cada jovem diferente e assim procurando ajudar cada jovem a desenvolver ao mximo as suas competncias (fazer o seu melhor). Parte integrante do mundo em que vive. Como resultado, o Escutismo orienta-se para o desenvolvimento do indivduo que tambm parte integrante do mundo em que vive:
11

Ibid, Pag. 18

17 Procura ajudar cada jovem a reconhecer-se como parte, embora pequena, de um todo e a desenvolver um sentido de pertena, que ajuda a dar significado vida. Isto requer uma multiplicidade de oportunidades de interaco com e contribuio efectiva do jovem para com o mundo a que pertence (comunidades familiar, local, nacional, internacional, herana cultural e meio ambiente). O Escutismo procura alcanar a sua finalidade educativa, conforme descrito acima contribuir para o desenvolvimento do potencial global dos jovens baseando-se em algumas ideias e valores os seus princpios e de acordo com um mtodo educativo claramente definido o Mtodo Escutista . O Escutismo oferece, portanto, uma proposta educativa especfica. Esta proposta educativa: No um recipiente vazio que qualquer um pode encher conforme as suas crenas e desejos. A proposta no pode ser aceite parcialmente nem rejeitada parcialmente, e, uma vez aceite, torna-se vinculativa. Naturalmente, evolui com o tempo, mas no ao capricho de qualquer membro. No pretende fazer com que cada jovem esteja em conformidade com um modelo ideal predefinido. Cada um(a) convidado(a) a fazer o seu melhor para desenvolver todas as dimenses da sua personalidade nica. O Escutismo atinge o sucesso quando um membro deixa o Movimento com uma atitude positiva perante a sua entrada na vida adulta e possui as competncias para o fazer de uma forma construtiva, afirmativa e responsvel, compreendendo que precisar de continuar o seu desenvolvimento enquanto pessoa autnoma, solidria, responsvel e empenhada. muitas vezes dito que o Escutismo desempenha um papel complementar no desenvolvimento pessoal de cada indivduo. Trs agentes educativos diferentes contribuem para o desenvolvimento completo dum indivduo. O Escutismo faz parte da agncia educativa no-formal, e assim a sua contribuio complementa a dos sectores formal e informal. O Escutismo no um agente educativo formal, como a escola, nem informal, como a famlia, os pares ou outras influncias. O Escutismo tem um papel particular; no uma repetio de nem um substituto para o que acontece na escola, em casa ou em qualquer outra instituio com influncia no desenvolvimento de um jovem. Um Dirigente tem, portanto, uma funo caracterstica: no simplesmente outro professor, pai ou padre.

18 O Escutismo deve, pois, desempenhar um papel especfico e caracterstico na educao dos jovens; deve identificar o seu espao prprio no leque de ofertas educativas para os jovens. O Escutismo no-formal na medida em que organizado e estruturado, com uma proposta educativa especfica, que inclui um mtodo claramente definido. precisamente o mtodo singular do Escutismo a chave para o seu papel caracterstico. O Mtodo Escutista um mtodo que compreende vrios elementos o instrumento que o Escutismo utiliza para fazer a sua abordagem especfica da educao dos jovens. Muitos outros agentes educativos adoptaram elementos do Mtodo Escutista e alguns deles so hoje utilizados em escolas, clubes de jovens e outros ambientes. No entanto, em nenhum destes casos se utiliza o Mtodo Escutista na totalidade. O Mtodo Escutista por si no pode ser aplicado na escola, na igreja ou na famlia. O Mtodo Escutista, aplicado em ambientes de tempo livre, entre pares, em parceria com adultos, oferece o ambiente seguro dentro do qual cada jovem pode experimentar e aprender a partir das suas experincias, e assim crescer e desenvolver-se como um ser humano nico que cada vez mais autnomo, solidrio, responsvel e empenhado.12 O Escutismo preocupa-se com o desenvolvimento global do indivduo. Nesse sentido, o ideal que o Escutismo pretende alcanar no diferente do da escola ou da famlia, ambas estando tambm voltadas para o desenvolvimento integral do indivduo. Mas, como j foi referido, os mtodos utilizados na educao formal e as formas como as pessoas aprendem informalmente resultam em contribuies diferenciadas para o desenvolvimento das competncias de um jovem em cada uma das dimenses da personalidade humana. Assim, em virtude da aplicao eficaz do seu mtodo singular, o Escutismo capaz de dar um contributo diferente para o desenvolvimento fsico, intelectual, emocional e espiritual de um jovem, se comparado com os contributos da escola, da famlia, dos grupos de amigos, dos meios de comunicao social, das instituies religiosas ou de outra qualquer influncia na educao do indivduo. Para dar um exemplo, na rea do desenvolvimento intelectual, muitos agentes educativos enfatizam a aquisio de conhecimentos, enquanto o Escutismo, atravs do Mtodo Escutista, privilegia a criatividade, a utilidade, etc. Enquanto movimento educativo para os jovens, o Escutismo reconhece que apenas pode dar um contributo para o processo educativo, uma vez que: O Escutismo apenas uma das muitas influncias na vida de um jovem e a educao um processo ao longo da vida, e assim o potencial pleno de uma pessoa continua a desenvolver12

POWELL, Robert Baden, Escutismo para Rapazes, Pag. 43

19 se pela vida fora. O Escutismo s pode ajudar directamente os jovens a alcanar o seu potencial durante o seu tempo no Movimento. Deve ser levado em conta que: a. Para que esta contribuio produza benefcios plenos, o jovem deve ser membro do Movimento durante tempo suficiente, particularmente na adolescncia, para ter a hiptese de alcanar os objectivos educativos finais do Escutismo. Uma permanncia mais breve, especialmente nas idades menores, produzir certamente alguns resultados e beneficiar o jovem, embora em menor escala. b. Ao mesmo tempo que a abordagem educativa do Escutismo procura ajudar o jovem a ser responsvel pelo seu prprio desenvolvimento, tambm procura ajud-lo a desenvolver os seus prprios recursos e vontade para continuar a concretizar o seu potencial, enquanto indivduo e membro activo e participativo no mundo, aps deixar o Movimento. 2.2.4. Actividades Escutistas Para que o grupo de jovens funcione eficazmente, o dirigente adulto deve ser capaz de utilizar adequadamente os elementos do Mtodo Escutista e as dinmicas do Escutismo em aco. No Escutismo, as actividades incluem coisas como caminhadas ao ar livre, servio comunitrio, etc. Tambm incluem coisas necessrias ao funcionamento do grupo e para responder s necessidades da vida quotidiana como, por exemplo, compra de alimentos e preparao do jantar em campo, viajar at ao local de actividade, ou tomar parte numa discusso para avaliar o progresso pessoal. Todos os tipos de actividades contribuem para o processo educativo e o Mtodo Escutista deve ser aplicado a todas. De facto, as actividades do o contexto de apoio para a aplicao do Mtodo Escutista. Uma actividade, de qualquer tipo, no constitui automaticamente uma actividade escutista. S se torna uma actividade Escutista quando nela se aplica o Mtodo Escutista. Por si ss, as actividades Escutistas devem ter por base os interesses e as necessidades dos jovens de forma a serem atraentes e divertidas para eles. As actividades devem ser concebidas com um objectivo educativo claro; devem ser de um grau de desafio adequado e ser percebidas pelos jovens como teis. Ao longo do tempo, necessrio oferecer uma variedade equilibrada de actividades.

20 Isto refere-se vivncia nos pequenos grupos ou na unidade como um todo, em resultado do funcionamento como uma mini-sociedade composta por jovens e dirigentes adultos. O sentido da vida em grupo essencial para o desenvolvimento harmonioso dos jovens. Embora os jovens tenham tendncias naturais para formar grupinhos de amigos, e ainda que esta tendncia se reflicta no sistema de equipas, o sentido da vida em grupo no existe automaticamente no Escutismo. O desenvolvimento deste sentido requer a promoo de dinmicas de grupo construtivas (a interaco e os relacionamentos entre os jovens e entre os jovens e os dirigentes adultos). Tambm implica aproveitar as oportunidades de interaco entre jovens (entre si e entre eles e os adultos) na grande variedade de situaes que ocorrem naturalmente na vida escutista. Quando se desenvolve um verdadeiro sentido de vida de grupo, o grupo como um todo leva em conta as necessidades e interesses de cada membro, e cada pessoa contribui para o bem-estar do grupo. A vida de grupo estimula experincias que levam ao crescimento emocional e social, ao desenvolvimento de atitudes e aquisio progressiva de valores, porque: a. a aco num pequeno grupo coeso e a vivncia dos mritos de um cdigo de conduta (a Lei do Escuteiro em aco) do um contexto natural a cada jovem para descobrir o significado mais profundo dos valores do Escutismo; b. a interaco e os relacionamentos construtivos com outros no pequeno grupo estimulam um ambiente de confiana e cuidados mtuos e contribuem para o desenvolvimento dum sentido de identidade, auto-estima e pertena; c. quando a possibilidade de ser parte dum grupo coeso estimula o desejo de pertena e de ser aceite e quando esse grupo funciona de acordo com o cdigo de conduta do Escutismo, a presso dos pares uma influncia muito significativa no desenvolvimento dos jovens construtiva e no destrutiva. Assim, as atitudes e valores que a vida dos pequenos grupos estimula so tanto de natureza pessoal (como a atitude construtiva e pr-activa perante a vida, autoconfiana, esprito de empreendimento, de definio de metas, etc.) como de natureza social (como o esprito de equipa, a busca de consensos, o reconhecimento das diferenas e da interdependncia, a prtica da solidariedade, etc.). A vida nos pequenos grupos proporciona, portanto, uma forma til de ajudar os jovens a porem em prtica quase imediatamente e a desenvolverem de acordo com as suas capacidades as suas competncias para a autonomia, a solidariedade, a responsabilidade e o compromisso.

21 Isto refere-se forma como se aplica o Mtodo Escutista e aos mecanismos operacionais em aco na unidade (por exemplo, as oportunidades concretas para os jovens tomarem decises e assumirem responsabilidades, estabelecerem contactos com a comunidade local, etc.). Tambm diz respeito utilizao de recursos (no apenas financeiros e materiais, mas tambm em termos de tempo e outros) que tm uma importante influncia na qualidade da experincia educativa. Quando estes quatro elementos se reforam mutuamente, o Escutismo pode oferecer uma experincia educativa mais rica e coerente. Por exemplo, uma associao pode considerar que democracia um assunto importante que requer nfase particular. Ajudar os jovens a desenvolver uma adeso pessoal a um estilo de vida democrtico (objectivo educativo) no resultar apenas de actividades pensadas para transmitir conhecimentos sobre o assunto.

2.2.5. Contribuio do movimento escutista na educao dos jovens O movimento Escutista contribui de maneira eficaz na educao dos jovens atravs do sistema de valores, como podemos ver a seguir:13 1-Carcter: Diz-se hoje mais correntemente a personalidade, isto , a relao consigo mesmo. O Escutismo quer ensinar s crianas e aos jovens a fazer opes, a descobrir o que podem e o que querem vir a ser. Quer torn-los capazes de tomar responsabilidades, de lutar para fazer da sua vida um projecto e serem conscientes da sua dignidade de homem. Quer ensina-los a ser eles prprios e a viver por eles prprios. 2-Habilidade manual: preciso formar hoje a criana de modo a exercer a sua criatividade, a sua inteligncia prtica, a produzir a partir de meios pobres, a dominar a tecnologia contempornea, em vez de lhe ser escravo e estranho. 3-A sade e o desenvolvimento fsico: ensinar a alimentar-se saudavelmente, a exprimir-se, a respirar, a andar, a dominar o seu corpo, a encontrar os ritmos equilibrados e naturais, so tarefas urgentes para os educadores de hoje. 4-O servio dos outros: mas onde aprendem as crianas de hoje a sair de si mesmas, a descobrir os outros, a viver e a trabalhar em equipa, a organizar-se em grupo, a tomar decises em comum, a militar ao servio dos outros?
13
POWELL, Robert Baden, Escutismo para Rapazes, Pag. 23

22 5-A felicidade: O sentido de Deus. O Escutismo cr na possibilidade de revelar s crianas, atravs da relao com os outros, o encontro com Deus vivo. E tudo isto pelo caminho da alegria que o Escutismo, por esta estrada de liberdade e de esperana que ele oferece. Para que a criana possa crescer e desenvolver-se neste mundo industrializado, -lhe necessrio apoiar-se em terreno slido, com bases profundas.14 O Escutismo apoia-se no dinamismo alegre das crianas que tm a possibilidade de fazer aquilo que gostam. Pouco a pouco, o que as apaixona torna-se cada vez mais difcil, mas esta paixo faz com que elas desenvolvam progressivamente as suas capacidades para ultrapassar essas dificuldades. Tiram disso uma satisfao profunda que as estimula para o pleno desenvolvimento. O Escutismo oferece aos jovens um espao de liberdade, de criatividade. por isso que a educao escutista d preferncia pelo ar livre, ao contacto com a natureza. O ar livre permite criana redescobrir os ritmos naturais, jogar, correr, desenvolver o seu corpo, enfrentar os elementos, organizar o seu espao de vida. O Escutismo permite tambm criana viver a experincia de uma pequena sociedade ao seu nvel. Actualmente a rarefaco dos terrenos de jogo, a multiplicao das proibies nas cidades modernas fazem com que a vida social espontnea das crianas se torne cada vez mais pobre e esteriotipada. O Escutismo, pelo jogo das equipas e dos conselhos, quer proporcionar uma aprendizagem das relaes sociais. O Escutismo desenvolve o desejo natural de ser til a algum ou a qualquer coisa. Isso permite ao jovem encontrar o seu lugar e perceber que pode mudar qualquer coisa no mundo. Todavia, criatividade, ar livre, vida de equipa, esprito de servio, no so frmulas mgicas. Estes elementos, para atingirem o seu pleno valor pedaggico, necessitam de um ritmo, um doseamento, um desenvolvimento, que no podem ser aco da criana. No h educao possvel sem uma certa relao com um adulto. O Escutismo prope a homens e mulheres de serem esse adulto, que aceita ser plenamente ele prprio, mesmo vivendo em relao com as crianas e os adolescentes. No Escutismo, o adulto acompanha as crianas e os adolescentes. Caminha com eles, esfora-se por compreender e falar as suas prprias lnguas, sabe escutar os seus sonhos, os seus projectos, as suas necessidades profundas. Enfim, tem dentro de si suficiente dinamismo para entrar no jogo das crianas, na aventura que elas querem viver.

14

POWELL, Robert Baden, Escutismo para Rapazes, Pag. 16 -17

23 Consequentemente, uma das caractersticas essenciais do Escutismo que, desde o seu incio, sempre se baseou num sistema de valores, ou seja, num conjunto de normas ticas inter-relacionadas. Os princpios do Escutismo, ou os valores que representam, so normalmente resumidos em trs categorias: Dever para com Deus a relao pessoal com os valores espirituais da vida, a crena fundamental numa fora superior humanidade. Dever para com os outros a relao pessoal com a sociedade e a responsabilidade para com esta, no seu sentido mais lato: a famlia, a comunidade local, o pas e o mundo em geral, bem como o respeito pelos outros e pela natureza. Dever para consigo a responsabilidade pessoal de desenvolver o seu prprio potencial, at mximo. O que importante realar a funo exacta dos princpios, ou valores, no Escutismo. Ao nvel do Movimento como um todo, representam a viso que o Escutismo tem da sociedade, os ideais que defende e a imagem que projecta. Para quem se junta ao Movimento, os princpios representam os elementos que cada indivduo deve estar disposto a aceitar e a esforar-se por seguir. Esta aceitao inicial no significa, e certamente no caso dos mais novos no pode significar, completa compreenso destes valores; isso s pode ser conseguido atravs da pertena ao Movimento por um perodo de tempo. Em contrapartida, uma rejeio destes princpios desqualifica algum de pertencer ao Movimento, que est aberto a todos desde que concordem com a sua finalidade, princpios e mtodo. Tendo expresso a sua aceitao inicial destes princpios, fazendo a Promessa, todo o processo educativo no Escutismo pretende ir habilitando o jovem a gradualmente compreender estes valores, a aderir a eles e a torn-los parte de si de forma que permeiem o seu comportamento durante a vida. Nas palavras do Fundador auto- educao, isto , o que um rapaz aprende por si, o que permanecer nele e o guiar mais tarde pela vida, muito mais que qualquer coisa que lhe seja imposta atravs da instruo por um professor. A unidade uma caracterstica essencial sem a qual um movimento no pode existir. Unidade no significa uniformidade e no exclui a diversidade em reas onde esta possvel e mesmo desejvel. No entanto, a unidade requer que todos os membros de um movimento adiram aos elementos fundamentais que foram definidos como basilares para a sua existncia. No caso do Escutismo, estes elementos fundamentais so a finalidade, os princpios e o mtodo do Movimento.

24 Os seus membros no podem escolher entre os fundamentos os que lhes convm; so um conjunto integrado que tem que ser aceite na totalidade. Para salvaguardar a unidade do Escutismo, a sua finalidade, princpios e mtodo so acordados internacionalmente por todos os seus membros e claramente definidos a nvel mundial na Constituio da Organizao Mundial do Movimento Escutista; qualquer adaptao ou reformulao dos fundamentos do Escutismo requer a alterao da Constituio da OMME. Alm disso, a formulao da finalidade, princpios e mtodo nos estatutos das associaes nacionais, e quaisquer emendas a essa formulao, requerem a aprovao da Organizao Mundial antes de entrarem em vigor. Os elementos fundamentais da unidade do Escutismo ou seja, a sua finalidade, princpios e mtodo so vinculativos em qualquer nvel do Movimento. dever dos rgos mundiais assegurarse que estes elementos fundamentais so respeitados pelas associaes escutistas nacionais. dever de cada associao escutista nacional garantir que os elementos fundamentais esto reflectidos em todos os aspectos da sua estrutura e das suas actividades, e por cada um dos seus membros individuais. So esta adeso e este respeito que garantem a continuidade do Escutismo nacional e mundialmente. Como movimento, o Escutismo existe para alcanar uma finalidade, que a educao dos jovens baseada em alguns ideais ou valores os seus princpios e de acordo com um mtodo educativo definido o Mtodo Escutista . Conforme referido acima, o propsito, princpios e mtodo do Escutismo ou seja, os seus fundamentos so universais. Mas porque um movimento, o Escutismo, em todos os nveis, deve ser capaz de modificar a sua abordagem, adaptar-se, ser flexvel na maneira como trabalha para atingir a sua finalidade, uma vez que o Escutismo no vive num vcuo, mas sim numa sociedade em mudana constante e rpida. Esta dualidade a necessidade de ser fiel aos seus fundamentos e, ao mesmo tempo, ser flexvel e dinmico na forma de trabalhar uma caracterstica essencial do Escutismo. Mudanas que no so pensadas para concretizarem claramente a finalidade do Escutismo levariam a uma perda de identidade do movimento e, portanto, ao caos, enquanto que uma postura inflexvel na concretizao da finalidade levaria estagnao que mataria o movimento. Um movimento implica no s um processo dinmico para atingir um objectivo, mas tambm algum tipo de organizao e estrutura para ter sucesso. O importante a reter que, dentro de um movimento, a organizao e a estrutura so como as mudanas necessrias, mas tambm so como as mudanas no um fim em si mesmas, mas um meio de atingir a finalidade do movimento.

25 Baden-Powell disse: Primeiro, tive uma ideia. Depois, vi um ideal. Agora, temos um Movimento, e se alguns de vs no tiverem cuidado, acabamos s com uma organizao. Esta citao foi vrias vezes mal interpretada, como se quisesse dizer que o Escutismo no uma organizao, ou que uma organizao no importante. O que o Fundador pretendia era criticar no o princpio de uma organizao, mas o de s uma organizao, isto , uma estrutura que existe por si s e no para servir o movimento e a sua finalidade. No Escutismo, como noutros movimentos, a organizao e estrutura devem ser sempre concebidas e vocacionadas para realizar os objectivos do movimento; a sua existncia no pode ser justificada de outra forma. Alm disso, porque o Escutismo um movimento, a organizao deve ser dinmica e adaptvel de forma a permitir constantemente ao movimento alcanar a sua finalidade luz das mudanas rpidas e inevitveis da sociedade. Organizaes que existem para se autoperpetuarem so a anttese do conceito de movimento. O que se aplica a um movimento em geral tambm se aplica a um movimento mundial. Como movimento mundial, o Escutismo est unido pelos seus fundamentos que tm de ser os mesmos em todo o lado. Porque um movimento, o Escutismo deve permanecer flexvel e adaptvel nas suas formas de funcionar, para ir ao encontro das necessidades dos jovens em locais e momentos especficos e numa grande variedade de situaes. Da mesma forma, a sua organizao e estrutura e todas as pessoas que nelas trabalham em qualquer dos seus nveis local, nacional ou internacional tm que procurar sempre alcanar a finalidade do movimento e ser capazes de se adaptar sempre que necessrio. So precisamente estes dois factores que permitiram ao Escutismo crescer a um ritmo constante at ser um movimento mundial nico o maior movimento mundial de juventude educativo e voluntrio. 2.2.6. O Escutismo e a Juventude de Hoje O Escutismo no apenas um movimento para jovens gerido por adultos, tambm um movimento de jovens apoiados por adultos. Desta forma, o Movimento Escutista oferece a possibilidade de uma comunidade de aprendizagem de jovens e adultos, trabalhando juntos numa parceria de entusiasmo e experincia. Este princpio bsico deve ser aplicado no mbito do Programa Educativo de todas as associaes escutistas nacionais.

26 No Programa Educativo, devem ser includos membros de todas as idades na tomada de decises que afectam a implementao do programa em que participam a nvel de unidade, assumindo cada vez mais responsabilidade, de acordo com a sua idade. Os jovens nas seces mais velhas tambm devem participar no processo de concepo e desenvolvimento do programa levado a cabo pelas associaes nacionais. Baden-Powell referia-se a isto como autogoverno e frequentemente instava os dirigentes adultos a perguntarem aos membros jovens o que pretendiam estes para a sua unidade. No Programa Educativo, o papel dos dirigentes adultos encorajar e facilitar o desenvolvimento progressivo pessoal dos membros jovens atravs de uma parceria rica e variada com eles. A todos os nveis e em todas as situaes, deve achar-se um equilbrio entre os papis complementares dos jovens e o dos dirigentes adultos. O Escutismo, enquanto movimento de jovens, dirige a sua proposta educativa aos jovens. Nesse sentido, importante notar que: embora existindo caractersticas gerais respeitantes ao leque etrio dos jovens a quem a proposta educativa do Escutismo oferecida, no h regras absolutas neste assunto. Cada associao escutista nacional determina as seces etrias aplicveis que entende. No entanto, como movimento de jovens, seria inadequado aplicar o Programa Educativo a pessoas com idades muito acima dos 20 anos. Alm disso, no documento Rumo a uma Estratgia para o Escutismo salientava-se o perigo potencial em algumas associaes nacionais de se afastarem de um dos elementos-chave do propsito original do Escutismo, nomeadamente o ser particularmente adequado idade da adolescncia e no tanto a crianas . O contributo que o Escutismo pode dar ao desenvolvimento de um jovem difere conforme o nvel de desenvolvimento desse jovem. Para os adolescentes em particular, o Mtodo Escutista d a oportunidade de desenvolver a capacidade de tomar as suas prprias decises e atingir um maior grau de autonomia um passo essencial no seu desenvolvimento . Ainda assim, particularmente nos pases industrializados, a adeso de adolescentes no tem tanto sucesso como a adeso para pr-Lobitos e Lobitos. Isto particularmente significativo quando a proposta educativa do Escutismo oferecida a crianas muito jovens. O Mtodo Escutista no de forma alguma adequado a crianas demasiado jovens para que funcione eficazmente: muito novas, por exemplo, para compreenderem o conceito de fazerem um compromisso pessoal com um cdigo de conduta atravs da Promessa e da Lei, ou para exercerem um papel de liderana num pequeno grupo. E ainda, os adolescentes no so atrados por uma organizao que eles pensam ser para crianas. Se considerarmos que a maioria dos jovens s permanecer numa organizao por um certo nmero de anos facto demonstrado estatisticamente

27 para a maioria das associaes nacionais temos ainda o problema acrescido de reter at adolescncia os jovens que ingressaram numa idade muito nova. Como movimento educativo cujo propsito ajudar os jovens a assumirem um lugar construtivo na sociedade, o Escutismo no pode ter sucesso se no acompanhar os jovens pela adolescncia at sua formatura do Movimento, idealmente no final da ltima seco, o Caminheirismo no caso de Angola. Ao falarmos de jovens, referimo-nos, claro, aos dois gneros. Se bem que o Escutismo era, na sua origem, exclusivamente para rapazes (e o Guidismo para as raparigas). Sobre este assunto, deve ser referido que, como movimento mundial, o Escutismo aberto aos dois gneros no altera o princpio que cada associao escutista nacional toma a sua prpria deciso em aceitar ou no raparigas. No entanto, requer que as associaes nacionais equacionem cuidadosamente a sua oferta educativa, levando em considerao as caractersticas da sociedade em que se inserem e as mudanas em curso nessa sociedade que afectam os jovens. Assim: a. Em sociedades onde relacionamentos mistos (no ambiente escolar, profissional e social) so, ou esto a tornar-se, socialmente aceites, e onde, por isso, o Escutismo tem um papel a desempenhar na preparao dos jovens para uma participao activa e construtiva num ambiente social misto, a regra seria no sentido das associaes nacionais aceitarem ambos os gneros numa abordagem coeducativa. No Escutismo, a coeducao pode ser definida como uma abordagem que pretende o desenvolvimento igual de ambos os gneros, considerando as especificidades individuais de cada pessoa. Uma abordagem coeducativa no significa que jovens de ambos os gneros participam juntos em todas as actividades. b. Quando uma associao escutista nacional se insere numa sociedade onde h separao de gneros e por isso no se pratica a coeducao, nada impede a associao nacional de oferecer Escutismo aos jovens de ambos os gneros em condies separadas. c. Se uma associao escutista nacional se abre aos dois gneros, deve levar em igual considerao as necessidades educativas de ambos. Isto implica que se uma associao admite ambos os gneros em qualquer escalo etrio, ento deve dispor-se a faz-lo em todos os escales etrios subsequentes. d. Independentemente da composio do efectivo, nenhuma proposta educativa hoje em dia deve ser considerada completa se no fomentar o respeito e a compreenso mtuos entre os dois gneros.

28 2.7. O Movimento Escutista e a Escola Nova O princpio do sculo XIX foi marcado por problemas sociais que todos ns conhecemos, pois muitos deles so parecidos com os que hoje verificamos na nossa sociedade, de um modo especial na rea da juventude, designadamente o desemprego e a incerteza quanto ao futuro, motivados pelo surto de desenvolvimento induzido pela industrializao. Foi por essa altura que Baden-Powell, recentemente chegado a Inglaterra, teve a ideia de criar uma escola para essa juventude, convm aqui lembrar que o mundo do trabalho nessa poca se iniciava bem mais cedo de que hoje, e foi assim que com o lanamento do livro Escutismo para Rapazes surgiu esta escola, melhor este movimento, que todos ns conhecemos e que hoje ultrapassa j os muitos milhes de jovens, sendo certo que em Angola a Associao de Escuteiros de Angola tem cerca de 17 mil associados. lgico que nos possamos interrogar porque razes o escutismo no tem parado de crescer ao longo dos seus 100 anos de vida. A educao nova baseia-se na cincia psicolgica. Na medida em que impe a si mesma ter uma viso justa da criana, cria uma obrigao de a estudar de todas as maneiras possveis. No entanto, o que lhe prender a ateno em primeiro lugar o estudante, mais que a criana e a criana na sua individualidade, muito mais que o facto social que se origina na reunio das crianas ou dos laos inter-pessoais que se tecem entre crianas. Esta psicologia leva a Escola Nova ao estudo individualista da criana.15 A Escola Nova prope-se tratar dando um segundo as suas aptides e os seus interesses. Para resolver este princpio serviu-se dos numerosos testes que a psicologia tem. "Uma aptido o que diferencia, sob a relao do rendimento, o psiquismo dos indivduos".16 Exceptuando os imperativos da instruo base (ler, escrever e contar) para a qual a Escola Nova criou novos mtodos, como o mtodo global de leitura, a imprensa na escola ou o mtodo dos ditados mudos, no proposto aos alunos qualquer ideal cultural. Pois, segundo esta escola, no se trata de produzir letrados, mas de desabrochar a pessoa segundo as suas possibilidades, talentos e gostos.

15 16

O.M.M.E, A pedagogia Escutista e a escola nova Pratica, Pag. 24-26

Ibid,, Pag. 31-33

29 A Escola Nova para alm de utilizar meios activos, tais como: a investigao, a interpretao de textos, a observao directa, os interrogatrios e as tcnicas audio-visuais tambm utiliza, para fins educativos, o feixe de energia que emana da criana. O papel do mestre nesta escola est bastante modificado, por vezes completamente mudado. Pois ele aparece-nos como um "treinador" e por vezes como um "acompanhador" enquanto tradicionalmente era o instrutor, o ensinador. De escola para escola o mestre tem diferentes funes directivas. Na Escola Nova os mestres tm todos por princpio comum considerar a criana no como um vaso que se tem de encher (escola tradicional), mas como uma fora com a qual, no mnimo, se deve contar sempre.17 A adeso ao processo de auto-educao induz uma pedagogia baseada no interesse que exclui toda a ideia de programa imposto. O educador procurar evidenciar as correspondncias entre as necessidades do seu aluno e os objectivos capazes de as satisfazerem. Pretendem tambm os mestres da Escola Nova levar a escola vida. A educao no se pode conceber em meio fechado, para se poderem manifestar os interesses. atravs da natureza, da vida no mundo, do homem, dos acontecimentos que a criana ter a possibilidade de avaliar a diferena existente entre o que ela e aquilo para que tende. Sendo a finalidade ltima da Escola Nova a insero na sociedade, ter pois que comear por influenciar na vida das pessoas, pois so elas que formam a sociedade. necessrio, para se realizar tal fim, dar s crianas, to cedo quanto possvel, o hbito e o gosto da vida comunitria. 18 Para alm de ser activa, a Escola Nova, pretende tambm a unio da actividade manual com o trabalho do esprito. Pois o facto de se incorporar, s tcnicas pedaggicas, os trabalhos manuais no seria suficiente para explicar a exacta situao manual do novo contexto. Para que esta explicao seja correcta o "homo faber" tem que preceder o "homo sapiens", isto , a inteligncia ter que subir da mo ao crebro. 19 A Escola Nova pretende ainda desenvolver as faculdades criadoras das crianas criando assim uma noo verdadeiramente original em pedagogia. Esta escola vai introduzir, sob o rtulo das actividades livres, toda uma srie de trabalhos destinados a desenvolver, na criana, a imaginao, o esprito de iniciativa e, numa certa medida, a audcia criativa. J no se trata somente, para a criana,
17 18

Ibid,, Pag. 37

O.M.M.E, A pedagogia Escutista e a escola nova Pratica, Pag. 38

19

Ibid,, Pag. 39-40

30 de assimilar o real conhecido, mas de se iniciar no processo pelo qual o real reconhecido e de avanar j pelos caminhos da procura. "Educar conduzir a criana para o estado adulto, tendo em conta o facto de que ser adulta amanh e no ontem, num mundo tradicional". 20 Finalmente, a Escola Nova substituiu a disciplina exterior pela auto-regulao do grupo e do indivduo - a disciplina interior e livremente consentida. Fundamenta este aspecto em trs razes: 1 - Formar cidados para se obterem dirigentes competentes; 2 - Desenvolver na criana o sentido da justia pelo exerccio da actividade jurdica; 3 - S num mundo livre a criana se revela tal como , com o seu carcter e as suas aptides. Assim, as crianas aprendem o valor do auto-governo, neste facto, a Escola Nova pretende dar ao seu ensino uma clara orientao democrtica. Depois desta breve caracterizao da Escola Nova fcil rever nestes nove princpios uma grande parte da pedagogia escutista. Mas Baden-Powell conseguiu, com uma particular perspiccia, fazer o que os pedagogos do seu tempo no conseguiram, isto , juntar todas estas caractersticas numa s escola. Diria mesmo que, a estas, ele ainda acrescentou outras que so inovadoras e que vo, tambm elas marcar o seu Movimento: a no directividade e o trabalho de Grupo a que ele chamou de Sistema de Patrulhas e o Jogo como estratgia fundamental da aprendizagem. Como bem sabemos, e s para melhor nos situamos, o Escutismo est alicerado em quatro princpios de base que constituem as suas leis e crenas fundamentais: O princpio pessoal - a relao consigo prprio; O princpio social - a relao com os outros; O princpio ambiental a relao com a Natureza; O princpio espiritual - a relao com Deus.

e o Mtodo Escutista pode ser definido como sendo um sistema de auto-educao progressiva fundamentada sobre: Uma Promessa e uma Lei; Uma educao pela aco; Uma vida em pequenos grupos; Programas progressivos e atraentes.

20

Ibid,, Pag. 42

31 Finalmente lembrar que a metodologia escutista se desenvolve num ambiente ldico, participativo e de vida ao ar livre em contacto com a Natureza. No seu discurso de encerramento da 9 Conferncia Internacional do Escutismo, realizada em Haia, em Agosto de 1937, Baden-Powell definiu assim a finalidade do seu Movimento: o nosso objectivo ltimo criar homens viris para os nossos respectivos pases, fortes de corpo, de mente e de esprito; homens em quem se possa confiar; homens que saibam enfrentarem trabalho duro e tambm tempos difceis; homens que saibam decidirem por si prprios, sem se deixarem levar pela sugesto das massas; homens que saibam sacrificar muito do que pessoal em prol do interesse mais vasto da nao. O seu patriotismo no deve ser estreito e mesquinho; pelo contrrio, com a sua viso mais ampla, eles devero ser capazes de ver com compreenso e simpatia as ambies dos patriotas dos outros pases. Se tivermos presente estes elementos, de entre outros, tambm eles, definidores da Pedagogia Escutista, facilmente compreendemos que o Escutismo tem os seus alicerces pedaggicos fundamentados na pedagogia da Escola Nova, tendo sido ele prprio responsvel por alguma inovao no campo educacional que as mais recentes teorias das cincias da educao assimilaram e divulgaram.

2.3. Teorias que fundamentam a contribuio educacional So varias as teorias que abordam as questes do processo educativo, considerando a complexidade e o interesse que este processo desperta para muitos estudiosos. Assim sendo, propomos aos nossos leitores as seguintes posies tericas que nos ajudaram a entender o processo educativo que estamos abordar, para melhor compreender-mos a contribuio de vrios grupos/movimentos na educao dos jovens:

2.3.1. Teoria Ambientalista (scio-genetica) Esta teoria valoriza os factores externos do comportamento em detrimento dos factores internos, ou seja, o ambiente mais valorizado do que a maturao do organismo. Ainda para alguns

32 psiclogos, as contingncias ambientais determinam e controlam o comportamento dos indivduos. Dessa forma, o desenvolvimento das caractersticas comportamentais ocorre por contingncias reforadas presentes no ambiente. O desenvolvimento identificado como resultado de aprendizagem. Para esta teoria, o homem um elemento passivo, moldvel, onde o ambiente controla o seu desenvolvimento. Dependendo dos comportamentos ambientais, o seu desenvolvimento pode ou no ser favorecido. 2.3.2. Teoria Histrico-cultural Esta teoria, tem como fundamento as teses criadas pela escola de Vigotsk. Os seus postulados formulados por Vigotsk, so: A base do desenvolvimento mental do homem, uma mudana qualitativa em sua situao social; A forma original da actividade o empenho, ampliado por um individuo no plano externo; As novas estruturas que se formam no homem derivam da interna forma social da actividade; Vrios sistemas de signos desempenham um papel fundamental no processo interno.

2.3.3. Teoria da Aprendizagem Para muitos as mudanas significativas, que se observa durante o desenvolvimento, podem ser atribudas a aprendizagem. Albert Bandura enfatizou o papel desempenhado pela aprendizagem por observao e imitao, ou seja, moldagem no desenvolvimento da criana.

2.3.4. Teoria Cognitiva Esta teoria explica o papel activo desempenhado pela criana em seu prprio desenvolvimento. Jean Piaget, um dos principais autores desta teoria, acredita que o desenvolvimento seja estimulado pelo impulso inerente aos seres humanos de reduzir incertezas com que se confrontam, e, dessa forma, se adaptarem ao seu ambiente. Ainda, segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo faz-se pelas

33 mudanas de estruturas cognitivas atravs de invariantes, isto , de mecanismo de adaptao, que so assimilao e acomodao. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo era fruto de factores de maturao, experincias do mundo fsico, inter relao e transmisso social, ainda de um mecanismo, auto regulador que a equilibrao. Porque pela equilibrao que o sujeito melhor se adapta ao meio, isto , que a sua inteligncia progride no sentido de um pensamento cada vez mais complexo. 2.3.5. Teoria Interacionista Esta teoria, destaca que os factores internos e externos actuam reciprocamente na formao das estruturas psicolgicas. Segundo Piaget, um dos principais representante desta teoria, o envolvimento humano ocorre atravs do processo de mudanas nas estruturas internas mediante relaes que o indivduo estabelece com o meio.

2.4.Reviso Bibliogrfica A reviso bibliogrfica uma tarefa indispensvel de qualquer trabalho cientfico que aparece como uma necessidade da autoria de qualquer trabalho. Como contribuio para este trabalho, encontramos na biblioteca do ISCED de Luanda algumas teses de licenciatura, j defendidas com aproximao ao nosso tema, entre as quais destacamos as seguintes: Simo Jos Domingos, com o tema: Analise Psico-Social do Escutismo na forma do jovem. Chegou as seguintes concluses: O escutismo tem contribudo de maneira significativa para a formao da personalidade dos jovens atravs dos seus programas, mtodos de aprendizagem, actividades essas que tm influenciado na mudana de atitude dos escuteiros para enfrentar a vida; Para alm da formao escutista os escuteiros recebem uma formao multifactica, que os torna mais capacitados para ultrapassarem os obstculos da vida e formar a sua personalidade.

34 Rui Luis Pinto Falco Pinto de Andrade, com o tema: Escutismo um mtodo educativo no formal. Chegou as seguintes concluses: O mtodo escutista aplicado, em todas as suas vertentes, com bastante seriedade, havendo, no entanto que continuar a apostar na formao e diferenciao dos recursos de adultos; Todos os dirigentes esto obrigados a definir um plano Individual de Formao das diferentes seces;

CAPTULO III METODOLOGIA 3.1 Populao e amostra A populao ou universo representa o grupo total do qual a amostra retirada. A populao do nosso estudo constituda pelos Escuteiros (dos 18 aos 25 anos de idade), Dirigentes e a populao (sociedade civil). Como no possvel trabalhar com o universo de Escuteiros (Jovens), Dirigentes e a populao (sociedade civil), seleccionamos de forma aleatria 30 Escuteiros (jovens), 20 Dirigentes e 20 indivduos (no escuteiros), perfazendo uma amostra de 70 indivduos. 3.2 Variveis Asseguramos que no foram manipuladas quaisquer variveis ao longo do presente trabalho. Foram apenas observadas determinadas atitudes que os Escuteiros, Dirigentes e a populao (sociedade civil) manifestam em suas relaes no quotidiano. Assim, temos as seguintes variveis:

35

3.2.1 Varivel dependente A varivel dependente o facto ou fenmeno a ser explicado ou descoberto. Assim temos a varivel dependente: A educao dos jovens

3.2.2 Varivel independente A varivel independente uma varivel antecedente que determina ou afecta uma varivel, a condio ou causa para certos resultados. Assim, apresentamos as seguintes variveis independentes: O movimento escutista. Tipos de actividade. Preparao dos dirigentes. A falta de acompanhamento dos Pais. A falta de apoios financeiros e materiais.

3.3 Modelo ou tipo de pesquisa Com vista ao alcance dos objectivos do presente estudo, foi utilizado o modelo de pesquisa descritiva, que tem como finalidade mostrar como as variveis se relacionam sem a manipulao do pesquisador A pesquisa descritiva permite estudar uma situao onde as variveis dependentes e independentes j ocorreram. O pesquisador, atravs de diferentes tcnicas de colecta de dados, obtm informaes acerca da varivel dependente e, em seguida, inferir as variveis independentes responsveis pela ocorrncia de fenmenos verificados, razo pela qual optamos por este modelo. Como mtodo, fizemos recurso ao mtodo de Survey ou levantamento de campo, visando descrever as caractersticas da populao por meio da escolha aleatria. Neste caso o pesquisador observa o fenmeno ou colecta os dados a ele relativo, sem todavia intervir de modo algum no seu desenrolar, pois ela desenvolve no ambiente natural. 3.4 Tcnicas e instrumentos utilizados

36 Para garantir o processo adequado da recolha de dados para o nosso trabalho, recorremos s determinadas tcnicas e instrumentos de mensurao correspondentes s obrigaes de tratamento e interpretao de resultados. As tcnicas utilizadas no presente estudo so: 3.4.1. Observao Utilizamos esta tcnica para obter uma percepo racional, atenta, e sistemtica dos fenmenos relacionados com os objectivos por ns traados, principalmente no que concerne as actividades dos escuteiros. A observao um dos procedimentos mais utilizados em pesquisa do gnero pois possibilita o mais elevado grau de preciso dos dados a colectar. Esta tcnica permitiu-nos entrar em contacto directo com escuteiros, dirigentes e encarregados de educao, embora no tenhamos interferido na relao, pois fomos somente testemunhas dos vrios factos observados. 3.4.2. Inqurito O inqurito como tcnica de investigao permitiu-nos obter informaes sobre o nosso objecto de investigao. Utilizamos questionrios como instrumentos com questes abertas e fechadas de forma combinada. Elaboraram-se trs questionrios, sendo o primeiro para os escuteiros, o segundo para os dirigentes e o terceiro para os encarregados de educao. Estes instrumentos foram previamente aplicados a um pequeno grupo dentro da amostra, com o objectivo de verificar o entendimento das questes aplicadas e a validade das mesmas. Esta prvia aplicao permitiu ajustar algumas questes em termos de compreenso e de objectividade. No questionrio dirigido aos Escuteiros, dirigentes e encarregados de educao, com relao aos dados pessoais, procurou-se saber a idade, sexo, classe assim como a sua opinio acerca do escutismo, sobre o papel psico-social do escutismo, bem como a contribuio do movimento escutista na educao dos jovens. 3.4.3 Tcnica bibliogrfica ou documental

37

Toda a investigao necessita de uma bibliografia de consulta para a definio do sistema conceptual da pesquisa e a sua fundamentao terica como sustento cientfico da pesquisa. O presente estudo envolveu a consulta de material adequado ligados ao tema em estudo: literaturas Escutista, dicionrios, textos de apoio, pesquisas na Internet, brochuras, etc. Esta tcnica foi utilizada para obteno de bases tericas e cientficas para justificarmos os factos e fenmenos a serem observados, atravs de consultas de uma gama de livros e documentos com bases cientficas. Com este procedimento obtivemos vrias informaes que constituram o corpo terico da pesquisa assim como a elaborao de instrumentos e sua aplicao durante a realizao do trabalho de campo. 3.4.4 Tcnica estatstica Na realizao de um trabalho de investigao esta tcnica ajuda-nos a interpretar os dados de forma cientfica, pois uma tcnica matemtica orientada que se emprega para organizar, descrever, analisar e interpretar dados. Esta tcnica permitiu-nos fazer a anlise e interpretar os dados recolhidos que sero generalizados no universo ou populao. 3.5 Procedimentos e dificuldades encontradas Aps anunciado o tema de investigao e para atingirmos os fins preconizados e oferecer resultados vlidos, procedemos do seguinte modo: Em primeiro lugar fez-se a localizao da bibliografia relacionada ao tema a abordar, o que nos possibilitou traar os objectivos, hipteses, variveis e a fazer uma anlise da leitura necessria que nos conduziu a elaborao da fundamentao terica. Em segundo elaboramos o questionrio para a obteno dos dados que foram analisados e interpretados, com vista a tirar concluses e sugestes. Durante este percurso deparamo-nos com dificuldades de vria ordem, tais como: - Dificuldades em conciliar o tempo dedicado a actividade profissional e o tempo dedicado a elaborao da monografia.

38 - A falta de bibliografia disponvel, bem como a falta de disponibilidade para consultas nos horrios estabelecidos pelas bibliotecas, fundamentalmente a biblioteca do ISCED e a biblioteca provincial do Escuteiros, em virtude de ser estudante trabalhador. -A falta de domnio prtico da Informtica, as dificuldades em elaborar grficos, digitalizar com destreza, etc, impediram o cumprimento do cronograma e o consequente atraso do trabalho. -A rejeio por parte dos inquiridos em preencher os exemplares dos inquritos. -Dificuldades na recolha das fichas de inqurito, visto que certos inquritos no foram devolvidos, provocando certos transtornos, pelo que nos vimos obrigados a reproduzir mais exemplares para se conseguir a amostra pretendida.

CAPTULO IV- APRESENTAO, ANLISE E INTERPRETAO DOS RESULTADOS De acordo aos objectivos a abordagem abrange a anlise e a explicao detalhada dos resultados obtidos durante a investigao. Nesta conformidade, segue-se a anlise e interpretao dos resultados alcanados: 4.1. Resultado do inqurito dirigido aos escuteiros Tabela n 1: O que significa o escutismo para ti? Sexo Opinio Um movimento educativo no-formal Uma escola de preparao para vida Nada Masculino 3 8 1 Feminino 2 16 0 Total Frequncia % 5 16,6 24 1 80 3,3

39 Total Grfico n 1: O significado do escutismo


1 6 1 4 1 2 1 0 8 6 4 2 0 Ma sculino F inino em UmMovim ento E a duc tivo N o-form l a Um E a scolade prepa ra o pa vida ra Na da

12

18

30

100

De acordo com os resultados da tabela e do grfico n 2, para 80% dos inquiridos o escutismo significa uma escola de preparao para a vida, 16,6% disseram que o escutismo um movimento educativo no formal, enquanto 3,3% disseram que o escutismo no significa nada para eles. Diante deste resultado, podemos aferir que muitos jovens por terem entrado ainda em tenra idade nunca se preocuparam em saber o significado do escutismo mas esto l porque gostam das actividades que os preparam para uma vida emocional equilibrada no futuro quando forem adultos e comparem um lugar de destaque na famlia e na sociedade. Tabela n 2: Quais as principais actividades que vocs realizam no escutismo? Sexo Opinio Caminhadas Palestras Acampamentos e jogos Outras (no especificadas) Total Masculino 2 0 10 0 12 Feminino 4 2 10 2 18 Total Frequncia 6 2 20 2 30

% 20 6,6 66,6 6,6 100

Grfico n 2: Principais actividades realizadas no escutismo

40

10 8 6 4 2 0 Mascu o lin Fem in in o C in ad am h as P alestras Acam am tos e Jog p en os Ou tras

Os dados constantes na tabela e no grfico n 3 demonstram que 66,6% dos inquiridos afirmam que as principais actividades que realizam no escutismo so acampamentos e jogos, ao passo que 20% afirmam serem as caminhadas, 6,6% dizem que so palestra e outros 6,6% dizem ser outras actividades que no foram especificadas, como: campanhas de mobilizao e sensibilizao, protocolos em celebraes religiosas e eventos sociais e culturais. Disseram ainda que o acampamento e os jogos so as actividades que atraem mais os jovens para o escutismo, dando-lhe oportunidade de viver ao ar livre, ou seja, realizar vrias aces em contacto com a natureza e a aprender coisas novas e interessantes, atravs dos vrios tipos de jogo. Tabela n 3: Quem o aconselhou a entrar no escutismo? Sexo Opinio Gente adulta Amigos Eu prprio Total Masculino 2 1 9 12 Feminino 3 4 11 18 Total Frequncia 6 5 20 30

% 20 6,6 66,6 100

Grfico n 3: Entrou no escutismo por Conselho

41

12 10 8 6 4 2 0 Mas culino F inino em Gente Adulta Am os ig Eu Prprio

De acordo com os resultados da tabela e do grfico n 4, 66,6% entraram no escutismo por iniciativa prpria, 20% foi por iniciativa de gente adulta e 6,6% por iniciativa de amigos. Podemos salientar que muitos jovens esto no escutismo por sua deciso. A fim de eles passarem mais tempo com os amigos. O facto de muitos adultos aconselharem alguns jovens a ingressarem no movimento, demonstra que eles perceberam o escutismo como um movimento ideal para a educao dos jovens.

Tabela n 4: A quanto tempo escuteiro? Sexo Opinio 7 Meses 1 Ano 2 Anos 3 Anos 4 Anos Mais de 5 anos Total Grfico n 4: escuteiro desde Masculino 1 2 3 0 0 6 12 Feminino 2 3 0 0 4 9 18 Total Frequncia 3 5 3 0 4 15 30

% 10 16,6 10 0 13,3 50 100

42

9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

7Meses 1Ano 2Anos 3Anos 4Anos Mais de 5Anos Masculino F inino em

Os dados constantes na tabela e no grfico n 5, demonstram que 50% dos Escuteiros inquiridos esto no escutismo h mais de 5 anos, 16,6% esto no escutismo h mais de 1 ano, 13,3% esto no escutismo h 4 anos, 10% esto no escutismo h 2 anos e mais 10% esto no escutismo h 7 meses. Diante destes resultados, verificamos que muitos jovens aderem ao escutismo muito cedo e tm sempre presente os valores escutistas em todos os dias da sua vida, e por gostarem ficam at a velhice.

Tabela n 5: Enquanto escuteiro, j fez interrupo no seu percurso? Sexo Opinio Sim No Total Grfico n 5: Fez interrupo no percurso Escutista Masculino 4 8 12 Feminino 4 14 18 Total Frequncia % 8 26,6 22 30 73,3 100

43

14 12 10 8 6 4 2 0 Ma culino s F inino em S im N o

Os dados constantes na tabela e no grfico n 6, demonstram que 73,3% dos escuteiros afirmam que nunca fizeram interrupo no seu percurso escutista, enquanto 26,6% dos escuteiros j fizeram interrupo no seu percurso escutista. Estes dados mostram que os jovens conseguem se enquadrar nas actividades e nas dinmicas do movimento, sobretudo a serem bem instrudos. Mas tambm encontramos alguns que acabam por abandonar o movimento por vrias razes, sendo as principais a mudana de residncia e a falta de tempo. Tabela n 6: O escutismo uma escola de valores para a vida? Sexo Opinio Sim No Total Masculino 12 0 12 Feminino 18 0 18 Total Frequncia 30 0 30

% 100 0 100

Grfico n 6: Escutismo, uma escola de valores para a vida.

44

2 0 1 5 1 0 5 0 S im No

Masculino F inino em

A partir dos dados constantes na tabela e no grfico n 7 demonstram que 100% dos escuteiros afirmam que o escutismo uma escola de valores para a vida, porque o seu mtodo de trabalho possibilita ao jovem acompanhar a sua progresso atravs de um sistema de valores e auto-progresso. O escuteiro verifica num curto espao de tempo mudanas positivas no seu comportamento que lhe permitem manter relaes mais harmoniosas consigo e com os demais companheiros e familiares.

4.2. Resultado do inqurito dirigido aos dirigentes Tabela n 7: Os escuteiros participam activamente nas actividades? Sexo Opinio Sim No As vezes Total Masculino 2 0 7 9 Feminino 1 0 10 11 Total Frequncia 3 0 17 20

% 15 0 85 100

Grfico n 7: Participao activa dos escuteiros nas actividades

45

10 8 6 4 2 0 Ma culino s F inino em S im No AsVez es

De acordo com os resultados da tabela e do grfico n 9, 85% dos dirigentes inquiridos afirmam que as vezes, e 15% afirmam que os escuteiros participam activamente nas actividades. Os jovens participam em vrias actividades no escutismo e as vezes por falta de uma programao eficiente muitas actividades so repetidas de ano em ano, o que leva muitas as vezes os jovens a no mostrarem um certo interesse limitando desta forma a sua participao activa. Esta situao leva-nos a concluir que necessrio rever os programas, primar pela organizao dos eventos para que sejam mais atractivos e que possibilitam a formao multifactica dos jovens.

Tabela n 8: O mtodo escutista permite com que o jovem (escuteiro) tenha uma auto-educao progressiva? Sexo Opinio Sim No No sei Total Masculino 9 0 0 9 Feminino 11 0 0 11 Total Frequncia 20 0 0 20

% 100 0 0 100

Grfico n 8: Mtodo escutista permitindo a auto-educao progressiva dos escuteiros

46

12 10 8 6 4 2 0 Mas culino F inino em S im No No S ei

De acordo com os resultados da tabela e do grfico n 10, 100% dos dirigentes inquiridos afirmaram que o mtodo escutista permite que o escuteiro tenha uma auto-educao progressiva. Porque o mtodo escutista est imbudo de um sistema de valores que leva o prprio escuteiro a rever o seu dia-a-dia nestes valores atravs do compromisso pessoal que assumiu no dia da sua promessa. Tabela n 9: Todas as actividades realizadas no escutismo contribuem para educao dos jovens? Sexo Opinio Sim No Nem sempre Total Masculino 3 0 6 9 Feminino 7 0 4 11 Total Frequncia 10 0 10 20

% 50 0 50 100

Grfico n 9: As actividades realizadas contribuem para educao dos jovens

47

7 6 5 4 3 2 1 0 Mas culino F inino em S im No NemS pre em

De acordo com os resultados da tabela e o grfico n 11, 50% dos dirigentes inquiridos afirmam que todas actividades realizadas no escutismo contribuem para a educao dos jovens e 50% afirmaram que nem sempre se consegue atingir os objectivos, devido a falta de uma boa planificao, falta de metas claras e sobretudo o factor desorganizao que muitas actividades apresentam.

Tabela n 10: Qual o motivo principal de muitos jovens abandonarem o escutismo? Sexo Opinio Falta de motivao por parte dos dirigentes Quebra de interesse no escutismo Sobreposio de outras ocupaes Por outro motivo (no especificado) Total Masculino 4 3 2 0 9 Feminino 1 1 9 0 11 Total Frequncia 5 4 11 1 20

% 25 20 50 5 100

Grfico n 10: Motivos de muitos jovens abandonarem o escutismo

48

9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 F alta de m otivao por parte dosdirig entes Quebra de interes e no s es cutis o m S obrepos io de outras ocupaes Por outro m otivo

Mas culino

F inino em

De acordo com os resultados da tabela e o grfico n 12, 50% dos dirigentes inquiridos afirmaram que o motivo principal de muitos jovens abandonarem o escutismo a sobreposio de outras ocupaes, para 25% falta de motivao por parte dos dirigentes, para 20% quebra de interesse no escutismo e para 5% por outros motivos no especificados, como mudana de residncia e troca de religio. Podemos verificar que muitos jovens abandonam o escutismo por causa das sobreposies de ocupaes. Estas sobreposies tm a ver com outras tarefas que os jovens vo adquirir na sua vida, como por exemplo, a vida militar e partidria (cargo de chefia). Mas muitos jovens abandonam o movimento por quebra de interesse, ou por falta de motivao dos seus dirigentes e ainda por outros motivos.

Tabela n 11: Os programas so elaborados em conjunto, isto , escuteiros e os dirigentes? Sexo Opinio Sim No As vezes Total Masculino 5 0 4 9 Feminino 6 0 5 11 Total Frequncia 11 0 9 20

% 55 0 45 100

49 Grfico n 11: Programas elaborados pelos escuteiros e os dirigentes

6 5 4 3 2 1 0 Masculino F inino em S im No As vezes

De acordo com os resultados da tabela e o grfico n 13, 55% dos dirigentes inquiridos afirmaram que os programas so elaborados em conjunto e 45% afirmaram que as vezes. Podemos verificar o facto de que muitas vezes os programas no serem elaborados em conjunto, leva com que muitos dos jovens no participem activamente nas actividades e que por isso no se atingem todos os objectivos traados, por no se cumprir um dos principais itens do mtodo escutista que a programao em conjunta.

Tabela n 12: Que relao o escutismo tem com igreja? Sexo Opinio Comunho de valores Cooperao Nenhuma No sei Total Masculino 9 0 0 0 9 Feminino 11 0 0 0 11 Total Frequncia 20 0 0 0 20

% 100 0 0 0 100

Grfico n 12: O escutismo e a igreja

50

12 10 8 6 4 2 0 Mas culino F inino em C unho de V om alores C ooperao Nenhum a No s ei

De acordo com os resultados da tabela e do grfico n 14, 100% dos dirigentes inquiridos afirmaram que existe uma relao entre o escutismo e a igreja, baseado na comunho de valores. Atendendo que o mtodo escutista no funciona sem a presena da doutrina crist, o escuteiro na sua jornada tem sempre presente Deus e a sua doutrina. So estes os elementos que enriquecem o movimento e os valores escutistas.

Tabela n 13: O escutismo contribui para o desenvolvimento psico-social dos jovens? Sexo Opinio Sim No No sei Total Masculino 9 0 0 9 Feminino 10 0 1 11 Total Frequncia 19 0 1 20

% 95 0 5 100

Grfico n 13: Desenvolvimento psico-social dos Escuteiros

51

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

S im No No S ei

Mas culino

F inino em

De acordo com os resultados da tabela e do grfico n 15, 95% dos dirigentes inquiridos afirmaram que o escutismo contribui para o desenvolvimento psico-social dos jovens e 5% afirmaram que no sabem. So inmeras as actividades em que um escuteiro tem de participar, muitas delas viradas para o campo social, espiritual, fsico e intelectual, dando a cada um dos jovens a possibilidade de se rever e adquirir uma postura positiva diante dos desafios que lhe so apresentados e que permitem que o jovem possa desenvolver a sua dimenso psico-social, atravs da sua participao nestas actividades e com a sua interaco com os outros.

4.3. Resultado do inqurito dirigido a sociedade civil

Tabela n 14: J ouviu falar sobre a Associao dos Escuteiros de Angola? Sexo Opinio Sim No Total Masculino 6 0 6 Feminino 14 0 14 Total Frequncia 20 0 20

% 100 0 100

Grfico n 14: Associao dos Escuteiros de Angola

52

15 10 S im 5 0 Ma culino s F inino em No

De acordo com os resultados da tabela e do grfico n 17, 100% da populao inquirida afirmou que j ouviu falar sobre a Associao de Escuteiros de Angola. O facto da sociedade civil ter uma ideia sobre o movimento escutista, isto permite que as aces dos escuteiros sejam bem vistas e apoiadas pela sociedade, permitindo assim maior responsabilidade por parte dos escuteiros para com a sociedade. Tabela n 15: O Escutismo tem contribudo na formao da personalidade dos jovens? Sexo Opinio Sim No No sei Total Masculino 6 0 0 6 Feminino 12 0 2 14 Total Frequncia 18 0 2 20

% 90 0 10 100

Grfico n 15: Contributo do escutismo na formao da personalidade dos jovens


12 10 8 6 4 2 0 Ma culino s F inino em S im No N os ei

A partir dos dados constantes na tabela e do grfico n 18, 90% da populao inquirida afirmaram que o escutismo tem contribudo na formao da personalidade dos jovens e 10% da

53 populao inquirida no sabe. De acordo com os resultados verificados o escutismo tem contribudo para a formao da personalidade dos jovens. Com base nas actividades realizadas o jovem vai desenvolver-se em vrias dimenses, adquirindo valores positivos que chegam a formar a sua personalidade. Tabela n 16: Quais aces que o escutismo tem realizado e que j observou? Sexo Opinio Aces humanitrias
Aces relacionadas a proteco e conservao do ambiente Masculino Feminino

Total
Frequncia

2 0 2 2 6

4 2 2 6 14

6 2 4 8 20

% 30 10 20 40 100

Campanhas sensibilizao com vrias temticas

Muitas (no especificadas) Total Grfico n 16: Aces que o escutismo tem realizado
6 5 4 3 2 1 0 Ma culino s F inino em

AcesHum nit s a ria Acesrela ciona saprotec e da o cons a o do a biente erv m Ca pa ss ibiliz comv ria m nha ens a o a s tem tica a s Muita(n es o pecifica s da

A partir dos dados constantes na tabela e no grfico n 19, demonstram que 40% da populao inquirida afirmou que j observou todas as aces e muito mais, realizadas pelo escutismo, 30% da populao j observou aces humanitrias, 20% da populao j observou campanhas de sensibilizao com vrias temticas e 10% j observou aces relacionadas a proteco e conservao do ambiente. Podemos verificar que a sociedade tem acompanhado as aces dos escuteiros e isso muito bom, porque assim a sociedade comea ter uma ideia das principais tarefas do escutismo. Tabela n 17: O que leva algum a aderir ao escutismo? Sexo Opinio Para aprender ser autnomo Para formao de uma personalidade sadia Para ocupao dos tempos livres Por questes de valores Por questes espirituais Total
Masculino Feminino

Total
Frequncia

0 1 1 2 2 6

1 7 0 3 3 14

1 8 1 5 5 20

% 5 40 5 25 25 100

54

Grfico n 17: Conselhos para aderir ao escutismo


7 6 5 4 3 2 1 0 Mascu o lin Fem in in o p q estes esp ais or u iritu p formao d u a ara e m p erson ad sad alid e ia p ocup ara ao d tem os livres os p p q estes d valores or u e p ap d ser au omo ara ren er ton

De acordo com os resultados da tabela e o grfico n 20, 40% da populao afirmou que o que leva algum a aderir no escutismo para formao de uma personalidade sadia, 25% afirmaram por questes de valores, e outros 25% por questes espirituais, para 5% afirmaram para aprender a ser autnomo e 5% para ocupao dos tempos livres. Podemos verificar de acordo os resultados, o facto de algum a ingressar no escutismo, que a sociedade encara o escutismo como um movimento educativo, capaz de contribuir na educao do jovem de forma autnoma e livre para praticar os valores espirituais e morais, para se tornar til ao seu pas. Tabela n 18: Achas que o movimento escutista um parceiro ideal para o estado na educao dos jovens e no resgate de valores na sociedade? Sexo Opinio Sim No Total Masculino 5 1 6 Feminino 14 0 14 Total Frequncia 19 1 20 % 95 5 100

Grfico n 18: Escutismo, como parceiro ideal para o estado na educao dos jovens e no resgate de valores na sociedade.

55

14 12 10 8 6 4 2 0 Ma culino s F inino em S im N o

De acordo com os resultados da tabela e do grfico n 21, 95% da populao inquerida acha que o movimento escutista um parceiro ideal para o estado e para outras instituies e organizaes que trabalham na educao dos jovens e no regaste de valores na sociedade e 5% acha que no, porque sozinhos no chegam a lado nenhum, precisam de outros grupos sociais. Tendo em conta que o escutismo um movimento educativo, que tem como objectivo contribuir na educao dos jovens, formando o homem novo para um mundo novo, est capacitado para ajudar o estado no resgate de valores, atravs do seu mtodo de trabalho, como: solidariedade, tolerncia, cooperao, equilbrio emocional e a preservao do bem comum.

CONCLUSO
Aps a analise e interpretao dos dados chegamos as seguintes concluses que confirmam as hipotses inicialmente formuladas: O Escutismo atravs das actividades programadas e realizadas tem contribudo para a educao dos jovens mas devido a falta de recursos principalmente financeiros nem sempre alcana os objectivos pretendidos. Como podemos observar na tabela e grfico n 2 e 15.

56 Os escuteiros abandonam o movimento por no conseguirem conciliar o tempo com outras ocupaes e por falta de motivao devido a prepotncia e o autoritarismo dos chefes. Como podemos observar na tabela e grfico n 10 e 11. O escutismo contribui para o desenvolvimento psico-social e motor, atravs da sua participao nas actividades e com a sua interaco com os outros membros da colectividade e da sociedade em geral. Como podemos observar na tabela e grfico n 13. As actividades desenvolvidas pelos escuteiros consistem em caminhadas, exerccios fsicos nos acampamentos, as gincanas desportivas, resgate valores humanitrios e um processo de auto educao. Como podemos observar na tabela e grfico n 16. O escutismo um parceiro ideal para o estado no resgate de valores, como: solidariedade, tolerncia, cooperao, equilbrio emocional e a preservao do bem comum. Como podemos observar na tabela e grfico n 18.

SUGESTES
Com base nas concluses, como contributo apresentamos as seguintes sugestes: Que os programas escutistas sejam bem planificadas, tendo em conta os recursos humanos, financeiros e materiais para permitir que as actividades concorram para educao dos jovens.

57 Que as direces das associaes juvenis, sobretudo a dos escuteiros continuem a criar programas de mbito social, permitindo uma melhor integrao dos jovens na sociedade e a formao da personalidade equilibrada. Que a Associao de Escuteiros de Angola fornea informaes aos pais e jovens, atravs dos orgos de difuso massiva, sobre o papel fundamental do Movimento Escutista. Que o Escutismo melhore algumas metodologias de trabalho de acordo com a dinmica da sociedade de formas que os jovens possam aderir em maior nmero. Que o Ministrio da Juventude e Desporto e outras instituies do estado apostem na Associao dos escuteiros como parceiro fundamental nas politicas e estratgias de educao para o bem estar da juventude.

RECOMENDAES
No sentido de se concretizar o principal papel do movimento escutista, que contribuir na educao dos jovens, recomendamos o seguinte: Aos Pais e encarregados de educao

58 Acompanhamento da vida escutista do seu filho para melhorar a educao deles. Colaborao permanente com a Associao em todos os apectos para garantir uma formao slida e integral do seu filho. A Sociedade em geral Que continuem apoiar os escuteiros quer de forma: moraal, material e finaceira, para poderem alcanar os objectivos traados com os seus programas e actividades planificadas. Aos Escuteiros Cumprimento dos regulamentos e normativos do movimento, primando por uma conduta positiva. Participao activa em todos os programas elaborados, para a formao multifactica e resgate dos valores morais, civicos e patrioticos. Aos Dirigentes (Responsveis) Dedicao e esforo para assegurar harmonia na relao com todos os participantes do movimento. Adequao do programa de formao de acordo com as necessidades dos jovens tendo em conta os principais problemas sociais, emocionais e financeiros. Aplicao do mtodo escutista, tendo em conta os objectivos do movimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS A.E.A, Regulamento Geral da Associao de Escuteiros de Angola, 2 Edio, 2004 BRAGHIROLLI, Elaine, Psicologia Geral, 20 edico , Porto 2001. CHAPLIN, James P., Dicionrio de Psicologia, 1 edio, Editora Publicaes Dom Quixote, Lisboa 1981.

59 DAVIDOFF, Linda L., Introduo Psicologia, 3 edio, Editora Pearson, So Paulo 2001. DE ANDRANDE, Rui Luis Falco Pinto, Escutismo um mtodo educativo no-formal, 1 edico , Mayamba coleo Kunyonga, 2010. DICIONRIO Editora, Dicionrio de Lngua Portuguesa, Porto Editora, edio 2009. DOMINGOS, Simo Jos, Analise Psico-social do escutismo na formao dos jovens, Tese de Licenciatura - Psicologia, Universidade Agostinho Neto, ISCED , Luanda 1999. Enciclopdia Luso- Brasileiro de Cultura Verbo , Edio Sculo XXI, So Paulo , 2005. FORESTIER, M.D. pela Educao Liberdade. Um caminho o escutismo, editorial Alpha e Omega, Lisboa, 2001 O.M.M.E, A pedagogia Escutista e a escola nova Pratica, CNE, 1 Edio, 2007 OLIVEIRA, de Barros H.J. preciso renascer, 4 edio, Luanda 1990. POWELL, Robert Baden, A Caminho do Triunfo, CNE POWELL, Robert Baden, Auxiliar do Chefe Escuta, CNE, 5 Edio, 2008 POWELL, Robert Baden, Escutismo para Rapazes, CNE SOTO, Eduardo, Comportamento Organizacional e o Impacto das Emoes, 1 edio, Editora Thompson, Brasil 2001. ZASSALA, CARLINHOS, Textos de Apoio Introduo a pesquisa Cientfica, 1995.

Вам также может понравиться