Вы находитесь на странице: 1из 10

CONCURSO PBLICO 2011

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO NO CURSO DE FORMAO DE OFICIAL PM


CDIGO 02 CURSO INTENSIVO DE FORMAO DE OFICIAL PM PR-REQUISITO: GRADUAO DE BACHAREL EM DIREITO

PMAM

INFORMAES GERAIS

1. Voc receber do fiscal o material descrito a seguir: a) Uma folha destinada s respostas das questes formuladas na prova. b) Este caderno de prova com o enunciado das 60 (sessenta) questes. 2. Verifique se seu nome, seu nmero de inscrio e seu cdigo so os que aparecem na folha de respostas. 3. Ao receber a folha de respostas, obrigao do candidato: a) ler atentamente as instrues contidas na folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. 4. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa esquerda de seu enunciado. 5. O candidato dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. 6. O preenchimento da folha de respostas dar-se- mediante a utilizao de caneta esferogrfica de cor preta ou azul, sendo de inteira responsabilidade do candidato. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. 7. Esta prova ter durao improrrogvel de 4 (quatro) horas. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar a folha de respostas. 8. O candidato somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 30 (trinta) minutos da prova. 9. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue sua folha de respostas e deixe o local de prova.

Governo do Estado do Amazonas

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

Lngua Portuguesa
Medo da Eternidade Clarice Lispector Jamais esquecerei o meu aflitivo e dramtico contato com a eternidade. Quando eu era muito pequena ainda no tinha provado chicles e mesmo em Recife falava-se pouco deles. Eu nem sabia bem de que espcie de bala ou bombom se tratava. Mesmo o dinheiro que eu tinha no dava para comprar: com o mesmo dinheiro eu lucraria no sei quantas balas. Afinal minha irm juntou dinheiro, comprou e ao sairmos de casa para escola me explicou: Tome cuidado para no perder, porque esta bala nunca se acaba. Dura a vida inteira. Como no acaba? Parei um instante na rua, perplexa. No acaba nunca, e pronto. Eu estava boba: parecia-me ter sido transportada para o reino de histrias de prncipes e fadas. Peguei a pequena pastilha cor-de-rosa que representava o elixir do longo prazer. Examinei-a, quase no podia acreditar no milagre. Eu que, como outras crianas, s vezes tirava da boca uma bala ainda inteira, para chupar depois, s para faz-la durar mais. E eis-me com aquela coisa cor-de-rosa, de aparncia to inocente, tornando possvel o mundo impossvel do qual eu j comeara a me dar conta. Com delicadeza, terminei afinal pondo o chicle na boca. E agora que que fao? Perguntei para no errar no ritual que certamente deveria haver. Agora chupe o chicle para ir gostando do docinho dele, e s depois que passar o gosto voc comea a mastigar. E a mastiga a vida inteira. A menos que voc perca, eu j perdi vrios. Perder a eternidade? Nunca. O adocicado do chicle era bonzinho, no podia dizer que era timo. E, ainda perplexa, encaminhvamo-nos para a escola. Acabou-se o docinho. E agora? Agora mastigue para sempre. Assustei-me, no saberia dizer por qu. Comecei a mastigar e em breve tinha na boca aquele puxa-puxa cinzento de borracha que no tinha gosto de nada. Mastigava, mastigava. Mas me sentia contrafeita. Na verdade eu no estava gostando do gosto. E a vantagem de ser bala eterna me enchia de uma espcie de medo, como se tem diante da ideia de eternidade ou de infinito. Eu no quis confessar que no estava altura da eternidade. Que s me dava era aflio. Enquanto isso, eu mastigava obedientemente, sem parar. At que no suportei mais, e, atravessando o porto da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no cho

de areia. Olha s o que aconteceu! Disse eu em fingidos espanto e tristeza. Agora no posso mastigar mais! A bala acabou! J lhe disse, repetiu minha irm, que ela no acaba nunca. Mas a gente s vezes perde. At de noite a gente pode ir mastigando, mas para no engolir no sono a gente prega o chicle na cama. No fique triste, um dia dou outro, e esse voc no perder. Eu estava envergonhada diante da bondade de minha irm, envergonhada da mentira que pregara dizendo que o chicle cara da boca acaso. Mas aliviada. Sem o peso da eternidade sobre mim.
(SANTOS, Joaquim Ferreira dos. (org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva. 2007. p. 223-4)

1) A chave de compreenso da crnica de Clarice Lispector est centrada no valor simblico oferecido ao: (A) chicle, porque ele acaba caindo no cho inadvertidamente; (B) chicle, porque ele era presente da irm da narradora; (C) chicle, porque ele representava a primeira experincia com o sentido de eternidade; (D) chicle, porque ele representava o sentido de infncia e brincadeira para a narradora.

2) E agora que que fao? Perguntei para no errar no ritual que certamente deveria haver. A correta transcrio do discurso direto para o indireto do trecho destacado : (A) Perguntei naquela hora o que eu faria para no errar no ritual que certamente deveria haver; (B) Perguntei E agora que que fao? para no errar no ritual que certamente deveria haver; (C) Perguntei o que fazia naquela hora para no errar no ritual que certamente deveria haver; (D) Perguntei o que fao naquela hora para no errar no ritual que certamente deveria haver.

3) Na frase Com delicadeza, terminei afinal pondo o chicle na boca., possvel utilizar a seguinte pontuao sem qualquer prejuzo sinttico e/ou semntico em relao frase original: (A) Com delicadeza, terminei, afinal pondo o chicle na boca; (B) Com delicadeza, terminei afinal, pondo o chicle na boca; (C) Com delicadeza, terminei afinal pondo o chicle, na boca; (D) Com delicadeza terminei afinal pondo o chicle na boca.

Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

4) O perodo No fique triste, um dia dou outro, e esse voc no perder. composto por: (A) coordenao; (B) subordinao; (C) coordenao e subordinao; (D) uma nica orao.

8) Com relao poltica adotada para o desenvolvimento da Amaznia pelo Governo Federal, durante o perodo do regime militar (1964 / 1985), analise as afirmativas a seguir. I. As largas faixas pouco povoadas, adjacentes s fronteiras, deveriam ser ocupadas com a finalidade de estabelecer as bases para a afirmao do poder nacional nessas reas fronteira poltica. II. Os excedentes demogrficos, liberados pela modernizao das atividades agrcolas no Centro-Sul, deveriam ser orientados para ocupar as terras agricultveis ao longo das rodovias de integrao fronteira demogrfica. III. Os investimentos, feitos por empresas privadas voltadas para a agropecuria, a minerao e a indstria, seriam viabilizados por meio de incentivos fiscais fronteira do capital. Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa II est correta; (B) apenas as afirmativas I e II esto corretas; (C) apenas as afirmativas I e III esto corretas; (D) todas as afirmativas esto corretas.

5) O processo de formao da palavra obedientemente : (A) composio por justaposio; (B) derivao prefixal; (C) hibridismo; (D) derivao sufixal.

6) Assinale o item em que se indica corretamente a funo sinttica do termo grifado em Eu estava envergonhada diante da bondade de minha irm: (A) sujeito; (B) objeto direto; (C) adjunto adnominal; (D) predicativo do sujeito.

Geografia e Histria do Brasil e do Amazonas

9) Assinale a afirmativa que apresenta um aspecto da economia urbana responsvel pelo aumento da segregao scio-espacial no municpio de Manaus. (A) o contraste urbano surgido da dualidade centro/periferia; (B) a relao entre valor do solo urbano/renda per capita; (C) a crise entre crescimento demogrfico/poltica antinatalista; (D) o conflito entre reurbanizao/desenvolvimento sustentvel.

7) No perodo 1930-1980, inaugurado sob o signo da Revoluo de 30, a estrutura scio-econmica brasileira passou por profundas transformaes. Sobre esse perodo, analise as afirmativas a seguir. I. A industrializao e a urbanizao, seguindo a tendncia mundial, avanaram sobre o mundo rural, invertendo a secular predominncia do campo sobre a cidade. II. A economia cresceu a taxas elevadas, sustentada pelo aumento do consumo de massas e pelo projeto de desenvolvimento nacionalista conduzido por um Estado forte com funes cada vez mais ampliadas. III. Os diferentes governos, democrticos ou autoritrios, perseguiram o desenvolvimento at chegar a um resultado paradoxal: oitava economia mundial e indicadores sociais sofrveis. Esto corretas as afirmativas: (A) I e II, apenas; (B) I e III, apenas; (C) II e III, apenas; (D) I, II e III.

10) O sistema colonial portugus estabelecia como deveriam se processar as relaes econmicas entre a metrpole e a colnia. Segundo as regras do mercantilismo, essas relaes deveriam ser: (A) concorrentes, para permitir a livre-concorrncia entre a produo da colnia e a dos pases europeus; (B) abertas, para criar entre a colnia e a metrpole interesses comerciais complementares; (C) flexveis, para estabelecer o monoplio comercial entre os produtos coloniais e os metropolitanos; (D) exclusivas, para obrigar a colnia a comercializar somente com a metrpole.

Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

11) A economia gomfera da Amaznia conheceu um rpido crescimento nas ltimas dcadas do sculo XIX e uma queda espetacular nas dcadas iniciais do sculo XX. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as razes para o crescimento e para a queda da produo de borracha na Amaznia. (A) a demanda internacional em consequncia do crescimento da indstria automobilstica / a perda de competitividade no mercado internacional devido ao surgimento de novos produtores; (B) a dinmica da economia de aviamento que possibilitava investimentos na infra-estrutura urbana / o fracasso das experincias de plantio racional de seringueiras em Fordlndia e Belterra; (C) a ampliao do mercado de trabalho com base em relaes de assalariamento / o deslocamento dos investimentos produtivos para a economia industrial do Sudeste; (D) a interveno do governo central estimulando a exportao de borracha como fonte de divisas / o aumento da concorrncia devido entrada em produo de novas reas florestais da Amaznia Internacional.

Noes de Informtica

13) Com relao aos componentes de um microcomputador, os termos RAM, SRAM e DRAM referem-se a: (A) discos rgidos; (B) memrias; (C) interfaces de redes; (D) processadores.

14) Um navegador (browser), como por exemplo o Internet Explorer ou o Firefox, utiliza diversos protocolos de rede para fazer acesso a informaes na Internet. Alguns exemplos de protocolos usados para esse fim so: (A) http e ftp; (B) net e org; (C) asp e php; (D) scsi e sat.

12) No contexto das polticas territoriais definidas pelo regime militar, Manaus tornou-se um enclave industrial. Com relao ao impacto da criao da Zona Franca de Manaus sobre a organizao espacial da Amaznia Ocidental correto afirmar que: (A) a ampliao do mercado de trabalho urbano provocou o esvaziamento demogrfico das vrzeas e a decadncia da pequena agricultura ribeirinha; (B) o aumento dos mercados consumidores urbanos estimulou a produo agrcola e o uso das manchas de solos frteis pela agricultura empresarial; (C) o aproveitamento da infra-estrutura de servios condicionou a instalao das indstrias de bens de consumo durveis; (D) a renda e os empregos gerados pela atividade industrial criaram condies de habitabilidade para a populao da Amaznia Ocidental.

15) Considere as seguintes assertivas referentes segurana e a integridade das informaes em um computador: I - Para impedir o acesso no autorizado a um computador basta instalar e manter atualizado um programa antivirus; II - Firewall um programa que, uma vez instalado no computador, permite que a comunicao com outros computadores seja feita de forma criptografada; III - O processo de Backup de um computador tem por funo principal remover os vrus encontrados nos arquivos; O nmero de assertivas corretas : (A) 0; (B) 1; (C) 2; (D) 3.

Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

Direito Constitucional

Direito Administrativo

16) Quanto forma, a Constituio Federal/88 classificada como: (A) rgida; (B) promulgada; (C) escrita; (D) material.

21) De acordo com a Constituio Federal/88, a responsabilidade civil do Estado brasileiro : (A) subjetiva; (B) objetiva; (C) solidria; (D) subsidiria.

17) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes: (A) s emendas constitucionais; (B) resoluo legislativa; (C) lei complementar; (D) lei ordinria.

22) O Legislativo, o Executivo e o Judicirio so considerados Poderes: (A) da Administrao Pblica; (B) do Governo; (C) do Estado; (D) Constituintes Derivados.

18) O poder de reforma da Constituio Federal/88 est: (A) sujeito a limitaes de forma e de contedo; (B) sujeito a limitaes apenas de forma; (C) sujeito a limitaes apenas de contedo; (D) livre de quaisquer limitaes de forma ou de contedo.

23) A prerrogativa de um agente pblico avaliar a convenincia e a oportunidade dos atos administrativos por ele praticados est relacionado ao: (A) poder discricionrio; (B) poder regulamentar; (C) poder-dever de agir; (D) poder de polcia.

19) Na forma da lei, exigido dos estrangeiros, originrios de pases de lngua portuguesa, para que eles possam adquirir a nacionalidade brasileira residncia no pas: (A) h mais de quinze anos ininterruptos e ausncia de condenao penal, salvo os portugueses; (B) h mais de trinta anos ininterruptos e idoneidade moral, salvo os portugueses; (C) h mais de quinze anos ininterruptos e ausncia de condenao penal; (D) por um ano ininterrupto e idoneidade moral.

24) Os atos administrativos, quando classificados quanto aos seus efeitos, podem ser: (A) gerais; (B) irrevogveis; (C) declaratrios; (D) vinculados.

25) Ao conceder um servio pblico atravs de um contrato de concesso de servio pblico, o Estado do Amazonas ficar incumbido de: (A) captar, aplicar e gerir os recursos financeiros necessrios prestao do servio; (B) manter em dia o inventrio e o registro dos bens vinculados concesso; (C) zelar pela boa qualidade do servio, receber, apurar e solucionar queixas e reclamaes dos usurios, que sero cientificados, em at trinta dias, das providncias tomadas; (D) prestar contas da gesto do servio concessionria e aos usurios, nos termos definidos no contrato.

20) legitimado para propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade: (A) Senador; (B) Deputado Federal; (C) Procurador-Geral da Repblica; (D) Advogado-Geral da Unio.

Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

Direito Penal

Direito Processual Penal

26) Considerando a lei penal no tempo, s seguintes hipteses de conflitos de leis penais no tempo, aplica-se o princpio da irretroatividade da lei: (A) nova lei incriminadora e novatio legis in pejus; (B) novatio legis in pejus e abolitio criminis; (C) nova lei incriminadora e abolitio criminis; (D) novatio legis mellius e abolitio criminis.

31) Considerando as regras referentes ao exame de corpo de delito e s percias em geral no procedimento penal, est correto afirmar que:

27) No concurso de pessoas, se a participao do agente for de menor importncia a pena: (A) ser atenuada genericamente; (B) pode ser diminuda pela metade; (C) pode ser diminuda de um sexto a um tero; (D) ser sempre a mesma dos demais partcipes.

(A) quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, podendo supri-lo apenas a confisso do acusado; (B) o juiz determinar de oficio que o material probatrio que serviu de base percia seja destrudo, na presena de perito oficial, aps exame dos assistentes; (C) na falta de perito oficial, portador de diploma de curso superior de medicina, o exame de corpo delito ser realizado por 2 (duas) pessoas idneas, portadoras de diploma de tcnico em enfermagem; (D) o laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de 30 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em qualquer caso, a requerimento das partes.

28) Considera-se excludente de culpabilidade: (A) estado de necessidade; (B) coao irresistvel; (C) legtima defesa; (D) estrito cumprimento de dever legal. 32) Quando autoridade policial toma conhecimento de um fato criminoso, atravs das suas atividades rotineiras, ocorrer notitia criminis de cognio: (A) mediata; (B) imediata; (C) coercitiva; (D) facultativa.

29) A Lei Penal prescreve que no homicdio culposo a pena aumentada: (A) de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio; (B) da metade, se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante; (C) de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) anos; (D) de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa maior de 60 (sessenta) anos. 30) A conduta criminosa que consiste em exigir ou receber, como garantia de dvida, abusando da situao de algum, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vtima ou contra terceiro, denomina-se: (A) usurpao de documentos; (B) constrangimento ilegal; (C) defraudao de documentos; (D) extorso indireta.

33) O recurso da deciso do Juiz de primeira instncia que decretar a priso preventiva : (A) recurso em sentido estrito; (B) reviso criminal; (C) habeas corpus; (D) correio parcial.

34) Mesmo que existam fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida na legislao penal, de autoria ou participao do indiciado, no caber priso temporria se o crime em evidncia se tratar de: (A) epidemia com resultado de morte (art. 267, 1 do CP); (B) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3 do CP); (C) abandono de incapaz (art. 133, 1 e 2 do CP); (D) crime contra o sistema financeiro (Lei n 7.492, de 16 de junho de 1986).

Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

35) O crime de responsabilidade dos funcionrios pblicos em que o juiz, aps mandar autuar a denncia, no aplicar o procedimento especial de ordenar primeiramente a notificao do acusado para responder por escrito s acusaes dentro do prazo de quinze dias a de: (A) facilitao de contrabando ou descaminho; (B) peculato; (C) prevaricao; (D) abandono de funo.

40) No que diz respeito s obrigaes solidrias est correto afirmar que: (A) h solidariedade quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, respectiva parte da dvida; (B) havendo mais de um credor, a solidariedade se presume, salvo se dispuser a lei em contrrio, ou disposies de vontade expressa das partes; (C) cada um dos credores solidrios tem direito a exigir do devedor o cumprimento da prestao por inteiro; (D) o credor somente poder renunciar solidariedade em favor de todos os devedores.

Direito Civil

Direito Processual Civil 36) A personalidade civil da pessoa natural comea: (A) com o registro da certido de nascimento; (B) com a aptido para exercer atos da vida civil; (C) do nascimento com vida; (D) desde a concepo.

41) Da citao vlida no processo civil decorrem vrios efeitos jurdicos, dentre os quais NO se inclui o de: (A) induzir litispendncia; (B) fazer litigiosa a coisa; (C) suspender a prescrio; (D) constituir em mora o devedor.

37) Em relao s diferentes classes de bens est correto afirmar que: (A) o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente so bens imveis; (B) o direito sucesso aberta considerado bem mvel para os efeitos legais; (C) os bens infungveis so aqueles que podem substituirse por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade; (D) os bens naturalmente divisveis no podero tornar-se indivisveis por vontade das partes.

42) No processo civil, a incompetncia relativa: (A) tem que ser deduzida na pea de contestao; (B) pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdio; (C) deve ser argida por meio de exceo; (D) precisa ser declarada de ofcio pelo juiz.

38) Nos termos do Cdigo Civil, quando a lei no fixar prazo menor, a prescrio ocorrer no prazo de: (A) 20 (vinte) anos; (B) 15 (quinze) anos; (C) 10 (dez) anos; (D) 5 (cinco) anos.

43) Em sede de contestao, antes de discutir o mrito, o ru dever alegar: (A) prescrio; (B) perempo; (C) suspeio do juiz; (D) pagamento da dvida.

39) Aquele que, achando-se em relao de dependncia, conserva a posse em nome de outrem e em cumprimento de ordens ou instrues suas, considerado: (A) possuidor direto; (B) possuidor indireto; (C) posseiro de boa-f; (D) detentor.

Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

44) No que diz respeito a provas, no processo civil, est correto afirmar que: (A) qualquer conveno que distribui de maneira diversa das regras do Cdigo de Processo Civil sobre o nus da prova ser considerada nula; (B) a confisso judicial no pode ser provocada e, realizada de forma espontnea, se lavrar o respectivo termo nos autos ou constar do depoimento pessoal; (C) a parte e o terceiro no podem se escusar de exibir, em juzo, o documento ou a coisa, sob a alegao de serem concernentes a negcios da prpria vida da famlia; (D) fazem a mesma prova que os originais os extratos digitais de bancos de dados, pblicos e privados, desde que atestado pelo seu emitente, sob as penas da lei, que as informaes conferem com o que consta na origem.

48) Quando ocorre mais de um agravante ou mais de um atenuante nos crimes militares: (A) dever aumentar um tero da pena para cada agravante; (B) dever aumentar em um quinto de pena para cada agravante; (C) poder diminuir um sexto da pena para cada atenuante; (D) poder limitar-se a uma s agravao ou a uma s atenuao.

49) O militar que recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matria de servio, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instruo, subsume-se ao crime de: (A) recusa de obedincia; (B) desrespeito a superior; (C) omisso de lealdade militar; (D) insubmisso.

45) Nos termos do Cdigo de Processo Civil, o ato processual pelo qual se chama a juzo o ru ou interessado a fim de se defender chama-se: (A) citao; (B) notificao; (C) intimao; (D) comunicao.

50) O seguinte crime militar admite a forma culposa: (A) abandono de posto; (B) descumprimento de misso; (C) reteno indevida; (D) rigor excessivo. Direito Penal Militar Direito Processual Penal Militar

46) O Cdigo Penal Militar no prev agravamento genrico da pena quando o crime cometido: (A) para facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime; (B) traio, de emboscada, com surpresa ou mediante outro recurso insidioso que dificultou ou tornou impossvel a defesa da vtima; (C) depois de embriaguez decorrente de caso fortuito, engano ou fora maior; (D) quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade.

51) Considerando os termos do Cdigo de Processo Militar acerca do processo de desero de oficial, correto afirmar que: (A) recebida a denncia, o Juiz-Auditor determinar seja aguardada a captura ou apresentao voluntria do desertor; (B) o oficial desertor ser imediatamente excludo do servio ativo, permanecendo nessa situao ao apresentar-se, ser capturado e aps deciso transitada em julgado; (C) recebido o termo de desero e demais peas, o JuizAuditor mandar autu-lo e dar vista do processo por cinco dias, ao Procurador, devendo este, necessariamente, oferecer denncia, se nenhuma formalidade tiver sido omitida; (D) apresentando-se voluntariamente o desertor, antes do oferecimento da denncia pelo Procurador, a autoridade militar far a comunicao ao Juiz-Auditor, com a informao circunstanciada, propondo o arquivamento do processo.

47) So penas acessrias do Cdigo Penal Militar, EXCETO: (A) a perda de posto e patente; (B) a prestao pecuniria; (C) a indignidade para o oficialato; (D) a incompatibilidade com o oficialato.

Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

52) O inqurito policial militar : (A) a apurao sumria de fato que, nos termos legais, configure crime militar de sua autoria; (B) a provocao da Justia Militar para uma deciso sobre relao de direito penal militar; (C) a investigao, identificao de autoria e julgamento de crime propriamente militar; (D) a instruo criminal definitiva a fim de ministrar elementos para condenao do acusado por crime militar. 53) Para provocar a iniciativa do Ministrio Publico, dandolhe informaes sobre fato que constitua crime militar e sua autoria, o direito de representao pode ser exercido: (A) pelo ofendido, somente; (B) por oficial militar e praas, somente; (C) por oficiais militares, somente; (D) por qualquer pessoa.

57) NO constitui crime previsto na Lei do Idoso (Lei n 10.741/2003): (A) recusar, retardar ou dificultar atendimento ou deixar de prestar assistncia sade, sem justa causa, a pessoa idosa; (B) obstar o acesso de algum a qualquer cargo pblico por motivo de idade; (C) negar a algum, por motivo de idade, emprego ou trabalho; (D) determinar aposentadoria compulsria em razo da idade para cargos pblicos. 58) A sano de natureza penal aplicada para crime de abuso de autoridade (Lei n. 4.898/65) ser a: (A) repreenso; (B) advertncia; (C) destituio de funo; (D) deteno por dez dias a seis meses.

54) No processo penal militar, sero casos de suspeio do juiz, EXCETO: (A) se for amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes; (B) se tiver dado parte oficial do crime; (C) se tiver aconselhado qualquer das partes; (D) se ele prprio houver servido como testemunha.

59) Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos da Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei n. 9.066/95): (A) as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mnima igual ou inferior a 2 (dois) anos, no cumulada com multa; (B) as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa; (C) os crimes a que a lei comine pena mnima igual ou inferior a 1 (um) ano, no cumulada com multa; (D) as contravenes penais ou os crimes, praticados sem violncia, a que a lei comine pena mxima no superior a 4 (quatro) anos, no cumulada com multa.

55) No que diz respeito aos peritos e intrpretes, no processo penal militar, est correto afirmar que: (A) os peritos e intrpretes sero de indicao das partes, sem interveno do juiz; (B) os peritos ou intrpretes sero nomeados de preferncia dentre oficiais da ativa, atendida a especialidade; (C) o perito ou intrprete prestar compromisso de desempenhar a funo com independncia da disciplina judiciria militar ; (D) o encargo de perito ou intrprete poder ser recusado, salvo justificativa relevante da parte que tiver oferecido a indicao, para apreciao do juiz.

60) Extrair de florestas de domnio pblico ou consideradas de preservao permanente, sem prvia autorizao, pedra, areia, cal ou qualquer espcie de minerais um crime ambiental contra: (A) a flora; (B) a fauna; (C) a Administrao Ambiental; (D) o Patrimnio Cultural.

Legislao Especial

56) NO configura pena prevista pela Lei de Drogas (Lei n. 11.343/2006) para os usurios de drogas: (A) deteno, de 15 (quinze) dias a 2 (dois) meses; (B) advertncia sobre os efeitos das drogas; (C) prestao de servios comunidade; (D) medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

Polcia Militar do Amazonas - PMAM - Concurso Pblico 2011

Governo do Estado do Amazonas

M A M P

Realizao:

ISAE
Instituto Superior de Administrao e Economia
Edital 01 - OFICIAIS - Cdigo 02

10

Вам также может понравиться