Вы находитесь на странице: 1из 2

Direito Civil Exame 2011.3 - 2 Fase Bloco de Questes N.

1
Programao dos exerccios Data do pedido pelo professor em aula Entrega pelo aluno (www.lfg.com.br/areadoaluno) Correo pelos professores 22/02/2012 25/02/2012 28/02/2012

Questo 01 - Alberto, Benedito e Caio exploravam em conjunto uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada, sendo que o primeiro detinha 50% e os outros dois 25% do capital social, cada um. Alberto manifestou, de maneira irretratvel, seu interesse em deixar a sociedade, por razes de foro ntimo. De comum acordo, Alberto cedeu onerosamente a sua participao para os outros dois scios, por valor estipulado com base no patrimnio e nas perspectivas de rentabilidade da sociedade naquele momento. Todavia, os cessionrios Benedito e Caio ocultaram dolosamente de Alberto que j haviam conquistado novas oportunidades de negcios que aumentariam sobremaneira a rentabilidade da sociedade, bem como que haviam recebido proposta de um grupo estrangeiro, que estava firmemente interessado em adquirir o controle da empresa por valor muito superior ao que foi pago para Alberto. Logo aps a formalizao da cesso das quotas de Alberto, os scios remanescentes venderam suas participaes para o terceiro interessado. Ao saber da articulao feita em seu prejuzo, Alberto indaga-lhe se teria direito de participar do benefcio econmico decorrente da venda das quotas ao adquirente estrangeiro. Em caso afirmativo, qual seria o fundamento da indenizao? Seria anulvel a cesso das quotas realizada por Alberto? Por qu? Questo 02. Por meio de contrato particular, a empresa XPTO vendeu um equipamento grfico empresa ABC. No instrumento, as partes haviam pactuado uma clusula impondo multa diria fornecedora, caso houvesse atraso na entrega do equipamento. A empresa XPTO atrasou a entrega em trs meses. Aps a entrega do equipamento, a empresa foi notificada a efetuar o pagamento da multa, que, nos, termos da clusula contratual, acabou sendo bastante superior ao valor total do contrato. No tendo efetuado o pagamento, a empresa ABC ingressou com ao de cobrana no domiclio da devedora. A ao foi julgada procedente, condenando a empresa XPTO ao pagamento do valor total cobrado pela empresa ABC, sob o fundamento de que a aplicao de multa diria pactuada, sob a forma de astreintes, no sofre nenhuma limitao legal e deve ser rigorosa a ponto de compelir o devedor a cumprir sua prestao. Pergunta: qual a principal matria a ser alegada pela empresa XPTO, em recurso de apelao?

Questo 03. Hrcules andava tranqilamente pela rua quando foi subitamente sugado pela abrupta movimentao do solo que se deu pelo desmoronamento de obra pblica da Prefeitura Municipal que visava a construo de um tnel para a ligao viria de importantes avenidas. Soterrado pelo desmoronamento, Hrcules veio a bito. Sabendo que a obra era realizada pela empresa XY Construes, vencedora em concorrncia pblica municipal, e que a percia tcnica detectou erro no projeto da obra, pergunta-se: (a) os sucessores de Hrcules, visando a reparao de danos, podero promover ao para a apurao da responsabilidade civil? (b) Quais as pessoas jurdicas que podero figurar no plo passivo da referida ao? (c) Como deve se dar a apurao da responsabilidade civil dos agentes envolvidos? Fundamente todas as respostas. Questo 04. Em determinado estacionamento de veculos est uma placa com os seguintes dizeres: "No nos responsabilizamos por quaisquer danos ocasionados a veculo, nem por furto deste ou de seus acessrios". O cliente, ao retirar o veculo, encontra-o danificado. Tem ele o direito de cobrar do estacionamento a reparao do dano? Por qu?

Вам также может понравиться