Вы находитесь на странице: 1из 13

1

Texto 1 - Diagramas de Fase Ou Digramas de Equilbrio Conceitos importantes:


Liga: substncia complexa obtida, em geral, no estado lquido, pela fuso dos elementos componentes da liga. possvel, tambm, se obter uma liga por meio do aquecimento e da difuso (penetrao de um elemento em outro). Como conseqncia da solidificao das ligas, os componentes que as contm podem formar: 1. Mistura mecnica: a estrutura pode ser uma mescla de cristais, ou seja, certas fases dos componentes que no se dissolvem no estado slido. Ex.: Pb + Sb; Al + Si; Sn + Zn. 2. Solues slidas: est monofsica, com rede cristalina na qual esto dispostos todos os tomos dos elementos de liga. Nesta rede pode existir dois tipos de disposio dos tomos: a) Substituio: aqui os tomos do soluto espaos do solvente na rede. Ex.: Cu e Ni. b) Intersticial: aqui, os tomos do soluto ocupam espaos entre os tomos do solvente. Ex.: Fe-C.

3. Compostos qumicos: elementos situados longe uns dos outros na tabela peridica. Formam compostos qumicos que se diferenciam pelas propriedades de seus constituintes. Podem ser de valncia normal. Ex.: Mg2Si, Mg2Sn ou do tipo eletrnico, Ex.: CuZn; Cu5Zn8; Fe2O3; Fe3O4.

4) Sistema: uma poro do universo que pode ser isolada para que suas propriedades possam ser estudadas. 5) Equilbrio: um sistema est no equilbrio se nenhuma modificao macroscpica ocorre com o tempo. 6) Fase: uma poro fisicamente homognea e distinta de um sistema de material. 7) Diagrama de fase / Equilbrio: uma representao grfica das presses, temperaturas e composies para os quais vrias fases so estveis no equilbrio. Em cincia dos materiais, os diagramas mais comuns envolvem temperatura x composio. 8) Regra das fases de Gibbs: uma regra em que no equilbrio o nmero de fases mais os graus de liberdade igual ao nmero de componentes mais 2. 9) P + F = C + 2 10) (na forma condensada com presso = 1 atm, P + F = C + 1) 11) No de componentes do D. F.: no de elementos ou compostos os quais constroem o sistema diagrama de fase. Por exemplo, o sistema Fe-Fe3C um sistema de dois componentes e Fe-Ni tambm. 12) Sistema isomorfo: um diagrama de fase no qual existe apenas uma soluo slida, i. e. existe apenas uma estrutura de soluo slida. 13) Temperatura Liquidus, ou linha liquidus: Temperatura na qual o lquido inicia a solidificao sob condies de equilbrio. 14) Solidus: Temperatura durante a solidificao de uma liga na qual a ltima gota da fase lquida se solidifica. 15) Reao euttica (em um diagrama de fase binrio): uma transformao de fase na qual toda a fase liquidus se transforma no resfriamento em duas fases slidas isotermicamente. 16) Temperatura euttica: temperatura na qual uma reao euttica ocorre. 17) Composio euttica: composio da fase lquida que reage para formar duas novas fases slidas na temperatura de equilbrio. 18) Ponto euttico: ponto determinado pela composio e temperatura euttica. 19) Reaes invariantes: transformaes de fase no equilbrio envolvendo zero graus de liberdade. 20) Composio hipoeuttica: que est a esquerda do ponto euttico.

21) Composio hipereuttica: que est a direita do ponto euttico. 22) Fase preuttica: uma fase na qual se forma acima da temperatura euttica. 23) Fase primria: uma fase slida a qual se forma a uma temperatura acima de uma reao invariante e est ainda presente depois que a reao invariante for completada.

Regra das Fases


Ela estabelece relaes entre o nmero de fases, componentes, fatores internos e externos do sistema em equilbrio e permite comprovar se o traado dos diagramas de equilbrio est bem feito. O sistema o conjunto de fases em equilbrio no qual pode ser: simples (Pb ou Sb puros, separados); complexo (liga Pb + Sb). A) Homogneo: (Pb + Sb, lquidos). B) Heterogneo (Pb e Sb, no estado slido). O componente (C) a parte independente integrante do sistema, em forma de elemento ou composto qumico, por exemplo: PB e Sb; Fe e Fe3C. O nmero de componentes se identifica pela letra (C). A fase (P) a parte homognea do sistema, separada das outras partes (em sistemas complexos) por uma superfcie de separao (interface). As fases podem ser slidas, lquidas ou gasosas. Em ligas as fases so constitudas por componentes puros, solues slidas ou lquidas, alm de compostos qumicos. O nmeros de fases se designa por (P). O nmero de graus de liberdade (F) o nmero de fatores de equilbrio, que podem variar dentro de determinados limites sem mudar o nmero de fases. Os fatores de equilbrio so: I) Concentrao de componentes nas fases (fator interior). II) Temperatura e presso (fatores exteriores). - Quando se trata de ligas metlicas, se exclui a presso e, ento, resta s um fator externo, a temperatura. - A regra das fases, para ligas metlicas, pode ser expressa por F = C + 1 P. - Como o valor de F no pode ser negativo, convm que o nmero de fases se determina por P = C + 1, ou seja, em um sistema binrio (K = 2 componentes) o nmero de fases no pode ser maior do que trs. Ex.: ver o que ocorre no ponto euttico. H trs fases: A lquida; Pb e Sb. E o nmero de graus de liberdade nulo (equilbrio invariante): F = 2 + 1 3 = 0, ou seja, o equilbrio das trs fases se verifica a uma dada temperatura. Entre slidus e liquidus: H duas fases presentes: lquido e cristais hipoeuttico Pb hipereuttico Sb

F=2+12=1 C + 1 P = graus de liberdade Isto determina a presena de um grau de liberdade (equilbrio monovariante). Acima da linha liquidus: F = 2 + 1 1 S h uma fase: lquida. F = 2 graus de liberdade Assim se pode variar a temperatura e a concentrao da liga, mantendo-se o estado monofsico.

Construo de Diagramas de Fase/Equilbrio


So curvas que servem para caracterizar as fases das ligas. Os diagramas mostram as temperaturas de fuso e solidificao, as transformaes fsicas e polifrmicas (alotrpicas). Conhecendo os diagramas de equilbrio possvel determinar as condies de formao das microestruturas, bem como estabelecer uma relao entre estas e suas propriedades mecnicas. Para construir o diagrama de equilbrio de uma liga, se aplica o mtodo de anlise trmica, ou seja, se constroem as curvas de resfriamento e se determinam as temperaturas de transformao, segundo os pontos de inflexo e patamares das curvas. Ligas de dois componentes insolveis no estado slido.

Liga c/ %? Pb Sb 100 0 95 5 90 10 80 20 60 40 20 80 0 100

T de cristalizao Incio Fim 327 327 296 246 260 246 280 246 395 246 570 246 631 631

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

Resulta no Diagrama:

A linha ABC dita liquidus, acima dela s h uma fase, a lquida. Durante o resfriamento, os componentes puros se cristalizam a T. determinadas Pb(327oC) e Sb(631oC). No ponto B, ocorre a cristalizao simultnea de ambos componentes, formando uma mescla fina de cristais de Pb e Sb, que se chama euttico. Ligas esquerda de B so ditas hipoeutticas. Ligas direita de B so ditas hipereutticas.

A Regra da Alavanca
Serve p/ determinar quantidades das fases e constituintes microestruturais que h em uma liga, a uma dada temperatura. Traa-se uma reta // ao eixo das concentraes at que cruze com a linha liquidus. A projeo do ponto de cruzamento, l, de liquidus c/ a reta // sobre o eixo da concentrao d o valor R da composio da fase lquida. Do diagrama anterior, para %Sb = 80% a 400oC, temos: l, que d % lquido = 40% Sb. A relao quantitativa entre a fase slida e a lquida dada por:

Sol l ' K ' = Liq S ' K '


Ou seja, a quantidade das fases inversamente proporcional aos segmentos da linha entre os pontos K (dado) e l e S que determinam a composio das fases. Para determinar a relao entre a quantidade da fase buscada slida ou lquida e toda a liga se usa a expresso:

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

Slida K ' l ' ou = Total S 'l '

Liqui K ' S = Total S ' l '

Diagrama FerroCarbono
Os principais fatores que fazem das ligas ferro-carbono ainda hoje os materiais de maior utilizao prtica so: Grande variao nas suas propriedades pela simples variao na quantidade de carbono; Possibilitam que se tenha uma gama ainda maior de propriedades quando se considera a possibilidade de deformao plstica e os tratamentos trmicos.

As transformaes alotrpicas do ferro puro e o fato de que o carbono forma uma soluo intersticial com o ferro. Isto conduz a uma srie de possibilidades de transformaes, cada um com suas microestruturas tpicas, resultando na grande variao das propriedades. As transformaes em uma liga ferro-carbono so influenciadas basicamente pela temperatura e pelo teor de carbono. Se considerarmos apenas estes dois fatores poderemos montar um mapa das transformaes que iro ocorrer, o qual ser chamado de diagrama de equilbrio.

Consideraes a respeito do diagrama Fe-C


Valor mximo de carbono de 6.69%. Isto se deve ao fato de que as ligas acima deste teor no tem qualquer importncia comercial. Outros elementos de liga alm de pequenas quantidades de impurezas que so inerentes ao processo de obteno do material esto presentes. Porm como pequenas quantidades de outros elementos no produzem grandes alteraes, podemos utiliz-lo como base para o estudo. Representa na verdade um equilbrio metaestvel entre ferro e um carboneto de ferro da liga ferro-carbono chamado cementita que tem frmula estequiomtrica Fe3C. As fases so representadas por letras gregas e nomes. 2,11% a 1148C um ponto que separa os aos e os ferros fundidos. Assim, ao uma liga com at 2,11%C. A escolha deste ponto deve-se ao fato de que, quando resfriamos um ao desde o estado lquido, este sempre passar por uma faixa de temperaturas em que a sua microestrutura ser composta de uma nica fase chamada austenita. Fase Austenita. Soluo slida do carbono no ferro ( mantida a estrutura CFC). Fase Ferrita. Soluo slida do carbono no ferro .

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

A austenita dissolve muito mais carbono do que a ferrita. Austenita 2,11% em peso na temperatura de 1148C e 0,025% a 727C para a ferrita. A solubilidade do carbono no fixa para as fases, mas varia com a temperatura. carbono um elemento estabilizador da austenita. Para o ferro puro a austenita estvel numa temperatura mnima de 912C. % Carbono cresce e a temperatura diminui at 0,77% em 727C. a partir da a temperatura de estabilidade aumenta novamente at 2,11% para 1148C. O excesso de carbono propicia a formao de uma terceira fase que chamada de cementita com 6,69% de carbono. As regies ento podem ser monofsicas (austenita ou ferrita) e bifsicas (austenita e ferrita, austenita e cementita ou ferrita e cementita). Ponto Eutetide. Trs fases convivendo simultaneamente. o que ocorre para a composio de 0,77% de carbono a 727C. Os elementos de liga deslocam este equilbrio. Figura 3.3 (apostila de tratamento trmico) = VER PGINA 12.

Reao Eutetide
Transformao de uma fase slida (austenita) em duas slidas (ferrita e cementita). A reao acontece lentamente devido a necessidade da migrao de tomos de carbono). No resfriamento desde o campo austentico, ao chegar-se a 727C, a estrutura CFC fica instvel. Ocorre a formao da ferrita que CCC (induzida pela transformao alotrpica). A formao da ferrita se d a partir de pontos de maior energia, como por exemplo os contornos de gro, e vai crescendo em direo ao centro de gro. A medida que a ferrita vai sendo formada expulsa o carbono para as regies adjacente ( a ferrita tem baixa solubilidade de carbono, muito menos que a da austenita ) formando a cementita. Devido a formao simultnea de vrios ncleos de ferrita, a estrutura resulta em regies alternadas de ferrita e de cementita. Ao final, toda estrutura ser formada por lamelas de ferrita e cementita alternadas. Ao microscpio esta estrutura lembra uma impresso digital e recebe o nome de perlita. Figuras 4.1, 4.2, 4.3. VER PGINAS 12 E 13.

Estrutura Perltica

Caractersticas mecnicas: Ferrita ductil Cementita dura e frgil

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

Perlita: um ao com estrutura perltica apresenta uma razovel resistncia mecnica. A ferrita est diretamente reforada pela cementita. A composio destas fases propicia um ao de boa resistncia mecnica e boa resistncia ao desgaste com sacrifcio da ductilidade e da tenacidade do material.

Ao Eutetide

Ao com concentrao de carbono igual a eutetide (0,77% C). Apresentar uma estrutura totalmente perltica.

Aos Hipoeutetides
%C < 0,77, Ao com concentrao inferior eutetide. No diagrama Fe-C, vemos que para estas concentraes, durante o resfriamento a austenita no passa diretamente para ferrita e cementita. Numa primeira etapa haver a formao de ferrita a partir da austenita. Desta forma a austenita remanescente vai sendo enriquecida com carbono. Na temperatura de 727oC a austenita remanescente conter 0,77% C (composio eutetide). A estrutura estar constituda de ferrita pr-eutetide e austenita com 0,77% C. Esta austenita ao passar pelo ponto eutetide se transformar em perlita. A estrutura resultante final ser de perlita e ferrita. Este ao apresenta uma dureza e resistncia mecnica inferiores de um ao eutetide, no entanto possui maior tenacidade que a de um ao com estrutura totalmente perltica.

Ao Hipereutetides
%C > 0,77, ao com concentrao de carbono superior a eutetide. No resfriamento desde o campo austentico, haver inicialmente a formao de cementita. A austenita nesta regio do diagrama Fe-C possui um teor de carbono acima da eutetide. A medida que se inicia a formao de cementita, a austenita ter o seu teor de carbono gradativamente diminudo at a composio eutetide quando a temperatura atinge a temperatura eutetide (727oC). Com a transformao eutetide o ao apresentar uma estrutura constituda de cementita e de perlita. Quando ocorre a formao de uma fase contnua de cementita envolvendo os gros perlticos teremos um material com extrema fragilidade. Uma vez que a cementita apresenta uma ductilidade desprezvel.

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

Caso a cementita apresente-se de forma descontnua, podemos ter um material com maior resistncia ao desgaste sem tanta diminuio da tenacidade.

Regra da Alavanca
O percentual de uma fase tanto maior quanto mais prximo ao campo desta fase. Isto nos permite calcular a partir de uma regra de trs o percentual das fases constituintes para um determinado ponto de um diagrama de fases. Exemplo: Determine o percentual de ferrita e perlita para um ao com 0,2% de carbono resfriado lentamente. Na temperatura eutetide: (0,8 0,025) 100% (0,8 0,2) % de ferrita % de ferrita = (0,8 0,2)/(0,8 0,025) de ferrita = 77,4% % perlita = (0,2 0,025)/(0,8 0,025) = 22,6%

Fases Metaestveis
O que acontecer se a taxa de resfriamento no permitir a difuso do carbono ? Reao Martenstica No haver tempo para o carbono difundir da austenita. Na tentativa do ferro passar de CFC para CCC o excesso de carbono far com que ocorra uma distoro no reticulado cristalino. Isto aumenta a resistncia mecnica do ao substancialmente. Este tratamento de resfriamento rpido recebe o nome de Tmpera e a estrutura resultante ser a martensita. Ex.: Lminas, molas rolamentos, engrenagens e ferramentas em geral. A dureza a ser alcanada pela estrutura martenstica ir depender do %C. A martensita frgil e exige um tratamento de alvio de tenses chamado de revenido (180oC at 600oC). O que acontecer se resfriarmos lentamente a austenita sem atingir-mos a faixa de formao da austenita ? Reao Baiantica

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

10

Ao resfriarmos rapidamente a austenita at em torno de 300oC, no h tempo para formao da estrutura perltica (difuso do carbono prejudicada). Ocorre a nucleao de cristais de ferrita com plaquetas descontnuas de cementita. Esta estrutura chamada de banita. Concorre em dureza e resistncia mecnica com a martensita revenida.

FERROS FUNDIDOS Introduo As ligas ferrosas so em princpio divididas em dois grupos - Aos, com teores de carbono at 2,0% - Ferros fundidos, com teores de carbono acima de 2,0% e raramente superior a 4,0 % Aos - ao carbono: liga ferro-carbono contendo geralmente de 0,008% at cerca de 2,11% de carbono, alm de certos elementos residuais resultantes dos processos de fabricao (Mn, Si, P e S); - ao liga ou aos ligados : ao carbono que contm outros elementos de liga ou apresenta os elementos residuais em teores acima dos que so considerados normais; Ferros Fundidos Ferro fundido cinzento: liga ferro-carbono-silcio, com teor de carbono acima de 2,0% e silcio presente em teores de 1,20 % a 3,00 %. Carbono livre na forma de lamelas ou veios de grafita. Fratura de colorao escura. Ferro fundido branco: liga ferro-carbono-silcio. teor de silcio menor que o cinzento, deste modo quase todo o carbono apresenta-se combinado. Fratura de colorao clara. Ferro fundido mesclado: intermedirio entre os anteriores. Fratura de colorao mista entre branca e cinzenta.

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

11

Ferro fundido malevel: Fe-C-Si. Grafita na forma de ndulos (em vez de veios), devido a um tratamento trmico especial (maleabilizao) a que se submete um ferro fundido branco; Ferro fundido nodular: Fe-C-Si. Grafita na forma esferoidal, resultante de um tratamento realizado no material ainda no estado lquido (nodularizao). Ferro Fundido Vermicular: Fe-C-Si na forma de vermes, resultante de um tratamento realizado no ainda no estado lquido como no caso do nodular, porm de forma interrompida, ou que adio de menor quantidade de liga. O diagrama Fe-C nos permite uma melhor compreenso das propriedades destes materiais e dos tratamentos trmicos a que normalmente so submetidos. Como se viu o diagrama abrange uma faixa, relativamente estreita de 0 6,7%, este mximo teor corresponde composio qumica do carboneto de ferro Fe3C. A rigor, pois, o diagrama mencionado poderia ser considerado como um diagrama Fe-Fe3C e quando se diz que o mesmo de equilbrio metaestvel porque pode ocorrer eventualmente decomposio do Fe3C em ferro e carbono, este ltimo na forma de grafita (carbono livre). Com relao ao diagrama Fe-C os ferros-fundidos podem ser classificados como: Ferro fundido hipoeuttico, com teor de carbono entre 2,11 e 4,3 % de C. - Ferro fundido hipereuttico, com teor de carbono acima de 4,30%. O ponto euttico refere-se ao percentual de carbono de 4,30 % e temperatura de 11480C. Reaes que ocorrem na faixa dos ferros-fundidos
-

Observando as fases em equilbrio na linha solidus vemos que: Estrutura do ferro-fundido euttico (composio euttica 4,3 % C a 11480C)

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

12

Neste ponto esto em equilbrio duas fases : A austenita com 2,11% C a esquerda e a Fe3C (cementita) direita. A mistura de austenita e cementita no euttico ser chamada de Ledeburita. Microestrura da Ledeburita: Fundo de cementita, com 6,67 % de C (Fe3C) e cristais dendrticos de austenita contendo 2,11% de C. Na solidificao esta austenita perder carbono e na temperatura da linha solidus 7270C se transformar em perlita (possui 0,77% C). Assim nas temperatura abaixo de 727 0C e ambiente a Ledeburita ser agora constituda de glbulos de perlita sobre um fundo de cementita. Estrutura do ferro-fundido hipoeuttico (entre 2,11% e 4,30 % de carbono) Esto em equilbrio as fases seguintes: de um lado, a austenita que se empobrece paulatinamente de carbono at, ao atingir a temperatura de 7270C, transformar-se em perlita; do outro lado, a ledeburita que ao ultrapassar a teperatura de 727 0C ser formada por glbulos de perlita sobre um fundo de cementita. Estrutura do ferro fundido hipereuttico (entre 4,30 e 6,67%) No equilbrio tem-se cementita e ledeburita. Nada ocorre com a cementita que foi separada durante o resfriamento na fase lquida (na forma de cristais alongados), enquanto a ledeburita (fundo de cementita e cristais dendrticos de austenita) ao ultrapassar a temperatura de 727 0C ser transformada em glbulos de perlita sobre um fundo de cementita. Assim abaixo de 727 0C e na temperatura ambiente ser constitudo de cristais alongados de cementita e um fundo de ledeburita (glbulos de perlita mais cementita) Estes ferros fundidos so chamados de ferros fundidos brancos e so de relativamente baixo uso comercial devido a sua grande dureza e fragilidade e baixa usinabilidade. Ligas Fe-C-Si Dentre as ligas Fe-C-Si os ferros fundidos mais usados so os cinzentos. So caracterizados pela presena do silcio, geralmente em teores superiores a 2,0 %. A presena deste elemento alm de outros fatores produz uma

DISCIPLINA MATERIAIS MECNICOS II - PROF. CARLOS MORAES -AGOSTO/2002

13

decomposio do Fe3C (cementita) em Fe e C. O carbono livre (no combinado) ir se apresentar na forma de grafita. O silcio portanto um elemento conhecido como grafitizante.

A forma e a distribuio dos veios de grafita exerce influncia nas propriedades mecnicas dos ferros fundidos cinzentos. Podem ser observadas ao microscpio tico sem ataque qumico. Os veios so classificados segundo a ASTM (American Society for Testing Materials) e a AFS (American Foundryments Society) em cinco tipos: A- irregular desorientada B- em roseta C- desigual irregular A- interdendrtica desorientada D- interdendrtica orientada
-

Os conceitos de variao das propriedades em funo do teor de carbono que se aplicam nos aos no podem ser aplicados nos ferros-fundidos. Os ferros fundidos cinzentos a medida que o carbono aumenta se tornam mais moles, menos resistentes e mais usinveis. Entretanto, sua ductilidade, qualquer que seja o teor de carbono, praticamente nula, devido presena do teor de carbono em veios de grafita. Atravs de procedimentos especiais podem ser desenvolvidos os ferros fundidos maleves e nodulares com a ductilidade melhorada. Alm do Si que tem o efeito grafitizante, outros elementos podem atuar em sentido contrrio, em particular o mangans que um dos mais importantes estabilizadores da cementita, ou seja, dificulta ou impede a sua decomposio.

Вам также может понравиться