Вы находитесь на странице: 1из 3

Msculos do Ombro Deltide Supra-espinhal Infra-espinhal Redondo Menor Redondo Maior Subescapular MANGUITO ROTADOR: A funo principal deste

grupo manter a cabea do mero contra a cavid ade glenide, reforar a cpsula articular e resistir ativamente e deslocamentos indes ejveis da cabea do mero em direo anterior, posterior e superior. Fazem parte do mangu ito rotador os seguintes msculos: SUPRA-ESPINHOSO INFRA-ESPINHOSO REDONDO MENOR SUBESCAPULAR 5.1 - Exame

Como na maioria dos problemas mdicos, os diagnsticos devem ser detalhados e basead os em histrias clnicas. A histria se inicia com: IDADE - MO DOMINANTE ATIVIDADE ESPORTIVA E OU PROFISSIONAL QUE EXERCE E OS SINTOMAS SENTIDOS RELAO HISTRIA/DIAGNSTICO. QUESTES SOBR

A dor, fraqueza e perda de movimento so os sintomas mais comuns relatados (Forgem ie et al, 1998). A dor exacerbada pelas atividades com as mos acima da cabea. Uma queixa freqente a dor noturna, com distrbio de sono freqente, particularmente quand o o paciente posiciona-se sobre o ombro. O incio dos sintomas pode ser agudo, seg uido de uma leso; ou insidioso, especialmente em pacientes mais velhos, onde nenh uma leso especfica ocorre.

Aps a histria clnica parte-se para o exame fsico propriamente dito. Um completo exam e fsico inclui a inspeo e palpao, taxao de grau de movimento e testes provocativos par sndrome do impacto e para diferenciar de ser uma sndrome primria ou secundria. O impacto primrio, geralmente, a dor exacerbada com atividades com que envolvam a s mos acima da cabea e ou presente pela noite (paciente no consegue dormir sobre o ombro devido a dor). J o impacto secundrio a dor tambm apresenta-se desta maneira, mas mais freqente com atividade de arremesso com a elevao do ombro e menos sintomtica noite.(Cavallo e Sp eer, 1998). A seguir deve-se inspecionar o pescoo e o cotovelo para excluir a possibilidade d a dor ser referida de outras regies do corpo. Deve-se observar ainda a presena ou no de edema, a assimetria, atrofia muscular, c icatrizes, deformidades do ombro como o arredondamento do mesmo que ocorre com o deslocamento anterior, escpula alada. O exame fsico tambm deve incluir a palpao das articulaes, e sempre comparando o ombro afetado com o outro e observar a presena de dor associada. Deve-se tambm mensurar o grau de amplitude de movimento de ambos os ombros para fins comparativos.

Na avaliao do manguito rotador deve-se observar fraqueza associada a dor caracteri stico de sndrome do impacto por acometimento do manguito, a deve-se distinguir de fraqueza do manguito devido a dor associada, ou seja, no conseguir executar um m ovimento de manguito devido a dor em outra estrutura como a bursa por exemplo.

5.2 TESTES

Para finalizar o exame fsico, so executados os testes irritativos que associados a os exames de histria, indicam problemas mais especficos. Os testes especiais inclu em o Teste do impacto de Neer, Teste de Neer-Haw ins, Teste de Haw ins, Teste da queda do brao, Teste de Jobe, Teste do bceps (speed), Teste de Yergason, Teste de Ludington, Teste do subescapular de Gerber, Teste de relocao, Teste do sinal do s ulco.

Teste do impacto de Neer Paciente sentado ou em p. Examinador postado atrs do paci ente com uma mo sobre a poro superior da escpula e outra ao nvel do cotovelo. Eleva-s e o brao do paciente passivamente com o brao totalmente pronado e a escpula devem e star estabilizadas. A dor um sinal de impacto subacromial ou ruptura do manguito rotador.

Teste de Neer-Haw ins Mesmo que anterior, porm com abduo horizontal passiva. Indica Sndrome do impacto com tendinite do infraespinhal. Teste de Haw ins Ombro abduzido a 90 e cotovelo fletido a 90. Examinador sustenta pelo cotovelo e roda internamente. A dor indica impacto subacromial ou ruptura d os tendes da bainha rotatria. Teste de queda do brao Paciente eleva o brao at 90 e feito pelo examinador uma discr eta presso sobre o brao. Pode-se tambm pedir para o paciente abaixar lentamente o b rao, se ele no conseguir e o brao cair abruptamente ou se referir dor, ou fraqueza, no conseguindo manter o brao erguido, indica tendinite ou at mesmo ruptura complet a do tendo do supraespinhoso.

Teste de Jobe - Ombros abduzidos a 90 e, plano de escpula. Examinador fora ao nvel d os cotovelos no sentido da aduo. A fraqueza indica dficit de fora do supraespinhoso.

Teste do bceps (speed) Paciente com o ombro fletido a 90 e rodado externamente. O examinador fora a nvel do punho no sentido da extenso do ombro. Indica tenossinovit e da cabea longa do bceps.

Teste de Yergason Paciente com ombro em posio neutra e cotovelo em flexo de 90. O ex aminador solicita supinao ativa do paciente contra resistncia e ao mesmo tempo faz rotao externa passiva do ombro. Indica tenossinovite e/ou subluxao da cabea longa do bceps.

Teste de Ludington Paciente com as mos no topo da cabea. Solicita-se contrao do bceps . Em caso de dor, h leso da cabea longa do bceps; em presena de fraqueza ou ventre pa lpvel distalmente, h provavelmente ruptura da cabea longa do bceps.

Teste do subescapular de Gerber O paciente coloca o dorso da mo ao nvel de L5 e pr ocura ativamente afast-la das costas com uma leve presso do examinador contra o mo vimento exercido. A incapacidade de execuo deste movimento indica grave leso do sub escapular.

Teste de Relocao - Paciente em Decbito dorsal, ombro abduzido a 90 em mxima rotao ext rna e cotovelo fletido a 90. Se houver dor, o examinador repete a manobra, desloc ando a cabea umeral posteriormente, se a dor desaparecer o teste positivo. Indica impacto posterior do supraespinhal, instabilidade anterior discreta e alguns ca sos ruptura do manguito rotador.

Teste do sinal do sulco Paciente sentado com o brao aduzido junto ao tronco. O ex aminador com a mo no cotovelo exerce uma trao caudal e com a outra mo examina a regio subacromial. Se houver um sulco, ou deslocamento, de at 1 cm normal, mais do que isso indica instabilidade inferior.

6 - TRATAMENTO

A imobilizao nunca usada porque a capsulite adesiva pode resultar de uma imobilizao. O tratamento conservador das desordens do manguito rotador costuma dar bons resu ltados na maioria dos pacientes. Sobre os pacientes com espessamento de tendo pod e-se esperar melhora significativa com atendimento no operatrio. Indicaes para trata mento cirrgico em desordens do manguito rotador s feita com ruptura completa, espe ssamento dos tendes e em um indivduo ativo seguido de uma falha do tratamento cons ervador. A maioria dos autores recomenda continuar o tratamento por no mnimo 6 me ses. Pacientes, no estgio I, geralmente tm bons resultados, caso isso no ocorra recomend ado uma avaliao artroscpica, podendo levar a uma bursectomia. Muitas roturas de manguito rotador so to grandes que no podem ser reparadas sem que mude uma quantia desordenada de tenso no reparo. A reparao do dano tecidual tem si do feito com tecido adjacente (tendo do bceps ou do subescapular) Enfim, a interveno tanto clnica quanto cirrgica em pacientes com sndrome do impacto a mpla e deve ser muito bem questionado por todo o corpo clnico que trata o pacient e. Em geral os pacientes nos estgios menos avanados apresentam uma melhor evoluo e r esolve-se o caso com apenas o tratamento conservador para os sintomas de dor, li mitao de ADM, etc...No entanto isto no uma regra e vrios destes pacientes acabam ten do que se submeter a um ato cirrgico.

Вам также может понравиться