Вы находитесь на странице: 1из 4

O ACERVO PESSOAL DE CLVIS MOURA COMO POSSIBILIDADE DE PESQUISA THE PERSONAL ARCHIVE OF CLVIS MOURA LIKE POSSIBILITY OF RESEARCH

Talita dos Santos Molina Clia Reis Camargo Campus de Assis Faculdade de Cincias e Letras
Histria talitadsm@yahoo.com.br - FAPESP. Palavras chave: Acervo Pessoal; Clvis Moura; Organizao de Arquivo; Inventrio. Key words: Personal archive; Clvis Moura; Archive of organization; inventory.

1. Introduo: Clvis Steiger de Assis Moura (1925-2003) reconhecido como um dos grandes intelectuais brasileiros e um dos mais ativos integrantes do movimento negro. No ano de 2004, sua famlia doou o seu acervo pessoal ao CEDEM - Centro de Documentao e Memria da UNESP. Com documentos inditos sobre sua trajetria profissional e carreira acadmica o acervo de Moura aguarda a elaborao de instrumentos de pesquisa, sendo este um dos propsitos do projeto: a partir da caracterizao geral desse acervo - traando seu perfil -, do inventrio do arquivo e do catlogo de sua produo intelectual ser possvel identificar suas possibilidades de pesquisa, considerando os contedos predominantes do arquivo. Tambm se destaca o auxlio que poderemos prestar ao CEDEM contribuindo para acelerar a disponibilizao desse acervo consulta pblica. 2. Fundamentao Terica e Objetivos: 2.1 Fundamentao Terica: O acervo documental que objeto do trabalho proposto envolve um grande conjunto integrado por livros (e originais de livros), artigos, resenhas, anotaes, projetos, correspondncia, textos inditos, fotografias, alguns documentos audiovisuais, bem como coleo bibliogrfica, especialmente peridicos, que fundamentavam as pesquisas, a produo intelectual e demais atividades acadmicas de Clvis Moura. O acervo de Moura, de grande relevncia para o aprofundamento dos estudos sobre a histria do Brasil contemporneo, levar esta pesquisa a demonstrar que os arquivos constituem um objeto e um espao de trabalho peculiar e merecedor de ateno na pesquisa social e nos estudos histricos, para alm do prprio campo da arquivologia. 2.2 Objetivos: 1. Elaborao de uma cronologia bsica da vida de Clvis Moura, para fundamentar as atividades propostas; 2. Elaborao do inventrio do arquivo; 3. Compilao e catalogao de sua produo intelectual textos publicados, inditos ou apresentados verbalmente em eventos, contidos no seu arquivo pessoal; 4. Elaborao de texto que tratar do perfil do acervo.
01971

3. Metodologia: Segundo Bellotto um fundo de arquivo um universo arqueolgico a identificar, balizar, ordenar, descrever e analisar. Essa idia presidir nosso trabalho dentro das leituras e pesquisas bibliogrficas, que possibilitaro elaborar uma cronologia que dar conta da trajetria profissional de Clvis Moura. A partir desse produto, teremos fundamentos para elaborar o perfil do arquivo e, ao mesmo tempo, produzir um instrumento complementar aos pesquisadores que faro uso do arquivo. O inventrio1, reproduzindo a classificao do arquivo, obedecer s normas de descrio especificadas na NOBRADE - Norma Brasileira de Descrio Arquivstica. Da mesma forma, ser elaborado o catlogo2 da produo intelectual de Clvis Moura. O texto final, que traar um perfil do acervo, visando principalmente sistematizar seu contedo informativo para o desdobramento da pesquisa na ps-graduao, ser elaborado a partir do inventrio e do catlogo, associando a essas informaes dados coletados na bibliografia especializada tanto em arquivos pessoais quanto naquela produzida por Clvis Moura e sobre Clvis Moura.

4. Resultados e Discusses: Os trabalhos de Clvis Moura fincaram profundas razes no meio acadmico, intelectual e poltico, mas principalmente nos movimentos sociais (comunidades remanescentes de quilombos, movimentos negros, movimentos sociais em defesa da terra) constituindo um legado universidade e sociedade brasileira. 5. Concluses: Como esta pesquisa ainda est em andamento, no temos uma concluso precisa. Porm, sabemos que o acervo de Moura de grande relevncia para o aprofundamento dos estudos sobre a histria do Brasil contemporneo, e levar esta pesquisa a demonstrar que os arquivos constituem um objeto e um espao de trabalho peculiar e merecedor de ateno na pesquisa social e nos estudos histricos, para alm do prprio campo da arquivologia.

Bibliografia: ARQUIVO NACIONAL. Dicionrio Brasileiro de Terminologia Arquivstica. Rio de Janeiro, 2005.

Instrumento de pesquisa que descreve, sumria ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentao obedece a uma ordenao lgica que poder refletir ou no a disposio fsica dos documentos. Dicionrio Brasileiro de Terminologia Arquivstica, 2005.
2

Instrumento de pesquisa organizado segundo critrios temticos, cronolgicos, onomsticos ou toponmicos, reunindo a descrio individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumria ou analtica. Dicionrio Brasileiro de Terminologia Arquivstica, 2005.

01972

ARTIRES, Philippe. Arquivar a Prpria Vida. In: Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol.11, n. 21, 1998. BELLOTTO, Heloisa L. Arquivos Permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2007. __________. Arquivos Pessoais em Face da Teoria Arquivstica Tradicional: Debate com Terry Cook. In: Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 11, n. 21, 1998. __________ e CAMARGO, Ana Maria de Almeida (coord.). Dicionrio de Terminologia Arquivstica. So Paulo: AAB-SP, Secretaria de Estado da Cultura, 2005. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. Traduo Srgio Miceli. So Paulo: Perspectiva, 1998. Brasil. CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE. Norma Brasileira de Descrio Arquivstica. Rio de Janeiro: 2006. CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Contribuio para uma abordagem diplomtica dos arquivos pessoais. In: Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol.11, n. 21, 1998. CAMARGO, Ana Maria de Almeida; GOULART, Silvana. Tempo e circunstncia: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodolgicos adotados na organizao dos documentos de Fernando Henrique Cardoso. So Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), 2007. CAMARGO, Clia R.. Centros de documentao e pesquisa histrica: uma trajetria em 30 anos. In: CPDOC 30 anos. Textos. Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 21-44. CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e escravido no Brasil Meridional: o negro na sociedade escravocrata no Rio Grande do Sul. So Paulo: Difel, 1962. COOK, Terry. Arquivos pessoais e arquivos institucionais: para um entendimento arquivstico comum da formao da memria em um mundo ps-moderno. IN: Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol.11, n. 21, 1998. DOMINGUES, Petrnio. Uma Histria No Contada: negro, racismo branqueamento em So Paulo no ps - abolio. So Paulo: Ed. Senac, 2005. e

DUCROT, Ariane. A Classificao dos Arquivos Pessoais e Familiares. In: Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 11, n 21, 1998. FRAIZ, Priscila. A dimenso autobiogrfica dos arquivos pessoais: o arquivo de Gustavo Capanema. In: Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol.11, n. 21, 199 ____________. A construo de um eu autobiogrfico: o arquivo privado de Gustavo Capanema. Rio de Janeiro, UERJ Programa de Ps-graduao em Literatura Brasileira. 1994. Dissertao de Mestrado. FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil.Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1959.
01973

GOMES, ngela de Castro. Nas malhas do feitio: o historiador e os encantos dos arquivos privados. In: Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil CPDOC. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol.11, n. 21, 1998. ____________ (org.). Escritas de Si, Escritas da Histria. Rio de Janeiro, FGV, 2004. IUMATTI, Paulo Teixeira. Organizao do Fundo Caio Prado Jnior, do Instituto de Estudos Brasileiros USP. In: Registro. Revista do Arquivo Pblico Municipal de Indaiatuba. So Paulo, julho de 2005. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. So Paulo: Edies 70, 2000. MOURA, Clvis. Histria do Negro Brasileiro. So Paulo: tica, 1989. ____________. As injustias de Clio: O negro na historiografia brasileira. Bahia: Ed. Oficina de Livros, 1989. ____________. O Preconceito de Cor na Literatura de Cordel. So Paulo: Ed. Resenha Universitria, 1976. ____________. O Negro: de Bom Escravo a Mau Cidado? Rio de Janeiro: Ed. Conquista, 1977. ____________. Quilombos. So Paulo: tica, 1988. ____________. Sociologia do Negro Brasileiro. So Paulo: tica, 1988. ____________. Rebelies da Senzala. So Paulo: Ed. Zumbi, 1959. NASCIMENTO, Abdias. Axs do Sangue e da Esperana: Orikis. Rio de Janeiro: Achiam; Rio Arte, 1983. RIBEIRO, Renato Janine. Memrias de Si, ou.... Em: CPDOC. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 11, n 21, 1998. RUY, Jos Carlos. Clvis Moura investigava o passado histrico para compreender melhor as lutas do presente. In: Revista do Espao Acadmico, n 32, 2004. Publicao Eletrnica. SCHWARCZ, Lilia M. O espetculo das raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23ed. So Paulo: Cortez e Mora Ltda. 2007. SILVA, Maria Celina Soares de Mello. Visitando Laboratrios: o cientista e a preservao de documentos. So Paulo: USP/FFLCH Programa de Ps-graduao em Histria Social, 2007. Tese de doutoramento. SILVA, Zlia L. (org.). Arquivos, Patrimnio e Memria. So Paulo: Ed. UNESP: FAPESP, 1999. TRINDADE, Francisco Solano. Tem gente com fome e outros poemas: antologia potica. Rio de Janeiro: DGIO, 1988. VIDAL, Laurent. Acervos Pessoais e Memria Coletiva. In: Revista Patrimnio e Memria. Centro de Documentao e Apoio Pesquisa CEDAP, vol. 3, n.1, 2007.

01974

Вам также может понравиться