Вы находитесь на странице: 1из 12

12

MAT

IdentIfIcar proprIedades comuns e dIferenas entre fIguras bIdImensIonaIs pelo nmero de lados, pelos tIpos de ngulos.

12
AUTORES
Claudio Marcelo Romanichen Helen Simone Frana Juliana Sanson Rossana G. Cardoso Silvia Eliana Dumont Tas Ribeiro Drabik de Almeida Vanessa Moraes

MAT

ILUSTRAO E DESIGN
Alexandre Gonalves Christino Carlos Gustavo Ehalt Cristiano Campello Douglas Pereira Camargo Fabio Belem Fernanda B. C. Carvalho Koppe Franklin Maciel Agostinho Gilson de Sousa Nunes Iber E. Gomes Jnior Igor Pinto Arantes Isabella Tosin Lucas Santos Meneghini Marcio Turini Rene Gonalves de Paula Jnior

PRODUO

Positivo Informtica Diviso de Tecnologia Educacional

IMPRESSO E ACABAMENTO

Oficina do Impresso Grfica e Editora Ltda.

CONTATO

suporte.aprimora@positivo.com.br Todos os direitos reservados Positivo Informtica Diviso de Tecnologia Educacional

V.04

MATEMTICA

12
CONTEDO OBJETIVO RESUMO
Eixos de simetria.

MAT

ESPAO E FORMA

Identificar o eixo de simetria em figuras planas.

Na primeira atividade deste roteiro, os alunos iro utilizar o computador para, com o auxlio de uma ferramenta, localizar a posio do eixo de simetria em algumas figuras. Depois, resolvero algumas questes sobre o assunto. Na segunda atividade, iro trabalhar com figuras que possuem mais de um eixo de simetria, tambm utilizando o computador.

ATIVIDADES

1. Localizando o eixo de simetria 1 aula 2. Figuras com mais de um eixo de simetria 2 aulas

MATERIAL INFORMATIZADO

Simetria Simetria Localizando o eixo de simetria Simetria Quantos eixos? Simulador de simetria
Mat12

1
MATEMTICA

12

MAT

ATIVIDADE 1 Localizando o eixo de simetria

Atividade realizada

no computador

ETAPA 1

Pea aos alunos que acessem a ferramenta Simetria. Inicie fazendo uma explorao da ferramenta com os estudantes.

Com essa ferramenta, os alunos podero traar o eixo de simetria das figuras disponveis. Para escolher uma figura, clique em . Depois, clique na figura que desejar ver.

2
MATEMTICA

Usando o recurso Marcador, os alunos podero traar o eixo de simetria na posio em que imaginam que ele se encontra.

Para verificar se o eixo de simetria foi traado corretamente, os alunos devero clicar em . A figura ser dobrada ao longo do eixo traado. Se estiver correto, as duas partes da figura ficaro sobrepostas e suas bordas coincidiro.

Se os alunos tiverem dificuldade em localizar os eixos de uma figura, eles podero encontr-los passando o mouse sobre . Se no houver um projetor disponvel, oriente os alunos a explorarem a ferramenta individualmente ou em duplas.

3
MATEMTICA

12
ETAPA 2
Escolha algumas das figuras do simulador para que os alunos localizem a posio do eixo de simetria delas. Para verificar se traaram o eixo corretamente, eles devero clicar em Dobrar. Algumas das figuras possuem mais de um eixo. A segunda atividade deste roteiro vai explorar mais detalhadamente figuras com vrios eixos, mas os alunos j podero trabalhar com uma ou duas figuras desse tipo. Algumas sugestes de figuras que podem ser trabalhadas com os alunos neste momento:

MAT

ETAPA 3

Pea que os alunos acessem Simetria Localizando o eixo de simetria.

Essa atividade composta por 10 questes, em que os alunos precisaro localizar o eixo de simetria de algumas figuras. Isso ser feito usando o Marcador. Depois de marcado o eixo, o aluno dever clicar em Conferir para verificar se sua resposta est correta. Se os alunos precisarem de ajuda para resolver alguma questo, devero clicar em para ver algumas explicaes ou a resposta da questo. Neste caso, uma nova questo ser apresentada para verificar a compreenso do estudante.

4
MATEMTICA

ATIVIDADE 2 Figuras com mais de um eixo de simetria


Antes de realizar esta atividade, importante que j tenha sido feita a atividade 1 deste roteiro. Caso isso no tenha acontecido, explore com os alunos a ferramenta Simetria, mostrando a eles as suas funcionalidades e recursos, conforme indicado na atividade 1. Os alunos iro encontrar, entre as figuras disponveis na ferramenta, aquelas que possuem mais de um eixo de simetria. Pea que os alunos escolham, no menu de figuras, a letra H. Pergunte a eles se essa letra possui simetria e onde seria correto desenhar o eixo. Os alunos devero perceber que a letra H possui dois eixos de simetria (eles podero confirmar usando o recurso Dobrar). Voc tambm poder pedir que eles passem o cursor sobre Mostrar eixos para que vejam na tela os dois eixos da figura. A seguir, pea-lhes que procurem outras figuras que tenham mais de um eixo. Algumas sugestes de figuras que podem ser trabalhadas:

Atividade realizada

no computador

ETAPA 1

Os alunos devero tentar traar todos os eixos de simetria das figuras e verificar se esto corretos usando a opo Mostrar eixos.

Solicite aos alunos que acessem Simetria Quantos eixos?. Essa atividade composta por seis questes, em que os alunos precisam identificar quantos eixos de simetria possui cada figura.

ETAPA 2

5
MATEMTICA

12

MAT

Se os alunos precisarem de ajuda para resolver alguma questo, eles devero clicar em para ver algumas explicaes ou a resposta da questo. Neste caso, uma nova questo ser apresentada para verificar a compreenso do aluno.

COMENTRIO
Nas atividades deste roteiro, os alunos devero identificar os diversos eixos de simetria em uma figura plana. Se achar necessrio, antes de desenvolver essas atividades, reserve uma aula para trabalhar com o conceito de simetria usando o Simulador de simetria, no qual os alunos podero usar figuras predefinidas ou criar seus prprios desenhos.

6
MATEMTICA

O QUE AVALIAR?
Observe se os alunos localizam a posio do eixo de simetria das figuras.

SUGESTO DE LEITURA E LINKS


PIRES, Clia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tnia Maria Mendona. Espao e forma: a construo de noes geomtricas pelas crianas das quatro sries iniciais do Ensino Fundamental. So Paulo: PROEM, 2000.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: Matemtica Ensino Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997.

ANOTAES E DICAS

7
MATEMTICA

12
ANOTAES E DICAS

MAT

8
MATEMTICA

MATEMTICA

12

MAT

Вам также может понравиться