Вы находитесь на странице: 1из 3

Sigmund Freud, o explorador da mente Os estudos do pai da psicanlise provocaram impacto em vrias reas, inclusive na Educao

Mrcio Ferrari (novaescola@atleitor.com.br)

Sigmund Freud

Da antropologia teoria literria, da filosofia cincia poltica, poucas reas do pensamento humano escaparam influncia do mdico austraco Sigmund Freud (1856-1939). A Educao no exceo. Como o prprio Freud observou, suas pesquisas comearam pela observao da histeria em mulheres, mas aos poucos foram se deslocando para a psicologia infantil. Um dos motivos da ampla influncia da psicanlise que seu autor a desenvolveu em duas vertentes: no estudo do psiquismo (o conjunto de processos mentais conscientes e inconscientes) e no do mtodo teraputico. Portanto, ao mesmo tempo que abre caminho para um profundo conhecimento do ser humano, essa cincia tem noo dos limites e das dificuldades de sua aplicao como cura ou soluo. Por isso, tentar fazer uso prtico da psicanlise na escola perda de tempo. "Muita gente utiliza diversas teorias na Educao como quem se vale de uma caixa de ferramentas", diz Leandro de Lajonquire, psicanalista e professor da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo. As maiores contribuies de Freud nessa rea esto no conhecimento do desenvolvimento sexual da criana (leia a reportagem sobre educao sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasies, Freud escreveu que Educao, poltica e psicanlise so atividades "impossveis", pois as trs lidam com a palavra. "Mas isso no quer dizer que no h como exerc-las. Temos de ter em mente que, quando a linguagem o instrumento, o resultado profissional nunca exatamente o pretendido", explica De Lajonquire.

Represso sexual
As pesquisas que Freud fez sobre linguagem se relacionam a um dos objetos de estudo da psicanlise, o inconsciente regio psquica qual a pessoa no tem acesso voluntrio, mas que se manifesta em sonhos, atos falhos e sintomas de neuroses e psicoses. O conceito j era estudado por Jean Charcot (1825-1893), com quem Freud trabalhou. O jovem austraco, porm, concluiu que os conflitos da mente tinham origem na sexualidade. O cientista chegou a apostar que a escola desempenharia um papel revolucionrio caso abolisse ou atenuasse a funo sexualmente repressora que sempre exercera. Porm, com o tempo ele passou a ver as coisas de outro modo. Mas advertiu que o sofrimento que a Educao infligia aos alunos ao lidar com pulses e afetos sexuais poderia ser, de certa forma, atenuado. "A pedagogia sempre ignorou a sexualidade, que se manifesta queira a escola ou no", observa De Lajonquire. Freud detectou uma ampla gama de impulsos operando dentro e fora da libido (energia sexual) do indivduo desde o nascimento. O contato corporal com a me - sobretudo pela amamentao - a transforma no primeiro objeto amoroso do ser humano. A descoberta de conexes libidinais e mecanismos de percepo que emergem durante os primeiros anos de vida levou Freud a elaborar a teoria do complexo de dipo - que no doena, como sugere o uso deturpado da palavra "complexo", mas um processo universal ao qual todos estamos sujeitos. Simplificadamente, ele refere-se ao desejo sexual dos meninos pela me e rivalidade com o pai na disputa pelo amor materno. Na menina ocorreria um processo similar, tambm relacionado ao vnculo inicial com a me. Em ambos os casos, a superao dessa fase resultaria, entre outras coisas, no redirecionamento da libido e na internalizao da autoridade paterna - etapa

fundamental da formao do superego, uma das trs partes do aparelho psquico formador da personalidade, juntamente com o ego e o id. O id a parte primal da mente, que contm foras instintivas inacessveis conscincia. J o superego se forma juntando aspectos de censura e ideais construdos por influncia dos pais, dos educadores e dos valores civilizacionais. E o ego representa a razo, a busca de controle e equilbrio e a tentativa de defesa contra pulses agressivas e auto-agressivas.

Sublimao e arte
Essas trs instncias administram a rede de pulses de satisfaes sexuais e de morte, que coexistem em todos os seres humanos. Os critrios de cada um para lidar com elas obedecem s necessidades de autoconservao, de preveno do sofrimento e de maximizao do prazer. A complexidade do processo leva inibio ou represso de instintos. Um dos resultados desse processo a sublimao, que conduz produo cultural por uma atividade psquica de reelaborao da pulso do prazer. Essas constataes fizeram Freud concluir que no haveria civilizao sem represso. Mas, para ele, a escola poderia direcion-la para o lado bom: a sublimao que leva produo artstica. "Porm, como todo processo psquico, esse mecanismo inconsciente e no pode ser conduzido por uma programao feita pela escola", explica De Lajonquire. H pelo menos uma observao feita por Freud aos pais que vale para os educadores: "Ns nos preocupamos demais com os sintomas e muito pouco com o lugar do qual provm. E quando criamos os filhos queremos simplesmente ser deixados em paz, queremos uma 'criana modelo' sem nos perguntarmos se isso bom ou ruim para ela".

Biografia
Experincias prprias pontuaram sua obra Sigismund Schlomo Freud, que passou a assinar Sigmund Freud, nasceu em 1856 em Freiberg, na ustria, numa famlia judia de classe mdia que, trs anos depois, se mudaria para Viena, onde Freud se formou em medicina. Seu interesse pela pesquisa o levou a estudar neuropatologia em Paris e a se associar ao mdico Joseph Breuer (1842-1925). Casou-se com Martha Bernays, com quem teve seis filhos. Experincias clnicas e pessoais, como a morte do pai, foram elaboradas por Freud como teoria psicanaltica e apresentadas pela primeira vez de modo sistemtico no livro A Interpretao dos Sonhos (1900), ao qual se seguiram Psicopatologia da Vida Cotidiana (1904) e Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905). A obra de Freud adquiriu amplitude de temas em Totem e Tabu (1913) e O Mal-Estar na Civilizao (1930). Acuado pelos nazistas, ele mudou-se com a famlia em 1938 para Londres, onde morreu no ano seguinte.

Os caminhos de Freud

MTODO HIPNTICO Charcot, dando aula em Paris, mostra como conhecer o inconsciente.

A cura pela palavra e pela livre associao Sigmund Freud trabalhou com a intuio dos processos inconscientes nos estudos clnicos feitos em Paris com o neurologista Jean Charcot, que usava a hipnose para tratar histeria. Em Viena, ele teve contato com Joseph Breuer, que cuidou da paciente conhecida como Anna O. Num estado prximo da auto-hipnose, ela falava sobre as primeiras vezes que experimentou os sintomas de histeria, e s isso reduziu a incidncia e a violncia dos surtos. Nos casos que acompanhou, Freud percebeu que a relutncia em

associar idias, os silncios e as dificuldades de pronncia indicavam conf lito entre o consciente e o inconsciente reprimido, geralmente material de natureza sexual. A psicanlise surgiu da crena de que trazer tona esse teor e tratar dele pela fala seria um meio de desatar o n psquico. Freud comeou ento a afirmar a existncia da sexualidade infantil e a necessidade de conhecla.

Quer saber mais?


BIBLIOGRAFIA De Piaget a Freud, Leandro de Lajonquire, 256 pgs., Ed. Vozes, tel. (11) 3105-7144 , 38,70 reais Freud e a Educao, Maria Cristina Kupfer, 104 pgs., Ed. Scipione, tel. (11) 3990-1788 , 29,90 reais

Fonte: Nova Escola Disponvel em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/sigmund-freud-explorador-mente450824.shtml?page=0>. Acesso em: 07 de agosto de 2011.

Assim caminha a sexualidade


O mdico austraco Sigmund Freud dividiu o desenvolvimento sexual do ser humano em diferentes fases, conforme os rgos, seres e objetos que proporcionam prazer e a relao que o indivduo estabelece com eles.

Fase oral
At os 2 anos, o rgo que concentra o prazer a boca. por meio dela que o beb descobre o mundo, explorando objetos e partes do corpo. Os cuidados com segurana e limpeza so essenciais para que a curiosidade seja saciada sem afetar a sade.

Fase anal
Aprendendo a controlar o esfncter, a criana de 3 e 4 anos sente prazer na eliminao e na reteno das fezes e da urina. Por isso, pressionar para que ela largue as fraldas gera ansiedade e angstia. O ideal elogi-la quando pede para ir ao banheiro ou toma sozinha a iniciativa.

Fase flica ou genital


Entre os 3 e 5 anos, a ateno se volta para o prprio rgo sexual e nasce o prazer em manipul-lo. Essa atitude tambm uma busca pelo autoconhecimento. Meninos e meninas percebem que tm (ou no) pnis. A vagina ainda ignorada.

Latncia
A curiosidade sexual existe, mas canalizada em grande parte para o desenvolvimento intelectual e social. Apesar desse desvio da libido, dos 5 aos 11 anos a criana continua explorando as diferenas para descobrir o que ser menino ou menina.

Puberdade
Dos 12 aos 18 anos, o adolescente volta fase genital, mas dessa vez o desejo vira vontade de fazer sexo. Os fatores sociais e emocionais que se ligam ao prazer ganham importncia. A ao dos hormnios se intensifica, e o corpo amadurece. comum o jovem se masturbar, ter sonhos erticos e fantasias. Nas meninas, tempo da primeira menstruao.

Fonte: Nova Escola. Disponvel em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/assunto-sexoserio-422865.shtml>. Acesso em: 07 de agosto de 2011.

Вам также может понравиться