Вы находитесь на странице: 1из 63

ESCOLA DE SADE PBLICA DO CEAR CURSO DE ESPECIALIZAO EM ASSISTNCIA FARMACUTICA

FITOTERAPIA APLICADA EM FARMCIAS COMUNITRIAS: ESTUDO DOS FITOTERPICOS ANSIOLTICOS, SEDATIVOS E ANTIDEPRESSIVOS.

LUSIVNIA CARLOS MOURA

FORTALEZA 2006

LUSIVNIA CARLOS MOURA

FITOTERAPIA APLICADA EM FARMCIAS: ESTUDO DOS FITOTERPICOS ANSIOLTICOS, SEDATIVOS E ANTIDEPRESSIVOS.

Monografia submetida Escola de Sade Pblica do Cear, como parte dos requisitos para a obteno do Ttulo de Especialista em Assistncia Farmacutica.

Orientadora: Profa. Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira

Fortaleza 2006

DEDICATRIA

Aos meus sobrinhos Ana Jlia, Ana Carolina, Eduardo, Helena, Natasha e Vanaldo Junior, que o grande amor que sinto por vocs e o exemplo da importncia do estudo na construo do futuro seja demonstrado atravs da dedicao desse trabalho.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por tudo que tem sido na minha vida. A Mary Anne, orientadora deste trabalho, pelo incansvel incentivo e disponibilidade e mais ainda por ser uma amiga fiel das horas mais incertas da minha vida. A Marjorie, amiga presente, pelo inestimvel incentivo e auxlio na anlise dessa monografia.

Um amigo... Pode at ser til eventualmente, mas no isso que o torna um amigo. Sua intil e fiel presena torna nossa solido uma experincia de comunho. Diante de um amigo sabemos que no estamos ss. Rubem Alves.

FITOTERAPIA

APLICADA

EM

FARMCIAS:

ESTUDO

DOS

FITOTERPICOS ANSIOLTICOS, SEDATIVOS E ANTIDEPRESSIVOS.

Monografia submetida Escola de Sade Pblica do Cear, como parte dos requisitos para a obteno do Ttulo de Especialista em Assistncia Farmacutica.

Data da Aprovao: ______/______/______

BANCA EXAMINADORA

Profa. Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira (Orientadora)

Profa. MS. Marjorie Moreira Guedes

Prof. MS. Ricardo Carvalho de Azevedo e S

SUMRIO

INTRODUO 1. OBJETIVOS 2. REVISO BIBLIOGRFICA 2.1. 2.2. Generalidades: Ansiedade e Depresso Tipos de Antidepressivos Sintticos Disponveis no Mercado

13 16 17 17 27 27 27 27 29 32 32 34 35 36 41 42 43 55 56 59

2.2.1. Inibidores de monominaoxidase (IMAO) 2.2.2. Antidepressivos tricclicos (ADT) 2.2.3. Inibidores seletivos de recaptao de serotonina (ISRS) 2.3. 2.4. Fitoterpicos em Psiquiatria Plantas Medicinais Antidepressivas, Ansiolticas e Sedativas

2.4.1. Hiprico (Hypericum perforatum L.) 2.4.2. Kava-kava (Piper methysticum Forst) 2.4.3. Maracuj (Passiflora incarnata L.) 2.4.4. Valeriana (Valeriana officinalis L) 2.4.5. Melissa (Melissa oficinalis L) 3. METODOLOGIA 4. RESULTADOS E DISCUSSO 5. CONCLUSO 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANEXOS

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 Fitoterpicos usados como ansiolticos. Tabela 2 Fitoterpicos usados como sedativos. Tabela 3 Fitoterpicos usados como antidepressivos.

43 45 48

LISTA DE ANEXOS

Anexo 1- Ficha Tcnica Anexo 2 - RDC n 48, de 16 de maro de 2004 (ANVISA). Anexo 3 - RDC n89, de 16 de maro de 2004 (ANVISA) Anexo4 - RDC n17, de 24 de fevereiro de 2000 (ANVISA)

LISTA DE ABREVIATURAS
ADT - Antidepressivos Tricclicos ANVISA Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria EMT - Estimulao Magntica Transcraniana GABA cido Gama Aminobutrico. IMAO - Inibidores de Monominaoxidase ISRS - Inibidores Seletivos de Recaptao de Serotonina OMS Organizao Mundial da Sade RDC - Resoluo da Diretoria Colegiada REM- Movimento Rpido dos Olhos SER- Secretaria Executiva Regional

LISTA DE GRFICOS

Grfico 1 Fitoterpicos que Apresentam Frases ou Ilustraes que Induzam a Automedicao Grfico 2 - Fitoterpicos que Apresentam Indicao Teraputica na Embalagem Externa Grfico 3 - Fitoterpicos que Apresentam Restrio de Uso Grfico 4 - Fitoterpicos que Informam a Parte da Planta Utilizada na Embalagem Externa Grfico 5- Fitoterpicos que obedecem a legislao em vigor

50

51 52 53 54

RESUMO
Nos ltimos anos tem aumentado a venda dos fitoterpicos que atuam no Sistema Nervoso Central, principalmente os antidepressivos, ansiolticos e os sedativos. Verificar a

adequao legislao vigente dos fitoterpicos utilizados com atividade antidepressiva, ansioltica e sedativa comercializados em farmcias comunitrias no Municpio de Fortaleza.. Caracteriza-se como estudo observacional e transversal da adequao desses fitoterpicos atravs do preenchimento de uma ficha tcnica. As plantas medicinais constantes no presente estudo foram selecionadas tomando-se como base a Lista Simplificada de Fitoterpicos, RDC 89, na qual encontra-se listadas as seguintes plantas: Valeriana officinalis L., Melissa officinalis L., Passiflora incarnata L., Hypericum perforatum L., Pipper methysticum Forst. Foram analisadas as embalagens de cada fitoterpico atentando-se para os seguintes itens: nome comercial, composio, indicao teraputica, presena de bula, se existem frases ou ilustraes que induzem automedicao, restrio de uso e registro no Ministrio da Sade. Foram observados os tipos de fitoterpicos ansiolticos, sedativos e antidepressivos dispensados em Farmcias de Fortaleza, no perodo de janeiro a setembro de 2006. Os resultados demonstraram que 43,48% dos fitoterpicos analisados apresentaram frases ou ilustraes que induzem automedicao; 60,87% apresentaram indicao teraputica na embalagem externa; 52,18% apresentaram restrio de uso; 34,79% informaram a parte da planta utilizada na embalagem externa. Observou-se que 90,9% dos fitoterpicos antidepressivos, ansiolticos e os sedativos estavam de acordo com a legislao em vigor.

13

INTRODUO
A fitoterapia tem se tornado cada vez mais popular entre os povos de todo o mundo. reconhecida a importncia dos produtos naturais, incluindo aqueles derivados de plantas, no desenvolvimento de modernas drogas teraputicas (CALIXTO, 2001). As plantas medicinais so importantes para a pesquisa farmacolgica e o desenvolvimento de drogas, no somente quando os seus constituintes so usados diretamente como agentes teraputicos, mas tambm como matriasprimas para a sntese, ou modelos para compostos farmacologicamente ativos (WHO, 2002). Estima-se que aproximadamente 40% dos medicamentos atualmente disponveis foram desenvolvidos direta ou indiretamente a partir de fontes naturais, assim subdivididos: 25% de plantas, 12% de microorganismos e 3% de animais (CALIXTO, 2001). Das 252 drogas consideradas bsicas e essenciais pela OMS, 11% so originrias de plantas e um nmero significativo so drogas sintticas obtidas de precursores naturais. Alm disso, nas ltimas dcadas, o interesse populacional pelas terapias naturais tem aumentado significativamente nos pases industrializados e acha-se em expanso o uso de plantas medicinais e fitoterpicos (WHO, 2002). No Brasil, estima-se que 25% dos US$ 8 bilhes do faturamento da indstria farmacutica, no ano de 1996, foram originados de medicamentos derivados de plantas. Considerase tambm que as vendas neste setor crescem 10% ao ano, com estimativa de terem alcanado a cifra de US$ 550 milhes no ano de 2001. Estados Unidos e Alemanha esto entre os maiores consumidores dos produtos naturais brasileiros. Entre 1994 e 1998, importaram, respectivamente, 1521 e 1466 toneladas de plantas, que seguem para esses pases sob o rtulo genrico de "material vegetal do Brasil", de acordo com IBAMA (SILVA et al., 2001). Embora o nosso Pas possua a maior diversidade vegetal do mundo, com cerca de 60.000 espcies vegetais superiores catalogadas, apenas 8% foram estudadas para pesquisas de compostos bioativos e 1.100 espcies foram avaliadas em suas propriedades medicinais (RODRIGUES, 2004).

14

Tem crescido significativamente a comercializao desses fitoterpicos e so descobertas novas utilizaes para esses. Praticamente, todos os grupos teraputicos possuem um substituto fitoterpico que exera atividade farmacolgica semelhante (WHO, 2002). Paralelo a esse crescimento, as agncias regulamentadoras e fiscalizadoras tambm tm aumentado sua preocupao quanto manipulao e venda desses medicamentos, principalmente, com relao aos que atuam no Sistema Nervoso Central: os antidepressivos, ansiolticos e os sedativos. Hoje no mercado, os principais medicamentos que se enquadram nessa fiscalizao mais cautelosa, que devem ser dispensados com prescrio mdica, so os que possuem as espcies vegetais: Hiprico (Hypericum perforatum), Valeriana (Valeriana officinalis), Kava Kava (Piper methisticum). Os que contm o maracuj (Passiflora incarnata) e a Cidreira Carmelitana (Melissa oficinallis L) a venda sem prescrio mdica. Existe um vasto leque de nomes comerciais contendo essas drogas. Como o quadro depressivo clinicamente verificvel pode ser confundido com manifestaes isoladas que podem ser apenas reaes comuns diante de situaes adversas, sintomas de pessoas infelizes e ansiosas, incluiu-se no presente trabalho, conjuntamente, os fitoterpicos antidepressivos, ansiolticos e sedativos, que visa contribuir para a orientao

farmacutica quanto ao uso desses tipos de fitoterpicos , bem como alertar para o controle de prescrio e de venda desses ltimos, os riscos da automedicao, tratamento inadequado e intoxicaes. Esse trabalho consta de uma reviso bibliogrfica na qual esto includas noes gerais sobre depresso. Para que se possa fazer uma anlise comparativa de dados sobre os tipos de medicamentos disponveis no mercado farmacutico, foram includas informaes sobre os tipos de antidepressivos sintticos e os fitoterpicos e plantas medicinais antidepressivas, ansiolticas e sedativas.

15

A metodologia utilizada foi aplicada em farmcias no municpio de Fortaleza, a qual conduziu a dados importantes sobre a adequao dos fitoterpicos utilizados para depresso, ansiedade e como sedativo legislao vigente regulamentada pela ANVISA. As leis que regulamentam os fitoterpicos so RDC N 48, de 16 de maro de 2004 e a RDC N 89 de 16 de maro de 2004, que determina a Lista de Registro Simplificado de Fitoterpicos, na qual consta as espcies vegetais acima citadas, encontram-se anexas para uma melhor compreenso dos resultados alcanados. Na sua parte final esto as concluses dos resultados alcanados e as referncias bibliogrficas.

16

1. OBJETIVOS

Objetivo Geral
Verificar a adequao legislao vigente dos fitoterpicos utilizados com atividade antidepressiva, ansioltica e sedativa comercializados em farmcias comunitrias no Municpio de Fortaleza.

Objetivos especficos
1. Verificar a localizao dos fitoterpicos dentro das farmcias, se em frente de loja, se em armrios ou em prateleiras. 2. Conferir a presena de bula para este tipo de medicamentos. 3. Investigar se h informao sobre a parte da planta utilizada nos fitomedicamentos. 4. Verificar os fitoterpicos comercializados nas farmcias em relao a nome comercial, princpios ativos e indicao teraputica. 5. Investigar se h ilustraes ou frases que induzem automedicao desses medicamentos. 6. Averiguar se os fitoterpicos estudados possuam restrio de uso e registro no rgo competente. 7. O presente trabalho visa contribuir para a orientao farmacutica quanto ao uso desses tipos de fitoterpicos, bem como alertar para o controle de prescrio, venda, riscos da automedicao, tratamento inadequado e intoxicaes.

17

2. REVISO BIBLIOGRFICA
2.1. GENERALIDADES: ANSIEDADE E DEPRESSO Segundo estimativas internacionais e do Ministrio da Sade, 3% da populao necessita de cuidados contnuos nos transtornos mentais severos e persistentes e mais 9% precisam de atendimento eventual nos transtornos menos graves (LIMA, 2004). A partir da segunda metade do sculo XX a teraputica psicofarmacolgica revolucionou a prtica da psiquiatria e da clnica mdica, responsvel pelo tratamento da grande maioria dos casos de ansiedade e depresso (LIMA, 2004). A ansiedade a queixa mais comum em psiquiatria e uma das mais freqentes na clnica mdica. O estado de ansiedade pode acometer at 15% da populao adulta de forma quase permanente (LIMA, 2004). Ela tanto pode ser um estmulo ao como um obstculo a uma boa performance. Geralmente as pessoas apresentam combinao de manifestaes somticas e psquicas (HETEM & GRAEFF, 2004). Na dcada de 80, levantamentos realizados com mdicos que atuam nos servios de sade primria mostraram que a ansiedade o problema psiquitrico mais freqente encontrado na sua prtica (ORLEANS, 1985 & SCHURMAN, 1985). Os transtornos de ansiedade comearam a ser considerados entidade clnica quando G.M. Beard, em 1869, cunhou o termo neurastenia para descrever pacientes com graus menores de ansiedade e transtornos depressivos leves (HETEM & GRAEFF, 2004). Em 1871 Da Costa entrou com conceito mais restrito que Beard quando relatou uma sndrome entre os militares da Guerra Civil americana, que chamou de corao irritvel. Este autor notou que havia relatos de casos semelhantes descritos pelos servios mdicos militares ingleses e alemes cerca de um sculo antes (ANDRADE, 1994 & GOODWIN, 1996).

18

Em 1895 Freud usou pela primeira vez o termo neurose da ansiedade. Os sintomas seriam as manifestaes da ansiedade propriamente dita ou modificadas pelos mecanismos de defesa. Em estudo multicntrico de morbidade psiquitrica obteve estimativa de prevalncia em trs grandes centros urbanos brasileiros. Os transtornos de ansiedade apresentaram as seguintes estimativas de prevalncia: 12,1% para Braslia, 6,9% para So Paulo e 5,4% para Porto Alegre (ALMEIDA-FILHO, 1992). O termo depresso assume significados diferentes se utilizado na linguagem comum ou na psiquiatria. Se na linguagem corriqueira indica o estado de tristeza e desnimo da pessoa diante de acontecimento desagradvel, decepo ou luto, em mbito psiquitrico designa um quadro clnico preciso (distrbio depressivo), caracterizado por sintomas biolgicos e psquicos espontneos, aparentemente desproporcionais em intensidade e durao aos acontecimentos que o provocaram. Essa condio se distingue por sintomas como perda de interesse, astenia, incapacidade de sentir prazer, insnia, falta de apetite, diminuio da libido, facilidade de fatigar-se e alteraes cognitivas, psicomotoras e neurovegetativas. Esse estado de nimo invade por inteiro a personalidade acometida. Um indivduo deprimido experimenta, s vezes com angustia, outras com glido desespero, a irremedivel negatividade da vida. Se em algumas pessoas atinge a existncia pessoal (e neste caso podem prevalecer idias persecutrias, sentimentos de excluso, inferioridade, indignidade, culpabilidade), outras sentem a prpria vida como intolervel. Tudo parece negativo, terrvel, irremedivel (MALDONATO, 2005). O distrbio depressivo conhecido desde a Antigidade. Nas ultimas dcadas, os conhecimentos sobre etiologia, nosografia, diagnstico e terapia das diversas formas de depresso progrediram notavelmente. As cincias de base, da bioqumica biologia molecular, da neurofisiologia a psicofarmacologia, forneceram novos elementos, teis para a compreenso dos mecanismos patogenticos, para a elaborao de modelos sobre a transmisso gentica, a

19

identificao das reas e dos circuitos nervosos responsveis pelas diversas manifestaes da depresso. Alm disso, o renovado interesse pela observao do paciente e pela descrio dos sintomas levou a uma ateno maior para o diagnstico levando a uma ateno maior para muitos deles, afinadas modalidades de intervenes personalizadas. Algumas formas atenuadas, outrora definidas como neurticas e tidas como traos estveis da personalidade, so hoje consideradas manifestaes depressivas leves e persistentes, que respondem s terapias. A avaliao da incidncia da histria familiar, do carter, da personalidade e da adaptao pr-doena permitiu incluir em seu espectro clnico algumas formas bipolares mistas crnicas, cujo quadro amide dominado por delrios, alucinaes e distrbios do pensamento (MALDONATO, 2005). A introduo de novas substncias para o tratamento agudo e preventivo permitiu alcanar, na terapia dos distrbios do humor, resultados nada inferiores aos de outros setores da medicina. Especialmente, a sntese de antidepressivos com ao seletiva sobre os diversos sistemas de neurotransmissores permitiu que fossem dadas respostas s formas antes no tratveis (MALDONATO, 2005). Do ponto de vista epidemiolgico, os dados que concernem depresso se mostram preocupantes (MALDONATO, 2005). A Organizao Mundial da Sade (OMS) estima que a depresso atualmente a doena psiquitrica mais diagnosticada: ocupa o quarto lugar entre os maiores problemas de sade do Ocidente e a segunda causa de invalidez, precedida apenas pelas doenas cardiovasculares. O risco de sofrer de um distrbio depressivo no decurso da vida de 7% a 12% para os homens e 20% a 25% no caso de mulheres. Os fatores de risco aumentam para o sexo feminino (tornando-se ainda mais elevados nos perodos ps-parto), quando parentes de primeiro grau j sofreram da doena ou ocorreram episdios anteriores de depresso maior. Mulheres so duas vezes mais vulnerveis a distimia do que os homens, ao passo que a depresso maior as atinge trs vezes mais (MALDONATO, 2005).

20

Hoje em dia, quase tudo depresso. A sndrome foi convertida em uma maneira de explicar o homem moderno. Confunde-se, porm, o quadro depressivo clinicamente verificvel com manifestaes isoladas que podem ser apenas reaes comuns de qualquer sujeito diante de situaes adversas. Essa indiscriminao acaba por encobrir sintomas de pessoas infelizes, incapazes de se beneficiar da felicidade total. Os avanos da sociedade industrial e o desenvolvimento cientfico coexistem em uma espcie de aliana, na qual o homem se v enredado. Desde o sculo XIX, com os avanos alcanados pela medicina cientfica, a elaborao das classificaes nosogrficas da psiquiatria e o surgimento da psicanlise, busca-se a compreenso dos estados mentais do homem (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Depois de pesquisar o efeito do uso de drogas, mais especificamente a cocana em suas aes anestsicas, Freud chegou a profetizar que, no futuro, substncias qumicas substituiriam o tratamento psicanaltico. Ele acreditava que os frmacos poderiam provocar alteraes significativas nos estados psquicos, o que certamente levaria ao abandono das terapias pela palavra (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Hoje possvel interferir na transmisso e na circulao dos contedos mentais e neurolgicos com substncias especficas. Existem variadas maneiras de modificar a bioqumica cerebral e, por conseguinte, a expresso biolgica dos fenmenos psquicos. De fato, desde o incio dos anos 50, os psicotrpicos constituem, de forma gradual e progressiva a principal opo de tratamento psiquitrico. Embora os medicamentos representem avanos e progressos inegveis, eles passaram a ser utilizados muitas vezes de maneira indiscriminada. E, em muitas ocasies, de forma to violenta que se pode pensar na instalao de uma era camisa-de-fora medicamentosa (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Os sistemas sociais tm se valido da psiquiatria, da psicologia e da psicanlise, no desenvolvimento de tcnicas que resolvam entraves individuais de forma imediata. A consolidao da depresso como categoria da nosografia psiquitrica um fenmeno tambm originado pela

21

ideologia do sistema dominante, que oferece explicaes e mecanismos de controle de reaes individuais que fujam e/ou questionem padres da coletividade. O ponto central reside em encobrir que a depresso tambm uma reao da subjetividade perante as dificuldades existenciais contemporneas (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Atualmente o medicamento tornou-se smbolo da alegria o que promete restitu-la aos seus usurios, que passaro a se reconhecer nos produtos que podem adquirir. Afinal, o que depresso? A palavra que substitui o uso comum que se fazia das expresses doena dos nervos e sistema nervoso tornou-se um jargo, cuja finalidade descrever qualquer tipo de sensao ou mal-estar do indivduo. Se for possvel verificar clinicamente se o sujeito est deprimido pelo mapeamento dos prejuzos fsicos e psquicos que o estado depressivo ocasiona, tambm o (com grande freqncia) pela classificao de reaes e padres de comportamentos corriqueiros. O diagnstico positivo da sndrome pode significar apenas que o indivduo est ocasionalmente triste ou que nele se instalou um quadro passvel de ser verificado clinicamente, no qual indcios denotam que o sujeito est sem condies de superar seu mal-estar. H diferenas significativas entre classificar o sujeito como depressivo (quase um jeito de ser) e/ou como deprimido (uma espcie de estado supervel), Em relao a esses dois extremos surgem questes que conduzem a um mesmo eixo de investigao: como, por que e para que o conceito de depresso se dissemina de forma to ampla e ambgua? As tentativas de elucidao desses estados, empiricamente verificveis, resultam em generalizao que influencia escolhas e medidas de tratamento. (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Atualmente, sofremos de depresso e no mais do sistema nervoso. Essas expresses tm sido incorporadas pelas classes menos cultas e, embora os mdicos aparentemente as rejeitem, sua utilizao refere-se tentativa de explicar as reaes do sujeito organizao de um sistema que lhe transcendente. H uma referncia direta ao suporte biolgico, considerado predominante no modo de funcionamento psquico (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005).

22

A utilizao ampliada do termo depresso se sustenta, portanto, na ideologia. H mais de trs dcadas, com o aparecimento dos medicamentos antidepressivos, neurolpticos e tranqilizantes no mercado, a psiquiatria viu-se obrigada a ajustar a terminologia e a conceituao da sndrome. Em conseqncia, deu-se o acirramento da discusso e da investigao acerca da base neurobiolgica das doenas mentais. Houve tambm a disseminao indiscriminada de explicaes sobre as mais variadas reaes humanas como se tudo fosse depresso (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Evidencia-se assim uma questo que no pode ser ingenuamente descartada, relacionada submisso dos avanos e das produes cientficas lgica do capital. Horkheimer e Adorno em Indstria cultural (1944) expem de maneira inequvoca que os interesses econmicos prevalecem na determinao de fatores gerais desde que valorizado culturalmente pela sociedade, at quais sero os dilemas a fomentar com o objetivo de vender solues que sempre levem ao lucro. A banalizao da depresso, explicada periodicamente nas revistas de circulao semanal, nos jornais dirios e na televiso. Demonstra a apropriao do discurso (pseudo) cientfico para sustentar, sobretudo, as teses que transformam reaes psquicas em sintomas, j oferecendo a soluo mgica das plulas antidepressivas (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). importante ressaltar que, em princpio, o desenvolvimento dos medicamentos pareceu colocar ao homem a possibilidade de recuperar sua liberdade, seja do encarceramento em manicmios, seja do enclausuramento que a doena psquica provocava. Em relao aos ansiolticos e antidepressivos, pessoas que sofriam de distrbios neurticos limitantes tiveram a oportunidade de se sentir melhor. Porm, com a utilizao indiscriminada dessas drogas, as pessoas foram gradualmente condenadas a uma nova forma de alienao com a promessa do fim do sofrimento psquico por meio de plulas que apenas suspendem sintomas para reorganiz-los de outro modo. como se o sujeito precisasse ser curado da condio humana. Pacientes, psicanalistas, psicoteraputas, psiquiatras e mdicos em geral passaram a

23

recorrer s teraputicas medicamentosas, supostamente eficazes, j que solucionaram em grande parte os problemas dos sujeitos deprimidos. A psicofarmacologia colocou-se imperiosamente baseados em substncia qumicas oferecidas no mercado. Tornou-se assim o smbolo da cincia triunfante, capaz de explicar o irracional e curar o incurvel. Segundo a psicanalista francesa Elizabeth Roudinesco, o psicotrpico simboliza a vitria do pragmatismo e do materialismo sobre as enevoadas elucubraes psicolgicas e filosficas que tentavam definir o homem. A cincia converte-se assim em pura mitologia (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). O medicamento antidepressivo se transformou ruidosamente na plula mgica, na alternativa de cura para os mais diversos males. A mesma medicao antidepressiva ministrada a sujeitos que apresentam distrbios graves (melancolia ou transtornos psicticos de humor) e as pessoas que sofrem de distrbios psquicos significativos, apenas enfrentam imprevistos, tragdias ou infortnios. Entretanto, no se pode afirmar que a incidncia de estados depressivos tenha aumentado. Quadros psquicos diversos, a maioria com caractersticas histricas clara, so rapidamente diagnosticados como depresso ou traos depressivos (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Para Bulguese (2005), embora seja evidente que os tratamentos com drogas no se oponham s terapias pela palavra, a aplicao dos antidepressivos aos mais diversos distrbios em variadas especialidades (at mesmo na clnica geral) circunscreve o remdio como soluo eficaz, rpida e assptica: promete ao sujeito um afastamento pleno no mal-estar. Embora a psicanlise no descarte, necessariamente, as teraputicas medicamentosas, o manejo clnico pode se tornar bastante difcil, em alguns casos, na medida em que a interveno psicanaltica no visa a mera eliminao dos sintomas, mas se utiliza deles para encontrar as brechas para aceder ao sujeito. At a dcada de 70 a psiquiatria se pautava de modo significativo pelas noes psicanalticas. Hoje, no entanto, a psicanlise perdeu sua posio hegemnica, deixando de ser eixo prioritrio para a explicao e o tratamento das afeces mentais, sobretudo nos Estados Unidos.

24

Neste pas, a medicina voltou-se para a neurocincia e incorporou o discurso mdico e psiquitrico. O objetivo no mais curar os males e sim encontrar a melhor e mais econmica maneira de administrar o mal-estar. O espantoso que, assim, o sintoma deixa de funcionar como elementos e se converte no substrato, no alimento desta subvida em sociedade (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Pesquisadores ressaltam que a indstria cultural se fundiu com a publicidade. Comparavam a propaganda ao elixir da vida, j que muitas vezes reduz o produto a uma simples promessa. Em relao s indstrias farmacuticas, intensificou-se de modo a transformar a sade e os remdios em bens de consumo. Com a estruturao dessa indstria e o aumento significativo da concorrncia, a presso do Sistema levou utilizao das tcnicas de publicidade. Nesse sentido, a indstria farmacutica visa a transformao dos remdios que deveriam, em tese, ser considerados essenciais ao tratamento das doenas em produtos divulgados e vendidos dentro da lgica do capital (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). O discurso da cincia obviamente no se coloca como sustentculo dos interesses da indstria. No entanto, avanos cientficos e tecnolgicos so distorcidos e parcialmente utilizados, de modo a oferecer, mesmo que inadvertidamente, argumentos sobre os quais se assenta a lgica do capital (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). A relao entre produo e discurso cientfico bens inquestionveis da sociedade moderna e as estruturas econmicas configura um tipo de aliana perversa: a cincia pode sustentar interesses econmicos que, por seu turno, tendem a distorcer e anular o que investigado e comprovado. Na sociedade do espetculo , a ideologia da depresso fundamenta-se essencialmente na idia de que os sujeitos devem parecer alegres, felizes, bem-sucedidos e adaptados vida social. Nessa perspectiva, qualquer reao subjetiva que denote reconhecimento, isolamento e reflexo costuma ser considerada inapropriada, sobretudo se forem consideradas as ofertas das plulas e das drogas que, finalmente, garantiriam o bem-estar e a felicidade prometidos,

25

pela civilizao moderna (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). Nesse entrecruzamento, difundiram-se todas as estratgias de venda e marketing, sendo impossvel avaliar corretamente a produo industrial e a difuso comercial das drogas nos anos recentes, sem pensar no lugar estratgico ocupado pelos avanos cientficos da bioqumica e da psicofarmacologia. Especificamente a depresso, e no qualquer outra doena ou patologia da contemporaneidade, adquire importncia medida que passa a representar a resposta evidente aos impasses de natureza social. A cristalizao das estruturas sociais e a tentativa de adaptao do homem a uma existncia alienada e alienante so caractersticas da evoluo da sociedade capitalista, que alcana hegemonia, abrangendo tenses e angstias que o sujeito vive como prprias. Assim, as drogas e os remdios se convertem em sadas particulares, caminhos que o indivduo vai buscar na tentativa de solucionar questes que lhe so transcendentes (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005). A lgica da depresso fundada na irracionalidade. No possvel explicar com profundidade as patologias psquicas por meio da depresso. Mesmo em casos considerados graves, a ptica simplista no permite elucidar a questo e muito menos tratar os pacientes. De todo modo, preciso destacar os ganhos objetivos nas mais diversas reas para as quais o progresso cientfico foi fundamental. A medicina cientfica avanou significativamente em relao a sua capacidade de controlar e extinguir doenas graves, o que aumentou a longevidade do homem. Diante do agravamento das patologias psquicas, que podem provocar intenso sofrimento e desgaste, limitando consideravelmente as possibilidades de vida, os avanos cientficos obtidos pelas neurocincias e pela farmacologia so notveis e trouxeram auxlio efetivo. Entretanto, as promessas da cincia foram cumpridas apenas em parte, pois o progresso no propiciou a estruturao de um modelo social que conduzisse anunciada felicidade (BULGUESE, 2004; BULGUESE, 2005).

26

Os nmeros so assustadores: 10 milhes de brasileiros sofrem de depresso. Estima-se que a sndrome se manifeste em 15% a 20% da populao mundial pelo menos uma vez durante a vida. Quem sofre a primeira crise tem 50% de chance de reincidncia. Aps o segundo episdio, a probabilidade sobe para 70% e a partir, do terceiro pula para 90%. Apesar das estatsticas pouco animadoras existem diversos recursos disponveis para controlar a doena que, dependendo da intensidade, alm da tristeza profunda e inexplicvel, pode incluir entre seus sintomas distrbios de sono e do apetite, irritabilidade, cansao, perda da memria, dores de cabea e no corpo, problemas digestivos e at mesmo pensamentos suicidas (VANCOCELLOS, 2005). At a dcada de 70, quando surgiram os primeiros antidepressivos, o nico tratamento disponvel contra o distrbio era a psicoterapia. Atualmente, existem mais de 60 medicamentos no mercado. Eles esto na linha de frente no combate ao problema, j que a depresso envolve alteraes neuroqumicas - embora tambm tenha fortes implicaes psquicas, emocionais e sociais. Do ponto de vista neurolgico, o crebro do depressivo sofre uma queda nos nveis de serotonina, dopamina e noradrenalina (neurotransmissores relacionados ao equilbrio emocional). Os antidepressivos restabelecem esses nveis (VANCOCELLOS, 2006). Alm das quatro classes de antidepressivos comercializados desde as dcadas de 80 e 90, o arsenal de combate doena ganhou novas armas, quando foram lanados no Brasil os inibidores de noradrenalina e serotonina venlafaxina e Duloxetina (pertencentes categoria de antidepressivos atpicos). O fato de agirem em dois neurotransmissores faz com que esses medicamentos funcionem melhor. A remisso do quadro e o incio da ao so mais rpidos que os verificados com as outras classes de antidepressivos. Alm disso, tambm diminui o nmero de recadas. Essa classe de frmaco especialmente eficiente para pacientes com depresses moderadas e graves, associadas a sintomas somticos, como dores no corpo (VANCOCELLOS, 2005). Alm da terapia com medicamentos, atividades como ioga, meditao e acupuntura so

27

cada vez mais bem vistas pelos especialistas como complemento para os modernos antidepressivos no combate depresso. Medicamento indispensvel e ao mesmo tempo insuficiente, reconhece o psiquiatra Geraldo Jos Ballone, coordenador do site psiqweb. A cincia vem descobrindo que, assim como o exerccio fsico, exercitar a mente pode estimular a gnese de novas clulas cerebrais e ajudar no tratamento da depresso, ansiedade e estresse. Somente nos casos de depresso leve possvel melhorar sem medicamentos (VANCOCELLOS, 2005).

2.2.

TIPOS DE ANTIDEPRESSIVOS SINTTICOS DISPONVEIS NO MERCADO

2.2.1. Inibidores de monominaoxidase (IMAO) Foram os primeiros antidepressivos largamente usados. Eles inibem a ao de uma enzima responsvel pela degradao dos neurotransmissores. Raramente so prescritos como tratamento de primeira linha porque exigem uma dieta especial para evitar interaes potencialmente perigosas, embora espordicas, com certos alimentos. Contudo, ainda so indicados como ltimo recurso (VANCOCELLOS, 2005). 2.2.2. Antidepressivos tricclicos (ADT) Inibem a recaptao dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina. Os ADT tm efeitos colaterais desagradveis como sonolncia, boca seca e viso embaada; cerca de 30% do pacientes param de tomar o medicamento por causas desses problemas. Eles so potencialmente letais em altas doses. No entanto, ainda podem ser o medicamento preferido para certos tipos de depresso (VANCOCELLOS, 2005). 2.2.3. Inibidores seletivos de recaptao de serotonina (ISRS) Inibidores como Prozac (fluoxetina) e Paxil bloqueiam a recaptao da serotonina dos neurnios pr-sinpticos. Eles substituram os ADT como medicamento primrio porque provocam menos efeitos colaterais e apresentam menor probabilidade de morte em casos de overdose. Mesmo

28

assim, efeitos colaterais como problemas gastrointestinais e sexuais podem ser observados. Indicaes de que os ISRS possam aumentar pensamentos e aes suicidas em crianas e adolescentes levaram a uma advertncia obrigatria no uso do medicamento para essas faixas etrias nos Estados Unidos e proibio para menores na Inglaterra (VANCOCELLOS, 2005). Casos extremos Alm da depresso leve e moderada, existem os casos mais graves, com grande risco de suicdio ou que no respondiam nem mesmo aos medicamentos mais modernos (cerca 30% da populao no suscetvel aos antidepressivos). Para esses casos, a novidade a estimulao magntica transcraniana (EMT). A tcnica consiste na aplicao de pulsaes magnticas na regio do crebro relacionada ocorrncia da depresso. O objetivo que as correntes eltricas ativem os circuitos neurais, restaurando a atividade da regio. A EMT ainda est em fase de testes, tanto no Brasil como no exterior, aguardando a aprovao da FDA (agncia americana que controla alimentos e remdios). A tcnica pode ser usada tambm em casos mais leves de depresso, para diminuir o tempo de tratamento. Os efeitos colaterais so mnimos, mas h relatos de dor de cabea nas primeiras sesses. O tratamento requer de dez a 15 sesses de cerca de 45 minutos. o suficiente para 70% dos casos. (VANCOCELLOS, 2005). Mais antigo e polmico, mas tambm eficiente para depresso grave, a eletroconvulsoterapia, o famoso eletro-choque. A eficcia no tratamento do transtorno muito alta (em tomo de 90%), comparada com as medicaes (em tomo de 70%), segundo Ballone. O psiquiatra explica que o tratamento consiste na aplicao de uma carga eltrica no crebro, com o paciente anestesiado ( utilizada anestesia geral com durao em torno de 5 minutos). A carga eltrica produz uma descarga do crebro, originando uma convulso, que bastante diferente da que ocorre nas pessoas com epilepsia, pois administrada ao paciente junto com a medicao anestsica, que promove relaxamento muscular. A tcnica usada como primeira alternativa para depresso grave em pases nrdicos, e nos Estados Unidos bastante aplicada. J no Brasil, existe

29

muito preconceito, por isso utilizada somente em universidades. Trata-se de um tratamento muito seguro, com complicaes mnimas, especialmente em casos em que os medicamentos so contraindicados, como na gravidez e em pacientes idosos (VANCOCELLOS, 2005). Apesar de os mdicos preferirem no usar a palavra cura quando o assunto tratamento da doena (assim como acontece em outras enfermidades crnicas, como diabetes e presso alta), o termo chave controle. Os diversos recursos da cincia e as terapias disponveis permitem que o paciente mantenha o controle dos sintomas e leve vida normal (VANCOCELLOS, 2005).

2.3.

FITOTERPICOS EM PSIQUIATRIA

Nos ltimos anos houve um aumento na comercializao de fitoterpicos com indicao para os transtornos mentais. Esses medicamentos despertam reaes variadas nos profissionais da equipe de sade mental, que vo de uma resistncia absoluta a um entusiasmo extremado, passando por uma indiferena. Mais ainda, geralmente essas posturas abordam os fitoterpicos como um todo, no distinguindo entre os diferentes medicamentos desse grupo. Entretanto, mais adequado avaliar cada fitoterpico com uma abordagem semelhante aos dos medicamentos sintticos, ou seja, baseada em evidncias cientficas slidas, particularmente em estudos clnicos controlados. Por esse ngulo, os fitoterpicos apresentam diferenas importantes entre si, pois, se de um lado encontramos medicamentos cuja eficcia tem sido comprovada em estudos clnicos controlados (comparativo com placebo, duplo-cego, randomizado) e metanlises, como por exemplo, o Hypericum perforatum (erva de So Joo) e o Piper methyrsticum (kava-kava), de outro, temos fitoterpicos como a Passiflora edulis e a P. incarnata, das quais no encontramos nenhum estudo controlado na literatura.

30

Em relao s posturas pr-concebidas, todas elas apresentam prejuzos potenciais para os pacientes. A resistncia absoluta a um fitoterpico com ao comprovada pode privar determinado paciente de uma medicao eficaz. Por outro lado, uma postura de entusiasmo no fundamentado em estudos clnicos controlados pode privar o paciente de um tratamento realmente eficaz em detrimento de um fitoterpico ineficaz e com efeitos adversos. Mesmo uma atitude mais neutra, de descrena com certa benevolncia ("no tem efeito, mas no faz mal" ou " um placebo sem riscos") tambm pode acarretar prejuzos para o paciente, pois muitos fitoterpicos apresentam importantes efeitos adversos, assim como a possibilidade de interaes medicamentosas. Em relao aos efeitos colaterais, os fitofrmacos so freqentemente considerados de baixa toxicidade. Embora essas alegaes, em alguns casos, tenham sido confirmadas em estudos clnicos controlados, existe a deteco de vrios efeitos adversos, que podem se tornar relevantes para o tratamento. Por exemplo, o extrato de Hypericum perforatum pode acarretar virada manaca (SCHNECK C. ST., 1998) e fotossensibilidade (BOVE, G.M, 1998), enquanto que o kava-kava j foi associado a sintomas extrapiramidais (SCHELOSKY ,L. et al 1995). Mais ainda: mesmo fitoterpicos sem ao teraputica comprovada, como a Passiflora edulis, pode apresentar efeitos adversos importantes (MALUF, E. et al, 1991). Outro problema potencialmente srio, mas tambm freqentemente negligenciado, a possibilidade de interaes medicamentosas com os fitoterpicos (p.ex., benzodiazepnicos e kava-kava) (MILLER L.G. 1998). Fonte adicional de preocupao reside no fato de que essas medicaes, apesar de apresentarem muitas semelhanas com os medicamentos sintticos (p.ex., extrato de Hypericum perforatum e antidepressivos), no possuem os mesmos controles de prescrio e de venda desses ltimos, o que pode aumentar a freqncia e os riscos da automedicao: tratamento inadequado, intoxicaes, emprego de tratamento de eficcia no comprovada no lugar de uma teraputica eficaz, no procura de profissional de sade mental etc. (WINSLOW LC, 1998).

31

De qualquer modo, mesmo que no utilize fitoterpicos em seu arsenal teraputico, o mdico deve conhecer os principais fitoterpicos de sua rea de atuao e perguntar sistematicamente ao paciente sobre seu uso, pois h grande probabilidade de que uma parte considervel de seus pacientes faa uso desse tipo de medicao sem, entretanto, inform-lo. (WINSLOW LC, 1998). Uma limitao em relao aos fitoterpicos o nmero reduzido de estudos controlados em comparao com os medicamentos sintticos. Mais ainda: esses poucos estudos nem sempre empregam metodologias adequadas. Essa escassez de estudos, associada falta de sistematizao do levantamento e de farmacovigilncia, pode, pelo menos em parte, contribuir para o reduzido nmero de relatos de efeitos adversos pelos fitoterpicos. Esse quadro agravado pela falta de controle de qualidade dos fitoterpicos nos EUA, onde no so enquadrados como medicamentos, mas como suplementos dietticos. No Brasil, por outro lado, vrios fitoterpicos j so comercializados por meio de extratos padronizados, que geralmente so feitos baseando-se em um dos princpios ativos supostamente relacionados com a atividade clnica (p.ex., a quantidade de hipericina empregada na padronizao do extrato de Hypericum perforatum), (WINSLOW LC, 1998). Um ponto importante do estudo dos fitoterpicos que o seu emprego inicial geralmente decorre do uso popular, no pressupondo nenhum mecanismo de ao e, conseqentemente, no prope nenhuma interveno em uma suposta fisiopatologia do quadro. Isso possibilita o desenvolvimento de grupos de drogas inteiramente novos, com mecanismos de ao diferentes das drogas j disponveis para determinado transtorno. Nessa linha, estima-se que cerca de 30% dos medicamentos atualmente disponveis derivem diretamente de plantas medicinais. Portanto, podemos concluir que a atitude mais adequada em relao aos fitoterpicos consider-los com o mesmo rigor com que lidamos com os medicamentos sintticos, baseando nossa conduta clnica em evidncias cientficas consistentes (estudos controlados), reconhecendo,

32

quando for o caso, sua eficcia, mas tambm seus efeitos adversos e a possibilidade de interaes medicamentosas.

2.4.

PLANTAS MEDICINAIS ANTIDEPRESSIVAS, ANSIOLTICAS E SEDATIVAS. Na Lista de Registro Simplificado de Fitoterpicos (RDC N 89, de 16 de maro de

2004) da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), ANEXO 3, consta as seguintes plantas medicinais indicadas como ansiolticas, sedativas e antidepressivas: Hiprico (Hypericum perforatum L). - Estados depressivos leves a moderados, no endgenos; Melissa (Melissa officinalis L) - distrbios do sono, Maracuj/ Passiflora (Passiflora incarnata L.) Sedativo; Valeriana (Valeriana officinalis) - Insnia leve, sedativo, ansioltico e Kava-kava (Piper methysticum Forst) - ansiedade, insnia, tenso nervosa e agitao. Entre estes esto com restrio de uso, ou seja, venda sob prescrio mdica, Hiprico, Valeriana e Kava - kava.

2.4.1 Hiprico (Hypericum perforatum L.) Hypericum perforatum L. uma das plantas de maior tradio de uso na medicina popular europia. Sua utilizao remonta ao incio da era crist, o que refletido pela denominao erva-de-so-joo utilizada em diversos pases devido a coincidncia do perodo de florao com as festividades daquele santo. O uso preconizado tem variado amplamente ao longo do tempo, desde laxante, diurtico, antipirtico, cicatrizante, em gastrite, em hemorridas, em insnia e mesmo em algumas formas de cncer. Nas ltimas dcadas preparaes farmacuticas contendo extrato seco das partes areas tm sido preconizadas para o tratamento de depresso suave a moderadamente grave, principalmente na Alemanha, onde a monografia correspondente recebeu avaliao favorvel da Comisso encarregada da reviso de produtos fitoterpicos; nesse pas o consumo de produtos a base de hiprico significativo, sendo citados dados correspondentes ao uso de 66 milhes de doses dirias para o ano de 1994 e, em 1997, os produtos a base de hiprico compreendiam 25 % de todas

33

prescries de antidepressivos (MULLER, 1998). Em ensaios farmacolgicos em animais foram obtidos resultados sugestivos de ao antidepressiva, em modelos como comportamento exploratrio em ambiente estranho, antagonismo da ao da reserpina e da depresso provocada pela clonidina. Essa atividade foi inicialmente correlacionada com a presena da hipericina, uma naftodiantrona para a qual havia sido descrita atividade inibidora da MAO, no reproduzida em experimentos posteriores; posteriormente foi descrita ao inibidora da recaptao da serotonina. No obstante o desconhecimento do mecanismo de ao, na dcada de 90 foram desenvolvidos mais de 30 ensaios clnicos, geralmente em pacientes com depresso suave a moderadamente grave, envolvendo preparaes contendo extrato seco padronizado quanto ao teor de hipericina, de modo geral correspondendo administrao de 500 a 900 mg extrato/dia, com significativas variaes quanto ao teor de hipericina, desde 0,4 at 2,7 mg/dia (SIMES, 2002). Uma meta-anlise avaliando um conjunto desses ensaios clnicos, includos a partir de critrios como a existncia de controle atravs de grupo placebo ou tratado com outro antidepressivo, indicou atividade significativamente superior a do placebo em desordens depressivas suaves at moderadamente severas e baixa incidncia de efeitos indesejados, comparativamente aos antidepressivos padres utilizados como referncia em alguns desses ensaios. Embora esses resultados possam ser considerados como promissores, os autores da metaanlise, bem como especialistas que a comentam, consideram necessrios estudos clnicos mais amplos, com delineamento mais rigoroso para a incluso de maior nmero de participantes e perodo mais prolongado de utilizao, j que aqueles realizados apresentaram durao entre 4 e 8 semanas, com apenas um ensaio clnico por 12 semanas. Alm disso, considerando resultados indicadores de atividade com extratos livres de hipericina, a padronizao em termos dessa substncia j no mais considerada adequada, por no assegurar a relao dose-resposta, indispensvel quando do tratamento de distrbio to srio em suas conseqncias como a depresso

34

maior (SIMES, 2002). Mais recentemente, uma srie de trabalhos publicados em um nmero especial da revista Pharmacophsychiatry indicou o acilfloroglucinol hiperforina como componente

determinante da atividade antidepressiva. A contribuio de outros componentes foi tambm apontada porque demonstraram que a frao contendo procianidinas, atravs do aumento da solubilidade, potenciavam a ao da hipericina em preparaes aquosas (MLLER , 1998). Para a hiperforina foi demonstrada ao inibidora da recaptao dos neurotransmissores serotonina, noradrenalina, dopamina e GABA, com similar potncia e ausncia de ao inibidora da MAO (MLLER, 1998). Experimentos em modelos animais confirmaram a importncia da hiperforina para atividade antidepressiva, j que extratos desprovidos de hipericina, mas enriquecidos com a hiperforina, bem como a prpria substncia isolada, mostraram atividade significativa. Ainda, ensaios clnicos controlados indicaram atividade antidepressiva similar ao grupo placebo para o grupo tratado com produto contendo 0,5% de hiperforina, mas significativamente superior ao placebo para o produto contendo 5% dessa substncia (LAAKMANN, 1998). de se destacar que a hiperforina apresenta problemas de estabilidade, sofrendo maior ou menor decomposio por ao da luz e do ar, de acordo com o processamento utilizado; ainda, a hiperforina est presente apenas em flores (ca. 2%) e frutos (at 5%), portanto o seu teor nas preparaes ser varivel, de acordo com poca de coleta e proporo de material florido na matriaprima vegetal (SIMES, 2002).

2.4.2. Kava-Kava (Piper methysticum Forst.) As razes e rizomas de Piper methysticum Forst so de uso tradicional em algumas ilhas do Pacfico Sul, na preparao de bebida no fermentada e no tratamento da dor, neuralgia, convulses, inquietude, insnia. Produtos contendo extratos, ou mesmo o p de razes e rizomas

35

tem sido comercializados na Europa, com indicao em ansiedade e insnia. Estudos farmacolgicos em animais indicaram ao sedativa, relacionada com a ativao da transmisso dopaminrgica e serotoninrgica na regio mesolmbica, o que estaria associado com a reduo da excitabilidade emocional e alteraes comportamentais. Como substncias responsveis pela atividade no sistema nervoso central, foram isoladas lactonas denominadas kavalactonas. Posteriormente, foram desenvolvidas preparaes enriquecidas com essas substncias (teor no extrato bruto de 5 a 8% e, no extrato enriquecido, em torno de 70%). Estudos de biodisponibilidade foram realizados em animais, demonstrando a absoro e eliminao rpida das lactonas kavana e di-hidrokavana. Produtos contendo racemato de kavana sinttico no podem ser vistos como anlogos aos extratos do vegetal, j que a biodisponibilidade altamente influenciada pelos demais componentes do extrato (DINGERMANN, 1995). O mecanismo de ao no ainda claro, existindo na literatura relatos contraditrios sobre a interao das lactonas com o receptor GABA, com um trabalho indicando aumento dos stios de ligao (modulao de receptores), enquanto outro trabalho relata ausncia de atividade significativa nos stios de ligao GABA-A e GABA-B e no stio de ligao de benzodiazepnicos (SIMES, 2002) Ensaios clnicos controlados com resultados positivos em ansiedade so descritos, com a preparao contendo 70 ou 100 mg de extrato enriquecido, administrado trs vezes ao dia, pelo perodo de quatro semanas. Embora esses resultados sejam promissores, estudos mais amplos, envolvendo maior nmero de pacientes so considerados necessrios para estabelecer a efetividade nas indicaes propostas; como medicamento sedativo e ansioltico (ABELL, 1997). 2.4.3. Maracuj (Passiflora incarnata L.) As folhas secas de maracuj so empregadas como sedativo, embora os responsveis por essa atividade no sejam conhecidos com clareza. Dessa forma, emprega-se o total dos constituintes das folhas do vegetal. Diversas espcies so conhecidas em todo o Brasil, sendo P. edulis Sims e P. alata Dryander as mais cultivadas. Nas farmacopias da Europa encontra-se ainda

36

inscrita a P. incarnata L. Os constituintes qumicos identificados so: cidos fenlicos, cumarinas, fitosteris e heterosdeos cianognicos, cerca de 0,05 % de maltol (2-metil-3-hidrxi-pirona), menos de 0,03 % de alcalides indlicos (harmana, e em alguns lotes, harmol, harmina e seus derivados dihidrogenados) e numerosos flavonides. Os flavonides majoritrios so di-C-heterosdeos de flavonas. A tradio atribui ao maracuj propriedades sedativas, antiespasmdicas e ansiolticas, parcialmente confirmadas por experincia em animais (COSTA, 1982). O maracuj (Passiflora incarnata), uma videira trepadeira nativa do sul da Amrica do Norte, consiste em partes areas foliformes secas, que podem incluir as flores e os frutos jovens. Os constituintes principais da passiflora so flavonides (at 2,5%) cumarina e umbeliferona. A ocorrncia de alcalides de harmana, antes considerados como responsveis pelos efeitos da planta, tem sido contestada (SCHULTZ, 2002). Descobriu-se que extratos de maracuj reduzem a atividade espontnea de locomoo em camundongos e prolongam seu sono quando administrados pelas via oral e intraperitonial. Em um estudo, um extrato aquoso de Passiflora edulis produziu um effeito sedativo hipntico em indivduos humanos, mas tambm mostrou hepatotoxicidade e pancreatoxicidade. No h estudos teraputicos controlados com preparaes baseadas em extratos s de Passiflora incarnata. Foi revisada a qualidade farmacutica, os constituintes e os exames farmacolgicos dessa droga vegetal (SCHULTZ, 2002).

2.4.4. Valeriana (Valeriana officinalis L.) A Valeriana conhecida tambm por amantila, bardo selvagem, erva gata, valaricana e badarina. Seu habitat natural a Europa e norte da sia, estando presente nos bosques e na encostas dos Alpes e dos Apeninos, mais freqentemente a mais de 2.000 metros de altitude.

37

A planta elegante, com mais de 1 m de altura, caule reto, robusto e escalonado, com folhas compostas por 10, 15, 20 folhinhas e de um verde intenso. Suas flores brancas e rosas se abrem de maio a junho e se tornam muito evidentes sobre a vegetao circundante, de odor penetrante e no muito agradvel. Gosta de lugares frescos, pouco midos e comum na Europa, na sia, Sibria e Japo, entretanto, sempre em grandes altitudes. Em latim Valeriana quer dizer valer, que significa "ter fora", provavelmente devido eficcia dessa planta na cura de pessoas no passado. Uma lenda medieval recomendava que no 7 dia da lua, assim que o Sol se pusesse, colhia-se uma flor de valeriana e repetia-se uns dizeres mgicos com a flor nas mos, e a planta curava qualquer doena (SCHULTZ, 2002). O mdico italiano Andrea Mattiolo observou, desde o sculo XVI, que esta planta causava estranhos efeitos sobre ao comportamento de seres humanos e dos animais. Pouco depois, no sculo XVII a partir da cura de Fabio Collona, descobriu-se o poder antiepilptico, no por muito tempo, na verdade, at que este morresse "louco". Mais recentemente, o mdico Monpellier Lazre Rivire, depois de experimentar a planta em seus pacientes, concluiu que ela diminua a sensibilidade nervosa e era dotada de um perceptvel efeito sobre o sistema nervoso central e que, portanto, poderia controlar a epilepsia. Acredita-se que as virtudes medicinais da Valeriana tenham sido comentadas pela primeira vez por um mdico egpcio do sculo IX. Em torno do ano 1.000, falava-se da Valeriana como um medicamento capaz de curar uma srie de doenas, sobretudo, o nervosismo, a epilepsia, e superestimava-se a planta atribuindo-lhe at poderes divinos. Fabio Collona, prncipe romano do sculo XVI e portador de graves ataques de epilepsia, conforme a histria, livrou-se dos ataques depois do uso da Valeriana. De fato essa planta sempre teve uma grande aceitao teraputica, tanto devido sua ao sedativa, como pelo fato de servir tambm contra a febre.

38

A raiz seca contm em mdia, 0,5 a 2% de leo voltil. O odor caracterstico causado por pequenas quantidades de cido isovalrico, que formado pela decomposio dos valepotriatos. As concentraes desses constituintes esto sujeitas a variaes sazonais. Mais de 100 constituintes foram identificados at o momento, mas no se sabe qual deles responsvel pelas aes medicinais caractersticas da raiz. A valeriana medicinal contm 0,3 0,8% de dois sesquiterpenos, o cido valernico e o cido acetoxivalernico. Esses constituintes caractersticos no ocorrem em espcies que crescem fora da Europa. Dessa forma, ambos os compostos so marcadores adequados para a verificao da qualidade farmacutica dos extratos de valeriana (SCHULTZ, 2002). A raiz cuidadosamente seca tambm contm at 1% de valepotriatos ( at 8% na valeriana mexicana). Quimicamente, esses compostos so steres de cidos graxos inferiores, isto , de cido actico, cido isovalrico e cido -acetoxiisovalrico, com um lcool trivalente. O componente lcool revela o esqueleto carbnico C10 de monoterpenos e contm um anel epxi, que responsvel principalmente pela instabilidade e pelo potencial mutagnico dos extratos de valeriana. Como os valepotriatos so instveis em ambiente cido ou alcalino e em altas temperaturas, eles podem ser administrados somente em formas slidas de dosagem (preferivelmente comprimidos de revestimento entrico) e no em preparaes lquidas (tinturas). Trs estudos foram publicados sobre a absoro, distribuio e eliminao dos componentes de extratos de valeriana em humanos. Dois desses estudos relatam resultados com isovaltrato marcados com isovaltrato e dihidrovaltrato marcados com
14

C. Mas o isovaltrato e o

dihidrovaltrato so compostos da classe dos valepotriatos, e os extratos de raiz de valeriana europia contm apenas traos deles. Outro estudo em camundongos foi realizado com baldrianal/ homobaldrianal marcados com 14C, que aparentemente bem absorvido, mas est sujeito a um forte efeito de primeira passagem no fgado. O extrato de Valeriana tem demonstrado um efeito sedativo comparado, segundo alguns autores, aos efeitos de pequenas doses do diazepam e clorpromazina . H tambm

39

observaes significativas quanto melhora da qualidade do sono na dose de 120 mg, com aumento da atividade REM e um despertar agradvel. Esse efeito indutor do sono aparece de 2 a 3 horas depois de ingerido. Os efeitos anticonvulsivantes e miorelaxantes da Valeriana so descritos como muito discretos e fracos. Atualmente a medicina aloptica tem indicado a Valeriana principalmente para ansiedade, e como indutor do sono. Alguns preparados podem ser teis para lcera pptica, gastrite, dispepsia, doenas inflamatrias intestinais crnicas, colo irritvel, como antiespasmdico e miorelaxante. Com a descoberta dos princpios ativos contidos na Valeriana, notou-se que ela no apenas tinha uma ao efetivamente especfica sobre o Sistema Nervoso Central, mas tambm, que poderia produzir ofuscamento da vista e convulses quando usada em dosagem muito elevada. Esse seria um dos motivos pelo qual se aconselha utilizar a Valeriana em doses menores, mais como um sedativo brando (SCHULTZ, 2002). O fato de tratar-se de um produto "natural" no significa que a droga completamente incua e destituda de qualquer perigo. Altas doses podem causar problemas e ela pode, mesmo em doses recomendadas, potencializar outras substncias com ao no Sistema Nervoso Central. Mal utilizada a Valeriana pode causar vmito, estupor, tremores, dor de cabea, palpitao e depresso emocional, quando em altas doses e por muito tempo. Tambm no se recomenda utilizar a Valeriana conjuntamente com barbitricos, devido ao excesso de sedao que pode ocorrer por potencializao. Estudo duplo-cego com 27 pessoas portadoras de dificuldades do sono. O teste utilizou a extrato da raiz de Valeriana contendo sesquiterpenos ativas comparado com placebo. O estudo mostrou que a Valeriana pode ser uma boa alternativa como indutor do sono, destituda de efeitos colaterais.

40

Estudo constatando a eficcia da Valeriana como sedativo e promovendo melhora na qualidade do sono atravs de questionrios respondidos por pacientes. As alteraes clnicas puderam ser constatadas por eletroencefalograma (EEG) durante o sono. Outro estudo randomizado com oito voluntrios portadores de insnia, divididos em 3 grupos que receberam respectivamente, placebo, 450 e 900 mg de extrato aquoso de Valeriana. Doses maiores de 450 mg no produziram melhora proporcional qualidade do sono mas, nessa dose, os resultados foram muito superiores ao placebo. Estudos clnicos sugerem que as preparaes de valeriana provalvelmente no produzem efeitos imediatos como queles de um auxiliar tpico do sono, e que so necessrias de 2 4 semanas de terapia para alcanar melhoras significativas, especialmente no humor dirio. A falta de uma resposta imediata, entretanto, no precisa ser uma desvantagem em pacientes com distrbios de sono, porque os efeitos agudos podem promover a dependncia e interferir com medidas psicoteraputicas necessrias. O incio tardio de ao distingue claramente a valeriana dos hipnticos sintticos. Mdicos e pacientes geralmente associam auxiliares do sono e sedativos a efeitos imediatos, que a valeriana aparentemente no tem. Os pacientes devem ser informados sobre isso no incio da terapia para que no descontinuem a medicao prematuramente. Alm dos estudos feitos apenas com terapia de valeriana, h diversos estudos que lidam com o uso combinado de extrato de valeriana e outos calmantes vegetais. Os resultados obtidos com produtos de erva nica de valeriana se apiam em resultados com dois produtos de combinao fixa nos quais a valeriana combinada com extratos de melissa e com lpulo. Em um estudo duplocego controlado por placebo, a eficcia teraputica da combinao de valeriana com melissa foi testada em 68 pacientes com insnia que tomaram uma dose diria de 630 mg de extrato de valeriana mais 320 mg de extrato de melissa por 14 dias. Uma escala de medio de mltiplos parmetros mostrou que o produto de combinao foi significtivamente mais eficaz do que o placebo. O mesmo produto foi testado em um estudo controlado por placebo em 54 indivduos

41

quanto ao seu efeito na capacidade de dirigir em comparao com flunitrazepam e um placebo. Descobriu-se que a diminuio do desempenho objetivamente mensurvel nos testes de vigilncia e reao prejudicada ocorreu apenas no grupo que recebeu flunitrazepam (SCHULTZ, 2002).

2.4.5. Melissa (Melissa officinalis L.) As folhas de melissa (Melissa officinalis L.) emitem um odor agradvel de limo quando machucadas. Elas contm pelo menos 0,05% de leo voltil, cujos principais componentes so citronelal, o geranial e o neral. As folhas de melissa tambm contm cidos fenol carboxlicos, inclusive cerca de 4% de cido rosmarnico. O leo de melissa produzido a partir de destilao por vaporizao de ervas frescas ou secas colhidas no incio ou durante o perodo de florao. O citronelal, o geranial e o neral, juntos, constituem aproximadamente 50-75% do leo de ervacidreira. Em estudo experimental sobre possveis efeitos sedativos, o leo de erva-cidreira foi administrado em doses de 3 - 100 mg /Kg. Alguns efeitos foram demonstrados, mas a ausncia de respostas dependentes da dose sugere que os efeitos no foram especficos (SCHULTZ, 2002). A monografia da Comisso E de 05 de dezembro de 1984 cita insnia nervosa e problemas gastrintestinais funcionais como as indicaes para folhas de melissa e preparaes feitas para as mesmas. A dose nica recomendada de 1,5 4,5 g da droga seca (SCHULTZ, 2002).

42

3. METODOLOGIA
Caracteriza-se como estudo observacional e transversal da adequao dos fitoterpicos ansiolticos, sedativos e antidepressivos legislao vigente, atravs do preenchimento de uma ficha tcnica (Anexo 1). As plantas medicinais ansiolticas, sedativas e antidepressivas constantes no presente estudo foram selecionadas tomando-se como base a Lista Simplificada de Fitoterpicos, RDC 89 (Anexo 3) na qual encontram-se listadas as seguintes plantas: Valeriana officinalis L., Melissa officinalis L., Passiflora incarnata L., Hypericum perforatum L., Pipper methysticum Forst. Foram analisadas as embalagens de cada fitoterpico atentando-se para os seguintes itens: nome comercial, composio, indicao teraputica, presena de bula, se existem frases ou ilustraes que induzam a automedicao, restrio de uso e registro no Ministrio da Sade. Foram observados os tipos de fitoterpicos ansiolticos, sedativos e antidepressivos dispensados em 12 Farmcias comunitrias de Fortaleza, duas em cada Secretaria Executiva Regional (SER) no perodo de janeiro a setembro de 2006. A comparao dos dados da apresentao desses produtos aos exigidos pela legislao vigente foi baseada no decreto 79.094 e nas seguintes resolues: Resoluo-RDC N. 48, de 16 de maro de 2004, que dispe sobre o registro de medicamentos fitoterpicos (Anexo2) e RDC 89 (Anexo 3), da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA).

43

4. RESULTADOS e DISCUSSES
Foram analisadas no presente estudo as embalagens de 24 fitomedicamentos com indicao ansioltica, sedativa e antidepressiva. Esses fitomedicamentos encontram-se listados, respectivamente, nas tabelas 1, 2 e 3, com seus nomes comerciais, composio e restrio de uso. Aps cada tabela encontram-se os dados e discusses que levaram aos resultados alcanados.
TABELA 1- Fitoterpicos indicados como ansiolticos. FITOMEDICAMENTO ANSIOPAX COMPOSIO (FARMACGENOS) Pipper methysticum Forst RESTRIO DE USO SIM

KAVA KAVA

Piper methysticum Forst

SIM

RECALM

Valeriana officinalis L Passiflora incarnata L. Crataegus oxyacantha L. Valeriana officinalis L Valeriana officinalis L Melissa officinalis L. Valeriana officinalis L

SIM

SOMINEX SONHARE

NO

SIM

VALMED

SIM

VALMANE

Valeriana officinalis L

SIM

VALERIX

Valeriana officinalis L

SIM

O Ansiopax tem como farmacgeno a Piper methysticum Forst, na sua embalem externa no tem indicao teraputica e no informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna, no contm ilustraes que induzem automedicao e possui tarja vermelha, encontra-se localizada nas prateleiras internas da farmcia, portanto est de acordo com a legislao em vigor. O Kava - Kava traz como farmacgeno a Piper methysticum Forst. Apresenta indicao teraputica na sua embalem externa (tratamento da ansiedade, agitao e insnia). Informa a parte da planta utilizada (rizoma). O bulrio externo, contm ilustraes que induzem automedicao

44

(folhas) e possui tarja vermelha. Encontra-se localizada nas prateleiras interna da farmcia. Est desacordo com a legislao em vigor. O Recalm tem como farmacgeno a Valeriana officinalis L., em sua embalem externa tem indicao teraputica (estado de tenso nervosa, estresse, irritabilidade, sedativo suave). Contm informaes sobre a parte da planta utilizada (extrato seco da raiz), possui bula interna, no contm ilustraes que induzem automedicao e possui tarja vermelha. Encontra-se localizada nas prateleiras internas da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. O Sominex tem como farmacgenos Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L., Valeriana officinalis L. A sua embalagem externa apresenta indicao teraputica (indicado para insnia e depresso nervosa). No informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna, contm ilustraes que induzem automedicao e no tarjado, ou seja, de venda livre, no entanto encontra-se localizado nas prateleiras internas da farmcia. No est de acordo com a legislao em vigor, visto que na sua composio tem a Valeriana que tem restrio de uso. O Sonhare tem como farmacgenos a Valeriana officinalis L., Mellisa officinalis L., na sua embalem externa tem indicao teraputica (dificuldade de dormir, tenso, agitao e irritabilidade) e no informa qual parte da planta utilizada. Possui bula interna, no traz ilustraes que induzem automedicao e possui tarja vermelha. Encontra-se localizada nas prateleiras interna da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. O Valmane tem como farmacgeno a Valeriana officinalis L. Em sua embalagem externa no tem indicao teraputica e no informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna, no contm ilustraes que induzem automedicao e possui tarja vermelha. Encontra-se localizado nas prateleiras internas da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. O Valmed traz como farmacgeno a Valeriana officinalis L., na sua embalem externa tem indicao teraputica (tratamento dos sintomas da tenso, estresse e distrbio do sono). No informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna, contm ilustraes que induzem

45

automedicao e possui tarja vermelha. Encontra-se localizada nas prateleiras interna da farmcia. Est em desacordo com a legislao em vigor. O Valerix tem como farmacgeno a Valeriana officinalis L., na sua embalem externa no tem indicao teraputica e no informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna, no contm ilustraes que induzem automedicao e possui tarja vermelha. Encontra-se localizada nas prateleiras internas da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor.

TABELA 2- Fitoterpicos indicados como sedativos.

FITOTERPICO

COMPOSIO (FARMACGENOS) Passiflora incarnata L. Crataegus oxyacantha L. Salix Alba L. Matricaria camomila L. Passiflora incarnata L. Erytrina mulungu Melissa officinalis Passiflora incarnata L. Salix Alba L. Crataegus oxyacantha L. Passiflora alata L. Erythrina mulungu Crataegus oxyacantha L. Passiflora incarnata L. Salix Alba L. Crataegus oxyacantha L Passiflora incarnata L. Crataegus oxyacantha L. Salix Alba L. Passiflora alata L. Erytrina mulungu Melissa officinalis L. Passiflora incarnata L. Crataegus oxyacantha L. Salix Alba L. Passiflora incarnata L. Crataegus oxyacantha L. Valeriana officinalis L

RESTRIO DE USO

CALMAN

SIM

CALMAPAX

NO

FLORINY

NO

MARACUGINA

NO

MARACUJA CONCENTRIX

NO

PASALIX

NO

PASSANEURO

NO

PASSIFLORINE

NO

SOMINEX

NO

46

SONOTABS

Passiflora incarnata L. Crataegus oxyacantha L. Salix Alba L. Passiflora alata L. Erytrina mulungu Leptolobium elegans Adonis vemalis

NO

RITMONEURAN

NO

O Calman tem como composio a associao das seguintes drogas: Passiflora incarnata L.; Crategogus oxyacantha L. e Salix alba L.. Observou-se que na embalagem externa no existe indicao teraputica e no informa qual parte da planta utilizada, mas possui bulrio interno. No contm ilustraes que induzem automedicao e no possui tarja vermelha. Localiza-se nas prateleiras internas da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. O Calmapax tem a mesma composio do Calman, ou seja, Passiflora incarnata L., Crategogus Oxyacantha L. e Salix alba L., na sua embalem externa no tem indicao teraputica e no informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna. No contm ilustraes que induzem automedicao e no possui tarja vermelha. Localiza-se nas prateleiras internas da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. O Floriny tem a mesma composio do Calman, ou seja, Passiflora incarnata L., Crategogus Oxyacantha L. e Salix alba L.t, na sua embalem externa no tem indicao teraputica e no informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna. No contm ilustraes que induzem automedicao e no possui tarja vermelha. Localiza-se nas prateleiras internas da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. A Maracugina traz como farmacgenos a Passiflora alata L.; Crategogus Oxyacantha L. e Erythrina mulungu, na sua embalem externa traz a indicao teraputica (como sedativo no tratamento dos estados de excitao nervosa). Informa a parte da planta utilizada (folha, casca) e possui bulrio externo. Contm ilustraes que induzem automedicao (folhas e flores) e no possui tarja vermelha. Localiza-se nas prateleiras externas da farmcia. Est em desacordo com a legislao em vigor.

47

O Maracuj Concentrix tem como farmacgenos a Passiflora incarnata L., Crategogus Oxyacantha L. e Salix alba L.. No tarjado e na sua embalem externa traz a indicao teraputica (calmante e sedativo natural). No existe informao de qual parte da planta utilizada, no possui bulrio interno, traz ilustraes que induzem automedicao. Est em desacordo com a legislao em vigor. O Passalix tem como farmacgenos a Passiflora incarnata L., Crategogus Oxyacantha L. e Salix alba L.. Na sua embalem externa no traz a indicao teraputica e informa qual parte da planta utilizada, possui bulrio interno, no contm ilustraes que induzem automedicao e no possui tarja vermelha. Localiza-se nas prateleiras internas da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. O Passaneuro traz como farmacgenos a Passiflora alata L., Melissa officinalis L., Erythrina mulungu. Na sua embalem externa traz a indicao teraputica (sedativo do Sistema Nervoso Central), no informa qual parte da planta utilizada, tem bulrio interno, contm ilustraes que induzem automedicao (figura do maracuj) e no possui tarja vermelha. Localiza-se nas prateleiras internas da farmcia. Est em desacordo com a legislao em vigor. O Passiflorine tem como farmacgenos Passiflora incarnata L., Crategogus Oxyacantha L. e Salix alba L, um produto de venda livre, no tarjado, est exposto na frente da loja juntamente com a seo de produtos naturais. Na sua embalagem externa traz a indicao teraputica (ansiedade e insnia). Informa a parte da planta utilizada, possui bula interna, no contm ilustraes que induzem automedicao. Est de acordo com a legislao em vigor. O Ritmoneuran traz como farmacgenos Passiflora alata L., Crategogus Oxyacantha L. e Erythrina mulungu, no tarjado, um produto de venda livre. Est exposto na frente da farmcia, na seo de produtos naturais. Na sua embalem externa traz a indicao teraputica (tranqilizante). No informa qual parte da planta utilizada, possui bulrio interno, contm ilustraes que induzem automedicao. Est em desacordo com a legislao em vigor.

48

O Sonotabs tem como farmacgenos Passiflora incarnata L., Crategogus oxyacantha L. e Salix alba L, um produto de venda livre, no tarjado, est exposto na frente da loja juntamente com a seo de produtos naturais. Na sua embalagem externa traz a indicao teraputica (contra insnia, e os distrbios do sono). No informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna, contm ilustraes que induzem automedicao. No est de acordo com a legislao em vigor.

TABELA 3- Fitoterpicos usados como antidepressivos. FITOTERPICO GAMALINE - V HIPERICO HIPERICIN REMOTIV TRIATIV COMPOSIO (FARMACGENOS) Borogo officinalis L. Hipericum perforatum L. Hipericum perforatum L. Hypericum perforatum L. Hypericum perforatum L. RESTRIO DE USO SIM SIM SIM SIM SIM

O Gamaline - V tem como farmacgeno a Borogo officinalis L, na sua embalem externa tem indicao teraputica (usado como auxiliar dos sintomas da tenso pr-menstrual), informa qual parte da planta utilizada, tem bula interna, no apresenta ilustraes que induzem automedicao e est localizada nas prateleiras internas da farmcia. Embora a Borogo officinalis seja uma planta medicinal que no est inclusa na Lista Simplificada de Fitoterpicos da RDC 89 de maro de 2004, optou-se por inclu-la no presente estudo por est disposio no mercado e se enquadrar nas caractersticas do fitoterpicos aqui citados, como por exemplo, a restrio de uso. O Hiprico tem como farmacgeno Hypericum perforatum L., na sua embalem externa traz a indicao teraputica (Auxiliar no tratamento de estados depressivos leves e moderados, agitao nervosa), informa a parte da planta utilizada (partes areas), possui bula externa, contm

49

ilustraes que induzem automedicao (folhas) e possui tarja vermelha. Encontra-se localizada nas prateleiras internas da farmcia. Est em desacordo com a legislao em vigor. O Hipericin tem como farmacgeno Hypericum perforatum L., na sua embalagem externa traz a indicao teraputica (auxiliar no tratamento de estados depressivos leves e moderados, agitao nervosa), informa a parte da planta utilizada (partes areas), possui bula externa, contm ilustraes que induzem automedicao (folhas). Possui tarja vermelha e encontra-se localizada nas prateleiras interna da farmcia. Est em desacordo com a legislao em vigor. O Remotiv traz como farmacgeno a Hypericum perforatum L, na sua embalem externa no tem indicao teraputica e no informa qual parte da planta utilizada, possui bula interna, no contm ilustraes que induzem automedicao e possui tarja vermelha. Encontra-se localizada nas prateleiras interna da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. O Triativ traz como farmacgeno Hypericum perforatum L., na sua embalem externa no traz a indicao teraputica e no informa a parte da planta utilizada. Possui bula interna, no apresenta ilustraes que induzem automedicao e possui tarja vermelha. Encontra-se localizado nas prateleiras internas da farmcia. Est de acordo com a legislao em vigor. Todos os medicamentos aqui relacionados possuem registro no Ministrio da Sade. Alm desses dados analticos fez-se uma anlise numrica dos parmetros descritos nas fichas tcnicas, atravs de grficos (Grficos 1, 2, 3, 4, e 5), os quais encontram-se a seguir com as respectivas discusses dos resultados.

50

60

50 P ercen tu al d e F ito m ed icam en to s

40

30

Sem ilustrao

Com ilustrao

20

10

56,52

43,48

Grfico 1 Fitoterpicos que Apresentam Ilustraes ou Frases que Induzem Automedicao.

O grfico 1 mostra um valor de 56,52% de fitoterpicos que em suas embalagens no apresentam ilustraes ou frases que induzem automedicao. Este percentual mais elevado do que os medicamentos que possuem tais ilustraes (43,48%). A legislao atual no se pronuncia em relao a esse item (RDC 48/2004 ANVISA), porm na redao da RDC 17/2000 da ANVISA, no subitem 7.1.1. que trata da embalagem desses medicamentos diz: No deve conter dizeres que induzam automedicao, utilizao indevida do medicamento, ou referncias a "Medicamento Natural" ou congneres que transmitam ao consumidor a idia de produto incuo ou possuidor de propriedades especiais. De acordo com o Decreto 79.094/77que regulamenta a Lei 6.360/76, declara em seu artigo 93 que as embalagens no podem conter figuras, smbolos ou dizeres que possam induzir o consumidor ao erro de medicao. Dessa forma, observa-se que ainda h um nmero elevado de fitoterpicos com ilustraes, encontrado-se portanto em desacordo com a legislao em vigncia.

51

70

60 Percentual de Fitomedicamentos

50

40
Sem indicao
Com indicao

30

20

39,13
10

60,87

Grfico 2 Fitoterpicos que Apresentam Indicao Teraputica na Embalagem Externa

No grfico 2 possvel observar um nmero elevado de fitoterpicos que trazem em sua embalagem externa a indicao de uso (60,87%). Complementarmente ao grfico 1, essa caracterstica aqui citada pode ainda contribuir com a induo de automedicao, principalmente se o medicamento vier com frases e/ou ilustraes em suas embalagens.

52

65

Percentual de Fitomedicamentos

55

45

Sem Tarja Vermelha


Com Tarja Vermelha

35

25

47,82

52,18

15

Grfico 3 Fitoterpicos que Apresentam Restrio de Uso

O grfico 3 mostra percentuais muito prximos entre os medicamentos com ou sem tarja vermelha (52,18% e 47,82% respectivamente). Embora se observe um elevado nmero de fitoterpicos sem restrio, alguns se encontram em desacordo com a legislao, como por exemplo, o sominex que em sua composio est associada Valeriana officinalis a qual apresenta restrio de uso. Logo, faz-se necessria uma reavaliao dos produtos fitoterpicos disponveis no mercado para que o consumidor tenha maior segurana na sua utilizao.

53

70

60 Percentual de Fitomedicamentos

50

40
Sem informao
Com informao

30

20

65,21

34,79

10

Grfico 4 Fitoterpicos que Informam a Parte da Planta Utilizada na Embalagem Externa

No grfico 4 verifica-se que a maioria dos fitoterpicos (65,21%) no informa a parte da planta utilizada na embalagem externa. Embora um percentual ainda considervel de medicamentos fitoterpicos (34,79%) apresente em suas embalagens a parte da planta utilizada. Dessa forma, um percentual mais elevado de fitoterpicos esto de acordo com a legislao vigente (RDC 48/2004 ANVISA, anexo 2) que exige tal caracterstica apenas na bula.

54

53 52 Percentual de Fitomedicamentos 51 50 49 48 47 46 45 44
Desacordo com a legislao

52,58

De acordo com a legislao

47,42

Grfico 5 Fitoterpicos de acordo com a legislao

Aps a anlise dos diversos parmetros contidos na ficha tcnica, levando-se em considerao a Lei 6.360/76, observou-se derradeiramente que a grande maioria dos fitoterpicos est em desacordo com a legislao em vigor (52,58%).

55

5.CONCLUSES

Os resultados demonstraram que 43,48% dos fitoterpicos analisados apresentaram frases ou ilustraes que induzem automedicao; 60,87% apresentaram indicao teraputica na embalagem externa; 52,18% apresentaram restrio de uso; 34,79% informaram a parte da planta utilizada na embalagem externa. Todos os fitoterpicos apresentaram registro no Ministrio da Sade. Considerando-se que dos 23 fitoterpicos analisados nesse estudo 9 apresentaram frases chamativas que podem induzir automedicao e, levando-se em considerao a RDC que probe o uso desse tipo de apresentao juntamente com a Lei 6.360/76, pode-se observar que 52,58% estariam em desacordo com a legislao. Para o farmacutico que dispensa esse tipo de fitoterpicos convm barrar esse tipo de artifcio ilegal para promoo de venda e, conseqentemente, a automedicao. Pois esse tipo de ilustrao faz com que o consumidor acredite que os produtos naturais so isentos de riscos para a sade. Importante se faz a orientao farmacutica desses tipos de fitoterpicos. Diante dos resultados obtidos, verificou-se a necessidade de uma reviso dos registros dos fitoterpicos pelo rgo competente, uma vez que foi encontrado um ndice elevadssimo desses medicamentos em desacordo com a legislao.

56

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABELL, S. DRUGDEX Editorial Staff. Drug evaluation: Kava. Englewood: Micromedex, ver. Dezembro 1997. ALMEIDA-FILHO, N; Mari, JJ; Coutinho, E; Frana, JF; Fernandes, J; Andreoli, SB; Busnello, ED. Estudo multicntrico de morbidade psiquitrica em reas urbanas brasileiras (Braslia, So Paulo, Porto Alegre). Revista ABP-APAL 14:93-104, 1992. ANDRADE, LHSG; Lotufo-Neto, F; Gentil, V; Maciel, LMA; Shavitt, RG. Classificao e diagnstico de transtornos anciosos. Em: Gentil, V; Lotufo-Neto, F (Orgs): Pnico, Fobias e Obcesses: A experincia do projeto AMBAM, So Paulo, Editora da Universidade de So Paulo, pp 31-45, 1994. BULGUESE, M. S. Sociedade de Consumo e Bem-Estar. Viver Mente & Crebro. Ediouro Grfica, Ano XV- N 160,p.59-63, 2005. BOLGUESE, M. S. Depresso & doena nervosa moderna. Fapesp/ Via Lettera, 2004. In BOVE, G.M. Acute Neuropathy After Exposure to Sun in a Patient Treated with St Jonh's Wort. Lancet 1998;352:1121-2. CALIXTO, J. B. Fitofrmacos no Brasil: agora ou nunca! Cincia hoje, v.21, n.1234, p.26-30, 2001. COSTA, A.F. Farmacognosia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, V.1, 549p 1982. DINGERMANN, T. Phytopharma in alter: crataegus, ginkgo, hypericum und Kava-Kava. Pharmaz Ztg., v.140, n.23, p. 2017-2004, 1995 GOODWIN, DW; Guze, SB;. Psychiatric diagnosis. 5th Ed. New Yorh, Oxford Universuty Press, Oxford, 1996.

57

HETERM, LAB; Graeff, FG. Transtornos de Ansiedade. Em: Figueiredo, MSL: Classificao. So Paulo, Ed. Atheneu, p 31, 2004 JALPERS, K. Psicopatologia Geral. Atheneu, Editora UFP, 1979 In MALDONATO, M. Os aposentos vazios da depresso.Viver mente &crebro. Ediouro Grfica, Ano XV- N 160, p.3847,2005. LAAKMANN, G.; SCHULER, C.; BAGHAI, T.; KIESER, M.; St. Johns wort I mild to

moderate depression: the relevance of hyperforin for the clinical efficacy. Pharmacopsychiat., V.31, (Supp.I), p. 54-59, 1998. LIMA, D, R. Manual de Farmacologia Clnica, Teraputica e Toxicolgica. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan S. A. , 2004, 874p. MALDONATO, M. Os aposentos vazios da depresso.Viver Mente & Crebro. Ediouro Grfica, Ano XV- N 160, p.38-47,2005. MALUF , E. et al. Assessment of the Hypnotic Sedative Effects and Toxicity of PassifloraEdulis Aqueous Extract in Rodents And Humans. Phytotherapy Res 1991;5(6):262-6. MILLER, L.G. Herbal Medicinals: selected clinical considerations focusing on known or potential Drug-Herb Interactions. Arch Intern Med;158:2200-11, 1998. MINKOWSKI, E. Il tempo vissuto., Einaudi, 1993. In MALDONATO, M. Os aposentos vazios da depresso.Viver Mente & Crebro. Ediouro Grfica, Ano XV- N 160,p.38-47, 2005. MULLER, W. E. ; CHATERJEE, S.S. Hyperforin and the antidepressant activity of St. Johns Wort. Pharmacopsychiat., v.31 (Suppl.), p. 16-21, 1998. RODRIGUES, A. G. Poltica Nacional de Plantas Medicinais, Medicamentos Fitoterpicos e Assistncia Farmacutica. Braslia - DF, novembro, 2004. 8p. (Documento de circulao interna do Ministrio da Sade).

58

SCHELOSKY ,L. et al. 1995;58:639-40.

Kava and Dopamine Antagonism. J Neurol Neurosurg Psychiatry

SCHNECK C. ST. John's Wort and Hypomania. J Clin Psychiatry 1998;59(12):689. SCHNEIDER, K. Psicopatologia Clnica, Mestre Jou, 1968 In MALDONATO, M. Os aposentos vazios da depresso.Viver Mente & Crebro. Ediouro Grfica, Ano XV- N 160, p.38-47,2005. SCHULTZ, V., HANSEL,R., TYLER, V.E. Fitoterapia Racional. So Paulo: Editora Manore, 2002, 385p. SILVA, Suelma Ribeiro; BUITRN, Ximena; OLIVEIRA Lcia Helena de MARTINS, Marcus Vincius. Plantas Medicinais do Brasil: aspectos gerais sobre legislao e comrcio. Braslia: IBAMA, 2001. 63 p. SIMES,C. M.O. et al.- Farmacognosia: da planta ao medicamento. 4 Ed. Porto Alegra./ Florianpolis. Ed. Universidade /UFRGS /Ed. da UFSC, 2002, 833p. VASCONCELOS, F. Os Caminhos do Tratamento. Viver mente &crebro. Ediouro Grfica, Ano XV- N 160,p.64 -67, 2005. VIOLANTE, M. L. O (im) possvel dilogo psicanlise e psiquiatria. Via Lettera, 2002. In BOLGUESE, M. S. Sociedade de Consumo e Bem-Estar. Viver Mente & Crebro. Ediouro Grfica, Ano XV- N 160,p.59-63, 2005. WHO. Guidelines on Good Agricultural and Collection Practices (GACP) for Medicinal Plants. 1 vol. Geneve: World Health Organization, 2003. WHO. Traditional Medicine Strategy 2002-2005. Geneve: WHO, 2002. 65p. WINSLOW LC, KROLL DJ. Herbs as Medicines. Arch Intern Med 1998;158:2192-9.

59

ANEXOS

60

ANEXO 1

FICHA TCNICA

Nome comercial : _________________________ Princpio ativo: ___________________________ Indicao teraputica: ______________________________________________ Localizao da bula: Externa( ) Interna( ) No possui ( ) No ( ) No ( )

Informao da parte da planta utilizada na embalagem: Sim ( ) Ilustraes ou frases que induzam a automedicao: Sim( ) Presena de tarja vermelha: Sim ( ) Registro no Ministrio da Sade: Sim ( ) Localizao na farmcia: Frente de loja ( ) No ( ) No ( )

Prateleiras internas ( ) Armrios ( )

61

ANEXO 2

62

ANEXO 3

63

ANEXO 4

Вам также может понравиться