Вы находитесь на странице: 1из 7

Centro de Educao Profissional Aguinaldo de Campos Netto Componente: Tecnologia de alimentos Professora: Letcia Honrio Barbosa

RELAO ENTRE SADE E ALIMENTAO

Aluno: Wagner Fonseca de Lira Silva

CATALO 2012

INTRODUO
Atualmente, com a vida agitada que todos levam, muitos no se preocupam com a alimentao. Apenas lembram-se do assunto quando surge algum tipo de doena e a pessoa se v obrigada a se alimentar de uma forma mais saudvel. Pular refeies, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que so necessrios ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doena. Veja a seguir algumas doenas causadas por uma alimentao inadequada: Obesidade A obesidade uma doena caracterizada pelo acmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de sade. Podemos citar como causas da obesidade, fatores genticos, ambientais e psicolgicos. Colesterol elevado O aumento de colesterol na corrente sangunea pode ocasionar entupimento de veias e artrias causando o infarto e derrame. O colesterol provm de duas fontes: no organismo ele produzido pelo fgado e proveniente da sua alimentao encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos, enfim, alimentos de origem animal. Diabetes uma doena caracterizada pela falta de produo ou produo insuficiente de insulina ou tambm pela ao insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade. Hipertenso A hipertenso ocorre quando os nveis de presso arterial encontram-se acima dos valores de referncia para a populao em geral. Podemos citar como causas da hipertenso a obesidade, consumo excessivo de lcool e/ou sal, tabagismo, sedentarismo e fator hereditrio. Esta doena um dos principais fatores de risco para as doenas cardiovasculares. 2

Cncer Muitos componentes da alimentao tm sido associados com o processo de desenvolvimento do cncer, principalmente cncer de mama, clon (intestino grosso) reto, prstata, esfago e estmago. Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos perodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma clula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Neste grupo esto includos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivado, bacon, dentre outros. Existem tambm os alimentos que contm nveis significativos de agentes cancergenos: os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estmago. As nitrosaminas, que tm ao carcinognica potente, so responsveis pelos altos ndices de cncer de estmago observados em populaes que consomem alimentos com estas caractersticas de forma abundante e frequente. J os defumados e churrascos so impregnados pelo alcatro proveniente da fumaa do carvo, o mesmo encontrado na fumaa do cigarro e que tem ao carcinognica conhecida. Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, tambm esto relacionados ao desenvolvimento de cncer de estmago em regies onde comum o consumo desses alimentos. Antes de comprar alimentos, compare a quantidade de sdio nas tabelas nutricionais dos produtos.

PADRES ALIMENTARES
Alguns padres alimentares so tipos de comportamentos alimentares que causam severo prejuzo sade de um indivduo. Segundo a nutricionista Cibelle Mello - CRN1/6804 existem alguns padres, que por meio de tratamento e mudana de hbito, podem favorecer a sade com resultados significativos para a qualidade de vida do indivduo. Hiperfagia Prandial O nome complicado aplica-se queles que ingerem grandes quantidades de alimentos s refeies. Comedor Noturno So aqueles que tm o hbito de alimentar-se noite. Tendem inclusive a levantar-se durante sua noite de sono para comer. Beliscador Pessoas que passam o dia inteiro comendo pequenas quantidades de alimentos sem valor nutricional ou provam enquanto preparam fazendo com elas percam a fome e consequentemente comendo menos ou o que no devem.

MUDANA DE HBITOS
Algumas mudanas simples no hbito alimentar das pessoas j suficiente para melhorar sua sade e prevenir contra algumas das doenas citadas. 12 Passos 1. Siga horrios compassados para a alimentao; 2. No mnimo, 6 refeies dirias sem exagero; 3. No fique mais de 4 horas sem alimentar-se; 4. O caf da manh a refeio mais importante do dia; 5. Consumir de 2 a 3 frutas por dia (principalmente as amarelas que contm vitamina C); 6. Evite refeies muito calricas; Em mdia so 2000 calorias/dia que uma pessoa necessita; 7. Evite petiscar, comer sempre que possvel mesa; 8. Consumir bastante gua no intervalo das refeies. Em mdia so 2L/dia a necessidade de uma pessoa; 9. Diminua o consumo de sal. O recomendado pela OMS de 5g/dia. Alguns alimentos j contm sal e devem entrar na conta; 10. Inicie as refeies pelas saladas. Esta ao aumenta a saciedade, fazendo com que a pessoa diminua a vontade de comer; 11. Demorar no mnimo 15 minutos durante a refeio. Comer rpido faz mau para a digesto; 12. Pratique atividades fsicas.

CONCLUSO
A alimentao de vital importncia ao homem e com as facilidades do fast food, enlatados, alimentos conservados e com horrios variados perdem o controle de seu corpo que nos avisa o que precisamos e no atendemos. No preciso, e ainda mostra-se prejudicial, sentir fome e sede. Se nos habituarmos a uma postura pr alimentar, voltamos ao controle e evitamos algumas dessas doenas to comuns de nosso dia a dia. Quando no conseguimos ter este controle, a ajuda de um profissional importante.

REFERNCIAS

Disturbios alimentares site visitado: http://disturbiosalimentares-12a.blogspot.com/ Data de acesso: 01/03/2012 Alimentao site visitado: http://recantodeluz.com.br/alimentacao_inc.php Data de acesso: 01/03/2012 Relao entre sade e alimento Site visitado: http://pitagorasunimed.wordpress.com/.../relacao-entre-saude-e-alimento/ Data de acesso: 01/03/2012 .

Вам также может понравиться