Вы находитесь на странице: 1из 10

1

2. METODOLOGIA ADOTADA PARA A CONSTRUO DE CENRIOS PROSPECTIVOS Hoje, o ambiente de negcios est extremamente voltil e em constante transio, e a antecipao do futuro pode ser um diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Cenrios prospectivos so vises de futuro, e so considerados umas das ferramentas de anlise mais importantes para a definio de estratgias em ambientes turbulentos e incertos. importante destacar que cenrios no so predies do que ir acontecer, mas descries, obtidas de forma sistemtica, de como o futuro pode se desenvolver. Eles devem ser baseados em hipteses plausveis,

Foram escolhidos os drivers mais impactantes, ou aqueles em que os desdobramentos so mais incertos

Durante o processo, foram explorados 22 drivers que podem afetar o consumo colaborativo no Brasil, mas somente 7 foram selecionados para serem estudados nas etapas posteriores. O processo de seleo foi baseado na escolha dos drivers mais impactantes para o tema em questo, ou aqueles em que os desdobramentos so mais incertos para o tema em questo.

22 drivers que podem afetar o consumo colaborativo

7 drivers que mais podero impactar o consumo colaborativo

Os 7 drivers principais
O comportamento virtual ir se transpor para nossas vidas reais? O conceito da nuvem virtual far parte tambm de nossas vidas reais?

Virtual x Real

Gerao de novos negcios Teremos empreendimentos estruturados em torno do conceito baseado no modelo colaborativo de consumo colaborativo?

Grau de adeptos ao Como as classes A, B, C e D enxergaro o consumo colaborativo? consumo colaborativo No se trata tanto de o que produzimos, mas de como produzimos. Economia do Conhecimento x Como a nossa econmia em 2022 se desenvolver? Estar baseada em qu? Economia de Produo Somos trabalhadores do conhecimento? Experincia x Posse O que a populao brasileira valorizar? Ser mais importante a posse ou o acesso?

Do EU para o NS O ns ser coletivo; ou existir s em tribos?

Conscincia ambiental x A populao brasileira ter conscincia ambiental? comportamento Se sim, ela estar agindo de forma coerente?

Trajetrias so hipteses plausveis de como o futuro pode se desenvolver

Etapa: Desenvolvimento das trajetrias As possveis trajetrias para cada driver foram estabelecidas e descritas. Trajetrias so hipteses plausveis de como o futuro pode se desenvolver em relao a cada um dos drivers selecionados. Para este exerccio foram descritos, em mdia, 4 hipteses para cada um dos 7 drivers. Aps o estabelecimento das trajetrias, algumas mais crticas foram validadas atravs de uma pesquisa online com experts no assunto. Esta pesquisa foi feita atravs de um questionrio estruturado, contendo 18 questes que sondavam os experts em consumo colaborativo em relao a 3 elementos principais: a probabilidade de ocorrncia; o impacto desta trajetria para o consumo colaborativo; e a desejabilidade de ocorrncia destas trajetrias. O questionrio foi respondido por 30 pessoas que conhecem e se interessam pelo tema.

Exemplo ilustrativo: xemplo Driver: Gerao de novos negcios baseado no modelo colaborativo Teremos empreendimentos estruturados em torno do conceito de consumo colaborativo? Trajetria 1: Plataformas para nichos e pequenos segmentos Sem encontrar ampla aderncia, as plataformas de consumo colaborativo se especializam em atender pequenos grupos adeptos dessa prtica. Trajetria 2: Reputao virtual altamente valorizada Reputao online na web via plataformas de consumo colaborativo passa a ser valorizada em diversos mbitos na vida real. As plataformas esto integradas e disseminadas em redes sociais fortes, com muitos membros e alta capilaridade.

Testadas em pesquisa online com experts em relao probabilidade de ocorrncia; ao impacto; e desejabilidade de ocorrncia

Etapa: Desenvolvimento dos cenrios As trajetrias de cada driver foram combinadas de forma coerente e dois cenrios foram montados e descritos. Aps a descrio dos cenrios foram levantados os principais pontos crticos para que o cenrio mais otimista se torne realidade. Para facilitar a visualizao, os cenrios foram representados principalmente por dois drivers de alto impacto para o consumo colaborativo no Brasil. Porm, importante ressaltar que cada cenrio baseado na interao destes dois drivers com os outros 5 drivers (selecionados na primeira etapa da metodologia). Sendo assim, os principais drivers utilizados para a representao dos cenrios foram:
4

Grau de adeptos ao consumo colaborativo: Diz respeito ao quanto o consumidor no somente ter conhecimento deste modelo como tambm far uso dele no seu cotidiano. O comportamento do consumidor uma questo chave neste ponto e pode ser influenciado por vrios fatores, tais como: confiabilidade em pessoas estranhas, conscientizao para a sustentabilidade, conscincia do verdadeiro valor dos objetos, a preferncia acessibilidade em detrimento a posse, o esprito comunitrio, questes econmicas, etc. Gerao de novos negcios baseado no modelo colaborativo: relacionado ao nmero de negcios/empreendimentos que tero como base e inspirao o modelo de consumo colaborativo, o que pode depender do desenvolvimento econmico do Brasil, cultura empreendedora e capacidade de inovao tecnolgica.

3. CENRIOS Como resultado do exerccio, foram desenvolvidos dois cenrios. As vises de futuro aqui narradas, e representadas conforme a figura acima, foram feitas a partir dos inputs da pesquisa online com os experts, assim como do resultado do exerccio de desenvolvimento dos cenrios e elas narram possveis histrias do consumo colaborativo no Brasil.

Cenrio 1 Brasil mais colaborativo

Crescimento, gesto do conhecimento, TI, pessoas conectadas, plataformas digitais, solues colaborativas, empreendedores conscientes

Brasil 2022: Com o crescimento econmico estvel, s polticas de incentivo inovao e a maior conscientizao dos empresrios sobre este tema, o Brasil est se tornando uma economia baseada em gerao de conhecimento, com especial destaque para a rea de TI. Aliado a isso, mais pessoas esto conectadas internet, h maior disponibilidade de plataformas digitais mveis e, com o aumento da capacidade empreendedora e de inovao da nova fora de trabalho, alguns empreendimentos seguindo o modelo colaborativo foram criados e implantados por brasileiros recentemente. Motivada pelas questes ambientais e sociais mais presentes no seu cotidiano, tais como: trnsito, problemas causados devido ao aquecimento global, crescimento populacional (que acarreta aumento de preos de commodities e moradia, uma vez que o espao est se tornando cada vez mais valorizado e escasso), maior conscincia da importncia da sustentabilidade... cada vez mais pessoas buscam novas solues para resolver seus problemas. As iniciativas colaborativas, vindas tanto da iniciativa privada como pblica, esto sendo mais demandadas. Impulsionado tambm pelas novas geraes, que possuem um maior desejo de experimentar de tudo, e que maior do que a capacidade de comprar, o modelo de consumo colaborativo um mercado que no pode mais ser ignorado tanto pelo setor privado como pelo pblico, sendo que algumas prefeituras j esto incentivando e propondo atividades comunitrias e colaborativas para solucionar problemas sociais e urbanos.

Alm disso, o modelo colaborativo j est se tornando um mercado que no pode mais ser ignorado pelas grandes empresas: elas tambm j esto planejando e propondo negcios que contm este novo valor de consumo.

Cenrio 2 Eterno seguidor

Brasil 2022: A economia brasileira ainda caracterizada por possuir seus altos e baixos: aps apresentar crescimentos considerveis, entra em momentos de baixo desempenho. A inovao ainda vista como atividade de alto risco por parte da indstria nacional, e grande parte dos novos empreendimentos copiado de outros pases. O consumo colaborativo no Brasil ainda pouco difundido e caracterizado por ser um nicho de mercado, alimentado por grupos de pessoas que possuem o esprito de compartilhamento (gerao que compartilha desde cedo: msica, fotos, a vida social, etc.) ou por grupos que vem o consumo colaborativo como forma de economizar dinheiro. A caracterstica comum dos modelos de negcio a segmentao, ou seja, as plataformas esto preparadas para servir determinadas regies, como bairros, condomnios, locais de trabalho, ou pessoas com alguns interesses em comum (principalmente alavancadas pelas redes sociais), pois os consumidores ainda possuem dvidas com relao segurana das plataformas, e possuem baixo grau de confiabilidade em pessoas fora do seu meio. Porm, importante destacar que alguns modelos de consumo colaborativo, como os HUBs (espao de cowork), compartilhamento de

Oscilao da economia, inovao ainda vista como risco, consumo colaborativo como nicho de mercado, baixa conabilidade

carros (principalmente do tipo B2C) e alguns sites de trocas ou vendas de produtos usados so bem populares.

4. CONCLUSES Atravs do exerccio aqui proposto, foram obtidos dois cenrios com o objetivo de causar um reflexo sobre as possibilidades de como o desenvolvimento do futuro pode ocorrer. Assim, tomadores de deciso podem analisar e refletir se seu plano estratgico capaz de interferir o desenvolvimento de futuro ou lidar com as consequncias que cada cenrio pode trazer. importante destacar que embora se estejam sendo propostas diferentes imagens de futuro, no possvel saber exatamente o que ir acontecer; mas, com certeza, possvel influenciar elementos para que o cenrio que queremos que ocorra se concretize efetivamente. Com isso, alguns pontos crticos, determinantes para a ocorrncia do primeiro cenrio Brasil mais colaborativo, mais otimista foram discutidos e listados neste artigo. Pontos crticos do cenrio 1 Brasil mais colaborativo, que so mais influenciados pela iniciativa privada e populao de forma geral: Incentivar a inovao e a gerao de conhecimento, para que novos servios e tecnologias surjam; Dar maior importncia sustentabilidade, mudando hbitos que favoream o meio ambiente; Ser mais comunitrio, e no tentar resolver os problemas de forma isolada; Implantar algumas medidas pblicas que estimulem a colaborao e o esprito comunitrio para a soluo de alguns problemas sociais e urbanos, como violncia, trnsito, pobreza, etc.

Pontos crticos do cenrio 2 Eterno seguidor, que so mais influenciados pela iniciativa pblica: Incentivar a inovao e a gerao de conhecimento, para que novos servios e produtos surjam; Incentivar a cultura empreendedora e facilitar a gerao de empreendimentos inovadores; Adotar polticas pblicas para conscientizao da populao sobre sustentabilidade e incentivar atividades desta natureza; Implantar algumas medidas pblicas que estimulem a colaborao e o esprito comunitrio para a soluo de alguns problemas sociais e urbanos, como violncia, trnsito, pobreza, etc.

O Consumo Colaborativo est na sua fase nascente tanto no mundo como no Brasil e no temos uma viso pronta de como ir se desenvolver no futuro. Mas sabemos que todas as pessoas (consumidores, empresrios, lderes, polticos, etc.) possuem um importante papel na definio desta trajetria e que s o trabalho conjunto de todos estes atores fazer com que este modelo atinja outro nvel de maturidade no Brasil.

BIBLIOGRAFIA

BOTSMAN, Rachel; ROGERS, Roo. Whats Mine Is Yours: The Rise of Collaborative Consumption. HarperCollins: 2010 GRUMBACH, Raul Jos dos Santos; MARCIAL, Elaine Coutinho. Cenrios Prospectivos: como construir um futuro melhor. 4 ed. FGV: 2008

AUTORA Lvia Fioravanti formada em Qumica e possui mestrado na rea de Qumica Analtica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante um ano realizou uma especializao em gesto tecnolgica e de inovao como bolsista da GIZ (Deutsche Gesellschaft fr Internationale Zusammenarbeit). consultora na Inventta desde 2007, aonde vem atuando na rea de gesto de inovao e transferncia tecnolgica para empresas e ICTs. Atuou em projetos relacionados a inteligncia tecnolgica, incentivos fiscais inovao tecnolgica, realizou treinamentos sobre processos de inovao e prestou consultoria em tcnicas de foresight (projeo de cenrios).

Participaram deste exerccio de construo de cenrios: Andr Mainart graduado em Farmcia com habilitao em indstria pela UFMG e est em curso na ps-graduao em marketing na FDC. Trabalha na Inventta desde 2010 onde atuou em projetos de avaliao e caracterizao de oportunidades de negcio, planejamento tecnolgico, implementao de BSC, definio de estratgia de propriedade intelectual e anlise de oportunidades em fomento internacional (FP7). Daniel Saad graduado em Engenharia Eltrica pela UNICAMP, com um ano de estudos em Engenharia de Produo na ENSAM, na Frana. Atuou como consultor no Monitor Group, consultoria internacional especializada em estratgia e gesto. Atualmente diretor da Inventta, sendo responsvel pela conduo de projetos relacionados a gesto da inovao, com foco em inteligncia tecnolgica, processos de inovao aberta e estruturao de centros de P&D. Igor Mascarenhas aluno de graduao de Engenharia Mecnica da Unicamp, realizou pesquisas na rea de planejamento estratgico e foi instrutor do curso de plano de negcios da BI Social Quaresma na FGV. Desde 2010, como consultor da Inventta, atua em projetos de estratgia e processos visando potencializar a inovao em empresas de grande porte. Alm disso, desenvolveu metodologias de transferncia de tecnologia para as principais Instituies de Cincia e Tecnologia do Pas. Renato Silva graduado em Fsica com enfoque em Cincia dos Materiais pela UFMG. consultor da Inventta e desde 2007 atuou em diversos projetos tais como: gesto de empresas e anlise de mercado de nascentes de Base Tecnolgica, mapeamento de novas tecnologias para gerao de novos negcios, transferncia e comercializao de novas tecnologias, projetos de redes de inovao, estruturao de Centros de P&D e projetos de parceria, e planejamento de Parques Tecnolgicos. Tiara Bicalho graduada em Engenharia de Produo com mestrado em administrao estratgica com nfase em gesto da inovao e empreendedorismo acadmico. Atua como consultora da Inventta na rea de recursos para inovao. Acumula conhecimento em incentivos fiscais inovao, captao de recursos junto a rgos de fomento, gesto e reprojeto de processos, gesto da qualidade, gesto do pipeline e portflio de projetos, conduo e facilitao de workshops. Executou e coordenou projetos de incentivos fiscais inovao tecnolgica e captao de recursos em empresas de grande porte de diferentes setores.

Agradecimentos: Foi essencial, para a realizao deste exerccio de Cenrios, a rede do Hub So Paulo. Agradecemos a estes especialistas e conhecedores do tema consumo colaborativo que prontamente se dispuseram a responder os questionrios com seriedade e comprometimento.

www.inventta.net
10

inst_inovacao

Вам также может понравиться