Вы находитесь на странице: 1из 3

O FEUDALISMO Introduo O Feudalismo foi um modo de organizao social e poltico baseado nas relaes servo-contratuais (servis).

Tem suas origens na decadncia do Imprio Romano. Predominou na Europa durante a Idade Mdia. Os senhores feudais conseguiam as terras doadas pelo rei. Os camponeses cuidavam da agropecuria dos feudos e, em troca, recebiam o direito a um pedao de terra para morar, alm da proteo contra ataques brbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedgio, exceto quando para l se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal. Caractersticas As caractersticas gerais do feudalismo so: poder descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistncia, trabalho servil (servos) e economia amonetria e sem comrcio, onde predomina a troca. Tudo isso s ser modificado com os primeiros indcios das Revolues Burguesas. Origem Com a decadncia e a destruio do Imprio Romano do Ocidente, por volta do sculo V, D.C. (de 401 a 500), em decorrncia das inmeras invases dos povos brbaros e das pssimas polticas econmicas dos imperadores romanos, vrias regies da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e nfimo desenvolvimento urbano. A partir do sculo V d.C., entra-se na chamada Idade Mdia, mas o sistema feudal (Feudalismo) comea na Frana e passa somente a vigorar em alguns pases da Europa Ocidental a partir do sculo IX d.C., aproximadamente. O esfacelamento do Imprio Romano do Ocidente e as invases brbaras, ocorridas em diversas regies da Europa, favoreceram, sensivelmente, as mudanas econmicas e sociais que vo sendo introduzidas e que alteraram completamente o sistema de propriedade e de produo caractersticos da Antiguidade principalmente na Europa Ocidental. Essas mudanas acabam revelando um novo sistema econmico, poltico e social que veio a se chamar Feudalismo. Com a decadncia do Imprio Romano e as invases brbaras, os nobres romanos comearam a se afastar das cidades levando consigo camponeses (com medo de serem saqueados ou escravizados). A sociedade feudal A sociedade feudal era composta por trs estamentos (trs grupos sociais com status fixo): os Nobres (guerreiros), o Clero (religiosos), e os servos (mo de obra). O que determinava o status social era o nascimento. Havia tambm a relao de Vassalagem entre os Nobres, onde um nobre (suserano) doa um feudo para outro nobre (vassalo). Apresentava pouca ascenso social e quase no existia mobilidade social (a Igreja foi uma forma de promoo, de mobilidade). O clero tinha como funo oficial rezar. Na prtica, exercia grande poder poltico sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separao entre a religio e a poltica era desconhecido. Mantinham

a ordem da sociedade evitando, por meio de persuaso e criao de justificativas religiosas, revoltas e contrataes camponesas. A nobreza (tambm chamados de senhores feudais) tinha como principal funo a de guerrear, alm de exercer considervel poder poltico sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam ajuda militar (relaes de suserania e vassalagem).

Os servos da gleba constituam a maior parte da populao camponesa: estavam presos terra, sofriam intensa explorao, eram obrigados a prestarem servios nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permisso de uso da terra e de proteo militar. Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miservel, a palavra "escravo" seria imprpria. Para receberem direito moradia nas terras de seus senhores, juravam-lhe fidelidade e trabalho. Por sua vez, os nobres, para obterem a posse do feudo faziam o mesmo juramento aos reis. Os Vassalos oferecem ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteo e um lugar no sistema de produo. As redes de vassalagem estendiam-se por vrias regies, sendo o rei o suserano mais poderoso. Economia A produo feudal prpria do Ocidente europeu tinha por base a economia agrria, de escassa circulao monetria, autossuficiente. A propriedade feudal pertencia a uma camada privilegiada, composta pelos senhores feudais, altos dignitrios da Igreja (o clero) e longnquos descendentes dos chefes tribais germnicos. As estimativas de renda per capita da Europa feudal a colocam em um nvel muito prximo ao mnimo de subsistncia. A principal unidade econmica de produo era o feudo, que se dividia-se em trs partes distintas: a propriedade individual do senhor, chamada manso senhorial ou domnio, em cujo interior se erigia um castelo fortificado; o manso servil, que correspondia poro de terras arrendadas aos camponeses e era dividido em lotes denominados tenncias; e ainda o manso comunal, constitudo por terras coletivas, pastos e bosques - , usadas tanto pelo senhor quanto pelos servos. Devido ao carter expropriador do sistema feudal, o servo no se sentia estimulado a aumentar a produo com inovaes tecnolgicas, uma vez que tudo que produzia de excedente era tomado pelo senhor. Por isso, o desenvolvimento tcnico foi pequeno, limitando aumentos de produtividade. A principal tcnica adaptada foi a de rotao trienal de culturas, que evitava o esgotamento do solo, mantendo a fertilidade da terra. Tributos e impostos Corveia: trabalho compulsrio nas terras do senhor em alguns dias da semana; Talha: Parte da produo do servo que deveria ser entregue ao nobre. Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes; Capitao: imposto pago por cada membro da famlia (por cabea); Tosto de Pedro ou dzimo: 10% da produo do servo era pago Igreja, utilizado para a manuteno da capela local;

Censo: tributo que os viles (pessoas livres, vila) deviam pagar, em dinheiro, para a nobreza; Taxa de Justia: os servos e os viles deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre; Formariage: quando o nobre resolvia se casar, todo servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar no casamento, era tambm vlida para quando um parente do nobre iria casar. Mo Morta: Era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da famlia servil, em caso do falecimento do pai ou da famlia. Albergagem: Obrigao do servo em hospedar o senhor feudal. Diviso do Feudo Manso senhorial (domnio): uso exclusivo do senhor feudal. Manso servil: arrendada aos servos e dividida em tenncias. Manso comunal: terras comuns (pastos, bosques, florestas). Entre os camponeses existiam homens livres - os Viles - com propriedades menores independentes. A monarquia feudal no apresenta a rigidez que caracterizaria o regime monrquico posteriormente e a tica feudal no est plenamente estabelecida Decadncia do Feudalismo Os restabelecimentos do comrcio com o Oriente Prximo e o desenvolvimento das grandes cidades comeam a minar as bases da organizao feudal, na medida em que aumenta a demanda de produtos agrcolas para o abastecimento da populao urbana. Isso eleva o preo dessas mercadorias, permitindo aos camponeses maiores fundos para a compra de sua liberdade. No que os servos fossem escravos; com o excedente produzido, poderiam comprar de seus senhores lotes de terras e, assim, deixar de cumprir suas obrigaes junto ao senhor feudal. claro que esta situao poderia gerar problemas j que, bem ou mal, o servo vivia protegido dentro do feudo e, para evit-los, tornavam-se comerciantes ou iam morar em burgos, dominados por outros tipos de senhores, desta vez, comerciais. Ao mesmo tempo, a expanso do comrcio cria novas oportunidades de trabalho, atraindo os camponeses para as cidades. Tais acontecimentos, aliados formao dos exrcitos profissionais o Rei, agora, no dependeria mais dos servios militares prestados por seus vassalos , insurreio camponesa, peste, falta de alimentos decorrente do aumento populacional e baixa produtividade agrria, contriburam para o declnio do feudalismo europeu. Na Frana, nos Pases Baixos e na Itlia, seu desaparecimento comea a se manifestar no final do sculo XIII. Na Alemanha e na Inglaterra, entretanto, ele ainda permanece mais tempo, extinguindo-se totalmente na Europa ocidental por volta de 1500. Em partes da Europa central e oriental, porm, alguns remanescentes resistiram at meados do sculo XX, como, por exemplo, a Rssia, que s viria a se libertar dos resqucios feudais com a Revoluo de 1917.

Вам также может понравиться