Вы находитесь на странице: 1из 37

Programa CIEE de Educao a Distncia

CURSO: FUNDAMENTOS DE REDE II SUMRIO

AULA 1 - Definio de LAN ......................................................................................02 Padro IEEE ..............................................................................................02

AULA 2 - Evoluo do IEEE 802.3 ............................................................................09

AULA 3 - WAN - Wide rea Network .........................................................................15

AULA 4 - TCP/IP ........................................................................................................26

Referncias................................................................................................................38

Programa CIEE de Educao a Distncia

AULA 1 Introduo De acordo com o tamanho, as redes so conhecidas como LAN (pequena rea geogrfica), MAN (ampla rea geogrfica) ou WAN (grande rea geogrfica). Existem rgos e regras que definem padres para os tipos de redes.

Contedo da Aula

Definio de LAN Padro IEEE 802 Camada 2 - Enlace x IEEE Tipos de LAN definidas no IEEE 802

Objetivo Conhecer a definio de LAN e o relacionamento com o modelo OSI e os padres de especificao do IEEE 802.

Conhecer os tipos de rede especificados pelo IEEE 802.

Definio A LAN (Local Area Network) uma rede com alta velocidade de transmisso e baixa taxa de erros que cobre uma pequena rea geogrfica. Normalmente conectam estaes de trabalho, servidores e impressoras dentro de um prdio ou um bloco de prdios.

O padro IEEE 802 O ISO criou o modelo OSI para regulamentar a comunicao entre os computadores, mas era apenas um modelo de referncia para definir a arquitetura e as interfaces.

Foi necessria a definio das especificaes tcnicas para que os fabricantes pudessem implementar em seus produtos, garantindo a compatibilidade e

Programa CIEE de Educao a Distncia

interoperabilidade. Essas especificaes ficaram a cargo do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Para executar essa tarefa, o IEEE criou o Projeto IEEE 802, que define os padres para os dispositivos fsicos da rede (cabos, placas de rede, e interfaces).

Foram criados 12 comits para definir os padres e regulamentar as evolues necessrias para incorporar as novas tecnologias.

IEEE 802.1 - Interconexo de redes IEEE 802.2 - Controle de vnculo lgico IEEE 802.3 - LAN CSMA/CD (Ethernet) IEEE 802.4 - LAN barramento token IEEE 802.5 - LAN token ring IEEE 802.6 - Redes Metropolitanas IEEE 802.7 - Grupo consultivo tcnico de banda larga IEEE 802.8 - Grupo consultivo tcnico de fibra tica IEEE 802.9 - Redes integradas de voz e dados IEEE 802.10 - Segurana da rede IEEE 802.11 - Redes sem fio IEEE 802.12 - Rede de acesso de prioridade de demanda

Camada 2 - Enlace x IEEE 802 O IEEE dividiu a camada 2 - Enlace em duas subcamadas:

MAC (Media Access Control). LLC (Logical Link Layer): gerencia a comunicao de enlace de dados e define o uso dos pontos de interface lgica, chamados de pontos de acesso ao servio (SAP). Outros computadores podem consultar e utilizar os SAPs para transferir informaes a partir da subcamada LLC para as camadas superiores do modelo OSI. Exemplo: dois protocolos de rede podem rodar ao mesmo tempo no mesmo

Programa CIEE de Educao a Distncia

computador, pois o LLC vai prover a cada um deles o seu prprio SAP. Esses padres so definidos pelo IEEE 802.2.

MAC (Media Access Control): gerencia a comunicao entre o meio fsico e a placa de rede, responsvel por transferir dados livres de erro entre dois computadores da Rede. Os IEEEs 802.3, 802.4, 802.5, 802.11 e 802.12 definem padres para esta subcamada e para a camada 1 - Fsica

IEEE 802.3 O padro IEEE 802.3 foi definido com base na Rede Ethernet desenvolvido no Xerox Palo Alto Research Center e atualmente os dois termos so utilizados para nomear a mesma rede.

Define uma rede em barramento e utiliza o mtodo probabilstico de acesso denominado CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/Collision Detection).

o padro mais utilizado, por isso o que tem a melhor evoluo, acompanhando as novas tecnologias tanto em meio fsico como em velocidade.

IEEE 802.3 - Operao As estaes esto ligadas a um meio fsico na topologia de barramento e todas podem utilizar este meio fsico para transmitir, mas como esse acesso compartilhado entre todas as estaes, necessria a definio de normas para este acesso. A esse conjunto de normas, denominamos de Mtodo de Acesso.

No IEEE 802.3 utilizamos o mtodo de acesso CSMA/CD onde todas as estaes verificam se h mensagens no meio fsico e leem o endereo de destino de todas as mensagens, mas s leem as mensagens endereadas para ela. Quando a estao quer transmitir uma mensagem, ela espera at que no haja nenhuma mensagem trafegando e envia a sua mensagem, mas pode ocorrer que duas estaes transmitam ao mesmo tempo ocasionando uma coliso.

Programa CIEE de Educao a Distncia

As estaes para transmitir seguem os procedimentos:

verifica se h mensagem no meio fsico e se houver espera at que fique livre. com o meio fsico livre, transmite a mensagem. Enquanto transmite, continua lendo e compara o que transmitiu com o que leu, se forem iguais continua transmitindo, caso contrrio: - assume que houve uma coliso e para a transmisso. - envia um sinal de coliso para avisar as estaes que h coliso. - aguarda um tempo aleatrio para retornar ao incio.

A norma no evita a coliso, apenas define os procedimentos para a recuperao, por isso um mtodo probabilstico e considera que a ocorrncia de coliso pequena. necessrio acompanhar a evoluo do trfego e o ndice de colises para manter a rede operacional, principalmente quando forem instalados as novas estaes ou novos servios.

IEEE 802.5 O padro IEEE 802.5 definiu uma rede em anel com base na Rede Token Ring da IBM e utiliza o mtodo determinstico de acesso denominado Token passing.

IEEE 802.5 - Operao As estaes esto ligadas a um meio fsico na topologia de anel e todas podem utilizar este meio fsico para transmitir, mas como esse acesso compartilhado entre todas as estaes necessria a definio de normas para este acesso. A esse conjunto de normas, denominamos de Mtodo de Acesso.

No IEEE 802.5 utilizamos o mtodo de acesso Token Passing.

No Token Passing, uma mensagem especial denominada token livre, fica circulando de estao para estao. Quando uma estao quer transmitir uma mensagem tem que

Programa CIEE de Educao a Distncia

aguardar a recepo do token livre. Ao receb-lo, deve mud-lo para token ocupado, anexar a mensagem e transmitir. A mensagem com o token ocupado circula pelo anel e a estao de destino somente l a mensagem, que continua circulando at a estao de origem que muda o token de ocupado para livre e o envia para continuar circulando.

Este tipo de rede foi pouco utilizado e evoluiu apenas na velocidade de 4 Mbps para 16Mbps.

IEEE 802.4 O padro IEEE 802.4 definiu uma rede em barramento com o mtodo de acesso token passing, mais voltado para o ambiente de fbricas devido as necessidade da GM.

A idia bsica foi transformar o barramento fsico em um anel lgico. Cada estao da rede conhece o seu sucessor no anel lgico, portanto ao receber o token livre e no tiverem dados a transmitir, encaminha para a prxima estao.

Somente a estao que est com o token pode transmitir, o restante s pode receber, mas tem um limite de tempo e ao trmino deste, tem que parar a transmisso e passar o token para a prxima.

Praticamente no foi utilizado e nem teve evoluo.

IEEE 802.12 O padro IEEE 802.12 definiu uma rede em barramento para a velocidade de 100Mbps com base na rede 100VG-Anylan da HP.

Ao invs de usar o CSMA/CD utiliza o DPAM (Demand Priority Access Method).

O DPAM consiste de dois nveis de requisio por parte dos usurios da rede. Cada mensagem deve conter uma prioridade atribuda pela camada de aplicao. A

Programa CIEE de Educao a Distncia

prioridade normal para a transmisso de dados e a prioridade alta para a transmisso de dados sensveis ao tempo tal como voz e vdeo.

O DPAM perdeu o mercado para a soluo 100BaseTx definido pelo IEEE 802.3 em sua evoluo para agregar maior velocidade rede.

IEEE 802.11 O padro IEEE 802.11 define uma rede sem fio, utilizando a tecnologia de espalhamento espectral na freqncia de 2,4 GHz.

Utiliza o mtodo de acesso denominado CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access/Collision Avoidance) similar ao CSMA/CD, mas ao invs de detectar a coliso, tenta evitar que haja colises. Aps cada transmisso com ou sem coliso a rede entra em um estado onde as estaes s podem comear a transmitir em intervalos de tempo a elas pr-estabelecidos.

Se todos os intervalos no so utilizados a rede entra no estado comum do CSMA onde qualquer estao pode iniciar a transmisso.

O padro atual o IEEE802. 11b com velocidade de 11Mbps e naturalmente todos os fabricantes que adotam este padro tm seus produtos interoperveis.

Podemos utilizar um Ponto de Acesso Enterasys e outro Cisco e PC-Card Wireless da 3Com e outro da Avaya em uma mesma rede sem fio que eles se comunicaro entre si. O Padro IEEE802. 11a j foi especificado com a velocidade de 55Mbps com produtos funcionando em laboratrio.

IEEE 802.11 Tem os seguintes componentes:

Programa CIEE de Educao a Distncia

Ponto de Acesso: o concentrador que forma a clula de abrangncia do sinal para a comunicao das estaes sem fio. Tambm faz a ligao opcional uma rede com cabos atravs de uma porta RJ45 que pode ser conectada a uma porta de Hub com cabo UTP.

PC-Card Wireless: a placa de rede local para slot PC-Card do Notebook. Possui uma pequena antena para a comunicao com o Ponto de Acesso. Permite a mobilidade velocidade de 8 Km por hora (uma pessoa andando rpido), passando de clula para clula num processo denominado roaming (similar ao da telefonia celular)

Adaptador Wireless: para a conexo de impressoras de rede (com porta RJ45) rede sem fio.

Resumo A Lan uma rede de alta velocidade que ocupa uma rea geogrfica limitada. O padro IEEE 802 a especificao tcnica para a implementao das camadas 1 e 2 do modelo OSI. A camada 2 foi dividida em duas subcamadas LLC e MAC.

Os padres IEEE 802.3, IEEE802.4, IEEE 802.5, IEEE802.10 e IEEE802.11 definem especificaes tcnicas para a implementao de LANs. O IEEE 802.3 define uma rede Ethernet da Digital, Intel e Xerox. O IEEE 802.4 define uma rede Token Bus da GM. O IEEE 802.5 define uma rede Token Ring da IBM. O IEEE 802.10 define uma rede 100BaseVG Anylan da HP. O IEEE 802.11 define uma rede sem fio.

Programa CIEE de Educao a Distncia

AULA 2 Introduo O padro IEEE 802.3 o mais utilizado no mercado e para acompanhar a evoluo da tecnologia tem especificado diferentes tipos de cabos, a fim de facilitar a instalao e a manuteno.

Contedo da Aula Evoluo do IEEE 802.3


evoluo em 10Mbps evoluo em 100Mbps evoluo em 1000Mbps.

Objetivo Conhecer o padro IEEE 802.3 e como ocorreram as evolues tecnolgicas para atingir maior velocidade.

A evoluo na velocidade de transmisso nasceu da necessidade de maior desempenho partindo da velocidade de 10Mbps e atingindo a velocidade de 1000Mbps.

Evoluo do IEEE 802.3 O padro IEEE 802.3 foi o mais difundido no mercado e conseqentemente foi evoluindo para atender os requisitos dos usurios, alm disso, foram definidas novas especificaes para atender as novas tecnologias, mantendo-se suas especificaes bsicas.

A nomenclatura segue o seguinte padro: vvvv Base tttt onde:


vvvv = velocidade em Mbps Base = Baseband tttt = tipo do cabo ou distncia dividido por 100

Programa CIEE de Educao a Distncia

10Base5 define uma rede com velocidade de 10Mbps com a tcnica de Baseband por 500 metros.

10BaseT define uma rede com velocidade de 10Mbps com a tcnica de Baseband com Par Tranado.

A evoluo nos 10Mbps O IEEE802.3 definiu como meio fsico o cabo coaxial grosso, que tinha caractersticas para atender um bom nmero de estaes uma boa distncia, mas era de difcil instalao e manuteno.

Para facilitar a instalao foi definido o cabo coaxial fino, mas que manteve a dificuldade de manuteno, porque um erro em uma conexo paralisava a rede toda. Para facilitar a manuteno foi definido o par tranado que mudou a topologia fsica de barramento para estrela, mantendo o barramento lgico.

Para estender a distncia de alcance foi definida a fibra tica utilizado para estender a rede acima do limite do par tranado.

Temos as seguintes especificaes principais para 10Mbps:


10Base5 - cabo coaxial grosso 10Base2 - cabo coaxial fino 10BaseT - cabo UTP 10Base Fl - fibra tica.

IEEE 802.3 10Base5 O padro 10Base5 define uma rede 802.3 com a velocidade de 10Mbps, utilizando a tcnica Baseband, o comprimento do meio fsico de 500 metros. Utiliza o cabo coaxial grosso (ThickNet) e pode conectar at 100 estaes por segmento de 500 metros.

10

Programa CIEE de Educao a Distncia

O nmero mximo de segmentos 5, portanto o comprimento mximo da rede 2500 metros, mas somente 3 destes 5 segmentos podem ter estaes conectadas. Os segmentos so conectados por repetidores.

A estao conectada rede atravs de uma placa de rede com conectores AUI de 15 pinos, ligados pelo cabo do transceptor, tambm utilizando os conectores AUI.

O transceptor ligado ao cabo thicknet. Neste tipo de rede, quando ocorre um problema em qualquer conexo, a rede toda pra, dificultando a localizao da conexo com problemas.

IEEE 802.3 10Base2 O padro 10Base2 define uma rede 802.3 que suporta a velocidade 10Mbps, utilizando a tcnica Baseband e o comprimento do meio fsico de 185 metros.

Utiliza o cabo coaxial fino (Thinnet) e pode conectar at 30 estaes por segmento de 185 metros. O nmero mximo de segmentos 5, portanto o comprimento mximo da rede 925 metros. Somente 3 destes 5 segmentos podem ter estaes conectadas. Os segmentos so conectados por repetidores.

A estao conectada rede atravs de uma placa de rede com conector BNC ligado ao conector BNC T com o cabo coaxial fino ligado nas duas pontas do T.

Embora as suas caractersticas sejam mais limitadas que 10Base5, tem maior facilidade de instalao e manuteno sendo portanto mais utilizado, porm uma conexo com problema paralisa a rede toda.

IEEE 802.3 10BaseT O padro 10BaseT define uma rede 802.3 que suporta a velocidade 10Mbps, utilizando a tcnica Baseband com o cabo UTP (par tranado no blindado) e o comprimento

11

Programa CIEE de Educao a Distncia

mximo de 100 metros. Utiliza um hub para mudar a topologia fsica de barramento para estrela, mantendo o barramento lgico.

A estao conectada atravs de uma placa de rede com conector RJ45 fmea ligado ao hub atravs do cabo UTP com conectores RJ45 macho. O hub possui portas com conectores RJ45 fmea. O cabo UTP recomendado o de Categoria 3 com dois pares, mas normalmente instala-se com o UTP de categoria 5, porque a diferena de preo do cabo pequena e o custo de troca de todos os cabos grande, ento prefervel instalar os cabos que permitam a evoluo.

Embora utilize maior metragem de cabo e necessite do hub, mais seguro porque se houver um problema em uma conexo, as demais estaes no so afetadas.

IEEE 802.3 10BaseFl O padro 10BaseFl define uma rede 802.3 que suporta a velocidade 10Mbps, utilizando a tcnica Baseband com fibra tica multimodo e o comprimento mximo de 2000 metros.

Era utilizado para conectar segmentos de redes distantes que no poderiam ser conectados com os outros meios fsicos. No eram utilizados para a instalao de uma rede completa devido ao alto custo de seus componentes.

So utilizadas duas fibras ticas com conectores ST, uma fibra para transmisso e a outra para recepo.

A evoluo em 100Mbps Na evoluo para a velocidade de 100Mbps praticamente no se utilizava mais os cabos coaxiais. A especificao foi desenvolvida para fibra tica e UTP, mantendo-se o alcance para o UTP em 100 metros, mas era necessria a utilizao de componentes categoria 5 (cabos, tomadas etc...).

12

Programa CIEE de Educao a Distncia

Foram definidas especificaes para utilizar os cabos categoria 3 como as especificaes 10BaseT4 e 100BaseVG Anylan, mas que no foram muito difundidas no mercado por no serem uma evoluo e alterarem o mtodo de acesso CSMA/CD.

Temos as seguintes especificaes principais para 100Mbps:


100BaseFx - fibra tica 100BaseTx - cabo UTP

IEEE 802.3 100BaseTx O padro 100BaseTx define uma rede 802.3 que suporta a velocidade 100Mbps, utilizando a tcnica Baseband com cabo UTP e o comprimento mximo de 100 metros.

uma evoluo do padro 10BaseT, mantendo-se as caractersticas, mas o cabo recomendado o de Categoria 5 que tem 4 pares, e somente 2 pares so utilizados.

Atualmente a maioria das placas de rede incorpora estas duas velocidades 10/100 e automaticamente mudam de uma velocidade para outra conforme as caractersticas da conexo.

A evoluo nos 1000Mbps A evoluo para 1000Mbps ou 1 GBps foi para atender a necessidade de maior desempenho entre LANs ou entre segmentos de rede e em alguns casos para atender servidores de alto desempenho.

Por isso foi desenvolvido switches com poucas portas (8 portas) e inicialmente apenas com fibra tica que era o nico que atendia a capacidade de transmisso de 1Gbps, alm de portas adicionais nos switches de 100Mbps para se conectar at 8 switches 100Mbps (com at 24 portas) em um switch 1Gbps formando oito segmentos.

13

Programa CIEE de Educao a Distncia

Posteriormente foi definido o padro para UTP que utiliza os 4 pares para transmitir velocidade de 250Mbps em cada par, resultando em 1000Mbps acumulado.

Ao lado, temos as seguintes especificaes principais para 1000Mbps:


1000BaseT - cabo UTP 1000BaseLx - fibra tica

IEEE 802.3 1000BaseT O padro 1000BaseT define uma rede 802.3 que suporta a velocidade 1000Mbps ou 1Gbps, utilizando a tcnica Baseband com 4 pares UTP categoria 5 e o comprimento mximo de 100 metros.

Na verdade a velocidade de 1Gbps conseguida atravs da utilizao dos 4 pares UTP, cada par transmite velocidade de 250 Mbps e o valor agregado chega aos 1000Mbps.

Resumo O IEEE802.3 o mais utilizado no mercado principalmente porque adaptou-se s exigncias, permitindo a utilizao de diferentes cabos para se adequar aos diversos ambientes.

Quando a necessidade passou a ser o desempenho, permitiu o aumento na velocidade na razo de 10x, atendendo plenamente a necessidade e mostrando a capacidade de evoluo da tecnologia.

Alm disso, todas as evolues convivem numa mesma rede, permitindo a sua adoo apenas nos segmentos necessrios.

14

Programa CIEE de Educao a Distncia

AULA 3 Introduo Uma rede WAN atinge uma ampla rea geogrfica, como por exemplo, vrias cidades. Implantar uma WAN exige conhecimento sobre conceitos, regras e definies que vamos estudar nesta aula.

Contedo da Aula WAN - Wide rea Network


Conceito Tipos de ligao Equipamentos Servios

Objetivos Conceituar o que uma Wan, os tipos de ligao e as principais tecnologias utilizadas nos servios disponibilizados pelas empresas de comunicao tanto em baseband como em broadband (banda larga).

Conceito Uma empresa que implantou uma LAN em seu escritrio central, e depois em filiais espalhados em vrias cidades e estados, sente a necessidade de conectar estas LANs. LANs so conectadas atravs de Bridges, Switches e Roteadores que necessitam de um meio fsico para a ligao.

Este meio fsico fornecido pelos prestadores de servios de comunicao, tais como a rede de telefonia que de forma geral conhecida como Rede Telefnica Pblica Comutada (PSTN Public Switched Telephone Network), como exemplo temos a Telefnica em SP, Telemig em MG, Telegois em GO, e outras Teles distribudoras no Brasil.

15

Programa CIEE de Educao a Distncia

Tipos de Ligao As prestadoras de servios disponibilizam vrios servios que podem ser divididos de acordo com a tecnologia utilizada nos seguintes tipos de ligao principalmente:

Linhas comutadas. Linhas privadas. T1 e E1 Rede de comutao de circuitos. Rede de comutao de pacotes.

Linha Comutada uma linha telefnica de voz que utilizamos tambm para a comunicao de dados. Tambm chamada de linha discada. uma transmisso analgica, que necessita de um modem.

A operao similar ao uso do telefone, discamos o nmero da linha que queremos conectar e estabelecido o circuito para a comunicao. Como a rede formada com diversos caminhos entre os dois telefones, a cada ligao o circuito diferente e pode no ter a mesma qualidade.

A maioria dos acessos Internet por linha comutada, pois o modem barato e o sistema de cobrana o mesmo utilizado para a voz, paga-se pelo tempo de uso da linha na mesma conta de telefone sem a discriminao do que foi utilizado para voz ou dados.

Linha Privada uma linha telefnica ligando duas localidades fixas. Tambm uma transmisso analgica, que necessita de um modem.

No necessita de discagem e paga-se uma taxa mensal independente do tempo de uso.

16

Programa CIEE de Educao a Distncia

Tem melhor qualidade e indicado quando a utilizao constante entre duas localidades.

Para a comunicao entre vrias localidades necessria uma linha privada ligando cada duas localidades. Se a localidade A tem que se comunicar com as localidades B e C, necessrio uma linha privada entre A e B e outra entre A e C.

T1 e E1 A T1 e E1 so linhas digitais para transmisso entre duas localidades fixas. Consiste em uma transmisso digital, que necessita do dispositivo CSU/DSU que converte os sinais digitais do computador em sinais digitais para comunicao.

O T1 o mtodo padro de interconexo de centrais telefnicas nos Estados Unidos e Japo. Nos demais pases usa-se o E1.

A T1 utiliza pares de fios (um par para transmitir e um par para receber) para transmitir em full duplex velocidade de 1,544Mbps.

Consiste de 24 canais de 64Kbps que agregados atingem a capacidade total de 1,544Mbps.

Cada canal pode ser utilizado de forma separada tanto para voz como para dados.

As linhas T1 so caras, mas os assinantes podem assinar um ou mais canais de 64 Kbps de acordo com a sua necessidade. No necessrio pagar por toda a largura de banda de 1,544 Mbps.

Para conectar linhas T1 necessrio: dispositivos CSU/DSU e um roteador/bridge. Para compartilhar dados e voz necessrio o uso de um multiplexador, para que os sinais para trafeguem na mesma linha T1.

17

Programa CIEE de Educao a Distncia

E1 um padro de linha telefnica digital europeu criado pela ITU-TS e o nome determinado pela Conferncia Europeia Postal de Telecomunicao (CEPT), sendo o padro usado no Brasil e na Europa; o equivalente ao sistema T1 norte-americano O E1 possui uma taxa transferncia de 2 Mbps e pode ser dividido em 32 canais de 64 Kbps cada. A contratao de linhas E1 abaixo de 2 Mbps conhecida como "E1 fracionrio".

Pode ser interconectado ao T1 para uso internacional.

Suas variantes:

E2: 8,448 Mbps. E3: 34,368 Mbps. E4: 139,264 Mbps. E5: 565,148 Mbps. DS3: 44,736 Mbps.
Rede de comutao de circuitos uma rede digital na qual um circuito fsico dedicado estabelecido, mantido e encerrado para cada sesso de comunicao.

uma verso digital da linha telefnica. A rede instalada e mantida por uma empresa de telefonia, os usurios tm que assinar o servio. O pagamento realizado de acordo com o tempo de utilizao.

Rede de comutao de pacotes uma rede digital com diversos caminhos ligando as localidades.

No estabelecido um circuito e os dados a serem transmitidos so divididos em vrios pacotes que so marcados com o endereo de destino, sendo ento enviados

18

Programa CIEE de Educao a Distncia

separadamente para a rede. Cada pacote segue pela melhor rota disponvel no momento at o destino, onde so reagrupados para formar o dado original.

A rede instalada e mantida por uma empresa de telefonia, os usurios tm que assinar o servio e paga-se de acordo com o nmero de pacotes transmitidos.

Equipamentos

Modem CSU/DSU: Unidade de Servio de Canal / Unidade de Servio de Dados Servidor de Acesso Adaptador de Terminal lSDN.

Modem: MOdulador de sinais digitais em analgicos e DEModulador de sinais analgicos em digitais. Permite a transmisso de dados em linhas telefnicas de voz.

CSU/DSU: Unidade de Servio de Canal / Unidade de Servio de Dados: um dispositivo que converte os sinais digitais gerados no computador para sinais digitais utilizados no ambiente de comunicao sncrona.

Servidor de Acesso: um equipamento que concentra a conexo de dial/in e dial/out. Recebe todas as ligaes e atende executando a interface com a rede de telefonia e uma rede de computadores.

Adaptador de terminal lSDN: um equipamento que faz a conexo entre o ISDN (BRI Basic Rate Interface) e uma interface para um computador ou terminal.

Servios Para a ligao de redes Wan, ou seja, a ligao remota entre redes ou de uma estao a uma rede, podemos utilizar uma linha comutada (telefnica para voz).

19

Programa CIEE de Educao a Distncia

As empresas oferecem servios especializados para esta ligao, os principais servios so baseados nas tecnologias:

X.25 Frame Relay ISDN ATM ADSL Cable Modem

X.25 um protocolo padro do ITU (International Telecommunication Union) para comunicaes em WAN e normalmente utilizado nas redes de comutao de pacotes das PSTN.

Define como as conexes entre equipamentos de usurios e equipamentos de rede so estabelecidas e mantidas.

Trabalha nas camadas Fsica, Enlace e Rede do Modelo OSI e disciplina a comunicao entre terminais e rede pblica ou privada. Utiliza a tecnologia de comutao de pacotes. O X.25 define a interface DTE/DCE (Data Terminal Equipment/Data Communications Equipment) onde o DTE um computador com interface X.25, um PAD (Packet Assembler/Disassembler) ou gateway para uma Lan. O DCE a rede de dados pblica (PDN Public Data Network).

Frame Relay um protocolo de alto desempenho para Wan que opera nas camadas Fsica e Enlace do Modelo OSI.

20

Programa CIEE de Educao a Distncia

Utiliza a tecnologia de comutao de pacotes. Permite que as estaes dinamicamente dividam o meio fsico e a banda disponvel.

frequentemente descrito como uma verso enxuta do X.25. O Frame Relay define duas categorias gerais de equipamentos:

DTE (Data Terminal Equipament) que so os equipamentos normalmente localizados no ambiente do usurio tais como terminais, PCs e roteadores.

DCE (Data Circuit-terminating Equipment) que so os equipamentos de comutao da rede e so de propriedade das PSTN. Estes que realmente transmitem os dados na rede.

ISDN - Integrated Services Digital Network A Rede Digital de Servios integrados ou ISDN uma tecnologia para digitalizar a rede de telefonia, permitindo a transmisso sobre os fios telefnicos existentes de voz, data, vdeo e msica. Possibilita aplicaes de imagem, vdeo conferncia, transferncia de arquivos em alta velocidade e vrias outras aplicaes que exigem velocidade e qualidade na transmisso de dados.

O ISDN define dois tipos de terminal: TE1 (terminal especializado ISDN) e TE2 (terminal no ISDN). O TE1 ligado atravs de um link de 4 pares. O TE2 conectado atravs de um ISDN TA (Terminal Adapter). Necessita tambm de mais 2 equipamentos para conexo com a rede ISDN: o NT1 Network Type 1 que conecta os 4 pares de fio para os 2 pares convencionais e o NT2 que realiza as funes de camada de Enlace e Rede do modelo OSI e a concentrao de servios.

Existe um equipamento que executa as duas funes e denominado de NT1/2.

21

Programa CIEE de Educao a Distncia

ATM Asynchronous Transfer Mode O ATM uma tecnologia de comunicao baseado na comutao de pacotes, que fornece alta velocidade de transmisso.

Trabalha com pacotes de tamanho fixo com um pequeno cabealho, sendo, portanto denominado de clula. A clula ATM contm um cabealho de 5 bytes e 48 bytes de dados com tamanho total fixo de 53 bytes.

O fato de trabalhar com clulas de tamanho fixo facilita o processamento dos equipamentos de rede para comutar, rotear e mover as clulas. Utiliza buffers com eficincia e reduz o trabalho necessrio para processar os dados que chegam ao destino.

Alm de trabalhar em alta velocidade e utilizar eficientemente a largura da banda, permite o trfego de vrios tipos de informao tais como; dados, voz, vdeo e udio com qualidade de CD. Para isso o ATM possui 3 tipos de alocao de banda:

CBR Constant Bit Rate: que reserva uma faixa da banda para garantir o trfego de voz e vdeo sem interrupes.

VBR Variable Bit Rate: utiliza uma faixa de banda que varia de acordo com a quantidade de dados. Prprio trfego de e-mail com multimdia.

ABR Available Bit Rate: utiliza a faixa de banda disponvel de forma eficiente para a maioria das transmisses de dados.

ATM Asynchronous Transfer Mode O componente principal de uma rede ATM o Switch ATM que executa a comutao e roteamento das clulas. So definidas duas interfaces:

UNI User-Network Interface: que a interface entre a estao do usurio e o switch ATM.

NNI Network-Network Interface: que a interface entre os switches ATM.

22

Programa CIEE de Educao a Distncia

ADSL Asymmetric Digital Subscriber Line O ADSL uma tecnologia que utiliza o cabo telefnico de voz para transportar dados, imagem e vdeo. um servio de banda larga (broadband).

O ADSL mantm o canal de voz da linha telefnica e cria mais dois canais. Um canal de alta velocidade (256Kbps a 8Mbps) para dowstream (transmisso do provedor para o usurio), outro canal de mdia velocidade (16Kbps a 640Kbps) para upstream (transmisso do usurio para o provedor). Como esses trs canais so independentes, podemos utilizar o telefone simultaneamente ao acesso Internet.

Vrias companhias telefnicas oferecem este servio: na Telefnica o Speedy, na Telemar o Velox e na Brasil Telecom o ADSL Turbo. Embora utilize a mesma linha telefnica, o servio no est disponvel para todos os assinantes, porque est limitado a uma distncia mxima de 5 Km do assinante para a Central Telefnica, sendo que para atingir as velocidades maiores a distncia no deve ser superior a 3 Km.

Tambm limitado pela qualidade do cabo telefnico utilizado. O usurio necessita de uma placa de rede no seu micro e deve alugar o modem ADSL, assinar o servio da companhia telefnica e assinar um provedor habilitado para o servio.

Cable Modem O cable modem uma tecnologia que utiliza a rede de TV por assinatura para a transmisso de dados.

Esta rede composta de cabos coaxiais, fibras ticas ou rdio (sem fio). Modula os dados digitais do computador para sinais analgicos para rede e Demodula os sinais analgicos recebidos da rede para dados digitais do computador.

23

Programa CIEE de Educao a Distncia

Define a transmisso do provedor para o usurio como downstream e transmite at a 36Mbps. Define a transmisso do usurio para o provedor como upstream e transmite at 2Mbps.

De acordo com os sistemas de cabo utilizado, temos:

Sistema one way: suporta apenas o dowsnstream (transmisso do provedor para o usurio). O upstream deve utilizar o mtodo convencional com linha telefnica e modem.

Sistema two way: tanto o upstream como o downstream so pelo sistema de cabos da TV.

Cable Modem Para acesso Internet, o usurio deve instalar um cable modem e um spliter, alm de ser assinante de um provedor de banda larga. O spliter recebe os sinais da rede de TV por assinatura e separa os sinais de TV para o Receiver da TV por assinatura e os sinais de dados para o cable modem. O cable modem normalmente externo e ligado ao computador atravs de uma placa de rede e cabo UTP. O usurio pode utilizar a transmisso de dados simultaneamente com a programao da TV por assinatura.

A empresa de TV por assinatura deve possuir um equipamento denominado Cable Modem Termination System que concentra os canais e roteia os dados vindos dos usurios para a rede e vice-versa.

No sistema two way cada usurio utiliza dois canais, um para downstream e outro para upstream.

Cada canal compartilhado por vrios usurios, portanto o desempenho para cada usurio varivel dependendo das condies de trfego no sistema de TV a cabo. A TVA oferece o servio Ajato e a NET o Virtua.

24

Programa CIEE de Educao a Distncia

Resumo Wan uma rede fisicamente distante, conectadas atravs de ligaes fornecidas por empresas de comunicao.

Podemos utilizar linhas comutadas, linhas privadas, T1, rede de pacotes ou rede de comutao de circuitos. Os servios disponibilizados pelas empresas so baseados nas tecnologias principais:

X.25 - rede de comutao de pacotes, trabalhando ao nvel de camada 3 - Rede. Frame-relay - rede de comutao de pacotes, mas como trabalha ao nvel da camada 2 - Enlace, so denominados frames. ISDN - uma rede de telefonia digital permitindo o trfego de voz, dados e vdeo. ATM - uma rede de comutao de pacotes, mas que trabalha com pacotes de tamanho fixo de 53 bytes denominado de clula. Permite o trfego de voz, dados, vdeo com priorizao de trfego. ADSL - uma tecnologia de banda larga que utiliza a rede de telefonia de voz para trafegar dados simultaneamente, sem a necessidade de discagem. O download velocidade de at 8 Mbps e upload at 640Kbps. Mas os servios so oferecidos em velocidades menores devido a qualidade do cabo e da distncia. Cable modem - uma tecnologia de banda larga para utilizar os cabos da TV por assinatura para trafegar dados. O download em velocidade de at 36 Mbps e o upload at 2 Mbps, mas os servios so oferecidos em velocidades menores, porque trabalha com a tecnologia de compartilhamento entre vrios assinantes.

25

Programa CIEE de Educao a Distncia

AULA 4 Introduo A organizao de uma rede, independente do tamanho, imprescindvel para seu bom funcionamento e facilita a manuteno e o entendimento pelos profissionais envolvidos. A rede pode ser subdividida e configurada de maneira que atenda as necessidades e utilize ao mximo os recursos e velocidade disponvel. Obedecer alguns padres mundiais faz-se necessrio para evitar conflitos de endereamentos, entre outros problemas.

Contedo da Aula TCP/IP


Conceito Endereo IP Sub-redes

Objetivos Conceituar o que TCP/IP e entender o endereamento IP, sub-redes e mscaras.

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) O TCP/IP uma pilha de protocolos que se tornou o padro de fato para a comunicao de computadores diferentes com sistemas Unix, Windows e at mainframes.

A padronizao do TCP/IP publicada numa srie de documentos chamados de RFC (Request For Comments). Os RFCs descrevem os trabalhos realizados para a padronizao da Internet, alguns RFCs descrevem os servios de redes ou os protocolos e suas implementaes, outros resumem as polticas de ordem prtica de sua utilizao no mundo Internet.

26

Programa CIEE de Educao a Distncia

Os padres TCP/IP no so desenvolvidos por um comit e sim por consenso. Qualquer pessoa pode submeter um documento para publicao como um RFC.

Os documentos submetidos so revisados por um tcnico expert, uma fora tarefa ou um editor RFC, atravs do IAB (Internet Activities Board) que o comit responsvel para aprovar os padres e gerenciar o processo de publicao.

Possui dois grupos: O IRTF (Internet Research Task Force) responsvel por coordenar todos os projetos de pesquisa relacionados com o TCP/IP e o IETF (Internet Engineering Task Force) que se preocupa com a resoluo de problemas ocorridos na Internet.

O TCP/IP e o Modelo ISO/OSI O TCP/IP organizado em 4 camadas: Camada de Interface de Rede, Internet, Transporte e Aplicao.

A Camada de Interface de Rede a camada mais baixa, equivalente s camadas Fsica e Enlace do modelo OSI, sendo responsvel por colocar e retirar os dados no meio fsico.

A Camada Internet a camada equivalente camada Rede do modelo OSI, sendo responsvel pelo endereamento, empacotamento e roteamento dos dados. So definidos 3 protocolos:

IP Internet Protocol: executa o endereamento e roteamento de pacotes entre hosts e redes.

ARP Adress Resolution Protocol: executa a resoluo de endereos de hardware de hosts localizados na mesma rede fsica para obter o endereo do host de destino.

ICMP Internet Control Message Protocol: envia mensagens e relata os erros relacionados entrega de pacotes.

27

Programa CIEE de Educao a Distncia

O TCP/IP e o Modelo ISO/OSI A Camada de Transporte a camada equivalente camada Transporte do modelo OSI, sendo responsvel pela comunicao entre dois hosts. So definidos 2 protocolos:

TCP Transmission Control Protocol: executa a comunicao segura e confivel. indicado para aplicativos que transmitem grandes quantidades de dados de uma s vez ou que exigem confirmao para os dados recebidos. Fornece o servio de liberao de pacotes orientado conexo, ou seja, estabelece a conexo antes de transmitir.

UDP User Datagram Protocol: executa uma comunicao sem conexo e no garante a entrega do pacote. indicado para aplicativos que transmitem pequenas quantidades de dados de uma s vez. O aplicativo deve ter rotinas de confirmao de recebimento dos dados.

A Camada de Aplicativo a camada equivalente s camadas Sesso, Apresentao e Aplicao do modelo OSI, sendo responsvel pelo acesso do aplicativo rede. Possui dois tipos de interfaces:

Sockets: oferece uma interface da programao de aplicativos que padronizada para os diversos sistemas operacionais.

NetBIOS: proporciona uma interface de programao para os protocolos que suportam a conveno de nomes NetBIOS para endereamento.

Endereo IP O endereamento IP um esquema para identificar um host TCP/IP, o termo host refere-se a qualquer parte de hardware que pode ser endereada (Ex: servidor, roteador). Um host TCP/IP dentro de uma LAN identificado por um endereo que deve ser nico dentro de um formato padro.

Um endereo IP possui 32 bits, composto de 4 campos de 8 bits. Cada campo separado por ponto e pode representar um nmero decimal de 0 a 255. Ex: 125.32.17.7 um endereo IP.

28

Programa CIEE de Educao a Distncia

Um endereo IP constitudo de duas partes:

O endereo da rede chamado de Net Id: o Net Id identifica uma determinada rede ou sub-rede e todos os computadores desta rede devero ter o mesmo Net Id.

O endereo do host chamado de Host Id: o Host Id identifica uma estao, servidor ou roteador dentro de uma rede, o endereo para cada host deve ser nico dentro da rede.

Endereo IP A comunidade de Internet definiu 5 classes de endereo IP para acomodar redes de diferentes tamanhos.

As classes de endereo definem os campos utilizados para Net Id e Host Id e so classificadas em A, B, C, D e E. Apenas as trs primeiras classes esto disponveis para uso comercial.

Classe A B C

Bits Esq. 0 10

Formato

Tamanho

Menor

Maior

Organizao Endereo Endereo 1.0.0.0 126.0.0.0

R.H.H.H Grande R.R.H.H Mdia

128.1.0.0 191.254.0.0 192.0.1.0 223.255.254.0

110 R.R.R.H Pequena

29

Programa CIEE de Educao a Distncia

R = Rede H = Host

Exemplo: Endereo 1.128.255.7 00000001.10000000.11111111.00000111 em binrio bit esquerda = 0 Classe A NetId = 1 HostId = 128.255.7

Endereo 190.250.7.127 10111110.11111010.00000111.01111111 em binrio bits esquerda = 10 Classe B NetId = 190.250 HostId = 7.127

Endereo 200.150.255.100 11001000.10010110.11111111.01100100 em binrio bits esquerda = 110 Classe C NetId = 200.150.255 HostId = 100

Sub-Redes Em 1985 foi definido um procedimento padro para dividir um nmero de rede das classes A, B ou C em peas menores denominadas Sub-redes, atravs do RFC 950. O conceito de sub-rede foi introduzido para solucionar dois problemas:

30

Programa CIEE de Educao a Distncia

a tabela de roteamento da Internet estava comeando a crescer. os administradores locais tinham que requisitar outro nmero de rede antes de instalar uma nova rede em seu site.

A soluo proposta foi de adicionar mais um nvel na estrutura de endereamento, dividindo o nmero do host em nmero de sub-rede e nmero do host.

A sub-rede diminui o crescimento da tabela de roteamento da Internet, porque define que a estrutura de sub-rede no deve ser visvel fora da organizao.

O roteamento da Internet para qualquer sub-rede de um endereo IP o mesmo, ou seja, todas as sub-redes dentro da organizao so associadas a uma nica entrada na tabela de roteamento da Internet.

A organizao assume um nmero de rede do endereamento IP e internamente divide em sub-redes que no so visveis fora da organizao, portanto o administrador local fica livre para criar sub-redes, limitado pelo intervalo disponvel.

Endereo de Sub-Redes Uma rede IP pode ser dividida em sub-redes para aumentar a flexibilidade, melhor uso de endereos de rede e capacitar o controle do trfego de broadcast (que no cruza um roteador).

Uma sub-rede est sob a administrao local e vista pelo mundo externo organizao apenas como uma nica rede, sem os detalhes da estrutura interna da organizao.

31

Programa CIEE de Educao a Distncia

Um endereo de rede pode ser quebrado em muitas sub-redes. Por exemplo: 132.7.32.0, 132.7.64.0, 132.7.96.0, 132.7.128.0, 132.7.160.0, 132.7.192.0 e

132.7.224.0 so todos sub-redes dentro da rede 130.7.0.0. (Se o endereo tiver o Host Id preenchido por zeros, especifica a rede inteira).

Endereo de Sub-Redes Como podemos utilizar a classe C que tem o formato RRRRRRRR RRRRRRRR RRRRRRRR HHHHHHHH 1. Os "R" (Network ID) so transformados em 1 binrio: 11111111 11111111 11111111 HHHHHHHH 2. Dos 8 bits do Host ID, dois podem ser utilizados para sub-redes: 11111111 11111111 11111111 ssHHHHHH 3. Os "s" (Sub-rede) so transformados em 1 binrio: 11111111 11111111 11111111 11HHHHHH 4. Os "H" (Host ID) so transformados em 0 binrio: 11111111 11111111 11111111 11000000 5. Convertendo para decimal temos a mscara de sub-rede: 255 . 255 . 255 . 192

Extended Network Prefix Lenght Os padres atuais que descrevem os protocolos de roteamento referem-se ao Extended Network Prefix Length ao invs da mscara de sub-rede.

O prefix lenght igual ao nmero de 1's contiguous na mscara de sub-rede. Ou seja, o endereo de rede 130.7.7.10 com a mscara de sub-rede 255.255.255.0 pode ser expresso como 130.7.7.10/24.

Esta notao mais compacta e mais fcil de entender que a utilizao da mscara de sub-rede.

32

Programa CIEE de Educao a Distncia

Exemplo de sub-rede Uma organizao tem assumido o nmero de rede 197.3.7.0/24. Como a responsabilidade de definir as sub-redes do administrador local, verificou-se que eram necessrias 6 sub-redes e que a maior sub-rede teria 25 hosts.

Vamos estudar os seguintes passos: 1. definir a mscara de sub-rede/Extended Prefix Length. 2. definir cada nmero de sub-rede. 3. definir o endereo de host para cada sub-rede. 4. definir o endereo de broadcast para cada sub-rede.

1. Definir a mscara de Sub-rede/Extended Prefix Lenght O Primeiro passo determinar o nmero de bits necessrios para definir 6 sub-redes.

Se utilizarmos 2 bits podemos definir 4 sub-redes e se utilizarmos 3 bits podemos definir 8 sub-redes, portanto devemos utilizar 3 bits para definir as 6 sub-redes, duas no sero utilizadas e estaro reservadas para crescimento futuro.

Net ID 11000001.00000011.00000111.

Host id 00000000 Sub-rede 000 Host id 00000000 Host id 00000

Net ID 11000001.00000011.00000111.

11000001.00000011.00000111.

111

33

Programa CIEE de Educao a Distncia

2. Definir cada nmero de sub-rede As oito sub-redes sero numeradas de 0 a 7 esto listadas abaixo: Rede Bsica 11000101.00000011.00000111.00000000 Sub-redes: #0 11000101.00000011.00000111.00000000 = 197.3.7.0

#1 11000101.00000011.00000111.00100000 = 197.3.7.16

#2 11000101.00000011.00000111.01000000 = 197.3.7.32

#3 11000101.00000011.00000111.01100000 = 197.3.7.48

#4 11000101.00000011.00000111.10000000 = 197.3.7.64

#5 11000101.00000011.00000111.10100000 = 197.3.7.80

#6 11000101.00000011.00000111.11000000 = 197.3.7.96

#7 11000101.00000011.00000111.11100000 = 197.3.7.108

3. Definir os endereos host para cada Sub-rede O Campo de nmero do host no pode conter somente 1s ou zeros. Se for todos 1s representa o endereo de broadcast e se for todos zeros identifica a rede bsica (ou Sub-redes). No nosso exemplo temos 5 bits para nmero do host para cada uma das sub-redes, portanto temos 30 endereos de host. Os 32 possveis menos os dois especiais (todos zeros e todos 1s).

Sub-rede #2 11000101.00000011.00000111.01000000 #1 11000101.00000011.00000111.01000001 =197.3.7.65 #2 11000101.00000011.00000111.01000010 =197.3.7.66

34

Programa CIEE de Educao a Distncia

#3 11000101.00000011.00000111.01000011 =197.3.7.67 #4 11000101.00000011.00000111.01000100 =197.3.7.68 #5 11000101.00000011.00000111.01000101 =197.3.7.69 #6 11000101.00000011.00000111.01000110 =197.3.7.70 #7 11000101.00000011.00000111.01000111 =197.3.7.71 #27 11000101.00000011.00000111.01011011 =197.3.7.91 #28 11000101.00000011.00000111.01011100 =197.3.7.92 #29 11000101.00000011.00000111.01011101 =197.3.7.93 #30 11000101.00000011.00000111.01011110 =197.3.7.94

4. Definir os endereos host para cada Sub-rede O endereo de broadcast definido preenchendo o campo nmero do host com 1's. Temos 7 sub-redes: #0 11000101.00000011.00000111.00000000 =197.3.7.31 #1 11000101.00000011.00000111.00000000 =197.3.7.63 #2 11000101.00000011.00000111.00000000 =197.3.7.95 #3 11000101.00000011.00000111.00000000 =197.3.7.127 #4 11000101.00000011.00000111.00000000 =197.3.7.159 #5 11000101.00000011.00000111.00000000 =197.3.7.191 #6 11000101.00000011.00000111.00000000 =197.3.7.223 #7 11000101.00000011.00000111.00000000 =197.3.7.255 Note que o endereo de broadcast de uma sub-rede #n igual ao endereo base da Sub-rede #n+1 menos 1. Sub - Rede end. Base end. Broadcast 0 1 2 3 4 197.3.7.0 197.3.7.31

197.3.7.32 197.3.7.63 197.3.7.64 197.3.7.95 197.3.7.96 197.3.7.127 197.3.7.128 197.3.7.159

35

Programa CIEE de Educao a Distncia

5 6 7

197.3.7.160 197.3.7.191 197.3.7.192 197.3.7.223 197.3.7.224 197.3.7.255

Resumo O TCP/IP a pilha de protocolos padro para a comunicao entre computadores inclusive na Internet.

Possui apenas 4 camadas: Camada de Interface de Rede, Internet, Transporte e Aplicao.

Define um sistema de endereamento de 4 bytes que so divididos em endereo de rede (Net ID) e endereo de host (Host ID). Comercialmente temos 3 classes: classe A com o bit mais a esquerda igual a 0 com 7 bits para Net ID e 24 bits para Host ID. classe B com os dois bits mais a esquerda igual a 10 com 14 bits para Net ID e 16 bits para Host ID. classe C com os trs bits mais a esquerda igual a 110 com 21 bits para Net ID e 8 bits para Host ID.

A sub-rede foi definida para melhorar a alocao dos endereos IP, divide o Host ID em dois campos: Sub-rede e Host, de tal forma que uma empresa com apenas um endereo IP consegue definir vrias sub-redes internas cuja estrutura no visvel fora da empresa.

Para especificar quantos bits so utilizados para sub-rede utilizamos a mscara de subrede que o endereo IP onde todos os bits de Net ID e de subnet so 1s. Tambm podemos utilizar a notao de Extend Network Prefix Lenght, colocando o endereo IP seguido de / e o nmero de bits do Net ID e subnet.

36

Programa CIEE de Educao a Distncia

REFERNCIAS

Todo material foi desenvolvido e compartilhado com a Fundao Bradesco.

37

Вам также может понравиться