Вы находитесь на странице: 1из 2

DNA e RNA

Substncias qumicas das quais so feitos os genes. Verifica-se isso pelo fato de essas molculas estarem envolvidas na transmisso dos caracteres hereditrios e na produo de protenas. Estas ltimas so os principais compostos constituintes dos seres vivos e esto em produo constante pelas clulas sob ordem dos genes. Ou seja, do DNA e do RNA, siglas que em ingls significam, respectivamente, cido desoxirribonuclico e cido ribonuclico. De maneira geral, se diz que so cidos nuclicos e tambm se podem cham-los pela sigla em portugus ADN e ARN. De acordo com a moderna biologia, com exceo dos retrovrus, o DNA produz RNA, que, por sua vez, produz protena. DNA - O cido desoxirribonuclico uma molcula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hlice. Essas cadeias so constitudas de um acar, chamado desoxirribose, um grupo fosfato e quatro bases nitrogenadas, chamadas T ou timina, A ou adenina, C ou citosina e G ou guanina. O fato de o DNA ter a forma de duas hlices, enroladas uma na outra, um fator essencial na sua replicao, isto , a sua reproduo, gerando uma nova molcula de DNA enquanto ocorre a diviso celular. Durante a replicao, as duas hlices se desenrolam uma da outra e cada uma delas serve de molde para fazer duas novas. RNA - O cido ribonuclico (RNA) uma molcula tambm formada por um acar (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (U ou uracila, A ou adenina, C ou citosina e G ou guanina). Um grupo reunindo um acar, um fosfato e uma base um "nucleotdeo". REPLICAO OU DUPLICAO A duplicao controlada por vrias enzimas que promovem o afastamento dos fios unem os nucleotdeos novos e corrigem os erros. Esse processo ocorre em vrias partes da molcula e nos 2 sentidos. Esse processo considerado semiconservativo porque conserva metade da molcula-me.

A enzima especfica, a DNA-polimerase quebra das pontes de hidrognio dando origem a separao das duas cadeias. Ao mesmo tempo, cada cadeia vai formando a sua cadeia complementar atravs do encadeamento de novos nucleotdeos. O resultado a formao de duas novas cadeias.
RNA OU ARN - O Grande Auxiliar do DNA na Transcrio

A composio qumica do RNA bastante semelhante do DNA. Os nucleotdeos diferem em dois aspectos: a pentose (ribose) e a base pirimdica (timina substituda por uracila). O RNA constitudo por uma nica cadeia de nucleotdeos, no existindo as relaes de igualdade entre bases pricas e pirimdicas. Quando uma clula no vai se reproduzir e o DNA no ir se autoduplicar, os genes necessrios a esta clula devero entrar em funcionamento. Entretanto, os genes

(pedaos do DNA) no agem diretamente na determinao das caractersticas genticas. Atuam, orientando a produo de protenas. Estas que daro as caractersticas. Como ocorre isso? Estas que daro as molculas denominadas RNA, produzidas por transcrio (cpia) do DNA.
TRANSCRIO

o processo atravs do qual o DNA serve de molde para a sntese do RNA. Apenas uma cadeia de DNA usada no processo, ativado pela enzima RNA-polimerase. O DNA comanda todas as reaes qumicas, mas no de maneira direta, pois grande parte das reaes qumicas ocorre no citoplasma. Portanto, ao produzir o RNA estar transmitindo todas as informaes necessrias para a produo de enzimas que atuaro nas reaes qumicas da clula.

Вам также может понравиться