Вы находитесь на странице: 1из 2

ESTUDO DE CASO

Eficincia Energtica em Motores Eltricos


CARACTERSTICAS DA EMPRESA Nome: SADIA Ramo de atividade: Alimentcio Localizao: Dois Vizinhos PR OBJETIVO Substituio de motores eltricos antigos por motores novos com a recuperao do investimento atravs dos ganhos de eficincia energtica. Os motores antigos (classe standard) possuem rendimentos inferiores aos motores eltricos de alto rendimento. As substituies nestes casos representam uma das aes em Eficincia Energtica mais representativas para aplicao na indstria, com uma destacada economia de energia eltrica. METODOLOGIA Para selecionar os motores que representam potencial economia na substituio necessrio conhecer as caractersticas de funcionamento no regime de operao e as especificaes tcnicas dos equipamentos, implicando tambm no conhecimento do processo referente ao que ocorre no equipamento. A metodologia utilizada pela WEG ordenada por cinco etapas para encontrar desvios e solues quanto s oportunidades em economia de energia: Etapa 1 Anlise dos dados e definio dos motores potencialmente ineficientes; Etapa 2 Viso geral dos processos; Etapa 3 Diagnstico das condies operacionais; Etapa 4 Substituio dos motores; Etapa 5 Medies para a avaliao de resultados; APLICAO DO PROJETO Visualizou assim, o grande potencial na troca do motor do sistema de exausto da turbina Kopper da fbrica de raes, substituindo o atual motor antigo (Standard) por um motor de Alto Rendimento.

Especificao Tcnica Potncia do Motor (cv) Rotao (RPM) Acionamento Tenso (V) Acoplamento

Motor Standard (Antigo) 40 1770 Estrela/Tringulo 380 Polia/Correia

Motor Alto Rendimento (Novo) 40 1770 Estrela/Tringulo 380 Polia/Correia

Tab. 1 Especificao dos motores

WMO029.00 - Nov/2010

ESTUDO DE CASO
MEDIES E RESULTADOS Na Etapa 5 so realizadas as medies para avaliao dos resultados das projees do estudo para comparao com os valores anteriores. Estes resultados so mostrados a seguir:

Medio de Potncia consumida

Medio de Potncia consumida

33 kW

29,9 kW Graf. 2 Medio Motor Alto Rendimento

Graf. 1 Medio Motor Standard

Fig. 1 - Motor Alto Rendimento


Indicadores Custo unitrio (R$/kWh) (Valor mdio Fora de Ponta e na Ponta) Horas de operao / ano kWh mdio consumido Consumo anual (kWh) Reduo no (kWh/ano) consumo de energia eltrica 33 261.360 24.552 9,4 Motor Standard (Antigo) 0,197 7.920 29,9 236.808 Motor Alto Rendimento (Novo)

Economia de energia eltrica (%) Retorno sobre o Investimento (ROI)

10 Meses

CONCLUSO A troca do motor antigo (Standard) por um motor de Alto Rendimento proporcionou uma reduo de 9,4% no consumo de energia eltrica deste motor e uma economia de R$ 4.836,54/ano, obtendo assim, um retorno em 10 Meses do investimento aplicado. Alm de ganhos como reduo na demanda, garantia da eficincia no uso adequado da energia, disseminao do conceito da importncia da aplicao de motores de maior eficincia (Alto Rendimento) e comprovando a real viabilidade na aplicao do projeto de eficincia energtica em motores eltricos.
WMO029.00 - Nov/2010

Вам также может понравиться