Вы находитесь на странице: 1из 8

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCATIVAS

NVEL SUPERIOR
Assistente Social, Enfermeiro, Farmacutico, Mdico (Clnica Mdica, Psiquiatria, Ginecologia, Pediatria, Trabalho), Nutricionista, Pedagogo, Psiclogo e Odontlogo

Data: 21/10/2007 Durao: 3 horas


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 40 (quarenta) questes da Prova Objetiva, sem repetio ou falha, assim distribudas:

Turno: Manh

Portugus 01 a 10

Conhecimentos Especficos 11 a 40

b) Um CARTO DE RESPOSTAS destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO DE RESPOSTAS. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO DE RESPOSTAS, com caneta esferogrfica de tinta na cor AZUL ou PRETA. 04 - No CARTO DE RESPOSTAS, a marcao da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao interno do quadrado, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo:

05 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente questo proposta. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 06 - SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) Utilizar, durante a realizao das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o CARTO DE RESPOSTAS. Obs.: Por motivo de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora a partir do incio da prova e somente poder levar o Caderno de Questes faltanto UMA HORA PARA O TRMINO DAS PROVAS. 07 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO DE RESPOSTAS. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Prova NO SERO LEVADOS EM CONTA.

www.fesp.rj.gov.br

FESP-RJ Escola de Governo

Realizao:

concurso@fesp.rj.gov.br

www.pciconcursos.com.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS

NVEL SUPERIOR

PORTUGUS
LEIA O TEXTO
ABAIXO E RESPONDA S QUESTES DE N

01 A 10.

A PSICOLOGIA MAL-ENTENDIDA

Os psiclogos tm tido bastante trabalho para corrigir uma das maiores distores que o uso popular fez das teorias psicolgicas: a de que no se deve frustrar a criana para que ela no fique traumatizada. No existe teoria cientificamente validada que recomende a falta de limites como mtodo de criar filhos sem problemas. 5 So nebulosas as origens desse erro de interpretao: remontam dcada de 60, com as experincias de Summerhill, a onda da liberao sexual e do movimento hippie. No Brasil, a revolta contra o autoritarismo no s da famlia patriarcal como tambm do regime ditatorial o horror represso e censura ( proibido proibir), entre outros fatores, acrescentaram outras pinceladas a esse quadro que, segundo o ditado, fez com que muitas famlias acabassem por jogar fora o 10 beb junto com a gua do banho. Temendo serem vistos como castradores, repressivos e autoritrios, muitos pais deixaram de exercer a autoridade parental e tornaram-se permissivos, inaugurando a era da infantocracia que tem tido resultados desastrosos, porque no consegue transmitir os valores bsicos do convvio: respeito, considerao, generosidade, solidariedade, responsabilidade. 15 grande tambm a confuso de conceitos: estimular a liberdade e a espontaneidade para expressar o que se sente no significa tolerar grosseria nem falta de educao; encorajar a expresso da raiva no significa aceitar todas as suas manifestaes (como, por exemplo, xingar), combater a violncia domstica (dar surras) no significa deixar de disciplinar utilizando as conseqncias cabveis quando crianas e jovens se conduzem de modo inadequado ou abusivo. 20 As principais conseqncias de ser criado com falta de limites so: falta de controle da impulsividade, dificuldade de controlar a raiva, pouca tolerncia frustrao, incapacidade de esperar para conseguir o que quer, tirania, egocentrismo, dificuldade de perceber que os outros tambm tm direitos e desejos. Isso resulta em vrios distrbios de conduta e, sobretudo, na sensao de vazio e de insatisfao (quanto mais tem, mais quer). O uso de drogas e outras formas de consumo compulsivo so tentativas de 25 preencher, inutilmente, esse vazio. Educar com amor e sensibilidade significa respeitar os direitos da criana: de receber amor, carinho e bons cuidados para crescer construindo a noo de cidadania (com direitos e deveres); de receber orientao firme e clara sobre o que permitido e proibido; de desenvolver habilidades e competncias; de canalizar sua habilidade para fins construtivos, tais como assertividade e persistncia para enfrentar os desafios e os obs30 tculos da vida (medida essencial para a preveno da violncia) Limites colocados com firmeza e serenidade so expresses de amor e de cuidado que estimulam crianas e jovens a se desenvolverem plenamente como pessoas capazes de dar contribuies positivas para a sociedade. o que diz a psicologia. (Maria Thereza Maldonado O Globo, 24 de abril de 2003, com adaptaes)

FESP-RJ Escola de Governo

2
www.pciconcursos.com.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 01. De acordo com o contexto, o dito popular jogar fora o beb junto com a gua do banho (L.9/10) est exemplificado em: A) ...remontam dcada de 60, com as experincias de Summerhill, a onda da liberao sexual e do movimento hippie. (L.5/6) B) No Brasil, a revolta contra o autoritarismo no s da famlia patriarcal como tambm do regime ditatorial... (L.7/8) C)Temendo serem vistos como castradores, repressivos e autoritrios, muitos pais deixaram de exercer a autoridade parental e tornaram-se permissivos... (L.11/12) D) ...canalizar sua habilidade para fins construtivos, tais como assertividade e persistncia para enfrentar os desafios e os obstculos da vida (L.28/29/30) E) Limites colocados com firmeza e serenidade so expresses de amor e de cuidado que estimulam crianas e jovens a se desenvolverem plenamente... (L.31/32) 02. O erro de interpretao (L.5) refere-se: A) ao uso popular das experincias feitas nos anos 60 B) s origens das distores C) aos estudos cientficos das teorias educacionais D) aos resultados desastrosos das teorias educacionais E) s distores das teorias psicolgicas feitas pelo povo 03. A psicologia mal-entendida o par de adjetivos que apresenta grafia correta : A) malconduzida / mal-fadada B) mal-conceituada / mal-explicada C) mal-empregada / mal-parada D) malsucedida / mal-aplicada E) malfazeja / mal-cuidada 04. ...para corrigir uma das maiores distores que o uso popular fez das teorias psicolgicas... (L.1/2) este segmento pode ser corretamente reescrito, sem prejuzo de significado, do seguinte modo: A) ...para corrigir uma das maiores distores em que se fez do uso popular das teorias psicolgicas... B) ...para corrigir uma das maiores distores que foram feitas pelo uso popular das teorias psicolgicas... C) ...para corrigir uma das maiores distores de que foi feita pelo uso popular das teorias psicolgicas... D) ...para corrigir uma das maiores distores para que tem sido feitas pelo uso popular das teorias psicolgicas... E) ...para corrigir uma das maiores distores em que est sendo feita pelo uso popular das teorias psicolgicas...

NVEL SUPERIOR 05. O segmento No Brasil, a revolta contra o autoritarismo no s da famlia patriarcal como tambm do regime ditatorial... (L.7/8) pode ser reescrito, com a regncia verbal correta, do seguinte modo: A) No Brasil, a revolta contra o autoritarismo do qual se caracterizou no s a famlia patriarcal como tambm o regime ditatorial... B) No Brasil, a revolta contra o autoritarismo no qual se rebelou no s a famlia patriarcal como tambm do regime ditatorial... C) No Brasil, a revolta contra o autoritarismo sobre o qual se desenvolveu no s a famlia patriarcal como tambm do regime ditatorial... D) No Brasil, a revolta contra o autoritarismo do qual se nutriu no s a famlia patriarcal como tambm o regime ditatorial... E) No Brasil, a revolta contra o autoritarismo pelo qual ensejou no s a famlia patriarcal como tambm o regime ditatorial... 06. Leia a frase abaixo. As expresses de amor estimulam crianas e jovens a se desenvolverem. Substituindo-se corretamente a expresso sublinhada por um pronome, resulta: A) As expresses de amor estimulam-nos a se desenvolverem. B) As expresses de amor estimulam-os a se desenvolverem. C) As expresses de amor estimulam-lhes a se desenvolverem. D) As expresses de amor estimulam eles a desenvolverem-se. E) As expresses de amor estimulam a eles a se desenvolverem. 07. Em ...no s da famlia patriarcal como tambm do regime ditatorial...(L.7/8), a estrutura no s...como tambm equivale conjuno: A) mas B) e C) ou D) pois E) logo

FESP-RJ Escola de Governo

3
www.pciconcursos.com.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 08. Os psiclogos tm tido bastante trabalho... (L.1) a palavra em destaque deve ser flexionada no plural na frase: A) Crianas so curiosas em relao aos fatos da vida. B) Certas crianas so desenvolvidas para discernirem o certo do errado. C) Os pais conseguem resultados ao colocarem limites para seus filhos. D) As origens das distores no so conhecidas. E) Todos conhecemos os limites que devem ser impostos.

NVEL SUPERIOR 09. O acento indicativo de crase no deve ser usado, ao se substituir o verbo sublinhado no segmento ...remonta dcada de 60... (L.5) pelo verbo: A) referir-se B) remeter C) aludir D) apontar E) aplicar-se 10.De acordo com o contexto, so consideradas antnimas as palavras: A) autoritarismo X permissividade B) frustrao X trauma C) patriarcalismo X ditadura D) represso X censura E) liberdade X espontaneidade

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
CONSIDERE O DECRETO 2.479/1979 E STATUTO DOS FUNPBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E RESPONDA S QUESTES DE N 11 A 13.
CIONRIOS

13. De acordo com o artigo 57, um funcionrio estvel poder ser readaptado ex officio ou a pedido em funo mais compatvel, por motivo de: A) sade ou comprovada inaptido para o cargo B) comprovada inaptido para o cargo ou vacncia de cargo de maior provento C) formao escolar acima da exigida para o cargo que ocupa e transferncia de local de trabalho D) sade ou incapacidade fsica

11. O artigo 79 relaciona algumas situaes de afastamento durante as quais o funcionrio ser considerado em efetivo exerccio. Uma dessas situaes : A) suspenso preventiva, ainda que condenado afinal B) priso por condenao C) convocao para atuar em jri D) necessidade de mudana de residncia, por um perodo de trs dias E) faltas por doena comprovada, at o mximo de sete durante o ms 12. O captulo V trata das penalidades a que esto sujeitos os funcionrios, em funo de infraes cometidas. Sobre a pena de repreenso, o Estatuto dispe que: A) ser aplicada por escrito, em caso, por exemplo, de desobedincia B) poder determinar a suspenso do funcionrio por at trinta dias C) ser aplicada verbalmente, em caso de reincidncia especfica em falta grave D) ser aplicada pela chefia imediata, em caso de desrespeito a proibies estabelecidas no Estatuto E) acarretar a perda de vantagens e direitos, dependendo da gravidade da infrao

E) incapacidade fsica ou vacncia de cargo de maior provento 14. O habeas corpus uma figura de direito que tem por pressuposto garantir a liberdade de ir e vir da pessoa contra atos ilegais ou arbitrrios do coator. O habeas corpus surgiu: A) na Alemanha B) nos Estados Unidos da Amrica C) na Frana D) no Brasil E) na Inglaterra 15. O habeas corpus tem como fonte constitucional o artigo 5, LXVIII da Constituio Federal. Quando o ato que causa constrangimento pessoa j ocorreu, o instrumento a ser utilizado o habeas corpus : A) preventivo B) necessrio C) protetor D) repressivo E) compulsrio

FESP-RJ Escola de Governo

4
www.pciconcursos.com.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 16. O habeas data constitui instrumento jurdico constitucional, que visa a garantir o acesso da pessoa a informaes sobre si mesma. Esse instrumento surgiu no direito brasileiro na constituio de : A) 1891 B) 1988 C) 1937 D) 1934 E) 1946 17. O habeas data, dentre outros aspectos, visa a proteger a pessoa contra o registro de dados sensveis. Um exemplo de dado sensvel : A) data de nascimento B) nome do cnjuge C) orientao sexual D) nvel de escolaridade E) ocupao profissional 18. Os atos e provimentos administrativos devero ser expresso da vontade do Estado, e no da veleidade, do capricho ou da arbitrariedade do funcionrio. Esta afirmativa traduz o princpio constitucional da administrao pblica denominado: A) impessoalidade B) moralidade C) legalidade D) publicidade E) previsibilidade 19. O mandado de injuno constitui instrumento jurdico que viabiliza o exerccio de direitos e liberdades constitucionais. Um dos seus pressupostos bsicos : A) o direito de acesso informao B) o direito de recorrer contra ato jurdico C) a ausncia de norma regulamentadora D) o direito a conquistas sociais E) a existncia de regras claras e precisas 20. No artigo 37 da Constituio Federal de 1988, esto definidos princpios que devem reger a administrao pblica. Um desses princpios a: A) autonomia B) eficincia C) livre iniciativa D) lealdade E) dedicao 21. A ao popular uma garantia de nvel constitucional, que tem por objetivo proteger, dentre outros aspectos: A) o patrimnio cultural B) o acesso educao C) o direito ao trabalho D) o direito propriedade E) o direito ao recurso

NVEL SUPERIOR 22. A ao civil pblica o instrumento jurdico adequado proteo dos interesses coletivos e difusos. correto afirmar que a natureza dos direitos difusos : A) a titularidade certa B) a divisibilidade C) a transindividualidade D) a autonomia E) o seu carter pessoal 23. A responsabilidade civil a imputao , ao servidor pblico, da obrigao de reparar o dano que tenha causado administrao ou a terceiro. No caso de ressarcimento ao errio, em virtude de dano, o procedimento: A) ser necessariamente ex offcio B) implicar a penhora imediata do salrio do servidor C) ser feito atravs de desconto em folha, independentemente da concordncia do servidor D) acarretar a suspenso do salrio do servidor at que o dbito seja quitado E) poder admitir o pagamento parcelado do dbito 24. Buscando garantir o amplo acesso ao habeas corpus, o legislador definiu que esse instrumento jurdico ser: A) gratuito, em qualquer hiptese B) recebido todos os dias, das seis s vinte e quatro horas C) cobrado, no valor de um porcento do salrio mnimo nacional D) recebido todos os dias, exceto aos domingos E) cobrado, no valor de dois porcento do salrio mnimo nacional 25. A publicidade, que um princpio constitucional da administrao pblica, pode ser reclamada atravs do seguinte instrumento: A) mandado de injuno B) instruo C) embargo D) delegao E) certido

FESP-RJ Escola de Governo

5
www.pciconcursos.com.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 26. Maria de Ftima Firmo destaca que a criao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e a conseqente revogao do Cdigo de Menores, vigente desde 1979, representou o ponto de partida para uma profunda modificao no campo das polticas pblicas para a infncia e a juventude. Um aspecto que ilustra corretamente as diferenas entre o ECA e o Cdigo de Menores : A) O ECA estabelece que a mquina estatal deve atuar tambm antes que crianas e adolescentes estejam em situao irregular, e no apenas quando a irregularidade se configure. B) O antigo Cdigo de Menores defendia a proteo integral da criana e do adolescente, no concentrando suas aes apenas no atendimento aos casos de irregularidades. C) O ECA concentra sua ateno no papel do Estado em relao a crianas e adolescentes em situao irregular, priorizando a normatizao das medidas aplicadas pelo Poder Judicirio. D) O antigo Cdigo de Menores reconhecia a criana e o adolescente como sujeitos de todos os direitos fundamentais da pessoa humana, que deveriam ser preservados nos mbitos estatal, familiar e social. E) O ECA prope uma maior racionalizao de investimentos, determinando que o Estado deve concentrar suas aes no atendimento e na proteo de crianas e adolescentes entre sete e dezoito anos. 27. Dentre as diretrizes da poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente, listadas no artigo 88 do ECA, esto a criao e manuteno de programas especficos, e a manuteno de fundos municipais, estaduais e nacional vinculados aos respectivos conselhos dos direitos da criana e do adolescente. Essas duas diretrizes caracterizam, respectivamente, os seguintes princpios defendidos pelo ECA para a poltica de atendimento: A) desconcentrao e privatizao B) impugnao e participao C) focalizao e sustentao D) centralizao e mobilizao E) legalidade e punibilidade 28. O ECA estabelece uma clara distino entre as medidas especficas de proteo e as medidas socioeducativas, definindo suas caractersticas e condies de aplicao. Em relao s medidas socioeducativas, pode-se afirmar que: A) podem ser executadas pelos Conselhos Tutelares, destinadas a crianas e adolescentes cujos direitos forem ameaados B) so da competncia exclusiva dos Conselhos de Direitos, podendo ser aplicadas somente em crianas infratoras C) so da competncia dos Juzes da Infncia e da Juventude, destinadas somente a crianas em situao de risco social D) podem ser executadas pelo poder pblico municipal, sendo aplicadas em caso de ato infracional atribudo a crianas e adolescentes E) so aplicadas pela Justia da Infncia e da Juventude, destinadas somente a adolescentes que tenham praticado ato infracional

NVEL SUPERIOR 29. Em seu artigo 28, o ECA dispe que a colocao em famlia substituta pode ocorrer mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana ou adolescente. Uma determinao do Estatuto que distingue esses trs institutos de colocao em famlia substituta : A) a guarda pode ser revogada, mas a tutela e a adoo so irreversveis B) a adoo irrevogvel, podendo ocorrer revogao da guarda e destituio da tutela C) a guarda no poder ser revogada, ainda que a adoo e a tutela sejam anuladas D) apenas a adoo admite revogao, para atender aos interesses da criana ou adolescente E) apenas a tutela irreversvel, podendo ocorrer a revogao da adoo e da guarda 30. Uma pessoa com menos de dezoito anos de idade participa de um assalto seguido de morte. Considerandose o disposto no Cdigo Penal e no ECA, o ato praticado receber o seguinte tratamento: A) se adolescente ato infracional, sujeito a pena e a medidas de proteo B) se criana ato transgressor, sujeito apenas a medidas socioeducativas C) se adolescente ato infracional, sujeito a medidas de proteo e socioeducativas D) se criana ou adolescente ato criminoso, sujeito apenas a medidas de proteo E) se adolescente crime, sujeito a pena e a medidas socioeducativas 31. O artigo 136 do ECA trata das atribuies do Conselho Tutelar. O inciso IV desse artigo estabelece que, tendo notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou do adolescente, o Conselho Tutelar deve: A) dar cincia ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes B) oficiar Delegacia de Proteo Criana e ao Adolescente C) comunicar o fato ao Poder Executivo Municipal D) encaminh-la ao Ministrio Pblico E) aplicar imediatamente as sanes previstas em lei

FESP-RJ Escola de Governo

6
www.pciconcursos.com.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 32. Ao tratar da questo do ptrio poder (atual poder familiar), o ECA determina algumas condies para o seu exerccio. Sendo assim, correto afirmar que o poder familiar ser exercido: A) pelo pai e pela me, em igualdade de condies, podendo ser suspenso ou extinto B) pela me, prioritariamente, e, em caso de seu impedimento, pelo pai, ambos podendo ser suspensos ou extintos C) pelo pai e pela me, sendo que apenas o poder da me poder ser suspenso ou extinto D) pelo pai, prioritariamente, e, em caso de seu impedimento, pela me, ambos podendo ser suspensos ou extintos E) pelo me e pelo pai, sendo que apenas o poder do pai poder ser suspenso ou extinto 33. O ECA estabelece, em seu artigo 92, alguns princpios que devem ser adotados pelas entidades que desenvolvam programas de abrigo para crianas e adolescentes. Um procedimento que contraria esse conjunto de princpios : A) atuar no sentido da preservao dos vnculos familiares B) evitar o desmembramento de grupos de irmos C) privilegiar a preparao gradativa para o desligamento da entidade D) evitar a integrao em famlia substituta, em qualquer hiptese E) incentivar a participao de pessoas da comunidade no processo educativo 34. Em seu artigo 118, o ECA trata da medida socioeducativa de liberdade assistida, que deve ser aplicada sempre que se mostrar a mais adequada para o acompanhamento e a orientao do adolescente. Sobre a durao da aplicao dessa medida, estabelece o prazo: A) mximo de doze meses, no admitindo prorrogao ou revogao B) mnimo de trs meses, no podendo ser revogada ou substituda em qualquer hiptese C) mnimo de seis meses, podendo ser prorrogada, revogada ou substituda D) nico de vinte e quatro meses, no admitindo prorrogao nem revogao E) mximo de quatro meses, podendo ser prorrogada ou substituda ao seu final

NVEL SUPERIOR 35. Quando aplicada a um adolescente a medida de internao, ela deve respeitar, dentre outros, o princpio da brevidade. Nesse sentido, o artigo 121 do ECA estabelece que a internao: A) tem o prazo mximo de doze meses, podendo sofrer uma prorrogao, aps avaliao criteriosa B) no tem prazo determinado e a sua manuteno dever ser reavaliada, no mximo, a cada seis meses C) tem o prazo mnimo de dez meses, durante os quais a entidade da internao avaliar a necessidade de sua prorrogao D) no tem prazo determinado, porm, em nenhuma hiptese, o seu perodo poder ultrapassar os dezoito meses E) tem prazo mnimo de dois meses e mximo de dez meses, sendo vedada qualquer prorrogao ou suspenso 36. Ocorrendo a apreenso de uma criana em flagrante de ato infracional, ela deve ser imediatamente encaminhada: A) entidade de abrigo mais prxima B) Delegacia Policial local C) autoridade judiciria D) escola na qual estiver matriculada E) ao Conselho Tutelar 37. O artigo 178 do ECA determina que um adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional no poder ser conduzido ou transportado na seguinte situao: A) com a utilizao de algemas, em qualquer hiptese B) em compartimento fechado de veculo policial C) sem o seu declarado consentimento D) em qualquer veculo de rgo de segurana E) sem a presena dos pais ou responsvel 38. Segundo o artigo 126 do ECA, antes de iniciado o procedimento judicial para apurao de ato infracional, a concesso da remisso, como forma de excluso do processo, pode ser feita: A) pelo presidente do Conselho Tutelar local B) pelo delegado da Delegacia de Proteo Criana e ao Adolescente C) pelo advogado do infrator D) pelo diretor da entidade de internao E) pelo representante do Ministrio Pblico

FESP-RJ Escola de Governo

7
www.pciconcursos.com.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DEPARTAMENTO GERAL DE AES SOCIOEDUCA TIVAS 39. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violncia ou grave ameaa pessoa, o artigo 173 do ECA determina que a autoridade policial, dentre outras medidas, deve: A) lavrar auto de apreenso, ouvidos as testemunhas e o adolescente B) providenciar o encaminhamento imediato entidade de internao C) entregar o infrator aos pais ou responsvel, mediante assinatura de termo de responsabilidade D) substituir o auto de infrao por boletim de ocorrncia circunstanciado E) decretar a imediata priso preventiva do adolescente

NVEL SUPERIOR 40. Segundo o artigo 234 do ECA, a autoridade competente que, sem justa causa, deixar de ordenar a imediata liberao da criana ou do adolescente, to logo tenha conhecimento da ilegalidade da apreenso, estar cometendo: A) um ato de improbidade administrativa, sujeito penalidade de demisso B) uma infrao funcional, sujeita a inqurito administrativo C) um ato de peculato, sujeito priso em flagrante D) uma infrao administrativa, sujeita sindicncia sumria E) um crime, sujeito a pena de deteno de seis meses a dois anos

FESP-RJ Escola de Governo

8
www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться