Вы находитесь на странице: 1из 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO UNIVERSITRIO NORTE DO ESPRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAO

De: Alunos do Curso de Engenharia Qumica da Turma 2007/2 (GRUPO 05) Para: Paulo Porto Assunto: Dimensionamento de um trocador de calor para uma unidade industrial (Problema 1) Prazo de Entrega do Memorial de Clculo: Dia 05 de Maio

Alunos: Denise Bernal Soto, matriculada sob o n 2006209282 e Rafael Silva Faioli, matriculado sob o n 2007207563.

05 de maio de 2011

LISTA DE FIGURAS Figura 1: Esquema do Grfico de Temperatura contracorrente

LISTA DE TABELAS Tabela 1: Tabela A.6 Propriedades termofsicas da gua saturada. Do livro: INCROPERA, et al. Fundamentos de Transferncia de Calor e de Massa. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. p. 661.

NOMENCLATURA A: rea da superfcie de troca trmica [m2]; Cc: Capacidade calorfica do fluido frio [W/K]; Ch: Capacidade calorfica do fluido quente [W/K]; Cmx: Capacidade calorfica mxima [W/K]; Cmn: Capacidade calorfica mnima [W/K]; cpc: Calor especfico do fluido frio [J/kg.K]; cph: Calor especfico do fluido quente [J/kg.K]; : Vazo mssica do fluido frio [kg/s]; : Vazo mssica do fluido quente [kg/s]; NTU: Nmero de unidades de transferncia de calor [ ]; Qc: Calor recebido pelo fluido frio [W]; Qh: Calor cedido pelo fluido quente [W]; Qmax: Calor mximo transferido pelo trocador [W]; R: Razo entre as capacidades calorficas mxima e mnima [ ]; Tc1: Temperatura inicial do fluido frio [C]; Tc2: Temperatura final do fluido frio [C]; Th1: Temperatura inicial do fluido quente [C]; Th2: Temperatura final do fluido quente [C]; U: Coeficiente global de transferncia de calor [W/m2.K]; : Vazo volumtrica do fluido frio [L/min]; : Vazo volumtrica do fluido quente [L/min]; : Efetividade [ ]; c: Massa especfica do fluido frio [kg/m2]; h: Massa especfica do fluido quente [kg/m2];

MEMORIAL DE CLCULO Consideraes Dados Trocador de calor Trocador de calor do tipo de correntes cruzadas Fluido quente: sangue Propriedades constantes; Despreza-se o calor perdido para as vizinhanas; Desprezam-se as energias cintica e potencial; Fluxo contracorrente; O escoamento de gua nos tubos totalmente desenvolvido e constante.

Fluido frio: gua gelada

Figura 1:Esquema do Grfico de Temperatura contracorrente

Clculos e Desenvolvimento De acordo com a Tabela 1, usa-se os dados da gua com a temperatura de 280K, pois a mdia entre a temperatura de entrada (273K) e a de sada (288K) do sangue:

Clculo da vazo mssica do sangue ( ) ( )

Clculo do calor trocado entre os fluidos

Clculo da vazo mssica do fluido frio

Clculo da vazo volumtrica do fluido frio

Clculo da capacidade do fluido quente

Clculo da capacidade do fluido frio

Como

maior que

, considera-se que:

Clculo da taxa mxima de transferncia de calor para o trocador ( )

Clculo da Efetividade

Clculo a razo entre

(R)

Clculo do Nmero de Unidades de Transferncia (NTU) , utiliza-se a seguinte

Como o trocador de calor possui um fluxo contracorrente e frmula:

Clculo da rea da superfcie do trocador de calor

CONCLUSO Utilizando um trocador de calor de correntes cruzadas usado no procedimento by pass cardiopulmonar com uma vazo de sangue de 4,8 L/min, deve possuir uma rea de superfcie de 0,1536 m e com uma vazo do fluido de sada de 3,594 L/min para que a temperatura de sada de sangue seja de 15 . Como o equipamento a ser usado pequeno assume-se, ento, que a rea de transferncia encontrada possvel de ser verdadeira.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS INCROPERA, F. P.; DE WITT, D. P. Fundamentos de transferncia de calor e de massa. 5 ed. LTC, 2003.

ANEXOS

Tabela 1 - Tabela Propriedades termofsicas da gua saturada

Вам также может понравиться