Вы находитесь на странице: 1из 40

Vmax

Disjuntores de mdia tenso a vcuo 12 ... 17,5 kV - 630 ... 1250 A - 16 ... 31,5 kA

PRELIMINARY

1
DESCRIO

2
ESCOLHA E PEDIDO DE DISJUNTORES

11

3
CARACTERSTICAS ESPECFICAS DO PRODUTO

21

4
DIMENSES GERAIS

25

5
ESQUEMA ELTRICO DE CIRCUITO

29

1
DESCRIO

Informaes gerais Princpio de interrupo Verses disponveis Campos de emprego Normas e homologaes Segurana de funcionamento Acessrios Comando Documentao tcnica Sistema de Qualidade Laboratrio de ensaios Sistema de Gesto Ambiental Sistema de Gesto da Sade e Segurana

4 6 6 6 6 7 8 8 10 10 10 10 10

DESCRIO

Informaes gerais
Os novos disjuntores Vmax representam a sntese da j afirmada tecnologia da ABB no projeto e na realizao de ampolas a vcuo e da excelncia no design, na engenharia e na produo de disjuntores. Os disjuntores de mdia tenso Vmax so constitudos por um monobloco isolante no qual ficam alojadas trs ampolas a vcuo. O monobloco e o comando so fixados numa armao. A ampola a vcuo aloja os contatos e constitui a cmara de interrupo.

A interrupo da corrente no vcuo O disjuntor a vcuo no precisa de um meio de interrupo e isolante. De fato, a ampola no contm material ionizvel. Quando ocorre o destaque dos contatos tem-se, de qualquer maneira, a gerao de um arco eltrico que constitudo exclusivamente pela fuso e vaporizao do material dos contatos. O arco eltrico permanece sustentado pela energia externa at a corrente ser anulada nas proximidades do zero natural. Neste instante, a reduo brusca da densidade de carga transportada e a rpida condensao do vapor metlico, conduzem a um restabelecimento extremamente rpido das propriedades dieltricas.

1
A ampola a vcuo readquire assim a capacidade isolante e a capacidade de sustentar a tenso transitria de retorno, extinguindo o arco definitivamente. Visto que no vcuo possvel atingir uma elevada rigidez dieltrica, mesmo com distncias mnimas, a interrupo do circuito tambm garantida quando a separao dos contatos acontece poucos milsimos de segundo antes de a corrente passar pelo zero natural. A geometria especial dos contatos e o material empregado, juntamente com a durao reduzida do arco e com a sua baixa tenso, garantem um desgaste mnimo dos contatos e uma longa durao. O vcuo tambm impede a oxidao e contaminao deles. Os disjuntores Vmax utilizam um comando mecnico com acmulo de energia e disparo livre; estas caractersticas permitem manobras de abertura e fechamento independentes da ao do operador. O comando mecnico de simples concepo e emprego, podendo ser personalizado com uma ampla gama de acessrios instalveis fcil e rapidamente. Esta simplicidade traduz-se numa maior confiabilidade do aparelho A estrutura O comando, o monobloco e as ampolas so fixados numa armao metlica que tambm exerce a funo de suporte para o disjuntor na verso fixa. A estrutura compacta garante robustez e confiabilidade mecnica. A verso extravel, alm dos contatos de isolamento e do cordo com tomada para a ligao dos circuitos auxiliares, complementada pelo carro para a insero e extrao com porta fechada no quadro.

Comando tipo EL A baixa velocidade dos contatos, aliada excurso reduzida e pequena massa, limitam a energia necessria para a manobra, garantindo assim um desgaste extremamente reduzido do sistema. Desta maneira, o disjuntor necessita de uma manuteno limitada.

Tcnica de interrupo no vcuo Contatos a vcuo protegidos contra a oxidao e contaminao Funcionamento em diferentes condies climticas Limitada energia de manobra Comando com acmulo de energia com dispositivo antibombeamento de srie Fcil personalizao com uma gama completa de acessrios Verso fixa e extravel Dimenses compactas Ampola a vcuo vedada para a vida operativa Robustez e confiabilidade 15.000 manobras sem manuteno Extrao e insero do disjuntor com a porta fechada Manobras erradas e perigosas impedidas graas presena de bloqueios especficos no comando e no carro Elevada compatibilidade ambiental Estudo do Ciclo de Vida (LCA) segundo as Normas ISO 14040 Componentes reciclveis Componentes em material plstico marcados segundo as Normas ISO 11469 para facilitar a relativa separao no fim do ciclo de vida do produto
5

DESCRIO

Princpio de interrupo das ampolas ABB


Ampola a vcuo Em uma ampola a vcuo, o arco eltrico comea no instante em que os contatos se separam, mantendo-se at o zero de corrente, e pode ser afetado pelo campo magntico. Arco difundido ou contrado no vcuo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 A geometria em espiral dos contatos das ampolas a vcuo da ABB A geometria dos contatos em espiral cria um campo magntico radial em cada zona da coluna do arco concentrada nas circunferncias dos contatos. Tem-se a auto-gerao de uma fora eletromagntica que atua tangencialmente, provocando a rpida rotao do arco ao redor do eixo dos contatos. Desta maneira, o arco obrigado a rodar e atingir uma superfcie mais ampla se comparada com a atingida por um arco contrado fixo. Tudo isso, alm de limitar a solicitao trmica dos contatos, torna a eroso dos contatos insignificante e, sobretudo, permite controlar o processo de interrupo mesmo com correntes de curto-circuito muito elevadas. As ampolas a vcuo da ABB so do tipo com corrente zero e isentas de reignio. A rpida reduo da densidade de corrente e a rpida condensao dos vapores metlicos simultaneamente ao instante zero de corrente, permitem restabelecer a mxima rigidez dieltrica entre os contatos da ampola em poucos milsimos de segundo. Aps a separao dos contatos, tem-se a formao de pontos individuais de fuso na superfcie do ctodo. Isso provoca a formao de vapores metlicos que suportam o arco. O arco difundido caracteriza-se pela expanso na superfcie do contato e pela solicitao trmica uniformemente distribuda. No valor nominal de corrente da ampola, o arco eltrico sempre do tipo difundido. A eroso do contato muito pequena e o nmero de interrupes muito alto. Com o aumento do valor da corrente interrompida (ultrapassando o valor nominal), o arco eltrico tende a se transformar de difundido a contrado pelo efeito Hall. Partindo do nodo, o arco se contrai e, gradualmente com o aumento da corrente, tende a se concentrar. Na rea em questo tem-se um aumento da temperatura com a conseqente solicitao trmica do contato. Para evitar o superaquecimento e a eroso dos contatos, o arco mantido em rotao; com a rotao, o arco assemelha-se a um condutor mvel atravs do qual passa a corrente.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Terminal Proteo Fole metlico Invlucro da ampola Blindagem Isolador cermico Blindagem Contatos Terminal Invlucro da ampola

Verses disponveis
Os disjuntores Vmax esto disponveis nas verses fixa e extravel com comando frontal. A verso extravel est disponvel para quadros UniGear tipo ZS1.

Normas e homologaes
Os disjuntores Vmax esto em conformidade com as normas IEC 62271-100, CEI 17-1, fascculo 1375, e com as normas dos principais pases industrializados. Foram submetidos aos testes indicados a seguir e garantem a segurana e confiabilidade da aparelhagem em servio em todas as instalaes. Testes de tipo: aquecimento, resistncia de isolamento freqncia industrial, resistncia de isolamento de impulso atmosfrico, resistncia corrente de curta durao e de pico, durao mecnica, capacidade de fechamento

Campos de emprego
Os disjuntores Vmax so empregados na distribuio eltrica para o comando e proteo de cabos, linhas areas, subestaes de transformao e distribuio, motores, transformadores, geradores e bancos de capacitores.

Arco difundido.

Contrao no nodo.

Contrao no nodo e no ctodo.

Desenho esquemtico da transio de arco difundido a arco contrado em uma ampola a vcuo.
Corrente de curto-circuito
Corrente, Tenso

Tenso do arco Tenso do sistema Interrupo da corrente de curto-circuito

Separao do contato

Tempo

Tenso de retorno (freqncia do sistema) Tenso transitria de retorno (TRV) (alta freqncia)

Andamentos da corrente e da tenso em uma fase individual durante a interrupo no vcuo.

Geometria do contato com campo magntico radial com um arco rodando no vcuo.

e de interrupo das correntes de curtocircuito, interrupo de cabos sem carga. Testes individuais: isolamento com tenso de freqncia industrial dos circuitos principais, isolamento dos circuitos auxiliares e de comando, medio da resistncia dos circuitos principais, funcionamento mecnico e eltrico.

Segurana de funcionamento
Graas gama completa de bloqueios mecnicos e eltricos (disponveis a pedido), com os disjuntores Vmax possvel realizar quadros de distribuio seguros.

Os dispositivos de bloqueio foram concebidos para impedir operaes erradas e permitir a inspeo das plantas, garantindo a mxima segurana para o operador. Os bloqueios com chave ou cadeados habilitam operaes de abertura e de fechamento e/ou insero e extrao. O dispositivo de extrao com porta fechada permite extrair e inserir o disjuntor no quadro s com a porta fechada. Bloqueios antiintroduo impedem a introduo dos disjuntores com correntes nominais diferentes e a manobra de insero com o disjuntor fechado.

DESCRIO

Acessrios
Os disjuntores Vmax dispem de uma gama completa de acessrios que permite satisfazer todas as exigncias de instalao. O comando dispe de uma gama unificada de acessrios e de peas de reposio fceis de identificar e encomendar. A instalao dos acessrios feita comodamente pela parte frontal do disjuntor. A ligao eltrica feita com conectores tomada-soquete. O uso, a manuteno e o funcionamento do aparelho so simples e exigem um emprego limitado de recursos.

Comando
O comando dos disjuntores Vmax de simples concepo e emprego, podendo ser personalizado com uma ampla gama de acessrios instalveis fcil e rapidamente. Esta simplicidade traduz-se numa maior confiabilidade do aparelho. O comando com acmulo de energia e com dispositivo antibombeamento montado de srie, estando equipado com bloqueios adequados para impedir manobras erradas. Cada seqncia de manobra s pode ser feita se forem respeitadas todas as condies que garantem a execuo correta dela. Os acessrios so iguais para todos os tipos de disjuntores Vmax. Para facilitar a instalao ou substituio dos acessrios, esto previstas sedes de montagem com referncias fixas adequadas.

D
Comandos de elevada confiabilidade porque caracterizados por um nmero reduzido de componentes e produtos com sistemas para a produo de grandes quantidades Manuteno extremamente reduzida e simples Os acessrios so comuns a toda a gama e so idnticos para aplicao em AC ou em DC Os acessrios eltricos so fcil e rapidamente instalveis ou substituveis graas cablagem predisposta com conectores tomada-soquete prprios Dispositivo antifechamento mecnico previsto de srie Alavanca de carga das molas de fechamento incorporada Bloqueio por chave com disjuntor aberto Proteo nos botes de abertura e fechamento para manobra com ferramenta especial Bloqueio com cadeado dos botes de manobra
8

1
Comando do disjuntor A Contatos auxiliares aberto/fechado B Motor de engrenagens para a carga das molas de fechamento C Alavanca incorporada de carga das molas de fechamento D Sinalizador mecnico de disjuntor aberto/fechado E Contador de operaes mecnico F Conectores tomada-soquete dos acessrios eltricos G Sinalizador de molas de fechamento carregadas/descarregadas H Rels de servio I Boto de fechamento L Boto de abertura

L I

F
9

1
DESCRIO
Documentao tcnica
Para aprofundar os aspectos tcnicos e aplicativos dos disjuntores VD4, solicite-nos as seguintes publicaes: Quadros UniGear tipo ZS1 Unidade REF542plus cd. 1VCP000138 cd. 1VTA100001

Sistema de Qualidade
Em conformidade com as Normas ISO 9001, certificado por entidade independente.

Laboratrio de ensaios
Em conformidade com as Normas UNI CEI EN ISO/IEC 17025, homologado por entidade independente.

Sistema de Gesto Ambiental


Em conformidade com as Normas ISO 14001, certificado por entidade independente.

Sistema de Gesto da Sade e Segurana


Em conformidade com as Normas OHSAS 18001, certificado por entidade independente.

10

2
ESCOLHA E PEDIDO DE DISJUNTORES

Caractersticas gerais dos disjuntores fixos Caractersticas gerais dos disjuntores extraveis para quadros UniGear e mdulos PowerBox Equipamento de srie dos disjuntores fixos Equipamento de srie dos disjuntores extraveis Acessrios a pedido

12 13 14 14 15

11

ESCOLHA E PEDIDO DE DISJUNTORES

Caractersticas gerais dos disjuntores fixos

Disjuntor Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C) Capacidade de interrupo nomina (corrente nominal simtrica de curto-circuito) Corrente nominal suportvel de curta durao (3 s) Ik [kA] IEC 62271-100 CEI 17-1 (Arquivo 1375) Ur [kV] Us [kV] Ud (1 min) [kV] Up [kV] fr [Hz] (2) Ir [A] Isc [kA]

Vmax 12

Vmax 17

12 12 28 75 50-60 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 40...60 10...15 50...75 60...80 496 416 433 133 77 003279 5 ... +40

17,5 17,5 38 95 50-60 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 40...60 10...15 50...75 60...80 531 416 433 133 77 003279 5 ... +40 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 40...60 10...15 50...75 60...80 531 416 433 133 77 003279 5 ... +40

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

40 50 63 80

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento Dimenses gerais mximas

[O-0,3s-CO-15s-CO] [ms] [ms] [ms] [ms] H [mm] L [mm] P [mm] 40...60 10...15 50...75 60...80 496 416 433 133 77 003279 5 ... +40

Distncia entre os plos Peso Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

I [mm] [Kg] 1VCD [C] IEC: 60068-2-30 721-2-1 IEC 60694

12

2
Caractersticas gerais dos disjuntores extraveis para: quadros UniGear (largura 550 mm) mdulos PowerBox PB1 (largura 600 mm)

Disjuntor Emprego em quadro/caixa Normas Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Freqncia nominal Corrente trmica nominal (40 C) Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito) Corrente nominal suportvel de curta durao (3 s) Ik [kA] IEC 62271-100 CEI 17-1 (Arquivo 1375) Ur [kV] Us [kV] Ud (1 min) [kV] Up [kV] fr [Hz] (2) Ir [A] Isc [kA]

Vmax/L 12 UniGear 550

Vmax/L 17 UniGear 550

Vmax/W 12 PowerBox

Vmax/W 17 PowerBox

12 12 28 75 50-60 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 35...60 10...15 45...75 45...80 665 461 665 150 98 003334 5...+40

17,5 17,5 38 95 50-60 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 35...60 10...15 45...75 45...80 665 461 665 150 98 003334 5...+40 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 35...60 10...15 45...75 45...80 665 461 665 150 98 003334 5...+40

12 12 28 75 50-60 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 35...60 10...15 45...75 45...80 665 503 662 150 100 003280 5...+40 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 35...60 10...15 45...75 45...80 665 503 662 150 100 003280 5...+40

17,5 17,5 38 95 50-60 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 35...60 10...15 45...75 45...80 665 503 662 150 100 003280 5...+40 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 35...60 10...15 45...75 45...80 665 503 662 150 100 003280 5...+40

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

40 50 63 80

Seqncia de operaes Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento Dimenses gerais mximas

[O-0,3s-CO-15s-CO] [ms] [ms] [ms] [ms] H [mm] L [mm] P [mm] 35...60 10...15 45...75 45...80 665 461 665 150 98 003334 5...+40

Distncia entre os plos Peso Quadro normalizado das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

I [mm] [Kg] 1VCD [C] IEC: 60068-2-30 721-2-1 IEC 60694

13

ESCOLHA E PEDIDO DE DISJUNTORES

Equipamento de srie dos disjuntores fixos


As verses bsicas dos disjuntores fixos so tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL sinalizador mecnico de molas de fechamento carregadas/descarregadas sinalizador mecnico de disjuntor aberto/ fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/fechado (1) alavanca para a carga manual das molas de fechamento bloco de terminais de apoio dos circuitos auxiliares.

Equipamento de srie dos disjuntores extraveis


As verses bsicas dos disjuntores extraveis so tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL sinalizador mecnico de molas de fechamento carregadas/descarregadas sinalizador mecnico de disjuntor aberto/ fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/fechado (1) alavanca para a carga manual das molas de fechamento contatos de isolamento cordo com conector (s tomada) para circuitos auxiliares, com pino de contraste que impede a introduo da tomada no soquete se a corrente nominal do disjuntor for diferente da corrente nominal do painel alavanca de extrao/insero (a quantidade deve ser definida em funo do nmero de aparelhos pedidos) eletrom de bloqueio no carro (-RL2). Impede a insero do disjuntor no painel com os circuitos auxiliares no conectados (tomada no introduzida no soquete).

(1) A aplicao do rel de abertura e/ou do rel de abertura suplementar requer o emprego de um e/ou dois contatos auxiliares de fechamento (normalmente abertos), reduzindo assim o nmero de contatos auxiliares disponveis. 14

2
Acessrios a pedido
Os acessrios identificados com o mesmo nmero so alternativos entre si. 1 Rel de abertura (-M01)

Permite o comando de abertura distncia do aparelho. O rel pode funcionar tanto em corrente contnua, como em corrente alternada. Este rel adequado tanto para o servio instantneo, como para o servio permanente. No caso de servio instantneo, a durao mnima do impulso de corrente deve ser de 100 ms.
Caractersticas Un: 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 220 - 250 V Un: 24 - 48 - 60 - 110 - 120...127 - 220...240 - V ~ 50 Hz Un: 110 - 120 - 127 - 220 - 240 - V ~ 60 Hz Limites de funcionamento: Potncia absorvida no arranque (Ps): Durao do arranque Tempo de abertura: Tempo de fechamento: Tenso de isolamento: 70 110 % Un DC 200 W; AC = 200 VA cerca de 100 ms 40...60 ms 40...80 ms 2500 V 50 Hz (por 1 min.) Nota O controle do funcionamento do rel s pode ser feito mediante dispositivo STU (acessrio a pedido, ver o kit 16).

Potncia absorvida em servio contnuo (Pc): DC = 5 W; AC = 5 VA

Rel de abertura suplementar (-M02)

Como acontece com o rel de abertura descrito acima, permite comandar a abertura do aparelho distncia e pode ser alimentado por um circuito completamente separado do rel -MO1. As caractersticas eltricas e de funcionamento so idnticas s do rel de abertura -MO1.

Rel de fechamento (-MC)

Permite o comando de fechamento distncia do aparelho. O rel pode funcionar tanto em corrente contnua, como em corrente alternada. Este rel adequado tanto para o servio instantneo, como para o servio permanente. No caso de servio instantneo, a durao mnima do impulso de corrente deve ser de 100 ms. O rel alimentado permanentemente exerce a funo de antifechamento eltrico. As caractersticas eltricas e de funcionamento so idnticas s do rel de abertura -MO1.

15

ESCOLHA E PEDIDO DE DISJUNTORES

Rel de mnima tenso (-MU)

O rel de mnima tenso realiza a abertura do disjuntor em caso de reduo significativa ou ausncia de alimentao para o mesmo. Pode ser utilizado para o disparo distncia (mediante botes de tipo normalmente fechado), para o bloqueio no momento do fechamento ou para o controle da tenso nos circuitos auxiliares. O fechamento do disjuntor s possvel com o rel alimentado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). O rel pode funcionar tanto em corrente contnua, como em corrente alternada. O rel de mnima tenso est disponvel nas seguintes verses: 4A Rel de mnima tenso com alimentao obtida a montante. 4B Rel de mnima tenso com temporizador eletrnico (0,5-1-1,5-2-3 s) (alimentao obtida a montante); este dispositivo entregue regulado a 0,5 s (para a regulao, ver o captulo Esquemas Eltricos).

Caractersticas Un: 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 220 - 250 V Un: 24 - 48 - 60 - 110 - 120 - 127 - 220...240 V ~ 50 Hz Un: 110 - 120...127 - 220...240 V ~ 60 Hz Limites de funcionamento: Potncia absorvida no arranque (Ps): Durao do arranque Tempo de abertura: Tenso de isolamento: abertura do disjuntor: 35-70% Un fechamento do disjuntor: 85-110% Un DC 200 W; AC = 200 VA cerca de 100 ms 30 ms 2500 V 50 Hz (por 1 min.)

Potncia absorvida em servio contnuo (Pc): DC = 5 W; AC = 5 VA

Temporizador eletrnico (-KT) O temporizador eletrnico deve ser montado fora do disjuntor. Permite retardar a interveno do rel com tempos prefixados e regulveis. A utilizao do rel de mnima tenso temporizado indicada, para evitar intervenes, quando a rede de alimentao do rel puder ficar sujeita a interrupes ou quedas de tenso de curta durao. Se no estiver sendo alimentado, o fechamento do disjuntor ficar inibida. O temporizador deve ser associado ao rel de mnima tenso de mesma tenso do temporizador.

Caractersticas do temporizador Un: 24...30 - 48 - 60 - 110...127 - 220...250 V Un: 48 - 60 - 110...127 - 220...240 - V ~ 50/60 Hz Tempo de abertura regulvel (rel + temporizador): 0,5-1-1,5-2-3 s

16

2
5 Dispositivo de excluso mecnico do rel de mnima tenso

Trata-se de um dispositivo mecnico que permite excluir temporariamente a interveno do rel de mnima tenso. Tem sempre sinalizao eltrica.

Contatos auxiliares do disjuntor (-BB1; -BB2; -BB3)

possvel ter a sinalizao eltrica de disjuntor aberto/fechado com um grupo de 15 contatos auxiliares como alternativa aos 10 previstos de srie.
Nota A aplicao do rel de abertura e/ou do rel de abertura suplementar requer o emprego de um e/ou dois contatos auxiliares de fechamento (normalmente abertos), reduzindo assim o nmero de contatos auxiliares disponveis. Caractersticas Un: Corrente nominal: Tenso de isolamento: Resistncia eltrica: Un 220 V ~ 24 V 60 V 110 V 220 V 24 ... 250 V AC-DC Ith2 = 10 A 2500 V 50 Hz (por 1 min.) 3 mOhm Cos 0,7 ----T -15 ms 15 ms 15 ms 15 ms In 2,5 A 10 A 6A 4A 1A Icu 25 A 12 A 8A 5A 2A

Corrente nominal e capacidade de interrupo nas categorias AC11 e DC11:

Contatos transmitidos no carro (-BT1; -BT2)

Contatos transmitidos do disjuntor extravel (instalados no carro do disjuntor). Estes contatos acrescentam-se ou so uma alternativa aos contatos de posio (para a sinalizao de disjuntor extrado) situados no compartimento. Exercem tambm a funo do contato de posio (-BT3).
Nota Disponveis a pedido para a verso extravel para mdulo PowerBox PB1.

17

ESCOLHA E PEDIDO DE DISJUNTORES

Contato de posio (-BT3)

empregado juntamente com o m de bloqueio no comando (-RL1) para impedir o fechamento distncia do disjuntor durante a translao no compartimento. fornecido para disjuntores extraveis Vmax/P. No fornecido quando forem solicitados os contatos transmitidos no carro (-BT1; -BT2).

Comando por motor (-MS)

Realiza o carregamento automtico das molas de fechamento do comando do disjuntor. Depois do fechamento do disjuntor, o motor de engrenagens realiza o carregamento imediato das molas de fechamento. Mesmo se faltar a tenso de alimentao ou durante os servios de manuteno, as molas de fechamento podem ser carregadas manualmente (atravs da alavanca prpria incorporada no comando).
Caractersticas Un: Un: Limites de funcionamento: Potncia nominal (Pn): Durao do arranque: Tempo de carregamento: Tenso de isolamento: 24...30 - 48...60 - 110...130 - 220...250 V 100...130 - 220...250 V ~ 50/60 Hz 85 110 % Un DC = 200 W; AC = 200 VA 0,2 s 4-5 s 2500 V 50 Hz (por 1 min.)

Potncia absorvida no arranque (Ps): DC 500 W; AC = 500 VA

10 Contatos de sinalizao de molas de fechamento carregadas e descarregadas (-BS2) Dois microinterruptores permitem sinalizar, distncia, o estado das molas de fechamento do comando do disjuntor. Com o interruptor tendo as molas carregadas, ficam disponveis um contato normalmente aberto e um contato normalmente fechado.

18

2
Protees e bloqueios (kit 11 ... 16) Esto disponveis vrios dispositivos mecnicos e eletromecnicos de bloqueio e proteo. 11 Proteo para botes de abertura e fechamento

A proteo permite manobrar os botes de abertura e fechamento somente por intermdio de uma ferramenta especial.

12 Bloqueio com cadeados dos botes de abertura e fechamento O dispositivo permite bloquear os botes de abertura e fechamento com um mximo de trs cadeados (no fornecidos): 4 mm.

13 Bloqueio por chave na posio aberta O bloqueio ativado por uma fechadura circular especial. Esto disponveis chaves diferentes (para s um disjuntor) ou chaves iguais (para vrios disjuntores).

14 m de bloqueio no carro (-RL2) Acessrio obrigatrio para a verso extravel, para impedir a insero do disjuntor no quadro com a tomada dos circuitos auxiliares desligada. A tomada realiza o bloqueio anti-introduo em caso de corrente nominal diferente (atravs de pinos adequados).
Caractersticas Un: 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 127 - 132 - 220 - 240 V Un: 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 127 - 220 - 230...240 V~ 50/60 Hz Limites de funcionamento: Potncia absorvida no arranque (Ps): Durao do arranque: 85 110% Un DC 250 W; AC = 250 VA 150 ms

Potncia absorvida em servio contnuo (Pc): DC = 5 W; AC = 5 VA

15 m de bloqueio no comando (-RL1) Permite o acionamento do comando s se o bloqueio estiver recebendo alimentao.
Caractersticas
15

Un: 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 127 - 132 - 220 - 240 V Un: 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 127 - 220 - 230...240 V~ 50/60 Hz Limites de funcionamento: Potncia absorvida no arranque (Ps): Durao do arranque: 85 110% Un DC 250 W; AC = 250 VA 150 ms 19

Potncia absorvida em servio contnuo (Pc): DC = 5 W; AC = 5 VA

2
ESCOLHA E PEDIDO DE DISJUNTORES
16 Dispositivo de controle do funcionamento e continuidade dos rels de abertura/fechamento (Shunt Test Unit) Este dispositivo pode ser associado ao rel de abertura (-MO1; -MO2) ou ao rel de fechamento (-MC) para verificar o respectivo funcionamento e continuidade. A unidade de controle/monitoramento Shunt Test Unit permite verificar a continuidade dos rels que tenham uma tenso nominal de funcionamento entre 24 V e 250 V (AC e DC), assim como o funcionamento do circuito eletrnico do rel. A verificao da continuidade deve ser feita ciclicamente com um intervalo de 20 segundos entre dois testes consecutivos. A unidade dispe de sinalizaes ticas por intermdio de LEDs na parte frontal. Em especial, so fornecidas as seguintes informaes: POWER ON: presena de alimentao YO TESTING: execuo do teste TEST FAILED: sinalizao de falha na realizao do teste ou de ausncia de alimentao auxiliar ALARM: sinalizao depois de trs falhas na realizao do teste. Tambm esto disponveis, incorporados na unidade, dois rels com uma comutao que permitem a sinalizao remota dos dois eventos: falha na realizao de um teste (o restabelecimento automtico assim que cessa a condio de alarme) falha na realizao de trs testes (o restabelecimento s ocorre atravs de reinicializao - RESET - manual feita na parte frontal da unidade). Na parte frontal da unidade tambm est presente uma tecla de reinicializao - RESET - manual.
Caractersticas Un: Mxima corrente interrompida: Mxima tenso interrompida: 24 ... 250 V AC/DC 6A 250 V AC

17 Solenide de abertura (-MO3)


O solenide de abertura um rel especial com desmagnetizao empregado prevalecentemente com rel de proteo auto-alimentado contra as sobrecorrentes, como por exemplo o rel ABB PR512.
Nota O sonelide de abertura (-MO3) no alternativo ao rel de abertura suplementar.

20

3
CARACTERSTICAS ESPECFICAS DO PRODUTO

Resistncia s vibraes Tropicalizao Altitude Dispositivo antifechamento Programa para a preservao do meio ambiente Peas de reposio

22 22 22 23 23 24

21

CARACTERSTICAS ESPECFICAS DO PRODUTO

Resistncia s vibraes
Os disjuntores Vmax so insensveis s vibraes geradas mecanicamente. Para as verses homologadas com os registros navais, entre em contato conosco.

Exemplo Altitude de instalao 2000 m Emprego tenso nominal de 12 kV Tenso suportvel freqncia industrial 28 kV rms Tenso de impulso suportvel 75 kVp Fator Ka obtido do grfico = 1,13. Considerando os referidos parmetros, a aparelhagem dever suportar (em teste altitude zero, ou seja, ao nvel do mar): tenso suportvel freqncia industrial: 28 x 1,13 = 31,6 kVrms tenso de impulso suportvel igual a: 75 x 1,13 = 84,7 kVp. O acima exposto permite deduzir que, para instalaes a uma altitude de 2000 m acima do nvel do mar, com tenso de emprego de 12 kV, necessrio utilizar uma aparelhagem com tenso nominal de 17,5 kV e caracterizada por nveis de isolamento freqncia industrial de 38 kVrms com 95 kVp de tenso de impulso suportvel.

Tropicalizao
Os disjuntores Vmax so construdos em conformidade com as mais rigorosas prescries respeitantes ao emprego em clima quente-midosalino. Todas as partes metlicas mais importantes so tratadas contra fatores corrosivos correspondentes ao ambiente C segundo as Normas UNI 3564-65. A galvanizao feita conforme as prescries da Norma UNI ISO 2081, cdigo de classificao Fe/Zn 12, com espessura de 12x10-6 m, protegida por uma camada de converso constituda, principalmente, por cromados em conformidade com a Norma UNI ISO 4520. Estas caractersticas de construo fazem com que todos os aparelhos da srie Vmax e os seus acessrios satisfaam o climatograma 8 das Normas IEC 60721-2-1 e IEC 60068-2-2 (Test B: Dry Heat) / IEC 60068-2-30 (Test Bd: Damp Heat, cyclic).

Altitude
A propriedade isolante do ar diminui com o aumento da altitude. Portanto, preciso considerar este fator para o isolamento externo das aparelhagens (o isolamento interno das ampolas no sujeito a variaes porque garantido pelo vcuo). O fenmeno deve ser sempre considerado na fase de projeto dos elementos isolantes das aparelhagens que devem ser instaladas em altitudes superiores a 1000 m acima do nvel do mar. Neste caso, deve-se considerar um coeficiente de correo que pode ser determinado a partir do grfico reproduzido na pgina seguinte, construdo com base nas indicaes das Normas IEC 60694. O exemplo seguinte fornece uma clara interpretao das indicaes acima citadas.

Ka = e m (H 1000)/8150 (IEC 60071-2)

Grfico para a determinao do fator de correo Ka em funo da altitude H = altitude em metros; m = valor referido freqncia industrial e s tenses de resistncia de impulso atmosfrico e entre 2 fases consecutivas. 22

3
Dispositivo antifechamento
O comando tipo EL dos disjuntores Vmax (em todas as execues) est equipado com um mecanismo mecnico antifechamento que inibe o novo fechamento a seguir a comandos eltricos e mecnicos. Se estivessem ativos simultaneamente tanto o comando de fechamento, como qualquer um dos comandos de abertura (local ou remoto), ter-se-ia uma sucesso contnua de comandos de abertura e de fechamento. O dispositivo antifechamento previne esta situao e prev que cada operao de fechamento seja seguida apenas por uma operao de abertura e que nenhuma outra operao de fechamento seja feita depois da segunda. Para realizar uma nova operao de fechamento necessrio liberar e lanar de novo o comando de fechamento. Alm disso, o dispositivo antifechamento permite fechar o disjuntor s se as seguintes condies forem satisfeitas simultaneamente: molas do comando totalmente carregadas boto de abertura e/ou rel de abertura (-MO1/MO2) no ativados disjuntor aberto.

Programa para a preservao do meio ambiente


Os disjuntores Vmax so realizados respeitando as Normas ISO 14000 (Diretrizes para a gesto ambiental). Os processos produtivos so realizados respeitando as normas para a preservao do meio ambiente no que se refere reduo do consumo de energia e de matrias primas, como tambm de produo de resduos. Tudo isso graas ao sistema de gesto ambiental da unidade produtiva das aparelhagens de mdia tenso. A avaliao do impacto ambiental no ciclo de vida do produto, obtida reduzindo ao mnimo o consumo de energia e de matrias primas totais para a produo do produto, concretizou-se na fase de elaborao do projeto atravs da escolha justa dos materiais, dos processos e das embalagens. Tudo isso com a finalidade de permitir a mxima reciclabilidade no fim do ciclo de vida til do aparelho.

23

3
CARACTERSTICAS ESPECFICAS DO PRODUTO
Peas de reposio
Rel de abertura Rel de abertura suplementar Rel de mnima tenso Temporizador para rel de mnima tenso Dispositivo de excluso mecnico para rel de mnima tenso Rel de fechamento Motor de engrenagens de carga das molas com sinalizao eltrica de molas carregadas Contato de sinalizao de molas de fechamento carregadas/descarregadas Contatos auxiliares do disjuntor Eletrom de bloqueio no comando Contato de posio do carro extravel Contatos de sinalizao de conectado/isolado Bloqueio por chave na posio aberta Intertravamento de isolamento com a porta Proteo para boto de abertura Proteo para boto de fechamento Eletrom de bloqueio no carro extravel Conjunto de seis contatos de isolamento Septos isolantes.

Pedido Para a disponibilidade e pedido de peas de reposio, entre em contato com a nossa Assistncia especificando o nmero de srie do disjuntor.

24

4
DIMENSES GERAIS

Disjuntores fixos Disjuntores extraveis para quadros UniGear tipo ZS1 Disjuntores extraveis Vmax/W para mdulos PowerBox

26 27 28

25

DIMENSES GERAIS

Disjuntores fixos Vmax


TN 1VCD003279 (E0441) Ur 12 kV 17,5 kV Ir 630 A 1250 A Isc 16 kA 20 kA 25 kA 31,5 kA

26

4
Disjuntores extraveis Vmax/L para quadros UniGear tipo ZS1 (largura 550 mm)
TN 1VCD003334 (E0441) Ur 12 kV 17,5 kV Ir 630 A 1250 A Isc 16 kA 20 kA 25 kA 31,5 kA

27

4
DIMENSES GERAIS
Disjuntores extraveis Vmax/W para mdulos PowerBox (largura 600 mm)
TN 1VCD003280 (E0441) Ur 12 kV 17,5 kV Ir 630 A 1250 A Isc 16 kA 20 kA 25 kA 31,5 kA

28

5
ESQUEMA ELTRICO DE CIRCUITO

Esquemas das aplicaes Estado de funcionamento representado Legenda Descrio das figuras Incompatibilidades Notas Smbolos grficos para esquemas eltricos

30 34 34 34 35 35 36

29

ESQUEMA ELTRICO DE CIRCUITO

Esquemas das aplicaes


O esquema seguinte (1VCD400054) representa os circuitos dos disjuntores Vmax extraveis para quadros UniGear com compartimentos de 550 mm de largura, com isolamento manual, entregues ao cliente mediante o conector -XB1.

Para os disjuntores fixos est disponvel o esquema N 1VCD400065, enquanto que para os disjuntores Vmax/W para mdulos PowerBox est disponvel o esquema N 1VCD400054. De qualquer maneira, para considerar a evoluo do produto, til consultar sempre o esquema de circuito que acompanha cada disjuntor.

30

31

ESQUEMA ELTRICO DE CIRCUITO

32

33

ESQUEMA ELTRICO DE CIRCUITO

Estado de funcionamento representado O esquema representado nas seguintes condies: disjuntor aberto e conectado circuitos na ausncia de tenso molas de fechamento descarregadas.

-XB1

-RL1

-RL2 Legenda = Nmero de figura do esquema * = Ver a nota indicada pela letra -QB = Aplicaes do disjuntor -BM = Dispositivo SOR Test Unit para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura e fechamento (ver a nota D) -MS = Motor para a carga das molas de fechamento (ver a nota C) -BB1..2-3 = Contatos auxiliares do disjuntor -BS1 = Contato de fim de curso do motor de carga das molas -BS2 = Contato de sinalizao de molas de fechamento carregadas-descarregadas (ver a nota E) -BD = Contato de posio da porta da caixa -BT3 = Contato de posio do disjuntor, aberto durante a excurso de isolamento -SC = Boto ou contato para o fechamento do disjuntor -SO = Boto ou contato para a abertura do disjuntor -XB = Conector dos circuitos do disjuntor -XB2...10 = Conectores das aplicaes

-MC -MO1 -MO2 -MU

= Bloco de terminais no quadro (fora do disjuntor) = m de bloqueio. Quando no excitado impede mecanicamente o fechamento do disjuntor. ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao). = m de bloqueio. Quando no excitado, impede mecanicamente a conexo e o isolamento do disjuntor. ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao). = Rel de fechamento (ver a nota C) = Primeiro rel de abertura (ver a nota D) = Segundo rel de abertura (ver a nota D) = Rel de mnima tenso (ver a nota B).

Descrio das figuras Fig. 1 = Circuito do motor para a carga das molas de fechamento (ver a nota C). = Rel de fechamento (a funo antifechamento feita mecanicamente) = m de bloqueio. Quando no excitado impede mecanicamente o fechamento do disjuntor. possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao.

Fig. 2

Fig. 4

34

5
Notas A) O disjuntor fornecido s com as aplicaes especificadas na confirmao do pedido. Para redigir o pedido, consulte o catlogo do aparelho. B) O rel de mnima tenso pode ser fornecido para alimentao com tenso obtida antes do disjuntor ou de uma fonte independente. O fechamento do disjuntor s permitido com o rel excitado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). Se a alimentao para os rels de fechamento e de mnima tenso for a mesma e o usurio quiser o fechamento automtico do disjuntor assim que retorna a tenso auxiliar, ser necessrio introduzir um atraso de 50 milsimos de segundo entre o instante do sinal de habilitao do rel de mnima tenso e a excitao do rel de fechamento. C) Controlar a potncia disponvel no circuito auxiliar para verificar a possibilidade de pr em movimento, simultaneamente, vrios motores para a carga das molas de fechamento. Para evitar consumos excessivos, necessrio carregar as molas manualmente antes de fornecer a tenso ao circuito auxiliar. D) O circuito para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura deve ser utilizado exclusivamente para esta funo. possvel utilizar o dispositivo SOR Test Unit para verificar a continuidade dos vrios rels. E) As duas sinalizaes devem ter a mesma tenso de alimentao.

Fig. 5

= Rel de mnima tenso instantneo (ver a nota B). Fig. 7 = Circuito do primeiro rel de abertura com possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). Fig. 8 = m de bloqueio. Quando no excitado impede mecanicamente a conexo e o isolamento do disjuntor ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto com atraso para habilitar a operao). Fig. 9 = Circuito do segundo rel de abertura com possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). Fig. 26 = Sinalizao eltrica de molas de fechamento carregadas e descarregadas. Figs. 33-34= Contatos auxiliares disponveis do disjuntor.

Incompatibilidades No podem ser fornecidos simultaneamente no mesmo disjuntor os circuitos indicados com as figuras 33-34.

35

5
ESQUEMA ELTRICO DE CIRCUITO
Sinais grficos para esquemas elctricos (Normas IEC 60617 e CEI 3-14 ... 3-26)
Contacto de passagem com fecho momentneao quando se solta

Efeito trmico

Massa, chassis

Condensador (sinal geral)

Efeito electromagntico

Condutores em cabo blindado (ex. dois condutores)

Motor (sinal geral)

Contacto de posio de fecho (fim-de-curso) Contacto de posio de abertura (fim-de-curso) Interruptor de potncia com abertura automtica Bobina de comando (sinal geral)

Temporizao

Ligao de condutores

Estabilizador de duas semi-ondas (em ponte)

Comando de boto

Terminal ou borne

Contacto de fecho

Comando de chave

Tomada e ficha (fmea e macho)

Contacto de abertura

Terra (sinal geral)

Resistor (sinal geral)

Contacto de troca com interrupo momentneo

Lmpada (sinal geral)

36

Dados e imagens no so vinculantes. Durante o desenvolvimento tcnico, reservamo-nos o direito de efetuar modificaes no produto.

ABB Power Technologies S.p.A. Unit Operativa Sace Via Friuli, 4 I-24044 Dalmine Tel: +39 035 395111 Fax: +39 035 395874 E-mail: sacetms.tipm@it.abb.com Internet://www.abb.com

ABB Calor Emag Mittelspannung GmbH Oberhausener Strasse 33 Petzower Strasse 8 D-40472 Ratingen D-14542 Glindow Phone: +49(0)2102/12-1230, Fax: +49(0)2102/12-1916 E-mail: calor.info@de.abb.com Internet:http://www.abb.de/calor

1VCP000169 Rev. C, pt Technical catalogue 2005.10 (Vmax)

Вам также может понравиться