Вы находитесь на странице: 1из 36

Cadeira: Base de dados I

Docente: Sandro Monteiro Data: 21/03/2012 Slide: 03


E-mail: scjmonteiro@hotmail.com

Modelo Relacional

Modelo Relacional (MR)


Os SGBDs que utilizam o MR so denominados SGBDs Relacionais. O Modelo Relacional foi introduzido por Ted Codd, da IBM Research, em 1970, em um artigo clssico (Codd, 1970) que imediatamente atraiu a ateno em virtude de sua simplicidade e base matemtica. O modelo usa o conceito de uma relao matemtica algo como uma tabela de valores como seu bloco de construo bsica e tem sua base terica na teoria dos conjuntos.

Modelo Relacional (MR)


O modelo relacional tem como objetivos:
Prover esquemas de fcil utilizao; Melhorar a independncia lgica e fsica de dados; Prover os usurios com linguagens de manipulao de BD de alto nvel, permitindo o seu uso por usurios no experientes; Optimizar o acesso aos BDs e melhorar a integridade e segurana dos dados.

Modelo Relacional (MR)


MR representa os dados do BD como relaes (tabelas) de nomes nicos.
O conceito de tabelas est intimamente ligado ao conceito de uma relao matemtica de onde se origina o nome deste modelo.

Conceitos do MR
Em um ambiente de banco de dados relacional utilizamos alguns conceitos muito importantes para a correcta implantao e operao de qualquer sistema de banco de dados. Por exemplo, na terminologia do modelo relacional, cada tabela chamada relao e vai possuir um nome nico que a identifica, cada linha da tabela chamada tupla, cada cabealho de coluna conhecido como atributo (vide Figura 2).

Conceitos do MR

Conceitos do MR
Tabela ou Relao
No modelo relacional, a estrutura que armazena os dados referentes a cada uma das ocorrncias de uma entidade ou relacionamento com atributos do MER chamada de tabela ou relao. Uma tabela uma representao bidimensional de dados composta de linhas e colunas.

Conceitos do MR
Por exemplo, a tabela de empregados de uma empresa (vide Tabela 1) onde poderiam ser armazenados dados como o CPF, o nome e o telefone de cada empregado. Atabela como um todo representaria os empregados da empresa. Cada coluna representaria um atributo (ex: a primeira coluna da Tabela 1 o CPF ). E cada linha da tabela representa os dados de um empregado.

Conceitos do MR
Por exemplo, a primeira linha da Tabela 1 se refere empregada de CPF nmero 98767545698, de nome Ana Marques e cujo telefone 32458976.

Conceitos do MR
O conjunto de atributos de uma relao chamado de esquema da relao. O esquema de uma relao denotado por : R[A1 D1, ..., An Dn] onde:
R o nome da relao; A1, ..., An a lista de atributos da relao R e D1, ..., Dn so os domnios de cada um dos atributos da relao R.

Conceitos do MR
Frequentemente, utilizada uma notao simplificada em que omitida a definio do domnio de cada atributo da relao: R[A1, ..., An]. Por exemplo, o esquema da relao representada na Tabela 1 seria: Empregado[CPF char(11), Nome char(50), Telefone char(9)] ou, na notao simplificada, teramos Empregado[CPF, Nome, Telefone].

Conceitos do MR
Na criao dos esquemas das relaes o nome das relaes ou tabelas devem ser nicos no banco de dados, devem ser escritos no singular e, de preferncia, devem ser nomes curtos. Se for usado um nome composto, este deve ser separado por um underline (_), por exemplo Pessoa_Fisica ou Pessoa_Juridica.

Conceitos do MR
O atributo identificador da relao apresentado sublinhado (esse atributo identificador dar origem chave primria da relao, como veremos mais a frente Assim, se CPF fosse o atributo identificador teramos: Empregado[CPF, Nome, Telefone]. O grau de uma relao o nmero de atributos que a compe. Por exemplo, o grau da relao Empregado[CPF, Nome, Telefone] trs, porque essa relao possui 3 atributos.

Conceitos do MR
Linha (Tupla)
Uma ocorrncia em particular de dados em uma tabela ocupa uma linha dessa tabela.
Por exemplo, na Tabela 3, os dados de cada um dos empregados que a compe ocupam uma linha diferente da tabela.

Como existem 4 empregados, a Tabela 3 possui 4 linhas (ou tuplas ou registros). O nmero de linhas ou tuplas de uma relao chamado de cardinalidade da relao. Logo, a cardinalidade da relao expressa na Tabela 3 quatro.

Conceitos do MR
Cada linha da tabela deve ser nica e deve possuir um atributo identificador. No caso da Tabela 3, esse identificador o CPF do empregado. O atributo identificador, no modelo relacional, passa a ser chamado de chave primria (PK) - detalharemos melhor esse ponto mais a frente.

Conceitos do MR

Conceitos do MR
Algumas regras para tuplas so: em uma tabela ou relao no devem existir tuplas ou linhas duplicadas. As linhas de uma tabela no seguem uma ordem especfica. Dessa forma, as tuplas ou linhas abaixo seriam idnticas:

Conceitos do MR
Coluna (Atributo)
Cada tipo de informao armazenada em uma tabela uma coluna. Ou seja, cada atributo que caracteriza a relao expresso em uma coluna. Toda coluna de uma tabela deve possuir um nome pelo qual ser referenciada sempre que necessrio.

Conceitos do MR
Na verdade, ao criarmos uma tabela definimos, para cada uma de suas colunas, o seu nome (nome do atributo) e tambm o seu tipo (numrico, alfabtico, data, etc). Por exemplo, CPF, Nome e Telefone so atributos (colunas ou campos) da Tabela Empregado, expressos na Tabela 3. Um nome de atributo deve ser nico em uma tabela e deve expressar o tipo de informao que ele representa. E o valor de um atributo no deve poder ser decomposto em mais de uma coluna.

Conceitos do MR
Domnio do Atributo
Domnio de um atributo a faixa de valores que esse atributo pode conter. Em outras palavras, o conjunto de valores que um determinado atributo pode assumir.
Por exemplo, para o atributo CPF da Tabela 3, o domnio seria o conjunto dos nmeros naturais.

Em outras tabelas quaisquer, por exemplo, o domno do atributo dia do msseria o conjunto dos nmeros entre 1 e 31.

Conceitos do MR
O atributo sexo teria como domnio os mnemnicos M (para masculino) ou F (para feminino) e assim por diante. Sempre que identificamos um atributo de uma tabela, temos tambm uma ideia de qual o tipo de informao que ele poder vir a conter.

Conceitos do MR
Chaves Uma chave um atributo (ou conjunto de atributos) que identifica univocamente cada entrada de uma relao.
Ou seja, por meio de chaves podemos diferenciar as diversas tuplas pertencentes a uma relao.

Como consequncia dessa definio, temos que os atributos chaves no podem apresentar valores duplicados, nem podem ser nulos.

Conceitos do MR

Conceitos do MR
Chaves candidatas
Quando h a possibilidade de mais de um atributo (isoladamente) poder ser chave em uma relao, dizemos que esses atributos so chaves candidatas.
Por exemplo, na Tabela 4, CPF e Nome poderiam ser chaves candidatas, porque poderiam ser atributos usados para localizar uma entrada na tabela.

Conceitos do MR

Conceitos do MR
Um dos princpios do modelo relacional diz que uma linha de uma tabela deve sempre poder ser referenciada de forma nica.
Por isso, entre as chaves candidatas, uma delas deve ser eleita para ser a principal, a chave primria da tabela (Primary Key ou PK), aquela que realmente identifica univocamente cada tupla da tabela.

No caso, para a Tabela 4, a melhor escolha para chave primria seria o atributo CPF, j que essa informao no se repetiria, de forma alguma, em dois empregados distintos da tabela.

Conceitos do MR
Chaves primrias so geralmente indicadas na tabela pela sigla PK (Primary Key) e podem tambm ser sublinhadas (vide Tabela 4). As outras chaves candidatas que no forem escolhidas para chave primria, so chamadas de chaves secundrias. Por exemplo, na Tabela 4, o atributo Nome seria uma chave secundria.

Conceitos do MR
Muitas vezes, uma tabela no possui, entre seus atributos, um que por si s seja suficiente para identificar univocamente uma ocorrncia. Nesses casos deve sempre ser possvel que a combinao de dois ou mais atributos tenha a capacidade de se constituir numa chave primria. Chamamos a essas chaves primrias formadas pela combinao de vrios atributos de chaves primrias compostas.

Conceitos do MR
Ou seja, uma chave primria composta uma chave primria que formada por mais de um atributo ou coluna. Geralmente, uma tabela que represente um relacionamento entre outras duas tabelas (originada de um relacionamento do MER) ir possuir chaves primrias compostas. Por exemplo, a tabela Alocao (vide Tabela 5), ter como chaves primrias os atributos CPF e Cod_Projeto.

Conceitos do MR
Isso, porque para descobrir qual a funo de um empregado em um projeto, precisamos dessas duas informaes. Nenhum dos atributos isoladamente poderia fornecer essa informao.

Conceitos do MR

Conceitos do MR

Conceitos do MR
Uma tabela pode incluir entre seus atributos a chave primria de outra tabela. Essa chave chamada chave estrangeira. Ou seja, uma chave estrangeira uma coluna (ou combinao de colunas) que indica um valor que deve existir como chave primria em uma outra tabela (chamada de Tabela Pai).

Conceitos do MR
Por exemplo, na tabela Alocao (vide Tabela 5), as colunas CPF e Cod_Projeto so chaves estrangeiras, porque elas so chave primria, respectivamente, das tabelas Empregado (vide Tabela 6) e Projeto (vide Tabela 7).

FIM

Вам также может понравиться