Вы находитесь на странице: 1из 4

FUNES DA LINGUAGEM 1- FUNO EXPRESSIVA OU EMOTIVA: centrada no emissor - destinador da mensagem; exprime a atitude dele em relao ao contedo .

CARACTERSTICAS: - discurso em 1 pessoa; - julgamentos subjetivos; - interjeies com valor emotivo; - entonaes caractersticas (oral); - figuras literrias e - criaes literrias EXEMPLOS: No texto Ah! perdi a tramontana! agarrei a garrafa que estava na minha frente e abri a cabea da santa criatura com uma pancada horrvel! De nada mais me lembro. Ouvi um berro, um clamor. Senti o pnico em redor de mim e corri para a rua como um brio. Foi quando ... (Monteiro Lobato- Cidades Mortas p. 91) Na propaganda : quando o comercial feito atravs do testemunho de pessoas conhecidas publicamente (artistas, desportistas, empresrios e profissionais de destaque), que expressa suas opinies em relao ao produto ou servio anunciado. 2-FUNO CONATIVA OU APELATIVA: centrada no receptor (destinatrio). Os enunciados visam a influenciar o comportamento do destinatrio da mensagem. CARACTERSTICAS: -verbos no imperativo -emprego de vocativos e -uso de pronomes de 2 pessoa (tu/vs ou voc/vocs) APLICAO: textos publicitrios, polticos e linguagem comum. EXEMPLOS: Antes de escolher seu carro, v a uma concessionria Ford. Beba coca cola Vote em x . A escolha do eleitor inteligente. Ah! finalmente um novo banco. Sente-se. Saia. Aguarde na fila. No fume.

3-FUNO REFERENCIAL : centrada no referente. O importante o contedo da informao. A linguagem precisa, direta e objetiva. CARACTERSTICAS : -neutralidade do emissor -objetividade e preciso -contedo informacional e -uso de 3 pessoa APLICAO: jornalismo, cartas comerciais, redaes tcnicas, manuais de instrues, bulas de remdios, relatrios, resenhas, resumos, informes e descries. Na propaganda informaes gerais sobre o produto ou servio. EXEMPLOS: Museu de Arte Contempornea aberto das 9:00 s 18:00 horas, R. do Ouvidor, n 507 Rio de Janeiro. Soft a espuma de banho com hidratante, umectante e vitamina e. . 4-FUNO FTICA: centrada no contato fsico ou psicolgico. Tudo o que na mensagem serve para estabelecer, manter ou cortar o contato. O objetivo chamar a ateno do receptor e assegurar que este no se distraia. O conjunto organizado de expresses traz pouca informao. CARACTERSTICAS: -manifestao da necessidade ou desejo de comunicao e

-manuteno dos vnculos sociais. APLICAO: conversas telefnicas e informais, propaganda e msica EXEMPLOS: Al! Voc est me ouvindo? Um momento por favor. Vou desligar. Ol, como vai? Eu vou indo, e voc, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo, correndo, pegar meu lugar no futuro. E voc? Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqilo, quem sabe? Quanto tempo ...(Sinal fechado- Paulinho da Viola 1974) Psiu! com voc que eu estou falando. Hei! Hei! Vocs lembram de mim? 5-FUNO METALINGSTICA: centrada no cdigo, serve para dar explicaes ou dar preciso ao cdigo utilizando pelo emissor. metalinguagem uma linguagem que fala da prpria linguagem. tem por objetivo a lngua usada como forma de expresso . CARACTERSTICAS: -fornecer informaes conceituais -definies e -explicaes APLICAO: textos explicativos e didticos, linguagem cientfica, dicionrios, comentrios explicativos ou descritivos de fotografia (imagem) e anlises. EXEMPLOS: Na escola: uma aula sobre vocabulrio (sinnimos), o dilogo entre o professor e os alunos constitui uma metalinguagem. Na definio: o ventanista foi agarrado. O que quer dizer ventanista? Ventanista quer dizer: ladro que penetra nas casas pela janela . Na propaganda: voc sabe o que injeo eletrnica ? um processo de (o texto explica o que , e mostra as vantagens do carro y, que equipado com esse dispositivo) . Cabernet ou Merlot? O texto define e comenta os dois tipos de vinho e encaminha o consumidor adega anunciante.

6-FUNO POTICA OU ESTTICA: centrada na prpria mensagem. A funo potica no abrange s a poesia, no entanto nessa forma de expresso que a funo dominante. A funo potica est sempre presente que a forma e a estrutura da mensagem reforam ou modificam o seu contedo. Ela suplementa ou modifica o sentido denotativo da mensagem. CARACTERSTICAS: ritmo; jogo das sonoridades; estrutura; grafismo; espacialidade; figuras de harmonia, repetio e pensamento. EXEMPLOS: Na propaganda: pneu carecou? HM trocou. (HM Hermes Macedo - revendedor de pneus) A fora do novo, a fora do povo. (propaganda poltica) kuka fresca assistncia tcnica de geladeiras e freezers) Vero colorido. Vero colorama. (batom colorama) Anlise da funo potica pelo aspecto fontico: Coca cola isso a. O carter onomatopaico do verso realado pelo som fricativo ss, ao ranger o rudo que produzido quando se abre o refrigerante. O som simboliza um convite ao consumidor para abrir uma garrafa do refrigerante. Observao: as seis funes da linguagem no se excluem, mas tambm no se encontram, necessariamente, todas reunidas numa mesma mensagem. Numa mensagem, muito raro encontrar apenas uma dessas seis funes. H sobreposio das funes, mas sempre uma ser dominante de acordo com o objetivo da mensagem.

Вам также может понравиться