Вы находитесь на странице: 1из 2

Abrao acreditou no poder de Deus e ofereceu Isaque (Gnesis

22; Hebreus 11:17-19). Contra qualquer lgica humana, Abrao foi obediente e levou o filho da promessa para sacrific-lo. Nunca tinha visto nenhuma ressurreio, mas acreditou que Deus, o Todo-Poderoso, traria o filho de volta.

H Coisa

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego confiaram em Deus quando foram lanados na fornalha (Daniel 3:16-18). A atitude deles um excelente
exemplo. Independente da resposta de Deus, salvando suas vidas ou no, ele continuaria sendo Deus! Precisamos da mesma atitude quando oramos a Deus hoje.

O centurio acreditou no poder da palavra de Jesus (Lucas 7:7-9).


Jesus no precisava chegar ao local e tocar no rapaz. A palavra, mesmo falando de um lugar distante, seria suficiente para cur-lo.

Impossvel
para
D

H coisa difcil demais para Deus? No!

Temos a F de Abrao ou a Dvida de Sara?

brao confiou em Deus para ressuscitar o seu filho. Dcadas antes, Sara duvidou do poder de Deus para lhe dar um filho.

Deus?

E ns? Acreditamos nas promessas de Deus para nos fornecer as necessidades da vida (Mateus 6:31-34), ou duvidamos da sua palavra e procuramos uma soluo prpria e at errada? Confiamos em Deus e seguimos a palavra dele para resolver problemas no casamento, ou seguimos conselhos humanos e carnais? Acreditamos na palavra do Senhor para saber como enfrentar dificuldades com os nossos filhos? Quando encaramos doenas graves? Seguimos o conselho de Deus para lidar com problemas com os nossos irmos? E quando enfrentamos tentaes, confiamos em Deus? Acreditamos que Jesus nos ajuda quando somos tentados (Hebreus 2:18)? Procuramos at achar a sada que Deus garante (1 Corntios 10:13)? A falta de f se manifesta quando escolhemos caminhos humanos, quando tentamos resolver problemas com mentirinhas, um jeitinho errado, etc. A pessoa que confia nas solues humanas e negligencia ou abandona as solues divinas no acredita no poder do Onipotente! E ns? Temos a f de Abrao ou a dvida de Sara?
D158-07b

eus fez uma promessa maravilhosa. Entre outras coisas, prometeu bnos por meio dos descendentes de Abrao. Quando Abrao recebeu esta declarao do Senhor, ele j tinha 75 anos de idade, e sua mulher tinha 65 anos. At ento, no tinham nenhum filho. Os anos passaram, e nada aconteceu. Sara no ficou grvida, mas estava envelhecendo. Mesmo numa poca na qual os homens viviam mais de 150 anos, ela estava passando da idade para engravidar. Ela ficou desesperada e sugeriu que uma serva dela poderia ser a me do filho da promessa. A serva teve um filho, mas Deus no o aceitou como o filho da promessa. Os anos continuavam. Sara envelhecia mais. As dvidas na cabea dela acumulavam. Quando Sara tinha 89 anos e, pela natureza, nenhuma esperana de engravidar, o Senhor falou com Abrao na presena dela. Ele disse que Sara ficaria grvida e, dentro de um ano, teria um filho. Ela no acreditou e at riu quando ouviu a palavra de Deus. O Senhor disse a Abrao: Por que se riu Sara, dizendo: Ser verdade que darei ainda luz, sendo velha? Acaso, para o S ENH O R h coisa demasiadamente difcil? (Gnesis 18:13-14). Neste estudo, vamos considerar o poder de Deus em relao nossa f.

por Dennis Allan

H Coisa Demasiadamente Difcil?

Para receber outros estudos sobre a palavra de Deus, gratuitamente, escreva para: Estudos Bblicos C. P. 60804 So Paulo SP 05786-970

sta linguagem desafia o homem a crer em Deus e no seu poder. Consideremos alguns exem plos de obras divinas que parecem impossveis aos olhos humanos.

O nascimento de um filho seria coisa difcil para Deus? Todo o


processo da procriao maravilhoso e difcil para o homem com preender. Com todo o entendim ento cientfico acumulado ao longo da histria, o homem no capaz de fazer o que acontece no processo natural, projetado por Deus, da procriao. Mas Deus aceita desafios maiores ainda! O caso de Sara envolvia uma mulher que j tinha passado o limite de idade para engravidar. Conforme todo o conhecimento e experincia dela, seria impossvel ter um filho. Se Deus tivesse agido algumas dcadas antes, teria dado certo. Mas agora? Uma mulher de 89 anos? Impossvel! Sculos depois, uma outra mulher velha e, aparentemente, estril concebeu e teve um filho chamado Joo Batista. A explicao? Porque para Deus no haver impossveis em todas as suas prom essas (Lucas 1:37).

Alguns Negaram este Poder: Quem Deus?

Bblia est cheia de exemplos de pessoas que no confiaram em Deus e que negaram o poder dele. Vamos considerar trs casos.

O fara do Egito negou o Senhor. Quando Moiss levou ao rei do Egito a exigncia de Deus que ele libertasse o povo de Israel, o rei obstinado disse: Quem o S ENH O R para que lhe oua eu a voz e deixe ir a Israel? No conheo o S ENH O R , nem tampouco deixarei ir a Israel (xodo 5:2). O rei arrogante recebeu a resposta por meio de uma srie de pragas e, afinal, a morte dos primognitos e a derrota do exrcito do Egito. Nabucodonosor, o rei da Babilnia, no acreditou no Senhor.
Quando trs judeus recusaram a se curvar diante de uma imagem idlatra, o rei se irou e se exaltou. Ameaou lan-los numa fornalha ardente e desafiou o Deus deles: E quem o deus que vos poder livrar das minhas mos? (Daniel 3:15). Deus respondeu!

A criao do mundo mostra que no h coisa impossvel para Deus. O profeta Jeremias trabalhou com um povo incrdulo, pedindo que eles
acreditassem no inacreditvel. Pelo menos, para eles, as obras de Deus foram alm da imaginao. Jeremias louvou a Deus, o Onipotente, dizendo: Ah! S E NH O R Deus, eis que fizeste os cus e a terra com o teu grande poder e com o teu brao estendido; coisa alguma te demasiadamente maravilhosa (Jeremias 32:17).

Jeroboo confiou na sua astcia, e no em Deus. No somente os


reis pagos, mas alguns dos reis de Israel e Jud se mostraram incrdulos. Jeroboo, o primeiro rei de Israel depois da diviso do reino, no confiou na promessa de Deus de estabelecer a sua dinastia. Ele inventou sua prpria religio (1 Reis 12:26-33) e, anos depois, tentou vencer o exrcito de Jud pela ttica militar. Deus lutou contra Jeroboo e o rei incrdulo sofreu um a terrvel derrota (2 Crnicas 13).

O mesmo Deus capaz de castigar e destruir.

Alguns judeus desobedientes no acreditavam que Deus seria capaz de castigar seu prprio povo. Pelo menos, ele no seria capaz de trazer um castigo forte e destruidor. O prprio Senhor falou ao contrrio: Eis que eu sou o S E N H O R , o D eus de todos os viventes; acaso, haveria coisa dem asiadam ente m aravilhosa para m im ? Portanto, assim diz o S ENH O R : Eis que entrego esta cidade nas mos dos caldeus (Jeremias 32:27-28).

Outros Acreditaram no Poder de Deus: No H Impossveis!

Ele tem poder para salvar e restaurar. H mais, no mesmo captulo de


Jeremias. Depois dos caldeus (babilnios) destrurem a terra e levarem os judeus ao cativeiro, Deus ia restaurar seu povo comunho com ele (Jeremias 32:37-41). Ele explica: Assim como fiz vir sobre este povo todo este grande m al, assim lhes trarei todo o bem que lhes estou prometendo (Jeremias 32:42).

s exemplos de f so muitos. Trechos como Hebreus 11 destacam grandes exemplos de homens e mulheres que acreditaram no poder do Senhor. Vamos lembrar de algumas ilustraes desta f.

Davi venceu Golias, porque confiou em Deus para dar a vitria


(1 Samuel 17:36-37,45-47).

Gideo derrotou os midianitas porque acreditou que Deus estava com ele (Juzes 6 e 7). Com apenas 300 homens, ele venceu 135.000
midianitas e livrou o povo de Israel da opresso deste adversrio.

Acesse este e centenas de outros estudos pela Internet:

Pela f, Josu tomou a cidade de Jeric

(Josu 6). As muralhas caram, no pela fora militar, mas pela f em Deus. Foi o primeiro passo na conquista da terra de Cana.

www.estudosdabiblia.net

Abias derrotou Jeroboo, porque Deus estava com ele

(2 Crnicas 13). Mesmo tendo uma grande desvantagem em nmero de soldados, Abias confiou em Deus e venceu.

Вам также может понравиться