Вы находитесь на странице: 1из 5

SLIDE 01 Qualidade de Software Software de qualidade fcil de usar, funciona corretamente, de fcil manuteno e mantm a integridade dos dados

dos em falhas do ambiente ou outras fora do seu controle. No entanto, em sua grande maioria, os softwares requerem conhecimentos tcnicos especiais na sua utilizao, so difceis de alterar para modificar funo existente ou implementar novos processos ou facilidades e, para desespero de seus usurios, apresentam falhas sem aviso prvio e no preservam a integridade dos dados.

COMO DEFINIR QUALIDADE DE SOFTWARE? Para ajudar nessa questo a International Organization for Standardization ISO e a International Electrotechnical Comission IEC, que so organismos normalizadores com importncia internacionalmente reconhecida no setor de software, se uniram para editar normas internacionais conjuntas. COMO DEFINIR QUALIDADE DE SOFTWARE? Software o conjunto completo ou apenas uma parte dos programas, procedimentos, regras e documentao associada de um sistema [computacional] de processamento de informao (ISO/IEC 2382-1: 1993) ISO organizao no-governamental, estabelecida em 1947, e que coordena o trabalho de rgos de 127 pases membros para promover a padronizao de normas tcnicas em mbito mundial. IEC, fundada em 1906, conta com a participao de mais de 50 pases e publica normas internacionais relacionadas com eletricidade, eletrnica e reas relacionadas.

COMO DEFINIR QUALIDADE DE SOFTWARE? A norma internacional ISO/IEC 9126, publicada em 1991 e que na verso brasileira de agosto de 1996 recebeu o nmero NBR 13596, define qualidade de software como A totalidade de caractersticas de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explcitas e implcitas. Necessidades explcitas so as condies e objetivos propostos por aqueles que produzem o software. So portanto fatores relativos qualidade do processo de desenvolvimento do produto e so percebidos somente pelas pessoas que trabalharam no seu desenvolvimento. As necessidades implcitas so necessidade subjetivas dos usurios (inclusive operadores, destinatrios dos resultados do software e os mantenedores do produto), so tambm chamadas de fatores externos e podem ser percebidas tanto pelos desenvolvedores quanto pelos usurios. As necessidades implcitas so tambm chamadas de qualidade em uso e devem permitir a usurios atingir metas com efetividade, produtividade, segurana e satisfao em um contexto de uso especificado.

QUALIDADE DO SOFTWARE NA VISO DO USURIO Os desenvolvedores de software no podem se esquecer das necessidades implcitas de seus clientes. E o cliente pode ter desejos e necessidades diferentes em relao ao mesmo tipo de produto. E qual o interesse dos usurios de software? Os usurios esto mais interessados no uso do software, no seu desempenho e nos efeitos que o seu uso possa produzir na organizao. Eles no valorizam conhecer aspectos internos do software ou como o software foi desenvolvido.

QUALIDADE DO SOFTWARE NA VISO DO USURIO Mesmo sendo possvel afirmar que se as qualidades internas foram observadas muito provavelmente as qualidades externas tambm foram atendidas, o usurio procura resposta para questes como: As funes requeridas esto disponveis e so executadas eficientemente? Funciona adequadamente em imprevistos, como, por exemplo, efetuar dbito em uma conta com saldo insuficiente? O software seguro, ou seja, evita que pessoas ou sistemas no autorizados

tenham acesso aos dados para leitura ou modificao? Permite que pessoas ou sistemas autorizados para acessar os dados no tenham acesso negado a eles? fcil de integrar com outros sistemas existentes? Aceita trabalhar com arquivos de outros sistemas ou enviar dados para outros sistemas? capaz de restabelecer seu nvel de desempenho e recuperar dados afetados

em casos de falha? fcil de usar ou requer muito treinamento?

O suporte tcnico confivel e atende com a rapidez necessria?

Nveis MPS.BR/ CMMI

Caractersticas - GIT O Git implemente vrias estratgias de merge (mescla de arquivos). Durante um merge pode ser selecionada uma forma diferente do padro: - Resolve (resolver): o tradicional algoritmo de merge em trs vias. Merge - GIT Recursive (recursivo): Este o padro quando baixado ou mesclado um branch, uma variante do algoritmo de mescla em trs vias. "Quando h mais de um ancestral comum que pode ser usado em um merge de trs vias, cria-se uma rvore de merge comum e usa isso como a rvore de referncia para o merge em trs vias. Resultado em menor nmero de conflitos em merges sem causar erros.

- Octopus (polvo): Este o padro quando efetuando merge em mais de duas heads. Informaes para Desenvolvimento - GIT GIT possui duas estruturas de dados: um ndice mutvel que prov informaes sobre o diretrio de trabalho e a prxima reviso a ser cometida; e um banco de dados de objetos de acrscimo imutvel.

Informaes para Desenvolvimento - GIT O banco de dados de objetos contm quatro tipos de objetos: - Blob: Sendo o contedo de um arquivo. Estes objetos no possuem nomes, dataes ou outros metadados. - Tree (rvore): o equivalente um diretrio. Ele contm um lista de nomes de arquivos, cada um com bits que informam o tipo e o nome do blob, da rvore, ligao simblica ou contedo de diretrio que pertence este nome. Este objeto descreve o estado da rvore de diretrio. O banco de dados de objetos contm quatro tipos de objetos: - Commit (entrega): Liga rvores de objetos junto com um histrio. Ele contm o nome de uma rvore de objetos (da raiz de diretrios), datao, uma mensagem de log, e os nomes de zero ou mais objetos-pai de commit. O ndice serve como um ponto de conexo entre o banco de dados de objetos e a rvore de trabalho. Cada objeto identificado por um hash SHA-1 de seu contedo. O Git computa o hash e usa ele valor como nome para o objeto. O objeto colocado em um diretrio que corresponde aos primeiros dois caracteres deste hash. O resto do hash usado como nome de arquivo para cada objeto. O Git armazena cada reviso do arquivo com um nico objeto blob. Os relacionamentos entre os blobs podem ser encontrados por examinar arvore de objetos commit. Objetos recm adicionados so armazenados inteiramente usando compresso do zlib. Isto pode consumir uma grande quantidade de espao de diso rapidamente. Desta forma, os objetos so combinados em pacotes, que so comprimidos em delta para salvar espao, gravando blobs como mudanas relativas outros blobs. Servidores Git tipicamente escutam a porta TCP/IP 9418. Portabilidade - GIT O Git est primariamente desenvolvido para Linux, mas pode ser usados em outros sistemas operacionais baseados no Unix, incluindo o BSD, o Solaris e o Darwin. O Git tambm roda no Microsoft Windows INTRODUO AS MTRICAS DE SOFTWARE Importante: uma mesma mtrica pode servir para obteno de informaes sobre diferentes caractersticas de qualidade. Exemplo: Quando uma mtrica faz uma contagem de um determinado atributo que influencia diferentes aspectos do produto.

Вам также может понравиться