Вы находитесь на странице: 1из 42

Galxias

A descoberta das galxias


Por volta do sculo XVIII vrios astrnomos j haviam observado, entre as estrelas, a presena de corpos extensos e difusos, aos quais denominaram "nebulosas". Hoje sabemos que diferentes tipos de objetos estavam agrupados sob esse termo, a maioria pertencendo nossa prpria Galxia: nuvens de gs iluminadas por estrelas dentro delas, cascas de gs ejectadas por estrelas em estgio final de evoluo estelar, aglomerados de estrelas. Mas algumas nebulosas - as nebulosas espirais - eram galxias individuais, como a nossa Via Lctea.

M86=S0

M91=SBb

M92=Irr

Immanuel Kant (1724-1804), o grande filsofo alemo, influenciado pelo astrnomo Thomas Wright (1711-1786), foi o primeiro a propor, por volta de 1755, que algumas nebulosas poderiam ser sistemas estelares totalmente comparveis nossa Galxia. Citando Kant: "[A] analogia [das nebulosas] com o sistema estelar em que vivemos... est em perfeita concordncia com o conceito de que esses objetos elpticos so simplesmente universos [ilha], em outras palavras, Vias Lcteas ...". Essa idia ficou conhecia como a "hiptese dos universos-ilha". No entanto, as especulaes cosmolgicas de Kant no foram bem aceitas na poca, de forma que a natureza das nebulosas permaneceu assunto de controvrsia. At 1908, cerca de 15 000 nebulosas haviam sido catalogadas e descritas. Algumas haviam sido corretamente identificadas como aglomerados estelares, e outras como nebulosas gasosas. A maioria, porm, permanecia com natureza inexplicada. O problema maior era que a distncia a elas no era conhecida, portanto no era possvel saber se elas pertenciam nossa Galxia ou no.

Shapley

Curtis

Dois dos maiores protagonistas nessa controvrsia foram Harlow Shapley (1885-1972), do Mount Wilson Observatory, e Heber Doust Curtis (18721942), do Lick Observatory, ambos nos Estados Unidos. Shapley defendia que as nebulosas espirais eram objetos da nossa Galxia, e Curtis defendia a idia oposta, de que eram objetos extragalcticos. A discusso culminou num famoso debate em abril de 1920, frente Academia Nacional de Cincias. Mas o debate no resolveu a questo. Somente em 1923 Edwin Powell Hubble (1889-1953) proporcionou a evidncia definitiva para considerar as "nebulosas espirais" como galxias independentes, ao identificaruma varivel Cefeida na "nebulosa" de Andrmeda (M31).

Montagem da foto da galxia Andrmeda, M31, que tem B=3,4, declinao de +41 e est a 2,2 milhes de anos-luz de ns, 190'60', vr=-300 km/s, z=0.001, com a imagem da Lua na mesma escala, mas a Lua 1,5 milho de

vezes mais brilhante (15,5 magnitudes). A Lua no passa prxima da posio da galxia no cu. A galxia M 110, sua satlite, est na parte inferior. Adam Block e Tim Puckett. O primeiro registro conhecido da galxia do ano 905 d.C., pelo astrnomo persa Abd Al-Rahman Al Sufi (903-986). A partir da relao conhecida entre perodo e luminosidade das Cefeidas da nossa Galxia, e do brilho aparente das Cefeidas de Andrmeda, Hubble pode calcular a distncia entre esta e a Via Lctea, obtendo um valor de 2,2 milhes de anos-luz. Isso situava Andrmeda bem alm dos limites da nossa Galxia, que tem 100 mil anos-luz de dimetro. Ficou assim provado que Andrmeda era um sistema estelar independente.

Uma cefeida na galxia IC4182, (m-M) = 28.36 0.09, observada pelo Telescpio Espacial Hubble

Classificao morfolgica de galxias


As galxias diferem bastante entre si, mas a grande maioria tm formas mais ou menos regulares quando observadas em projeo contra o cu, e se enquadram em duas classes gerais: espirais e elpticas. Algumas galxias no tm forma definida, e so chamadas irregulares. Atualmente se sabe que as galxias nascem nas regies de maior condensao da matria escura. A distribuio destas condensaes aleatria. Se h assimetria na distribuio das condensaes em uma regio do espao, a fora de mar produzida pela assimetria gera momentum angular na nuvem, e uma galxia espiral se forma. Se a distribuio local simtrica, no haver momentum angular lquido, e uma galxia elptica se forma.

Um dos primeiros e mais simples esquemas de classificao de galxias, que usado at hoje, aparece no livro de 1936 de Edwin Hubble, The Realm of the Nebulae, baseado no esquema proposto por John Henry Reynolds (1874-1949) em 1920 (Photometric measures of the nuclei of some typical spiral nebulae, Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, 80, 746). O esquema de Hubble consiste de trs sequncias principais de classificao:elpticas, espirais e espirais barradas. Nesse esquema, as galxias irregulares formam uma quarta classe de objetos.

Esquema de Hubble para a classificao de galxias.

Espirais (S)
As galxias espirais, quando vistas de frente, apresentam uma clara estrutura espiral. Andrmeda (M31) e a nossa prpria Galxia so espirais tpicas. Elas possuem um ncleo, um disco, um halo, e braos espirais. As galxias espirais apresentam diferenas entre si principalmente quanto ao tamanho do ncleo e ao grau de desenvolvimento dos braos espirais. Assim, elas so subdivididas nas categorias Sa, Sb e Sc, de acordo com o grau de desenvolvimento e enrolamento dos braos espirais e com o tamanho do ncleo comparado com o do disco
a ncleo maior, braos pequenos e bem enrolados b ncleo e braos intermedirios c ncleo menor, braos grandes e mais abertos

Por exemplo, uma galxia Sa uma espiral com ncleo grande e braos espirais pequenos, bem enrolados, de difcil resoluo.

Fotos de galxias obtidas por Jim Wray, no McDonald Observatory. Existem algumas galxias que tm ncleo, disco e halo, mas no tm traos de estrutura espiral. Hubble classificou essas galxias como S0, e elas so s vezes chamadas lenticulares. As galxias espirais e lenticulares juntas formam o conjunto das galxias discoidais.

Mais ou menos metade de todas as galxias discoidais apresentam uma estrutura em forma de barra atravessando o ncleo. Elas so chamadas barradas e, na classificao de Hubble elas so identificadas pelas iniciais SB. As galxias barradas tambm se subdividem nas categoria SB0, SBa, SBb, e SBc. Nas espirais barradas, os braos normalmente partem das extremidades da barra. O fenmeno de formao da barra ainda no bem compreendido, mas acredita-se que a barra seja a resposta do sistema a um tipo de perturbao gravitacional peridica (como uma galxia companheira), ou simplesmente a consequncia de uma assimetria na distribuio de massa no disco da galxia. Alguns astrnomos tambm acreditam que a barra seja pelo menos em parte responsvel pela

formao da estrutura espiral, assim como por outros fenmenos evolutivos em galxias.

Normalmente se observa, nos braos das galxias espirais, o material interestelar. Ali tambm esto presentes as nebulosas gasosas, poeira, e estrelas jovens, incluindo as super-gigantes luminosas. Os aglomerados estelares abertos podem ser vistos nos braos das espirais mais prximas e os aglomerados globulares no halo. A populao estelar tpica das galxias espirais est formada por estrelas jovens e velhas. As galxias espirais tm dimetros que variam de 20 mil anos-luz at mais de 100 mil anos-luz. Estima-se que suas massas variam de 10 bilhes a 10 trilhes de vezes a massa do Sol. Nossa Galxia e M31 so ambas espirais grandes e massivas.

M83

NGC1365 Exemplos de galxias espirais e espirais barradas.

Elpticas (E)
As galxias elpticas apresentam forma esfrica ou elipsoidal, e no tm estrutura espiral. Tm pouco gs, pouca poeira e poucas estrelas jovens. Elas se parecem ao ncleo e halo das galxias espirais.

As galxias elpticas so chamadas de En, onde n=10(a-b)/a, sendo a o semieixo maior e b o semi-eixo menor. Hubble subdividiu as elpticas em classes de E0 a E7, de acordo com o seu grau de achatamento. Imagine-se olhando um prato circular de frente: essa a aparncia de uma galxia E0. Agora v inclinando o prato de forma que ele parea cada vez mais elptico e menos circular: esse achatamento gradativo representa a sequncia de E0 a E7. Note que Hubble baseou sua classificao na aparncia da galxia, no na sua verdadeira forma. Por exemplo, uma galxia E0 tanto pode ser uma elptica realmente esfrica quanto pode ser uma elptica mais achatada vista de frente, j uma E7 tem que ser uma elptica achatada vista de perfil. Porm nenhuma elptica jamais vai aparecer to achatada quanto uma espiral vista de perfil. As galxias elpticas variam muito de tamanho, desde super-gigantes at ans. As maiores elpticas tm dimetros de milhes de anos-luz, ao passo que as menores tm somente poucos milhares de anos-luz em dimetro. As elpticas gigantes, que tm massas de at 10 trilhes de massas solares, so raras, mas as elpticas ans so o tipo mais comum de galxias.

A galxia elptica gigante M87.

Irregulares (I)
Hubble classificou como galxias irregulares aquelas que eram privadas de qualquer simetria circular ou rotacional, apresentando uma estrutura catica ou irregular. Muitas irregulares parecem estar sofrendo atividade de formao estelar relativamente intensa, sua aparncia sendo dominada por estrelas jovens brilhantes e nuvens de gs ionizado distribudas irregularmente. Em contraste, observaes na linha de 21 cm, que revela a distribuio do gs hidrognio, mostra a existncia de um disco de gs similar ao das galxias espirais. As galxias irregulares tambm lembram as espirais no seu contedo estelar, que inclui estrelas de populao I e II (jovens e velhas). Os dois exemplos mais conhecidos de galxias irregulares so a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhes, as galxias vizinhas mais prximas da Via Lctea, visveis a olho nu no Hemisfrio Sul, identificadas pelo navegador portugus Ferno de Magalhes (1480-1521), em 1519, mas includas em 964 no Livro de Estrelas Fixas, de Abd-al-Rahman Al Sufi. A Grande Nuvem, com dimetro aparente de 650'550', V=0,1, tem uma barra, embora no tenha braos espirais. Aparentemente ela orbita a Via Lctea, com velocidade de 387 km/s. Nela est presente o complexo 30 Doradus, um dos maiores e mais luminosos agrupamentos de de gs e estrelas super-gigantes conhecido em qualquer galxia. A Supernova 1987A ocorreu perto de 30 Doradus. A massa da Grande Nuvem da ordem de 6 109 massas solares, e sua distncia da ordem de 176 mil anos-luz. A Pequena Nuvem de Magalhes, com 280'160', V=2,3, v=302 km/s, d=210 mil anos-luz.

A Grande Nuvem de Magalhes, uma galxia irregular. A mancha vermelha esquerda a regio de formao estelar gigante 30 Doradus. Foto por WeiHao Wang. A Pequena Nuvem bastante alongada e menos massiva do que a Grande Nuvem. Aparentemente o resultado de uma coliso com a Grande Nuvem acontecida h uns 200 milhes de anos atrs.

Foto das galxias irregulares Grande Nuvem de Magalhes e Pequena Nuvem de Magalhes, obtida por Wei-Hao Wang.
Propriedade Espirais
a 5 - 30

Elpticas
a 1 - 1000

Irregulares
a 1 - 10

Massa ( Dimetro (

) parsecs)

108 a 1011
Luminosidade ( Populao estelar Tipo espectral Gs Poeira Cor ) Velha e jovem AaK Bastante Bastante Azulada no disco Amarelada no bojo Estrelas mais velhas Estrelas mais jovens anos Recentes

106 a 1012
Velha GaK Muito pouco Muito pouca Amarelada

107 a 2 109
Velha e jovem AaF Bastante Varia Azulada

anos anos

anos Recentes

Principais caractersticas dos diferentes tipos de galxias As galxias elpticas foram formadas de nuvens com baixo momentum angular, enquanto as espirais de nuvens com alto momentum angular. Como a rotao inibe a formao estelar pois dificulta a condensao da nuvem, as estrelas se formam mais lentamente nas galxias espirais, permitindo que o gs perdure e a formao estelar se estenda at o presente. Voc tambm pode participar da classificao de galxias no Zoolgico de Galxias..

Massas de galxias
Assim como a massa de uma estrela a sua caracterstica fsica mais importante, tambm nas galxias a massa tem um papel crucial, no apenas em sua evoluo como sistemas individuais, mas na evoluo do prprio Universo. Por exemplo, da quantidade de massa das galxias depende a densidade de matria visvel do Universo. A melhor maneira de medir a massa a partir das velocidades das estrelas devido atrao gravitacional entre elas. Em galxias elpticas, as velocidades medidas so velocidades mdias, pois os movimentos das estrelas nesses sistemas tm componentes de mesma magnitude nas trs direes, e todas seguem rbitas bastante elpticas.

Massas de galxias elpticas

As massas das galxias elpticas podem ser determinadas a partir do Teorema do Virial, segundo o qual num sistema estacionrio (cujas propriedades no variam no tempo), a soma da energia potencial gravitacional das partculas e o dobro de sua energia cintica, nula, ou seja:

onde

a energia potencial gravitacional e

a energia cintica.

Podemos considerar uma galxia como um sistema estacionrio (pois ela no est nem se contraindo nem se expandindo), cujas partculas so as estrelas. A energia cintica das estrelas na galxia pode ser escrita como:

onde M a massa total da galxia e v a velocidade mdia das estrelas, medida pelo alargamento das linhas espectrais 1. A energia potencial gravitacional

onde R um raio mdio da galxia que pode ser estimado a partir da distribuio de luz. Combinando as trs equaes acima achamos que

Esse mesmo mtodo pode ser usado tambm para calcular as massas de aglomerados de galxias, assumindo que eles so estacionrios. Nesse caso, consideraremos cada galxia como uma partcula do sistema. A energia cintica pode ser calculada pelos deslocamentos das linhas espectrais, e a energia potencial gravitacional pela separao mdia das galxias do aglomerado.

Massas de galxias espirais


As galxias espirais tm grande parte das estrelas confinadas ao plano do disco, com rbitas quase circulares, e velocidades que dependem da distncia ao centro.

Curva de rotao para a galxia espiral NGC3198.

Em galxias espirais, nas quais o movimento circular das estrelas no disco dominante sobre o movimento desordenado das estrelas do bojo, a massa pode ser determinada atravs da curva de rotao, v(R), que um grfico da velocidade de rotao em funo da distncia galactocntrica. As velocidades de rotao em cada ponto so obtidas medindo o deslocamento Doppler das linhas espectrais. Assumindo que a maior parte da massa da galxia est no bojo interno, e que portanto o movimento rotacional das estrelas no disco determinado pela massa do bojo, podemos determinar essa massa atravs da igualdade da fora

gravitacional com a fora centrfuga, da mesma maneira como determinamos a massa da nossa Galxia.

Chamando M(R) a massa interna ao raio R, temos que

Nas partes externas de muitas espirais, a velocidade v(R) no depende mais de R, ou seja, v(r) permanece constante, de forma que quanto maior o raio R, maior a massa M(R) interna a ele. Como as partes externas das galxias so muito fracas, a partir de um certo valor de R a luminosidade no aumenta mais, mas de acordo com a curva de rotao a massa continua crescendo. Isso significa que uma grande parte da massa das galxias deve ser no luminosa, e conhecido como o problema da massa escura.

A formao e evoluo das galxias


Qual a causa de existirem diferentes tipos de galxia? Quando os primeiros estudos sobre galxias iniciaram, o fato de as galxia elpticas terem estrelas em geral mais velhas do que as galxias espirais levou os astrnomos a pensarem que as diferenas se deviam evoluo, ou seja, as galxias quando jovens seriam espirais e mais tarde evoluiriam a elpticas. Entretanto, se determinarmos as idades das estrelas mais velhas em sistemas espirais e em sistemas elpticos, encontramos que em todos os tipos, essas estrelas so igualmente velhas, em torno de 10 bilhes de anos. Portanto, todas as galxias que vemos comearam a se formar mais ou menos na mesma poca na histria do universo, e portanto tm mais ou menos a mesma idade. A diferena que nas espirais e nas irregulares sobrou gs suficiente para continuar o processo de formao estelar at a poca presente.

Imagem de longa exposio do telescpio Espacial Hubble, mostrando que todos os tipos de galxias j eram encontradas no passado remoto. Uma diferena importante entre elpticas e espirais a velocidade com que ocorre a formao estelar. Parece que nas elpticas a formao estelar aconteceu de forma mais rpida no incio de sua evoluo, talvez porque tenham se originado de nuvens protogalcticas mais densas do que as espirais. Da mesma forma, nas regies centrais das espirais, onde a densidade era maior, a formao estelar foi rpida, mas nos braos se procedeu mais lentamente, de forma que o gs no foi consumido todo de uma vez, e a formao estelar pode continuar. Outro fator importante a quantidade de momentum angular (quantidade de rotao) da nuvem de gs primordial: quanto mais momentum angular a nuvem tinha inicialmente, mais achatada ser a forma final. Levando isso em conta, as elpticas teriam se formado de nuvens que tinham pouca rotao quando comearam a se contrair, ao passo que as espirais teriam se formado do colapso de nuvens com mais rotao. Qual a causa de existirem diferentes tipos de galxia? Quando os primeiros estudos sobre galxias iniciaram, o fato de as galxia elpticas terem estrelas, em geral, mais velhas do que as galxias espirais, levou os astrnomos a pensarem que as diferenas se deviam evoluo, ou seja, as galxias, quando jovens, seriam espirais e, mais tarde, evoluiriam a elpticas. Mas essa idia teve de ser abandonada pela constatao de que as estrelas mais velhas das galxias espirais so to velhas quanto as estrelas mais velhas das galxias elpticas, e portanto os dois tipos devem ter sido formados mesma poca, quando o universo tinha cerca de 1 bilho de anos. Por alguma razo possivelmente a quantidade de momemtum angular induzida na nuvem pela

distribuio aleatria das condensaes na radiao de fundo do universo, refletida na distribuio da matria escura - as galxias elpticas formaram todas as suas estrelas em um breve surto, quando elas eram muito jovens, consumindo a maior parte de seu gs, enquanto que nas galxias espirais a formao estelar ocorreu de forma mais lenta desde o incio, preservando parte do gs e continuando a gerao de novas estrelas por bilhes de anos. Na segunda metade do sculo passado surgiram as duas teorias principais sobre formao e evoluo de galxias: o modelo monoltico prope que as galxias se formaram e evoluram isoladamente pelo colapso de grandes nuvens de gs; o modelo hierrquico prope que as galxias se formaram e evoluiram atravs de encontros sucessivos de nuvens menores. Ambas as teorias assumem que as nuvens de gs que deram origem s galaxias se formaram pela condensao de matria em certas regies do espao devido s flutuaes de densidade existentes no universo primordial. No modelo monoltico, a forma das galxias seria determinada pela rapidez com que aconteceu a formao estelar (taxa de formao estelar) na nuvem em contrao, e pela quantidade de rotao (momentum angular) da nuvem. Em nuvens de baixa rotao, a taxa de formao estelar era alta, praticamente todo o gs foi consumido rapidamente e a galxia resultante uma elptica, de forma ovalada e com pouco gs para dar origem a novas estrelas. Em nuvens com alta rotao, a taxa de formao estelar baixa, parte do gs se deposita em um disco, como consequencia da rotao da nuvem. A galxia resultante ento uma espiral, com gs suficiente para manter formao estelar at a poca atual. No modelo hierrquico, as pequenas nuvens de gs em contrao dariam origem preferencialmente a sistemas puramente discoidais, que evoluiriam a galxias espirais, se sofressem poucas interaes entre si, ou a elpticas, no caso de os encontros e fuses serem muito frequentes. Neste modelo, o o fator determinante para a evoluo da galxia o meio em que ela se encontra. Nos ltimos 20 anos, o uso de telescpios modernos, que permitem estudar galxias a grandes distncias, tm fornecido vrios vnculos observacionais para o estudo da evoluo das galxias. Observando galxias remotas, os astrnomos constataram que que no passado havia um grande nmero de galxias pequenas, irregulares e com uma taxa muito alta de formao estelar, que no existem no universo atual, sugerindo que elas se fundiram posteriormente dando origem a galxias maiores. Outra observao importante a de que galxias espirais so raras em aglomerados densos de galxias, onde as galxias elpticas predominam. Essas observaes em geral favorecem o modelo hierrquico, pois evidenciam que as estruturas menores se formaram antes das maiores, e que o meio tem

influncia sobre a evoluo das galxias, pois interaes e colises podem alterar suas morfologias. No entanto, existem contradies, como as indicaes de que todas as estrelas de elipticas em uma dada distncia (redshift) tm idades similares, o que seriam melhor explicado pelo colapso monoltico, e no por mergers sucessivos. Portanto, no momento no existe uma teoria que d conta de todos os aspectos observacionais para explicar como as galxias se formaram e evoluram at o presente, muito menos uma teoria que possa prever sua evoluo futura. Provavelmente acontece tanto a formao monoltica, em galxias isoladas, quanto a hierrquica, em aglomerados de galxias.

Aglomerados de galxias
Olhando-se fotografias do cu, nota-se facilmente que as galxias tendem a existir em grupos.

Foto do Aglomerado de Hydra e desenho do Grupo Local Jan Hendrik Oort (1900-1992) demonstrou que as galxias no esto distribudas aleatoriamente no espao, mas concentram-se em grupos, como o Grupo Local, que contm cerca de 50 galxias, e grande cmulos, como o grande cmulo de Virgem, que contm 2500 galxias. Oort demonstrou

tambm que as 2500 galxias do cmulo de Virgem, movendo-se a 750 km/s, so insuficientes por um fator de 100 para manter o cmulo gravitacionalmente estvel, indicando novamente que a matria escura deve ser dominante. Recentemente a deteco pela emisso de raio-X dos gs quente no meio entre as galxias dos cmulos indica que um tero da matria originalmente chamada de escura na verdade gs quente. Mas pelo menos dois teros da matria escura no pode ser barinica, ou a quantidade de hlio e deutrio do Universo teria que ser diferente da observada, como explicitado no captulo de Cosmologia.

Imagem de lentes gravitacionais no cmulo Abell 2218, fotografado pelo Telescpio Espacial Hubble.

O Grupo Local
O grupo de galxias ao qual a Via Lctea pertence chama-se Grupo Local. um aglomerado pequeno, com cerca de 50 membros, que ocupa um volume de 3 milhes de anos-luz na sua dimenso maior. A Via Lctea e Andrmeda (M31) so de longe os dois membros mais massivos, estando um em cada borda do aglomerado. A terceira galxia mais luminosa do grupo outra espiral, M33, que tem 20% da luminosidade da Via Lctea e 13% da luminosidade de Andrmeda. Entre os demais membros existem duas elpticas, M32, satlite de M31, e M110, e vrias irregulares e galxias ans. As Nuvens de Magalhes (Grande Nuvem de Magalhes e Pequena Nuvem de Magalhes), galxias irregulares satlites da nossa Galxia , tambm fazem parte desse grupo. A Grande Nuvem de Magalhes, localizada a 150 mil anosluz (46 kpc) da Via Lctea, era at 1994 considerada a galxia mais prxima2. Desde 2003 foram descobertas vrias galxias ans na regio do Grupo Local, entre as quais uma an localizada a apenas 25 mil anos-luz de distncia, na direo do centro galctico. Essa atualmente a galxia mais prxima, e s no foi detectada antes devido a estar numa regio de grande extino e ter brilho superficial muito baixo. No total, o grupo local contm pelo menos 3 galxias espirais, 2 elpticas, 15 galxias irregulares de diferentes tamanhos, e 17 ans elpticas. A maioria das galxias se encontram orbitando a Via Lctea ou Andrmeda, dando uma

aparncia binria ao Grupo Local.

Outros aglomerados de galxias

Fotografia de parte do cmulo de Virgem, obtida por David Malin com o UK Schmidt Telescope do Anglo-Australian Telescope. O cmulo contm mais de 2500 galxias e cobre mais de 5 no cu. A galxia elptica brilhante M84 a que est logo acima do centro e M86 a elptica brilhante direita. Outros aglomerados de galxias variam de grupos pequenos a aglomerados compactos. O aglomerado de Fornax, relativamente prximo, apresenta um conjunto variado de tipos de galxias, embora tenha poucos membros.

Imagem do centro do aglomerado de galxias do Fornax, a 15 Mpc de distncia e RA=3h 36m, DEC=-3537m. No centro est a galxia elptica tipo E1 NGC 1399. Abaixo desta a E1 NGC 1404 e a esquerda desta a irregular NGC 1427. O grande aglomerado de Coma cobre 20 milhes de anos-luz no espao (2 graus de dimetro) e contm milhares de membros. O aglomerado de Virgem tem no centro as galxias elpticas gigantes M84 e M86, situadas a uma distncia de 34 milhes de anos-luz. Ele tambm cobre 20 milhes de anos-luz no espao e um dos mais espetaculares do cu. Suas quatro galxias mais brilhantes so galxias elpticas gigantes, embora a maior parte das galxias membros visveis sejam espirais.

Aglomerado de Coma: quase todo objeto visto nesta foto uma galxia do aglomerado. O aglomerado de Virgem to massivo e to prximo que influencia gravitacionalmente o Grupo Local, fazendo com que nos movamos na sua direo. A galxia elptica gigante M87, tambm do aglomerado, contm um buraco-negro massivo em seu centro, com massa de .

A galxia elptica gigante M87, do aglomerado de Virgem, a 50 milhes de anos-luz da Terra, fotografada pelo Hubble Space Telescope. A galxia est muito distante mesmo para o telescpio espacial detectar estrelas individuais. As formas puntuais so cmulos estelares. O jato de eltrons relativsticos acelerado pelo buraco negro massivo central.

O aglomerado de galxias de Hydra. A denominao M das galxias vem de Charles Messier (1730-1817), um buscador de cometas, que em 1781 registrou a posio de 103 objetos extensos (nebulosas) para no confund-los com cometas.

Superaglomerados
Depois de descobrir que as galxias faziam partes de aglomerados ou cmulos de galxias, os astrnomos se perguntaram se existiam estruturas ainda maiores no Universo. Em 1953, o astrnomo francs Grard de Vaucouleurs

(1918-1995) demonstrou que os aglomerados de galxias tambm formam superaglomerados. O superaglomerado mais bem estudado o Supercmulo Local, porque fazemos parte dele. Ele tem um dimetro de aproximadamente 100 milhes de anos-luz e aproximadamente uma massa de cerca de massas solares, contendo o Grupo Local de galxias, e o cmulo de Virgem.

Estrutura em Grande Escala


Entre estes superaglomerados observam-se grandes regies sem galxias, mas onde foram detectadas nuvens de hidrognio neutro. Margaret J. Geller (1947) e John Peter Huchra (1948-), doCenter for Astrophysics da Universidade de Harvard, e os brasileiros Luiz Alberto Nicolaci da Costa (1950-) e Paulo Sergio de Souza Pellegrini (1949-), do Observatrio Nacional, tm estudado a distribuio de galxias em grande escala, mostrando que as galxias no esto distribudas uniformemente, mas formam filamentos no espao. Um exemplo destes filamentos a Grande Parede (Great Wall), um concentrao de galxias que se estende por cerca de 500 milhes de anos-luz de comprimento, 200 milhes de anos-luz de altura, mas somente 15 milhes de anos-luz de espessura. Esta estrutura est a uma distncia mdia de 250 milhes de anos-luz da nossa Galxia, e tem uma massa da ordem de . Entre estes filamentos esto regies, de dimetros de 150 milhes de anos-luz, sem galxias. A estrutura lembra um esponja. O Sloan Digital Sky Survey continua este mapeamento Distribuio de galxias no espao, conforme observaes de Margaret Geller e John Huchra. Cada ponto nesta figura representa uma das 9325 galxias, na direo do plos sul e norte da nossa galxia. Nossa galxia est no centro da figura, onde as duas partes se unem; as regies no mapeadas so obscurecidas pelo disco da nossa galxia. A Grande Parede a banda de galxias que se estende de lado a lado quase no meio da parte superior da

figura.

Distribuio espacial de 100 mil galxias prximas determidado pela Busca de Galxias 6df, na Austrlia. Cada galxia representada por um ponto. Nossa Galxia est no centro da distribuio e a faixa onde no foram observadas galxias indica o disco de nossa Galxia (Dr Chris Fluke, Centre for Astrophysics and Supercomputing, Swinburne University of Technology).

Colises entre galxias


Galxias em aglomerados esto relativamente prximas umas das outras, isto , as separaes entre elas no so grandes comparadas com seus tamanhos (o espaamento entre as galxias da ordem de apenas cem vezes o seu tamanho, enquanto a distncia mdia entre as estrelas da ordem de 1 parsec = 22 milhes de dimetros solares). Isso significa que provavelmente essas galxias esto em frequentes interaes umas com as outras.

Imagem do Telescpio Espacial Hubble da galxia do girino (tadpole). Nos catlogos existentes de galxias peculiares h muitos exemplos de pares de galxias com aparncias estranhas que parecem estar interagindo uma com a outra. Podemos entender muitos desses casos em termos de efeitos de mar gravitacional. Os efeitos de mars entre pares de galxias que casualmente passam perto uma da outra tm sido estudados por Alar e Juri Toomre. Eles assinalaram trs propriedades fundamentais nas interaes por mar: (1) a fora de mar proporcional ao inverso do cubo da separao entre as galxias; (2) as foras de mar sobre um objeto tende a along-lo; assim, os bojos de mar se formam no lado mais prximo e no lado mais distante de cada galxia em relao outra; (3) as galxias perturbadas geralmente giravam antes do encontro de mar e a distribuio posterior de seu material deve portanto refletir a conservao de seu momentum angular.

Como um primeiro resultado, de se esperar que uma interaco de mar entre duas galxias puxe matria de uma em direo outra. Essas "pontes" de matria realmente se formam entre as galxias interagentes, mas tambm se formam caudas de matria que saem de cada galxia na direo oposta outra. Devido rotao das galxias, as caudas e pontes podem assumir formas esquisitas, especialmente se levarmos em conta o fato de que os movimentos orbitais das galxias estaro em um plano que forma um ngulo qualquer com a nossa linha de visada. Os irmos Toomre tm conseguido calcular modelos de galxias interagentes que simulam a aparncia de diversos pares de galxias com formas estranhas, vistas realmente no cu.

NGC 4038/9: um exemplo clssico de galxias em coliso.

Fuso de galxias e canibalismo galctico


Se as galxias colidem com velocidade relativamente baixa, elas podem evitar a disrupo por mar. Os clculos mostram que algumas partes das galxias

que colidem podem ser ejectadas, enquanto as massas principais se convertem em sistemas binrios (ou mltiplos) com pequenas rbitas ao redor uma da outra. O sistema binrio recentemente formado, encontra-se envolto em um envelope de estrelas e possivelmente matria interestelar, e eventualmente pode se fundir formando uma nica galxia. Esse processo especialmente provvel nas colises entre os membros mais massivos de um aglomerado de galxias, que tendem a ter velocidades relativamente mais baixas. A fuso pode converter galxias espirais em elpticas. O termo fuso de galxias usado em referncia interaco entre galxias de tamanhos semelhantes. Quando uma galxia muito grande interage com outra muito menor, as foras de mar da galxia maior podem ser to fortes a ponto de destruir a estrutura da galxia menor cujos pedaos sero ento incorporados pela maior. Astrnomos chamam este processo de canibalismo galctico. Observaes recentes mostram que galxias elpticas gigantes, conhecidas como galxias cD, tm propriedades peculiares, tais como: halos muito extensos (at 3 milhes de anos luz em dimetro), ncleos mltiplos, e localizao em centros de aglomerados. Essas propriedades sugerem que essas galxias se formaram por canibalismo galctico. Muitas vezes, o encontro entre as galxias no forte o suficiente para resultar em fuso. Numa interaco mais fraca, ambas as galxias sobrevivem, mas o efeito de mar pode fazer surgirem caudas de matria, em um ou ambos lados das duas galxias. Muitas galxias com aparncias estranhas, que no se enquadram em nenhuma das categorias de Hubble, mostram evidncias de interaes recentes. Simulaes por computador mostram que sua forma pode ser reproduzida por interaco de mar, em colises. Um resultado recente de simulaes em computador a possibilidade de que colises possam transformar galxias espirais em elpticas: a interaco pode retirar gs, estrelas e poeira das duas galxias, transformando-as em uma elptica. A coliso pode tambm direcionar grande quantidade de gs ao centro da elptica resultante, propiciando a criao de um buraco negro.

Quasares
Imagem no tico do quasar 3C 279, obtida com o Canada-France-Hawaii Telescope de 3,6 m de dimetro. O quasar tem magnitude aparente V=17,75 e magnitude absoluta estimada de MV=-24,6 (uma estrela O5V tem MV=-5). O nome vem do fato de ser o objeto nmero 279 do terceiro catlogo de rdio

fontes de Cambridge. Pelo mdulo de distncia, r=2,951 Gpc.

Os quasares, cujo nome vem de "Quasi Stellar Radio Sources", foram descobertos em 1961, como fortes fontes de rdio, com aparncia tica aproximadamente estelar, azuladas. Mais provavelmente so galxias com buracos negros fortemente ativos no centro, como proposto em 1964 por Edwin Ernest Salpeter (1925-2008) e Yakov Borisovich Zel'dovich (19141989). So objetos extremamente compactos e luminosos, emitindo mais do que centenas de galxias juntas, isto , at um trilho de vezes mais do que o Sol. So fortes fontes de rdio, variveis, e seus espectros apresentam linhas largas com efeito Doppler indicando que eles esto se afastando a velocidades muito altas, de at alguns dcimos da velocidade da luz. O primeiro a ter seu espectro identificado foi 3C 273, pelo astronomo holandz Maarten Schmidt (1929-), em 1963. Maarten foi orientando de Oort, em Leiden, em 1956. Este quasar tem magnitude aparente V=12,85, mas magnitude absoluta estimada de Pelo mdulo de distncia, r=891 Mpc.

O espectro do quasar 3C 273 no tico e infravermelho prximo dominado pelas linhas do hidrognio em emisso e deslocadas para o vermelho

(redshifted) por efeito Doppler. Por exemplo, a linha H 4861 para 5630.

est deslocada de

Modelo de um quasar, com um buraco negro no centro, um disco de acreso em volta deste, e jatos polares. No modelo mais aceito, o buraco negro central acreta gs e estrelas da sua vizinhana, emitindo intensa radiao enquanto a matria se acelera, espiralando no disco de acreso, e parte da matria ejetada por conservao de momento angular. Na acelerao da matria, a energia liberada da ordem de 0,1mc2, comparada com 0,007mc2 na reao nuclear mais energtica conhecida, a transformao de 4 tomos de hidrognio em um tomo de hlio. Quando o buraco negro consumir toda matria circundante, ele cessar de emitir.

Imagens obtidas por John Norris Bahcall (1934-2005) e Mike Disney com o Telescpio Espacial Hubble, da NASA, mostrando que os quasares ocorrem tanto em galxias normais quanto em galxias perturbadas. Por exemplo, PG 0052+251 (canto esquerdo superior), a 1,4 bilhes de anos-luz da Terra, reside em uma galxia espiral normal; PHL 909, a 1,5 bilhes de anos-luz (canto inferior esquerdo), em uma galxia elptica; IRAS04505-2958, PG 1212+008, Q0316-346 e IRAS13218+0552, em vrios tipos de galxias em interao.

Hoje o modelo mais aceito que os quasares so buracos negros com massas de 1 milho a 1 bilho de vezes a massa do Sol localizados no ncleo de galxias ativas.

Um dos quasares mais distantes tem deslocamento para o vermelho (redshift) z=5,0 e foi descoberto pelo Sloan Digital Sky Survey em 1998. Abaixo esto sua foto e seu espectro.

Mais recentemente Daniel Stern (JPL), Hyron Spinrad (Berkeley), Peter Eisenhardt (JPL), Andrew Bunker (Cambridge), Steve Dawson (Berkeley), Adam Stanford (Davis,IGPP) e Richard Elson (Florida) descobriram o quasar RD300 com z=5,5, utilizando o 4m do KPNO, o 5m do Palomar e os 10m dos Kecks. Para os quasares precisamos usar a frmula relativstica do efeito Doppler para medir a velocidade atravs do avermelhamento z:

onde

o ngulo entre o vetor velocidade e a linha de visada.

Regio do espectro do objeto que observado no tico aqui na Terra. Como os deslocamentos para o vermelho (redshifts) dos quasares so em geral grandes, , precisamos utilizar a frmula do deslocamente Doppler relativstico para calcular sua velocidade. Por exemplo, um quasar que tem deslocamento Doppler indicaria uma velocidade de 5 vezes a velocidade da luz, se utilizarmos a frmula do deslocamento Doppler no relativstico, . Mas o deslocamento Doppler relativstico dado por:

de modo que a velocidade dada por:

Em janeiro de 2003, Xiaohui Fan, Michael Strauss, Eva Grebel, Don Schneider e colaboradores do Sloan Survey divulgaram o mais distante quasar at ento, com z=6,4, que representa o Universo quando este tinha somente 800 milhs de anos. Mas o record desde 2007 era do CFHQS J2329-0301, deslocamento para o vermelho de z = 6,43, descoberto por Chris Willott, da Universidade de Ottawa, no Canad e colaboradores, com o telescpio Canada-France-Hawaii e confirmado com o Gemini. Emmanuel Momjian, Christopher L. Carilli e Ian D. McGreer, publicaram o artigo de 2008, Very Large Array and Very Long Baseline Array Observations of the Highest Redshift Radio-Loud QSO J1427+3312, Astronomical Journal, 136, 344, com z=6,12. Em 2011, o quasar mais distante, ULAS J112001.48+064124.3, o descoberto por Daniel J. Mortlock, Stephen J. Warren e colaboradores com dados do Very Large Telescope do European Southern Observatory (ESO), publicado no artigo A luminous quasar at a redshift of z=7.085, na Nature. O recorde atual da galxia UDFj-39546284, uma galxia compacta de estrelas azuis, a uma distncia de 13,2 bilhes de anos-luz, formada 480 milhes de anos depois do Big Bang, detectada pelo Telescpio Espacial Hubble, com z10, no Campo Ultra Profundo do Telescpio Espacial Hubble (HST Ultra Deep Field), mas no confirmada espectroscopicamente. A

galxia UDFy-38135539, com z=8.6, foi confirmada espectroscopicamente por Matt Lehnert e colaboradores.. Variao do espectro com z

Radiogalxias

Superposio da imagem tica (em azul) com a imagem em rdio (em vermelho) da rdio-galxia 3C219, que est a 500 Mpc. Enquanto a galxia tem 100 mil anos-luz de dimetro, os jatos cobrem 1 milho de anos-luz. direita, o jato em rdio em torno da galxia espiral 0313-192 (NASA/NRAO).

Radiogalxias so galxias que tm uma emisso em rdio muito intensa, em torno de 1033 a 1038 watts, lembrando que a luminosidade do Sol de 3,83 1026 watts. Observadas no tico, geralmente tm a aparncia de uma galxia elptica grande, mas, observadas em rdio, apresentam uma estrutura dupla, com dois lbulos emissores em rdio, localizados um em cada lado da galxia elptica, e a distncias que chegam a 6 Mpc de seu centro. Outra caracterstica das rdiogalxias a presena de um jato de matria saindo da fonte central, localizada no ncleo da galxia. A explicao mais plausvel para os jatos a mesma dos quasares: partculas carregadas se movendo em um campo magntico. Como a trajetria seguida pelas partculas helicoidal, seu movimento acelerado e elas irradiam energia. Uma das radiogalxias mais brilhantes Centauro A, localizada na constelao do Centauro, no Hemisfrio Sul celeste.

Imagem da galxia peculiar Centauro A, obtida no Cerro Tololo Interamerican Observatory, mostrando um grande anel de massa em torno da galxia.

Galxias Seyfert

Foto da galxia Seyfert Circinus, com dois anis, um de dimetro de 1300 anos-luz e outro de 260 anos-luz, obtida com o Telescpio Espacial Hubble. As galxias Seyfert, descobertas por Carl Keenan Seyfert (1911 - 1960), em 1943, so galxias espirais com ncleos pontuais muito luminosos, em torno de 1036 a 1038 Watts, contribuindo com aproximadamente metade da luminosidade total da galxia no tico. O espectro nuclear apresenta linhas de emisso alargadas, de elementos pesados altamente ionizados, e um contnuo no-trmico muito intenso no ultravioleta, cuja estrutura explicada como devida a movimentos internos muito rpidos no ncleo. Geralmente, a emisso dessas galxias sofre variabilidade em perodos relativamente curtos, o que leva a concluir que a fonte emissora deve ser compacta, como um buraco negro. Estima-se que aproximadamente 1% de todas as galxias espirais so Seyfert.

Objetos BL Lacertae (BL Lac)


Os objetos BL Lacertae, tambm chamados blazares, constituem uma outra classe de objetos exticos, que apresentam um ncleo muito brilhante e compacto. Tm como principais caractersticas a extraordinria variabilidade em curtos perodos de tempo, luz polarizada, e um espectro no-trmico sem linhas de emisso ou absoro. O primeiro objeto desse tipo, e que deu nome classe, foi BL Lacertae, observado em 1929, na constelao do Lagarto. No princpio, foi confundido com uma estrela, por seu brilho poder variar por um fator de 15, em poucos meses. Muitos desses objetos so tambm fontes de rdio, e acredita-se que eles sejam rdiogalxias, orientadas de forma que a linha de visada fica na direo do jato. Atualmente a maioria dos astrnomos aceita que as diversas formas de galxias com ncleo ativo, como galxias Seyfert, quasares e blazares, tenham sua fonte de energia originada no mesmo processo bsico: gs sendo

acelerado por um buraco negro central, liberando energia potencial na forma de radiao. Comparao entre diferentes tipos de galxias ativas
Propriedade Radiogalxias Galxias Seyfert Objetos BL Lac no-estelar no-estelar Quasares no-estelar Espectro contnuo no-estelar

Linhas de emisso largas e estreitas largas e estreitas Forma no tico Forma em rdio elptica jatos e lbulos espiral emisso fraca

nenhuma ou fracas largas e estreitas incerta emisso fraca estelar jatos e lbulos

O catlogo de galxias ativas dos franceses Marie-Paule Vron-Cetty e Philippe Vron, Quasars and Active Galactic Nuclei (12th Ed.), publicado em 2006, contm 85 221 quasares (definidos como objetos mais brilhantes que magnitude absoluta B=-23), 21 737 AGNs (Active Galactic Nuclei, definidos como objetos mais fracos que magnitude absoluta B=-23) e 1122 blazares. O Catlogo de Galxias do Data Release 4 do SDSS contm 88 178 galxias com linhas de emisso. Em 2004 Scott M. Croom et al. (Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, 349, 1397) publicou o catlogo de espectros de 40 220 quasares observados no hemisfrio sul pelo 2dF Galaxy Redshift Survey. O Quarto Catlogo de Quasares do publicado em 2007, contm 77 429 quasares. O Data Release 7 do Sloan Digital Sky Survey, publicado em out/2008, contm espectros de 929 124 galxias. As maiores dvidas sobre as galxias concentram-se em como elas se formaram, qual a composio de sua massa escura - que pode corresponder a 85-90% de sua massa total, e porque algumas galxias parecem ter um buraco negro central que libera uma quantidade colossal de energia.

Alargamento espectral acontece porque, como as estrelas esto em movimento aleatrio, algumas produziro um deslocamento das linhas espectrais para o azul e outras para o vermelho. Esses dois deslocamentos, juntos, resultam em um alargamento das linhas. 2 Considerando apenas as galxias grandes e luminosas como a Via Lctea, Andrmeda a mais prxima, mas incluindo todos os tipos de galxias, as Nuvens de Magalhes so mais prximas. Movimentos Superluminais Relao de Tully-Fisher, Luminosidade e Brilho das Galxias Cosmologia Astronomia e Astrofsica Kepler de Souza Oliveira Filho & Maria de Ftima Oliveira Saraiva Modificada em 26 out 2011

Вам также может понравиться