Вы находитесь на странице: 1из 10

BATIMENTO CIRCULAR Objetivo: Descrever a tolerncia geomtrica de batimento e suas aplicaes 1 Introduo Data: Reviso: MAR/2003 00

A tolerncia geomtrica de batimento aplicada a elementos de revoluo, tais como eixos ou furos (cilndricos ou cnicos), onde podem existir erros e ovalizao ou conicidade, por exemplo, e esses erros podem ser prejudiciais ao desempenho do produto. Alm disso, dimensionar esses erros sem a aplicao da tolerncia de batimento uma tarefa extremamente difcil devido impreciso ou dificuldade de se tomar um elemento de referncia. Assim sendo, engloba-se vrios erros medio, o que a torna muito imprecisa. Smbolo:

A tolerncia geomtrica de batimento uma representao dos desvios mximos permitidos de um dado elemento, partir de uma revoluo da pea em torno de um eixo de referncia. O batimento pode englobar os erros de planicidade, perpendicularidade, circularidade e coaxialidade, mas somente se a tolerncia aplicada contemple a soma de todos os erros acumulados. O elemento de referncia um eixo, definido em desenho. J o campo de tolerncia pode variar de formato, dependendo do tipo de batimento aplicado. So largamente empregados os batimentos RADIAL e AXIAL. A diferena bsica entre eles est no formato do campo de tolerncia, conforme veremos logo abaixo.

Exemplos de aplicao e interpretao de batimento

Exemplo 01: batimento circular radial

Figura 01 No exemplo 01, a tolerncia geomtrica de batimento est sendo aplicada ao cilindro de dimetro menor, e a referncia o eixo do cilindro de maior dimetro. Interpretando-a, poderamos dizer que o batimento no deve ultrapassar 0,1 mm em qualquer seco ao longo do cilindro de menor dimetro, tomando-se como referncia o eixo do cilindro maior (A).

Figura 02 Conforme podemos perceber, como se retirssemos uma fatia do cilindro menor e aplicssemos a tolerncia de batimento somente naquela fatia que representa o cilindro. O campo de tolerncia seria delimitado por dois crculos concntricos (cujo centro a linha de referncia - eixo do cilindro, que torna-se um ponto quando retiramos uma seco do cilindro) afastados por uma distncia correspondente ao campo de tolerncia. Portanto, ao girarmos a pea em torno do eixo do cilindro maior em uma volta completa, a superfcie do cilindro menor, com seus erros de geometria no deve ultrapassar tolerncia de 0,08 mm. Exemplo 02: batimento circular radial num setor circular

Figura 03 Neste exemplo, a tolerncia de batimento est sendo aplicada apenas a um setor circular, definido no desenho. Entretanto, a interpretao rigorosamente a mesma: em qualquer seco do elemento a que se aplica a tolerncia, o campo de tolerncia ser definido por dois crculos concntricos afastados de uma distncia correspondente ao campo de tolerncia. O centro dos crculos corresponde linha de referncia A. Portanto, ao girarmos o setor circular por completo, a mxima diferena ao longo de sua superfcie no deve ultrapassar a 0,08 mm.

Figura 04 Exemplo 03: batimento circular radial num cilindro em relao a mais de um elemento

Figura 05 Neste exemplo, a tolerncia de batimento est sendo aplicada a um cilindro, como no exemplo 01. O que muda aqui a referncia, agora sendo a linha de centro comum aos cilindros (formada pelos elementos A e B), sendo a interpretao idntica: em qualquer plano de corte no cilindro maior, o campo de tolerncia ser definido por dois crculos concntricos afastados de uma distncia correspondente ao campo de tolerncia (0,1 mm). O centro dos crculos corresponde linha de referncia A-B. Portanto, ao girarmos o eixo em uma volta completa, a mxima diferena ao longo de sua superfcie do cilindro de dimetro maior no deve ultrapassar a 0,08 mm.

Figura 06 Exemplo 04: batimento circular radial num cone

Figura 07 Neste exemplo, o batimento est sendo aplicado a um cone num determinado eixo. Interpretamos essa tolerncia assim: ao girarmos a pea uma volta completa em torno do eixo do elemento A, o campo de tolerncia delimitado por dois crculos concntricos afastados entre si de 0,15 mm, tomados em qualquer seco do cone. O centro comum aos crculos corresponde linha de centro do elemento de referncia (cilindro A).

Figura 08 Exemplo 05: batimento circular radial num furo

Figura 09 Nesta pea, a tolerncia de batimento est sendo aplicada a um furo em relao a um eixo externo. A interpretao assim: ao girarmos a pea em uma volta completa em torno do eixo do elemento A em qualquer seco do furo, o campo de tolerncia delimitado por dois crculos concntricos e afastados de 0,05 mm entre si. O centro dos crculos a linha de referncia (linha de centro) do elemento A.

Figura 10 Exemplo 06: batimento circular axial em relao a um cilindro

Figura 11 O batimento axial um pouco diferente do radial. Na pea acima, podemos notar que a superfcie reta ( esquerda) o elemento a que se aplica a tolerncia de batimento. O elemento de referncia a linha de centro do cilindro mdio. Portanto, assim interpretamos a tolerncia de batimento axial neste caso: o campo de tolerncia formado por duas circunferncias idnticas, afastadas entre si de 0,2 mm em torno da face a que se aplica a tolerncia. O campo de tolerncia ter um formato de disco, com espessura igual tolerncia. Ao girarmos de uma volta completa a pea em torno do elemento de referncia (eixo do cilindro central - elemento A), a superfcie da face plana esquerda dever estar dentro dos limites de tolerncia especificados.

Figura 12 Exemplo 07: batimento circular axial em relao a um furo

Figura 13 Agora a referncia a linha de centro do furo desta pea. Portanto, a interpretao a seguinte: o campo de tolerncia formado por duas circunferncias idnticas, afastadas entre si de 0,2 mm em torno da face a que se aplica a tolerncia. O campo de tolerncia ter um formato de disco, com espessura igual tolerncia. Ao girarmos de uma volta completa a pea em torno do elemento de referncia (linha de centro do furo - elemento A), a superfcie da face plana esquerda dever estar dentro dos limites de tolerncia especificados.

Figura 14 Exemplo 08: batimento circular axial em relao a mais de um elemento

Figura 15

Neste exemplo, a tolerncia aplicada face plana, da mesma forma que nos exemplos 06 e 07, mas agora a referncia a linha de centro formada pelos elementos A e B. A tolerncia de batimento axial definida da seguinte maneira: o campo de tolerncia formado por duas circunferncias idnticas, afastadas entre si de 0,2 mm em torno da face a que se aplica a tolerncia. O campo de tolerncia ter um formato de disco, com espessura igual tolerncia. Ao girarmos de uma volta completa a pea em torno do elemento de referncia (A-B), a superfcie da face plana esquerda dever estar dentro dos limites de tolerncia especificados.

Figura 16 Exemplo 09: batimento circular em qualquer direo

Figura 17 Aqui podemos estabelecer uma comparao entre este exemplo e o exemplo 04 e mostrar a diferena de interpretao entre eles. Neste exemplo no h nenhuma cota de referncia no cone, o que indica que a direo de medio do batimento PERPENDICULAR superfcie. Ento, o campo de tolerncia em cima do cone (elemento no qual est sendo aplicada a tolerncia de batimento) assim definido: o campo de tolerncia dado por dois crculos concntricos e afastados 0,1 mm entre si. O centro dos crculos corresponde linha de centro do cilindro de menor dimetro (elemento A). DETALHE: o campo de tolerncia definido PERPENDICULARMENTE superfcie do cone (em cima da linha laranja na figura 18).

Figura 18 Exemplo 10: batimento circular em qualquer direo

Figura 19 Assim como no exemplo 10, no h nenhuma referncia na superfcie curvilnea, mas devido superfcie no ser retilnea, para definirmos o batimento neste caso devemos pegar uma linha perpendicular tangente no ponto escolhido. Ento o campo definido como dois crculos concntricos afastados entre si de 0,1 mm, cujo centro coincide com a linha de referncia "A" (linha de centro do cilindro menor). O campo aplicado em cima da linha perpendicular tangente do ponto na superfcie curvilnea (linha em laranja na figura 20).

Figura 20 Exemplo 11: batimento circular numa direo especificada

Figura 21 Aqui temos mais uma superfcie curvilnea, entretanto, com a aplicao da tolerncia geomtrica de batimento numa direo especificada. Ento, o campo de tolerncia corresponder a dois crculos concntricos e distantes 0,1 mm entre si, com centro na linha de referncia (linha de centro do cilindro menor - elemento A), mas agora a linha de apoio na direo especificada, com inclinao de "a" graus (linha em laranja na figura 22).

Figura 22

Casos como os apresentados nos exemplos 09 e 11 so mais difceis de serem medidos, embora em alguns casos serem o ltimo recurso utilizado por projetistas para que a pea atenda aos requisitos funcionais necessrios. Casos como o que apresentamos no exemplo 10 so mais difceis de se medir manualmente, devido referncia no ser constante ao longo de toda a superfcie. infoMETRO-tcnica cincia Atualizado em 03/03/03

Вам также может понравиться